PSOL pressiona PT propostas de esquerda

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O PSOL intensificou a discussão de uma agenda de propostas que poderá ser usada na negociação do apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), empurrando a campanha do petista em direção à esquerda.

A coordenação dos trabalhos foi entregue a um ex-petista, o ex-deputado federal Claudio Puty, hoje secretário municipal da gestão do PSOL em Belém. Ele iniciou uma série de encontros para atualizar o programa da legenda e definir temas prioritários para a sigla nas eleições deste ano.

A tendência da fatia mais influente do partido é fechar com Lula, mas uma ala defende candidatura própria —e ambas são críticas à presença do ex-tucano Geraldo Alckmin na chapa, lida como uma concessão à centro-direita.

A decisão final sobre o rumo do PSOL ainda será deliberada pelo comando. Mesmo os dirigentes simpáticos à aliança com o PT pregam a necessidade de impor condições e trabalhar para que o programa abrace causas progressistas, evitando posições excessivamente conciliadoras.

“A base de tudo é a revogação do conjunto de medidas aprovado pelos governos Temer e Bolsonaro”, diz Puty, citando as revisões do teto de gastos e da reforma trabalhista, também no radar de Lula. Taxação de grandes fortunas e sistema tributário progressivo são outras demandas.

O processo, em fase inicial, envolverá consultas populares, uma plataforma digital e seminários regionais, culminando em um documento que será submetido à executiva nacional. O material também deverá servir de base para candidaturas do PSOL, como a de Guilherme Boulos a governador de São Paulo.

“A tarefa do PSOL nesta eleição é apontar um futuro para o país e o futuro da esquerda”, afirma Puty. “Tem muita coisa que a gente precisa reconstruir após Bolsonaro, mas não pode se tratar de simplesmente uma volta ao passado. Temos é que planejar o amanhã, olhar para a frente.”

Falando da vontade do partido de “funcionar como um elemento propulsionador da esquerda no Brasil”, o ex-deputado diz que “provavelmente o PT vai ter certos compromissos que o PSOL não tem”, daí o desejo “de ajudar o país a avançar tendo à sua frente um presidente progressista”.

“Temos que discutir questões como o papel social do sistema financeiro. O sistema está atuando para promover o bem comum? Sem falar no debate sobre o papel público dos meios de comunicação privada e a função das Forças Armadas, que têm que defender o Brasil, e não interesses de nações estrangeiras.”

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf