Porta dos Fundos: responsável pelo ataque estuda filiar-se a partido de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Quando perguntado sobre seu estado de espírito, o empresário carioca Eduardo Fauzi, 41 anos, diz estar tranquilo. Foragido e com pedido de prisão solicitado à Interpol, o único suspeito até agora identificado pela polícia como um dos autores do atentado à produtora do grupo de humor Porta dos Fundos está em Moscou, de onde estuda sua situação jurídica e acompanha o trabalho da polícia em seu encalço.

Em entrevista à coluna, por telefone, Fauzi oscilou entre momentos em que fala como um dos criminosos e outros em que esquivou-se de afirmar abertamente que participou da ação. Disse cogitar pedir asilo à Rússia — onde tem um filho —, confessou que a imagem de Cristo homossexual contribuiu para o ataque e disse estudar uma filiação ao futuro Aliança pelo Brasil, o partido do presidente Jair Bolsonaro, de quem ele se diz um admirador.

Fauzi também detalha sua formação ideológica, que passou por diferentes vertentes da direita brasileira, do movimento integralista a grupos ultraconservadores católicos, a exemplo do Tradição, Família e Propriedade.

Leia a íntegra da entrevista.

O senhor teme ser extraditado?

Não acredito que o Itamaraty tenha pedido minha extradição. É inverrosímil. Eu, que tenho um filho russo, pelo princípio de reciprocidade diplomática, não seria extraditado. Um russo com filho brasileiro não seria extraditado. É de se supor que eu também não seja. Porém, é ridículo achar que o Itamaraty vai ser mobilizado para extraditar alguém que não foi julgado, condenado e que está impedido por uma prisão temporária de 30 dias. As chances de esse pedido de extradição ter sido enviado são zero. Mas não temo ser extraditado. É um processo muito longo. Até lá, quero crer que já terei me apresentado às autoridades brasileiras.

O senhor vai pedir asilo para a Rússia?

É capaz que eu peça, dependendo do andamento dos procedimentos e do ambiente político e social. Me considero um pensador dissidente, um perseguido político. O crime que estão me imputando foi de baixíssimo potencial ofensivo. Na verdade estou sendo perseguido por um delito de opinião. O que está sendo julgado não é o crime, porque ninguém morreu, ninguém se machucou, nada foi destruído. O que está sendo julgado é a motivação por trás do ato. E isso é inadmissível num Estado democrático de direito. Eu acho que as investigações são abusivas. Só o fato de eu estar sendo indiciado por homicídio (Fauzi está sendo indiciado por tentativa de homicídio) e crime de explosão, quando claramente o tipo penal de um já absorve o outro. O crime de explosão é colocar a vida de alguém em perigo mediante o uso de artefatos explosivos.

Teme ser preso?

Cadeia é uma perspectiva que não agrada a ninguém. Mas estou pronto para abraçar as consequências do homem que eu sou, das escolhas que eu fiz na minha vida. Defender o nome de Jesus Cristo é algo de que não me envergonho em hipótese alguma. Mato no peito com muita honra e orgulho.

Só volta ao Brasil no fim do mês?

Sim, minha passagem está comprada para o dia 30 de janeiro. Em princípio volto nessa data.

Não vai antecipar o retorno, para se entregar às autoridades?

De maneira alguma. E não tenho nem dinheiro para isso. É a passagem que eu tenho.

A viagem já estava marcada, antes do atentado?

Sim. Eu sempre procuro dar uma assistência ao meu filho, que mora em Moscou. Sempre passo o Ano Novo ou o Natal ortodoxo com ele. Eu já tinha planejado essa viagem com alguma antecedência. Eu viajei antes de ter notícia do mandado de prisão.

O senhor considera que foi crime?

Sim. O tipo penal é bastante específico: foi um crime de explosão. No entanto, foi perfeitamente moral. Isso é uma outra questão que pode ser levantada. Mas visto que a Justiça não impediu o crime monstruoso, este sim muito mais danoso, que é a exibição do especial de Natal do Porta dos Fundos, denegrindo a imagem de Jesus Cristo e o alicerce moral da pátria brasileira, alguém tinha de fazer alguma coisa. Isso foi feito para ter um dano material mínimo possível, para convidar à reflexão.

O senhor faria novamente?

Não estou assumindo aqui a autoria (a seguir, Fauzi se contradiz e dá declarações que mostram sua participação).

O atentado foi justificado?

Sim. Qualquer blasfêmia é repugnante ao olhar do cristão. Uma pessoa que não se coloca na posição do outro não vai entender como o crime de blasfêmia machuca, dói, magoa. Reitero: não me arrependo de nada.

Como assim?

A tolerância que é pregada não é executada na verdade.

O Porta dos Fundos já tinha feito outros vídeos críticos à Igreja. Por que este gerou o atentado?

O principal problema foi ter relacionado Jesus Cristo ao demônio. Colocar Cristo como o amante do demônio é uma inversão completa da polaridade cristã, uma destruição do Cristo simbólico. Isso foi o mais grave, sem sombra de dúvida. O inimigo histórico da Igreja de Jesus Cristo é o diabo. Colocar uma relação entre um e outro é solapar as bases da Igreja, toda a simbologia na qual nossa nação se fundamenta.

A insinuação de que Jesus Cristo teve uma experiência homossexual contribuiu para que o ataque?

Existe uma ética cristã que aponta uma sexualidade tradicional como saudável para o desenvolvimento humano, das famílias e das nações. Sem sombra de dúvida, isso foi um adendo.

Como o senhor se define ideologicamente?

Sou integralista. Estou fora do espectro político tradicional. Estou na terceira posição, que aborda elementos do capitalismo liberal, do socialismo histórico e outros, que não são contemplados por nenhum deles. Existe previsão de proteção ao trabalho, mas também à propriedade privada e iniciativa privada. A base da organização social é apontada para Deus. As posições tradicionais, do capitalismo liberal e do socialismo histórico, são de base materialista e ateia. A terceira posição se preocupa com a harmonia da sociedade.

O senhor apoia violência e perseguição a algum grupo?

Não. Perseguição a algum grupo é muito radical, muito difícil de se justificar moralmente. Mas perseguição a atos específicos já é mais possível. Se a Justiça se omite, o que resta ao ser humano? Como a gente consegue se defender se o Estado não consegue prover a Justiça, que é o principal objetivo do Estado? Eu tenho um ladrão me assaltando todo dia, alguém abusa da minha filha, a polícia não faz nada. Eu tenho de tomar alguma atitude. Só existe paz se houver Justiça. Isso é imprescindível. Sem Justiça não vai haver paz social.

O senhor é o homem encapuzado do vídeo que assumiu a autoria do atentado?

O manifesto fui eu que redigi e li. Naquele vídeo (assumindo a autoria), eu não apareço.

Nesse vídeo, críticas às classes burguesas se misturam à defesa da família.

No integralismo, burguesia não é uma classe social. É um estado de espírito. Podemos ter a faveladinha que se endivida para comprar um celular de R$ 5 mil e que vai valer R$ 500 no ano que vem. Enquanto isso o filho dela dorme no chão, a parede dela não está pintada. Ela é tão burguesa quanto a patricinha que não tem nada na cabeça. Quanto você ganha, o que você faz para ganhar o dinheiro, isso não te classifica como um burguês. É contra o materialismo, o hedonismo, que nos insurgimos. E não contra esta ou aquela classe social.

As câmeras de segurança só flagraram o senhor sem máscara, no atentado. Por quê?

Eu não apareço no vídeo da ação. Mas a partir do momento que você tem convicção do que você é, do que você crê, e que sua causa é justa, tapar o rosto é completamente desnecessário, incômodo, inconveniente, e leva o militante a duvidar de si próprio. Se eu tivesse de fazer alguma coisa movido pela minha consciência, jamais taparia o rosto.

O senhor está num vídeo de câmeras de segurança.

O vídeo divulgado pela polícia, a que eu não tive acesso oficialmente até agora, me mostra em um local talvez a cinco quilômetros de onde houve o fato. Relacionar isso com o local do evento é um pouco complicado. Cabe à polícia resolver esse dilema. Mas no local do evento não tem nenhuma gravação minha.

O senhor foi o único sem máscara.

É, eu não uso máscara. Só uso máscara se eu fizer alguma coisa errada. Se eu tiver de roubar, eu uso máscara. Uma pessoa que está defendendo Jesus Cristo não tem de usar máscara.

Por que os outros que participaram do atentado esconderam o rosto?

Eu não sei dos outros. Posso falar de mim. Eu tinha plena convicção de quem eu sou, do que quero, no que acredito. Usar máscara nesse contexto é completamente desnecessário. As outras pessoas talvez não tivessem convicção, ou outros medos, motivações. Só posso falar de mim. Pelos outros, tem de ver quem são os outros.

Quem são os outros?

Essa é a grande questão. A polícia tem de descobrir.

São pessoas da sua convivência?

Esse tipo de detalhe não posso te dar.

O senhor planejou o ataque?

Essa ideia foi tida por muita gente, no Brasil inteiro. Muitas pessoas ficaram revoltadas. A comunicação entre os grupos de terceira posição foi muito intensa. O Porta dos Fundos foi paulatinamente desconstruindo a fé, até chegar a um abuso intolerável, impossível de a gente conviver. Estava todo mundo esperando uma resposta da Justiça, que não houve. Isso magoou muito as pessoas. A reação seria inevitável. E ocorreu da melhor maneira possível, sem danos, sem baixas, sem mortes, sem risco para ninguém. Foi pensado com amor, para não machucar ninguém. A gente entende que as pessoas ali trabalham e precisam sustentar suas famílias. Liberdade de expressão é importante mas tem de ter limites. Não é um dogma, uma divindade que mereça adoração absoluta. Esses limites foram quebrados e a Justiça se omitiu.

O senhor ajudou no planejamento, então.

Quem quer que tenha planejado, e eu acompanhei esse planejamento de perto, pensou com muito carinho nisso tudo, realmente (Fauzi descreve neste trecho da entrevista como foi feito o planejamento, mas, seguindo recomendações da Unesco sobre como reportar fatos ligados a atos terroristas, a coluna optou por não reproduzir o que ele disse).

O senhor participou da ação?

Essa informação não posso te passar.

O que achou de ser expulso do PSL?

Achei ótimo. O PSL é uma legenda de aluguel. Para mim é muito mais honroso ser expulso do que permanecer no PSL. Sigo o presidente da República, que saiu do PSL e teve os motivos dele. O PSL está contra o interesse do Brasil. Vou procurar uma outra legenda que represente os interesses da pátria.

O senhor irá para o Aliança pelo Brasil, como Bolsonaro?

Não sei ainda.

O senhor conhece Jair Bolsonaro e os filhos?

Não. Pessoalmente, não.

O senhor conhece parlamentares do PSL do Rio?

Pessoalmente, não. O trabalho do (deputado federal Carlos) Jordy é excelente, ele é muito combativo, um homem religioso. Minhas salvas e louvores ao Jordy.

O senhor fez campanha para alguém do PSL?

Não fiz campanha para ninguém. Não voto há quatro eleições.

Qual é sua formação?

Sou envolvido com movimentos dissidentes desde que eu tinha 16 ou 17 anos. Militei na Tradição Família e Propriedade, depois fui monforteano (a Associação Cultural Monfort defende a luta em defesa da doutrina da Igreja, da missa tridentina e contra as reformas na Igreja pós-Concílio Vaticano II, as quais consideram “heresias modernistas”), depois fui aluno do professor Orlando Fedeli (católico leigo, fundador da Associação Cultural Monfort, e ex-integrante do Tradição, Família e Propriedade). Também militei no MV Brasil, um movimento nacionalista. Na faculdade de Economia da UFRJ, eu estava sempre alinhado a dinâmicas estudantis nacionalistas de terceira posição. Sempre fui crente, católico apostólico romano. Sou praticante. Sempre tive esse viés político e identitário. A gente prestava auxílio técnico, mais ligado ao pessoal do campus de direito, para trabalhadores de rua, pessoas que estavam em situação de insegurança jurídica, camelôs e guardadores de veículos. Inclusive me identifico com parte da categoria, com pessoas que estão à margem do sistema burguês, pessoas que estão à margem do mercado de consumo formal, que têm dinâmicas próprias, que têm uma sabedoria própria, têm elementos que são muito interessantes e, para mim, a convivência com essas pessoas é muito instrutiva, muito enriquecedora do ponto de vista pessoal. Inclusive eu também sou guardador de veículos, é uma profissão regulamentada, me apresento como guardador de veículos, fazendo referência a esse período da minha vida. E sigo estudando. Frequento várias associações e entidades de debate, de diálogo, de estudo, de aprofundamento. Dez anos atrás, eu comecei a militar na Frente Integralista Brasileira, que foi um período muito rico da minha vida. O conhecimento acumulado da Frente Integralista ferramental ideológico, doutrinário para a gente poder estar decupando a realidade é absolutamente fantástico. Isso abriu meus horizontes, não só intelectuais como morais também. A convivência com os companheiros foi muito rica. Recentemente fui expulso da Frente Integralista Brasileira por conta do envolvimento alegado nesse incidente do Porta dos Fundos, mas mesmo assim todas as minhas recordações e referências do período que eu passei na Frente Integralista Brasileira são positivas.

