MP do Paraná engaveta inquérito sobre tiros contra Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Eraldo Peres-2018 / AP

Três anos e meio após disparos de armas de fogo terem atingido dois ônibus de uma caravana da campanha eleitoral do petista Luiz Inácio Lula da Silva no interior do Paraná, o inquérito aberto pela Polícia Civil para apurar o caso ainda não conseguiu descobrir quem foram os responsáveis pelo atentado e tem sido marcado por lentidão e paralisações na investigação.

Segundo o Ministério Público do Paraná, as investigações até agora “são consideradas inconclusivas”. O ataque à caravana ocorreu em 27 de março de 2018. Os tiros atingiram dois dos três ônibus da caravana do ex-presidente, com perfurações na lataria. Os disparos também acertaram de raspão os vidros de um dos veículos. Ninguém se feriu.

O inquérito foi aberto dois dias depois, junto à Vara Criminal de Laranjeiras do Sul (PR), e tramita há 1.247 dias. Nos primeiros meses da investigação, o delegado Helder Andrade Lauria tomou os depoimentos de testemunhas do atentado, solicitou imagens de câmeras de segurança e pediu relatórios periciais dos ônibus atingidos.

A perícia confirmou que os veículos foram atingidos por disparos de armas de fogo e detectou, após análise do material, que partiram de um revólver calibre 32. Após analisar as provas, a investigação constatou que o atentado ocorreu na altura do quilômetro 20 da rodovia PR-473, correspondente ao território do município Espigão Alto do Iguaçu (PR). A informação foi registrada pela Polícia Civil em um relatório de 25 de março de 2019. Foi aí que a investigação começou a travar.

Com isso, o MP do Paraná pediu o deslocamento do caso para a Vara de Quedas do Iguaçu (PR), por causa da competência territorial. Em 5 de abril de 2019, houve autorização para mudança da jurisdição. Isso, entretanto, travou a investigação. Só em outubro é que o juízo de Quedas do Iguaçu oficiou a Polícia Civil para o prosseguimento do caso.

Documentos obtidos pelo GLOBO também mostram que, de fevereiro de 2020 até maio de 2021, o processo judicial referente ao inquérito não registrou movimentações. Em 12 de maio deste ano, a juíza Giovane Rymsza, do juízo de Quedas do Iguaçu, determinou o envio do processo para o Ministério Público requerer novas diligências, que estão em andamento.

Procurado, o MP do Paraná afirmou, em nota, que atualmente “o inquérito tramita sob a responsabilidade da Polícia Civil, sendo que as investigações realizadas até o momento são consideradas inconclusivas”. A Polícia Civil do Paraná não respondeu.

Em nota, a assessoria de imprensa do PT disse que a demora na investigação “é um estímulo à violência política e à impunidade. São mais de três anos ignorando a gravidade do crime e as fortes evidências reunidas quanto à sua autoria”.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf