PF ouvirá blogueiro sobre fraude em pesquisas eleitorais em 2010

Aviso

Este post traz uma boa e uma má notícia sobre o seu país, leitor. A boa é a de que o Brasil pode estar deixando de ser a zona que sempre foi; a má é a de que ainda falta muito para que isso aconteça.

Explico: na última sexta-feira, recebi, em casa, intimação da Polícia Federal (vide imagem acima) para comparecer à sua sede em São Paulo, na Lapa de Baixo, para depor sobre uma das duas denúncias que o Movimento dos Sem Mídia fez à Procuradoria Geral Eleitoral no ano passado – e que este vosso servo assinou.

Serei ouvido sobre a primeira denúncia, que foi sobre fraudes em pesquisas eleitorais que a imprensa denunciou no primeiro semestre de 2010 e que me fez acionar a ONG que presido de forma a representar contra os institutos Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi.

Para refrescar as memórias de alguns e informar a outros, reproduzo, abaixo, matéria do Portal IG publicada em 12 de maio de 2010:

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/procuradoria+pede+que+pf+investigue+pesquisas/n1237617849733.html

Aquela medida do Movimento dos Sem Mídia produziu um efeito imediato.

Em março de 2010, quando o Vox Populi e o Sensus davam empate técnico entre Dilma e Serra, o Datafolha dizia que a diferença a favor do tucano era de 10 p.p. Em abril, o mesmo Datafolha aumentaria essa vantagem ainda mais, para 12 p.p.  Em maio, a Procuradoria Geral Eleitoral aceita a representação do Movimento dos Sem Mídia e emite um despacho à Polícia Federal para que instaure inquérito a fim de apurar possível crime eleitoral de falsificação de pesquisas. Na pesquisa seguinte do Datafolha, a vantagem de Serra sobre Dilma desaparece e os dois aparecem empatados.

Veja, abaixo, o gráfico que reproduz o que ocorreu com as pesquisas do Datafolha naquele período.

Infelizmente, a histórica falta de dinheiro do MSM – que, por imposição estatutária que adotou por moto próprio, não pede e não recebe dinheiro público – não lhe permitiu fazer com que o processo andasse mais rápido, pois, para tanto, a organização teria que manter ponte aérea entre São Paulo e Brasília. Todavia, a intimação supra reproduzida mostra que andou mais lentamente, mas andou.

Veja só, caríssimo leitor: um cidadão fez uma denúncia em seu blog, mais de duas mil pessoas assinaram deixando comentários de apoio, esses comentários foram impressos e protocolados na Procuradoria junto com a representação e agora, em nome daqueles milhares de cidadãos, irei me pronunciar no inquérito.

O processo prossegue e, no que depender de mim, irá até as últimas consequências, pois esses golpes de esperteza em períodos eleitorais, essas “balas de prata”, precisam acabar.

Nesse contexto, ser intimado para me pronunciar sobre a denúncia do Movimento dos Sem Mídia significa instituições funcionando. Significa que aqueles espertinhos que tentam manipular a opinião pública para votar como querem agora sabem que tem gente disposta a não aceitar isso passivamente.

Sobre a má notícia de que ainda temos muito a percorrer antes de nos tornarmos um país totalmente civilizado e que, por isso, não permite fraudes eleitorais, note-se que o processo só começou a andar mesmo quase um ano e meio após a denúncia…

Seja como for, é vital para a democracia que armações eleitorais não fiquem impunes. Do contrário, continuarão se reproduzindo a cada eleição, como tem sido desde sempre. Mas, pelo menos, estamos contribuindo para que isso mude.

129 comments

  • Caro Edu,menos mal ,que ande devagar ,mas que ande.É como um pobre construindo uma casa ,um tijolo por vez , até termina-la .Eu tenho 33 anos construindo uma de dois pavimentos, estou quase terminando!!rssss

  • Parabens, Edu, isso mostra a força dos blogs e de uma ação bem feita! Sua ação é muito importante para o país, pois muitas pessoas sao influenciadas pelas distorções em pesquisas.

  • Estimado Eduardo,
    Parabéns por nos representar tão bem . Fico feliz por ser uma das duas mil pessoas que assinaram a representação.
    Boa sorte no depoimento.
    Abraços.

  • Caro Eduardo,
    desta vez estou do lado dos otimistas: “antes tarde do que nunca”. Considero essa convocação uma pequena vitória. Pelo pouco que conheço de você (por meio dos posts) sei que irá pra esse depoimento muitíssimo bem documentado e fará valer a voz de todos nós.
    abraço

  • Um ano e meio depois das últimas eleições é o fato negativo. Mas a um ano das próximas eleições, um fato positivo. Estamos investindo na “mercado futuro”, na busca da isenção (na medida que for possível). A lupa foi pra cima deles. Eles gostam de “investigar” mas não gostam de ser “investigados”. Parabéns.

  • Sei que toda luta representa dedicação e gastos de várias formas, de tempo, de dinheiro e desgaste físico também. Portanto se precisar de ajuda de certa forma, é só lançar uma conta bancária, que muitos irão ajudá-lo. Apesar de não ter assinado esta denúncia, quero desejar-lhe toda sorte do mundo.

  • Parabéns, Eduardo! Antes tarde do que nunca!

    Esse é um dos golpes mais manjados que a parceria (Mídia / Institutos de Pesquisa) sempre utilizou para favorecer os candidatos da direita.
    Quando não existe a menor possibilidade de se ter uma aferição mais ou menos precisa do posicionamento do eleitorado, os institutos “amigos” (quase todos) inflam os candidatos de preferência da direita (com os resultados devidamente alavancados pela mídia) de modo que os mesmos, como consequência dessa posição fictícia de “liderança” nas pesquisas, passem a ser beneficiados pelo forte apego do eleitor de “votar no que está ganhando” ou de “não votar em quem não tem chances”.

    Isso é mais velho do que andar pra frente e um dos exemplos mais gritantes desse golpe baixo foi a não ida de Marta Suplicy para o segundo turno da eleição para governador de São Paulo em 1998.

    Com certeza, Eduardo, graças à sua atuação e à investigação da PF, agora vão tomar mais cuidado na hora de fraudar as pesquisas.

  • Caro Senhor Eduardo
    Admirável a sua disposição em lutar por todos nós brasileiros. Fico entusiasmada toda vez que entro no blog e me deparo com informações valiosas como esta que acaba de postar. Agradeço por ser tão determinado, saiba que tenho aprendido muito lendo e refletindo os seus textos!

  • Eu asasinei e vou acompanhar todo o processo demore o que demorar.
    Confio em vc Eduardo, enquanto nosso representante para derrubar as maracutaias
    destes sinistros Institutos de Pesquisa.
    Um abção!

  • Eduardo,

    Lembre-se que é importante você também fazer várias perguntas!!!

    Deixe “no ar”, para o Delegado as várias teses e hipoteses possíveis.

    Lembre-se que você lidará com uma pessoa capacitada, mas totalmente letrada pela VELHA MIDIA.

    É importante desfraldar para eles o processo em seu inicio, meio e fim.

    Mostre para ele o caminho a seguir…

    abs,
    e boa sorte !!!

  • Edu, no outro post eu disse que VOCÊ É O CARA!
    Voce disse que não…
    Acho que tu tá enganado…
    Vái lá e detona!
    Grande abraço e muita luz para você!

  • Com esta atual Policia Federal, é melhor voce colocar as barbas de Molho , pois é provavel que de testemunha voce passe a réu numa rapidez supersonica .

    De qualque modo como tambem assinei petição á época , espero que a investigação siga o curso normal e não da forma como foi feita com a Sathyagraha onde um Banqueiro corrupto e Boleiro passou á ser a vitima e seus acusadores os investigados.

    No Brasil existe justiça e “justiça” , se é que voce me entende , notadamente quando poderosos estão envolvidos .

    Vamos esperar e ver se Banana não come macaco nesta estória .

    Todo Apoio !

  • Uau ! !! Beleza !!

    Sucesso, companheiro Eduardo !!!

    Em tempo : Não esqueça de levar exemplares da revista lixo e da folha ditabranbda dos três últimos meses de campanha .

  • FORA DE PAUTA: (mais investimentos, para azar dos bicudos ,demon ios e do pig )

    Concretização depois de 32 anos de sonho dos cearenses

    Depois de 32 anos que o estado do Ceará se prepara para ter uma siderúrgica, o projeto começa a se desenvolver. O empreendimento está em fase de terraplenagem com previsão de conclusão em 2014

    Empreendimento está na fase de terraplanagem. Está sendo executado o setor 3 (169ha de área) com 40% dos serviços concluídos (EDIMAR SOARES)

    Ter uma siderúrgica no estado e estruturar o tão desejado polo metalúrgico é um sonho antigo que atravessa gerações. O primeiro projeto de uma siderúrgica no Ceará é da época do ex-governador Virgílio Távora, em 1979. Mais de 30 anos depois, pela primeira vez, as obras estão avançando em fase de terraplenagem.

    Dentre os grandes empreendimentos pensados para o estado, é um dos mais avançados e também o único a estar na Zona de Processamento de Exportação do Pecém (ZPE-Pecém). O atual projeto não é mais o primeiro pensado. Agora, o empreendimento tem uma composição societária totalmente diferente.

    A brasileira Vale uniu-se às sul-coreanas Posco e Dongkuk Steel para estruturar a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). A expectativa é de aumentar em 6% o Produto Interno Bruto (PIB) Estadual na fase de construção.

    Pelo cronograma, o empreendimento deverá entrar em operação em 2014. Na primeira fase, o valor estimado é de US$ 4,2 bilhões, mas “por se tratar de política da empresa”, não é possível informar quanto já foi aplicado desse total.

    Obras

    O POVO visitou o canteiro de obras da siderúrgica. As frentes de trabalho para terraplenagem (técnica para aplainar e aterrar o terreno) foram divididas em quatro setores. Atualmente está sendo executado o setor 3 (169 ha de área) com 40% dos serviços concluídos. A área é destinada às construções mais importantes, como as áreas do Alto Forno e da Aciaria. Nessa fase, estão sendo gerados 150 empregos diretos e indiretos.

    A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos até fevereiro de 2012 com início da nos setores 1, (89ha), 2 (111ha),4 (130ha). Os setores serão executados em paralelo com previsão de conclusão final da terraplenagem em dezembro de 2012.

  • O Consórcio do inferno,cada vez menor…

    Com apoio oficial, PSD enfraquece oposição no Nordeste
    Publicado: 28 de novembro de 2011 às 8:25 | Autor: Eliomar de Lima | Categoria(s): Brasil, Política |

    “O recém-criado PSD virou linha auxiliar da presidente Dilma Rousseff no Nordeste, atraindo ex-oposicionistas e fortalecendo o governo para as eleições de 2012.

    Com apoio de governadores aliados, a cooptação de deputados, prefeitos e vereadores para a nova sigla do prefeito Gilberto Kassab está redesenhando o mapa político da região, onde Dilma bateu o tucano José Serra no ano passado com 70% dos votos.

    Nos nove Estados nordestinos, o PSD já tem sob seu comando 234 prefeituras.

    Siglas de oposição como PSDB e DEM (que no passado teve nos grotões nordestinos a sua fortaleza política) foram as que mais perderam nos três maiores colégios eleitorais da região: Bahia, Pernambuco e Ceará.”

  • Parabéns Eduardo. Eu fui um dos que assinou o abaixo assinado, e apesar da demora acho que nossa cidadania está sendo reconhecida. É um pequeno passo, mas dá esperanças para continuarmos nossa luta, graças a você. Por isso meu agradecimento, pois voce é a voz dos cidadãos de bem nesse pais.

  • Apoaiador deste o início, fico feliz com o andamento da investigação pela PF, que certamente contribuirá para o aperfeiçoamento da nossa Democracia e do processo eleitoral. A iniciativa do amigo Eduardo e do MSM, que somos todos nós, os 99% sem-mídia.
    Parabéns e nem um passo atrás!

  • Salve Eduardo1
    Muito boa notícia.
    Mais uma vitória do MSM,da sua pertinácia e lucidez e de todos aqueles que apoiam e seguem a sua trabalhosa e brava luta.
    Valeu e valerá ainda muito mais depois que você comparecer e colocar os pontos nos is.

  • Então, Edu. Quando vc esteve em Rio Claro, para aquele Fórum que valeu como prévia para a Conferência Municipal de Comunicação, fazia pouco tempo que eu o “conhecia”, por meio do seu blog. Durante os debates, contudo, e após sua explanação, cutuquei um amigo e disse: esse cara é um cidadão lapidado. Explico melhor: alguém que conhece suas raízes, se interessa pelas pessoas do prédio em que mora, da rua onde está o prédio, do bairro em que a rua se localiza, da cidade, da favela que avista ao percorrer a desvairada paulicéia e que vê ainda mais longe, além das divisas dos estados, além fronteiras do país.É um imenso orgulho estar entre os seus amigos, Edu. Não importa se no primeiro, segundo ou quinto escalão. Acho até que este é o sentimento da maioria das pessoas que frequentam seu blog. Incrível o que vc está conseguindo, cara! É o que chamo de cidadania lapidada. Abraço patriótico e grande beijo em toda a família, na caçulinha, especialmente.

  • Parabéns, Eduardo. Isso prova que a sua luta tem valido a pena. Por mais que demore, por mais que pareça difícil, não desista nunca, por favor. Você faz tudo isso por muita gente brasileira. Obrigada.

    • Edu, como voce disse, os caras não vão mais poder usar as pesquisas da maneira que quiserem, manipulando, distorcendo, sabem que existem cidadãos de olho nessas manobras escusas, nunca foram incomodados em suas manipulações.

      Essa representação do MSM e o Inquérito da Polícia Federal são um marco e garantia no processo eleitoral brasileiro.

      E como já existe esse Inquérito da PF aberto para investigar fraude em pesquisas eleitorais, se aprontarem de novo basta anexar essas novas informações e colocar os Federais na caça desses inimigos da democracia e do nosso país.

      • Cai na real. O depoimento do Eduardo não vai fazer fá em fu nas empresas de pesquisa. Ouvirão educadamente, servirão cafezinho e depois arquivam tudo por inconsistência de provas.

        • Decididamente o senhor Anselmo Buinning é um completo imbecil,ou deve achar,no minimo,que o companheiro Eduardo é irresponsavel a ponto de ir a um depoimento na Policia Federal sem elementos suficientes para fundamentar as denuncias em pesquisas eleitorais em 2010.O jogo da direita é sempre o mesmo,desqualificar o adversario,desmoraliza lo.No argumento a direita fracassada perde até em discussão de boteco.A direita não tem moral,seus integrantes não têm carater.A direita so tem empafia,arrogancia e preconceito.

  • Estaremos todos presentes através de seu depoimento. Os signatários, entre os quais me incluo, e os que chegaram mais tarde. Obrigada por dedicar seu tempo à defesa da cidadania, Eduardo.

  • Edu, parabéns, tenho certeza que você será sempre lembrado e fará parte da história nas eleições brasileira. Sinto-me honrada em ter participado do abaixo assinado, Na audiência, sinta a nossa presença e a nossa força. Valeu grande guerreiro. abs

    Beijos para Vitória.

  • Parabéns eplo ato de cidadania e coragem….todos nós eleitores junto a voce nos sentimos de certa forma tambem honrados com a atitude de “reação” ….Todos nós brasileiros que torcemos por um Brasil., onde a eterna canalhada….sempre navegaram em “mar” sereno”….agora graças aos excelentes governos de LULA e a nítida percpção de que não só todos nós brasileiros.e até mesmos os despeitados , pudemos saber “lá” atrás que ALGO MERECEIA SER DEFENDIDO A TODO CUSTO” para preservar um”PROJETO” de BRASIL….que estáva dando certo e que precisaria continuar dando certo…..que precisávamos impedir que as patas do entreguista “eternos” pudesssem tentar travar o “crescimento” que por séculos” e séculos” os paises que ´nos invejam e nos sugaram sempre tentaram impedir que esse gigante Brasil, um dia pudesse se levantar e ser um Páis do presente e não de um futuro útopico e enganador que sempre nos engabelaram e que nunca vinha, ….o bolo crescia e na hora de comer nosso pedaço….cadê o bolo….o gato comeu,….ou melhor “os gatos” pois o que mais tem este Pais é fariseus se posando de ético e hopnesto e acusando aos outros e sendo elels mesmo as maoires aves de rapina…..ESTAMOS DE PARABÈNS E NÃO ESMORECEMOS E NÃO ESMORECEREMOS E A CADA NOVA ENVESTIDA DA “CANALHADA” FICAMOS MAIS ESPERTOS , MAIS SAGAZES E MAIS ANTENADOS PARA REVIDAR COM AS ARMAS QUE ELES(O *pig) E OPOSISAÕ E A ELITE SEM-VERGONHA COSTUMA USAR……JÁ NÃO SOMOS MAIS CARREGADORES DE COMPLEXOS DE “PUROS” E “SANTOS”…QUE RECEBAMOS UMA BOFETADA E OFEREÇAMOS A OUTRA COMO TANTO PETISTAS E ADMIRADORES QUE NA TENTAIVA DO GOLPE DA MPIDIA COM A HISTORIA DO MENSALÃO TENTOU NOS GOLPEAR…E QUE “ALGUSN INOCENTES ÚTEIS SE ABDEARAM DE NOSSAS “FORÇAS” POR FALSA “MORALIDADES” IDIOTAS…COMO SE TIVESSEM ACREDITADO QUE OS ADVERSÁRIOS FOSSEM “SANTINHOS” E NÓS OS DIABINHOS…QUE SE ENCAMIHEM TODOS , OS BOCÓS E OS OPOSISIONISTAS PARA O QUINTO DOS INFERNOS ,,,,,NÃO DAREMSO MOLE, PARA CANALHAS TIRANDO ONDA DE “SANTOS” QUANDO EM SEUS SUPOSTOS GOVERNOS IMPERARAM….AS MAIS VICERAIS ROUBALHEIRAS E A IMPRENSA SEMPRE COLOCOU EMBAIXO DO TAPETE, PARA FICAR NA BOA E TAMBÉM FAZER DAS SUAS!!!! VAMU QUE VAMU E A LUTA NÃO PARA E NEM PARARÁ, E CADA VEZ MAIS SEREMOS MELHORES NA “ESTGRIMA

  • Parabens Eduardo.
    Não deixo de dizer que VOCÊ FAZ A DIFERENÇA..
    Me sinto honrado fazer parte dessa familia Cidadã que você representa.
    Vai ai um fraternal abraço.

  • Eduardo
    Sinceros parabéns por mais essa vitória!
    Essa importantíssima notícia,sobre o posicionamento do Brasil,em conjunto com os demais países que compõem o BRICS,na semana passada,diante da tentativa que estão armando os países ricos de invadir a Síria,foi escondida pela grande mídia cautelosamente.
    Mas um blog furou o bloqueio:
    http://redecastorphoto.blogspot.com/2011/11/brics-bloqueiam-os-eua-no-oriente-medio.html
    Fiquei contente com essa notícia que indica que o atual Governo Dilma está seguindo na política exterior a mesma linha adotada nos Governos do nosso querido Lula.

  • Força eduardo!

    A vida não é facil, mas afinal quem disse que seria, e voce esta fazendo a diferença.
    Sua luta esta sendo reconhecida.
    Parabens e novamente força!

  • Nossa, que coisa boa. Como sofremos durante essa campanha. Realmente é um alento.
    Parabéns Edu. É um regozijo. Parco, frente a esse imobilismo contra os ataques da mídia.
    Quem sabe, é a hora.

  • Caro Edu.
    Excelente notícia. Agradeço muito por você nos representar e peço a Deus que o ilumine no seu depoimento. Desculpe-me uma pontada de pessimismo, mas, para mim, há um problema: não consigo confiar nessa nossa (in) Justiça.
    Parabéns e força total!
    Um forte abraço

  • Edu, parabéns a você pelo trabalho, dedicação, esperança e,…. otimismo, que afinal, sem ele não se alcança nenhum objetivo, mas, desculpe-me a frieza de análise.
    Demorar um ano e meio para ser convocado (ainda tem essa coisa desagradável, ser “convocado” para comparecer numa data e hora da conveniência deles) a prestar depoimento sobre um fato ocorrido, que traria consequências poucos meses depois de ter sido denunciado, soa como uma demonstração inequívoca de deboche com a causa popular, aquela que não tem um grande patrocinador. Se o patrocínio fosse da grande midia, o assunto teria se desenrolado em poucos dias.
    Infelizmente precisamos lutar muito ainda pois nossa democracia funciona lubrificada pelos poderes sem escrúpulos do capital.
    Mas, torço para que o desenrolar traga repercussão para casos futuros.

  • Sob as barbas do PT, que estava acreditando nas tais pesquisas, a Direita preparava o “Golpe das Pesquisas”.
    Aí, o Eduardo “acabou com a festa”, digo golpe.
    Aquela “historinha” do C. A. Montenegro contada ao Ricardo Kotscho, nunca mais vai sair da minha cabeça.
    Quando a li fiquei estupefato, com o Montenegro?
    Não, com o Ricardo Kotscho…

      • Montenegro do Ibope disse ao Ricardo Kotscho em 2009, que Dilma teria 1% dos votos e mais 15% de transferência de Lula, e que Serra seria eleito em 2010.
        Kotscho levou a sério, eu não.
        Deixei isso claro logo que li a entrevista.
        O Kotscho costuma dar derrapadas nessa área, vide na Record News.

        • Primeiro, parabéns Edu, a vitória e tua e nossa.
          Agora, com todo respeito ao histórico do Kotscho, mas em alguns momentos ele posiciona como se não estamos em um jogo de forças políticas de interesses de classes. Ele expressa a identidade, do que diz um colega jornalista, são ‘os jornalistas embriagados do teor da política do social-liberalismo’. As vezes leio o seu rasgado elogia a Folha. Mas é um jornalista sério.

  • Parabéns pra vc

    ..mas te chamam por um processo (de 05/10) desta envergadura e implicação só agora ? ..eu não me iludo não ..as Instituições aqui NÃO funcionam, e a maioria dos que estão no poder sabem e não querem que elas funcionem

    Faltam leis, juízes e cadeia, falta GENTE honesta que tenha disponibilidade e coragem ..falta tudo, até vergonha na cara

    curiosidade e desabafo – aqui em SP luto sozinho por uma praça há 2 anos (+/- 2 campos de futebol) ..suspeitei de quem disse que era dono, fiz levantamento em 2 meses (cartório, PMSP, regional etc) ..Juntei documentos irrefutáveis dizendo que aquele local foi GRILADO, tem registro VICIADO ..montei processo ligeiro pra reaver o local pra população, pra CIDADE ..e até agora aguardo, hora funcionário dorme, noutra esquece, noutra sai de férias, cozinha, tripudia ..enfim, é o país do “deixa estar pra ver como é que fica” mesmo

  • É isso aí Eduardo!
    Com atitudes como a sua é que vemos que o futuro será glorioso para este país.
    Assinei a denúncia e continuo apoiando sua iniciativa!
    Não desista nunca, pois nosso Brasil para todos existe!
    Abs,

  • Bom dia, se vc já é um guerreiro como cidadão comun,imagine quando for nosso deputado federal, que terás voz ativa, poderá aprovar projetos como controle da mídia e por aí afora… eu sou ex bancário e estou desempregado, quem sabe pode me contratar para ser seu motorista em brasília, aí eu passarei de desempregado a emgravatado…abraços eu tenho muito orgulho de ti cara,abraços a todos…

  • A grande vitória mesmo foi acabar com a fraude durante a campanha. Tenho certeza que aquilo fez diferença no resultado das eleições. Em minha opinião, como já escreví antes aqui, sem a blogosfera Serra teria vencido pela força da mídia partidária, desonesta e enganadora, que persiste até hoje.

  • Bom Dia! Eduardo fico feliz pela notícia postada, eu assinei esta petição e como sempre me senti bem representado.
    Se precisar de apoio estarei aqui, porque a democracia e política se faz no dia a dia, e sempre que posso indico este BLOG para discussões e debates por ser equilibrado e aberto as idéias.
    Serenidade e provas, o que puder apresentar sempre contara a favor da democracia.
    Abraço Fraterno.

