Fux faz “alertas” a Aras após novos ataques de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/STF

O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e o procurador-geral da República, Augusto Aras, se reuniram nesta sexta-feira e reforçaram a importância do diálogo entre as instituições. Interlocutores do STF ouvidos pelo GLOBO afirmam que, durante a conversa amigável, Fux teria alertado Aras sobre os papéis de cada uma das instituições. A reunião ocorre em meio aos ataques do presidente Jair Bolsonaro à Corte. Quase ao mesmo tempo, o presidente da República voltou a atacar o Judiciário e afirmou que ‘parte’ do STF quer ‘corrupção e impunidade’.

No encontro entre Aras e Fux, o procurador-geral teria dito ao presidente do STF que está comprometido com a sua função. Pela Constituição, o procurador-geral da República é quem tem, entre outras atribuições, a competência para processar criminalmente o presidente da República por crime comum, apresentando uma denúncia ao STF, a quem cabe julgar esses casos. Após provocado por uma denúncia da PGR, o Supremo deve encaminhar o caso à Câmara.

Na reabertura das sessões no STF, Fux reagiu aos ataques de Bolsonaro à Corte, sem citar o nome do presidente. Fux disse que os ministros da Corte estão atentos a “ataques de inverdades” e disse que atitudes assim “corroem sorrateiramente os valores democráticos”. Em outra crítica, sem citar Bolsonaro diretamente, Fux afirmou que o povo brasileiro não quer polarizações, mas “quer vacina, emprego e comida na mesa”.

— Harmonia e independência entre os poderes não implicam impunnidade de atos que exorbitem o necessário respeito às instituições. Permanecemos atentos aos ataques de inverdades à honra dos cidadãos que se dedicam à causa pública. Atitudes desse jaez deslegitimam veladamente as instituições do país; ferem não apenas biografias individuais, mas corroem sorrateiramente os valores democráticos consolidados ao longo de séculos pelo suor e pelo sangue dos brasileiros que viveram em prol da construção

Após a declaração de Fux, Bolsonaro voltou a associar as urnas eletrônicas ao risco de fraude nas eleições de 2022. Os repetidos ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral ocorreu também após divulgação de carta de ex-presidentes do TSE e de ministros do STF, que condenaram a campanha que o presidente tem feito a favor do voto impresso e afirmam que, a volta desse modelo é que pode representar um ‘cenário de fraudes’.

— Queremos a farsa no ano que vem? Uma eleição marcada por suspeição? E quem perder entra na Justiça. E quem vai julgar? Quem tirou o cara da cadeia, o tornou elegível e é que vai contar os votos depois. Não estou preocupado quem será eleito ano que vem, desde que a eleição seja limpa e democrática — disse Bolsonaro em referência a Lula e com novas críticas ao presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

Nesta sexta-feira, Bolsonaro manteve a mesma postura e disse que “parte” do tribunal quer a “volta da corrupção e da impunidade”. Bolsonaro também voltou a chamar Fux de “desinformado” e repetiu ataques ao sistema eleitoral brasileiro, referindo-se a integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como “pessoas sem compromisso com a liberdade”.

— O que parte do nosso querido Supremo Tribunal Federal quer? É a volta da corrupção e da impunidade. Não estou atacando o Supremo Tribunal Federal — disse Bolsonaro, durante almoço com empresários em Joinville (SC).

Entidade repudia declarações do presidente
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) emitiu uma nota de repúdio contra as declarações recentes do presidente contra membros do Poder Judiciário e o sistema eleitoral do país. Na nota, a entidade manifesta apoio ao ministro Luiz Fux, que na noite de quinta-feira, anunciou o cancelamento de uma reunião entre chefes dos três poderes alegando como motivo os ataques de Bolsonaro ao Judiciário.

Na nota, a Ajufe classifica como “inaceitáveis” as manifestações de Bolsonaro.

“São inaceitáveis as repetidas mensagens distorcidas sobre decisões judiciais e sobre a higidez do processo eleitoral brasileiro, além das reiteradas ofensas a membros do Supremo Tribunal Federal, com ameaças diretas de ruptura com a ordem legalmente constituída”, diz um trecho da nota.

Em outro trecho, a entidade afirma que a liberdade de expressão não autorizaria a caluniação de magistrados.

“A liberdade de expressão não autoriza que sejam proferidas ameaças às instituições ou a seus integrantes, tampouco ilações e calúnias contra quaisquer pessoas, sobretudo magistrados no cumprimento do seu dever constitucional”, diz a nota.

O Globo

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf