Vereador paulistano ligado ao MBL segue reaparecendo na política

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Após acusar um ex-colega da Câmara Municipal de São Paulo, Zé Turin, de convidá-lo para integrar um esquema criminoso de desvio de emendas parlamentares, o vereador Fernando Holiday (Novo) diz temer por retaliação. Em parceria com o Ministério Público e com autorização da Justiça, ele gravou a proposta de corrupção feita por Turin.

Ligado à Zona Sul de São Paulo, Turin foi eleito pelo PHS em 2016, mas não conseguiu renovar o mandato em 2020. Após seu partido se fundir ao Podemos, ele migrou para o Republicanos, do qual se desfiliou após a última eleição municipal.

Holiday diz ter sido abordado por Turin em fevereiro de 2021. O esquema envolvia, segundo ele, a criação de CNPJs laranjas para as quais seriam repassadas verbas oriundas de emendas parlamentares, com o propósito de realizar eventos culturais na periferia. O ganho para os envolvidos se daria no superfaturamento da organização desses eventos e no cachê de artistas contratados.

— Ele me procura após as eleições, dizendo que tinha sido abandonado pelos parceiros políticos dele, e que queria fazer novas parcerias. Ele me oferta ser intermediador desse esquema, onde ele me repassaria em torno de 40% do desvio — afirma o vereador.

Globo