Alckmin quer Brasil exportando para América Latina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: CNM/Divulgação

Geraldo Alckmin, presidente em exercício, defendeu que o Brasil aumente o comércio com seus vizinhos da América Latina. Falando nesta quarta-feira (12/4) em um evento para empresários, em Brasília, ele lembrou que os acordos comerciais com os países próximos correspondem a um quarto do total das transações pelo país.

“No mundo, embora globalizado, o comércio é tremendamente intrarregional”, afirmou o vice-presidente da República, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

De acordo com Alckmin, o comércio entre os vizinhos de fronteira Estados Unidos, Canadá e México é 50% entre eles. O vice-presidente ressaltou que na União Europeia e na Ásia esses números são ainda maiores, sobem para 60% e 70%. No entanto, as transações comerciais entre Brasil e os demais países da América Latina não passa dos 26%.

“Temos que começar pelos vizinhos, então, fazer um grande esforço comercial na região, que é para onde nós vendemos caminhão, automóveis, ônibus, autopeças, linha branca, produtos de valor agregado”, disse Alckmin, na abertura de evento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base.

Alckmin lembrou que a ampliação dos acordos comerciais entre o Brasil e os países da América Latina estão entre as prioridades do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Ele recordou que o presidente iniciou sua gestão visitando Argentina e Uruguai.

Metrópoles