Governo negociou a volta de 883 brasileiros de Portugal

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Roberto Casimiro/Fotoarena /Agência O Globo

Cerca de 1,500 turistas brasileiros que estão retidos no exterior, devido ao fechamento de fronteiras e outras medidas adotadas para conter e expansão dos casos de coronavírus deverão embarcar de volta para o Brasil até domingo. Desse total, 883 pessoas se encontram em Portugal, 410 no Peru e 203 no Marrocos.

No caso específico de Portugal, a ação é coordenada pelo Ministério do Turismo, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores e as empresas aéreas Azul e TAP. Os brasileiros que estão no Peru começam a voltar em voos da Gol e da Latam nesta sexta-feira. Já aqueles que estão no Marrocos serão transportados exclusivamente pela Latam, em um voo financiado pela “Rede Record”.

— Neste momento de incertezas, nosso compromisso é trazer de volta ao nosso país os milhares de brasileiros que estão em outros países, muitos a turismo, e que nesse momento precisam do apoio do governo federal. Tenho convicção de que seremos bem sucedidos nesta valorosa missão — disse o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Estima-se que a doença já atinja 166 países. A cada dia, cresce o número de brasileiros pedindo ajuda para voltar ao Brasil.

No Itamaraty, foi criado um grupo especial de crise para tratar especificamente dessa questão. Segundo o órgão, no momento os esforços estão concentrados em gestões diplomáticas com autoridades nos diversos países, para a abertura excepcional de espaços aéreos, e em entendimentos com companhias aéreas, para a realização de voos destinados a repatriar os brasileiros.

“A atuação das embaixadas e consulados do Brasil, que, desde o início da pandemia, mantêm contato direto com os turistas brasileiros, já permitiu mapear as dificuldades enfrentadas por nossos cidadãos retornar ao Brasil”, destacou o órgão em uma nota divulgada nesta tarde.

William Botassin, assistente fiscal de Campinas (SP), está há seis dias em Cusco, no Peru. Como viajou em um avião da Avianca, não sabe quando poderá retornar ao Brasil.

— A embaixada [do Brasil em Lima] não me responde por WhatsApp, único meio de comunicação que tenho com eles. A única atualização que tenho é que o governo brasileiro fechou acordo com a Latam e Gol, para buscar os brasileiros em Lima — disse Botassin.

Há casos de brasileiros com o mesmo problema em diversos países. Equador, Vietnã, Portugal são alguns exemplos.

Outra informação divulgada pelo Itamaraty é que as autoridades da Guiana francesa autorizaram o desembarque de 139 turistas brasileiros que estavam a bordo do navio de cruzeiro “Costa Favolosa”, ancorado na ilha. Todos os brasileiros puderam retornaram ao Brasil em avião fretado pela empresa Costa Cruzeiros.

O Globo