A hora e vez de Fernando Haddad

Análise

 

No primeiro dia de 2013, nos quatro cantos do país milhares de prefeitos tomarão posse, mas, ao longo dos próximos quatro anos, as atenções se voltarão àquela que promete ser a gestão municipal que mais terá potencial para influir decisivamente na grande política nacional.

Para quem gosta de misticismos ou de numerologia, o paulistano Fernando Haddad é um prato cheio. No próximo dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, já no comando da cidade ele cumprirá meio século de vida.

O simbolismo vem a calhar para a importância que terá a gestão do mais eminente membro da nova geração de políticos que o PT, por graça e obra do ex-presidente Lula, começou a dar ao país no primeiro dia do ano retrasado, com a posse da presidente Dilma Rousseff.

Não será fácil, porém, a missão do novo prefeito. Assume o comando de uma megalópole mergulhada no caos, ainda que, do ponto de vista financeiro, graças à boa situação do país não enfrente problemas de relevo.

E esse caos paulistano é bem visível, real e, aliás, foi ele que elegeu Haddad para governar a capital mais rica e problemática do país. Transporte, Saúde, Educação e Segurança Pública são os problemas mais evidentes, ainda que estejam longe de ser os únicos.

O que torna tão importante a gestão Haddad, portanto, é a resposta que dará à aflição em que se encontram mais de dez milhões de almas paulistanas que, como a maioria dos brasileiros na eleição de Lula em 2002, após anos a fio de má gestão demo-tucana apelam ao PT para consertar o estrago que a direita sempre faz quando governa.

Para ficarmos só em São Paulo, Luiza Erundina, então no PT, foi eleita para consertar o estrago de Jânio Quadros, e Marta Suplicy para consertar o de Paulo Maluf e Celso Pitta.

Tendo assumido o cargo de prefeitas de São Paulo após verdadeiras nuvens de gafanhotos que passaram pela administração da cidade, as petistas ainda tiveram que enfrentar a imprensa local, que, de longe, é a mais tendenciosa e partidarizada do país.

Erundina e Marta foram alvo da eterna campanha difamatória da imprensa conservadora do Sudeste contra o PT, desfechada contra elas com olhos postos na política nacional.  E em um momento em que o PT está sob o ataque mais furioso dessa imprensa, Haddad deve virar alvo em meses.

Durante a recente campanha eleitoral, o petista revelou-se um craque. Dono de oratória e presença de espírito impecáveis, deu um banho no experiente José Serra em debates nos quais nem parecia um neófito diante de uma velha raposa da política nacional.

Agora, porém, vem a parte difícil. Não será com retórica e frases de efeito que Haddad enfrentará a situação calamitosa em que está mergulhada uma cidade para a qual poucos veem solução real a curto e médio prazos.

O grande problema é que a população não quer… Ou melhor, não pode mais esperar. Viver em São Paulo se tornou uma verdadeira tortura. O povo não está disposto a esperar muito para começar a ver ao menos algum resultado.

Eleger prioridades e apresentar alguns resultados que simbolizem que um novo caminho começa a ser trilhado em 1º de janeiro de 2013 será, também, uma questão de sobrevivência política, pois Haddad já é visto pela direita midiática como uma retumbante ameaça.

Se terminar bem avaliado seu primeiro mandato e for reeleito, já em 2018 o mais “novo” modelo de político que o PT apresenta ao país estará automaticamente credenciado a disputar a sucessão presidencial ou ao menos o governo paulista. Não é pouco.

108 comments

  • Desejo toda a sorte do mundo para Haddad em sua gestão como prefeito de SP. Se sair bem avaliado, pode concorrer a reeleição ou até mesmo ao governo do Estado de SP, aí os tucanos piram!

    • E além disso, Sr. Flávio, ainda havia os governos estadual e federal na oposição. Hoje, ao menos, o governo federal poderá ajudar muito. Torço por vocês de São Paulo (e, claro, por todos nós, brasileiros).
      Abraços.

  • Na primeira chuvinha, a culpa das enchentes deixará de ser de Deus e passará a ser do PT e do mensalão. Aguardem pelo que o PIG está preparando para nós.

    • Somente pessoas de má fé poderiam afirmar isso. Espero apenas que, daqui a quatro ou oito anos, quando a cidade ainda obviamente sofrer com enchentes, o PT assuma o problema e não culpe a gestão Kassab por todos os problemas da cidade.

      • E somente pessoas idiotas poderiam vaticinar que “daqui a quatro ou oito anos, quando a cidade ainda OBVIAMENTE sofrer com enchentes…”
        É típico de gente(?) acostumada à “gestão” PSDBista que constroi 1,5 km de metrô por ano.
        Mas o que se pode esperar, além de idiotia, dos rebotalhos que votam no SSerra?

        • Senhor Dimas, ou melhor, Scan – enchentes fazem parte de problemas crônicos decorrentes de anos e anos de mau planejamento e descaso. Não são peculiares a nenhum governo ou partido. Ou você acha mesmo que daqui a oito anos não haverá mais enchentes e inundações? Tenha paciência. E educação.

          • André, você diz que enchentes são problemas crônicos, realmente o são, mas veja a estátistica que mostra que esse mês de dezembro foi o com maior quantidade de chuva dos últimos 69 anos, e no entanto São Paulo não teve a quantidade de alagamentos do último ano da gestão Serra no governo do estado, quando deixou por três anos seguidos de limpar a calha do rio tietê. Portanto o problema é crônico sim, mas o desleixo de governantes o agrava muito.
            Detalhe, naquele ano a mídia defendia o Serra com unhas e dentes dizendo que nunca havia caído tanta chuva e agora publicam essas estátisticas, pois é…

          • Sr. André, a questão, além das enchentes, é EM QUEM colocar a responsabilidade por elas. Nos governos tucanos-kassabianos a responsabilidade era da natureza e do povo, que jogava lixo nas ruas(Serra chegou a afirmar isso). Agora, a responsabilidade voltará para a prefeitura.

