Guinada de Alckmin à esquerda deixa apoiadores desorientados

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert/PT

Se Lula emite sinais de que se inclina para a esquerda, apanha dos que não gostam disso e têm lá suas razões para não gostar. Geralmente, são eleitores de direita que para disfarçar se apresentam como se de direita não fossem, mas de centro.

Por sinal, está para ser descoberta uma métrica capaz de estabelecer com precisão a que distância da direita e da esquerda deve se posicionar um eleitor digno de ser identificado como de centro. Eleitor de centro seria mais isento do que os outros?

Se Lula emite sinais de que se inclina para a direita, apanha do mesmo jeito, e dos que antes o criticavam por pender para a esquerda. Não seria mais honesto admitir que Lula os desagrada mesmo se coberto de ouro e que desejam vê-lo aposentado?

Imaginaram que ele não sairia tão cedo da prisão, e que se saísse não teria tempo para voltar. Era um ficha suja inelegível até quase o fim da vida. Mas aí o Supremo Tribunal Federal concluiu que o ex-juiz Sérgio Moro foi parcial ao condenar Lula, e ele voltou.

Para essa gente, até outro dia, Geraldo Alckmin tinha as qualidades e fazia por merecer governar São Paulo pela quinta vez. Antes ele do que Fernando Haddad e Guilherme Boulos, candidatos do PT e do PSOL, e Rodrigo Garcia, do PSDB.

Verdade que em 2018, Alckmin não conseguiu mais do que 5% dos votos válidos para presidente da República, mas a culpa não fora dele e sim de Bolsonaro que galvanizara o sentimento antipetistas dos eleitores. Era uma escolha difícil entre Bolsonaro e Haddad…

Uma vez que Alckmin parece atraído pela chance de ser vice de Lula, virou saco de pancada. Dele agora se diz que não deveria ser vice porque nada acrescenta a Lula; e que se virar e Lula se eleger, será um um vice-presidente decorativo como Temer foi de Dilma.

E mais: que seria uma incoerência de Alckmin juntar-se a um candidato que atacou no passado e que por ele foi atacado. De resto, cobram que Lula e Alckmin digam logo o que pretendem fazer se eleitos, e antes de admitirem que serão candidatos.

Há hora para tudo. Embora em estado avançado, a aliança Lula-Alckmin ainda não está selada. Se for, os dois serão obrigados a justificá-la, e que o façam para compreensão dos eleitores. Haverá, porém, razão mais forte do que livrar o país de Bolsonaro?

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf