A onda Haddad

Análise

Há pouco mais de uma semana, um colunista, achando que faria graça com a candidatura de Fernando Haddad, asseverou que, para o petista vencer a eleição, teria que se converter em um legítimo fenômeno político-eleitoral em razão do tempo que resta para a eleição.

Pois bem: pesquisas Datafolha e Vox Populi divulgadas ontem (29.08) dão conta de que José Serra, em algo como um mês, perdeu cerca de um terço de suas intenções de voto, enquanto que Haddad, no período, quase triplicou as suas.

Na verdade, até entre o PT está havendo certa surpresa com o desempenho de Haddad por conta de uma questão que se pensava que influiria negativamente no processo eleitoral sobretudo da capital paulista, dado seu histórico de antipetismo: o julgamento do mensalão.

Ora, se o PT vem enfrentando dificuldade há anos em São Paulo, se o PSDB estabeleceu um feudo no Estado e se cristalizou na capital desde 2004, certamente que o eleitorado daqui deveria se embriagar com as overdoses de mensalão que a mídia está injetando na veia do público todo dia, o tempo todo.

Surpreendentemente, não é o que está se vendo. Assim como vem ocorrendo no resto do Brasil a mídia pode até mandar no STF, mas continua não mandando no povo, que parece estar sabendo separar o julgamento do mensalão das eleições.

Seja como for, aquele colunista tinha certa razão: se Haddad continuar crescendo no ritmo em que está crescendo e vencer a eleição, tornar-se-á um dos maiores fenômenos políticos da história recente.

Tentarão negar que sua candidatura está se tornando uma onda e dirão que o fenômeno da eleição é Celso Russomano. Nada mais falso. Ex-candidato a governador, amplamente conhecido por atuar há muito na tevê, não há nada de excepcional em seu desempenho.

Russomano vem surfando no desconhecimento de Haddad e na onda negativa que  engolfa a candidatura Serra devido ao clima de constrangimento que está se formando entre os seus eleitores, pois falar mal de Kassab – e, portanto, de Serra – está virando moda em Sampa.

Em resumo: Russomano beliscou parte do eleitorado de Serra e poderá ficar com ele, mas a parte do eleitorado que pode votar em Haddad – e que está consigo – tem tudo para voltar às origens dada a superioridade política e de recursos do petista, que tem partido e tempo de televisão.

O fator Lula tem limitação para beneficiar Haddad. O ex-presidente não é tão popular assim em São Paulo, mas certamente tem um eleitorado muito consistente na cidade que inclusive já acedeu a um pedido seu para que votasse em uma desconhecida.

O eleitorado tradicional do PT e que pode atender ao pedido de Lula certamente é bem maior do que os 14% aos quais Haddad chegou nas pesquisas supramencionadas. Não existe lógica alguma para que essa transferência de votos não se acentue. Até porque, está aumentando.

Claro que o fator que mais está ajudando Haddad é que o horário eleitoral, em vez de ajudar Serra, prejudicou o tucano. A propaganda, como se disse aqui, reavivou a memória do eleitorado, fazendo com que se lembrasse de que quem lhe deu Kassab foi Serra.

Quando se escrevia neste blog, meses e até anos atrás, que a vida em São Paulo estava piorando, muitos podem ter pensado que aqui se estava fazendo política. Não era. Já escrevi isso um milhão de vezes e volto a dizer: viver nesta cidade está uma tortura.

A piora da qualidade de vida em São Paulo se acentuou sobremaneira nos últimos anos. As tensões sociais e a ausência de políticas públicas voltadas justamente para mitigá-las estão cobrando o preço dos atuais gestores da metrópole.

O suicídio eleitoral de Serra também teve contribuição do seu alienado programa eleitoral. A cidade que a campanha tucana mostra, nem as câmeras acreditam nela – que dirá o eleitorado. Pelo contrário: aquela cidade fictícia irrita.

O núcleo duro do eleitorado de Serra, hoje, concentra-se nas classes alta e média alta que não vivem a rotina da cidade e que têm poder de influência sobre setores inferiores da pirâmide social. Como essa elite não vive São Paulo, dá-se ao luxo de não se preocupar com ela.

Seja como for, a figura de Haddad, os recursos de sua campanha (tempo de tevê, grande marqueteiro etc.) e o esgotamento da paciência dos paulistanos com a eterna vitimização e exaltação de Serra pela mídia estão formando uma onda política, a onda Haddad.

