Alcolumbre prevê recesso parlamentar “garantido”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Brandão / Presidência do Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou nesta quarta-feira, em plenário, que o recesso parlamentar “provavelmente” vai acontecer, mas a decisão só será tomada oficialmente no final da semana. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-AP), tem defendido que os trabalhos legislativos sejam parcialmente mantidos em janeiro para que propostas prioritárias sejam apreciadas. Do contrário, as atividades das Casas serão suspensas no próximo dia 22 e retomadas apenas em 1º de fevereiro.

– Eu vou informar na sexta-feira porque hoje seria a última sessão, mas a Câmara está votando uma MP (Medida Provisória do Profut). Essa presidência na sexta-feira vai informar sobre a questão do recessos, mas, cumprindo a questão regimental, provavelmente teremos recesso parlamentar – disse Alcolumbre após ser questionado sobre o assunto por Jorge Kajuru (Cidadania-GO).

Ontem, no Senado, ganhou força a discussão para que as férias dos parlamentares fossem suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) sugeriu uma pauta fechada (pré-definida por acordo entre os senadores), a ser votada remotamente nas próximas semanas. Alcolumbre não se manifestou sobre o pleito de Renan e outros parlamentares.

– Nessa circunstância, sem nós termos resolvido ainda a questão da imunização da vacina, sem prazo, sem nenhuma definição, nós não temos orçamento, nós não temos o que colocar no lugar do auxílio emergencial, nós temos um déficit de R$1 trilhão, déficit fiscal, eu acho, Sr. Presidente, que fazer um recesso este ano, excepcionalmente, é um acinte à sociedade e à própria representação que nós significamos aqui no Senado e na Câmara dos Deputados – disse Renan.

Aliada do emedebista, a senadora Kátia Abreu (PP-TO) também defendeu a suspensão do recesso e pediu para que Alcolumbre colocasse o tema em votação. Ele não se pronunciou.

– Quero apoiar essa posição de nós trabalharmos remotamente, não precisa ser presencial, e os líderes fazerem essa pauta. Agora, eu gostaria de pedir a V. Excelência, que eu sei que sempre agiu com muita correção e democracia, que nós pudéssemos consultar o Plenário, numa votação nominal, quem topa continuar, quem concorda em não fazer o recesso em janeiro, para que nós possamos fazer o trabalho de forma remota e com uma pauta preestabelecida, sem surpresas. Nós temos muitas matérias atrasadas – declarou Kátia.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) fez coro aos senadores e disse que os parlamentares deveriam voltar a trabalhar em janeiro, com pelo menos uma semana de sessão presencial:

– Fica aqui o meu reconhecimento e, ao mesmo tempo, corroboro e faço coro para que nós possamos voltar a trabalhar em janeiro, na data que V. Excelência (Alcolumbre) estabelecer, e que possamos ter, pelo menos, uma semana no presencial para que projetos complexos como esse sejam votados aqui, conversando e dialogando pelo bem do Brasil.

O Globo

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.