Rosa Weber critica fala de Bolsonaro sobre TSE

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Carlos Alves Moura/STF

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rebateu ontem as suspeitas levantadas nos últimos dias pelo presidente Jair Bolsonaro em relação ao resultado das eleições de 2018. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que compõem a corte eleitoral, também saíram em defesa da lisura do pleito. “Que fique muito claro: a Justiça Eleitoral não compactua com fraudes. Não compactua com fraudes”, disse a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, escandindo a última frase.

Rosa, que não costuma se manifestar, parou para falar com jornalistas ao chegar para a sessão da Primeira Turma do Supremo. Durante a manhã, ministros do TSE questionados pelo Valor sobre as declarações de Bolsonaro afirmaram que uma resposta institucional seria dada pela presidente da Corte.

“Se há fatos novos, se há provas, que possam nos ser oferecidas, nós vamos examiná-las com o mais absoluto rigor e com total transparência, justamente no sentido da sua apuração”, disse. “Eu mantenho a minha convicção quanto à absoluta confiabilidade do nosso sistema eletrônico de votação”, afirmou.

Segundo a ministra, “essa confiabilidade e essa segurança, elas advêm, em especial, da auditabilidade das urnas eletrônicas”. “Isso foi um verdadeiro mantra durante as eleições de 2018”, disse.

Rosa também afirmou que ao “longo de mais de 20 anos de utilização do sistema, jamais foi comprovada qualquer fraude”.

O ministro Luís Roberto Barroso, que assume o comando do TSE em maio, se manifestou no mesmo sentido. “Lido com fatos. O fato consolidado, até agora, é que o sistema é absolutamente confiável. Quem trouxer algum elemento que me leve a repensar isso, estou pronto, eu sou juiz, vamos avaliar. Mas até agora, nunca aconteceu.”

Marco Aurélio Mello, que é ministro substituto do TSE, afirmou que nunca houve, até hoje, uma denúncia “minimamente séria” contra o sistema eleitoral do país. Daí se preserva a vontade do eleitor. E ninguém coloca em dúvida a lisura da Justiça”, disse.

Em nota, o TSE afirmou que “jamais” foi comprovado um caso de fraude, ao longo de mais de 20 anos da utilização das urnas eletrônicas. O tribunal afirmou ainda que, “naturalmente, existindo qualquer elemento de prova que sugira algo irregular, o TSE agirá com presteza e transparência para investigar o fato”. O texto diz também que “o sistema brasileiro de votação e apuração é reconhecido internacionalmente por sua eficiência e confiabilidade”.

Ontem, nos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro voltou a sugerir que os brasileiros não confiam no sistema eleitoral, ao responder uma pergunta de um jornalista sobre se vai apresentar provas sobre fraudes nas eleições.

“Eu quero que você me ache um brasileiro que confie no sistema eleitoral brasileiro”. A declaração foi feita para jornalistas, após Bolsonaro participar de um evento com empresários brasileiros em Miami. O presidente está na Flórida desde o sábado, quando jantou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Anteontem o presidente disse em um encontro com a comunidade brasileira em Miami que acredita que houve fraude nas eleições de 2018, apesar de não ter apresentado nenhuma prova nesse sentido. O presidente já havia feito acusações de fraude em 2018, mas agora, pela primeira vez, afirmou ter “provas” – sem mostrá-las. “Eu acredito que, pelas provas que tenho em minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu tinha sido, eu fui eleito no primeiro turno, mas no meu entender teve fraude. E nós temos não apenas palavra, nós temos comprovado, brevemente eu quero mostrar”, disse.

As declarações do presidente tiveram repercussão política ontem. Um dos que comentou foi o governador de São Paulo, João Doria. “Se o presidente não confia na sua própria eleição, ele que participe de outra. Antecipemos as eleições”, disse o tucano.

Valor Econômico