Plano da Embratur se excede no mau-gosto

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Com um orçamento que saltou de US$ 8 milhões para US$ 120 milhões, a Embratur elaborou um plano para divulgar o Brasil no exterior neste ano. O projeto ao qual O GLOBO teve acesso com exclusividade, inclui ações que vão desde um desenho sobre a Amazônia para combater “falsas histórias que são compartilhadas na imprensa mundial”, a um filme estrelado por Sharon Stone explorando praias nordestinas em busca do tesouro do Imperador Constantino. O plano inclui também a montagem de uma arena que terá como entrada uma réplica do Palácio do Planalto, com direito a um modelo fantasiado de dragão da independência, aventuras de Mickey e Minnie pelo Brasil, além reality show com artistas internacionais que ficarão confinados em diferentes casas pelo Brasil.

O planejamento estratégico foi elaborado pelo presidente da Embratur, Gilson Machado, e sua equipe. Empresário e sanfoneiro, Machado se tonou uma das pessoas mais próximas do presidente Jair Bolsonaro, figurando com frequência nas lives transmitidas pelo presidente e integrando suas comitivas em viagens dentro e fora do Brasil. Machado também convive com os filhos de Bolsonaro. Na semana passada, viajou para Flórida com o 01, o senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), para prospectar empresas de cruzeiros para operar no Brasil. Foi graças a uma medida provisória assinada por Bolsonaro que transformou a Embratur em agência — e multiplicou sua verba em 15 vezes — que Machado pôde fazer um plano tão ousado.

Entre os principais focos da Embratur está o patrocínio de filmes, tanto ficções como documentários. O plano estratégico detalha apoio a pelo menos sete produções, sendo duas delas sobre Amazônia. Segundo o documento, será feita uma animação infantil que “abordará os aspectos que tornam a Amazônia um destino turístico” e ainda terá a função de “combater as falsas histórias que são compartilhadas na imprensa mundial”. Há também uma ficção estrelada por Sharon Stone que será filmada nas praias do nordeste. Batizado de “Além do Paraíso”, o filme vai narrar a história de uma arqueóloga que está à procura do tesouro do Imperador Constantino, escondido no Brasil.

— Vamos mostrar o Brasil que deu certo. Não vamos mostrar tráfico, violência, favela essas coisas que vinham sendo exportadas. A gente quer mostrar o que é bom. Não podemos vender as mazelas do Brasil, isso temos que resolver internamente. — disse Osvaldo Matos, diretor de marketing da Embratur.

A agência também promete patrocinar um musical na Broadway. O documento diz que o espetáculo “irá relatar a história da música do Brasil, contornando todos os movimentos musicais e culturais”. O roteiro que mais agradou a cúpula da Embratur até o momento tem Carmen Miranda como protagonista. A cantora teria tido o corpo “congelado” e “descongelado” nos dias de hoje, narrando a história da música brasileira.

O plano também prevê ações intensas nos Estados Unidos, um dos principais públicos focados pela agência. Além de anúncios sobre destinos turísticos na Times Square, em Nova York, e propagandas em ligas esportivas como NBA e NBA, a Embratur planeja montar uma grande mostra sobre o país batizada de “Arena Brasil” com direito a “réplica do Palácio do Planalto com um modelo vestido com o dragão da independência”. Segundo Matos, a primeira edição do projeto deve ser instalada em Miami. Ainda não há orçamento específico para cada projeto.

A Embratur também vem negociando com parques de Orlando, como Epcot Center e Universal Studios, a criação do Espaço Brasil, com churrascaria e vendas de produtos nacionais. Nessa frente, a Embratur não presente desembolsar sua verba. A ideia da agência é que o espaço seja operado pela iniciativa privada. Se a negociação não vingar, o plano da agência é criar a Casa do Brasil em Orlando, fora do complexo de parques.

Ainda há previsão para a elaboração de histórias em quadrinhos do Mickey e da Minnie, da Disney, em uma aventura por estados brasileiros. A proposta é estimular a curiosidade de crianças e “estimulá-las a convencer os seus pais a visitarem o Brasil.”

O projeto prevê ainda o lançamento dos roteiros alinhados com o governo Bolsonaro, como “Brasil Judaico” e “militar”. No primeiro caso, a Embratur vem trabalhando tanto na produção de uma rota com atrações judaicas, quanto no patrocínio de de filmes e livros sobre a história de judeus no Brasil.

Em relação ao “tour militar”, também serão editadas “versões impressas e digitais para promover os grandes ícones militares do país, como fortes, locais de batalhas, museus e quartéis ao segmento do público militar”.

O Globo.