Ministério da Saúde envia respiradores para capitais mais afetadas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Taechit Taechamanodom/Getty Images

O Ministério da Saúde anunciou que começou nesta sexta-feira um plano de distribuição de 60 respiradores – equipamentos usados no tratamento de pacientes graves – para três das capitais mais afetadas pela epidemia do novo coronavírus: Fortaleza, Manaus e Macapá. Segundo a pasta, as três cidades “já estão precisando ampliar com urgência o número de leitos de tratamento intensivo para atender os pacientes”.

O Ministério da Saúde vinha dando ênfase à situação preocupante de cinco regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Manaus. Nos últimos dias, houve também um crescimento de casos muito grande no Amapá.

Segundo informou o Ministério da Saúde, os equipamentos ainda estão no Aeroporto de Guarulhos (SP), sob guarda da Receita Federal. Os respiradores são frutos de requisições administrativas, ou seja, apreensões, feitas às empresas exportadoras. A primeira entrega, com 30 respiradores, deverá ser feita por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) hoje à noite em Fortaleza. Na capital cearense, os produtos serão levados para o Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, que é uma unidade de referência no tratamento.

No sábado, deverão chegar mais 20 respiradores a Manaus e dez a Macapá. No Amazonas, os equipamentos serão instalados em leitos do Hospital Delphina Abdel Aziz. No Amapá, ficarão na Maternidade Dra. Euclélia Américo.

O Ministério da Saúde divide o país em várias regiões de saúde, que costumam englobar vários municípios próximos. Segundo o boletim da pasta divulgado na quinta-feira, a região de Fortaleza é a que tem a maior incidência da doença: 43,9 casos por 100 mil habitantes. A região de “Manaus, Entorno e Alto Rio Negro” está em terceiro lugar, com 28,1. Em quinto, aparece a “Área Central” do Amapá, que inclui Macapá, com 16,8. Em segundo e quarto lugar estão respectivamente as cidades de São Paulo e Brasília, que possuem uma infraestrutura melhor para enfrentar a pandemia.

Quando é calculada a incidência de mortes, a região de Fortaleza fica em segundo lugar: 1,5 óbito por 100 mil habitantes. Manaus, Entorno e Alto Rio negro está na décima posição: 0,9.

De acordo com o balanço divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde, o Ceará é o terceiro estado com mais casos no Brasil: 1.478, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Também é o quarto com mais mortes: 58, atrás de São Paulo, Rio e Pernambuco. O Amazonas é o quarto em número de casos (981) e o quinto em mortes (50).

Os números do Amapá são bem mais baixos: 166 casos e 2 mortes. Mas é o segundo estado menos populoso do Brasil. Assim, proporcionalmente, eles são mais altos do que na maioria do país. A taxa de incidência é de 19,3 casos por 100 mil habitantes, abaixo apenas do Amazonas.

O Globo