Indicação de negacionista para Anvisa envergonha classe médica

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/Sindhosp

O urologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Miguel Srougi afirma que o secretário do Ministério da Saúde Hélio Angotti “envergonha a maioria dos seus colegas”.

Angotti, que se expressou publicamente a favor da cloroquina em combate a Covid, é considerado pelo governo Bolsonaro para fazer parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitáaria (Anvisa). Informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo.

Srougi compartilhou que, “depois dos despautérios proferidos”, teve interesse em saber mais sobre a pesquisa científica de Angotti na PubMed. Em sua busca, encontrou sete artigos publicados desde 2005, mas apenas um datava menos de dez anos.

“Isso talvez explique”, diz, “dois sentimentos insuportáveis que se espraiaram pela comunidade médica: a sensação de que a ‘nota técnica’ [que aponta eficácia e segurança comprovadas da hidroxicloroquina para a Covid] tenha sido redigida por um analfabeto funcional em ciência e que o Ministério da Saúde está apodrecido, porque suas lideranças não prestam”.

Srougi se refere a nota técnica assinada pelo secretário que aponta eficácia e segurança comprovadas do medicamento no combate ao coronavírus.

Angotti faz parte da liderança do grupo pró-cloroquina do Ministério da Saúde, integrado também pela secretária Mayra Pinheiro, chamada popularmente de “Capitã Cloroquina”.

Metrópoles

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf