OAB denúncia governo por “cadastro” de Cidadãos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou, nesta sexta-feira (18), com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o decreto que criou o Cadastro Base dos Cidadãos, que reunirá informações pessoais dos brasileiros.

Para a entidade, o decreto está na contramão da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não estabelece mecanismos concretos de transparência e controle, além de permitir o compartilhamento de dados sem critérios objetivos.

A OAB argumenta que o decreto cria “uma ferramenta de vigilância estatal extremamente poderosa”, “um poderoso instrumento estatal” para elaboração “de dossiês de espionagem contra opositores políticos e atividades de vigilância totalitária”, pois reunirá “informações que podem ser utilizadas para um controle político intenso dos cidadãos, típico de regimes totalitários”.

A entidade pede ainda que o caso seja distribuído para o ministro Gilmar Mendes, que é relator de uma ação que trata do compartilhamento de dados dos mais de 76 milhões de brasileiros que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O governo acabou revogando a medida antes de o Supremo se pronunciar.

Valor Econômico 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.