Chegou a hora da verdade para as pesquisas

Opinião do blog

A imprensa ligada ao PSDB se aproveitou do fato de que Datafolha e Ibope – ligados a ela e que detectaram com atraso a ascensão de Dilma no início da campanha oficial – foram a campo mais perto do primeiro turno e tratou de vender a historinha de que “acertaram mais”, apesar de que todos os quatro grandes institutos – incluindo Sensus e Vox Populi – mostravam a tendência do que ocorreria de fato.

Na semana que antecedeu 3 de outubro, os quatro institutos mostravam que Marina Silva vinha subindo acima da margem de erro e que Serra até crescia um pouco, mas dentro da margem de erro. E que Dilma vinha sofrendo sangramento de votos fora da margem de erro.

Os boatos religiosos encomendados pelo PSDB a líderes católicos e evangélicos e o apoio à boataria pela imprensa ligada ao partido – que inclui o maior grupo de mídia do país e sua mega tevê, os três maiores jornais e a maior revista semanal – fizeram grupos religiosos radicais que se opõem uns aos outros trabalharem para postergar a decisão final do eleitorado.

Agora, porém, chegou a hora da verdade. Ao contrário do primeiro turno, quando houve maior volatilidade entre as candidaturas com um movimento radical de ascensão de Dilma no começo da campanha e com a disparada de Marina Silva na reta final, ficará mais fácil comparar o trabalho dos institutos, pois o que marcou o segundo turno foi a estabilidade das candidaturas, com leve vantagem para Dilma.

A profusão de pesquisas na reta final do segundo turno dará elementos para detectar claramente que instituto conseguiu se aproximar mais do que ocorrerá realmente.  Ibope, Datafolha, Sensus e Vox Populi fizeram as suas pesquisas entre sexta-feira e sábado.

A grande pergunta, cuja resposta mostrará que instituto foi mais preciso – pois o viés político de certos institutos foi sepultado depois da representação do Movimento dos Sem Mídia à Procuradoria Geral Eleitoral, que determinou abertura de inquérito na Polícia Federal –, é sobre a vantagem que Dilma Rousseff deverá ter sobre José Serra.

Vejam o que diz cada um desses institutos sobre a vantagem de Dilma em relação a Serra.

Datafolha

10,87 pontos percentuais

Ibope

13,04 pontos percentuais

Sensus

14,45 pontos percentuais

Vox Populi

13,33 pontos percentuais

Note-se que entre o número do Sensus e o do Datafolha há uma diferença de 3,58 pontos, equivalente a quase cinco milhões de votos. O Datafolha, portanto, mais uma vez diverge dos outros institutos – no primeiro turno, quando Ibope, Sensus e Vox Populi já registravam empate entre Dilma e Serra, o instituto do Grupo Folha dava vantagem de até 12 pontos percentuais para o tucano.

Neste domingo, o Datafolha tem oportunidade de compensar “erros” do primeiro turno ou de aprofundar a percepção de que foi parte da campanha de Serra. Por outro lado, Sensus e Vox Populi – e, sobretudo, este – terão oportunidade de esfregar um maior acerto na cara da grande imprensa, que lhes fez as mais graves acusações.

Chegou a hora da verdade para os institutos de pesquisa, finalmente. Talvez saber qual deles acertou mais – ou errou menos – seja questão mais importante do que o resultado da disputa entre Dilma e Serra, que parece – eu disse parece – que não trará surpresas. A menos que os quatro institutos, desta vez, tenham cometido, em bloco, o maior e mais incrível erro estatístico da história deste país.