Consultoria vê eleições no Brasil “complicadas” em 2022

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Danilo Verpa/Folhapress

O Brasil não caminha para a ruptura democrática com um golpe de Estado, afirma Ian Bremmer, presidente da consultoria Eurasia Group. “Se nós, nos Estados Unidos, não caminhamos para isso [golpe de Estado, com o ex-presidente Donald Trump], vocês no Brasil não estão caminhando [para isso]”, disse ele, em entrevista ao Valor.

“Na verdade [as situações], são muito similares. Em ambos os casos, há presidentes que dizem coisas loucas e não estão interessados em democracia. Mas em ambos os casos, há instituições políticas que são fortes o suficiente para impedir que eles façam isso.”

Bremmer lembrou que a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) caiu por conta da covid-19 e da crise econômica. E que agora até grupos que antes o apoiavam começam a se voltar contra ele.

“Até mesmo a comunidade de negócios veio a público para se colocar contra excessos [do presidente] e dizer: ‘Quero ouvir o Supremo Tribunal Federal’”, observou. Ele comentou que a maneira como o presidente Bolsonaro raciocina “não é como o país funciona e não se pode estar acima da lei.”

Bremmer ressalvou, contudo, que o Brasil pode facilmente vivenciar violência por conta do acirramento da crise política, e que a eleição de 2022 será complicada. “Será uma eleição muito constrangedora, com prejuízos para o Brasil, porque há 30% da população que acreditam nas loucuras que o presidente diz”, afirma.

“Mas haverá eleições livres e justas, e a transferência de poder será pacífica. Bolsonaro diz que ou vai preso, ou é morto ou vence a eleição. Sabemos que tudo isso é bobagem.”

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf