Coronavírus e bolsovírus aumentam risco-país do Brasil

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Segundo a Folha de S. Paulo, desde o fim do Carnaval, a instabilidade nos mercados de câmbio e juros e na Bolsa brasileira era atribuída às decorrências do coronavírus sobre à economia no mundo. No entanto, indicadores financeiros mostram com mais clareza nesta quinta-feira (5) que existe também uma perda da confiança dos investidores em relação à economia brasileira.

Houve também grande aumento no risco-país do Brasil medido pelo CDS (Credit Default Swap), um tipo de contrato que mede a confiança dos investidores em relação a economias, principalmente as emergentes.

O CDS de cinco anos do Brasil subiu 14,4%, para 129 pontos. Foi o maior aumento percentual diário desde o chamado Joesley Day, em 18 de maio de 2017, dia em que foi divulgada a informação de que Joesley Batista gravara conversa com o então presidente Michel Temer (MDB).

Na época, o risco-país teve alta de 29%, para 265 pontos.
Se o CDS eleva, é um sinal de que os investidores receiam o futuro financeiro do país; se ele cai, ocorre o inverso: indica aumento da confiança em relação à capacidade de o país pagar suas dívidas.

Redação com Folha