ONG pedirá à PF na 2ª-feira que investigue pesquisas eleitorais

Aviso

Na próxima segunda-feira, dia 24 de setembro de 2012, a ONG Movimento dos Sem Mídia levará à sede da Polícia Federal em São Paulo um pedido de investigação de dois institutos de pesquisa por suas sondagens sobre a disputa eleitoral na capital paulista.

Os institutos a ser denunciados serão o Datafolha e o Vox Populi. A razão da denúncia é a diferença de números e tendências que esses institutos de pesquisa vêm divulgando sobre as candidaturas Fernando Haddad e José Serra.

Apesar de as diferenças não serem tão grandes, ficando dentro das margens de erro, houve acusação clara e pública do vereador paulistano Antonio Donato, coordenador da campanha do candidato do PT, no sentido de que o instituto Datafolha estaria manipulando números em favor de José Serra.

Esses institutos vêm se envolvendo em polêmicas sobre parcialidade que afronta não apenas o eleitorado paulistano, mas, também, a legislação eleitoral, que tipifica como crime a menor manipulação fraudulenta de pesquisas de intenção de voto.

Em 2010, o Movimento dos Sem Mídia representou à Procuradoria Geral Eleitoral contra os institutos de pesquisa em tela por razões análogas às de hoje e a sub-procuradora-geral-eleitoral, doutora Sandra Cureau, acolheu a peça e determinou à PF que abrisse investigação.

Aquela investigação ainda está aberta e, assim, o MSM não precisará representar novamente à PGE, bastando apensar ao inquérito na PF a nova denúncia, argumentando que a demora na conclusão da investigação está estimulando novos possíveis crimes.

Entre esta sexta-feira e o próximo sábado será postada nesta página a íntegra da representação que será protocolada na sede da Polícia Federal em São Paulo na segunda-feira a fim de que os leitores que quiserem possam “assiná-la” virtualmente.

Quem desejar ser signatário da representação poderá colocar comentário no post contendo nome, cidade e estado.

Este Blog e o Movimento dos Sem Mídia exortam leitores e filiados à ONG a que exerçam sua cidadania e apóiem a iniciativa, pois não importa que instituto está correto, mas a possível conduta fraudulenta que afronta a sociedade.

Reitero a informação de que o comentário de apoio a iniciativa deve ser colocado no post que ainda será publicado, o qual só estará aberto para manifestações de apoio, as quais serão impressas e juntadas à representação que será apresentada à Polícia Federal.

Informo, ainda, que não importa de que cidade ou Estado seja o leitor, pois esse caso afronta a todos os brasileiros. Se a iniciativa prosperar, induzirá todos os institutos de pesquisa do país a atuarem de acordo com a lei e a se omitirem de práticas fraudulentas.

A cidadania brasileira conta com você, leitor.

135 comments

    • Não está havendo mistura de pesquisa com tracking, é pesquisa com pesquisa – anteontem saiu uma pesquisa Vox Populi e ontem uma pesquisa Datafolha. E o mais importante é a denúncia de Donato. Além disso, o próprio Marcos Coimbra acusou o Datafolha. Como já há uma investigação aberta, só estaremos oferecendo novos elementos.

  • Caro amigo Eduardo, o Brasil é o único país onde um jornal é cabo eleitoral de um candidato (José Serra) e ao mesmo tempo faz as pesquisas de intenção de voto.

    Parabéns pela iniciativa!

  • 3 comentarios:

    1- quando estiver pronto pode contar comigo

    2- se esta ação gerar maiores custos, fale para passarmos a sacolinha

    3-ja que é dificil tirar uma foto com o Lula, será que se um dia que estiver em SP, posso tirar uma foto com eu minha esposa, filha ,voce e a VIctoria??. Tem hora que acho que voce não é de verdade Eduardo, pois voce é brasileiro “pra-caramba”!!!!!!!

  • Leia com atenção o último parágrafo:
    _____________________________________

    http://www.redebrasilatual.com.br/temas/politica/2012/09/e-preciso-ouvir

    Datafolha contraria outras pesquisas e levanta suspeitas de manipulação

    Para o ex-ministro Paulo Vannuchi, ‘descolamento’ de Serra em relação à Haddad pode estar ligado à preferência ‘aberta’ da Folha de S.Paulo pelo candidato tucano

    Por: Redação da Rede Brasil Atual
    Publicado em 20/09/2012, 14:09
    Última atualização às 14:14

    São Paulo – Pesquisa Datafolha publicada hoje (20) – segundo qual José Serra (PSDB) teria aberto seis pontos de vantagem sobre Fernando Haddad (PT) na disputa pela prefeitura de São Paulo – gerou suspeitas, entre petistas e jornalistas que atuam nas redes sociais, de que os números possam ter sido manipulados pelo instituto de maneira a favorecer o candidato tucano a três semanas das eleições.

    A pesquisa mostra Celso Russomanno (PRB) na liderança das intenções de voto, com 35%. Na segunda posição, Serra teria 21%, seguido por Haddad, com 15%. A “estranheza” se dá pelo fato de que todos os demais levantamentos, incluindo os trakings diários das campanhas, apontam empate técnico entre os dois, na casa dos 18%, com ligeira vantagem para Haddad.

    Um dos que considerou o Datafolha “surpreendente” foi o ex-ministro Paulo Vannuchi. Em comentário para a Rádio Brasil Atual, Vannuchi lembrou que o instituto pertence às empresas do grupo Folha de S.Paulo, jornal que, segundo ele, “está abertamente alinhado à candidatura Serra”.

    Para o ex-ministro, estas eleições estão se dando num clima de “verdadeira guerra”, motivo pelo qual ele não exclui a possibilidade de desvios estatísticos. “Em tempo de guerra, mentira é como terra”, disse, citando conhecido ditado.

    Vannuchi falou de episódio ocorrido ontem no site da revista Época. No início da tarde, um dos colunistas da revista postou nota na internet afirmando que, segundo tracking do próprio PSDB, Haddad teria ultrapassado Serra pela primeira vez. Horas depois, a informação foi retirada do site sob o argumento de que a revista só publica informações de pesquisas registradas.

    Ele ressaltou também que a própria Folha de S.Paulo anuncia, no pé da matéria sobre a pesquisa, que alterou o universo pesquisado (em relação aos levantamentos anteriores) e que, em razão disso, não há como afirmar que qualquer candidato cresceu ou diminui. O detalhe, conclui Vannuchi, foi ignorado pelo jornal na hora de fazer a matéria e pelos comentarista de rádio e TV que a repercutiram hoje de manhã.

      • Quem tiver acesso ao jornal pode dar uma verificada. Eu não vou bater na casa do vizinho pedindo pra dar uma olhadinha no jornal de ontem dele. Se a coisa saiu mesmo desta forma, a folha/datafolha ficam com os delas fora do caminho da seringa, mas e o resto do pig que não informou este “pequeno” detalhe ao público? O fato é que agora pouca gente deve saber ao certo qual é a situação. Qualquer coisa que sair das urnas não poderá ser chamada de surpresa.

        • sei não… Dependendo de como foi a alteração do universo pesquisado fica fácil de mostrar que houve manipulação. Assim, Datafolha e cia ficam, sim, com a bunda na janela!

    • Fato bastante curioso nessa mesma pesquisa datafolha é que na simulação que o instituto fêz da disputa em segundo turno entre o candidato petista Haddad e o candidato do PSDB Serra, o candidato Haddad vence o tucano !

      Será que o datafolha cometeu um ato falho nessa simulação de segundo turno ? Afinal afronta a lógica um candidato estar atrás do outro no primeiro turno e vence-lo no segundo ou o problema do datafolha é apenas tentar tirar o candidato Haddad do segundo turno, provocando um segundo turno entre o candidato Serra x Russomano e depois a mídia amiga tucana triturar o Russomano em favor do tucano como costumam fazer em todas as eleições, fazendo campanha aberta para os tucanos travestida de pauta jornalística ou notícia ?

      Muito estranho, isso é para dar um nó na cabeça do eleitorado e principalmente nos indecisos.

      Devia ser proibido por lei jornal, revista ou outro meio de comunicação ser proprietário de instituto de pesquisa eleitoral, principalmente no Brasil onde a Superintendente da Associação Nacional de Jornais, ANJ Sra. Judith Brito, por coincidência (!?) funcionária da própria Folha ter afirmado categoricamente que a mídia está fazendo o papél de oposição política ao governo federal e seu partido, o PT.

      Como se verifica, a própria grande mídia tem dado motivos reais para que desconfiem da sua imparcialidade em eleições no Brasil, agora aguentem ou expliquem as suspeições que envolvem suas ações.

  • Será que Donato tambem denuncia que a datafolha por dar uma rejeição a Serra 10% maior que a do Ibope?

    Quando os números não cantam as honrarias petistas, pedem-lhe as cabeças. Essa história de “investigar o Vox Populi” é baela, todo mundo sabe pra onde canta o Marcos Coimbra, o alvo é o Datafolha.

    E tudo isso deriva de confundir tracking com pesquisa, e usar parte interessada no caso como “autor da denúncia”. Mistificação pra um candidato que não conseguiu traduir na prática os 30% do PT em SP, aquela arrogância típica do partido que não admite que erra ou rouba.

    • Se as pesquisas estivessem com números mostrando uma mesma linha, não haveria a necessidade de se denunciar. Se as pesquisas tivessem mostrando Serra com tendência a subir, ou ambas mostrando Serra com tendência a descer, em nenhum dos casos poderíamos dizer que houvesse a suspeita de fraude. Mas, a história se repete, e ambas pesquisas mostram divergências, pois ambas têm que ser investigadas, para mostrar se a pesquisa que está agindo corretamente é a pesquisa a favor de seu candidato, Serra, ou do candidato do PT.

      Quem não deve não teme.

    • Que isso Eduardo : “filiados à ONG ” podia ter sido menos na cara, seja mais discreto na próxima.

      Se mostrasse o contrário não existira a denuncia.

  • Para mostrar como funcionam as manipulações da dobradinha mídia/pesquisas eleitorais, vou recordar o que aconteceu nas eleições para o governo de São Paulo em 1998.
    Eis os resultados das últimas pesquisas do IBOPE três dias antes das eleições (29/09 a 03/10) e da própria eleição realizada em 04/10/98:

    IBOPE (30/09 a 03/10) VOTAÇÃO (04/10)

    Paulo Maluf – 32% Paulo Maluf – 32,21%
    Francisco Rossi – 19% Mário Covas – 22,95%
    Mário Covas – 18% Marta Suplicy – 22,51%
    Marta Suplicy – 14% Francisco Rossi – 17,12%

    Os resultados dessa pesquisa, ao situar Marta Suplicy em 4º lugar, induzindo dessa forma, o voto útil em Francisco Rossi ou Mário Covas, praticamente colocavam uma pá de cal nas possibilidades da candidata do PT de passar para o 2º turno. No entanto , Marta Suplicy deixou de fazê-lo apenas por 0,44% (ou cerca de 70.000 votos em um universo de mais de 20 milhões).
    Evidencia-se, dessa forma, uma nítida influência sobre o voto de eleitor, induzido a decidir por um voto útil entre Covas e Rossi (segundo as pesquisas, ambos com chances reais, ao contrário de Marta Suplicy, de passar para o 2º turno).

    No dia 06/10/98 a Folha de São Paulo, através da coluna de Nelson de Sá, publicava o seguinte:

    ” Jornal Nacional, sábado, horas antes da eleição. Do apresentador Chico Pinheiro: “”Pesquisa IBOPE/Rede Globo para o governo de São Paulo. Disputa apertada pelo segundo lugar. Rossi e Covas estão empatados. Os dois têm chance de ir para o segundo turno, com Maluf “”.
    Uma apresentadora dá os números e conclui, sobre as imagens de Maluf e Covas:
    “” Paulo Maluf pode disputar o segundo turno tanto com Francisco Rossi quanto com Mário Covas””.
    Nada de Marta. Foi o que dirigiu o voto útil para Covas”

    Ou seja, o que está sendo dito pela própria FSP é que o Jornal Nacional, com a audiência de milhões de espectadores no Estado de São Paulo, na noite/véspera da eleição, afirma, aos quatro cantos do país, (com base em números completamente equivocados, conforme posteriormente confirmado), que a candidata do PT não iria para o segundo turno, cuja segunda vaga seria desputada, isto sim, por Covas e Rossi, induzindo o voto útil nesses dois candidatos. Com base em tal raciocínio, o próprio Covas pregou o voto útil em seu favor.
    Ressalte-se, ainda, que a ida para o segundo turno significava a conquista do governo, pois quem ali estivesse iria enfrentar o desgatado Paulo Maluf, como realmente aconteceu.

    Mostrar mais claramente essas manipulações, só desenhando.
    Portanto, manda brasa, Eduardo!

  • Eduardo, sem dar uma de troll, mas daria para você comentar alguma coisa sobre a sabatina feita pela Igreja Católica ontem com os candidatos a prefeito de São Paulo?
    Não pude assistir porque tinha médico e não consegui remarcar para antes de dezembro .
    Azenha e PHA por motivos contratuais certamente não vão comentar. E eu prefiro a sua maior serenidade.
    Obrigada.

  • Fica um forte cheiro de fraude no ar.
    Como sabemos que a urna eletrônica NÃO É inviolável, o DataBranda pode estar servindo para dar cobertura a uma fraude na contagem de votos. Precisaremos de muita fiscalização, principalmente na totalização dos votos. É aí que está a brecha.

    • É Roberto, voce tem razão, partindo dos assassinos da direita tudo é possível: os mais novos, só para citar 2 exemplos, não sabem da tentativa de explosão do gasometro no RJ e da tentativa de explosão no show do riocentro, ambos para culpar a esquerda onde milhares de inocentes morreriam. Pois bem, estou lembrando isto só para dizer que a turma que estava por tras destes atos, com outros nomes, é a mesma que continua por ai, apoiada pela midia que acha que tudo aquilo foi apenas uma “ditabranda”. Portanto não duvido de nada que parta destes canalhas, que ja estão fomentando um golpe paraguaio pois, depois que o STF diz que coincidencia é prova, tudo é possível na medida em que o poder judiciario ja esta dominado pela midia. Não queria ser paranóico mais voce viu a espionagem na ABIN????Tudo isto acontecendo e o Governo/Pt continuam “assobiando e chupando cana”. Um abraço companheiro.

    • Não adianta, Locatelli.
      Sem papelzinho não tem a mínima condição de se averiguar se houve ou não fraude.
      As urnas da Madame Quirrô, aquela que consegue a façanha inimaginável de ser ainda mais feia por dentro do que por fora, são feitas adrede pra isso mesmo.

    • Este é o meu ponto de vista, também. Com resultados discrepantes entre pesquisas anteriores à eleição, ficará mais difícil contestar algum resultado surpreendente.

  • Eduardo, apoio a iniciativa do MSM; como na última eleição presidencial, as “pesquisas” desse infame instituto enganador da folha vão se revelar inverídicas e com intenção estritamente manipuladora. Serra, com toda certeza, não vai ao segundo turno!

  • Olhem os gráficos dessa reportagem, ela mostra que o Datafolha segurou a ultrapassagem de Dilma por 2 meses; o link é esse:
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/09/datafolha-se-embanana-no-segundo-turno.html

    Outro ponto muito importante foi o que o Donato falou, nesse momento segurar a ultrapassagem serve para:
    1 – não perder a arrecadação de recursos para a campanha.
    2 – manter a esperança de que Cerra possa vencer.
    3 – desestimular os eleitores do PT.

  • Acompanhando o circo do STF e a mutilante midia nacional, fica difícil ter alguma ternura…
    Como diz Ledesma, “quantas palomas necessita o mundo, para que o homem volte a acreditar na paz?”
    (A PF já voltou da greve ou continua com saudades da Ditadura, quando prendia e levava pros quartéis?)

  • Meu Deus . O universo conspira contra voces não é ?
    As zilitis ,os neoliberais , o capitalismo , os loiros de olhos azuis , a mídia escrita , a mídia televisiva , as oligarquias , o judiciario , o STF ,os latifundiarios , as multinacionais , a buguesia , os EUA , a União Européia , a igreja católica , o congresso , o senado , a OEA e tantos outros mais , agora acrescidos dos institutos de pesquisa , que interessantemente , enquanto seu candidato subia nas pesquisas eram confiáveis , rs .

    Mas , considerando que voces , diante de todo este descalabro que foi o PT no governo em 11 anos , ainda acreditarem nas balelas e embromações de Lula , faz um baita sentido também acreditar que o universo conspira contra voces , pobres e incompreendidos paladinos da justiça social , rs .

    Não é por menos que toda vez que são confrontandos com a realidade , com mais um dos incontáveis descalabros de seu governo , ou apelam para denegrir o questionadore com rotulos decorados , ou mudam de assunto achando que ninguém vá perceber .

    São os xiistas tupiniquins e a sua guerra santa , seu Jihrad , rs .

    • Você pode até estar certo em muita coisa, mas dizer que o governo do PT foi um descalabro é, no mínimo, desonesto, Senão veja:/
      O Brasil nesses governos do PT:
      1 – Reduziu a pobreza pela metade;
      2 – Aumentou a balança comercial 10 vezes;
      3 – Aumentou o PIB em 50%;
      4 – Dobrou o número de universitários;
      5 – Baixou o desemprego para níveis mínimos históricos;
      6 – Aumentou a classe média e dinimuiu a classe pobre;
      7 – Aumentou o rendimento médio do trabalhador;
      8 – Aumentou o salario mínimo em mais de 50% em termos reais;
      9 – Etc, etc, etc…

      Você não acredita nisso tudo, ou acha que se fosse o governo o PSDB seria melhor?
      Se não acredita, tá renegando fatos já documentados, o que é patético.
      Se acha que o governo do PSDB faria melhor, aí é achômetro, e também não tira o mérito do que o PT fez.

      Descalabro???

      • Boa tarde Juniro , vou comentar os teus 10 pontos :
        – Com certeza houve a redução da pobreza , principalmente via os programas sociais , como bolsa família e outros . Mas , infelizmente , no frigir dos ovos , as ações são similares a do coronelismo que as antecedia , ou seja , houve o repasse dos recursos , mas não a contrapartida . Basta ver as dificuldades de conseguir mão de obra nas regiões onde estes programas são mais fortes . Resumindo : O que era para ser um programa completo de inclusão social , acabou se tornando um cabresto eleitoral .
        – O aumento da balança comercial , não teve nenhuma influencia do governo , muito pelo contrário aliás . Este aumento veio do aquecimento do mecado mundial , o aumento da demanda de matérias primas e insumos agropecuarios e a inciativa privada que investiu para atender sta demanda e ususfruir dos altos preços das commodittites . A parte q

      • Boa tarde Junior , vou comentar os teus 10 pontos :
        – Com certeza houve a redução da pobreza , principalmente via os programas sociais , como bolsa família e outros . Mas , infelizmente , no frigir dos ovos , as ações são similares a do coronelismo que as antecedia , ou seja , houve o repasse dos recursos , mas não a contrapartida . Basta ver as dificuldades de conseguir mão de obra nas regiões onde estes programas são mais fortes . Resumindo : O que era para ser um programa completo de inclusão social , acabou se tornando um cabresto eleitoral .
        – O aumento da balança comercial , não teve nenhuma influencia do governo , muito pelo contrário aliás . Este aumento veio do aquecimento do mercado mundial , o aumento da demanda de matérias primas e insumos agropecuarios e a inciativa privada que investiu para atender esta demanda e ususfruir dos altos preços das commodittites . A parte que cabia ao governo , ou seja , os investimentos e melhoras na infraestrutura ( o falacioso PAC ) , a reforma tributaria e trabalhista , não avançaram apesar da ampla maioria do governo no congresso .
        – Não faz o menor sentido analisar o PIB de um país de forma isolada ou simplesmente compara-lo a periodos anteriores . Tem de se comparar com os outros paises no mesmo periodo , pois se a economia mundial aqueçe ou se retrai , assim também reagem os PIB´s . Basta citar que , há 11 anos , o Brasil não consegue um PIB maior do que o PIB médio da América Latina , ou seja , há 11 anos o Brasil não consegue crescer mais do que a mmédia dos paises da AL.O petismo malandramente compara o PIB de seu governo com os anos de FHC , como se isto fizesse algum sentido . Basta citar que , nos 8 anos de FHC , o Brasil teve um PIB superior ao da média da AL por 5 vezes .
        – De nada adiante voce formar universitraios despreparados . É pura demagogia . Ao invés de investir na base , ou seja , no ensino basico e médio . o governo preferiu investir no ensino superior , criando o engodo do Prouni , no qual ele paga bolsas a estudantes despreparados entrarem em universidades particulares que , em troca do dinheiro , aceitam semi alfabetizados e formam profissionais despreparados . As novas universidades criadas por Lula , são um desastre , Inacabadas , sem adequação e com os mais altos indices de desistencia . Basta procurar os dados disponíveis a respeito .
        – Quanto a diminuição do desemprego e aumento da classe média , acho que os indices positivos são um mix entre ações governamentais , como a redução de impostos em alguns itens e , principalmente o aquecimento da economia mundial . Talvez fosse interessante se voce pudesse postra algumas outras ações do governo que acredita terem influenciado positivamente estes itens .
        – Concordo com o aumento do salario mínimo . Sem comentários .

        Também sou da opinião de que ha duras e factuais criticas aos 11 anos do petismo no poder em relação a politica externa , corrupção , aumento dos custos da maquina administrativa , baixos investimentos em ingraestrutura , programas demagógicos inacabados ou com custos irreais , e desrespeito inaceitável as instituições do país .
        Espero sinceramente poder continuar a debater com voce de forma respeitosa .

        • Bem, então pelo que você diz os anos PT foram muito bons por pura sorte, já os anos FHC foram ruins por puro azar.
          Falta você convencer a grande maioria da população que aprovou os governos Lula e Dilma e reprovou fragorosamente o último governo FHC.
          Trarefa difícil, heim?

        • Vou só falar do primeiro ponto pq a falácia que vc utiliza nele já demonstra o que são seus “argumentos” nos demais tópicos.

          É a velha ladainha da “contrapartida”, que parte do pressuposto preconceituoso que pobres são vagabundos e, assim, dar-lhe dinheiro sem exigir-lhes nada em troca, por mais miserável que seja esse benefício, será suficiente para que nunca mais trabalhe. Daí, a “dificuldade para encontrar empregados” a “provar” a tese falaciosa.

          Ora, o que vcs “esquecem” é que o desemprego DIMINUIU. Entendeu? A oferta de empregos AUMENTOU e a quantidade de pessoas desempregadas foi reduzida. Tá claro até aqui?

          Daí, a tal “dificuldade” de encontrar trabalhadores, e NÃO da “vagabundagem” supostamente provocada pelo BF. Aliás, uma dificuldade MUITO bem vinda para todos, exceto aqueles que pagam os cínicos que fabricam as teses furadas que vc engole e regurgita.

          Nem vou me preocupar com o resto. Só isso já deixa claro o quão vc precisa começar a pensar por vc mesmo, em vez de repetir o que lhe parece correto sem nenhum espírito crítico.

          Pensar não tira pedaço e mesmo que vc esteja errado, não se acanhe pois, pelo menos, foi um erro cometido por vc mesmo, e não a mera repetição do cinismo alheio por medo de errar, ou de que pensar doa.

        • Entendo seu desespero em tentar provar que o governo Lula foi ruim e o governo FHC foi bom, mas apelar não vale. É desonestidade intelectual distorcer fatos. Os programas de afirmação social emergenciais, de distribuição mínima de renda ajudaram a reduzir a pobreza, mas não foram somente estes programas, mas sim a própria geração de emprego e o próprio aumento produtivo do país. Isto não explicaria o aumento astronômico do PIB que o país teve no período Lula. Falando nos programas de renda mínima, estes não serviram apenas como gastos com pobres, que segundo os direitóides, são gastos com vagabundos que tomam cachaça e fazem filhos para não trabalhar, mas sim como ferramenta de fomento para regiões extremamente pobres começarem a ter uma economia que com o tempo vem crescendo e se tornando sustentável e emancipada.

          Reparei que seu desespero foi tamanho de forma a querer aguçar sua imaginação e criatividade deturpativa. A tentativa de desmerecer as atuações governamentais com as demandas externas é bem grosseira. O governo manteve as condições macroeconômicas necessárias para que as exportações fossem maiores que as importações, como, com linhas de crédito para microagricultura e para o agronegócio, além de reduzir tributos relativos à exportação. Manteve um câmbio flutuante com controle indireto, sem fixá-lo, comprando dólares e euro no momento certo e valorizando o dólar e o euro em relação ao real, que o crescimento econômico vem se valorizando frente a estas moedas. Quanto ao PAC, eu digo que vc lê muita veja para ter informações tão falaciosas, muitas obras já estão concluídas e muitas outras perto de serem concluídas. Quanto às reformas tributárias e trabalhistas, não são coisas simples de se fazer, os interesses de cada estados são difíceis de se convergerem. Mas apesar de não termos uma reforma ampla nas leis tributárias e trabalhista, avançamos e muito economicamente e na redução da pobreza.

          Rapaz, vc chegou ao cúmulo do absurdo da distorção e da desonestidade intelectual. Dizer que não faz o menor sentido comparar o PIB atual com os anteriores e ainda inventar sobre a comparação do PIB do Brasil com o da America Latina foi a gota d’água. Vamos lá, começando pela comparação de PIBs entre Brasil e outros países e também dos momentos atravessados por cada um deles. Na época de FHC havia uma chance maior de crescimento, sem as crises que temos hoje, porém o Brasil e a América Latina eram governados pela direita. Ou seja, adotavam a política do deixa as políticas de estado para lá, a gente não pode intervir na economia, se for para ficar ruim e ter baixo PIB deixa, é porque o mercado quer. O que ocorreu aqui com isto, o país quebrou 3 vezes. Mesmo vc sendo contra comparações de governos, o que é um absurdo querer isto, mas tudo bem, farei ambas as comparações, a que vc não gosta e a que vc gosta, que é a comparação Brasil x AL:

          1°) PIB em dólares FHC – período FHC – (1994 – 2002):

          1-3 ano FHC, passou de 546bi para 871bi, cresceu 325bi (60% em relação a 546bi).
          4-8 ano FHC, passou de 871bi para 504bi, decresceu -367bi (-42% em relação a 871bi).
          1-8 ano FHC, passou de 546bi para 504bi, decresceu -42bi (-8% em relação a 546bi).

          2°) PIB em dólares AL – período FHC – (1994 – 2002):

          1-3 ano AL, passou de 1064bi para 1209bi, cresceu 145bi (14% em relação a 1064bi).
          4-8 ano AL, passou de 1209bi para 1271bi, cresceu 62bi (5% em relação a 1209bi).
          1-8 ano AL, passou de 1064bi para 1271bi, cresceu 207bi (19% em relação a 1064bi).

          3°) PIB em dólares LULA – período LULA – (1994 – 2002):

          1-3 ano LULA, passou de 552bi para 1090bi, cresceu 538bi (97% em relação a 552bi).
          4-8 ano LULA, passou de 1090bi para 2480bi, cresceu 1390bi (128% em relação a 1090bi).
          1-8 ano LULA, passou de 552bi para 2480bi, cresceu 1928bi (349% em relação a 552bi).

          4°) PIB em dólares AL – período LULA – (1994 – 2002):

          1-3 ano AL, passou de 1348bi para 2060bi, cresceu 712bi (53% em relação a 1348bi).
          4-8 ano AL, passou de 2060bi para 3170bi, cresceu 1110bi (54% em relação a 2060bi).
          1-8 ano AL, passou de 10348bi para 3170bi, cresceu 1822bi (135% em relação a 1064bi).

          Pelo quadro apresentado, FHC só foi melhor que o avanço da AL só no primeiro mandato, e olhe, que ainda foi inferior a LULA, ele obteve 60% de crescimento e LULA 97% de crescimento. Ainda mais, este crescimento cosmético de FHC foi o do primeiro mandato, onde ele fixava o dólar de forma demagógica só para poder se reeleger. Este foi a maior especulação eleitoral da história do Brasil. Pagamos com 3 quebradeiras. Quanto ao resto, só decepção, o país decresceu e a AL crescia.

          Já no governo LULA, apesar da maior crise da história mundial, crescemos e muito, ainda mais que AL, que também cresceu, que graças Deus passou a esquerda, que luta bravamento contra os golpes judiciários, nova modalidade de golpe.

          Quanto aos investimentos em educação do governo federal, eu diria que quem está sendo demagógico é vc e seus amigos. A união tem que investir e prover a educação superior, isto é de competência dela, quanto ao ensino básico e médio, a competência para estes é dos municípios e dos estados. Além disto, estes outros entes têm que preparar cada suas diretrizes e metas para que o governo federal repasse as verbas necessárias, esta é a estrutura atual. Se o governo federal interferisse nos estados e municípios, ferindo a constituição, e sendo eficaz, o PIG/DEM/PSDB/PPS e vc estariam criticando pesadamente a atitude. O que vc acha do despreparo e demonstrado como algo ao contrário pelas pesquisas do IBGE, que mostra aumento de eficiência. O pobre quando tem a chance, a abraça com garra, e é por isso que as cotas têm revelado ser um sucesso. Já a questão de vc ler veja e pegar informações de lá a respeito do Prouni e das universidades criadas por Lula, é o contrário do que pensa de quem usufrui disto. Além das universidades, Lula também criou escolas técnicas, que estão de vento em popa.

          Saudações Lulistas para vc.

          • correção: “..a que vc não gosta e a que vc gosta, que é a comparação Brasil x AL”.. leia-se:

            a de que vc não gosta e a de que vc gosta, que é a comparação Brasil x AL.

    • O Vitor, voce deve ser da turma dos 5% que sempre consideraram o governo Lula e o da Presidenta Dilma ruim ou péssimo.

      Acertei na mosca, não é mesmo ?

      Bom para voce deve ter sido o governo lesa-pátria do tucano FHC e do eterno candidato a qualquer cargo José Serra., que conseguiram a proeza inigualável de quebrar o Brasil 3 vezes em 8 anos, deixar o país de joelhos e pires na mão perante o FMI, provocaram milhões de demissões de trabalhadores, cujo governo subserviente é retratado pelo seu chanceler que humildemente tirava os sapatinhos para os guardas da aduana ianque, FHC se comportava como o sabujo predileto do presidente Bill Clinton, doaram a maior parte do patrimonio nacional na privataria tucana e não acabaram com a Petrobrás, Banco do Brasil e CEF porque não tiveram tempo.

      Mesmo com o apoio descarado de toda a grande mídia, voces perderam 3 eleições seguidas para a Presidência e vão perder a 4a., a 5a., a 6a., etc, não voltam ao poder federal no voto, o que lhes resta é o apoio dessa mídia criminosa tipo Veja e os monopólios Folha, Estadão e rede Globo e as tentativas de golpe, isso é a especialidade da direita brasileira, quando não dá no voto quer ganhar na mão grande, mas tentem para ver o que vai acontecer.

