Alckmin critica ataques a Lula por respeitar Venezuela

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert Secom/PR

O vice-presidente, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira (3) que “não existe risco de o Brasil virar comunista”, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “salvou a democracia”. Além disso, minimizou as declarações recentes do petista, que relativizou o conceito de democracia ao falar sobre a questão da Venezuela.

“Isso não existe (comunismo), mas nem na China. Não tem nenhum risco do Brasil ser comunista, virar comunista. Isso é história da carochinha”, disse Alckmin durante entrevista à rádio Bandnews FM.

Pesquisa Datafolha divulgada no último sábado (1º), mostra que 52% dos entrevistados acreditam que o Brasil corre risco de virar comunista. Do total do número de entrevistados, 33% concordam totalmente e, 19% concordam parcialmente.

O instituto de pesquisa ouviu mais de 2 mil pessoas entre os dias 12 e 14 de junho. Ou seja, o levantamento ocorreu cerca de 15 dias antes do presidente Lula declarar que tem orgulho de ser chamado de comunista.

Na semana passada, durante entrevista à rádio Gaúcha, o presidente Lula disse que o conceito de democracia é relativo e saiu em defesa do presidente da Venezuela Nicolas Maduro.

Questionado se concordava com as declarações de Lula, que já foi adversário histórico de Alckmin nas urnas, o vice-presidente minimizou as falas do petista.

“O presidente Lula salvou a democracia. Não há dúvidas de que a democracia corria riscos e riscos sérios. Basta ver ai o (dia) 8 de janeiro”, pontuou.

“Em relação a Venezuela, o que o presidente Lula tem colocado é que não devemos entrar em problemas internos de outros países e respeitar a autonomia de outros países”.

Em seguida defendeu a relação bilateral entre as duas nações, que foi suspensa durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Alckmin disse que a Venezuela é um país grande e importante na América Latina. “Temos que ter relações comerciais com a Venezuela até mesmo para cobrar o que eles nos devem”.

“Temos que tomar cuidado de pegar frases, assim, soltas. A história do presidente Lula mostra o seu compromisso com a democracia. Ele é fruto da democracia, é a favor da democracia”.

O vice-presidente disse ainda que a questão da polarização política é um fenômeno mundial e que o conceito de direita e esquerda está “superado”.

As declarações polêmicas do presidente Lula deixaram seus auxiliares em saia justa. Na semana passada, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse desconhecer o contexto das declarações do petista, mas pontuou que ambos comungam dos mesmos valores da democracia. Ainda assim, pontuou que tem ponto de vista de Lula sobre a questão da Venezuela.

“Eu tenho uma visão particular sobre o governo da Venezuela, que é um governo que não respeita os direitos fundamentais, a liberdade de expressão, o direito do cidadão poder ir e vir, e poder fazer suas críticas ao governo”, disse à época.

O Tempo