STF envia à PGR denúncia contra Salles

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gilberto Soares/MMA

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes encaminhou ao procurador-geral da República, Augusto Aras, pedido feito por um grupo de parlamentares para instaurar inquérito contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e afastá-lo do cargo.

O despacho, expediente de praxe na estrutura do Judiciário, foi assinado em 6 de julho. Cabe à Procuradoria-Geral da República (PGR) fazer a avaliação sobre a necessidade ou não de se abrir uma investigação.

O pedido feito pelos deputados e senadores tem por base as falas de Salles durante a reunião interministerial do dia 22 de abril no Palácio do Planalto. Na ocasião, o ministro disse que era preciso “aproveitar” o foco da imprensa na pandemia como oportunidade para “passar a boiada” de flexibilizações em normas ambientais.

De acordo com os parlamentares da oposição, há indícios de que Salles queria simplificar as regras que não dependessem de aval do Congresso Nacional com o objetivo de atender a interesses privados, o que é ilegal. O afastamento do ministro foi solicitado pelos congressistas como medida preventiva contra “danos ambientais imensuráveis”.

Valor Econômico