  • É Eduardo, realmente temos que andar muito ainda.Na minha cidade um ex prefeito que responde a mais de cem processos por improbidade administrativa, nas eleições passadas teve sua candidatura “liberada” pela tal justiça(?) eleitoral e o pior, teve muitos incautos ou aproveitadores(sempre atrás de uma boquinha)que votaram nele.

  • Parabéns Eduardo, parece que nosso trabalho de formiguinha começa a dar certo. Temos toda imprensa (com raras exceções) sempre defendendo um único lado. Ontem um vereador de Chapecó do PT, foi encontrado morto enforcado em sua casa ao meio dia… depois de dar aula toda manhã. Seria um suicídio? A polícia e a família acham que não. Assisti a notícia em duas TVs, Globo e Record. Na Globo trataram o caso como mais um daqueles que acontecem todo dia, já na Record falaram que este vereador fazia oposição a prefeitura… Marcelino Chiarello denunciou ao Ministério Público, há alguns meses, uma série de irregularidades que aconteciam na prefeitura de Chapecó. “E a decisão da Justiça foi afastar o subprefeito, Dalmir Pelicioli, cargo de confiança do prefeito, José Cláudio Caramori, do DEM”, explicou Pedro Uczai… Certamente se fosse alguém do DEM que fizesse oposição a prefeitura do PT e aparecesse morto, o termo “petralha” estaria bombando. http://militanciasocialista.com.br/noticias/nota-pela-vida-de-marcelino-chiarello/

  • É bom saber que a iniciativa do MSM surtiu algum efeito neste país, onde “a Justiça tarda, e também falha”… Na verdade, caro Eduardo, a meu ver, o Judiciário brasileiro, com a corrupção, lerdeza e ineficiência que lhe são inerentes, é o grande responsável por boa parte dos inúmeros defeitos deste país. Pena que o brasileiro médio não tenha, ainda, percebido isso…

    • Concordo plenamente. A impunidade é a grande incentivadora do crime, e no Brasil, infelizmente, o que mais se vê é os ricos, mesmo réus confessos ou presos em flagrante, ficarem impunes, até mesmo quando são condenados, como aquele jornalista que matou a ex amante em plena luz do dia, ou muitos outros que adiam julgamento até os crimes prescreverem. Durante a campanha eleitoral Serra fez várias acusações sem prova, colocou um “aqueduto” mentiroso em sua propaganda, e nada lhe aconteceu. Certamente vai continuar com a mesma atitude em eleições futuras, sem medo de punição.

  • Parabéns Eduardo pela sua tenacidade. Sem querer baixar o espírito de Poliana mas a coisa está indo. Vamos lutar para que nas próximas eleições, essas ações sejam julgadas mais rápidas, antes da votação, para que o processo eleitoral corra tranquilamente.

  • Edu nós da UPOP-JA Universidade Popular Juvenal Arduini de Uberaba também fizemos a mesma opção de não receber dinheiro público, estamos caminhando na nossa Utopia, como disse o cineasta argentino Fernando Birri citado por Galeanao, assim definiu a utopia: “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”.
    Parabéns pela ousadia, abraço fraternal das Gerais.

  • Parabéns Edu,
    notei a diferença entre as pesquisa do datafalha de março/abril de 2010 para as seguintes, mas realmente não sabia que essas mudanças seriam em decorrência da denúncia do MSM. È muito bom saber que existem pessoas como você, sérias e lúcidas.
    Gostaria de saber se há como colaborar, enquanto pessoa física, para a manutenção da ONG. Se houver, por favor me diga.
    Abço

  • Tudo, a medida que se distancia, parece menos importante, mas ao fazermos um esforço de memória veremos o quanto aquela situação da campanha eleitoral nos deixava angustiados. E é com esse sentimento que conto para me manter de pé, ou seja, podemos tomar atitudes de protesto e elas podem dar resultado, e isso também pode alimentar o processo democrático e encorajar mais pessoas. Parabéns pela iniciativa.

  • Estou muito orgulhosa pela sua atitude corajosa, Eduardo. Tenho orgulho também, por ter concordado com você para entrar nessa luta de David e Golias onde o MSM é o David. Desejo fervorosamente que nesta batalha final, o MSM e todos aqueles que não concordaram com as práticas delituosas de alguns institutos de pesquisas, ergam a bandeira da vitória.
    Quando necessitar de ajuda financeira para se deslocar de São Paulo, a fim resolver assuntos do MSM, não se acanhe! Peça-o sem cerimonha! Não tenho muito, mais creio que se a maioria que concordou que o MSM entrasse com representação contra os institutos, contribuisse com um pouco que seja, ajudaria, afinal, para tudo precisamos de grana.
    Sempre vitória!!!!

  • Como disse o colega acima: Eduardo, tu faz a diferença. Nos outros blogs, a gente comenta, no teu blog, a gente age. Abraço, paulista querido. que faz com que a gente não fique só no bla,bla,bla..

  • Muito bom, Eduardo, na verdade, excelente! Parabéns e é ótimo saber que o jogo continua sendo jogado, apesar do PiG, apesar de ter perdido, achar que “ganhou”.

  • PM: “VOCÊ CONHECE O PORCO”?

    (Tá no Blog Viomundo – Azenha)

    Estudante da USP: “A única visão que eu tinha era das botas”

    Uma estudante da USP denuncia, em depoimento, que foi agredida e ameaçada por PMs na ação de reintegração de posse da reitoria. Ela tentou registrar as agressões na polícia, mas não conseguiu.

    “Um deles pegou na minha nuca, bateu minha cabeça no chão várias vezes, na parte do couro cabeludo, para não deixar hematoma. Nisso passou um repórter da Globo, o primeiro a chegar no local. Quando eu o vi achei que era minha salvação: comecei a gritar e falar o que estava acontecendo. O repórter olhou com o maior desprezo e passou direto”.

    Depoimento dado a Raphael Sassaki:

    Eu ocupei a reitoria, participei do movimento, mas na noite da reintegração de posse, eu não dormia lá. Eu estava no meu apartamento no Crusp, quando acordei assustada com os barulhos dos helicópteros iluminando meu quarto. Em seguida, desci pra ver o que acontecia, muitos amigos estavam na reitoria.

    Ele me pegou , me disse que eu estava detida e me mandou deitar no chão. Chegaram mais dois PMs, que já me jogaram no chão para me imobilizar; eu comecei a gritar, já que eu não estava lá dentro e eles não tinham justificativa legal para me deter, eu só estava filmando.

    Foi quando um deles falou: “É melhor levar ela pra dentro”. Na delegacia falaram que eu tentei entrar na reitoria. Como eu vou entrar em um lugar cheio de polícia, passando pelo cordão de isolamento?

    Eles me levaram arrastada pra frente da reitoria, quebraram o vidro e entraram. Era uma sala escura, não havia nenhum aluno, só policiais homens.

    Lá, me colocaram de pé e mandaram deitar no chão. Como eu não fiz imediatamente o que me pediram, eles chutaram minha perna, que ficou roxa. Acredito que isso conste no exame de corpo de delito.

    Quando me jogaram no chão, um homem sentou nas minhas pernas, próximo ao meu bumbum, e dois no meu tronco, pressionando com o joelho meu corpo no chão. Havia vários em volta fazendo uma roda, porque como estavam ao lado do vidro, se alguém estivesse passando poderia ver.

    A única visão que eu tinha era das botas. A sala estava toda escura. Devia ter uns 12 homens ali, algo descomunal para imobilizar uma mulher. O que me chocou e o que os advogados querem caracterizar como crime de tortura foi que nesse momento os policiais apertaram meu pescoço e taparam minha boca e meu nariz.

    Eu sou asmática e quase desmaiei. Eles são sarcásticos, riam de mim, falavam que eu não ia sair dali. Eu gritava e batia as mãos no chão, e eles falavam “você está pedindo arrego?”

    Um deles pegou na minha nuca, bateu minha cabeça no chão várias vezes, na parte do couro cabeludo, para não deixar hematoma. Eu tentei reagir e mordi a mão do PM que segurava minha boca. Quando fiz isso, eles me falaram: “Você conhece o porco?”.

    O porco é uma bolacha de plástico que enfiaram na minha boca e me impedia de falar e dificultava minha respiração, pois sou asmática. Eu fiquei com isso na boca enquanto eles falavam: “é melhor ficar quieta senão vai ser pior”.

    Depois de vários minutos dessa situação, me prenderam com um lacre, com as mãos pra trás. Apertaram isso muito forte e me levantaram pelos cabelos do chão; tiraram o ‘porco’ da minha boca e me levaram pra outro lugar, mais iluminado.

    O “SOCORRO” DO JORNALISTA DA GLOBO

    Eu reclamava que meu braço doía muito quando passou um repórter da Globo, o primeiro a chegar no local, o que fez toda a cobertura da desocupação. Quando eu o vi achei que era minha salvação: comecei a gritar e falar o que estava acontecendo. O repórter olhou com o maior desprezo e passou direto.

    Mas os câmeras filmaram um pouco, tanto que as imagens estão no Jornal Nacional, onde eu reclamo da minha mão. Eu falando o que tinha acontecido eles não colocaram. Um cara [PM] ainda me falou “viu, não adianta nada você reclamar”.

    Eu não conseguia ficar de pé, mas eles me forçavam; um PM pegou o cassetete e apertou contra a minha garganta pra eu ficar em pé, junto à parede.

    LEIA INTEGRA:

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/estudante-da-usp-diz-que-policial-perguntou-voce-conhece-o-porco.html

  • Mais INVESTIMENTOS, menos bicudos,demonios e piguentos:(para o bem do Brasil)

    Fábrica de aerogeradores será inaugurada nesta quarta( Na Bahia)

    A fábrica conta com investimento inicial de R$ 50 milhões e tem capacidade de 300 MW por ano
    29 de novembro de 2011 – 15:00 | 0 comentário(s)fonte:

    A segunda fábrica de aerogeradores da Bahia vai ser inaugurada nesta quarta-feira, 30, às 13h30, no Polo Petroquímico de Camaçari (Via Parafuso, km 13-14). A inauguração da Alstom terá a presença do governador Jaques Wagner, do chairman e CEO da Alstom, Patrick Kron, e do presidente da Alstom Brasil, Philippe Delleur.

    A fábrica conta com investimento inicial de R$ 50 milhões e tem capacidade de 300 MW por ano. A unidade vai gerar até 150 empregos diretos e será responsável pela montagem de equipamentos para importantes projetos do setor eólico no Brasil e na América Latina.

  • Mais INVESTIMENTOS, para azar dos bicudos,demonios e da imprensa urubu:

    Após audiência com a presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, o presidente mundial da Alstom, Patrick Kron, anunciou a criação de um centro global de tecnologia em Taubaté (SP), com foco em turbinas Kaplan, utilizadas em usinas hidrelétricas. “Os investimentos para esse empreendimento serão de R$ 15 milhões”, disse. No encontro com a presidenta, Kron mencionou, ainda, a inauguração amanhã (30) da oitava fábrica do grupo no Brasil, em Salvador (BA), que empregará 150 funcionários e irá gerar por volta de 500 empregos indiretos.

  • Sem dúvida, você está contribuindo, embora esse processo evolutivo tenha muito ainda a percorrer! Assim, embora seja uma grande notícia sabermos que a investigação “andou” na PF, ainda que a passos de tartaruga, é desalentador imaginarmos não somente o ritmo lento de sua realização, que chega somente agora na fase preliminar de oitiva de testemunhas, como também nos lembrarmos de que a própria subprocuradora que permitiu a instauração desse inquérito, Sandra Cureau, comportou-se de forma no mínimo inadequada durante o processo eleitoral, sendo muitas vezes criticada como “parcial” pelas forças populares, ao agir de forma excessivamente severa com Lula e sua candidata Dilma Rousseff, ao mesmo tempo em que fechava os olhos para os inúmeros crimes eleitorais de José Serra, chegando ao ponto de, na única representação que ingressou contra o tucano, ser a responsável pelo fracasso do procedimento devido a um erro primário : não juntou naquele dispositivo legal a documentação necessária para a fundamentação de suas acusações, o que, diga-se de passagem, trata-se de um erro crasso, inadmitido até mesmo em estagiários de Direito. De qualquer forma, avanços como a efetivação concreta da Representação do MSM, que tornou-se um inquérito, em plena fase de instrução; nos mostra que avançamos um pouco no complicado jogo institucional brasileiro, com instituições ainda necessitando de uma democratização plena, avanço indispensável para que um dia consigamos fazer deste um país onde oligarquias e grupos de interesse não arvorem-se na arrogância de tentar decidir o futuro de milhões.

  • Parabéns, Eduardo, V. é o cara! Parabéns pela coragem, seu blog é a nossa voz pela verdadeira democracia. Sinto-me honrado de ter apoiado a petição.

  • Eduardo,

    Só meu resta dar-lhe meus parabéns, rezar e torcer muito por você neste depoimento. Lembro bem desta palhaçada na época. Se Deus quiser, as coisas vão começar a mudar a partir de agora. Essa conquista é muito grande. Venceremos um dia. Grande abraço.

  • Eduardo,

    Só me resta dar-lhe meus parabéns, rezar e torcer muito por você neste depoimento. Lembro bem desta palhaçada na época. Se Deus quiser, as coisas vão começar a mudar a partir de agora. Essa conquista é muito grande. Venceremos um dia. Grande abraço.

  • O gráfico demonstra o solavanco no Datafolha.Como é que se corrigiram tão rápido?Vão pensar um pouco mais,antes de tentar manipulações tão grosseiras.Valeu mais essa,Edu.
    Obrigado.

  • É assim mesmo, um passo depois do outro. Vai lá e diz tudo que elesa já sabem, mas precisam documentar para fundamentar a decisão. Parabéns para ti e para todos que assiamos a representção. Me sinto honradamente representado.

    Abç

  • Sr. Eduardo, tenho acompanhado suas postagens diariamente e fico satisfeito com o meu entendimento de suas matérias. Tenho dificuldades de ler e interpretar, porém a leitura de suas postagens são claras e objetivas.

    Muito Obrigado.

  • Vc já tem o livro Crime de Imprensa? Caso haja interesse, mande novamente seu endereço que te envio pelo Correio.
    Meu e-mail: [email protected]
    Grande abraço!
    Considero esse post expressão de uma vitória de muitas que virão!
    parabéns!

  • Edu: Eu fui dos que assinaram o Manifesto. Estamos com você, se sentires acuado,” bote a boca no trombone”, que nós iremos apoiá-lo.
    Solte o verbo. Eles podem acusá-lo de que não tem provas factuais, mas as evidências falam por si próprias.
    É que nem aquele caso : Não há provas, mas temos as Digitais!

Deixe uma resposta