O maior gol de Maradona

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A genialidade de Maradona em campo é considerada como seu maior mérito devido aos gols improváveis que fazia parecer tão fáceis de materializar, mas seu maior gol não foi feito em um campo de futebol.

Diego Armando Maradona era um dos oito filhos do casal Don Diego e Dalma Franco. “Eu cresci em um bairro privado. Privado de luz, de água, de telefone…”, dizia Maradona. Seu pai trabalhava como pedreiro e operário de fábrica para tentar sustentar a família.

Nos campos, ele nos fez suar com suas arrancadas espetaculares que desnorteavam qualquer defesa desde a juventude em Villa Fiorito, no subúrbio de Buenos Aires. A partir dali, sua trajetória é tão ou mais conhecida que a de qualquer outro jogador de futebol.

É ocioso, pois, falar de seus feitos em campo, de sua genialidade corporal e mental, que aliavam a visão rápida do atleta com os dotes físicos que a natureza lhe deu de forma a transformar em movimentos de precisão cirúrgica o que a sua mente elucubrava.

A Argentina pode ter perdido a guerra contra a Inglaterra, mas ganhou um herói nacional. Maradona foi à revanche contra os ingleses usando a famosa “mão de Deus”, que assegurou a classificação argentina com a jogada que ficaria conhecida como o “gol do século”, marcado contra o país que humilhara o seu. Em 22 de julho de 1986, o gênio do futebol argentino marcou duas vezes diante dos ingleses e se eternizou como herói nacional

Mas não será por essa obra que Maradona ficará imortalizado, ainda que ela fará parte do conjunto de sua entrada para os anais da história.

Diego nunca esqueceu quem era e, por isso, pautou sua postura na vida pela defesa dos mais fracos, pelo altruísmo, só possível para quem abraça a ideologia socialista. Politicamente ativo, apoiava pelo continente os mais diversos governos de esquerda que atuassem clara e efetivamente pelo social , como os governos de Hugo Chávez, de Fidel Castro ou de Lula, entre outros.

Seu ativismo político foi tão respeitado que um dos maiores escritores do mundo e uma personalidade política da estatura de Eduardo Galeano compôs essa belíssima ode a dom Diego Maradona, o “Mais Humano dos Deuses”. Que descanse em paz.

CONFIRA A MATÉRIA EM VÍDEO