90 comments

    • Gerson, pensei nisso ontem, alguma sabotagem para jogar culpa no PT, os tucanos demos sao craques em espalhar o medo contra o PT, é assim que tem se mantido por tanto tempo no poder. Eles usavam o Cachoeira para fazer dossies contra eles mesmo e jogar a culpa no PT. Como o Cachoeira ta preso, devem recorrer ao Itagiba, bandidos existem aos montes, o PT tem que fazer um alerta desde ja, uma vacina pega bem, os tucanos nao vao entregar facil a rapadura, vem coisa ai com certeza

      • Você viu quem está bancando, literalmente, a candidatura do Marcelo Itagiba a vereador no RJ? Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central de FHC. Essa notícia saiu na coluna do Lauro Jardim, da ‘Veja’.

    • Gerson, o dossiê do Serra deve ser contra o Russomano, afinal este é o alvo mais fácil para as conhecidas armações eleitorais do tucano e é quem está lhe tirando o lugar no segundo turno.

      Aguardem a esperada baixaria tucana contra o Russomano na mídia amiga, é a única esperança do Serra de continuar vivo na política.

      Edu, nos dê notícias da Vitória,espero que ela esteja bem.

    • Essa do dossiê está manjada demais, renderia pouco.

      Não estranhe se for tentado algo mais “inovador” e “impactante”, digamos assim. Já pensou se a polícia encontra “cadernos de provas do ENEM” no escritório do Haddad? E se encontra sobras de “carnês de contribuição ilegal”, supostamente distribuídos aos “fiéis”, no comitê daquele outro candidato?

    • Ahahahaha, já pensou na VEJA: VEJA teve acesso com exclusividade a documentos que mostra rejeição cobrando propina pra atacar Jose Serra??? E o blogueiro da VEJA: Democracia em perigo.

    • Acho que ele vai acusar o Amaury Ribeiro de fazer parte dos novo aloprados do Haddad e ter feito um dossiê contra ele (A Privataria Tucana) e aí a mídia tucana vai descobrir o livro e dizer que ele foi financiado pelo PT….pronto…está lançada a nova novela do jornal nacional….fsp, veja, estadão e que tais….

    • Em 2010, ele apostou tudo no caso Erenice e conseguiu ir ao segundo turno. Deu certo uma vez, acho que é isso o que ele vai tentar: arrumar algum escândalo de última hora.

      Tá certo que ele foi humilhado no segundo turno, mas pelo menos conseguiu ir.

      PS. Só pra lembrar que depois de todo aquele estardalhaço, a Sra. Erenice foi inocentada pela justiça. Mas ninguém do imprensalão se lembrou de questionar o Vampiro.

  • E cabe ao eleitor da capital saber o que é bom pra si: votar no novo ou continuar a sofrer com a dupla Serra/Kassab, depois não adiantar culpá-los, como vem fazendo os cidadãos que votaram em Kassab e hoje se arrependem…

    As opções estão aí.

  • Os programas do PT estão ótimos, o diagnóstico vai direto aos pontos mais críticos e as propostas vão de encontro aos que tem urgência que a cidade melhore. O PT tem a credibilidade das propostas realizadas pelo governo Marta, que agora começam a ser revalorizadas na boca do Lula. Achei ótimo essa amarração entre governos, e ver Lula falando do que Marta enfrentou para viabilizar o que fez não tem preço.
    Haddad se revela a cada dia mais preparado, e já mostrou que não se intimida com as armadilhas dos tucanos e da mídia. Incrível a rapidez com que ele traz verdades inconvenientes `a tona, quando tentam desclassificá-lo. As entrevistas com ele chegam a ter valor pedagógico para a matrix que virou Sampa.
    Concordo com você, Edu, quanto ao tiro no pé que é a propaganda tucana. Ninguém mais aguenta brincar de ilha da fantasia. Finalmente parece que o limite de tolerância dos paulistanos chegou.

  • Vale lembrar que o fator ‘mensalão’ tem um viés positivo para o eleitorado. Primeiro por estar havendo um julgamento. Segundo, caso haja condenação, se passará a imagem de que se está fazendo justiça doa a quem doer. Terceiro, se houver absolvição, será por que não houve culpa no episódio. Assim como o PIG não compreendia que a queda de ministros em efeito dominó provocada pelos esquemas Veja-PIG-Cachoeira só faziam aumentar a popularidade de Dilma, pois se tinha a impressão que todos em todos os tempos cometem irregularidades, mas com Dilma eles simplesmente não tem vez . Assim, a imprensa que achava que opinião publica era a opinião publicada estava na verdade fortalecendo a imagem de durona da presidenta e amentando a sua popularidade. O julgamento da ação no Supremo pode ter efeito positivo para o PT sim.

    • Eu acho que ninguém está nem aí para o julgamento.

      Está mais do que na cara que ele é uma peça midiática montada como golpe publicitário visando as eleições. Tantas fizeram que a palhaçada deu muito na vista.

      Simplesmente não conheço quem esteja acompanhando essa pantomima ridícula e já não tenha posição política definida, seja pró ou contra.

      A população mesmo não está nem aí para essa palhaçada.

  • Ué, o pig jurou de pés juntos que o show midiatico do mensalao iria derreter a candidatura de Haddad, pelo jeito o povo vai é dar mais uma daquelas famosas surras nos barões da midia

  • Toc! toc! toc! três vezes na madeira, sal gosso, água benta e muito guiné, saravá meu pai!!!
    Reinaldo Azevedo “apoiando” Haddad.
    Como diz lá no Paraná: “credo incrúis” e “crendus padi!”
    Vade retro!!!

  • Sempre temos que lembrar que a população da cidade de São Paulo não é aquela que aparece nos comerciais de tv ou nas páginas do PIG.

    Só para lembrar: 75% dos paulistanos NÃO tem carro próprio. Ou seja, são pobres. E são esses que rejeitam Serra, pois os demotucanos governam para os 10% mais ricos.

    Só para lembrar 2: Em 2011, Kassab deu reajuste maior ao IPTU de bairros pobres, poupando os bairros “nobres” (*)

    Só para lembrar 3: Quase todos os sub-prefeitos de São Paulo são originários da PM. Essa mesma PM que aplica pena de morte em moradores de bairros pobres, sejam eles criminosos ou não. Na dúvida, a PM mata.

    Está aí a explicação para a rejeição de Serra.

    ________________
    (*) Por que os bairros mais ricos, onde moram banqueiros, latifundiários e grandes traficantes são chamados de “nobres”. Em que consiste a “nobreza” desses bairros?

    • Mas, Locatelli, devemos considerar outras questões. Toda a divulgação que os blogueiros sujos tem obtido, inclusive nas redes sociais, tem um peso fortíssimo. Todo dia conseguimos divulgar algo de negativo do Serra no Facebook, seja uma simples escorregada (como fotos em que ele aparece em situações de ridículo), até grandes escândalos (Privataria, Rouboanel…). E olha que ninguém precisa nem forçar a barra por isso, o Serra faz questão de nos dar as armas.

      Enfim, isso também faz muita diferença.

  • e o APOIO de Maluf ainda pode gerar frutos ?

    francamente, LULA escolheu quem ele queria como companhia ..e não fui eu ..eu NÃO posso deixar de mandar o meu recado de descontentamento, de frustração, sensação de TRAIÇÃO pro cara

    ..no mais confesso, foi uma pena, pq de tempos eu sempre defendi (sobre saraivada de mercadistas, suplicys e martistas) defendi a renovação das lideranças ditas “progressistas” ..e Haddad foi uma boa alternativa

    Agora, alguém aqui sabe me dizer, fora dos jingles e palavras de ordem dadas pelos marqueteiros, o que os candidatos pensam, quais são suas metas e compromissos para:

    -Pedágio Urbano

    -Inspeção veicular

    -Alternativas pra o transporte público e TRANSITO

    -corredores de ônibus

    -política de praças e verde

    -CRIAÇÃO de novos espaços pra lazer

    -apenas por curiosidade, sobre liberalidade das drogas e como lidar com as cracolândias

    -da construção de moradia popular e desfavelamento (hoje SP tem 1633 favelas)

    ..não precisa ser a opinião de todos não, ou ao menos ,só a dos 3 primeiros

    quem sabe deste apontamento possa surgir um debate entre nós mais cidadão, propositivo e participativo, e MENOS torcida por exemplo ?!

    grato

  • FORA de pauta

    Vejo que existem duas correntes por aí, uma que diz da existência dum MENSALÃO ..e outra, da qual comungo, que assevera a pratica de CAIXA 2

    Leio na imprensa articulistas dizendo que se vencer a “tese do mensalão” isso será pior para os “homens de LULA”

    Oras, penso que para a tipificação dos crimes de corrupção ativa, e/ou passiva, bem como o de formação de quadrilha, qualquer uma das “correntes” que prevalecer, em termos dos réus e suas penas, dará na mesma

    Na mesma pq ambos falam em COOPTAÇÃO financeira para obtenção de apoio político, falsidade ideológica, fraude processual, desvio de dinheiro público e uso indevido de recursos ilícitos em benefício próprio, no mínimo

    Claro, a unica diferença entre as duas teses, pra mim, resumiria-se ao fato de que a 1a, a do mensalão, acabaria por se integrar de vez ao folclore popular, enquanto que se der a 2a, a do CAIXA 2, ainda haverá dentre nós aqueles que tentarão minimizar e inocentar os “nossos delinquentes” em nome da tese de que se assim, “isso seria prática de toda e qq corrente”

  • lembro que por estes dias haveriam dois depoimentos que seriam capazes de sacudir a república

    o de Pagot, e o de Paulo Preto

    não deu um, nem outro ..deu traque mesmo ..a montanha pariu um camundongo

    e quem pensou, ou tentou nos fazer crer, que do depoimento destes a Republica seria salvo ..novamente, perdeu tempo

  • é impressionante você olhar para a cara desse sujeito e não ver que tudo de ruim que existe na vida, está estampado naquele rosto. com o aumento que continuará da sua rejeição, acredito que ele baterá o recorde, talvez ,ou com certeza nem ele votará nele mesmo. o ostracismo te espera, infeliz.
    reinaldo carletti

  • Vem baixaria total por aí por parte da campanha do “mais preparado” e vai contar com amplo apoio e participação da mídia e imprensa bandidas, é questão de tempo. Sobre a propaganda na TV, vi ontem. Será que algum paulistano considera que aquelas imagens na propaganda do jênio são autênticas? Este blablabla de fiz metrô, fiz ponte, fiz estrada, inventei o seguro desemprego, inventei o genérico, abri o Mar Vermelho e mandei todo mundo passar não cola mais. É o mesmto tipo de propaganda que maluf sempre fez, a do “mestre de obras”.
    Enfim, o PT que se cuide. Vem baixaria e aqueles cretinos de sempre do PIG estarão participando dela. Não importa que Russomano seja candidato de direita, isso não é o bastante porque além de ser de direita o preferido do PIG e seus patronos tem que fazer parte da patota. Maluf sempre foi perseguido pelo PIG apesar de ser diretiona só porque não era da patota.

  • E a medida que as investigações do esquema Cachoeira vão se aprofundando, a situação tende a piorar mais para Serra. Recentes informações dão conta da presença de Serra nos telefonemas de Cachoeira! Nâo tenho duvidas de que Haddad vai para o 2º turno com Russomano!

  • fora de pauta

    pois é ..leio mais do mesmo, mas que interessa a todos

    Leio que Mantega e o governo continuarão a estimular a economia com isenção temporária, com PUXADINHO e improviso, tudo pra tentar ATIÇAR as vendas nas linhas de carros, eletro, branca e construção civil ..contam a esta altura com a devolução de IR e o 13o por exemplo.

    Interessante, mais do mesmo, tentar jogar as famílias pra compra de porcarias CARAS, nem que pra isso tenhamos que pendurá-las a prestações usurárias ..e o futuro penso ? O futuro entregue a Deus.

    Falar em reforma TRIBUTÁRIA mesmo, estrutural, ou em reduzir-nos o CUSTO BRASIL via aceleração, de fato, do que até agora esta parado ou rastejando – vide Norte-sul, obras da copa, setor elétrico, malha viária e transposição por ex (refiro-me aos planos PATO1 e PATO 2), parece que nada ou muito pouco esta sendo feito

    Você sabia que o carro daqui, FORA de ter MOTORIZAÇÃO PRECÁRIA e poluir mais, custa até 3 vezes mais do que um equivalente nos EUA ? e 2,5 ao da Europa ? ..pesam na discrepância os custos em REAIS, especialmente da INFRA ..um pouco o câmbio (uns 15%) ..impostos federias- estaduais e MARGENS DE LUCROS aviltantes das montadoras, estas que cada vez empregam diretamente menos, chantageiam e remetem cada vez mais

    VEM cá, não tá hora da DILMA abrir fogo contra estes AGIOTAS ? as montadoras ..tipo como o fez, ou simulou fazer, com os bancos, planos de saúde e teles ? ..aqui, ao menos, o povo pensaria que alguma de sério estaria sendo feito do que simplesmente, pelo imediatismo, entregarem as NOSSAS CABEÇAS (economia e renda) a prêmio

  • Venho falando desde o início do lançamento da candidatura Haddad:

    – Serra vai se juntar aos candidatos nanicos.

    – Teremos, então, somente dois candidatos

    – Logo, grandes chances de não ter segundo turno.

    Haddad pode levar de primeira.

  • Evoé, Eduardo!

    Com rejeição de 43%, Serra não se elege nem síndico em Higienópolis.

    No mais, tudo de bom pra você e os seus, especialmente Victoria.

    Estou meio sem tempo pra escrever, mas te leio todo dia.

    Aquele abraço!

  • Eduardo,

    Como diria minha avó, QUE DEUS TE OUÇA.
    Voltando ao STF. Que cínicos: o Demostenes pode continuar no judiciário, a Weber caçou a representação, do Collor, contra o procurador, o J. Mendes está a julgar, impávido, apesar de todas as acusações que pairam sôbre ele e o procurador, também. E o Peluso caça o mandato de deputado do João Paulo na maior cara de pau. Ainda diz que não é por odio. Como diz o PHA, isto é Brazil …………..