          • Ah!
            “Não são peculiares a nenhum governo ou partido”?
            Então o culpado é esse maldito povo que teima em existir e jogar lixo na rua, entupindo as galerias pluviais.
            Gentinha ordinária, não é mesmo?
            O senhor tem algum problema mental?

      • Pois, é, André; somente pessoas de má fé, poderiam levantar essa argumentação, canhestra. Pra vc ver, estudei em Sampa e Campinas. Foram três anos, lá por volta de 1960. E nunca havia escutado ou visto, q aconteciam enchentes, crônicas, em Sampa. Além do mais, pelo q sabia, pra chegar em São Paulo City, a gente tinha de galgar uma serra; ou ir subindo, subindo…. Será q estou enganado e minha geografia, física, escorreu pelo ralo da idade, adiantada? Pelo q sei os rios passam por Sampa, de passagem e vão descendo. Como, então, conseguiram, essa proeza de inventar enchente em espaços, altos? Será q enlataram rios e passaram com vias, por sobre? Ou estrangularam leitos fluviais, com construções, mil? Coisas, assim, inconcebíveis pra qq leigo em geografia do meio ambiente… Eu acho q dos anos 60, pra cá, gênios com boa fé, administraram Sampa; permitindo, até, fossem ocupadas áreas de várzeas, pela periferia, como moradia… Pra vc ver, André, no final do século passado, os administradores foram de uma irresponsabilidade, imensa; igualmente, de uma atividade, enlouquecida, por fazer obras e gastar grana, pública. Endividaram os cofres públicos com obras, chamadas faraônicas, sem sentido prático, não se sabe por qual razão…. As dívidas e as obras estão, aê, até hj, como um peso em nossas consciências de eleitores, desavisados… Tudo bem; mtos nem foram eleitos; foram nomeados, até pela graça de ser o “ricardão” da esposa do chefe-supremo. Pra vc ver, estão, aê, uns resultados dessa lambança: essas enchentes, crônicas em Sampa; as favelizações das grdes capitais, etc, etc….
        Coitada da Dona Erundina. A prefeita não tinha nada, com o peixe e pagou o dito cujo… Lembro q na primeira enchente, crônica, a mídia, maldita, estampou um fulano, qq, de banco, em uma rua de Sampa, homenageando e saudando a prefeita. Um escárnio, heim? Buenas, meu caro

        • Perfeito. Concordo plenamente. Existem problemas seculares. Acusar governo ou partido pelos mesmos não me parece correto; entretanto, a inércia frente aos problemas deve ser combatida. Pouco mais de 1,5 km de metro ao ano é pouco? Sim, é claro! É incompetência, falta de vontade política ou faltam condições? Para isso, a alternância de poder se faz necessária, apesar do metrô especificamente ser responsabilidade estadual, mas em varias outras esferas também se aplica. Sou paulistano e torço para Haddad ser um ótimo prefeito, pois isso só fará bem para a nossa cidade. E ele tem todas as ferramentas na mão – boas ideias, apoio populacional e político. Vejamos! Obrigado pela sua opinião.

          • Pelo visto o sr. André não sabe escrever suficientemente bem a ponto de não ser dúbio.
            E tampouco sabe ler, pois chamar de “problemas seculares” as enchentes por já existirem no século passado (há 12 anos, portanto) é uma rematada idiotice (em 2001 já eram “problemas seculares” também?)
            O sujeito não sabe se expressar e eu sou mal educado?
            Não, meu senhor, apenas não tenho muita paciência com a tucanalha. Disfarçada ou não.

      • Prezado André,

        O Sr. finge não saber ler e sou EU quem tenho má-fé? Rapaz, acompanhe um pouco mais de perto a cobertura da imprensa paulistana da prefeitura e depois discutimos. Depois de quase 20 anos de tucanagem no Estado e 8 anos de Serra-Kassab vocês continuam com essa de “problema crônico”. Realmente, o Haddad vai pegar um problema crônico. Se daqui a oito anos tudo continuar igual, aí sim poderemos dizer que a administração foi problemática. Na administração Marta, qualquer árvore não podada era motivo de um especial inteiro no SPTV, com repercussão na Folha, Estado etc. Nos últimos governos, os mesmos órgãos de imprensa assumiram esse discurso de que “a cidade tem muitos problemas” ou “não tem como acabar com as enchentes, não temos culpa se chove”… A cidade tem mesmo muitos problemas? Certamente. Fernando Haddad vai solucionar todos? Óbvio que não, é impossível. Mas aparentemente é um homem de visão bem maior do que Serra e afins, assim como o foram Erundina e Marta, que fizeram as últimas duas administrações relevantes da cidade. Porém, o que é realmente certo é a cobertura da imprensa do que será o governo dele, bem mais “em cima” do que foi com Kassab ou Serra. Isso é óbvio, porque é assim que o imprensalão, totalmente partidarizado, se comporta com Lula e Dilma… basta que se compare com aquela rasgação de seda que era na época FHC.
        Tome um pouco de vergonha nessa cara antes de sair acusando os outros.

      • Guardadas as devidas proporções, em Ribeirão Preto a Prefeita (reeleita pelo PSD, apoidada pelo PT no segundo turno contra o PSDB) conseguiu elimar o principal e maior problema de enchente em uma das principais avenidas da cidade, depois de vários outros prefeitos, dois do PSDB e outro do PT, mas aí não vale porque era o o”Paloffi”.

      • nao encha o saco, andré.
        Dois golpes sujos ja foram desfechados pelo serrasab contra o nosso prefeito antes mesmo que assumisse.
        UM o troka.troka de 90% dos subprefeitos kassabistas: vinte e tantos deles trocaram de local e cadeira, quem estava na Lapa foi para a Penha, de sto amaro para ipiranga etc. Objetivo: despistar os malfeitos do anterior e confundir a equipe de Haddad. Mas a dilma pode dar o troco no kassab(tem filhos?) a hora que quiser e de varias formas.

    • Já escutei pessoas de má-fé criticando o Haddad ANTES MESMO DELE ASSUMIR o cargo…

      É tanta má-fé e ignomínia que ultrapassa de longe as raias do ridículo.

      Mas tenho confiança que ele saberá superar tudo isso. Para tanto pode contar com o meu apoio porque não basta votar, tem que apoiar e participar.

  • Que a mídia de situação obsequiosa em São Paulo, passa a oposição ferrenha a partir de 01/01/13, até os arcos da Bela Vista sabem, que as enchentes voltarão a ser destaque na mídia, após oito anos em que estiveram sumidas, basta perceber que durante dezembro as chuvas voltaram as primeiras páginas dos jornais, para preparar o álibi na hora de descer a lenha em Haddad.
    Cabe a Haddad desárma-los no item inundação, que voltará com carga total a partir desses próximos meses de chuvas na cidade, comparecendo em todas as áreas que sofrem inundação para mostrar preocupação e a que veio, e a partir daí começar uma campanha de esclarecimento em relação as áreas inundáveis e as medidas factíveis em curto, médio e longo prazo e onde não há medidas a serem tomadas pois são áreas permanentementes inundáveis e apenas a remoção das pessoas da área resolve o problema.
    Antecipar-se a mídia será a solução para derrotá-los na batalha da comunicação.

  • Haddad será mesmo uma ameaça ao PIG e à direita golpista.

    Na época de Marta e Erundina não havia a Internet como hoje. A mídia cantava de galo, sem o contrapeso dos blogueiros sujos divinos.

    Agora será mui diferente, ainda mais que o peso financeiro de SP está muito melhor.

    Desejo ao querido Edu Guimarães e família, um excelente 2013 em todos os aspectos, assim como aos leitores iluminados e iluminadores deste blog.

  • Nem é preciso falar sobre o martírio q o nosso Haddad vai viver, durante sua gestão. A Erundina e a Marta, depois de suas respectivas administrações, foram abandonadas pelo eleitorado; imagino o esforço, à mais, q deva vir ser feito…. Na partida, o Haddad leva a vantagem de ter o respaldo do Gov Federal, q não é pouca coisa, ou fato desprezível; enqto as prefeitas Erundina e Marta, contavam, apenas, com suas habilidades, políticas, e determinação para alcançar o sucesso. E Conseguiram a consagração política, do reconhecimento; apenas, com o passar do tempo, qdo o eleitor caiu na realidade.
    As questões do transportes, da saúde e da educação, parece q existe grde possibilidade de se alcançar melhorias consideráveis, com o apoio federal, irrestrito. Agora, o problema da segurança requer mta habilidade, na condução de parcerias com os Gov’s Estadual e Federal.; Não acredito, mesmo, q o Alkimim vá se abster de compor soluções. Aliás, já me parece, o Gov Estadual anda aceitando colaboração federal, nesse sentido… Acho q o bom desempenho da administração Haddad vai estar fincado em sua capacidade de aproximação com o Gov Estadual; ainda mais, do q ele possa conseguir de aproximação entre ele e os níveis federal e estadual…. Politicamente, seria uma questão de sobrevivência, o Alkimim não tem como não acatar e colaborar, agora, nas possíveis soluções para o caos nos transportes e segurança. Não vai ter mídia, maldita, q desande com essa movimentação, política. Vamos ver; as possibilidades parecem bem favoráveis.

    • ótima ponderação. Previsão ou profecia são arriscadas, mas sinto que Haddad irá longe, continuará o que Lula iniciou e Dilma está consolidando. E vai ser sem intervalo, tenho dito

    • A extrema direita católica e’ incorrigível. Alckimim e Haddad darão certo somente na festa do kibe, esfiha, coalhada, tabule, tehine, babaganuchi com bastante ararak.

  • Todo os votos de sucesso para Haddad em São Paulo e para Carlinhos Almeida aqui na minha São José dos Campos.

    Pegar uma prefeitura após 8 anos de demo-tucanos não é mole, fora a perseguição implacável da mídia golpista. Podem ter certeza, vão jogar todos os problemas seculares da capital nos ombros desse homem.

    Que Deus o ajude.

  • As lideranças se destacam é nas dificuldades e nos embates da vida.
    E o Haddad será nosso futuro governador e depois presidente.
    É o PT se refundando, se rejuvenescendo, se reciclando.
    Viva LULA, viva DILMA, viva o BRASIL…

  • Boa sorte na sua gestão ,a oposição não vai dar tregua com suas mentiras ,um plebiscito pra ley medios já.
    Só assim acaba com mentiras.
    Feliz 2013 Haddad.

  • O novo Prefeito, Fernando Haddad, vai assumir a maior cidade do Brasil em meio ao caos instalado e generalizado pela Direita velha, conservadora e inútil.
    Ele será imediatamente , cobrado pelos podres jornais de São Paulo, que cobrarão resultados(que nunca foram cobrados do PSDB) que não poderão vir de imediato.
    A população paulistana sofre de gravíssimos problemas que não estarão ao alcance do novo Prefeito, a solução deles, como a segurança pública, o Metrô, os trens de passageiros, os constantes apagões de energia elétrica, a distribuição da água, parte das áreas da Saúde e da Educação e outros aspectos mais.
    Certamente, o novo Prefeito, não contará com a ajuda do Governo do Estado, muito pelo contrário, o que puder prejudicar e atrapalhar será feito pelo Governador com afinco e presteza.
    Além disso, existe uma Câmara de Vereadores corrupta a travar as mudanças ansiadas pela população.
    Não tenham dúvidas que, o possível bom trabalho do Prefeito, irá tardar a surtir efeitos.
    Por outro lado, aguardamos pacientemente e fazemos votos de sucesso ao novo Prefeito.

  • Um Feliz e vitorioso 2013 para todos e para Fernando Haddad, que o Divino Pai Eterno o ilumine, defenda e o proteja do PIG e da TUCANADA.
    Para o sr. Eduardo e família, especialmente para Victória todas as benções do altíssimo, protegendo o sr. Eduardo das ameças das almas corroídas pelo ódio instilado pela mídia-Direita-UDN.

    Faço minhas, as palavras do poeta!
    “Quem teve a idéia de cortar o temp…”Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
    a que se deu o nome de ano,
    foi um indivíduo genial.
    …Industrializou a esperança
    fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

    Doze meses dão para qualquer ser humano
    se cansar e entregar os pontos.
    Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
    com outro número e outra vontade de acreditar
    que daqui pra adiante vai ser diferente para você,
    desejo o sonho realizado.
    O amor esperado.
    …A esperança renovada.

    Para você,
    desejo todas as cores desta vida.
    Todas as alegrias que puder sorrir.
    Todas as músicas que puder emocionar.

    Para você neste novo ano,
    desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
    que sua família esteja mais unida,
    que sua vida seja mais bem vivida.

    Gostaria de lhe
    desejar tantas coisas
    mas nada seria suficiente…
    Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
    Desejos grandes e que eles possam te mover a cada
    minuto, rumo a sua felicidade!!!”

    Carlos Drummond de Andrade

  • A direita além de administrar mal o orçamento ainda são conhecidas pela facilidade em fazer empréstimos a longuíssimos prazos que no final vai parar no ralo. No Paraná a coisa tá pegando pela incompetencia do governador tucano

    O orçamento da prefeitura de SP é grande, mas a divida municipal em espécie e principalmente social é enorme.
    Haddad precisará de pelo menos 3 anos para arrumar a casa, só no 4º aparecerá o resultado de tanto trabalho.

    Se tem alguém que pode dar um jeito nessa prefeitura, esse alguém é o Haddad, contudo os 2 primeiros anos pode esperar: A imprensa vai fazer plantão, a carnificina vai ser feia. Haja estomago para aguentar.

  • Haddad, se Deus quiser, fará uma grande administração, já que competência não lhe falta e terá o apoio de Brasília. O que São Paulo (o estado) precisa agora, é livrar-se do cancro demotucano que ainda infecta o Palácio dos Bandeirantes e, assim, extinguir de vez a enfermidade purulenta que acomete e estado há tantos e tantos anos… Nos meus sonhos, teríamos Lula se elegendo governador em 2014; mas tenho minhas dúvidas de que a parte diretamente interessada toparia mais esse desafio… Quem sabe?

  • O blog humorismo sujo apoiou a candidadura de Haddad nas eleições 2012.
    Mas decidiu também acompanhar alguns itens do seu Programa de Governo em http://www.humorismosujo.com.br/haddad
    Cabe lembrar a todos, que um dos itens de seu programa já melhorou antes mesmo de sua posse:
    Em seu programa Haddad propôs acabar com a cobrança da taxa de inspeção veicular e depois de eleito, antes ainda de tomar posse decidiu a que a inspeção veicular se aplicará apenas a veícuos com mais de 5 anos de fabricação. Uma medida de compromisso e coerência com a população.

  • Edu,

    Só apelando pra magia contra olho “fat” dos tucanóides:

    Oração contra inveja
    O Olho da Luz me envolve. Seu brilho me protege.
    Quebre mau-olhado! Desfaça-se toda a intriga e a
    perfídia. Estou com a Benção do Senhor. Estou dentro
    do Manto do Senhor, nada me destruirá.
    Amém!

    Que Deus proteja nosso menino Haddad.

  • Com certeza o Haddad será o prefeito mais fiscalizado do Brasil, pela câmara dos vereadores, pela assembléia legislativa, pelo governo estadual e principalmente pelo PIG.

  • Fernando Haddad tem bom preparo e pode fazer um bom governo, com a ajuda do governo federal. Algumas dicas para o mesmo:

    1) Não esperar cooperação espontânea do governo estadual. Ao mesmo tempo, cobrar ajuda intensa do governo federal, por que São Paulo será vitrine. Todo o Brasil estará voltado para a gestão da cidade de São Paulo.

    2) Na questão da segurança, governo federal e governo municipal precisarão jogar duro com Alckmin, por que o PIG provavelmente associará o caos criado pelos governos demotucanos ao longo de anos com o governo petista. E a partir do momento em que assumir, Haddad será tratado como culpado se o caos não for controlado (não importa se a segurança do estado é responsabilidade de Alckmin, quem será culpabilizado na mídia será Haddad).

    3) O PIG tentará arrebentar com o governo Haddad. A barulheira tende a ser grande. Haddad não deve subestimar o PIG, mas também não deve ficar abatido com o PIG.

    4) Finalizado, o governo Haddad não poderá ser apenas bom, mas terá que ser de muito bom a ótimo, senão excelente em algumas áreas.

    Que Deus ilumine a cidade de São Paulo, seus dirigentes e povo.

  • A torcida por uma grande administração de Haddad é de todo o Brasil!
    Mas a emoção hoje está com Chavez.e sua briga pela vida e pela volta da saúde.
    Diifícil imaginar alguém mais apaixonado pela música do que o venezuelano, Comandante Presidente Hugo Rafael Chavez Frias!
    Tudo sempre foi motivo para que ele se ponha a cantar ou a colocar alguém para fazê-lo!
    Com que emoção canta o seu lindo hino pátrio, com que sentimento profundo inicia o “Glória al Bravo Pueblo!”!
    E seus olhos sorriem de alegria quando se põe a cantar as belas cancões de seu povo.Difícil mesmo um discurso seu em que não se ponha a cantar!
    Como gostaria que uma linda valsa brasileira, composta e tocada por um talentoso violonista brasileiro, levasse agora, até ele, o afeto profundo da alma brasileira, nesse momento em que certamente ele está lutando bravamente pela sua saúde!
    Aqui vai, portanto,uma valsa crioula para o nosso querido Comandante Presidente, Hugo Chavez, enquanto nos mantemos na trilha da esperança, desejando-lhe de todo coração, saúde, muita saúde!
    Valsa Crioula – Alessandro Penezzi
    Valsa Crioula é uma música composta por Alessandro Penezzi, que está no repertório do CD “Sentindo”, gravado em julho de 2008.
    Palavras do autor: “VALSA CRIOULA (ALESSANDRO PENEZZI)
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=d2XNiVx7KD8

    • Maria Lucia
      Permita-me juntar ao seu belo texto.
      Meus parabens ao apreço demonstrado pelo Presidente Chaves.
      Que Deus tenha por ele o mesmo cuidado que teve com o
      nosso (sempre) Presidente Lula.

  • Edu e amigos, Feliz 2013
    ANO NOVO, JOVEM BELO ANO ( Cláudio José)

    Ano novo, tudo novo
    Ano velho, tudo velho
    Ano novo, sonhos
    Ano velho, partida
    Ano novo, esperança
    Ano velho, alegrias e tristezas
    Ano novo, promessas
    Ano velho, lembranças
    Ano novo, tempo de amar, desejar e conquistar
    Ano velho, passado recente de lutas e glórias
    Ano novo, o mais jovem belo ano, feliz ano novo!

  • Em entrevista na Folha de São Paulo ( Mônica Bergamo), o sr, Fernando Haddad deu uma aula de como deve ser um político moderno. Respeito aos colegas de Partido (PT) e de outros partidos aliados, e por que não dizer, respeitando até os partidos da Oposição. Fez uma defesa do ex-Presidente Lula, que poucos dentro do seu Partido tem a coragem de fazer. É o exemplo da modernização dos Políticos no Brasil.

  • Haddad vai ter que ser um leão. A São Paulo que a grande imprensa escondeu nesses últimos 12 anos, a herança dos tucanos, começará a aparecer com microscópio de altissima resolução. PT e Haddad terão que se superar. Mãos à obra cumpanheirada. Reconstruir São Paulo e marchar para conquistar o governo do ESTADO. Não vai ser fácil, não. As elite canalha vão pegar pesado, vai ser a BATALHA DE SÃO PAULO, pior que a de Leningrado, podem apostar. Mas, VAMOS À LUTA. 2013 SERÁ SANGRENTO. QUE TENHAMOS MUITA UNIDADE E CABEÇA FRIA, VAMOS PRECISAR. UNIDOS PARA CONQUISTAR SÃO PAULO, este tem que ser o lema. Vamos criar o Bloco dos UNIDOS POR SÃO PAULO!!!!!!!!

    VIDA LONGA AO COMANDANTE CHAVEZ!!!!!

  • O alvo é Hadadd. As meninas da Folha, como Mônica Bergamo, ou ex-Folha, como Renata Lo Prete, que atualmente é editora de política da Globo News, fazem aquecimento para o combate. Como no boxe, antes de atacar e melhor estudar bem o adversário. Renata foi a repórter que desencadeou o escândalo do mensalão, uma série de entrevistas com Roberto Jefferson. Pelas entrevistas, ganhou o Grande Prêmio Esso de 2005. Claro que ela almeja novos prêmios. Por que Hadadd? Porque Dilma, que não é boba, sabe que ele será o espelho de sua candidatura à reeleição. O que ele fizer aqui refletirá no país todo. Então as meninas estão à cata de um ponto fraco na administração, ou na conduta pessoal, do futuro alcaide de Sampa. Renata, que o entrevistou, limitou-se a ouvir, diga-se de passagem, com brilho nos olhos e muita atenção. Onde vou bater? Como fazer para levá-lo à lona? O petista é jovem, inteligente, e tem muito jogo de cintura. O combate será difícil. Vamos aguardar.

  • As críticas aos governos petistas na área de comunicação são recorrentes. Já li isso no PHA, no Nassif, no Kotscho e em quase toda a blogosfera. Agora o Azenha publica um artigo de Jânio de Freitas: Governos petistas são um fracasso de comunicação. Criticam muito, inclusive, o papel do João Santana, tão vitorioso em suas campanhas. Por que esses governos são tão ruins na comunicação e tão bons nas pesquisas de avaliação popular? Por que insistem em não ouvir os conselhos dos especialistas em comunicação? Se Dilma parar de ouvir João Santana e começar a se louvar, exclusivamente, nesses especialistas, melhorará seu desempenho eleitoral? Olha, eu não arriscaria.

  • Tá bom. Coloquemos a bola no chão e vamos analisar uma declaração de Haddad à imprensa: “A decisão do Supremo sobre o mensalão deve ser acatada, sem choro”. Bem, isso todos sabemos, terá que ser acatada. Mas, sem choro? Bovinamente, como quer a oposição. Não se está “abandonando amigos feridos na estrada!”. Esse não é o PT que queremos…ou é?

  • Boa sorte Haddad ,calma e perseverânça….São Paulo é uma cidade problemática e Haddad não conseguirá milagres ,mas que SP seja mais humanizada…Mas os cidadãos tb tem que fazer sua parte…..

  • DESEJO AOS PAULISTANOS UM EXCELENTE 2013 E QUE DEUS ILUMINE FERNANDO HADDAD PRA QUE FAÇA UMA GRANDE ADMINISTRAÇÃO, AFINAL SÃO PAULO MERECE.

    UM GRANDE E ILUMINADO 2013 PARA TODOS COMPANHEIROS DO BLOG DA CIDADANIA.

  • Desejo firmemente que o governo de Haddad em Sampa dê certo, porque, se for igual a de seu colega em Brasília (Agnelo Queiroz), o PT pode sofrer um grande golpe…Em Brasília, nem a militância do partido está satisfeita…É possível que nas próximas eleições ganhe a direita ou mesmo o PSOL. O PSB, ‘aliado’ do governo, já começou a se movimentar para abocanhar mais essa – é bem possível que também consiga…Mas, o PT eu não sei…vamos ver o que acontece nesses dois próximos anos.

  • F.Haddad fará os 8 melhores anos de gestão na prefeitura de SP e dará a guinada necessária para que a cidade cuide melhor do ser humano e suas relações e coloque a lógica capitalista para convergir ao interesse público e social ao invés de privilegiar meia dúzia de capitalistas safados do ramo imobiliário e da construção civi, como sempre fez as gestões demotucanas e conservadoras.
    Excelente 2013 ao Edu e demais membros desse prestigioso blog !!!

  • sem duvida nenhuma a mídia ira com tudo pra cima de Haddad pq enxerga nele um futuro candidato a presidência …dai farão de tudo para atrapalhar sua administração…cabe a ele enfrentar o pig da mesma maneira que Lula quando era presidente!!!

    Feliz 2013 Pessoal!!!!!!!

  • Eduardo.

    Sei – sabemos todos- que o ano que se finda não foi um dos melhores para vc e sua família.
    Deus seja contigo e os seus nesse novo ano.
    Obrigado pelo seu árduo trabalho em busca da verdade, empunhando sempre o bastão de valente guerreiro.
    A mídia internetica recebeu de suas mãos, grandes momentos em busca da verdade, muitas vezes caluniado, injuriado com extensão aos seus familiares.
    Que em 2013 haja paz entre nos, incluindo nossos adversários.
    Estendamos nossos braços e recebamos nossos opositores com o respeito que desejamos deles recebermos.
    Que haja paz na terra. Que haja boa vontade entre nos.
    “Só o amor constrói”

  • Saul Leblon, na Carta Maior: “A hora do PT: um ano novo digno desse nome”.

    “O novo é Marcio Pochman na Fundação Perseu Abramo”
    “O novo é a caravana da cidadania de LULA”
    “O novo é a mídia alternativa”
    ” O novo é Haddad em São Paulo”
    “O novo é São Paulo de sangue novo”

    “O novo recobre de sentido histórico a virada mecânica do Calendário”

    VIVA 2013!!!!! VIVA O PT!!!!! VIVA O BRASIL!!!!!!!!

  • concordo 100%, sr. eduardo.
    se haddad terminar os seus oito anos em são paulo bem avaliado,
    será quase imbatível como sucessor da dilma.
    daqui a dois anos alckimin entregará o governo do estado para o novo poste do lula.
    ou para o próprio lula, se este quiser.
    eu preferiria o lula estruturando o pt, tornando-o um partido mais coeso e ideológico.
    e plantando postes.
    em 2014, as velhas lideranças do pt paulista deveriam dar a vez às novas
    de toda forma o governo do alckimin já terminou.
    no pinheirinho.
    ……
    feliz ano novo a todos.

  • eduardo
    não procuro perfeição mas
    no clima do SACRIFÍCIO cristão
    alegado pelos que deixam o salão
    pra partiicipar de eleição

    PRA ALGUMA imortal ACADEMIA?

    quem dera!

    lá só entra gente limpa culta
    enfeitada e
    além de vestida
    FANTASIADA
    é pra eleição que envolve gentinha
    …o povão

    coitado do candidato deslocado
    do ar condicionado de salão
    depois de tanto haver lutado
    pra trinar bom tom
    recopiar ser
    simples
    coisa que gente
    considerada simples sem distinção
    louva com admiração em distinta
    autoridade

    em você eduardo
    encontro sentimento
    semelhante ao meu
    de que a graça vem antes da obra
    obrigado

  • Eduardo,
    Sou um leitor e divulgador assíduo do seu blog. Você faz parte de um pequeno grupo de blogueiros que aos poucos, estão conseguindo mudar a cara do nosso país. Graças a você, e a alguns poucos mais, estamos deixando de ser reféns da velha mídia. Quero lhe sugerir uma coisa: mude o seu avatar; a figura que lhe representa dá a impressão de estar ou ser raivosa, coisa q vc, certamente não é.
    Um grande abraço e não desista da luta jamais, vc é muito importante!

  • Edu.
    A você e toda sua família, um feliz ano novo.
    Um grande abraço e ano que vem, com a nova “Caravana da Cidadania” do Lula, esperemos que o PT acorde e comece a fazer aquilo que os blogs sujos desejam há tanto tempo.
    Muito obrigado, Edu, pela sua garra e dedicação incansável à melhora deste país.

    E também a todos que participam (trolls não são considerados) do Cidadania, Feliz Ano Novo!

  • Já estamos quase em 2013. Aguardo o ano novo e suas novidades. Voltei aqui só para desejar a você Eduardo Guimarães, sua família e aos participantes deste blog UM FELIZ 2013 ! Com muito ânimo e disposição para a vigilância necessária, mas também, com muitas alegrias, esperança, humor, amor e bons momentos, porque também somos filhos de Deus.

    Obrigada por tudo Eduardo Guimarães.

  • Obrigada, Eduardo, por seu blog e sua dedicação. São muito importantes para mim (como para milhares mais). Que ele continue por muitos e muitos anos. Feliz 2013 pra todos nós!!!!!!!

  • Como foi dito, na primeira chuva já irão afiar o discurso para colocar a culpa em Haddad. Lembro muito bem quando Erundina assumiu. No primeiro mês, principalmente os malufistas, já falavam no tal do “buraco” da Erundina, com ampla repercussão na imprensa. Não vai ser diferente agora. Qualquer problema, por menor que seja, será maximizado. É só lembrar do episódio do apagão no país provocado por um defeito de ar condicionado num aeroporto, ou da tapioca do ministro. Dirão logo: quem mandou votar no cara, agora aguenta. Será uma guerra.

  • Eduardo, bom dia. Permita-me escrever o breve texto abaixo, sob o título:

    A CULPA É DO HADDAD

    1) Por que a violência em São Paulo parece fora de controle? A culpa, é claro, é do Haddad.

    2) Por que os rios de SP não são desassoreados, o que resulta em enchentes? Ora, ora, a culpa é do Haddad.

    3) Ninguém aguenta o trânsito de SP. Não temos metrô na medida suficiente e o número de ônibus caiu drasticamente. Por que? Vá perguntar ao Haddad.

    4) Houve corrupção na merenda escolar das escolas municipais de SP. É mesmo? Puxa, só pode ser culpa do Haddad.

    5) E a privataria dos leitos em hospitais paulistas, quem engendrou? Ninguém menos do que ele: Haddad.

    Essa será a prosa do PIG doravante, e muitos inocentes úteis e mal informados poderão acreditar. Por essa razão, sugerimos que o prefeito Haddad, que toma posse daqui a pouco:

    1) Governe preferencialmente para a ampla maioria, não para os ditos “bairros nobres” de SP, que apenas precisam de boa manutenção. É preciso, agora, cuidar da “gente diferenciada”.

    2) Jogue pesado na comunicação com o povo. Nada de deixar o PIG culpabilizar seu governo e ficar calado, por que o PT, como diz Jânio de Freitas, é horrível de comunicação.

    3) Associado ao governo federal, crie medidas de grande impacto, sem contar com o governo de São Paulo. Passem por cima do governo de São Paulo, “tratorem” o mesmo, se precisar. Por exemplo: por que São Paulo não pode ter um metrô municipal? Desde que feito com responsabilidade e segurança das pessoas (para não haver crateras gigantescas, como ocorreu no governo de certo privata…).

    4) Faça acontecer, exiba os feitos, mas conte sempre a verdade, sendo transparente.

    5) Resumindo: aja corretamente, faça acontecer, jogue duro e comunique-se. O resto, Deus provê.

  • Não tem a ver exatamente com o post, mas não pude deixar de divulgar…

    Dilma manda avisar: Lei de Meios, aqui, não!

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/89408/Dilma-manda-avisar-Lei-de-Meios-aqui-n%C3%A3o!.htm

    Qual é a da nossa presidenta? Tentativa de continuar não sendo o principal alvo do PIG?

    Ela continuará com essa postura, caso vença as próximas eleições? E como essa postura irá interferir com o PT, com Lula (futuro governador de SP!?), e com Haddad?

    Será que Dilma guarda alguma surpresa, assim como fez Joaquim Barbosa???

      • POLITIZAR É LIBERTAR. Nossa guerra contra a dominação CAPITALISTA MIDIATICA, É DE GUERRILHA. A sociedade se movimenta, apesar, neste caso, da capitulação de DILMA. ESCLARECER, MOSTRAR A VERDADE, ainda que para pequenos grupos, É REVOLUCIONAR. FOQUISMO: “… La guerra de guerrillas, Guevara postulou que a experiência da Revolução Cubana demostrava que “nem sempre se deve esperar que sejam dadas todas as condições para a revolução”, pois um pequeno foco que iniciasse ações típicas da guerra de guerrilhas poderia conseguir, com relativa rapidez, fazer com que a revolução se expandisse, provocando o levantamento das massas e, afinal, a derrocada do regime. O “Che” considerava válidas estas considerações principalmente para os países atrasados…”.

        • Ou seja a síntese da agressão urbana à inocentes que receberão balassos na cabeça e terão seus miolos espalhados pelo asfalto em nome da revolução proletária anti capitalista.

