Pesquisas erraram SÓ COM BOULOS no 1º turno
Após evidência gritante de que, em São Paulo, as pesquisas do 1º turno só erraram sobre Guilherme Boulos, surge a suspeita de que as pesquisas do 2º turno também podem estar sendo manipuladas
Em abril de 2010, o Datafolha divergia dos outros institutos que apontavam empate entre Dilma Rousseff e José Serra. O Ibope também não retratava o empate entre Dilma e Serra que os intitutos Sensus e Vox Populi retratavam.
Diante disso, naquele abril de 2010, ano da sucessão de Lula, o Movimento dos Sem mídia, ONG criada EM 2007 pelo editor do Blog da Cidadania, Eduardo Guimarães, denunciou os quatro institutos de pesquisa à Procuradoria Geral Eleitoral, que determinou à PF que investigasse os quatro institutos para saber quem estava manipulando as pesquisas.
A abertura do inquérito na PF foi eficaz e, logo em seguida, Datafolha e Ibope convergiram para os números de Sensus e Vox Populi. E Dilma venceu a eleição, claro.
Essa história serve para mostrar como pesquisas podem, sim, ser usadas por institutos atrelados à grande mídia para favorecer seus aliados. E isso, muito provavelmente, ocorreu no primeiro turno da eleição para prefeito de São Paulo.
No último dia 14 de novembro, véspera do primeiro turno, os institutos Datafolha e Ibope publicaram suas pesquisas sobre a eleição paulistana. Essas duas pesquisas se aproximaram bastante do resultado real de todos os candidatos… Menos de de um: Guilherme Boulos.
Note que no Datafolha, na véspera da eleição, Boulos aparecia com 15% das intenções de voto, com pequena desvantagem em relação à pesquisa anterior, que dava 16%. E no Ibope foi um pouquinho pior: Boulos subiu e, mesmo assim, alcançou 14%
A comparação entre as pesquisas e os números reais do primeiro pelotão (Covas e os três empatados no segundo lugar – Boulos, Russomano e França) mostra que as pesquisas acertaram em cima para os outros colocados e só erraram com Boulos, pois ele teve de 5 a 6 pontos a menos nas pesquisas que nas urnas e os outros todos ficaram bem abaixo da margem de erro de 3 pontos percentuais nas diferenças.
E agora, não estará havendo outra manipulação? Boulos aparece com desvantagem de 11 pontos em relação a Covas no Ibope e 8 pontos no Datafolha. Será que há essa desvantagem mesmo? E se as urnas mostrarem outra coisa, ficará por isso mesmo?
CONFIRA A MATÉRIA EM VÍDEO