Segurança continua com Moro, diz Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Daniel Marenco/Agência O Globo

No primeiro encontro após a crise que envolveu a proposta de dividir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, nesta quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro tranquilizou o ministro Sergio Moro de que não pretende fazer mudanças na pasta neste momento e, segundo aliados, afirmou que manterá Maurício Valeixo no comando da direção geral da Polícia Federal.

Na manhã de ontem, antes mesmo de conversar com Moro, Bolsonaro recebeu no Palácio do Planalto o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem. Ele é um dos cotados para substituir Valeixo caso do presidente decida trocá-lo. Outro cotado para o posto é o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres.

A aliados, o presidente relatou ter tido uma boa impressão ao conhecer Ramagem, mas ter decidido manter Valeixo no comando da Polícia Federal. Na reunião, Moro defendeu a permanência do diretor alegando que não se “mexe em time que está ganhando”.

Na semana passada, o ministro ameaçou abandonar o cargo caso o presidente levasse adiante a ideia de esvaziar seu ministério. Em meio à crise, Moro criou um perfil no Instagram. A atitude foi interpretada como um movimento pré-campanha eleitoral.

Bolsonaro sentiu elevar a temperatura das redes sociais após a proposta da divisão do ministério recuou da intenção. Bolsonaro já estava insatisfeito com a postura de Moro no programa Roda Viva, da TV Cultura, principalmente com o fato de o ministro não ter descartado de forma clara que não tem pretensões de concorrer à Presidência. Para Bolsonaro, apesar de Moro ter se saído bem de alguns questionamentos dos entrevistados, ficou a sensação de que ele deixou no ar a possibilidade de subir no palanque em 2022.

A “concorrência” com Moro, que supera o presidente em popularidade segundo as pesquisas de opinião, sempre foi uma pedra no sapato no relacionamento dos dois, que vive de altos e baixos. Agora, aliados de Bolsonaro interpretaram a entrada de Moro no Instagram como uma clara disposição de iniciar a campanha eleitoral nas redes sociais.

Ao lançar seu perfil, Moro enfatizou que atendia a um conselho da mulher, Rosângela Moro. “A pedido da minha esposa, estou finalmente entrando no Instagram. É uma forma de prestar contas à sociedade. Isso no dia 23 de janeiro, provando que esse perfil é meu mesmo. Muito obrigado”, afirmou Moro em seu primeiro vídeo publicado na rede.

O Globo