      • Donizeti, não adianta. Nada que um governo trabalhista faça será reconhecido por alguns. Desde Vargas é assim. Corvos existem em todas as épocas. Lacerda era um conspirador filho de puta, mas tinha talento. Peço desculpas pela expressão “tinha talento”.
        Veja a última, que está na página do UOL. Do UOL, heim?

        “Taxa de desocupados de 6,7% é a menor desde 2004, diz IBGE.

        A taxa de desocupados no Brasil em 2011 atingiu 6,7% e foi a menor desde 2004. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

        Pessoas desocupadas são classíficadas pelo IBGE como aquelas que estão desempregadas, mas procuram uma colocação. As que estão sem emprego e desistiram de procurar são qualificadas como não economicamente ativas”.

        Resumo: antes de 2003, “éramos felizes e não sabíamos”, refraseando Ataulfo Alves.

        • E mais: antes de 2003, o índice de corrupção no Brasil era ZERO!! Vivíamos no Paraíso – não o bairro paulistano mas o celestial – e fomos expulsos de lá pelo barbudo nonedáctilo(!!!), o Mefisto de Garanhuns!!

          • Bom , vou tentar responder aos comentários acima , de forma individual :

            – Junior , pela tua reação , não só concluo que voce simplesmente copiou as informações que incialmente postou e não entendia absolutamente nada sobre o que queriam dizer . Como foi confrontado não sabia o que copiar agora , te restou ficar adivinhando o que eu quis dizer , rs . Por fim , estamos debatendo sobre dados oficiais e fatos , não sobre preferencias eleitorais . Lamento mas voce se autodelatou , rs .

            – Pierri , antes de sair rotulando os outros , posando de porcer da economia , pelo menos invista algum tepo no tema e , descubra que as grandes obras do norte e nordeste estão tendo até que importar mão de obra de outros paises , já que não encontram trabalhadores sificientes nem para cursos profissionalizantes . O resto é repetição de frases decoradas sem qualqure relação com a realidade .Lamento , mas nem o teu fanatismo xiita pelo PT consegue mudar a realidade . Alias , a tua sabonetada com a frase ” nem vou me preocupar com o resto ” é hilaria , rsrs .

            – Sergio , não sei de onde voce tirou que quem traz a tona a realidade , estaria ” desesperado ” para demonstrar que o governo FHC foi melhor do que o de LUla . Ora , os números e dados que postei são factuais , potanto , diz o bom senso que , desesperado estria quem tenta maquiar a realidade , rs . Quanto a pecha de coronelismo e assitencialismo da bolsa família, tal qual ela atualmente é , a afirmação inicial sobre isso é do próprio Lula , anexo o vídeo para que tome ciencia : http://www.youtube.com/watch?v=83WUqpvddq8 .
            Quanto a medidas implementadas pelo governo que supostamente seriam resposnáveis pelo aumento do PIb ( que afirmei forma da inciativa pirvada e o PIB aumento apesar do governo ) , o máximo que voce consegue reunir como argumentação , foram as medidas implementadas por FHC e que voce com orgulho afirma que o PT manteve ?? Que estranho !! Quanto ao PAC , basta analisar os números oficiais , simples . Lá voce vai constatar que em termos de projetos , neste primeiro semestre , o maior desembolso do governo ( 70%) foi de restos a pagar de 2010, 2011 , bem como os atraso nos projetos Sobre a infraestrutura e os gargalos nas rodovias , portos , armazenagens e ferrovias , sileeeeeencio, rs . É a grande diferença entre planejar e de fato executar . 11 anos no poder , com a maioria esmagadora no congresso e no senado e a tua desculpa para não sairem as reformar é essa ?? Ta ruinzinho de argumento hein ? Voce acredita nesta embromação Sergio ? Mas tenho de admitir , as tuas fantasias sobre o PIB são de fato uma das maiores patetices que já lí na internet nos ultimos tempos , rsrs . Voce afirma que , apesar de a economia mundial crescer como um todo ter um baixo crsecimento nos 8 anos de FHC e mesmo assim o Brasil ter por 5 vezes alcançado um PIB maior do que a média do PIB da América Latina , contra nenhuma vez do petismo em 11 anos , é desonestidade ??? Ora cumpanheiro , vá a Getulio Vargas , ao Insituto de Economia , ao Ipea e seja lá qual orgão de estudo e anbalise economica e deixe claro que todos eles estão errados nas suas análises economicas nacionais e internacionais , rsrs , e que o correto é esta tua fantasiosa analise do PIB , atrelada as variações do dolra e desconsiderando o comportamento da economia mundial e os seus efeitos sobre o PIB de todos os outros paises !!
            Aí , lendo estes absurdos do Sergio e mais alguns comentários com verdadeiras fantasias e aberrações , eu fico pensando : Po, como estes pessoas podem e tem a coragem de publicar tais absuros , como eles podem estra tão desconectados da realidade . Aí , eu vejo todas as mentiras cabeludas proferidas pelo petismo e por Lula e nas quais voces acreditam cega e radicalmente e percebo que tudo faz sentido .Por mais absurdo que possa parecer .

          • Vitor, para começo de história, só para não te deixar continuar com o erro de citar meu nome errado, eu venho te dizer que meu nome não é Sérgio, mas sim Sávio. Sei que seu nervosismo foi tamanho a ponto de errar até o meu nome.

            Fazendo uma breve análise do seu texto, podemos dizer que pela forma descontextualizada e sem nexo, um grande desespero seguido de uma imensa raiva te atordoou. Mesmo assim, consegui decifrar teu texto maluco.

            Bem, o bolsa família não tem viés coronelista. No coronelismo, as esmolas cedidas eram acompanhadas de uma dominação escravagista e autoritária por parte dos coronéis. Utilizavam-se estes do voto de cabresto como forma intimidativa para conseguirem êxito nos pleitos. Utilizavam-se estes também de ameaças, além de assassinarem livremente e roubarem descaradamente as posses dos camponeses. Estes também grilaram terrenos públicos e fizeram muitas outras coisas de ruim. Vc tenta levar o mesmo viés, a todo custo, para um programa de renda mínima com fins desenvolvimentistas e distributivos, onde fixam a aderência das famílias a obrigatoriedade da matrícula de seus filhos nas escolas fundamentais. O plano deste programa é trazer a segurança alimentar, mitigar as diferenças regionais, estimular a matrícula escolar, fomentar o comércio em regiões carentes e com isto o trabalho. Éhhhhh….Muito igual ao coronelismo. Lembro-me de um caso em que os atuais coronéis mandaram fechar poços de água e cisternas construídas pelo governo para manter a indústria da seca, a qual os torna poderosos nas regiões nordestinas.

            Bem, vi que o vício em distorcer ainda não acabou. Utilizando-se da mesma forma deturpativa de comunicação empreendida pelo PIG, vc vem querer colocar mérito nas medidas efetivas de aumento do PIB nas empresas privadas e até nas medidas de FHC. Ainda tenta dizer que o que falei eram as medidas de FHC. Bem, explicando fato a fato. FHC não fez 1/3 do que eu disse, as atividades de fomento e crédito só foram empreendidas com ampla execução a partir do governo Lula. No governo Lula, as empresas privadas tiveram grande importância neste crescimento do PIB, porém as grandes estatais e sociedades de economia mista são as maiores responsáveis pelo crescimento interno, com a Petrobrás chefiando. O estado entrou como indutor, com controles fiscais e monetários adequados. O que FHC fez foi ser omisso nas ações efetivas. Farei um breve histórico do que ocorreu desde FHC a Lula e de suas ações.

            FHC começou como ministro da fazenda de Itamar, e implantou o plano real, que era uma das metas da cartilha do programa neoliberal instituído pelo consenso de Washington de diretivas econômicas. Dentre este plano, os países deveriam equilibrar suas moedas e criar uma economia estável, baseadas em lastros produtivos reais, o que é positivo para qualquer economia e lógico também. Até aí tudo bem, porém outras medidas eram perigosas e cheias de riscos para as economias emergentes, como a abertura agressiva econômica e as privatizações (no caso daqui foram privatarias, onde não se sabe onde foram parar a grana, Êpa…. se sabe sim, ilhas Cayman, Serra / Filha de Serra / Privataria…. foi mau). FHC, ao se eleger, no seu primeiro mandato, manteve o dólar fixo, secando as reservas internacionais, até se reeleger, em conluio com os bancos e com o FMI, é claro. Depois de se reeleger, desvalorizou a moeda por não dar mais para segurar e assim veio a primeira quebradeira. Daí em diante, com pedidos sucessivos de crédito ao FMI, com a vergonhosa subimissão aos EUA, chegando a pedir para Bill Clinton ajuda, com a privataria ligada a créditos baseados em títulos podres e com o financiamento do BNDES para os próprios aquisitores, que deveria ser usado para fomento econômico real, e não como banco para dar dinheiro para os compradores do patrimônio surrupiado. Com planos fracassados de criação de rastreamento amazônico SIVAM, com planos de “bolsa família” para bancos em falência (esse é o bolsa família que a direitada aprova, dar dinheiro para banqueiro), o PROER, sem falar do dinheiro dado para o Marka. FHC, com sua idéia neoliberal e com a teoria da dependência dos países de terceiro mundo às grandes potências, sucateou estatais e sociedades de economia mista, tornando assim o estado débil, imponte e fraco diante de crises. Deixou o mercado agir por conta própria, sem incentivo, criou-se a bola de neve e o ciclo vicioso do desemprego, da inflação (que retornara com força total atingindo 2 dígitos e chegando a 12,5% em 2002), do arrocho salarial, da super desvalorização cambial e da não-intervenção estatal. Sem contar que empresas como Petrobrás não investiam aqui, como agora possuem estaleiros próprios que empregam aqui.

            No governo Lula, diferente de seu amado FHC, os bancos estatais e as sociedades de economia mista financeiras começaram de fato a fomentar a economia. Na época FHC assistíamos a um sucateamento sem tamanho, proposital, e o pior, criminoso. No governo Lula, começou uma operação de crédito jamais vista, linhas de crédito diversas começaram a aquecer setores como a construção civil, o automotivo, os planos de fomento agrário, incluindo a produção familiar, não somente a agroindústria como era no tempo de FHC. Lula conseguiu trazer desenvolvimento sem aumento de inflação e com diminuição da dívida pública. Lula reestruturou o setor estratégico e tomou medidas de estado, onde a participação de empresas como BB, Caixa e Petrobrás foram de grande importância, logicamente todas indo de contra o modelo neoliberal, onde estes entes têm como finalidade o controle e o desenvolvimento econômico. Com o PAC, intensificou-se este crescimento, pois os gastos com infraestrutura também serviram como agentes de desenvolvimento e criação de focos de trabalho, além das desonerações e isenções tributárias em setores diversos. Sabemos dos problemas do PAC, devido a embargos judiciais, licenças do IBAMA e fiscalizações do TCU, que são necessárias, que atrasam de fato, porém vale salientar, que apesar dos problemas, o quarto balanco do PAC 2 apresentou record. É fácil de notar que o PAC está em andamento, vê-se obras em andamento e obras concluídas por todas as cidades. Como exemplo, aqui em Salvador várias malhas viárias foram criadas e está em andamento e bem avançada a via-expressa, forte elementro logístico, além das UPAs do Hospital do Subúrbio e muitas outras coisas. Também temos como exemplo as rodovias, no caso da 101 no Nordeste, grande trecho duplicado ja está pronto. O governo além disto, vendo a grande defasagem logistica e infraestrutural, irá criar um empresa própria para tratar deste grande interesse nacional de forma estratégica. Pode-se dizer que está atrasado em alguns pontos, mas antes não havia alguma obra sequer. Entre ter e não ter é melhor ter. Depois de décadas sem planejamento / investimento / execução, o país saiu de uma grande inércia estática de desenvolvimento, praticamente pioneiro pelo longo tempo parado. Atualmente vivemos um mix de planejamento / investimento / execução jamais visto aqui. Se estiver duvidando, olhe ao redor e leia isto:

            http://www.pac.gov.br/sobre-o-pac

            Quanto ao PIB, só para te deixar bastante triste e provar que não é fantasioso como vc gostaria que fosse, te mostro diversas fontes. Vou trazer outras fontes, tanto em dólar quanto em real, para desmascarar sua distorção proposital e eivada de má fé. Acho impressionante a cara de pau de alguns, de forma arrogante, quererem inflar seus egos ao mentirem para os outros e para si mesmo. Tudo que eu falei antes foi baseado na realidade e não busquei da minha cabeça e nem das análises tendenciosas do tio rei de vcs.

            http://www.google.com.br/publicdata/explore?ds=d5bncppjof8f9_&met_y=ny_gdp_mktp_cd&idim=country:BRA&dl=pt-BR&hl=pt-BR&q=pib+brasil

            http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?v=65&c=br&l=pt

            http://www.bcb.gov.br/?INDECO

            Ano a ano em R$:

            geral – http://www.ibge.gov.br/home/pesquisa/pesquisa_google.shtm?cx=001166883472422164311%3Azkjemxce8sc&cof=FORID%3A9&ie=ISO-8859-1&q=pib&sa=Pesquisar&siteurl=www.ibge.gov.br%2Fhome%2Fpresidencia%2Fnoticias%2Fnoticia_visualiza.php%3Fid_noticia%3D1106%26id_pagina%3D1&ref=www.google.com.br%2Furl%3Fsa%3Dt%26rct%3Dj%26q%3Devolu%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520do%2520pib%2520brasileiro%26source%3Dweb%26cd%3D14%26cad%3Drja%26ved%3D0CGsQFjAN%26url%3Dhttp%253A%252F%252Fwww.ibge.gov.br%252Fhome%252Fpresidencia%252Fnoticias%252Fnoticia_visualiza.php%253Fid_noticia%253D1106%2526id_pagina%253D1%26ei%3DuB9hUJ7BIonE9gTshICYCQ%26usg%3DAFQjCNFcLa9b_FnV_cQuWkGvsAzBZpZwrw&ss=782j347234j3

            2011 – http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2093

            2010 – http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1830&id_pagina=1

            2009 – http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1571&id_pagina=1

            pib 2004 – bcb
            http://www.bcb.gov.br/busca.asp?consulta=pib&pesquisar.x=8&pesquisar.y=8&pesquisar=submit

            2003 – http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=265&id_pagina1

            Nesta fonste,vc pode achar todos os anos, procure que vc acha.

            No caso da primeira fonte, ela se torna bastante interessante por permitir que vc ande sob o gráfico e verifique os valores. Esta forma de verificar o PIB ainda permite a sobreposição de gráficos de forma a se ter uma fácil comparação. No caso da comparação com a AL, a única coisa que fiz foi retirar a parcela do Brasil e portanto só ter a soma dos demais países da AL. Sei que vc está muito infeliz porque somos a sexta potência econômica do globo.

            É bastante deturpativo vc dizer que eu reforcei a besteira que vc escreveu, muito pelo contrário, eu afundei ainda mais com a verdade, refutando plenamente o que vc postou, desmascarando a má intenção. Pode-se ainda supor que as 5 vezes que vc fala que FHC foi melhor está no período cosmético que ainda foi inferior ao correspondente de Lula, e somente neste ponto que deve ter ocorrido o que vc disse, somente aí, porque no restante, FHC perdeu de feio para a AL. Já Lula venceu muito bem em todos os perídos. Vide quadro que postei, acredite, é verdade, a não ser que vc queira acreditar em mentiras. Outra falácia foi dizer que não é valida a comparação em dólar e que eu desconsiderei outras economias, já disse que mentir não vale, fiz comparações sim com outras economias, o pior, sem nenhuma razão e desculpa para o mesmo. O dólar é uma base referencial mais lógica para estas análises, por demonstrar a medida econômica relativa e numa mesma base de comparação com outras nações e ainda demonstrar a situação cambial por meio da conversão do valor em dólar para a moeda corrente, de forma a se saber se a moeda está muito fraca ou não. Mas trazendo-se para o real, mantém-se o grande disparate de crescimento existente entre Lula e FHC. Torna-se sem cabimento comparar economias diversas sem utilizar a moeda comercial internacional, o dólar. Seria um grande descalabro fazer a comparação em real, pois seria como somar 10km com 10litros e dizer que o resultado é 20km. Temos que trazer os dados comparativos para uma mesma base.

            Outra falácia sem tamanho foi a comparação com os crecimentos mundiais da forma como vc colocou, como se o fator de impulso fosse o crescimento dos outros somente, pois FHC, depois de 97, com os outros crescendo conseguiu decrescer, o quadro demonstra isto. Além do mais, na época de FHC, onde houve baixo crescimento mundial em relação a época Lula, não havia a grande divida que em 2009 chegou aos 600tri em relação ao crescimento mundial de 60tri. Outro fator, foi um mundo prepoderantemente neoliberal na época FHC, o que agravou o crescimento por não haver uma atuação estatal.

            Cara, só um conselho, não faça isto não, fica feio para vc mesmo.

          • Vitor, só mais uma coisinha:

            Vá na primeira fonte que citei:

            http://www.google.com.br/publicdata/explore?ds=d5bncppjof8f9_&met_y=ny_gdp_mktp_cd&idim=country:BRA&dl=pt-BR&hl=pt-BR&q=pib+brasil

            E refaça o quadro comparativo que fiz. Não esqueça de descontar o pib do Brasil ao marcar AL. Aí vc verá que estou me baseando em dados reais e utilizando aritmética simples. Não estou contrariando instituto de pesquisa algum, como vc deturpa.

  • Parabens Edu!! não estamos aqui desde 2005,vendo a banda passar!! se tiver gasto com o MSN,assinaturas avisem-nos!! estamos nesta luta mesmo nao votando em sampa…outro a ser desmiticado = Russo,nao foi ao debate com a Arquidiocese de sampa,porque sabia o terreno minado e a seriedade do Cardeal Arcebispo Dom Odilo Pedro Sherer,do Clero que iam ser debatedores!!desmascarar o falso profeta,que vem com o novo janismo….multar e verificar politica dos anos 60!!o janismo e o malufismo o infla!! no vacuo do psdb!!me fala o Plano de Governo dele??????!!!!!Pitta,Kassab de volta!!!!!!!!por v29000 votos a Marta nao foi ao segundo turno em 1998=para governadora, o pig ja fez quer fazer com o HADDAD……melhor candidato….melhor performance no radio tv….melhor plano de governo……logico que o pig…..polariza cerra x russo……,mas estamos na luta e no front!!!

  • Senhor Eduardo!
    Estávamos em tratamento em Brasília em 2008 e eu assiste na TV Record, e tenho certeza que foi nesse canal, no meio da programação normal uma imagem sub linminar (ou que nome tenha) que dizia Marta x Kassab, bem grande no meio da tela . Era o 1º turno e Kassab estava em 3º, atrás de Maluf ou coisa assim.
    Minha mulher não percebeu, ninguém que estava próximo também. Fiquei com essa imagem na mente todos esses anos. Você ouviu mais algum relato disso?

    Quando jovem os testes diziam que tinha uma mente rápida. Deve ser por isso que trabalhei em algumas grandes empresas ( ditas brasileiras..rrrarra ). Com a idade emburreci um pouco, mas tive tempo de trocar SP por Floripa. Aqui a direita é pior, mas a paisagem…

    Caso possa responder no correio eletrônico agradeço , pois é difícil achar meus textos no blog.

    Felicidades

    Rogério Neibert Bezerra

  • Vou assinar.

    Um nação que mantém a um alto custo um Tribunais Eleitorais cuja mais importante razão de ser é a garantia de eleições limpas, com direitos iguais, em prol de um Estado Democrático, não pode ficar fazendo cara de paisagem com esta manipulação estapafúrdia.

    Aproveito para também afirmar que não pode ficar fazendo a mesma cara de paisagem sobre o fato que a mais alta corte jurídica do país, ter se pautado pela mídia e “coincidentemente” joga os lances finais de um julgamento deformado, mais parecendo um justiçamento do cangaço, com estripulias jurídicas que vêm arrepiando pensadores na área do direito humano.

    É um favorecimento estarrecedor para um seguimento da sociedade, representado por grupos políticos que já mostraram as suas garras. É preciso reencontrarmos nosso caminho nesta balbúrdia a que estes togados lançaram nossa justiça.

  • Olá, Edu

    Aqui, mais um a contribuir para que o Brasil se livre desses PIRATAS que não se cansam de enganar e roubar o Brasil e o Povo Brasileiro!! Assinarei!!!

    RODRIGO LEME,

    Deixa de PRIVATARIA!!!
    Tu és o primeiro e não és o único a saber que o DATAFOLHA é PIG!!!
    Logo, PIRATAS como tu.
    Um abraço.

  • O Blog Cidadania é um dos sites independentes mais fortes da internet, ao lado do site do Paulo Henrique Amorim e do Luis Nassif. São milhares e milhares de acessos, e crescendo a cada dia.

    Cada vez mais, as ações feitas aqui contam.

  • Lendo as declarações dos líderes petistas pode-se chegar a duas conclusões: 1ª, a de que o PT não é contra a corrupção! 2ª, a de que o PT não reconhece o STF! A primeira conclusão, baseia-se no fato de que todos os partidos, inclusive o PT, deveriam apoiar decididamente a decisão de que qualquer corrupção deva ser apurada pelo STF ou em qualquer instância! E a segunda, no fato de que uma oposição ao STF, como o PT vem fomentando, se constitui num golpe contra a democracia! Quais seriam as alternativas para os petistas? Um tribunal composto por líderes sindicais da CUT presidido por Rui Falcão?

    Outro fato que chama a atenção no PT, é o de que o Lula não pode ser investigado! Qual seria o problema? Afinal, no Estado de Direito qualquer cidadão pode ser investigado! O próprio Lula deveria sugerir que fosse investigado e jamais solicitar um movimento para não ser investigado! Quanto às declarações de Valério à revista Veja basta processá-los! Por que o PT não fez isso?

    Outra conclusão que o PT está levando à população, é a de que se os seus líderes, José Dirceu, José Genuíno e Delúbio forem condenados por corrupção ou se o Lula for investigado pelo mesmo crime, estariam dispostos a deflagrarem uma revolução! Assim, parece que os caminhos novamente estão se separando: os que querem um Estado Democrático de Direito dos que querem um Estado Autocrático de Exceção!

    Tudo isso que está acontecendo demonstra que o PT não está preparado para o processo político democrático! Ou seja, a iminência da prisão de seus líderes envolvidos em corrupção, faz com que seus sectários reajam da forma a mais incompatível com a democracia, isto é, a de acabar com ela! Por isso que o atual presidente Rui Falcão, vem insuflando movimentos que têm por objetivos intimidarem as decisões do STF, exatamente ao contrário do que deveria fazer. Neste caso, pode-se imaginar a apreensão de sua militância com seus cargos públicos ameaçados e sem saber o que fazer.

    Eugênio José Alati

    Em tempo: os petistas estão de tal maneira em pânico que até as pesquisas querem manipular!

    • ‘outro fato que chama atençao no pt é que O lula nao pode ser investigado”
      Nao enche o saco eugenio. Conclusão só do que está nas premissas, meu chapa. Pode sim: e ja o foi ate demais.
      Somar um ”mais” a isso e ainda por parte da corja midia/stf/partidos da direita nao.
      Contra isso, exatamente como descrito e contra voce eu faço LUTA politica ate no inferno.

      • Já vi este post lá no 247. Pelo menos eu acho que era, porque só li as duas primeiras linhas. Ele copia o mesmo texto em tudo quanto é blog, independente do assunto que está sendo discutido. É melhor não ler e não responder, porque quem leu um dos posts, leu todos. Já li vários, e todos dizem a mesma coisa, então não leio mais. Se ninguém ler e responder, garanto que ele vai ficar frustrado.

        • Apoiada Marianne. Se me ouvissem, os prezados confrades não estariam preocupados em tirar carrapatos ao bruto e nem a gastar mercúrio com a cura de bicheiras. Era melhor que lhe tirassem o cabresto e dessem pasto largo ao vovô fascista.

  • Edu

    A Privataria Tucana, é um dos finalistas do premio Jabuti.

    Vamos meter mais pressão no Gurgel enviando mais exemplares e cobrando uma posição deste prevaricador.

    Minhas preces para a Victoria

    abraços

  • A-TI-TU-DE… É ISSO que está faltando a MUITOS políticos e militantes PROFISSIONAIS, e que está SOBRANDO em pessoas como você, CIDADÃOS verdadeiramente compromissados com as causas da LIBERDADE e da DEMOCRACIA… Tô contigo e não abro, meu caro Edu!… Parabéns pela NOBRE iniciativa… Sempre que for preciso, basta dizer quando e onde DEVO assinar… Abs, véio!…

  • Edu
    De pato pra ganso: como está a questão do nosso auxílio para você manter seu blog?
    Fiz uma pequena contribuição e acabei esquecendo de programar as outras.
    Sinceramente, você está precisando que continuemos?
    Basta repetir o número da conta que estamos aí!
    Não podemos prescindir de gente como você!!!
    Zécarlos
    P.S. – Muito feliz por mais uma vitória da Victória!!!
    P.S II – Apoio geral e irrestrito a sua ação sobre as pesquisas!!!

  • Fico pasmo de ver ainda desconfianças quanto a pesquisas.
    È bom lembrar que no primeiro turno datafolha e vox deram resultados
    diferentes, aquele mais favorável ao Serra, este apontando vitória no primeiro
    turno da presidenta. Caíram de pau no datafolha, que estava correto!!!!
    O que eu quero dizer aos que moram em São Paulo, é que não é hora de ficar na internet
    indignados. È hora de estar na rua fazendo campanha pro Haddad.
    Deixem as análises pro Eduardo.Pra rua, já!

  • Nesses últimos dias vi Mervais, Noblats, Josias e Leitões (ops! que PIGão é esse?) reclamando da oposição, quase como se dissessem: “Existe oposição no Brasil?”. Se toda a gangue de dona Judith Brito diz fazer o papel da oposição, é claro que um sujeito ultrapassado e rejeitado como o José Serra só pode conseguir se manter na disputa com uma mãozinha da Folha, que é parte da corja. Prova tudo isto a comemoração do Josias de Souza, que mal soube da divulgação da farsante última pesquisa, já saiu gritando em seu blogue que o jogo em Sumpa estava jogado.

  • Novamente o blog tá unindo o discurso com a prática.

    Isso faz toda diferença.

    Só mesmo um analfabeto intelectual não percebe a mutreta.

    Votar na direita é passar vergonha dia e noite.

  • Aleluia, já não era sem tempo! Finalmente a presidenta Dilma entrou de sola na defesa da justiça, nessa farsa de julgamento pelo Supremo. E escancarou a senvergonhice do relator chamando-o, com todas as letras, de mentiroso, em nota oficial emitida hoje pela presidência.

    • Mais uma vez demonstra-se a atuação açodada desse relator, da mesma maneira que na condenação do deputado Pedro Henry, conforme comprovada a falta de provas pelo ministro Lewandowski.

      Insinuar que a aprovação de um projeto desses estaria vinculada à compra de parlamentares demonstra uma sede de condenação, no mínimo, fora do normal.

      Essa nota da presidência tinha que ser lida pela presidenta em horário nobre, como faz a Cristina Kirchner na Argentina.

      • Este é o ponto, meus caros Soto e Pierri. É a deixa para os ministros isentos, Lewandowski e Toffoli, refutarem o relator e aproveitarem da afoiteza deste para afastarem de vez a ridícula acusação de que o governo comprou apoio de parlamentares. É imprescindível que este ato falho seja explorado, “ad nauseam”, por todos os meios disponíveis de comunicação, pelo governo, pelo Partido dos Trabalhadores e por todos os seus candidatos em seus horários eleitorais, que são as únicas vias de comunicação disponíveis. E por todos os blogs responsáveis do país. A direção e a “inteligêntzia” do Partido dos Trabalhadores mais o “staff” do Presidente Lula devem usar o ministro relator e sua acusação falsa como seu maior argumento de defesa.

    • Esse episódio demonstra, claramente, como não existem provas. E demonstra como estão substituindo essas provas por ilações, o que conduz, NECESSARIAMENTE, a condenações arbitrárias.

      Pra condenar, o inquisidor está ignorando partes de depoimentos e interpretando “criativamente” outras. Com isso, ele introduz na condenação o que não está nos autos, mas que é pura criação de sua mente, e o utiliza como se fosse prova de alguma coisa que não seja a sua vontade indomável de arrumar justificativa pra condenação pela qual já se decidiu há tempos.

      Essa é apenas mais uma da muitas vergonhas nesse pseudo-julgamento.

      E é inacreditável que os trolls ainda venham aqui, diante de coisas desse naipe, insistindo que as provas existem. Estão vendo, claramente, que o JB está tirando as tais “provas” de seu… bolso e, mesmo assim, insistem que o sofisma que ele utiliza basta – e isso, claramente, por desejarem, tanto quanto JB, a condenação de todo mundo que seja do PT ou ligado a ele.

      Pra eles, e pra JB, se a Constituição dificultar a condenação, que ela seja queimada na fogueira dos condenados e ponto.

      O STF não apenas acredita em duendes, como escrevi antes, mas agora está a fabricá-los.

    • Como advodado posso dizer que em qualquer tribunal do mundo, principalmente nos Estados Unidos, o processo estaria extinto. O ministro acusador usa um argumento falso, de que a MP só foi aprovada rapidamente devido à compra de apoios. Como essa aprovação foi dada pelos parlamentares da oposição em peso, então onde está o ilícito? A oposição também foi comprada? Em qualquer tribunal legítimo do mundo, principalmente nos Estados Unidos, a ação não só seria extinta como esse juiz acusador seria sumariamente afastado e nem sei se com direito à aposentadoria.

  • Com relação à ação penal 470 e á postura do ministro-relator.
    Prezado Ministro, vamos deixar de balela.
    Há anos o povo negro vem lutando por sua dignidade.Há anos sua voz cai no silêncio
    da casa grande.Eis que assume um nordestino a presidência deste país e aquilo que era um anseio começa a mostrar-se realidade.Nunca tinha visto um ministro do Supremo negro.
    Nunca tinha visto tantos programas de estatais com gente da cor negra. Nunca tinha visto tantas autoridades negras. E nunca tinha visto tantos estudantes negros frequentando as universidades federais.Negro, ministro, a gente só via com bola nos pés ou com um violão cantando.Mas o ministro parece que se encanta mais com seu perfil na Veja. Esse panfleto
    que só gosta de negros quando eles se dobram aos brancos ricos.Ministro, quando do acidente do avião da TAM, no afã de jogarem a culpa no Lula, criou-se um movimento chamado cansei. Nada demais. Os mesmos personagens udenistas de sempre.Com uma diferança. Eis que vejo no palanque o Seu Jorge indignadíssimo com o Lula.Ele mesmo ministro, que se não fosse cantor, teria de usar o elevador de serviço para entrar no prédio
    onde moram aqueles personagens, se não fosse abordado pela ROTA antes, só pelo fato de frequentar os Jardins.continua

  • e verdade, dyonisio.
    do modo como vao as pesquisas, qualquer estudante da 6a. S- que acabou de ser apresentado ao capitulo de ”proporçoes” na matematica percebe o jogo.
    hoje eu creio ate que ha formuladores de taticas especiais para os ultimos 4 dias de campanha. No caso para BH, RJ, poa , SP, Salvador.
    Ainda mais agora com a avant premiere do Stf…
    E ha taticas bem sujas que negam ao adversario o TEMPO habil para a reaçao.