  • sr. eduardo,
    ótima análise,
    discordo de apenas uma pequena parte:
    “O ex-presidente não é tão popular assim em São Paulo”.
    com toda a “PIGaria”, a aprovação ao lula (e à dilma) em sampa é estratosférica. temos que ter em consideração que nas periferias tem mais gente que no centro e o povão adora o lula. e um voto lá tem o mesmo peso que qualquer outro.
    o sr. se lembra bem quando o pig dizia que dilma era um poste e que não emplacaria!
    ……
    duas observações:
    russo é o plano “b” do pig,
    alckimin (2014) NÃO se reelege.

  • Pois é, o “festival mensalão”, sonho acalentado pela direitona-burra (e sem votos) morreu na praia: o povão está cansado do golpismo midiático e de uma oposição sanguessuga (sem trocadilho…), que odeia o Brasil e seu Povo.
    Tomara que os paulistanos dêem o troco merecido a quem tem infelicitado esta grande cidade, hoje tão dividida entre o 1% que vive muito bem e os demais, que pagam por tudo e sofrem com os mais precários serviços públicos do Brasil.

  • segundo o IPDukryDizorêia 40% dos eleitores paulistanos votariam no candidato do Lula. Está pintando um segundo turno com Russo, mano, difícil, mas o pior São Paulo já está descartando, o Vampiro Brazileiro. Se as coisas seguirem este rumo, a tucanada vai levar um tranco, perder o poleiro da maior prefeitura e terceiro orçamento do país. Continuando a futurologia, a eleição pra governador de SP pode ser o fim do coronelato tucanóide/midiático, bão pra paulistas e pra nóis também hehehehe

    • vai dar trabalho ..mas devagar agente consegue desmentir este revolucionários de araque

      João Paulo teve todas as chances pra se defender

      Pq negou, pq se escondeu, pq uma hora disse e noutra desdisse ?

      Pq apresentou uma versão que nem Delubio, seu comparsa, nem ele nem o dono da empresa de pesquisa sustentaram ?

      Afinal, o que ele fez com o dinheiro mesmo ? e pq recebeu do MIMO ? ..do que sabemos, ele recebeu grana dum TREMENDO dum trambiqueiro que ele, João Paulo, já sabia de longa dada de quem se tratava

      PORTANTO meu caro, EU penso que a JUSTIÇA esta muito certa em mostrar pra caras como ele que se ele quer de defender, ele tem que convencer

      3 NOTAS FRIAS com 90 dias de defasagem ..pegar dinheiro vivo em Brasilia pra gastar em Cotia ..qualé meu chapa, vc tá subestimando a inteligência e o caráter da turma aqui, é isso ?

      • Romanelli para de trollar…

        A ministra Weber e o ministro Flux tiveram mesmo o despalnte de defender que não é necessário provar a culpa para condenar alguém e que o acusado é que tem que provar que é inocente.

        Independentemente de haver provas ou não em relação ao JoãoPaulo Cunha, assunto onde a polêmica é possível, é um absurdo que juízes venham defender teses tão absurdas e que ferem os princípios básicos do direito.

        Quer trollar, trolle. Porém não defenda o absurdo e o indefensável. Esses juízes ainda vão se arrepender muito de terem se apegado a tais alegações sem cabimento. Serão estudados pelas futuras turmas de direito como exemplo de indignidade na corte.

    • É, Sr. Locatelli, o que estamos vendo é que a nossa justiça é escandalosamente parcial. Como bem disse um comentarista, estão acrescentando mais um “P” no famoso trio “PPP” dos maiores injustiçados do país: P de petstas.

    • É, Sr. Locatelli, o que estamos vendo é que a nossa justiça é escandalosamente parcial. Como bem disse um comentarista, estão acrescentando mais um “P” no famoso trio “PPP” dos maiores injustiçados do país: P de petistas.

  • O fenômeno é o Serra (peso). O Haddad se sai muito bem no programa, mas sua subida é natural pois a média do PT é bem maior dos índices que ele tinha, e a medida que ele se torna conhecido, vai subindo.

    O impacto do “efeito mensalão” ainda não dá para ser mensurado, pois estamos só no começo do carnaval midiático.

    • Não estamos no começo. Há meses que o PIG bate nessa tecla todo dia. O PT já foi condenado pelo Jornal Nacional. Em 2005/2006 a campanha para acabar com o PT usando o mensalão foi muito maior e não resultou em nada.

  • Dei uma pesquisada na internet sobre a ficha do Russomanno e espero que o PT saiba explorar os podres dele. Mas acho que, pelo que estou lendo, o PSDB já esta fazendo isto. Serra “baixaria” já esta atuando como um verdadeiro rolo compressor para tirar da disputa quem poderá tirá-lo do segundo turno. Enquanto isso a onda Haddad vai se consolidando. È isso aí, Haddad! E vamo que vamo dar a vitória ao Haddad!

  • Bom dia, Eduardo.

    Te pergunto.

    O fato da imprensa mafiosa está preocupada com suas eternas fantasias de desmerecer ou tornar invisível os dois governo LULA, tendo inclusive deixado de lado o ataque em massa direto a figura do Hadad, isso não ajuda, neste momento, a campanha do candidato do PT? E quando esses barões midiáticos paulistas acordarem haverá tempo de desconstruir a campanha do Hadad?

  • o nivel da campanha está otimo,a direção de tv do programa do Haddad está sendo muito feliz na apresentação do candidato,como paulistano espero que meus coterraneos amadureçam sua opinião e deefenestrem essa corja do municipio.

  • Tenho de confessar que eu mesmo andava bastante cético com a candidatura Haddad; entretanto, ontem, ao examinar os resultados da pesquisa Globo/Folha e ver que a rejeição a Serra atingiu inacreditáveis 43%, percebi que de maneira nenhuma Haddad é carta fora do baralho… Agora cabe a nós, petistas e simpatizantes, propalar o nome Haddad aos quatro cantos da cidade. Já é possível vislumbrar um segundo turno com Russomano e Haddad e, para minha delícia pessoal, Serra relegado a um triste terceiro lugar, que sem dúvida marcará sua retirada definitiva da política paulista (Deus seja louvado!).

    • Fabio, concordo com tudo o que você disse, só acho que o Serra pode até ser ultrapassado e não ficar nem em terceiro lugar.

      Uma vez que fique definido que não tem mais nenhuma chance será devidamente cristianizado pela mídia, sem a qual ele não é absolutamente nada.

      Já pensou o Serra em quarto ou quinto? Seria bom demais…

      E convenhamos, ele bem que merece uma chapuletada dessas.

      • Ruy, uma vitória de Haddad e Serra em quarto lugar, totalmente derrotado e sem nenhum cacife, seria algo tão idílico, que não dá nem para imaginar…

  • Edu, razão tinha Doutor Ulisses ou Tancredo, quando se dizia: “Intenção de voto é como nuvens de chuva de verão, Vão-se, assim como vem rapidamente”. Que bom que seu otimismo renasceu. Quantas vezes você se mostrou pessimista sobre as eleições em São Paulo, pela pressão da elite paulistana.

    Não conheço direito São Paulo, pois resido em Curitiba. Mas se conheço um pouco da alma humana e de eleições, Serra já era. Não há alternativas para sua rota, nem se tentar voltar pela contra-mão. Terá que deslizar pelo escorregador rumo à lama ou se submeter à ousadia de renunciar à candidatura. Já que tem larga experiência em se escafeder pela tangente, arrumar outra. É só pedir para ir ao banheiro para limpar o nariz. Há WCs com porta de saída do outro lado da de entrada. Boa sorte para vocês, paulistanos.

  • Deixe de ser ridículo. Você mesmo postou 500 comentários no post de ontem sobre o julgamento. Os quais, aliás, foram quase todos deletados porque você parece achar que este blog é a casa da sua mãe e usa, aqui, a terminologia que deve usar lá

  • Para a falar a verdade Edu, não duvido nada que até o João Paulo Cunha ganhe a eleição de Osasco, condenado pelo STF e tudo mais.

    Seria um claro recado do povo sobre o papel que a mídia e o STF estão desempenhando.

    Enquanto condenam uns, protegem outros e fazem vista grossas com corrupção graúda (Gurgel, Cachoeira, Policarpo, Demóstenes, que, pasmem, voltou a ser “procurador de justiça”).

    O Haddad vai ganhar, podem esperar !!!!

  • Apesar de ser do interior, vi algumas vezes o horário político dos candidatos de SP na Tv. O Programa de Serra chega a ser patético. Pífio. Ele ou os seus marqueteiros estão desatualizados. Na pior das hipóteses (pra ele) – acredita que o eleitorado é burro. Os paulistanos elitistas e preconceituosos, principalmente com as classes baixas são eleitores fiéis dele – mas como frisou bem Edu, são estes que detêm o poder de influenciar a massa. Na contramão deles (infelizmente), o tempo de Haddad é bem realístico, não exagera e nem adoça os problemas e as soluções com empirismo. O eleitorado quer isso. Quer um porta voz, que não seja falastrão.

  • Já falei aqui o Serra é mais rejeitado que a Carminha, e não adianta a Globo soltar toda noite a musiquinha “eu que quero o Serra” no horário nobre, pois o barco tá afundando.

  • Vou repetir o que eu comentei no Nassif. Onde não há voto do povo, ou seja, o Judiciário e o pig, a direita nada de braçadas, onde há, afunda.
    Eu te falei Edu, há limites para tudo nessa vida. Até para a burrice política do eleitorado anti-petista papaguaio do pig. A unica vantagem de um eventual governo Serra é que só dura pouco mais de um ano
    Paulistanos, bem-vindo ao mundo real

  • Sabe, Edu, gostaria de saber a quem pertence o portal IG que a todo instante põem lá nas suas págonas algo contra os “mensaleiros”, faz “pesquisa” que aponta FHC como o melhor presidente do Brasil e disse há umas duas semanas que a campanha de Haddad estava em crise.

  • Prezado Eduardo,

    Serra é um defunto político clamando por um enterro decente.

    A vitória de Haddad seria a melhor notícia política desde a eleição da Dilma.

    São Paulo merece.

  • Já disse aqui, e outros também, que o povo já julgou o mensalão, e para o povo já foi resolvido. Não sei se é um defeito ou uma qualidade, mas a maioria do povo brasileiro, eu inclusa, não gosta de remoer assunto. Não é que o assunto foi esquecido como muitos pensam, apenas, como disse, remoer problema é chorar leite derramado, não adianta, então, levantamos a cabeça e seguimos em frente.

  • A cidade em que nasci,São Paulo,merece um prefeito como Haddad,porem,precisamos combinar com setores expressivos da classe media,que em virtude de uma maneira de pensar bastante conservadora,caso haja um segundo turno entre Haddad e Celso Russomano,votarão maciçamente em Russomano,por mais ficha suja que Russomano possa ser.Não se iludam,colegas de blog,mas se houver um segundo turno entre Haddad e Russomano,Russomano ganha a eleição e olha que por Russomano tenho absoluta repulsa,porem sou realista,as vezes até muito mais realista que o rei.Se votasse em São Paulo votaria em Haddad,por reconhecer que ele tem a proposta de governo mais consistente,porem,Russomano teve durante anos uma visibilidade enorme no quadro Patrulha do Consumidor num programa matutino transmitido pela TV Record.Haddad tem seu nome vinculado ao ex presidente Lula e o paulistano de um modo geral alimenta uma profunda antipatia pelo ex presidente e essa é a verdade por mais incomoda que ela possa ser.

  • Quanto a Serra,com 43% de rejeição,praticamente o dobro de intenções de votos que tem(22%),pode ir perdendo as esperanças de ir para o segundo turno das eleições paulistanas.Nem que a equipe de campanha do tucano descubra que Celso Russomano batia na mãe com chicote de couro quando era adolescente.Mais facil jacaré criar asas e voar do que Serra ir para o segundo turno e ganhar as eleições.Como bem disse um comentarista anterior,Serra é um cadaver politico que esta clamando por um enterro urgente.

  • Já pensaram que o 2° turno terá a presença de Celso Russomanno?

    E que se o 2° turno for Russomanno x Serra, os petistas apoiarão Russomanno, pois ele representará o sentimento anti-tucano.

    Se o 2° turno for Russomanno x Haddad, os tucanos apoiarão Russomanno, pois tentarão fazer dele o anti-PT.

    Não seria mais lógico, em uma ótica anti-Serra, deixar o tucano ir ao 2° turno e lá ele sofrer a grande derrota para o Russomanno?

    Pois se o Serra não for ao 2° turno, o PSDB paulista forjará aliança com o Celso Russomanno (mesmo que este não queira, a princípio) com o intuito de simplesmente “derrotar o PT”.

    Celso Russomanno é um potencial anti-tucano. Não podemos disperdiçá-lo.

    Melhor ele próximo do PT do que próximo do PSDB.

    E outra: O Haddad está construindo o nome dele para tentar o Governo estadual em 2014.

    A prefeitura paulistana é sempre um abacaxi insolúvel. Quem prefeita em Sampa, fica com o filme queimado. Vide Jânio, Erundina, Maluf, Pitta, Marta, Kassab…
    (Serra não conta pois ele não prefeitou. Um ano e 3 meses não dá para fazer nada)

    O Governo do estado é mais tranquilo, tem mais arrecadação e menos pepinos. Dá para o Haddad ter mais tranquilidade para governar bem, apesar que a mídia irá finalmente falar dos problemas estaduais, já que quem estará no governo não seria mais o PSDB.

    Entenderam?

    O que acham?

    • Seria ótimo se fosse possivel.Ocorre que pelo andar da carruagem é bem provavel que Serra chegue em quarto lugar,com uma rejeição batendo na casa dos 50% e intenção de votos em torno de 16 ou 17%.É muito provavel que haja um segundo turno entre Haddad e Russomano e caso isso venha a ocorrer,Russomano ganha de Haddad,não porque Haddad não seja o melhor candidato,ele é o melhor candidato e seria o melhor candidato em qualquer cidade de grande porte e com enormes chances de vencer as eleições,mas não em São Paulo cujo eleitorado é majoritariamente conservador e votará em Russomano,não porque Russomano seja o melhor candidato ou tenha o melhor programa de governo ou encarnaria melhor o anti PT,mas porque Russomano encarnaria melhor o anti Lula e Haddad está umbilicalmente ligado ao nome de Lula e Lula não chega a ser persona non grata em São Paulo,mas parcela consideravel do eleitorado não tem simpatia por Lula.E isso é razão suficiente para Haddad,num eventual segundo turno com Russomano,perder a eleição.Com ou sem apoio dos tucanos.

