Dilma e o controle remoto

Aviso

Para quem gosta de acreditar que cada primeiro ato público de um governante eleito dá pistas sobre seu comportamento futuro, a concessão por Dilma Rousseff à Record de sua primeira entrevista oficial é um prato cheio. O fato pode indicar desdobramentos de relevo no futuro próximo.

Curiosamente, devido à maior audiência da Globo, leitores não souberam do fato imediatamente e, assim, vieram reclamar, no primeiro dia útil após a eleição de Dilma, de que ela teria concedido a sua primeira entrevista ao Jornal Nacional, da mesma Globo que tantas armou contra si e contra o presidente Lula.

Dilma afirmou, sem meias palavras, que considera o controle remoto como o único que pode ser usado para controlar o comportamento de uma concessão pública de televisão.

O ato estudado de escolha da Record como primeira emissora a que concederia entrevista, e a postura que adotou na entrevista à segunda emissora, a Globo, insinuam que a nova presidente será menos veemente do que Lula contra posturas agressivas da imprensa contra si, ao menos do ponto de vista retórico, mas que talvez seja menos passiva.

Se não assistiu, assista, abaixo, a primeira entrevista da presidente eleita, Dilma Rousseff, à imprensa brasileira.