  • O seu Jorge, ministro.Negro.Com certeza é contra as quotas.Como querem os Mervais,
    Noblats e outros.Lembro-me de uma frase do Malcom X, que dizia desprezar os negros que, quando viam a casa do sinhozinho pegar fogo, logo acudiam com um balde d”agua, quando o que se esperava dele é que soprasse pra ajudar o vento a consumir a causa de sua desgraça.Prezado Ministro, faça um julgamento político, sim!Não se baseie apenas nos autos.
    Venda e compra de votos aqueles que hoje o adoram são useiros e vezeiros na prática.
    Não é apenas o PT que vai pagar o pato. Seu povo também. Porque se eles voltarem, Vossa Excelencia não terá mais nenhuma utilidade. Nem o Seu Jorge

  • Dilma terá que entrar de sola , se não vai levar um arrastão da mídia . Vamos ver o que o Paulo Bernardo das Comunicações vai fazer . Será que o Franklin Martins terá que ser chamado de volta ?

  • Edu,

    não esqueça de anexar o número de registro das duas pesquisas no TSE, com os devidos dados metodológicos de cada uma, incluindo questionário aplicado e ponderações utilizadas. São informações importantes para que o ministério possa julgar a validade dos números. E, por favor, compartilhe essas informações com gente. Boa sorte!!!

    Miura

  • Seria bom fazer um comparativo de outras pesquisas nas últimas eleições e salientar as coincidências.

    O pior foi a manchete do tablóide AGORA SP

    Com as caricaturas do Serra “largando o peso do KASSAB (aliás magrinho no desenho) e do Haddad com um gordinho DIrceu no ombro, fazendo alusão que o KASSAB já não tem mais nada a ver com o Serra e o Mensalão pesando sobre o Haddad. Só esqueceram o Valdemar Costa Neto

    Por acaso faz parte do grupo?

    Tinha que ser no NEO-NP.

    Pedro Henrique Florêncio

    São Paulo,SP (único lugar do mundo em que pobre é de direita!)

    • “São Paulo,SP (único lugar do mundo em que pobre é de direita!)”

      É mesmo.

      São caçados pelo capitão-do-mato, espancados (e até queimados) pelo feitor, tudo a mando do barão, mas botam a culpa todinha nos abolicionistas e no Irmão do Quilombo.

      Assim fica muito mais difícil.

      • Prezado confrade Almir

        Não só São Paulo não. Minas Gerais tem muitos exemplos disso. Conheço um cara aqui mesmo em Ressaquinha, que trabalha numa empresa fora da cidade, tem um bom nível de vida, que deve esse padrão ao Lula, mas que abre a boca para chamar o Lula de baderneiro, de falar que ele é o culpado de toda a baderna de greves que acontece no país. Isto que é triste. Um operário, falando como se fosse o próprio patrão. Para mim isto se chama: lumpem proletariado.

  • Estes tentáculos do PIG não precisam ser acionados. Eles automaticamente, num mecanismo de proteção das tetas que os alimentam, iniciam estes ataques sem pé nem cabeça, mas eficiente para os desavisados.

  • muito naturalmente sinto-me representado na petição via MSM.

    contudo… a turma da PF-SP ainda também não encontrou “o audio do grampo”?…

    que venha o post!!!!!

    Márccio Campos
    rio de janeiro – RJ

  • Datafolha errou feio o resultado da eleição para governador de SP em 2010! – por Marcos Doniseti!

    Última pesquisa Datafolha para o governo de SP, em 2010, mostrou Mercadante com apenas 28% das intenções de voto, mas ele obteve 35,6%!

    Na eleição para o governo do estado de São Paulo, em 2010, a última pesquisa do Datafolha apontou um resultado muito diferente daquele que foi registrados nas urnas.

    Vejam isso:

    1) Datafolha:

    Alckmin 55%;
    Mercadante 28%;

    2) Eleição:

    Alckmin 50,6%/
    Mercadante 35,6%.

    Vejam que o resultado da última pesquisa Datafolha apontou Alckmin com 4,4 p.p. a mais do que ele obteve nas urnas. Alckmin teve 55% na pesquisa e 50,6% nas urnas, quase sendo obrigado a disputar o segundo turno.

    Aliás, será que muitos eleitores votaram em Alckmin justamente porque o Datafolha dizia que ele ganharia as eleições com folga e já no primeiro turno? Não é de se duvidar. Afinal, muitos eleitores não gostam de ‘perder’ o voto e preferem votar no primeiro colocado apontado pelas pesquisas.

    Quanto ao candidato do PT, Mercadante, o mesmo alcançou 8 p.p. a mais do que a última pesquisa Datafolha dizia, chegando a 35,6%. 7,6 p.p. a mais do que dizia o instituto da família Frias.

    Notem que o candidato beneficiado pela pesquisa foi justamente o do PSDB e o prejudicado foi o do PT.

    Terá sido mera coincidência? Duvido.

    Assim, questiono: É possível levar o Datafolha à sério, realmente?

    Penso que não.

    Link:

    http://guerrilheirodoanoitecer.blogspot.com.br/2012/09/datafolha-errou-feio-o-resultado-da.html

  • O menos importante agora, na política nacional, é a eleição em S Paulo. A prefeitura aqui não é um prêmio, é um castigo, vide futuro do Kassab. No fundo, no fundo, nem o Serra se interessa. O que as forças reacionárias, as elites (grande imprensa à frente) querem mesmo, desde sempre, é a cabeça do Presidente Lula e a vitória nas eleições de 2014. Jamais se conformaram e jamais se conformarão com o sucesso do iluminado metalúrgico e do povão que o adora. Essa farsa de julgamento está comprovando tudo. Então, parece que a direção do Partido dos Trabalhadores e até o próprio governo não leu ou não entendeu o “script” do golpe em andamento. O plano é o seguinte: sob qualquer pretexto, diuturnamente, a imprensa vai desconstruindo a imagem do ex-Presidente, com as mais infames acusações e infundadas denúncias, carro-chefe esta farsa do supremo. Aí, a Presidenta Dilma, sorrateiramente poupada por esta imprensa corrompida, fica na dúvida: se me ligar demais ao ex- Presidente na campanha pela reeleição posso me prejudicar e então se distancia. Pronto, é o que eles querem. Longe do Presidente Lula ela simplesmente não existe e será presa fácil para qualquer candidato de oposição. Até do Serra. É isto que tem que ser evitado a qualquer custo.

  • Apoiei a anterior e apoio esta.

    Como o STF incrementou o trinômio preto, pobre e pu** ao incluir petistas à lista. Tentemos, pois, a fim de se tentar fazer um pouco de justiça, incluir a esse polinômio, então, o PiG. Ou pelo menos um dos tentáculos deste.

  • Incomparável nesses fatos Eleições+pesquisas sobre desempenho de candidatos seria, será o peso, a maturidade com que os analistas de quaisquer posições de candidatos, avaliassem o conteúdo dos Programas Integrais, elaborados, divulgados, discutidos com a máxima proficiência, em respeito ao discernimento ou à necessidade de informações de cada grupo ou de cada eleitor. É inaceitável, – tem de haver normas essenciais claras de responsabilidade -seja o veículo de imprensa que for, que espalhe tendenciosamente previsões, graduações de preferência sobre probabilidades ou possibilidades do candidato fulano, sicrano e beltrano estar com tantos ou quantos lances ganhos entre uns e outros. Urge que os Blogs, vanguardeiros, baluartes na busca do aperfeiçoar-se um condigno sistema na Ordem Politica brasileira abrirem, até mesmo durante um bom espaço de tempo, a subscrição de apoio, para exigir façam-se de fato, sem mais conversa mole,sem protelação e justificas cínicas a tão proclamada, porém jamais efetivada REFORMA POLITICA. Claro, ao dizer isto, apenas estou sendo solidário com a postura de tantos responsáveis pelos tão “desprezivelmente temidos blogueiros sujos”, bem como por seus leitores e comentaristas. Mas, além de estar a referir-me à cidade de Ribeirão Preto, onde resido,o faço também com relação à São Paulo de 40 milhões de habitantes. E tanto aqui como lá é mais do que ululante a necessidade de purificação no campo fundamental da cidadania: o vigorar um sistema politico e administrativo justo, coerente e autentico, para o bem comum de cada pagador de taxas, tarifas e nus de qualquer tipo, exigidos pela voracidade e sofreguidão dos cofres públicos.

  • Eduardo, uma boa ideia é cada um de nós agir na conscientização do povo mostrando que os candidatos da mídia não são bons candidatos para o povo. Eu já faço isso num jornal aqui da minha cidade, o Via Real. E o meu artigo do mês de outubro eu já transcrevi em outro post e pedi que você desse o seu parecer.

