Trump acusa China em discurso na ONU

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, optou por um discurso curto na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), mas densamente focado na enumeração de seus feitos na Presidência e em ataques diretos contra a China.

“Devemos cobrar a nação que deixou livre essa praga sobre o mundo”, disse sobre o novo coronavírus. O presidente americano definiu a doença como um “inimigo invisível”, além de repetir, agora perante líderes mundiais, o termo “vírus chinês”.

“O governo chinês e a Organização Mundial de Saúde, que é virtualmente controlada pela China, falsamente declarou que não havia evidências sobre transmissão entre humanos. Depois, falsamente disseram que pessoas assintomáticas não transmitiam a doença. A ONU precisa responsabilizar a China por suas ações”, disse.

O discurso, gravado na Casa Branca na segunda-feira 21 e apresentado virtualmente, teve cerca de sete minutos, quando o tempo recomendado pela organização era de cerca de 15. Em sua fala, Trump enumerou todos os seus feitos à frente do governo. A fala, no entanto, teve como alvo mais o público interno do propriamente o tema da Assembleia-Geral deste ano, que é “O futuro que queremos, a ONU que precisamos: reafirmando nosso compromisso coletivo com o multilateralismo”.

Em tom eleitoral, visando a reeleição à Presidência americana em 3 de novembro, o presidente também destacou políticas para o Oriente Médio, especialmente os acordos entre Israel, Emirados Árabes e Bahrein, além da campanha de pressão sobre o Irã.

O presidente citou diretamente o assassinato do general iraniano Qasem Soleimani, em uma operação americana em janeiro, em Bagdá. O episódio desencadeou um ataque de mísseis do Irã contra duas bases que abrigavam soldados americanos no Iraque. Além disso, o governo iraniano derrubou um avião comercial com 176 civis, segundo as autoridades, por acreditar que se tratava de uma aeronave militar americana.

“Os EUA estão cumprindo seu destino de pacificadores. Mas é uma paz através da força”, disse. Trump também mencionou ações para o Afeganistão, dizendo que a presença americana fez do país “um lugar mais seguro”.

Na segunda-feira, os EUA anunciaram a reimposição unilateral de um embargo de armas da ONU sobre o Irã, em decisão contestada pelo Conselho de Segurança da organização. O governo americano já havia anunciado no final de semana que retomaria as sanções econômicas contra Teerã que estavam suspensas pelo acordo nuclear iraniano — outra medida polêmica, pelo fato de os americanos terem se retirado do acordo em 2018.

Veja