Insultado por Bolsonaro, presidente de Portugal encontra Lula

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

O ex-presidente e pré-candidato à presidência Lula (PT) se encontrou com o atual presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, na manhã deste domingo (3).

A reunião aconteceu no Jardim Paulista, na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento. O diplomata Celso Amorim, que foi ministro das Relações Exteriores de Lula, estava presente no evento.
O atual líder português deve se encontrar com alguns dos ex-presidentes. Na sua agenda estão programadas também conversas com Michel Temer, e ele disse que deve encontrar Fernando Henrique Cardoso – apesar de a reunião não estar na agenda oficial.

Rebelo iria conversar com Jair Bolsonaro (PL), porém o encontro deve ser desmarcado. No seu blog no g1, Valdo Cruz informou que o presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato à reeleição pelo PL, decidiu impor uma retaliação ao presidente de Portugal.

Durante a visita ao Brasil, o chefe de Estado português tinha uma audiência prevista com Bolsonaro na próxima segunda-feira, em Brasília, mas o presidente brasileiro mandou avisar aos emissários portugueses que audiência estaria cancelada se Rebelo de Sousa se encontrasse com Lula.

Em entrevista realizada antes de embarcar ao Brasil, Rebelo ressaltou a diferente forma que Portugal e Brasil estão lidando com a guerra na Ucrânia e indicou que os dois países se aproximaram bastante nos anos anteriores. Disse ainda que uma desconversa com Bolsonaro não os separaria.

G1