A revolução dos jeans rasgados

Todos os posts, Últimas notícias

 

Foto: Marcos Corrêa/PR /Reprodução

Por Eduardo Guimarães

Quando vejo gente adulta propor enfrentamento violento da extrema-direita no Brasil, não sei se rio ou se choro. Senão, vejamos:

As Forças Armadas brasileiras possuem 334,5 mil militares da ativa. O país dispõe de 43 aeronaves dedicadas a manobras de combate aéreo. A Força Aérea possui caças Eurofighter Typhoon, o F-15 ‘Eagle’, da Boeing, e interceptadores como o Mikoyan-Gurevich MiG-21 ‘Fishbed’, além de caças suecos Gripen.

Já aeronaves destinadas ao ataque de alvos terrestres, dispomos de 78 unidades. Aí se encaixam alguns exemplos como o russo Sukhoi Su-24 ‘Fencer’, o norte-americano americano Lockheed Martin F-35 ‘Lightning II’, o Boeing B-52, e até alguns caças de ataques leve, como o brasileiro EMB-314 ‘Super Tucano’, e o AC-130 ‘Spectre’.

Para transporte aéreo, a Força Aérea brasileira dispõe de 126 aeronaves, informa o portal especializado. O Brasil aparece em quinto lugar nessa categoria, o que mostra um pouco da “pólvora” da Aeronáutica.

Alguns exemplos de transporte de nível estratégico, tático e utilitário como os Boeing C-17 ‘Globemaster III’, Airbus CN-235 e Cessna 208. O Brasil ainda tem 198 aviões de treinamento e 24 destinados a missões especiais. Os helicópteros também estão presentes no portfólio de produtos da Aeronáutica. São 242 unidades destinadas a suporte, patrulha marítima, treinamento e ataque.

Por último, as Forças Armadas também dispõem de 12 helicópteros de ataque, modelos especialmente voltados para o campo de batalha. São projetados para apoio de fogo às forças terrestres e veículos blindados, bem como elementos de forças inimigas por meio de Apoio Aéreo Aproximado (CAS, em inglês).

O Exército brasileiro dispõe de 437 unidades, sistemas de combate blindados usados na linha de frente. Aí, destacam-se como exemplos o alemão ‘Leopard 2’, o russo T-90, bem como modelos de classe leve, como o ‘Stingray’, da Tailândia. Além deles, as Forças Armadas contam com 1,8 mil veículos blindados de combate. Além de tanques e veículos blindados, o Exército dispõe de 132 veículos de artilharia automotora. São unidades de mobilidade equipadas com armas montadas em veículos terrestres, que podem disparar a partir deles.

Somam-se a eles 565 “obuseiros”, unidades de artilharia de tubo rebocadas por caminhões. São peças usadas para artilharia de longo alcance e fogo indireto com vários tipos de projéteis disparados por calibres diversos.

Por fim, o Exército brasileiro conta com 84 viaturas lançadoras de foguete, aponta o levantamento. Tais unidades visam o ataque de áreas de forças inimigas por meio de fogo indireto e de longo alcance. Alguns exemplos citados são os veículos M142 HIMARS, BM-21 e o brasileiro Astros II, fabricado pela Avibras.

E nem estamos contabilizando as polícias…

Ou seja, qualquer tipo de enfrentamento do aparato repressor do Estado está miseravelmente fadado ao fracasso se não for empreendido por outras Forças Armadas.

O Brasil não tem nada parecido com exército revolucionário de esquerda ou direita capaz de enfrentar essas Forças.

É por essa e por outras que a guerrilha contra a ditadura foi esmagada com relativa facilidade.

Urge que parem de vender essa bobagem sobre luta violenta contra o Estado sobretudo para jovens pobres das periferias, que, depois, acabarão presos ou mortos, mas servirão para revolucionários do Itaim Bibi fazerem o nome

Redação  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf