Candidatura Serra revela desdém pela inteligência do paulistano

Análise

A recém-anunciada decisão do ex-governador tucano José Serra de disputar mais uma vez a prefeitura de São Paulo revela seu mais completo desprezo pela inteligência da maioria do povo paulistano.

Serra tem lá suas razões para acreditar que a maioria dessa população é incapaz de assoviar e amarrar os sapatos ao mesmo tempo. Até hoje, há muita gente aqui que recita com orgulho o bordão de que “Maluf rouba, mas faz”, apesar de ser um ladrão que não pode nem sair do Brasil por ser procurado pela Interpol.

São Paulo, quase sempre, vota no pior. Em 1985, elegeu Jânio Quadros contra o então progressista Fernando Henrique Cardoso. A prefeitura de Jânio fundou máfias como a dos fiscais e fez a qualidade de vida despencar na cidade.

A devastação nas finanças paulistanas e a paralisação dos serviços públicos foi de tal ordem que, em 1988, ocorreu um fenômeno raro na capital paulista: para consertar o desastre janista, o paulistano elegeu a primeira de duas mulheres petistas, Luiza Erundina.

Por motivos ideológicos, a imprensa paulista fustigou o governo Erundina, que saneara as finanças e implantara programas sociais revolucionários, e trabalhou intensamente pela primeira vitória eleitoral legítima de Paulo Maluf a um cargo no Poder Executivo.

Com a ajuda sobretudo do jornal O Estado de São Paulo, Maluf se elege prefeito em 1992 e consegue eleger o sucessor, Celso Pitta, em 1996. Os dois governos produzem um desastre tão completo que, em 2000, uma cidade novamente falida coloca uma petista de novo no poder para consertar o que direita fizera.

Marta Suplicy saneia novamente as contas da prefeitura, implanta programas sociais revolucionários como Erundina e, apesar de terminar seu mandato bem-avaliada pela maioria dos paulistanos, estes elegem novamente um governo conservador.

Em 2004, o tucano José Serra se elege prometendo que não faria do cargo de prefeito um trampolim para voos políticos mais altos, descumpre a promessa abandonando a prefeitura nas mãos do vice, Gilberto Kassab, e, apesar disso, este se elege prefeito em 2008.

Os paulistanos justificaram o voto no indicado de Serra, apesar de ele ter mentido por escrito ao prometer não deixar o cargo de prefeito caso fosse eleito, com a premissa de que queriam colocar o “competente” tucano em uma posição ainda melhor.

É neste ponto que surge novo teste para a inteligência do povo de São Paulo. Segundo a última pesquisa Datafolha sobre a aprovação do prefeito que Serra vendeu aos paulistanos, sua administração, como a de outros prefeitos conservadores, tem sido um desastre.

A popularidade de Gilberto Kassab chegou ao fundo do poço. A pesquisa foi realizada nos dias 26 e 27 de janeiro último e detectou que só 22% dos eleitores aprovam a atual gestão, enquanto que 37% consideram-na péssima ou ruim.

Para entender por que Kassab é tão mal avaliado, há que olhar para o Índice de Desenvolvimento Humano da capital paulista em comparação com outras capitais do Sul e do Sudeste, com as quais cabe comparação.

Como se vê, a cidade mais rica da América Latina chegou à penúltima colocação entre as capitais do Sul e do Sudeste, acima apenas de Belo Horizonte. A qualidade de vida em São Paulo vem caindo ano a ano devido às loucuras eleitorais que a população praticou com Janio, Maluf, Pitta, Serra e Kassab.

Para todos esses, a prefeitura da capital paulista representou apenas um trampolim político. Atualmente, Kassab cuida muito mais do partido que criou (PSD) do que da administração da cidade.

Ora, pela lógica, se Serra indicou Kassab – assim como Maluf indicou Pitta – e a indicação se revelou desastrosa, a população paulistana deveria fazer com o tucano o que fez com Maluf em 2000, quando lhe negou a eleição por ter indicado um prefeito que fez um mau governo.

Vale lembrar que, naquele ano, a imprensa negou apoio ao candidato da direita. Estadão, Folha e Veja apoiaram Marta em 2000, pois São Paulo estava em verdadeiro estado de calamidade.

Este ano, porém, mais uma vez Estadão, Folha de São Paulo e revista Veja devem trabalhar intensamente pela eleição do candidato da direita, assim como trabalharam pela eleição de Jânio, de Maluf, de Pitta, de Serra e de Kassab.

Por outro lado, a queda progressiva da qualidade de vida pode ocasionar o que ocorreu quando a cidade elegeu Erundina e Marta. Após dois governos desastrosos como o de Maluf e o de Pitta, a população, em tese, poderia optar por eleger um petista de novo para arrumar a casa, ainda que seja para entregá-la de novo à direita na eleição seguinte.

Todavia, há um fenômeno na eleição deste ano que inexistiu quando as duas mulheres petistas se elegeram prefeitas.

O engajamento da imprensa na candidatura tucana deve ser muito maior do que foi na de Maluf em 1992 e na de Pitta em 1996. Será como na de Serra, em 2004, e na de Kassab em 2008.

O ponto fora da curva, porém, é a rejeição a Serra, que explodiu nos últimos anos concomitantemente à degradação da qualidade de vida gerada pela eleição de um prefeito como Kassab, que governa nas horas vagas, entre uma articulação política e outra.

E ainda restam as implicações do livro da Privataria tucana no processo eleitoral paulistano, mas esse assunto merece um post só para si…

145 comments

  • Além disso Edu, esse ano temos o fator LULA e também, por que não dizer, o fator DILMA…

    Serra até pode levar, mas vai ter de suar pra enfrentar Haddad e as forças progressistas…

    E se Serra ganhar dessa vez, melhor desistir de vez dessa cidade e deixá-la afundar levando junto esses paulistanos tacanhos!

      • Somos passageiros, não é Edu. É repugnante pensar que vamos enfrentar mais uma campanha de baixarias, cadê a CPI da Privataria? Será que serra tem dossiê contra o pessoal do PT?

        • Amigo,a candidatura José Serra é também uma jogada para esvaziar a CPI da privataria,se caso ela for instalada,Nosferatu e o PIG de pronto e imediato irão acusa-la de ser manobra eleitoreira do PT,e o povo de Sampa,que só precisa de UM motivo pra não votar no PT irá esta embarcar nesta lorota com a cara mais cínica do mundo,rosto aliás,característico dos cidadãos desta cidade quando estão na frente de uma urna!

    • Concordo plenamente. Sair de São Paulo hoje é uma atitude de bom senso. É uma cidade que está afundando cada vez mais. Quando saí daí em 1997, hoje, em nenhum momento me arrependo. Minhas filhas hoje têm uma educação de qualidade, que confronta com o que vejo, com aquelas que deixamos então, todas as vezes que vamos à Sampa. Para quem tem algo a ganhar ou perder, é melhor jogar no interior ou outros estados. Em uma cidade que só investe no transporte individual, no ódio e nas fobias, na criminalidade como algo banal, prá mim qualquer homem bom deve sair daí. De vez em quando, vou aí, mas volto logo em seguida, pois “Ela não mais me pega“.

      Douglas Quina
      Mogi Guaçu – SP

  • Essa candidatura do tucano Serra a prefeitura de são paulo outra vêz, mostra o desespero e oportunismo desse político e dessa direita que teima em manter a capital paulistana e o estado de são paulo reféns de seus caprichos politicos e de sua incompetência administrativa, com o apoio cerrado da chamada grande mídia.

    Serra mal sai pré-candidato a prefeito e já arma sua renuncia de novo em caso de eventual vitória, pois uma das exigências dele para sair candidato pelo PSDB é ter a chamada “chapa puro-sangue”, ou seja, quer um candidato a vice-prefeito também tucano, para não deixar a prefeitura na mão de outro partido, como ocorreu em 2006 com sua renuncia e a posse do vice Kassab, do então demos.

    Se os paulistanos elegerem Serra de novo prefeito, merecerão todas as agruras e decepções com nova renúncia dele para concorrer a Presidente em 2014 ou ao governo de são paulo, ao lado do seu descaso com os grande problemas de nossa cidade.

    E não adianta Serra declarar e assinar outro documento dizendo que não vai renunciar de novo ao cargo de prefeito, pois o que Serra fala ou assina vale tanto como o conteúdo de uma lata de lixo bem cheia.

    • Concordo, também, porque “não confio na urna eletrônica brasileira” e vejo esta gente do psdb/pig muito segura de que seu candidato ganhará ou de que “em São Paulo o PT não entra”.
      Certo estava o Leonel e enquanto não houver “o papelzinho do Brizola” eu “não confio no resultado das eleições em São Paulo”! Fiquemos de ôlho!

      • Assino embaixo, Sérgio. Não é à toa que, no mundo todo, o sistema que usamos aqui foi abandonado. Ou se usa voto em papel ou urna eletrônica com voto em papel para ser conferido pelo eleitor e depositado na urna.

        O grupo libertário Anonymous provou que se pode invadir até mesmo os sites da CIA, do FBI e do Pentágono. Fraudar urna eletrônica é muito mais fácil do que isso.

        • O pior é que o ” papelzinho do Brizola” – o tal recibo do voto,que seria colocado em uma urna diante do mesário e fiscais para apuração e posterior cotejamento com o apurado eletronicamente – foi aprovado no Congresso. O projeto foi apresentado na Câmara acerca de três anos pelo Deputado Brizola Neto.Teve aprovação por ampla maioria. E passou no Senado, aprovado por expressiva maioria.
          Porém o Judiciário brecou, alegando que ia criar despesas. Que despesas? Simplesmente as urnas eletrônicas teriam que contar com um pequeno dispositivo para emitir o recibo do voto. Tal como acontece com os extratos bancários.
          Que grande despesa seria essa, diante de um fim tão relevante, que seria dar segurança ao voto popular?
          O grave é que não houve indignação ou revolta diante dessa decisão aberrante da Justiça.
          Aceitamos calados. Baixamos a cabeça.

    • Será? Afinal a escolha será feita pelos eleitores que no resto do país tem se afastado da casagrande e seus, cada vez mais rejeitados, veja só, globais manipuladores. Não esqueça, interesseiro profeta, que os poderosamente armados, conseguiram emplacar uma ditadura + tancredo + sarney + collor + itamar + fhc + marcomaciel (duas farregaçadas) … e acabou o gás. Não conseguirem inflar os balões de serra nem de alckmin. Este inclusive tentou se fantasiar de nacionalista para descarregar a privada da privataria com o marteleiloeiro fhcerra dentro. A mesma privataria agora redesmascarada em livro muito comprado.
      Profecia / pre visão depende da confirmação… de voto em eleição. Acho que são paulo não confirma ,en(c)(s)erra …

    • Acho que deveria bater o desespero em todos os paulistanos sensatos, diante da possibilidade da cidade eleger o Serra. Seria uma demonstração cabal e definitiva de que o pig transformou todos em seres desprovidos de massa cinzenta em suas cacholas.
      Quanto à “petezada” de outras cidades, estamos, não desesperados, mas sim preocupados em solidariedade aos paulistanos sensatos.
      Espero que “os Haroldos”, que segundo o Edu, não conseguem assoviar e amarrar os sapatos ao mesmo tempo, sejam minoria. No máximo 49%, não é possível!!

        • Repito: concordo, também, porque “não confio na urna eletrônica brasileira” e vejo esta gente do psdb/pig muito segura de que seu candidato ganhará ou de que “em São Paulo o PT não entra”.
          Certo estava o Leonel e enquanto não houver “o papelzinho do Brizola” eu “não confio no resultado das eleições em São Paulo”! Fiquemos de ôlho!

      • Juliano Santos,
        Acompanho o seu pensamento. Sou paulista sensata e a simples notícia de que esse “crápula” é candidato me atemoriza sim. Não é possível que os paulistanos ainda caiam nesse engodo. O psdb em São Paulo virou um antro e levou junto o restante dos outros partidos. Acho que a esquerda “verdadeira”, ou melhor, os partidos “sensatos” deveriam se unir para acabar de vez com os partidos de aluguel, que só olham para futuros cargos, incluindo aí, ptb, pdt, pv, psb, psd, etc. que até hoje são partidos aliados e alienados dessa farsa que é o psdb.
        Espero que o paulistano pense bem antes de votar, só assim, teremos condições de tirar SP e o estado de SP desse atraso em que se enroscou há tantos anos. Espero que o Haddad ganhe em SP, ah, como espero….

  • Eu duvido que o Serra irá subir em algum palanque, nem vai mandar armar nenhum, pela ameaça de ser vaiado enquanto discursa. Ao que estou informado, nem uma açãozinha contra o Amari. Será medo de por lenha na fogueira?

  • Eduardo, São Paulo é sui generis. Como você disse, em 2000 Marta ganhou, mas só teve o apoio dos órgãos de imprensa a qual você se referiu no segundo turno. No primeiro turno, quase que o Geraldinho Picolé de Chuchu tira o Maluf do páreo. Caso ele tivesse passado, duvido muito que a imprensa fechasse com a Marta. E ainda houve ujma retribuição, por parte do PSDB, do apoio que a Marta e o PT ofereceram na ocasião do segundo turno da eleição de 1998, que Covas ganhou do Maluf. Relamente a rejeição ao Pitta foi imensa naquele ano, a ponto da Veja apoiar a Marta, com direito à capa rosa e tudo mais.

    Em 1988, a Erundina só ganhou por que não havia segundo turno. Se houvesse, acho que daria Maluf, com o apoio da mídia em geral. Na minha opinião, a Erundina foi melhor que a Marta. Tenho um grande respeito por ela até hoje.

    Acho que o Fernando Haddad pode ganhar do Serra no segundo turno. Historicamente, o PT consegue 30% dos votos no primeiro turno, o que pode representar o primeiro ou o segundo lugar no etapa inicial. 30% não votam no PT de jeito nenhum. O calcanhar de aquiles têm sido o segundo turno, que é a fase onde a grande mídia tem realizado seu servicinho sujo. Só que agora a rejeição do Serra está muito alta. Haddad pode conquistar boa parte desses 40% que podem votar tanto no PT quanto em candidatos conservadores. Ele tem chance sim.

  • Legal é que não falta pauta para dar na goela do Serra durante as propagandas e debates(tem até uma cartilha, o livro do Amaury)… O PSDB é burro , vai expor sua legenda a linchação pública…mesmo que o Haddad eleve o nível do debate, não vai faltar tempo e oportunidade para desconstruir o Serra/PSDB e essa estória de boa gestão.

    • Não se esqueça de que “não se pode confiar na urna eletrônica brasileira” e vejo esta gente do psdb/pig muito segura de que seu candidato ganhará ou de que “em São Paulo o PT não entra”.
      Certo estava o Leonel e enquanto não houver “o papelzinho do Brizola” eu “não se pode ou deve confiar no resultado das eleições em São Paulo”! Fiquemos de ôlho!

  • Meu caro Eduardo, os Institutos de Pesquisas DATAFOLHA E IBOPE agora que o Serra vai ser de fato o candidato do PSDB a Prefeitura de São Paulo vão dar logo um jeito nesse rejeição a Serra, pode esperar que nas próximas pesquisas essa rejeição vai cair rapidinho e o PT pode aguardar que o Estadão e a Folha já devem estar louquinhos para começar o bombardeio em cima do seu candidato, seja ele quem for.
    Um grande abraço.

      • Edu,
        cada post seu é uma aula. A riqueza com que vc narra os detalhes das últimas eleições na cidade de SP, resumida de forma simples, é um primor. Agora, diferente de vc, eu não acreditava que Serra seria candidato.
        Tudo parecia conspirar contra essa candidatura. A imprensa, parceira de todas as horas, já dava mostras de que também não queria quando divulgou os indíces de rejeição dele. Você sabe muito bem como funcionam esses institutos e ouso dizer que devem até ter manipulado, dentro da margem de erro, “para mais” essa rejeição, na esperança de que ele desistisse, mas a partir de agora a dita cuja deverá cair. Edu, penso que a eleição desse ano, em SP, será de total desespero. “Desespero de causa”, da mídia e da direita conservadora, que não se furtarão em chegar às últimas consequências e aos limites da loucura para não perderem o reduto mais rico do País. Quanto mais leio sobre o assunto, quanto mais penso e reflito, mais tenho certeza de que é derrota certa para o Serra, assim como seria pra qualquer candidato dessa coligação. Gente, pode anotar aí: Se tiverem alguma carta na manga essa carta é Chalita. Se conseguirem evitar que Chalita seja candidato, talvez tenham alguma chance, caso contrário aposto em um segundo turno entre Haddad e Chalita. E quando digo que “talvez tenham alguma chance”, é pq, sem Chalita, as coisas provavelmente seriam resolvidas já no primeiro turno. Só não entendi pq Serra entrou nessa. Ou ele é muito esperto e tá escondendo o jogo, ou o PSDB é um partido de idiotas.

        • É a privataria Zezé,o vampiro já usou e abusou do seu partido para tocar projetos pessoais, e se abrirem os trabalhos da CPI, vai respingar sujeira em todos e uma eleição,só se pode perder de um jeito,que é nas urnas,os candidatos disponíveis para os tucanos são muito fracos,seria uma derrota flagorosa,na política e nas urnas,até porque o caminho estaria aberto para a abertura da CPI,pois o pricipal alvo das investigações estaria fora de qualquer disputa,por isso ele está saindo,porque conhecendo Nosferatu e o PIG,eles rapidamente colariam a pecha de eleitoreira nesta CPI.

    • Não confio na “urna eletrônica brasileira” e vejo esta gente do psdb/pig muito segura de que seu candidato ganhará ou de que “em São Paulo o PT não entra”.
      Certo estava o Leonel e enquanto não houver “o papelzinho do Brizola” eu “não confio no resultado das eleições em São Paulo”! Fiquemos de ôlho!

  • Mesmo com uma elevada rejeição a José Serra, uma desaprovação recorde a Kassab, a cidade em pandarecos, o IDH paulistano no subsolo e ‘A Privataria Tucana’ ao alcance de todos e entre os livros mais vendidos, “Yes, we can! Immerse even more in the shit!”… Ninguém se surpreenda se esta n(p)obre cidade, novamente e apesar de tudo, votar em José Serra para prefeito… E se tal acontecer, o pouco de confiança que ainda tenho no juízo dos paulistanos, estará, definitiva e irremediavelmente, perdido… Transferirei meu título para Diadema.

  • Tem horas que a gente chega à conclusão é que algumas coisas (e pessoas) estão tão podres que é melhor esperar que elas caiam sozinhas. Pelo processo de deterioração, podemos presumir que vai ser um processo rápido. E depois, vem a melhor parte. Garantia absoluta que elas não voltarão.

  • Olha, Edu, o mais engajado soldado de dona Judith Brito nessa empreitada “Serra prefeito” é o Josias de Souza. O blog do cara tá pior do que o do Noblat.

  • Nesta campanha vou sair às ruas com meu exemplar – lido e relido – da Privataria Tucana. Vai ser uma maravilha discutir com os eleitores pigueados (aqueles que ainda acreditam no PIG) com um livro cheio de provas da roubalheira que fizeram, principalmente o Serra e seus familiares, no terrível período da venda (se é que podemos chamar aquele processo de venda) das estatais.

    • É isso aí amigo Canesin, vamos aproveitar essa eleição para prefeito da capital e dar um enterro de indigente político para o tucano Serra.

      Serra sempre foi um perigo para o Brasil pelo seu autoritarismo, poder de desagregação e falta de projeto político, já afastamos esse perigo no governo federal e agora temos a chance de encerrar sua carreira política em são paulo.

      Essa luta será boa e motivadora, com certeza.

  • Pt dá um tiro no pé. Aceitou passivamente o dedaço de lula, rachou a base e preferiu se aliar ao kassab do que respeitar a militância. SErra vem e vai ao segundo turno contra quem?com Haddad que não é, os votos martistas ou vão para netinho ou russomano.

    Menosprezaram a senadora, preferiram se aliar a quem acabou com seu projeto na cidade. Qual discurso do PT contra kassab agora.

    Em nome do poder o PT passa por cima dos companheiros de anos de luta

      • Não se aliou por que Serra entrou na disputa e o PT não contava com isso. Não se viu oposição nenhuma ao prefeito, isolaram a Senadora quando ela disse que não queria acordar de mãos dadas com Kassab.

        A base petista foi contra, os caciques não deram a miníma. Mesmo com toda essa rejeição fizeram do Kassab o novo “queridinho”

        • Conversei com várias lideranças petistas durante o processo e todas me disseram que a aliança jamais foi cogitada seriamente, tendo sido inflada pela mídia e pela oposição.

        • Caro Alexandre
          Sua linha de argumentação é de quem interpreta pelos olhos da mídia tucana. Política é jogo de xadrez e o blefe faz parte da estratégia. Lula blefou numa aliança com Kassab para trazer Serra para o jogo, porque assim poderá ter chances de derrotá-lo na sua maior base eleitoral, Isso feito, ele estara fora do jogo, como aliás já estão outros nobres tucanos. No máximo conseguirá ser um deputado federal. Sem Serra, sobrarão Alckmin e Aécio apenas no PSDB que por razões mais que óbvias não passam dos seus estados. E o PSDB voltará ao que sempre foi: um partido regional com franquias em outros estados. Um triste fim para um partido que surgiu para ser luz do mundo, mas que foi tragado por um terremoto das vaidades de seus caciques (afinal bicudos nao se beijam mas se bicam até a morte).

          • Caro Sérgio, não tem nada de mídia tucana. o pt devia sim acreditar que Serra não disputaria. Lula não blefou, fez o que fez de caso pensado para aniquilar de vez o PSDB em SP e não contava com a volta de Serra. Estava tudo ensaiado, levando em banho maria para a militância aceitar o demotucano como aliado sem chance de espernear.

          • Volto a insistir que politica nunca é a primeria leitura, Outra, vc menospreza a inteligencia intuitiva do Lula. Ele está jogando com os tucanos não é de hoje. E a sua leitura e a leitura que a mídia está fazendo de ele que foi enganado pelo Kassab” ou “por essa o PT não esperava”…puro nonsense. E nisso realmente eu duvido muito. Mas, para comprovar a minha tese, veremos que acontece no final das eleições. Lula usará todo o seu prestigio para tirar São Paulo dos tucanos. No final veremos quem tem razão.

    • A marta é uma ótima política, mas infleizmente ela tem uma rejeição altíssima na pauliceia desvairada. Quase ñ conseguia uma das duas vagas para o senado ano passado, teve só 8 milhões de votos, a oito anos atrás aloísio mercadante teve 10 milhões quando disputou uma das vagas.

      Dessa vez será mais difícil para serra, além da privataria (se o pt souber explorar), tem a baixa avalição de Kassab, sua própria rejeição; o fato de que essa vez o PMDB não está com ele como esteve na sua eleição e na de Kassab para prefeito e o fato de o PSDB estar desarticulado, a incerteza quanto ao embarque de fato e com todas as forças de KAssab e alckmin nessa campanha.

      • A rejeição ai poderia se tirar no discurso, seria um debate bom. Marta ficou em segundo para o Senado, que tem uma contagem estadual e tal. Em Sp Aloysio teve 28, 46% Marta 26,47 Netinho 19,71

        E Marta foi ainda a única petista a tirar o PSDB do segundo turno em SP em 2008

  • Caro Eduarddo,

    Gostaria de pedir, caso interesse pelo assunto, que divulgasse pois, será um grande benefício para milhares de brasileiros.

    Na reforma da previdência aprovada no governo Lula, Emenda Constitucional 41, foi criado a aposentadoria proporcional por invalidez.

    No momento que o servidor mais precisa, porque ficou doente, é aposentando e com rendimentos proporcionais que na maioria das vezes é de um salário mínimo.

    Embora defenda o governo Lula e seja filiado ao PT, foi a Deputada Andréia Zito do PSDB/RJ que está tentando corrigir esta situação lamentável.

    A Deputada entrou com a PEC 270/08 que foi aprovada na câmara e segue para o senado com o número 05/12.

    Divulguei no meu blog: http://mdfnoticias.blogspot.com/2012/02/pec-restaura-o-direito-aposentadoria.html

    Se puder divulgar esta notícia, é de grande interesse de uma boa parte da população.

    Obrigado.

    • Essa mesma emenda violou o direito adquirido de milhares de servidores inativos, reduzindo suas pensões, em muitos casos, a menos de um quarto do que tinham direito.

      Se juntar essa emenda com a 62, a dos precatórios, o PT não deixou nada a dever ao PSDB no quesito “explodam-se os funcionários públicos e seus direitos”.

      Imensa canalhice neoliberal. Até hoje eu não acredito que o Lula fez isso, e nem o desculpo por ter aberto essa porta da violação dos direitos adquiridos – que pouca gente percebe como é perigosa, ainda que achem que a redução de salários de funcionários públicos é algo a ser comemorado.

      Infelizmente, não vejo ninguém na esquerda reclamando disso. Acho que os fins justificam os meios, nesse caso, pelo menos pra eles. Da direita não se pode esperar nada além da comemoração, pois acabar com os funcionários públicos é uma de suas bandeiras atuais.

      Mas que a esquerda é uma decepção nesse sentido, isso é…

  • Caro Eduardo, uma sugestão fora de pauta. Hoje o programa Brasilianas.org do Nassif, terá como tema As polícias e a segurança pública. Fiz uma rápida leitura no Programa Nacional de Segurança Pública com cidadania e vi com clareza que cabe algumas questões sobre Pinheirinho que até hoje padece de falta de segurança, de assistência social mínima. Ali passa longe a promoção de segurança e convivência pacífica, o preconceito contra a pobreza é fortalecido por uma prefeitura com excelentes condições para promover a cidadania, mas que se recusa a isso. Num de seus textos, se não me engano, você alertava sobre o que seria o futuro daquelas crianças que assistiram à barbárie comandada pela (in)justiça e (des)governo paulista.Porque um dos itens do programa é ir às raízes sócio-culturais da criminalidade. Isso a história já mostrou por meio de livros como o de Eric Hobsbawn sobre o banditismo social desde Robin Wood, aqui no Brasil temos o exemplo de Lampião e de Lúcio Flávio. Não seria o caso de todos nós aproveitarmos a oportunidade e levarmos algumas questões para o programa? O blog do Nassif já está aberto às questões do público. Além disso, hoje mais uma favela em SP pegou fogo. No Programa Nacional de Segurança Pública com cidadania também fala sobre as garantias por meio de medidas de urbanização da recuperação de espaços públicos. Vale a pena pensar e participar. Um abraço,
    Maria Rita

  • E devemos esse desastre de candidatura
    à pusilanimidade do PT que não encaminhou para denuncia ao MP
    o cabedal de provas representado pela publicação da
    PRIVATARIA TUCANA.
    Da CPI nem vou falar, já que o Marco Maia também não fala.

    • Se a CPI da Privataria não sair o PT vai perder o rumo e as eleições.
      Por outro lado, cabe analisar que o Brasil vem mudando o tom contra o governo sírio, manifestando o desejo de que “o regime ponha um fim à violência e à repressão no país”. Chegou ao cúmulo de votar,apoiando os EUA e seus miquinhos amestrados, uma sanção ao Governo sírio há cerca de dez dias, em reunião na ONU.
      Será que só o Antonio Patriota é que não sabe que a Síria vai sofrendo um processo idêntico ao que precedeu as invasões do Iraque e do Afeganistão? E que há uma armação semelhante a ocorrida na Líbia,onde a pretexto de salvar a vida de civis líbios – que estariam sendo mortos em função de lutas travadas entre as forças armadas líbias e um grupo de “rebeldes”, composto por mercenários a soldo de potências estrangeiras – a OTAN,capitaneada pelos EUA, bombardeou o país durante meses, reduzindo-o a escombros e causando um número de mortes inúmeras vezes maior do que as que tinham havido. O número de mortos se contava em cerca de 300 até o início do bombardeios da OTAN. Hoje se fala em mais de 500,000 mortos.É muito cinismo e hipocrisia. Tudo que queriam era o petróleo e o ouro líbio. E as grandes reservas de água doce que existem sob o deserto naquele país.
      E agora querem repetir a dose em cima da Síria e do Irã.
      O vergonhoso é ver o Brasil rasgar a política exterior digna e respeitada em todo o mundo, criada no Governo Lula e partir para essa atitude indigna de votar sanções contra o governo sírio.Não dá para entender. A Dilma tem o Marco Aurélio Garcia como assessor de relações internacionais, Difícil imaginar que ele concordasse com uma estupidez dessas.
      Estou certo que a maioria do povo brasileiro se envergonha dessa capitulação estúpida e contra os nossos verdadeiros interesses comerciais e políticos no mundo.E contra as regras da dignidade e da decência.

  • Se os “luas pretas” do PT colocarem imediatamente na rua as campanhas informais, ” O Serra que Você Conhece, com Registro em Cartório” e “O Serra que Você não Conhece, com Registro em Livro”, ele perde para Chalita ou Russomano, não chega ao segundo turno, volta ao sarcófago, leva a pá de cal e encerra a carreira política.

    Na eleição para presidente teve na cidade de São Paulo, 7% de votos a mais que Dilma ou seja, míseros 233.000 votos (3,5%) para a derrota e seus apoios hoje, no máximo repetem os de 2010.

    Tem se ainda que, Kassab como prefeito cai de podre, a cidade nunca esteve tão suja, literalmente um lixo só, e Serra carrega rejeição de um terço do eleitorado.

    Se ainda isso não for suficiente, sabem todos que tal personagem tem idéia fixa, só pensa naquilo, a eleição para presidente em 2014, e a prefeitura da maior cidade do país, caso os paulistanos confirmem-se paspalhos com registro em cartório, seria mais uma vez utilizada como trampolim, para acalentar o monosonho do eterno candidato, eleger-se presidente do Brasil.

  • Foi muito bom Serra ter se decidido, afinal. De cara já atropelou os 4 pré-candidatos. A ponto da militante tucana dizer que ele “está sendo palhaço”.

    Serra candidato deixa as coisas bem claras. Não vai dar para o paulistano reclamar depois, dizendo que se arrependeu.

  • 1 – Os paulistas e paulistanos são os últimos descendentes dos troianos. Como é sabido, os troianos mesmo colocaram para dentro dos muros de sua cidade o cavalo que levava no bojo sua destruição.
    2 – Há um fator que estão esquecendo: Celso Russomano. O cara é da TV, sabe se portar diante de câmeras e microfones e tem passado ao longo dos anos a imagem de que defende os interesses dos mais fracos. Não me surpreenderei se este candidato vier a colocar água no chopp da tucanada político-midiática.

    • O verdadeiro motivo que levou Cerra à disputa foi este: os tucanos, grandes baluartes da direita, perderiam fatalmente a eleição se não apresentassem algum Maluf genérico que fosse do agrado dos lunáticos paulistanos
      ——————————————

      publicado em 28/01/2012 às 21h20: atualizado em: 29/01/2012 às 06h30

      Celso Russomanno lidera intenção
      de voto para prefeito de São Paulo

      Candidato tem de 17% a 21% das intenções do eleitorado, aponta Datafolha
      Do R7

      Pesquisa Datafolha, realizada nos dias 26 e 27 deste mês, mostra que o candidato com o melhor desempenho para ocupar o cargo de prefeito de São Paulo continua sendo Celso Russomanno (PRB), que oscila de 17% a 21% das intenções de voto e lidera quatro dos cinco cenários pesquisados. As informações foram publicadas no jornal Folha de S.Paulo deste domingo (29).

      Russomanno somente não lidera quando é confrontado com José Serra (PSDB), que aparece com 21%. Porém, o candidato à Presidência da República tem o maior índice de rejeição (33%) e já afirmou que não pretende disputar a eleição.

      Os demais candidatos do PSDB (Bruno Covas, José Aníbal, Ricardo Tripoli e Andrea Matarazzo) possuem de 2% a 6% das intenções de voto.

      Já o petista Fernand Haddad tem 5% e Gabriel Chalita (PMDB) varia de 6% a 9%.

      O levantamento mostra, no entanto, que nenhum candidato à Prefeitura de São Paulo ultrapassa 21% de intenção de voto na maior cidade do país. A oito meses das eleições, os principais candidatos ainda não são conhecidos pela maioria dos paulistanos, mostra reportagem de Uirá Machado, publicada no jornal deste domingo.

      PRB diz que candidatura de Russomanno a prefeito é irreversível

      A pesquisa foi feita com 1.090 eleitores da cidade de São Paulo e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 00001/2012.

  • O Cerra é bom mesmo pro PIG. Criou um factóide (vou não, quero não, posso não… pro vou sim, quero sim, posso sim – esse foi o “hit” do Fantástico do verão passado) pro PIG colocá-lo nas manchetes. Agora vai. Com ótima rejeição, o Cerra percebeu que quanto mais ele aparece, mais ele diminui nas intenções de voto. Quanto menos tempo de campanha pro Cerra, melhor. O “poste” da vez no qual o Cerra vai enfiar a cara é o Haddad, o ungido de Lula. Com toda certeza o Cerra estará sepultado de vez em dezembro de 2012. Será o fim do mundo para o ex-futuro-Presidente mais Preparado. Que pena! Mas quem sabe ele poderá ser um grande Deputado…

  • Edu,

    A bem da verdade, esta é uma candidatura que duvida da inteligência de todo o país, pelo menos, de todos os que realmente acreditaram que haveria uma escolha da base do PSDB ao pleito em São Paulo-capital. Um teatro inicialmente armado para se contrapôr ao acordo petista de aliança em torno de Haddad, ao meu ver, é claro. A peça adiada pela angústia do protagonista será encenada e acredito que ele tem 99,99999999999% de chance de ser o candidato. Daí a ganhar são outros 500. E uma coisa que me deixa perplexo é que esse senhor vai fazer de tudo para baixar o nível da campanha, reduzindo o debate o máximo possível e tentando desviar a realidade lhe cai nas costas.

    A eleição em São Paulo-capital é de extrema importância porque deveria, na minha opinião, representar elemento fundamental no aprofundamento de um projeto de país que tem mostrado resultados com o PT. O que poderia abrir espaço para uma oposição séria, de conteúdo programático e horizontes possíveis, nos mais variados espectros. Isso talvez daria início a um novo ciclo em nossa política, encerrando as colchas de retalhos das coalizões em nome da dita governabilidade, amadurecendo um pouco mais a nossa democracia.

    Porém, enquanto esse senhor estiver presente para o público, mesmo que vagando, não vejo chance alguma de avanços realmente consistentes em pontos cruciais, como o debate sobre aborto, maconha e homofobia, regulamentação da comunicação e muito menos de uma nova oposição.

    Abraços rondonienses,

    Luiz Augusto Abílio Silveira Rocha, 26 anos, jornalista (e servidor público), Ji-Paraná-RO.

  • Não há outra palavra: é abjeto este acordo PiG/direita(Serra) para que as benesses da mídia piguenta ( até a outrora excelente Tv Cultura agora está sendo usada nesse jogo) sejam mantidas. O bem-estar da população não é uma preocupação para a direita, salvo Higienópolis, Alphaville, etc. Mas acredito que, desta vez, o povo ( que é tratado na base do cassetete pela direita) vai dar o troco. Com Haddad e Lula, e um discurso bem explicativo para a classe média conservadora, o PT pode reconquistar a prefeitura. Daqui de Minas, vamos torcer muito para isso.

  • Edu, meio off-topic, mas você leu a matéria da Veja SP este final de semana? Abordando a insegurança de São Paulo? Não achou no mínimo interessante? Não esperava os dados tão negativos da capital em ano eleitroral.

  • Eu tinha certeza absoluta que o Zé Bolinha seria o candidato da tucanalha. Ele é obcecado e tem sede pelo poder, pois não pode ficar longe de um mandato, mesmo que seja por pouco tempo. Agora, toda essa celeuma em torno de sua candidatura foi criada propositalmente para torná-lo ainda mais em evidência, e como sempre, com a ajuda da midia golpista.

    Ele disse ser favorável às prévias. Ora, depois de toda a chantagem que ele aprontou no ninho dos bicudos agora vem com essa conversa mole.

    Deixou de ser Zé Bolinha e agora passou a ser Zé Trator. Passou por cima das cabeças de seus parceiros para atingir os seus interesses.

    Ainda bem que ele não foi eleito presidente do Brasil, senão o país já estaria arrasado.

    Tenho pena dos paulistanos.

  • Irretorquíveis histórico e análise.
    A campanha do PT deveria era contratar o dono deste espaço como consultor para a campanha na TV, porque eles perderam “a mão” faz tempo.

  • Depois dos desastres que têm sido as eleições para governador em SP e nas 2 últimas para prefeito da capital, não duvido de mais nada. Diziam que Maluf não ganharia mais nada em SP, ganhou para prefeito e, de quebra, elegeu o Pitta. Ainda por cima, o PT parece que gosta de perder eleições que poderia ter ganho. É esperar para ver o resultado.

  • Pode ser que com uma gravata e um terno bacana o Haddad enrole alguns conservadores da Vila Mariana.
    Paulistano cheiroso não vota em partido de trabalhador.
    Oxalá a periferia nos salve hehe

  • Vai voltar novamente a baixaria dessa mídia maldita falando de ENEM, livros didáticos, aborto e o diábo a quatro. Haja estômago pra aguentar essa cambada e esse ridículo chamado serra. Agueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeenta meu povo, um dia a casa cai.

  • Na última eleição, Serra veio com aquele argumento furadíssimo de que democracia é a troca de partidos no poder e, por isso, deveríamos votar nele pra trocar o governo federal.

    Será que ele vai falar o mesmo agora? E em 2014?

    Outra dúvida: será que ele vai assinar promessa em cartório de novo? Tem trouxa que ainda é capaz de acreditar se ele fizer isso…

    Perguntas que não querem calar…

    Mas o pior de tudo é ter esse salafrário de volta a uma eleição. Tremo só em pensar na base de ultra-direita religiosa que vai estar por detrás dele dessa vez. O potencial pra fazer estrago dele foi multiplicado por mil na última eleição…

    Vamos ver se a cidade de SP entrou de vez no novo milênio, ou se ainda quer voltar aos “bons tempos” da idade das trevas…

  • Pois é, sempre ouví e ainda ouço algumas vozes reclamarem que “o povo não sabe votar”.
    Mas se considerarmos que o “Administrador de Banheiro Público”, sr. Zé Bolinha, seja eleito, com que razão poderemos culpar o povo ?
    Será que o PSDB não tem ninguém melhor para indicar ?
    A mesma situação ocorre no Rio de Janeiro, com os srs. César Maia, Garotinho, Rosinha, Sérgio Cabral e outros.
    O povo é o único que não pode ser culpado nesta estória de desastres sucessivos.
    Os partidos poderiam indicar novos políticos para novos tempos, mas não, continuam com velhos corruptos incompetentes de sempre.

  • Sérgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro, Antonio Anastasia (PSDB), de Minas Gerais, Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, Cid Gomes (PSB), do Ceará, e Jaques Wagner (PT),

    Essas figuras são contra o piso salarial para professores.

    O que pensar de gente assim ?

    Já não basta o tal fundeb que MUITOS IGNORAM sob às vistas grossas de todos, incluindo o governo federal?

    Me perdoem mas só posso dizer que MALDITOS SEJAM TODOS.

    E INCLUO nesses malditos o governo federal que só se aproveita mas nada , absolutamente nada faz para que os professores sejam justiçados.
    MALDITOS SEJAM TODOS OS POLÍTICOS. NINGUÉM MERECE CONSIDERAÇÃO. E não me venham falar de Lula ou Dilma., porque são apenas isso : POLÍTICOS.

  • “Infelizmente, neste país, o prefeito diz que não pago e fica por isso mesmo”

    -Roberto Franklin de Leão., presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)

    Eu diria mais : ” Infelizmente, neste país, de Lula e Dilma, o prefeito diz que não paga e fica por isso mesmo”

    E tudo o mais acontece assim. Incluindo Pinheirinho. E vem os petistas defenderem o quê? Ora, vão…

    Nunca antes se viu um governo mais OMISSO com relação a questões cruciais. Esse governo farsante joga para a platéia (que ainda pede bis), joga para a mídia e para a imprensa. Tomara que levem o que merecem para aprenderem.

  • Serra se candidatar é uma coisa,Serra ganhar é uma outra coisa bem diferente,porque Serra ganhar é provar por A mais B que o povo da cidade de São Paulo além de extremamente burro é profundamente masoquista.Serra não tem compromissos com ninguem,ele quer o poder porque quer o poder,ele tem um comportamento altamente destrutivo em relação a seus aliados.Perto de Serra,Maluf é batedor de carteira.Serra é prejudicial não só a São Paulo como tambem ao Brasil.Combater sem quartel Serra e suas infectas pretensões é combater por um politica com mais ética.Pensar o que de um elemento que tem entre seus amigos criminosos do quilate de um Daniel Dantas ou Naji Nahas?tre

  • Ràpidamente mudando a prosa, sabemos que existem probabilidades de que a CPI da Privataria não seja instalada.
    Temos ouvido que existe “gente graúda” do PT envolvida no caso e assim, a CPI estaria com a bola murcha e seria abafada.
    Se tiver fundamento, quem será o cidadão petista ?
    Precisamos de um Wikileaks na CPI, certo turma ?

  • Como diz o Paulo Henrique amorim, se não fosse o PIG, os candidatos do psdb não passariam de Queluz ou Resende.vocês paulistanos podem votar nesse coiso. Agora , aqui no nordeste , ele nunca entrará e isso só significa uma coisa: Nunca será presidente.Aqui ele perde por entre 10 e 15 milhoes de votos de diferença.sendo bonzinho com ele, se duvidar dará mais em 2014…

  • É…

    Parece que a mídia ainda tem muita bala na agulha contra o governo petista…

    Se Dilma insistir no marco regulatório da comunicação, vai cair rapidinho, tão rápido quanto o Jango… A matéria de Veja desta semana não dúvida.

    É por isso que eu prefiro o Serra, com privataria e tudo. 45 na cabeça!

  • Em 2004, a cidade de São Paulo elegeu Serra como prefeito com 54,86% dos votos. Em 2006, após ter renunciado ao cargo para concorrer ao governo do Estado, o tucano obteve 53,08% dos votos paulistanos e venceu a eleição no primeiro turno. Em 2010, concorrendo à presidência da República, José Serra obteve 53,64% dos votos da maior cidade do país. Nunca Serra obteve menos de 50% dos votos na cidade. E, salvo engano, 50% mais 1 continua sendo o número para ganhar eleição até mesmo contra inimigos na trincheira.

  • Edu: Fora da pauta (mas nem tanto) e uma ótima ocasião para que os amigos de Curitiba não percam esse debate. Aqui vai:

    Serviço

    Marco Regulatório e a Democratização da Comunicação
    “Por que o Brasil Precisa de um Marco Regulatório para as Comunicações?”
    Com o jornalista político e ex-ministro de Comunicação Social Franklin Martins

    Data: 5 de março (segunda-feira)
    Horário: 19 horas
    Local: Hotel Caravelle – Rua Cruz Machado, 282, Centro, Curitiba
    Inscrições: http://www.pt-pr.org.br/marcoregulatorio
    Informações: PT Paraná (41) 2103-1313 ou pelo email [email protected] .

      • disse:parabe9ns menina!!!!!!!!eu tb tenho lishnitas boas e ruins mas as boas se3o te3o mais legais de ficar lembrando, pq vc se sente adulta ne9?coisas q nunca, mas nunca pensei dar conta e dei .e bem sabe fechei o ano me sentindo, cansada, mas me sentindo ..rs

  • Os sudestinos costumam dizer que nós, nordestinos não sabemos votar, mas em meus 54 anos de vida, 20 deles vivendo em São Paulo, os paulistanos raramente acertam ao elegerem seus administradores. Acredito que seja por viverem apenas a própria vida esquecendo que vivem em uma enorme comunidade. O paulistano, em geral, é despolitizado preferindo sempre o caminho mais fácil, acreditar no que a sua imprensa diz.

    • Na mosca, Emilia. Embora também seja “sudestino”, sou do interior do RJ e vivo em SP há 17 anos. A impressão que tenho é que os eleitores paulistas (e paulistanos, mais ainda) enxergam a política como torcem no futebol: ficam tristes se o próprio time não ganha, mas torcem para qualquer um que vença o “time adversário”, que no caso, aqui é o PT, sempre!

      • Não Lukas, porque votei no FHC, duas vezes. Apenas quando ele quebrou minha família inteira, que não é pequena, por revolta votei no Lula, não me arrependo até hoje, voltei para o Nordeste e estou muito bem obrigada. Não faço politicagem partidária, Lucas, apenas relato o que vi, vejo e acredito. E tem mais, o tucano Tasso também quebrou o Ceará.

  • O momento é muito sensível. O Governo Trabalhista vem se consolidando como uma solução para o Brasil. A direita firmou sua base em alguns Estados e Municípios. A eleição para a Prefeitura em São Paulo esta federalizada ou nacionalizada. É o local do grande confronto. Quem vem de outro país sem conhecer o Brasil, pensará que o único lugar onde haverá eleições este ano é em São Paulo, tamanha a agitação.
    O PSDB sem Serra não tem qualquer chance. Com Serra esquenta o debate. Mas vai disputar muitos votos contra os outros candidatos e não com Haddad, pois o paulistano tem forte rejeição ao PT. Essa tendência conservadora e tradicionalista se tornou um dogma sem razão, sem crítica. São torcidas e não eleitores.
    O PiG vai pavimentar os caminhos do PSDB. E já está em plena campanha. Pelo que já se conhece de Serra mil outras bolinhas de papel e dossiês falsos virão. Vai ser uma campanha guiada pelo tudo ou nada. Se não ganhar as eleições, fim de sua vida pública (Harre!). Mas para ele, para o PSDB e para o conservadorismo paulistano sua vitória é uma questão de honra ou de sobrevivência. A história do DEM que o diga.
    Já Haddad, além dos seus próprios méritos, conta com o apoio carismático de Lula. Que levou Dilma a uma vitória, que nem todos acreditavam possível no início da campanha em 2010. Sua candidatura, ao contrário de Serra, deve sofrer todo o ataque possível e imaginário do PiG. Mas tem a Privataria Tucana, que poderá ser um elemento decisivo. Ainda deve se considerar que militância do PT, sempre tão decisiva, está esperando algum fato que renove o ânimo. Para o PT e para os setores progressistas, não é questão de sobrevivência, mas sim de expansão estratégica de território.
    Essa polarização provavelmente será capitalizada pelos outros candidatos, que deverão tirar proveito da carnificina que certamente ocorrerá. Se eu morasse em São Paulo meu voto seria de Haddad. Tem muito tempo e muito por acontecer. Mas está parecendo que nem Haddad e nem Serra levarão pelos desgastes que terão no debate entre si. Infelizmente.

    • Sua análise é objetiva. Só não concordo com o final… Como você mesmo diz, essa é uma eleição polarizada; então, na minha opinião, ou Serra ou Haddad a vencerão. Salvo se surgir algum outro candidato altamente carismático, que mobilize a opinião pública; o que, acredito, não acontecerá por uma única e simples razão: não há tal candidato… Se houvesse, já saberíamos dele.

      • Grato pela sua consideração, Fabio.
        O que levanto é uma hipótese. A elevada temperatura entre “os polarizados” e o consequente desgaste que isso costuma acarretar, pode ser capitalizada pelos outros candidatos. Suponho que possa haver ao longo da campanha alianças móveis e dinâmicas (oportunistas, lógico), para derrubar quem estiver na liderança das pesquisas de intenção de voto. É uma estratégia para “os menos prováveis” que só terão chance se concorrerem com algum deles no segundo turno, contando com as rejeições que ambos carregam por grupos distintos do eleitorado.
        Mas afirmo, espero que Haddad vença, para consagrar o excelente trabalho que vem sendo pelo PT na esfera federal, e também, considerando que o único projeto dos neoliberais é o estado mínimo, indesejável, no meu ponto de vista, para os interesses nacionais.

  • Mais INVESTIMENTOS para o Ceará.menos bicudos,demonios e assemelhados.(tucanos e demonios estão praticamente extintos por aqui.(chama o IBAMA):

    No Ceará

    Dilma anuncia investimentos federais de quase R$ 2 bi

    Recursos serão destinados a três das mais importantes obras em andamento no Ceará
    27 de fevereiro de 2012 – 17:09 | 0 comentário(s)fonte: Corrigir |Imprimir |

    Em visita a Fortaleza, a presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira, 27, que três das mais importantes obras em andamento no estado do Ceará vão receber R$ 1,983 bilhão da União. Serão destinados R$ 1,6 bilhão para expansão do metrô de Fortaleza,(Linha leste) R$ 239 milhões para o eixo de integração entre o Açude do Castanhão e o Complexo Industrial e Portuário de Pecém e R$ 124 milhões para a construção de moradias do Projeto Vila do Mar, em área de risco da capital cearense.

    De acordo com dados divulgados pelo Ministério das Cidades, a implantação dos 12 quilômetros (km) da Linha Leste do metrô de Fortaleza está orçada em R$ 3,034 bilhões, dos quais R$ 1,6 bilhão sairão do Orçamento Geral da União (OGU), R$ 633,9 milhões virão de contrapartida do governo estadual e R$ 800 milhões serão financiados. No Orçamento, estão incluídas a aquisição de 20 trens e a construção de 12 estações subterrâneas e uma de superfície.

    As obras do eixo de integração Castanhão-Pecém, incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vão viabilizar melhorias nos 55,1 km que faltam para concluir a ligação de canais. O trabalho vai consumir R$ 259 milhões e deve estar terminado até junho do ano que vem. A estimativa do Ministério das Cidades e do governo do Ceará é que a obra deve beneficiar aproximadamente 4,2 milhões de pessoas.

    O terceiro financiamento previsto, no valor de R$ 124 milhões (R$ 101,9 milhões da União e R$ 22,3 milhões de contrapartida estadual) será para conclusão do Projeto Vila do Mar, destinado à remoção de famílias que habitam áreas de risco, realocando-as em conjuntos habitacionais. De acordo com números da Caixa Econômica Federal, das 1.710 habitações previstas no projeto para populações de baixa renda, 264 foram entregues em outubro do ano passado. Falta concluir 1.446 habitações, além das obras de saneamento e urbanização, que deverão estar prontas até agosto de 2012.

    OBS: Sem falar nos outros investimentos que são importantes, mas as casas (moradia) por conta da Prefeitura de Fortaleza rendem votos nas eleições.Adeus bicudos, vocês já eram…até 2064…

  • Eduardo, assunto é o fora do tema, avalie se deve ou não posta-lo.

    Sou leitor de uma revista de informática há 16 anos. Eu a considero boa e útil.
    Fique, surpreso com o editorial da revista DVD-Rom – num 199, da Editora Europa, pois ao invés de falar sobre o conteúdo daquele numero,como sempre faz, a titulo dos 25 anos da Editora, elogia os anos do governo FHC, por terem sido bons para o negócio. Após isso critica os oito anos do governos lula, devido ao “asfixiante aumento de carga tributaria e de fiscalizações de araque em busca de suborno”.
    Tenho curiosidade de saber se em todas as publicações da mesma editora, no mês de fevereiro, o editorial se repetiu.

    O editor, Aydano Roriz, que diz ter largado, “um bom e velho emprego “ na Abril para abraçar a livre iniciativa, . deve estar com saudade do antigo emprego.

    De qualquer jeito, Revista de Informática, fazendo política e denuncias, é demais. Se a moda pega não vai dar para ler mais nada.

  • Quero crer que o PSDB, representando toda a direita paulista, já tinha decidido apoiar o Serra há muito tempo.
    Os amuos do FHC e do Alckmin contra ele foram só figuração. O Kassab e o seu PSD jamais estiveam interessados em apoiar o Haddad é claro. Foi tudo uma encenação que já fazia parte da campanha do Serra.
    A direita tem como favas contadas que o eleitor paulistano em sua maioria é de direita e votará com ela de qualquer maneira.
    O PT que deveria ter colocado a CPI da Prvataria como prioritária, parece mais interessado em fazer média com o PSDB. E fica a pergunta: Por que e para que o PT não priorizou a CPI da Privataria? Por que o Ministério Público e a Polícia Federal,e até mesmo a ABIN, não tomam qualquer atitude diante de crimes contra o Estado Brasileiro narrados bo livro do jornalista Amaury Ribeiro Júnior?
    É o que intriga a maioria do povo brasileiro que tem um mínimo de informação.

  • O caso mais classico de SINDROME DE ESTOCOMO PARTIDÁRIA, é o que acontece com o PT paulista em relação a direita midiatica e o PSDB. São espancados, estuprados, estapeados, vilipendiados, estuprados novamente, e a reação? Bem, a REAÇÃO DO PT PAULISTA, se CONSOLIDA COM MAIS AMOR A DIREITA MIDIATICA E O PSDB. CASO PATOLOGICO(a população que vira o grande “pato” dessas estoria) CLÁSSICO DE SINDROME DE ESTOCOLMO PARTIDÁRIA. PT PAULISTA: VAI PRO DIVÃ!

  • do texto só concordei mesmo foi com o TITULO ..o resto foi um festival de dogmas que não se sustentam em praticamente nada ..só em em crença cega

    REITERO, cadê o adversário progressista com as propostas ?

    Que este governante, o SERRA, por suas renuncias, mentiras, trapaças, BOLINHAS, assunção de obras alheias e COVARDIA não presta, isso eu já sei e até já disse aos meus filhos

    aliás, tb sabia das falcatruas de Maluf ..mas e ? ..e ?

    e nada

    Por acaso a esquerda ou alguém do PT entrou com um processo pra incriminá-lo formalmente pela tentativa de GOLPE com o episódio da bolinha em 2010 ? O que ? não ?

    pois é ..vai saber se tivessem escutado o meu conselho? vai saber se o desfecho hoje não seria outro e quem sabe ele tivesse sido pego pela ficha?

    e quer saber, quer saber? ..não importa, mesmo assim eu conto ? ..e se quiser tapa o olho

    é como venho denunciando, a esquerda não espremeu e EXPELIU este infeliz personagem da vida política do país porque não quis ..por que lhe era interessante manter um “inimigo da ética” vivo pra poder bater ..aonde pudesse se escudar e crescer

    então taí, não adianta tremer ..e como dizia uma grande filosofa

    Agora, agora relaxa e goza !!!

    http://www.youtube.com/watch?v=4nKxb51d0jI

  • Serra aposta na GIGANTESCA BURRICE dos paulistas(acho o termo “paulistano” de uma babaquice enorme!) porque conhece bem os seus conterrâneos. A despolitização e o conservadorismo atávico e doentio de vocês garantem a ele boas chances de vitória, sem contar o quanto os barões da comunicação conseguem manipular seu povo. Serra, apesar de essa candidatura representar seu crepúsculo político(seria o cúmulo do absurdo imaginar que novamente renunciará à Prefeitura em 2014 para concorrer à Presidência), não a tornaria a sua morte definitiva, ou seja, não iria candidatar-se se não tivesse certeza das grandes chances de vitória(os paulistas burros não estarão nem aí para a “Privataria” – por mais que os outros candidatos a explorem, e têm obrigação de fazê-lo, principalmente Haddad – como também não ligarão para o abandono que Serra impôs à cidade em nome de suas ambições. Não acredito sequer que o desgoverno Kassab pesará muito para os tucanos. Para vencer, o PT terá que conseguir juntar aos seus já habituais 30% de eleitores fiéis, uma parcela de dos moderados, que não seguem tão roboticamente a mídia conservadora(o que não quer dizer que não se deixem influenciar por ela), o que não será fácil. Acredito que vocês tenham uma tara por políticos reacionários)Hitler ganharia uma eleição aí) e é nessa perversão que Serra fundamenta suas esperanças de vitória. E está certo em fazê-lo. Quanto ao “IDH menor que os estados do Sudeste”, tenha certeza que em pouquíssimo tempo estará menor que o dos estados do Nordeste(Pernambuco será o primeiro a superá-lo), já que apenas 9 anos depois de termos passado a receber de volta os recursos de nossos impostos(que antes financiavam o “desenvolvimento” sulista, numa operação de colonialismo interno exatamente igual ao colonialismo externo de ianques e europeus), crescemos aceleradamente porque, entre tantos motivos, além de nossa competência profissional, sabemos votar : em Recife, o PT, que governa a cidade há 12 anos, vencerá as eleições provavelmente em primeiro turno, reelegendo o Prefeito João da Costa, apesar da ENORME campanha midiática destinada a impedir sua vitória. A mídia local, liderada pela Globo, levará uma surra de um povo politizado, consciente e que pensa.

    • Parabéns pela lucidez de seu comentário, sou mineiro, crítico o do governo Anastaécio aqui em MG e torço muito por voces nordestinos que sempre foram menosprezados pela elite branca, de olhos azuis (separatista de SP) do sudeste, espero que o Haddad abra a caixa de ferramentas do livro “Privataria Tucana” e mostre para os paulistas (também acho esta história de paulistano uma babaquice sem tamanho) quem realmente é o Çerra.

  • Não mencionei o nome de Russomano em outro comentário devido às suas qualidades (ou fal.ta delas, sei lá). Mencionei-o porque ele parece ser peça importante no tabuleiro. Serra, mais uma vez, não queria ser candidato a prefeito. Prefeitura é muito pouco para quem nasceu para presidente vitalício do mundo, mas foi empurrado para a disputa porque deve ter batido nas hostes da tucanda e do PIG o famoso c.gaço de que nem ao segundo turno eles chegariam se não apresentassem ao eleitorado troiano, digo paulistano, algum maluf-genérico-cavalo-de-tróia no qual ele já estivesse acostumado a votar. Será que vislumbraram um segundo turno entre Russomano e Haddad tendo psdb/pig que se colocarem como coadjuvantes na disputa? Cerra foi a tábua de salvação que a direita alinhada ao psdb e pig arranjaram pra se salvar do completo vexame.

  • Correio do Brasil diz saber quem é o parceiro da Stratfor

    WikiLeaks: Stratfor, em parceria com jornal brasileiro (O Globo), capta informações para EUA e prediz morte de Chávez

    do Correio do Brasil
    27/2/2012 Por Redação – de São Paulo

    Denunciada nesta segunda-feira em uma série de telegramas vazados na internet, pela página do WikiLeaks, a possível parceria entre o diário conservador carioca O Globo e a Stratfor Global Intelligence, pode ser a responsável pelo vazamento da notícia de fundo na polêmica nota do colunista Merval Pereira, publicada na edição de 16 de fevereiro, na qual ele prediz a morte do líder venezuelano, Hugo Chávez, em menos de um ano.

    A empresa norte-americana fornece serviços de inteligência confidenciais para grandes corporações dos EUA e também para e agências governamentais, incluindo o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos , os fuzileiros navais norte-americanos e Agência de Inteligência de Defesa dos EUA.

    Pereira aponta sua fonte na pessoa do ex-embaixador dos Estados Unidos na OEA, Roger Noriega, que “invocando informações de dentro do governo venezuelano, escreveu artigo recentemente no portal de internet da InterAmerican Security Watch intitulado A Grande mentira de Hugo Chávez e a Grande Apatia de Washington. Nesse artigo ele dizia que o câncer está se propagando mais rapidamente do que o esperado e poderia causar-lhe a morte antes mesmo das eleições presidenciais”, escreveu o cronista de O Globo.

    Nos e-mails da Stratfor, divulgados nesta manhã, porém, consta em data imediatamente anterior, a mesma informação que O Globo veicula logo depois, a de que Hugo Chávez terá cerca de um ano de vida. “O Presidente venezuelano sofre de um câncer na próstata que teria feito uma metástase para o cólon, o sistema linfático e a medula espinhal.
    A situação terá sido agravada pelo fato de Chávez ser ‘um paciente péssimo’ que interrompe tratamentos para realizar aparições públicas e participar em encontros políticos”, escreveu a agência norte-americana.

    Segundo a Stratfor, o líder venezuelano é acompanhado não apenas por uma equipe de médicos cubanos, mas por outra, de clínicos russos, sendo que os dois grupos têm visões opostas sobre a melhor estratégia de tratamento

    Íntegra: http://www.viomundo.com.br/politica/correio-do-brasil-diz-saber-quem-e-o-parceiro-da-stratfor.html

  • Eu gostaria deveras de saber, como é que, Brasília, onde se verificam os maiores índices de desigualdade do país, pode estar na frente de São Paulo, que, só pelo tamanho, já tem explicada e justificada, a maior parte de seus problemas.
    Brasília pode estar em 5o, no ranking, só se os limites da pesquisa estiverem circunscritos ao Palácio do Planalto, Esplanada dos Ministérios e seu entorno.

    • Você sabe como é medido o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano?

      O argumento de que Brasília tem a maior desiguladade não implica em ter IDH menor (depende da média… e de outros parâmetros).

      Entre outras coisas, contam: escolaridade média da população, renda das famílias, atendimento à saúde, saneamento, urbanização, PIB, etc. etc. etc.

    • Em Brasilia se encontram os maiores indices de desigualdade,senhor Decio de Atibaia?Oras,meu senhor,venhamos e convenhamos,de onde o senhor tirou tamanho disparate?Ou é má fé ou é desinformação obtida atraves do PIG.Na duvida fico com a primeira hipotese,já que conheço sua forma medieval de pensar em função de outros posts que vossa senhoria teve o descaramento de publicar neste mesmo blog.Em sendo assim,senhor Decio de Atibaia,vossa senhoria deve ser pessoa de idade provecta e em virtude de se encontrar naquela idade em que muitos voltam a ser crianças até consigo entender que o senhor esteja acostumado a postar tantas asneiras nesse blog,sem ao menos corar de vergonha,pois fosse pessoa que se encontrasse em seu perfeito equilibrio mental,sequer se olharia no espelho.Já que o senhor reside no aprazivel municipio de Atibaia,que possui clima temperado,perfeitamente adequado ao cultivo de tuberculos dos mais variados tipos,sugiro a vossa senhoria que vá plantar batatas,em vez de encher a blogosfera com suas verdadeiras abobrinhas indigestas.Mas voltando aos fatos,vossa senhoria afirma categoricamente que em Brasilia se encontram os maiores indices dedesigualdade.Oras,Pinheirinho,simbolo da brutalidade das elites e da desigualdade social fica em Brasilia? A Cracolandia fica em Brasilia?É em Brasilia que ha o maior indice de agressões a moradores de rua e casais homoafetivos?É em Brasilia que ocorrem incendios ¨espontaneos¨uma semana sim e outra semana tambem em comunidades carentes?É claro que o Brasil é campeão de desigualdades e não poderia ser de outra maneira depois de 502 anos de governos representantes das elites assassinas.E nove anos de governo progressista é pouco para um estrago feito ao longo de cinco seculos.Mas isso é muito complicado para vossa senhoria e para qualquer um cuja estrutura mental se encontra ainda fincada nos tempos da escravidão.

      • Dimas, meu caro, Pinheirinho é uma vergonha, mesmo, mas, você é capaz de afirmar que Brasília não tenha vários Pinheirinhos?
        Sobre agressão a moradores de rua, deixe de cara-de-pau, ou, você também nega que os jovens da classe média e alta, da capital federal não apreciam atear fogo em índios e moradores de rua?
        Quanto à homofobia, talvez não saiba, mas, Salvador é a cidade mais homofóbica do país, seguida, se não me engano, da capital paraibana, portanto, deixe de raciocinar pelo fígado, que a gente fica achando que é só ignorância, mesmo.

    • Ô neopaspalhão,

      Dentro de 10 anos, se muito, SP estará ocupando a rabeira.

      Enquanto o Norte/Nordeste crescem a taxas super-chinesas, SP despenca a taxas sub-gregas, mercê da incompetência neoliberal de seus governantes.

      Aliás, a virada já começou tem um bom tempo: multidões de paulistas emigrando pro Nordeste, em busca de emprego. Logo, logo vai chegar a sua vez.

      • Hahahaha…..ou é inteligência limitada, ou desonestidade intelectual.
        Gente, quando um recipiente atinge o máximo de sua capacidade de armazenar alguma coisa, começa a derramar.
        Pra bom entendedor, pingo é letra.

  • Eduardo,

    E a guerra começou prá valer!
    Você viu o Roda Viva (TV Cultura) de ontem? estão desenterrando o caso Celso Daniel outra vez. Até quando vão usar isso em todas as eleições?

    • Roda Morta é aquele programa tão animado quanto um velorio depois da meia noite que passa naquela emissora que tem traço de audiencia?Sinceramente?Minha televisão é muito nova para dar um chute nela e depois eu prefiro assistir qualquer programa de televisão,até daquele canal insuportavel Canção Nova,do que assistir qualquer programa da TV que um dia se chamou Cultura.E o que os¨experts¨falam nesse Roda Morta e nada é a mesma coisa,porque se de alguma maneira houvesse alguma possibilidade de ligar o assassinado do presidente Kennedy a Lula ou ao PT eles certamente fariam essa ligação.

      • Senhor Decio de Atibaia,que o senhor é um elemento completamente caquetico e imbecil eu ja sabia e os seus regurgitamentos repugnantes em forma das mensagens postadas nesse blog,só podem ser fruto de uma mente que se encontra em franco processo de decomposição.Como eu,vossa senhoria é um nada,só que bem diferente de mim vossa senhoria se acha o lorde da Cocada Preta,mas vossa senhoria não passa de um boçal e um mau carater.Vossa senhoria é um dos muitos que aplaudiram as atrocidades que foram cometidas contra idosos,mulheres,crianças de todas as idades e adolescentes pela guarda pretoriana comandada pelo governador do estado,Geraldo ¨Opus Dei¨Alckmin,em Pinheirinho.Vossa senhoria é um dos muitos que tiveram verdadeiros orgasmos multiplos quando Boris Casoy afirmou categoricamente que Lula teria sido responsavel pela morte da megatrambiqueira Eliane Tranchesi.Senhor Decio de Atibaia,vossa senhoria é essencialmente má,desumana,incapaz de se comover com o sofrimento alheio,insensivel,cruel.Pensei que seu problema estivesse tão somente relacionado com uma estrutura mental em processo de deterioração.Mas me enganei,seu problema é bem outro,seu problema se relaciona completamente com amoralidade,pessoas como vossa senhoria são amorais.A ironia,usada no sentido que foi usada por vossa senhoria é propria de quem não tem o que dizer.Pensava tão somente em manda lo plantar batatas mas diante de suas respostas prefiro manda lo pentear macacos.

  • Também não podemos superestimar a inteligência do paulistano nem, muito menos, desconsiderar que a Marta não conseguiu se reeleger, mesmo sendo “bem avaliada” como você nos disse em seu post.

    Por mais que o governo petista tenha sido bom para as periferias por conta dos programas voltados a população mais empobrecida (Bilhete Único, CEU, Creches, Hospitais, Corredores de Ônibus, etc.), infelizmente ele não conseguiu conquistar a simpatia da classe média e, em especial, dos proprietários de automóveis. A quantidade de obras simultâneas tocadas pela prefeitura durante o governo Marta, além das inúmeras taxas criadas durante sua administração, criaram uma rejeição enorme por ela e pelo PT na capital e, desde então, fazendo-nos amargar gestões Serra-Kassab e Kassab.

    Hoje, se considerarmos o apoio da grande imprensa aliado à inteligência média de Homer Simpson do paulistano, as chances de José “Burns” Serra ganhar o pleito neste ano são enormes, mesmo com toda sua rejeição e o escândalo da Privataria Tucana, que só causou furor mesmo na oposição que, por sua vez, já sabia de toda a maracutaia, resultando na perda de apenas uns poucos votos do Serra.

    Para mim, a grande incógnita é: de quem o Gabriel Chalita vai tirar votos: PT ou PSDB? A vitória sobre o PSDB, que parecia conquistada independentemente se o candidato fosse Covas, Matarazzo, Aníbal ou Trípoli, se modificou completamente com a candidatura de Serra. Pode ser que eu esteja equivocado, mas infelizmente acredito que Haddad terá dificuldades até mesmo para ir ao segundo turno. Tomara que eu esteja errado, já que Haddad é a única via “à esquerda” com reais chances de vitórias para a prefeitura de São Paulo neste ano (percebam as aspas na esquerda).

  • Vamos deixar o pig…tentar ressuscitar o cerra em sampa,agora em 2012!! ou vamos nos blogs….tratar de propostas em contrapeso…apoiando Haddad…..nas ruas…sindicatos….blogs!!! CPI da Privataria ja…. o pig vai bater em Haddad….so esperar…..vamos a luta!!!…sampa não merece este retrocesso!!! a ressurreição do eterno cancidato*

  • Edu, lamentavelmente é provável que o LIXO JOSÉ SERRA ganhe às eleições novamente, mesmo depois de todos os episódios lamentáveis que comandou na candidatura para presidente de 2010, conseguir colocar e reeleger o péssimo Prefeito que está sendo o Kassab, ter sido igualmente um péssimo prefeito e Governador em SP ( este último que culminou com o confronto dos policiais civis e militares ) que graças as forças ocultas não virou uma tragédia em plena rua, estar metido até o pescoço nas falcatruas da privatização na era FHC, perseguir e pedir a cabeça dos jornalistas que discordam dele.

    Os “letrados, estudados e bem informados ” tem amnésia, esquecem de tudo o que ele fez e continuará fazendo.

  • Eduardo, como fica a candidatura de Serra perante o livro do Amaury A Privataria Tucana? E a Lei da Ficha Limpa? Estou morrendo de curiosidade. Abraços.

  • A eleição municipal de São Paulo, com Serra na disputa, promete muitas risadas. No horário eleitoral teremos a leitura diária de um capítulo do livro Privataria Tucana.

  • Sinceramente, sem partidarismo, isto é menosprezar a inteligência do paulista (embora a lavagem cerebral de quase 20 anos) e um desrespeito tal qual foi a BOLINHA DE PAPEL (uma das maiores vergonhas da história da República, com direito a perito criminal).

  • É, Edu, e como já foi dito com relação ao americano médio: “Ninguém perde dinheiro por subestimar-lhe a inteligência”.
    Creio valer o mesmo por estas plagas aqui da Província de São Paulo.

  • Edu,
    o dito popular cabe, mais do que tudo, dessa vez aos paulistanos: “O povo tem o governo que merece!”. Infelizmente é muito provável mais um erro político desses pobres coitados!!!!
    Abraço!!

  • pernambucano de garanhuns moro em paulista pe depos de toda sacanagem que fizeram eses cara do psdb contra o pessoal da cracolandia e mais covardemente o que fizeram contra a populaçao do pinheirinho em sao jose dos campos sp sera que a populaçao de sao paulo vai ter coragem de votar nestes criminosos eu nao acredito serra ja foi prefeito governador candidato a presidente 2 veses nao tem mais nem uma chance de ser presidente acabem com esta festa do psdb que usam a populaçao de sao paulo como quer e a hora que quer candidatase diz que governara ate o fim do mandato depos saem deixam as veses pessimos administradores nos seus lugares e onde fica a palavra do politico que se dis serio serio somos nos que acreditamos neses idiotas comfiamos nos arependemos e ainda voltamos a voltar nos mesmo meus queridos conteraneos meus irmaos de sao paulo todo ser humano e irmao pensem com esta onda do ficha limpa muita coisa pode mudar na politica entao vamos começar a fazer a nossa parte vamos votar pensando na nossa familia no futuro dos nossos filhos e netos desejo para todos muitas felicidades.

  • Edu, esta “pesquisa datafolha” que dá Serra com 30%, merece um texto incisivo contra ESTA PICARETAGEM. Diz assim, Serra subiu 9 pontos.
    – Ora, não somos idiotas, há pouco datafolha publicou que Serra não pontuava na pesquisa.
    – Ora, suponhamos com boa vontade que tenha pontuado 5% com toda negativa de que não seria candidato. Aí vem A PICARETAGEM DA PESQUISA DATAFOLHA e diz que Serra subiu 9 pontos. Ora, somando a 5% que teria, seria no máximo 14%.
    ALGUÉM NESTE PAÍS T~EM QUE PROCESSAR SERIAMENTE OS PICARETAS DE PLANTÃO.

  • A soberba cega a elite paulistana. Fingem que a privataria tucana não existe, por orgulho.
    Eles não admitem que toda a riqueza do Brasil e acesso a educação cheguem ao norte e ao nordeste. e que Lula um nordestino tenha tanta coragem para não abaixar a cabeça diante das “ordens” lá do hemisfério norte como eles adoram copiar tudo o que ´vem de fora, estão vendo o seu mundinho desabando. Serra é a tábua de salvação desse povo pedante e egoista.

  • Eu sou paulistano e até agora não entendo como o restante da população tem coragem de votar no Serra serrote, eu sinto até vergonha de ser paulistano e o pior é que esse cara vai ganhar (e não com o meu voto).
    A educação em sp é um lixo, os transportes públicos estão saturados ai quando terminarem de fazer essa expansão do metro vão precisar fazer outra porque essas novas linhas quando “nascerem” ja vão estar saturadas. tem muita coisa pra falar mas me da uma raiva só de lembrar.

Deixe uma resposta