  • Se Haddad ultrapassar SSerra, como tudo indica, este não ficará em terceiro: retirará sua candidatura e sairá atirando no partido acusando-o de “não vestir a camisa”, de tê-lo traído e toda sorte de choramingos.
    Deixará o PSDB e se lançará nos braços do PSD, acreditando que o Kassab vá permitir que ele seja, futuramente, candidato a qualquer coisa.
    Quem viver, verá.

  • Espero que suas previsões se confirmem, já que derrotar a direita nas eleições municipais, principalmente nas capitais, será um passo político importantíssimo. Por sinal, atestará que o terrorismo midiático praticado com o julgamento do inexistente mensalão não produziu os resultados que os coroneis eletrônicos esperavam. Contudo, devido ao histórico reacionarismo de sua cidade, tenho minhas dúvidas : pode até ser que Serra esteja morto politicamente, o que será excelente, mas temo que vocês acabem de maneira alucinada elegendo um pilantra como Celso Russomano, um conservador da pior estirpe, até pouco tempo atrás membro do PSDB. O que será trocar uma porcaria por uma bosta. Volto a insistir que cabe aos poucos que pensam em sua terra a tarefa de convencer os paulistas negros e pobres a pararem de votar como as classes altas que os oprimem. Esse será um grande passo para colocar um pouco de consciência no local mais atrasado politicamente de todo o Brasil

  • Mas se o cenário de subida de Haddad der errado?! O segundo turno pode ser
    entre o “Manorusso” e o José Serra.
    Neste caso, acho que a turma governista vai ter que desembarcar na candidatura do
    “Manorusso” no segundo turno. Portanto, é bom os dirigentes do PT já começarem a
    “lavar a biografia” do sujeito para facilitar a tarefa de apoiá-lo contra o inimigo maior,
    que é José Serra.

    E ele, com apoio do PT, tem grandes chances de derrotar o “vampiro maligno” José Serra:
    o único inimigo de “direita” realmente forte que sobrou ao partido no país (já que o resto, tá
    todo mundo aliado e cooptado; a exemplo de Maluf, Sarney, Marcelo Crivella e bancada
    evangélica).

    E outra, Marta Suplicy tem toda razão de ficar chateada com o processo de escolha do candidato a
    prefeito de São Paulo: Ela ia, ao menos, chegar ao 2º turno; Haddad parece que nem isso….

    • Caro Eduardo,
      Parabéns pela sempre coerente analise. Acompanho este blog há pelo menos 2 anos, e sou testemunha da veracidade do que você fala.
      Desta forma, sugiro ao Fabrizio que leia novamente o texto. Mais ainda, que veja e analise o horário eleitoral, acompanhe e analise as propostas, o histórico, a experiência e a estrutura de cada candidato. Se fizer isso com vontade e imparcialidade, creio que chegará à conclusão que o Eduardo bem aponta.
      O “Manorusso” é fruto simultaneamente do cansaço da cidade em relação a Serra/Kassab, o que é muito positivo, mas também de uma imprensa que tentou inflá-lo na tentativa de um 2º turno de seus sonhos: “Manorusso” e Serra, duas candidaturas que não mudam muito a dinâmica da cidade e, consequentemente, agem de acordo com as vontades da elite paulista. A fala do “Manorusso” e seu pseudo programa de governo não se sustentam frente a uma análise minimamente mais profunda. Do lado oposto, e apesar de reconhecer minha parcialidade por ter optado desde o início pelo voto em Haddad, o programa de governo que este último apresentou é em muito superior e mais consistente do que os demais apresentaram, muitos (inclusive o “Manorusso”) recheados apenas de chavões e bordões.
      Por fim, pode tentar semear, mas é Haddad no 2º turno e em janeiro/2013 à frente da Prefeitura de SP!!!!

  • Mas, afinal, quem é Celso Russomano? Até agora, estamos todos tentando responder. Já se disse que seria o herdeiro de um certo eleitorado paulista típico, de direita, que vem votando por falta de opção no PSDB desde que se viu viúvo de Jânio e de Maluf. Já se disse que seria o novo Collor, porque surgido numa pequena legenda e se mostrando como um outsider em relação à disputa entre os políticos tradicionais. Já se disse que seria apenas um fenômeno televisivo, e que sua liderança duraria até o eleitorado saber quem são os candidatos dos partidos tradicionais. Já se disse que é dono dos votos evangélicos, ainda mais nestes tempos em que as igrejas protestantes têm crescido tanto no País. São hipóteses interessantes, mas nenhuma é satisfatória.

Deixe uma resposta