Leite afirma que governo Lula terá o mesmo destino de Dilma

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini e Rodrigo Ziebell/Palácio Piratini

O governador do Rio Grande do Sul e presidente interino no PSDB, Eduardo Leite, afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “passa mensagem ambígua” sobre a política fiscal, e que o terceiro mandato do petista dá sinais de que poderá se assemelhar ao governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), destituída do cargo por impeachment em 2016.

“As incertezas sobre quais serão os rumos da política fiscal desse governo geram apreensão e retraem investimentos no país”, afirmou.

“Lula será Lula 1, Lula 2 ou será Dilma? Há sinais de que o novo governo se assemelhe mais ao que foi o governo Dilma, no qual o Brasil encolheu, um governo que levou o país à maior recessão de sua história”, afirmou.

Leite também associou o que classificou como ambiente de incerteza do governo Lula, no âmbito fiscal, ao fato de o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não ter experiência no cargo.

“E à medida em que a escolha para o Ministério da [Fazenda] Economia foi de alguém que não tem histórico de atuação na área econômica, e eu respeito o ministro Haddad, acho um acadêmico e um político com boas intenções… Mas não há um restrospecto que nos permita analisar, que a gente saiba como ele pensa”, disse.

Sobre a viabilidade de haver uma reforma tributária, Leite disse que “depende fundamentalmente da vontade do presidente da República”.

“Se a articulação for relegada a um segundo nível, não será aos olhos dos parlamentares que vão votar a bandeira do governo”.

Valor