  • Edu, desculpe não tocar no tema de cara, porém estive no uol para passar um e-mail agora e vejo a manchete safada que eu não vira às 4 hs da manhã quando eu ainda estava a trabalhar. “LULA NÃO É O DONO DO BRASIL diz GUERRA”. E eu pergunto: são, os Frias, os Guerras, os Marinhos, os Kaméis, os Civitas e toda a corriola dos seus bem pagos pistoleiros, todos eles sem votos, os verdadeiros donos do Brasil? Porque a perseguição sem trégua ao Lula? Somente porque o temem nas eleiçoes por ter demonstrado competência ao retirar o país da fossa? Porque os golpistas que não têm discurso empunham o da moral, hipócrita, pois os seus pecados são muitas vezes mais mortais e condenatórios ao inferno do que os daqueles a quem julgam? Está em marcha o golpe, sim, via qualquer coisa, judiciário, ANJ, PIG, CIA, banqueiros que cobram juros de até 194% (pasmem) ao ano e estão inconformados de baixar este patamar criminoso pela metade.
    Voltando a este tema, você tomou uma ótima INICIATIVA, excelente mesmo, mas é um pingo d’água neste oceano. Em matéria de iniciativas perversas e antipovo, eles, os Guerras, Frias etc., estão sempre na dianteira. Arriscarão o golpe, já não tenho dúvidas. Esperar por isto é esperar para chorar depois, com os carros da FALHA a carregarem muitos jovens idealistas para serem torturados e terem olhos e testículos arrancados a alicate em alguns novos DOPS criados em todos os lugares do país. O golpe estava planejado e o julgamento do tribunal de excessão é apenas mais uma etapa dentro do calendário previsto. As iniciativas, ainda que más, são deles, desde sempre. Depois só restará lágrimas, muitas dores de parto para a mãe pátria e para os que sonham com o fim da senzala e com uma nação que não crie escravos. Olha o tamanho do rabo deles: Agriphino, Guerra, ACM Neto, Virgílio (alguém esqueceu do que fez o virgílio, o arthur?), etc, etc. Eles são a vanguarda do atraso, e ponha regressão nisto.

  • Manter a jurisprudência sem os holofotes – MARIA CRISTINA FERNANDES

    VALOR ECONÔMICO – 21/09

    O impeachment de Collor nasceu da entrevista do irmão. O mensalão, daquela entrevista de Roberto Jefferson. A acusação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o chefe da quadrilha do mensalão não tem autoria.

    O publicitário Marcos Valério, identificado como autor da acusação, não a assumiu. E seu advogado nega que tenha falado.

    O áudio da entrevista pode existir, mas o fato de a revista de maior circulação do país ter publicado capa com uma acusação dessa gravidade sem autoria mostra que o julgamento ora em curso no Supremo tem consequências que extrapolam a dosimetria das penas.

    Punição resistirá às pressões contra o mercado engessado?

    Se os juízes, pelas indicações do relator no capítulo político do julgamento condenarem por indícios, por que um jornalista precisaria de fonte para publicar uma acusação?

    Não é de hoje que se abusa do off, recurso legítimo do jornalismo que protege fontes com informações valiosas em nome do interesse público.

    Mas na acusação em curso, paira no ar a dúvida sobre a que público serve a acusação anônima na reta final de uma campanha eleitoral definidora dos exércitos de 2014.

    Essa relação nebulosa entre noticiário e interesse público não passa despercebida de quem está na arquibancada.

    Repousa esquecida em cruzamentos de uma pesquisa Datafolha (10/08) a avaliação sobre a cobertura do mensalão: 46% dizem que a imprensa tem sido parcial – e 39% a julgam imparcial.

    Não dá para atribuir o dado às massas ignaras do lulismo. Quanto maior a escolaridade, maior a percepção. Dos entrevistados que passaram pela universidade, 53% julgam a imprensa parcial. Entre aqueles que têm apenas o ensino fundamental, 41% compartilham a impressão.

    Não parece haver dúvidas de que o julgamento tem inovado na interpretação da lei. Mas para aquilatar seu real impacto sobre o combate à corrupção resta saber se a jurisprudência será seguida à risca quando os holofotes se apagarem.

    Para reverter a má-fama angariada, a imprensa terá que se dedicar com igual afinco ao julgamento da montanha de casos de corrupção que se acumulam nos tribunais.

    Foi graças aos jornalistas que se conheceram os grandes escândalos de corrupção no governo Fernando Henrique Cardoso – Sivam, grampos do BNDES na privatização da Telebras, caso Marka/FonteCindam e, o maior deles, a aprovação da emenda da reeleição.

    Ministros foram defenestrados e contratos foram cancelados, mas o entendimento era outro sobre a persecução penal dos envolvidos. Do desdobramento desses casos não se colhe o mais leve indício de que a tese do domínio do fato pudesse um dia vir a evoluir para a interpretação que ganha terreno no Supremo e facilita a condenação de quem está no topo de hierarquias de poder.

    A imprensa também será desafiada a manter o arrojo com que se empenha na atual cobertura quando a aplicação dessa jurisprudência se voltar para o setor privado, muito menos aberto à investigação jornalística que o público.

    O segundo capítulo do julgamento, que condenou os banqueiros, impôs um padrão de austeridade inédito, por exemplo, na gestão do risco bancário. Para punir um dirigente de empresa não será preciso provar delito maior que a omissão no cumprimento do dever.

    Uma coisa é enquadrar o banco Rural, que já havia se tornado um pária no mercado desde o envolvimento em intermediações financeiras com o governo a partir da era Collor.

    Outra coisa é aplicar a nova jurisprudência a grandes empresas e bancos. A sanha punitiva – e jornalística – resistirá ao argumento, para além da coerção verbal, de que o mercado, engessado, é um freio ao desenvolvimento econômico?

    O que dizer, também, da ameaça de reversão das reformas aprovadas com os votos que o ministro relator assevera terem sido comprados? Bárbara Pombo conta hoje no Valor (pág. E1) que advogados já se movimentam nesse sentido.

    Se a oposição conseguir voltar ao poder, o presidente que eleger pode se ver na contingência de defender a constitucionalidade das reformas tributária e previdenciária que seu partido acusou, com o possível beneplácito do Judiciário, de terem sido compradas.

    Na hipótese ainda improvável de a mudança na jurisprudência trazer ameaça real ao estabelecido, a reforma do Código Penal sempre pode ser uma saída para fechar a porteira aberta por este julgamento.

    O anteprojeto de reforma do código, gestado no gabinete do presidente do Senado, José Sarney, precede o julgamento do mensalão e não se remete aos seus resultados. Mas nada impede que, uma vez iniciada sua tramitação, o texto possa ser abrigo das pressões que devolveriam o país ao seu curso natural de leniência com a corrupção dos donos do poder. E sem exceções.

    Ainda não se sabe se o mensalão é a causa para a queda do candidato do PT, Fernando Haddad, nas pesquisas, mas, a julgar pelo Datafolha, a exploração do caso ainda não parece ter surtido os efeitos esperados sobre o PT em São Paulo. Questionados como veriam um próximo prefeito do PRB, do PSDB ou do PT, os entrevistados disseram o seguinte: 15% achariam “ótimo ou bom” se o eleito fosse do PRB; 25% disseram o mesmo de um tucano no poder; e 33% de um petista

  • Lamento muito não morar em São Paulo.
    Caso morasse faria uma campanha de boicote a Veja, Folha e Estadão, afim de não assinar e não comprar em banca.
    Como a nossa Presidenta não teve ainda coragem de atingir o lado mais franco desta gente que o caixa das empresas, cabe a nós fazermos isto.

    Este movimento poderá crescer caso se tenha o apoio de muitos participantes. Os blogs sujos poderão ser a forma de divulgar a ação.

    Ou tomamos uma iniciativa, ou o pais será comandado pela mídia. Não podemos esperar pelo governo que elegemos.

  • Chamo a atenção para o que ocorre nessa instituição citada como responsável para investigar pesquisa eleitoral supostamente fraudulenta. Na PF, desenvolve uma grave crise interna mas é mostrada, pelo PIG, com a verniz de mera demanda trabalhista.

  • Apoio essa iniciativa, faço minhas as palavras de todos os que aqui postaram sobre a forma perversa que a imprensa conduz as questões políticas, e agora com esses números que ninguém acredita.

  • Eduardo,

    você esqueceu de anexar os números de registros obrigatórios das duas pesquisas no TSE. Isso ajudará o Tribunal a avaliar os questionários e demais instrumentos utilizados nos levantamentos. Basta acessar o site do TSE e buscar os registros.

    GV

  • O UOL – Folha de São Paulo acaba de demonstrar como prima pela manipulação. Não poderia ser diferente no DATAFALHA, já que é uma tendencia irrefreável dos donos do PIG e seus pagos, a de influirem nas eleições fazendo uso de uma concessão que é de interesse público e que já reune um jornal, um portal e uma TV. Eis a manchete do UOL-Folha manipulador, que permanece há horas lá no mentiruol: PREÇO DA GASOLINA CAI LOGO ANTES DA ELEIÇÃO E SOBE DEPOIS, DIZ ESTUDO”. Lá dentro, na matéria vê-se que não é nada menos do que enganação. O estudo não cita nenhum responsável pela política energética, tem respaldo técnico duvidoso e é da lavra de um pesquisador de fora do Brasil que de repente teve o seu paper interpretado pelos “jornalistas” do PIG à própria conveniência, tratando-se portanto de opinião. Mas o fulcro da mensagem era fazer terrorismo para os que só lêem as manchetes. Ou seja, nada na reportagem leva a inferir se haverá queda e posterior aumento da gasolina porque ninguém autorizado a emitir este tipo de opinião foi consultado,Pura especulação dos que tentam arrumar El Cid morto, em um cavalo de batalha, para enfrentar a guerra da eleição em São Paulo. Agora, nenhum serrote ou alquimista poderá alegar que a Folha não faz jus à privatização do jornalismo da TV Cultura, que deveria ser isento por ser de natureza público, mas que fluiu para as mãos indevidas, transformando-se em mais uma propriedade cruzada de uma das famiglias do PIG, qual seja a recém criadaTV Folha.
    Há que se pensar ou criar um portal, umaTV, como alternativas. Caso contrário eles continuarão a deitar e rolar, sempre a tomarem iniciativas sem ninguém que surja nos seus calcanhares.

  • O mentiruol continua firme, cara de pau, não tá nem aí para os que eles julgam que são seus manipulados cativos. Dois depois de mais uma, outra na ferradura: “APAGÃO NO NORDESTE AFETOU OITO ESTADOS E MAIS DE SETE MILHÕES DE PESSOAS, DIZEM ELÉTRICAS”. Apagão, apagão, se me lembro que houve um tal, como bem disse a presisenta, foi na gestão entreguista retrógrada dempsdbista-piguenta dos srs. Frias-FHC-Serra-Marinho-Civitas. O que ocorreu recentemente no NE foi blecaute, trata-se portanto de maquiagem da imprensa partidarizada.. Apagão é falta de investimento para cobrir a demanda de energia de um país que cresce, ao contrário do tempo de gestão neoliberal-midiática, onde só havia retração, involução e nenhum investimento porque faltava dinheiro em caixa no país endividado até os cabelos. Toda a hora estão a manipular e a distorcer os fatos, impunemente, escudados na falsa “liberdade de imprensa”. Haja paciência, se consideram os donos do Brasil.

Deixe uma resposta