Secretário diz que atual pandemia é nova

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O ritmo acelerado de transmissão da Covid-19 e suas complicações, que têm elevado as taxas de mortalidade e internações em todo o país, fez o secretário de Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, chegar à conclusão de que estamos vivendo “uma nova pandemia”.

Em uma conversa com o Metrópoles, o secretário explicou que o agravamento da crise sanitária é resultado da transmissão de um “novo vírus”, aliado ao desrespeito às regras de isolamento social.

“É uma nova pandemia. A gente vê por meio da velocidade com que o vírus se espalha. As pessoas estão fazendo isolamento, fizeram esse mesmo isolamento na fase verde [do Plano São Paulo, que prevê restrições mediante determinados indicadores de casos, mortes, transmissão, ocupação de leitos], e não tinha esse ritmo de transmissão. Ficamos 12, 13 semanas com os índices caindo”, disse à reportagem.

“É outro vírus, e está pegando gente nova. Ele tem capacidade de infectar e, infelizmente, promover inflamação. Quando inflama, principalmente em alguns pacientes, o quadro se agrava”, explica. “Tem Covid e Covid”, emendou.

Os dados corroboram a fala do secretário. A média móvel de internações apresenta alta desde a oitava semana deste ano. Apenas nos três primeiros dias desta semana, o índice já é 6% maior do que o registrado ao longo de toda semana anterior.

A média diária desta semana é de 2.760 novas internações. Na semana passada, o indicador era de 2.593. Após o pico da primeira onda, que teve cerca de 1.900 internações por dia, o registro mais baixo foi em outubro, com média de 840 internações por dia.

Em outubro do ano passado, a taxa média de isolamento também ficou entre 40% e 45%, o mesmo índice registrado na primeira quinzena deste mês.

Questionado se há previsão de notícia positiva, o secretário afirmou que, neste momento, a esperança é a vacina. “Além disso, só podemos falar: cuide-se, precisamos de você para não colapsar o sistema de saúde, estamos no limite.”

O secretário ressalta que as pessoas estão cansadas, mas diz não haver outra saída. Nesta semana, o estado iniciou uma nova etapa de restrições, a fase emergencial, com objetivo de conter a pandemia.

Março já é o pior mês da pandemia no estado. Na quarta, a média diária registrada foi de 421 óbitos por Covid-19 — o maior índice desde o início da crise epidêmica. Neste mês, São Paulo superou três vezes o recorde de mortes diárias. Na terça-feira (16/3), atingiu o número mais alto: 679 óbitos em 24 horas.

Também na terça, 25 hospitais da rede estadual de saúde de São Paulo atingiram mais de 100% da ocupação de leitos de tratamento intensivo para Covid-19.

Além disso, na capital, em movimento inédito, 15 hospitais da rede privada pediram 30 leitos à rede pública, segundo o secretário de Saúde do município de São Paulo, Edson Aparecido.

Diante este cenário, o maior cemitério da América Latina, o Vila Formosa, localizado na capital do estado, antecipou-se e acelerou ação para aumentar o número diário de covas abertas.

Metrópoles

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.