Fux insinua que “teto” para pagamento de Precatórios será ilegal

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Nelson Jr/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, disse nesta sexta-feira (5) que não se pode exigir que o Judiciário obedeça “a qualquer tipo de teto” no julgamento de ações contra os entes públicos. “No momento em que a aquela condenação for transitada em julgado e for expedido o precatório, o poder público vai ver o que fazer. Mas isso não é um problema nosso, efetivamente não é problema nosso”, afirmou ele, em palestra para magistrados no Recife (PE).

Ao discorrer sobre a independência financeira, administrativa e ideológica do Judiciário, Fux afirmou que a Justiça não pode condenar “o infrator, aquele que causou dano a outrem, obedecendo a limite ou teto”.

O ministro defendeu a autonomia e independência dos tribunais e disse que não há judicialização da política. “O que há são os políticos movimentando a nossa jurisdição”. Segundo Fux, é função constitucional rever atos do Poder Executivo. “Não há crise institucional.”

Em fala de uma hora, Fux disse que a impopularidade do STF em parte da sociedade se deve ao fato de que a Corte tem sido provocada a decidir sobre temas que não deveria julgar, principalmente de caráter moral. Nos Estados Unidos, disse, o Judiciário tem a possibilidade de não julgar temas ainda não pacificados na sociedade. No Brasil, isso não ocorre devido ao princípio constitucional da inafastabilidade da jurisdição.

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf