Dois Estados devem dar vitória a Biden hoje

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edgard Garrido/Reuters

Biden lidera em Nevada e, se ganhar lá, leva os 6 delegados do Colégio Eleitoral que faltam para ele vencer a eleição

Para ganhar, Trump precisa vencer na Geórgia, na Carolina do Norte e na Pensilvânia, além de virar o resultado em Nevada

Cenário muda se Trump virar no Arizona: alguns veículos já projetam vitória de Biden lá, mas outros dizem que disputa está em aberto

Apuração na Pensilvânia pode durar dias, mas liderança de Trump tem diminuído no estado; acompanhe apuração em tempo real

Há manifestações contra e a favor de Trump pelo país; apoiadores armados protestaram no Arizona

A projeção da agência de notícias “Associated Press” indica que o Partido Democrata, do candidato Joe Biden, manteve a vaga do senador Gary Peters pelo estado do Michigan.

Em uma corrida apertada, o democrata, que assumiu o cargo pela primeira vez em 2015, venceu com 49,87% dos votos, segundo a projeção. O candidato republicano, John James, recebeu 48,25%. Os outros três concorrentes tiveram, juntos, 1,88% dos votos.

Cada estado americano tem dois senadores. No caso do Michigan, a outra vaga é ocupada pela também democrata Debbie Stabenow, que representa o estado no Congresso desde 2001. O cargo dela será disputado novamente em 2024.

Hoje controlado pelos republicanos, o comando do Senado pode passar para os democratas se eles conquistarem mais da metade das 100 vagas. Até a última apuração, cada partido tinha conquistado 48 cadeiras.

Confira como está a votação nos 5 estados onde as projeções ainda não apontam um vencedor:

Nevada (75% dos votos projetados): Biden lidera por 0,6 ponto percentual (49,3% x 48,7%)
Geórgia (98% dos votos projetados): Trump lidera por 0,5 ponto percentual (49,6% x 49,1%)
Carolina do Norte (94% dos votos projetados): Trump lidera por 1,4 ponto percentual (50,1% x 48,7%)
Pensilvânia (89% dos votos projetados): Trump lidera por 2,6 pontos percentuais (50,7% x 48,1%)
Alasca (50% dos votos projetados): Trump lidera por 29 pontos percentuais (62,1% x 33,5%)

Os olhos dos Estados Unidos estão concentrados nesta quinta-feira (5) em Nevada, que voltará a divulgar a apuração às 14h (de Brasília). Os 6 votos no Colégio Eleitoral em jogo nesse estado são suficientes para que o democrata Joe Biden chegue aos 270 delegados e vença o presidente Donald Trump, segundo projeções da Associated Press.

Também há expectativa para a divulgação dos resultados na Geórgia, que vale 16 votos no Colégio Eleitoral. Durante a madrugada, a diferença entre Biden e Trump se reduziu consideravelmente, mas o republicano continuava na dianteira.

Há, ainda, o Arizona. Embora a Associated Press e veículos de imprensa como a Fox News tenham declarado vitória de Biden nesse estado com 11 votos em disputa, o jornal “The New York Times” e a CNN americana ainda apontam possibilidade de virada de Trump.

Manifestantes favoráveis a Donald Trump protestam em frente ao centro de contagem de votos do condado de Maricopa, onde fica Phoenix, maior cidade do Arizona. De acordo com a Reuters, alguns ativistas carregavam rifles. A contagem de votos chegou a ser paralisada temporariamente.

A Associated Press e a emissora Fox News deram vitória a Joe Biden no Arizona, com 11 votos no Colégio Eleitoral. Outros veículos, porém, disseram que o republicano ainda tem chances de vencer no estado.

G1

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.