Retomada em SP pode ter rodízio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fábio Vieira/FotoRua/Folhapress

Os critérios para retomada gradual da atividade econômica no Estado de São Paulo serão anunciados hoje e não está descartada a adoção de esquema em forma de rodízio, segundo o secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo, Henrique Meirelles.

“Entraremos no detalhe de critérios específicos para a abertura em cada cidade. Tem coisas gerais, por enquanto, questão de número de fatalidades, leitos etc. Temos de definir com a maior precisão o critério para começar a aplicar e, gradualmente, chegar aqui na capital”, afirmou o secretário.

Meirelles disse que o governo não previu o rodízio por atividade comercial, mas que está aberto a propostas. “Pode ser que alguma área proponha. Vamos discutir. Do nosso lado, a princípio, não está sendo contemplado”. Explicou ainda que a flexibilização estava prevista após a decisão de prorrogar a quarentena até o dia 10 de maio. “Isso está se estudando. Havia uma série de dados que diziam que o momento é esse. E agora é o momento de começar a se estudar os passos seguintes” disse.

O isolamento social começou a vigorar no Estado de São Paulo em 24 de março, foi prorrogado em 8 de abril e estava previsto até 22 de abril. Na semana passada, o governo estadual ampliou o prazo até 10 de maio. São Paulo é o Estado com o maior número de casos de coronavírus no Brasil (15.385).

As entidades ligadas ao comércio pressionam o governo a relaxar quarentena antes do dia 11 de maio.

Para a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) o melhor seria reiniciar as atividades no dia 30 de abril, para que os lojistas tivessem tempo para se preparar para o Dia das Mães, no segundo domingo do mês que vem. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a federação do setor (Facesp) também defendem a volta parcial no feriado de 1º de maio, segundo a Folhapress.

Valor Econômico