MP pode pedir à Justiça que decrete lockdown em SP

Todos os posts, Últimas notícias

O Ministério Público de SP já discute a possibilidade de recomendar ou até mesmo de entrar com uma ação para que a Prefeitura de São Paulo adote o lockdown, com restrições severas de circulação na cidade.

CHAVE 2
Na quarta (13), procuradores fizeram uma reunião virtual com o prefeito Bruno Covas (PSDB-SP) e com o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, para a abertura de um diálogo sobre o tema e a busca de informações sobre a crise do coronavírus na cidade.

DIFÍCIL
Covas falou sobre a dificuldade de São Paulo entrar sozinho em lockdown, sem que todos os municípios da Grande São Paulo façam o mesmo —o que demandaria o apoio do governo do estado.

NA COLA
Ele citou também a dificuldade de fiscalizar a população.

CENÁRIO
Sem isso, e com os moradores das cidades vizinhas circulando na capital, a medida radical não teria os resultados aguardados, de contenção da disseminação do vírus.

LOTAÇÃO MÁXIMA
O secretário Edson Aparecido apresentou números dramáticos: segundo ele, se a disseminação do vírus seguir na mesma velocidade, em duas semanas o sistema hospitalar pode ficar perto do colapso.

MÁXIMA 2
A média diária de casos suspeitos de Covid-19 saltou de 812 em março para 3,7 mil nesta semana.

MÁXIMA 3
Mesmo com a ampliação de leitos públicos de UTI no município, de 507 antes da pandemia para 2 mil até o fim de maio, eles podem ser insuficientes para o total de pacientes em estado grave que precisarão de atendimento.

CONSELHO
Participaram também da reunião com Covas médicos e especialistas em saúde pública que integram um grupo de aconselhamento do MPSP, como os professores Giovanni Cerri, Mario Scheffer, Caio Rosenthal, Roberto Kalil Filho, Ester Sabino e Gonzalo Vecina.

Folha de SP