Greve dos petroleiros foi encerrada

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: FUP

A Petrobras e petroleiros fecharam um acordo nesta sexta-feira que encerra a greve da categoria. O acordo foi mediado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) nesta sexta-feira.

A greve se arrastava desde o dia 1º de fevereiro e atingiu 16 unidades da Petrobras, em dez estados.

O movimento veio em resposta à decisão da Petrobras de fechar a Araucária Nitrogenados e demitir os 396 trabalhadores da unidade e quase mil, contando com os terceirizados.

Durante a paralização, a estatal divulgou resultado recorde de R$ 40 bilhões impulsionado por alta na produção.

A decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Paraná na última terça, de determinar a suspensão temporária das demissões dos trabalhadores da fábrica de fertilizantes do Paraná (Ansa), até o próximo dia 6 — quando ocorrerá também uma reunião de conciliação entre as partes — foi importante para a decisão de suspender de forma provisória a greve, na quinta-feira, antes da finalização do acordo desta sexta.

Desde o início da greve, no dia 1º de fevereiro, a Petrobras monitorou as unidades de produção por meio de um comitê de crise. A estatal acionou a estrutura, formada por funcionários de diversas áreas da companhia, logo no início da paralisação. O grupo acompanha em tempo real a situação em todas as áreas operacionais e unidades, como refinarias e plataformas.

A Petrobras diz que a greve não prejudicou a produção de petróleo e de combustíveis e afastou risco de desabastecimento. Para garantir a produção de petróleo e o refino sem interrupções, a empresa mobilizou equipes de contingência, com funcionários capazes de substituir os grevistas.

O Globo