Mandetta diz que Guedes convenceu Bolsonaro a pôr vidas em risco

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), declarou na noite de hoje que houve uma priorização na questão econômica em relação ao controle sanitário no gerenciamento da pandemia de coronavírus no Brasil. Em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, ele declarou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, pode ter influenciado as decisões do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o tema.

“O presidente falou: ‘eu prefiro atender a econômica porque acho que é mais importante que atender a saúde” Luiz Henrique Mandetta

Mandetta afirmou que se sentia incomodado com a criação de “falso dilema” entre saúde e economia, e que Paulo Guedes tinha o pensamento restrito aos “números” e apenas ao que ocorria dentro da Economia, e não em outras pastas.

“Não sei como ele apresentava ao presidente as consequências” Luiz Henrique Mandetta

O ex-ministro afirmou que no início da pandemia, com o fechamento de fábricas brasileiras com capacidade de produzir respiradores, a Saúde encontrou dificuldades em adquirir os aparelhos já que a China — diante de alta demanda interna e externa — também não fornecia mais os equipamentos.

“Eu precisava que entendessem o contexto da doença para somar esforços e falarmos: ‘quando tivermos todas as armas, aí vamos começar a falar da atividade econômica’. Mas era muito difícil. Ele [Guedes] olhava muito para si, muito para dentro de seu próprio ministério, e o grau de influência om o presidente… ele devia chegar no presidente e falar: ‘Esse ministro da Saúde vai parar o Brasil, o mundo vai acabar, vai ter desemprego, gente na rua, quebra quebra. Ele deve ter sido de grande influência para o presidente tomar aquelas atitudes” Luiz Henrique Mandetta

Redação com Uol