Petrobras suspende trânsito de petroleiros no estreito de Ormuz

Todos os posts, Últimas notícias

A Petrobras confirmou nesta quarta-feira, 8, que, por segurança, suspendeu o trânsito de seus petroleiros pelo Estreito de Ormuz, localizado entre o golfo de Omã, ao sudeste, e o golfo Pérsico, a sudoeste. Na costa Norte do estreito está o Irã e na costa Sul os Emirados Árabes Unidos.

Segundo a Petrobras, “a companhia avaliou o referido cenário e, em conjunto com a Marinha do Brasil, decidiu por evitar, no momento, o trânsito pelo Estreito de Ormuz”.

A estatal disse ainda que avalia rotineiramente alterações nas rotas de suas embarcações com objetivo de evitar trechos que tragam risco à segurança de suas operações.

“Tal mudança não trará qualquer impacto ao abastecimento de combustíveis no Brasil. Os desdobramentos locais seguem sendo monitorados e avaliados”, informou em nota.

Na terça-feira, o Irã atacou com mísseis balísticos duas bases usadas pelas tropas americanas no Iraque. A ação, que foi reivindicada pela Guarda Revolucionária Ofensiva, é uma retaliação contra morte do general Suleimani.

Estadão.