A polícia ouviu o depoimento de uma dançarina que o acusou de tráfico de mulheres. O senhor reconhece essas acusação?

Não. Isso é mentira.

Se eventualmente o Porta dos Fundos voltar a fazer humor com a fé cristã, o que o senhor acha que pode acontecer?

Se houver um tipo de grupo, de empresa, de ideal que ataque sistematicamente, covardemente, unilateralmente, utilizando-se de um poderio econômico de maneira covarde, a fé cristã, o sentimento popular, e a Justiça não se pronunciar, é inevitável que alguém tome uma atitude. Isso é uma coisa lógica. Não precisa ser eu. Qualquer pessoa vai fazer. Se você está incomodando alguém, alguma reação vai vir. É inevitável. A grande lição para a democracia brasileira desse episódio lamentável em todos os aspectos, tanto o filme como a reação, é que a gente tem que aprender a respeitar o diferente. A gente não precisa concordar se você acha que Cristo não existe, se você acha que a Igreja Católica é errada, que a Igreja Evangélica é errada. Mas você tem que respeitar as pessoas nos termos que elas exigem. Se, para um cristão, chamar Jesus de homossexual, de demônio é errado, isso tem que ser respeitado. Você não pode ultrapassar esse limite com base numa desculpa ridícula de liberdade de expressão. A gente não tem liberdade de expressão para fazer piada racista, a gente não tem liberdade de expressão para fazer piadinha homofóbica. A legislação merece ser, para poder ser atualizada, porque está um pouco defasada, e realmente tipificar como falar mal, poder tratar Jesus Cristo como crime no Brasil. Isso tem que ser feito para ontem, para a gente evitar que episódios dessa natureza voltem a acontecer. Não enfiar o Brasil num clima de guerra civil ou de polarização extrema das opiniões públicas.

O senhor falou que foi lamentável também a ação, o atentado com os coquetéis molotov?

É óbvio que foi lamentável. Não é legal ninguém jogar bomba na casa de ninguém. É trágico, isso é triste, é terrível, isso é cruel. Isso é errado. Mas muito pior seria não ter feito nada. Infelizemente a vida nos coloca às vezes numas situações que são uma sinuca de bico, não tem o que fazer. Alguém tem que tomar uma reação, e a reação foi tomada. Mesmo assim, reitero: essa situação toda, tanto o filme quanto a reação ao filme são terríveis, trágicas, e a gente não precisava passar por isso nesse momento do país. Mas que se tire uma lição desse episódio.

Como está seu estado de espírito?

Estou tranquilo, esperando para ver o que Deus separa para a gente, mas o mais importante disso tudo é quando a pessoa está em tranquilidade com sua própria consciência.

E o pedido de asilo? Quando o senhor vai fazer?

Na Rússia, a gente tem um feriado que acaba dia 9 de janeiro. Alguns trâmites iniciais já foram feitos, no sentido de verificar qual é a fundamentação, a documentação necessária. Em princípio eu sou um candidato típico, não só por conta do claro viés de perseguição política que eu estou sofrendo, mas também porque eu tenho um filho que é russo nato. Isso em princípio me daria um tipo de proteção legal, mas a decisão do asilo, é sempre política. Então cabe às autoridades russas entenderem se eu mereço ou não, e se entenderem, estarem concedendo a proteção política ou o status de refugiado. Mesmo assim, isso é apenas uma possibilidade. Meu principal plano é retornar ao Brasil.

Época.