Pesquisas erraram SÓ COM BOULOS no 1º turno

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Após evidência gritante de que, em São Paulo, as pesquisas do 1º turno só erraram sobre Guilherme Boulos, surge a suspeita de que as pesquisas do 2º turno também podem estar sendo manipuladas

Em abril de 2010, o Datafolha divergia dos outros institutos que apontavam empate entre Dilma Rousseff e José Serra. O Ibope também não retratava o empate entre Dilma e Serra que os intitutos Sensus e Vox Populi retratavam.

Diante disso, naquele abril de 2010, ano da sucessão de Lula, o Movimento dos Sem mídia, ONG criada EM 2007 pelo editor do Blog da Cidadania, Eduardo Guimarães, denunciou os quatro institutos de pesquisa à Procuradoria Geral Eleitoral, que determinou à PF que investigasse os quatro institutos para saber quem estava manipulando as pesquisas.

A abertura do inquérito na PF foi eficaz e, logo em seguida, Datafolha e Ibope convergiram para os números de Sensus e Vox Populi. E Dilma venceu a eleição, claro.

Essa história serve para mostrar como pesquisas podem, sim, ser usadas por institutos atrelados à grande mídia para favorecer seus aliados. E isso, muito provavelmente, ocorreu no primeiro turno da eleição para prefeito de São Paulo.

No último dia 14 de novembro, véspera do primeiro turno, os institutos Datafolha e Ibope publicaram suas pesquisas sobre a eleição paulistana. Essas duas pesquisas se aproximaram bastante do resultado real de todos os candidatos… Menos de de um: Guilherme Boulos.

Note que no Datafolha, na véspera da eleição, Boulos aparecia com 15% das intenções de voto, com pequena desvantagem em relação à pesquisa anterior, que dava 16%. E no Ibope foi um pouquinho pior: Boulos subiu e, mesmo assim, alcançou 14%

A comparação entre as pesquisas e os números reais do primeiro pelotão (Covas e os três empatados no segundo lugar – Boulos, Russomano e França) mostra que as pesquisas acertaram em cima para os outros colocados e só erraram com Boulos, pois ele teve de 5 a 6 pontos a menos nas pesquisas que nas urnas e os outros todos ficaram bem abaixo da margem de erro de 3 pontos percentuais nas diferenças.


E agora, não estará havendo outra manipulação? Boulos aparece com desvantagem de 11 pontos em relação a Covas no Ibope e 8 pontos no Datafolha. Será que há essa desvantagem mesmo? E se as urnas mostrarem outra coisa, ficará por isso mesmo?

CONFIRA A MATÉRIA EM VÍDEO