Lula sinaliza disposição para conversar sobre frente ampla

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

Após fazer um pronunciamento com críticas ao presidente Jair Bolsonaro, sobretudo em relação ao combate à pandemia da Covid-19, o ex-presidente Lula afirmou que agora não é o momento para discutir alianças ou uma possível candidatura para as eleições de 2022. O petista afirmou ainda estar convencido de que existe a possibilidade de uma aliança entre os partidos de esquerda e até com siglas do centro e de direita.

— Nós vamos discutir se vai ter um candidato de uma frente ampla, se vai ter um candidato do PT, mas temos muita coisa para fazer antes de pensar em nós mesmos. Para discutir candidatura, acho que vai ser bem para frente — afirmou.

Lula evitou se colocar como candidato e citou nominalmente outros possíveis nomes da esquerda, como Fernando Haddad (PT), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e o líder dos sem-teto, Guilherme Boulos (PSOL). Segundo o ex-presidente, eles devem percorrer o país para testemunhar os problemas do Brasil.

— Eu estou convencido de que a aliança será possível, por isso, temos que ter paciência. Quem senta à mesa para jantar com muitos filhos, como eu sentava com cinco, vê os filhos brigando por um bife a mais e tem que fazer conciliação para eles se contentarem com isso. Então, não tem dificuldade de fazer aliança quando chegar o momento de construir aliança — disse.

O ex-presidente fez acenos ao centro e até à direita, lembrando da aliança que o levou à Presidência, quando o PT fiormou a chapa com o Partido Liberal. No acordo, o empresário José Alencar foi indicado como vice-presidente na chapa que foi vitoriosa.

Por outro lado, Lula fez duras críticas ao ex-ministro Ciro Gomes. Nesta terça-feira, em entrevista à “CBN”, Ciro afirmou que concordou com a anulação das condenações de Lula, mas considera a polarização causada pelo petista como parte do problema do país. Durante a entrevista coletiva, Lula cobrou respeito de Ciro.

— O Ciro Gomes precisa assumir a responsabilidade de que ele é um homem de 64 anos. Não pode falar as meninices que falava quando era jovem. Se quer ser presidente desse país, tem que respeitar as pessoas. Ele acha que ele é o quê? Ele primeiro tem que se reeducar porque, se ele continuar com essas grosserias todas, sabe qual vai ser o fim do Ciro Gomes? Não vai ter apoio na esquerda e nem na direita. Ele tem que aprender que humildade não faz mal a ninguém.

Durante a entrevista, o presidente ainda reagiu a uma ironia feita pelo apresentador Luciano Huck no dia da decisão de Edson Fachin. Pelas redes sociais, Huck afirmou que “figurinha repetida não completa álbum”, referência a uma eventual candidatura de Lula, que já foi presidente. Nesta quarta-feira, o petista brincou e disse que “figurinha repetida carimbada vale pelo álbum inteiro”.

— O Huck tá jogando bafo, falando de figurinha. Fiquei tão chateado, um cara que eu considero um cara bom de televisão, um menino que progrediu na vida. Mas ele não conhece figurinha. Porque quando que figurinha repetida não vale nada, ele não sabe que uma figurinha repetida carimbada vale pelo álbum inteiro — afirmou.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.