Alexandre de Moraes manda Fux se explicar sobre liminar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que o presidente da corte, Luiz Fux, apresente esclarecimentos sobre sua decisão liminar que suspendeu o instrumento do juiz de garantias, criado pelo Congresso Nacional no pacote anticrime.

A decisão de Moraes foi em resposta a um habeas corpus coletivo protocolado pelo Instituto de Garantias Penais (IGP), no qual o instituto pedia a liberdade de todos os presos em flagrante sob argumento de que estão sem os direitos previstos na lei que criou o juiz de garantias. Moraes pediu esclarecimentos a Fux antes de decidir no habeas corpus.

A ação do ministro mostra o descontentamento de uma ala do tribunal com o presidente Luiz Fux. Fux havia suspendido o juiz de garantias por meio de uma decisão liminar do início deste ano, proferida durante o recesso. Ele nunca levou o assunto para julgamento no tribunal.

Ministros avisaram à presidência que continuariam trabalhando mesmo no recesso, em uma situação atípica no tribunal, como demonstração do descontentamento com Fux. Moraes determinou que, após a manifestação do presidente do STF, o caso seja enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que, depois, ele tome uma decisão.

O Globo

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.