          Este filme ja passou, e não só deu merda. Mas pelo jeito muita gente ainda fica se masturbando com idéias de assassinos em séria como Merighela

          • Alguns masturbam-se lembrando do heroísmo de Che e de seus companheiros de luta. Outros masturbam-se assistindo Jornal Nacional…

          • Ora, ora, o entardecer no Guaíba é qq coisa de maravilhoso. Mas, outra das excepcionalidades do Rio Grande é a bravura da formação da terra gaúcha… Pernambuco, igualmente, tem mto de heróico a mostrar, em seu passado; e a terra carioca não fica pra trás, não. Olha q sou carioca, da gema e nada bairrista… risos
            Bem, não era nada disso, q gostaria de falar, procê, Por exemplo: Cuba, pelo q sei, está às voltas, pra dar meia volta em sua economia; tudo, sem ferir os ganhos, democráticos, da Revolução. Acho q lembrei das bravuras gaúchas, pernambucanas e cariocas, pra poder citar, direitinho, na maior justiça e seriedade, a bravura dos cubanos q fizeram a sua Revolução.
            Acontece, gauchão, q existe o momento, na história, pra tudo…. Quero crer q vc percebe, isso. Pq, da mesma forma q a Ilha está tentando se inserir na atualidade, sem violentar com modernidades, desenfreadas, seus ganhos, à peso de suor, sangue e lágrimas; o momento, pelo menos pra nós, aqui, da mesma forma, não pede essa de criar e fazer guerrilhas. Se, no tempo do “pra frente Brasil” não houve ambiente; imagina, agora…. O povo não quer saber, disso; não vai dar ouvidos; as instituições, mesmo conflitantes, já não comportam… Até, aqui, nesse espaço, dadivoso, do Eduardo, essas violências já não cabem; imagina, então, neh?
            Aquele abraço, companheiro

  • A sabotagem histérica da mídia contra Fernando Haddad começa hoje. É importantíssimo que construa sua gestão de modo a enfrentar o golpismo mdiiático que, numa cidade retardada politicamente como a sua, e com uma mídia para lá de fascista, é infinitamente mais poderoso do que no restante do Brasil. Lembremos que falamos da capital do estado que sempre foi contra todos os Governos populares deste país, desde Vargas, como também fez oposição radical a Lula e, quando elegeu o PT, não permitiu que o partido continuasse no poder, sendo fcilmente enganada pelas mentiras mdiiáticas, não enxergando a evolução que as administrações Erundina e Marta realizaram na cara dos cidadãos. Uma ideia que vi no site Carta Maior, a qual aconselhava Haddad a aproximar-se da população através de uma espécie de Conselho Público de Gestão(um Orçamento Participativao levado ao extremo)destinado não somente a definir prioridades, mas a apontar o s problemas e principalmente comprometer todas as classes sociais num projeto comum de administração, talvez seja a melhor forma de Haddad comprometer a população com sua administração e fazê-la compreender o ritmo em que as coisas acontecerão, que obviamente não será o desejado, devido ao caos em que se encontra São Paulo e às limitações naturais de um governo, evitando assim que a mídia, que fechou os olhos ao caos das administrações Serra e Kassab, transforme a mais que natural demora em resolver problemas complexos no caminho para tentar desestabilzar o Governo Haddad. Além de resolver os problemas de sua cidade, o sucesso de Haddad representará um grande passo para as forças populares não somente preservarem o poder imediatamente, mas impedirem o golpismo que está em curso no Brasil. Por sinal, espero que Haddad comece cortando os gastos absurdos que a administração municipal tem com a mídia conservadora, comprando assinaturas de veículos como a Folha, o Estadão e a Veja com a sórdida desculpa de distribuir tais lixos entre as crianças da rede municipal(que têm uma das piores educações públicas do Brasil), com isso ajudando a subsidiar veículos que estarão empenhados em destruir o novo Governo. Atacar os inimigos midiáticos será fundamental para Haddad sustentar-se no poder, mostrando que também faz parte de um novo PT que não se submete aos barões da comunicação.

    • Concordo com vc, Carlos Henrique. Eu, que sou de Santo André (SP) estou na maior torcida para que dê tudo certo para Haddad mas estou consciente de que não será fácil. E tenho certeza de que em 2014 PT vencerá a disputa para governador de SP.

  • A cada surgimento de um novo dia, uma esperança cresce dentro de nós e a cada chegada de um ano novo, os sonhos ainda não realizados, voltam a flutuar em nossos pensamentos, num bailado restaurador que nos amplia a fé, a força de vencer, chegar e realizar. Todo este sentimento que nos oferece uma perspectiva, melhor, à chegada de um novo tempo, é a constante afirmação que a esperança é, ainda, a grande ponte para atingirmos os nossos ideais. É evidente que os que lutam mais, acreditam mais em si, serão sem dúvida os primeiros a atravessá-la. (do meu livro “Palavras de Amor”)
    FELIZ ANO NOVO PARA O DONO DO BLOG E SEUS COMENTARISTAS. VALHA-NOS A TODOS NÓS, MEU DEUS, JUNTAMENTE COM O POVO BRASILEIRO, EM 2013!!!

  • Sr. Eduardo, Feliz 2013 para o senhor e sua família; quanto a gestão do Haddad é só ele não querer inventar a roda que assim acredito poderá fazer um bom governo; quanto aos programas da tarde que sempre trataram a gestão da Marta com histeria já houve o contraponto, duas gestões antipetistas, que foram tratadas a pão de ló por esses programas, se voltarem ao histerismo o povo que assiste esses programas perceberá.

  • Eduardo um excelente ano para você, sua família e os amigos deste blog. O desafio de Haddad é gigantesco, a patrulha é enorme, torcendo para um fracasso de sua gestão. A favor a grande vontade de acertar e corresponder as expectativas, além da sua capacidade de gestão. Vai depender da equipe que conseguir formar. Ele é visto como potencial candidato tanto ao governo de SP como ao Planalto. Vão tentar abatê-lo já no início como fizeram com a Marta. Estamos na torcida.

  • Que não seja necessariamente, a lei de médios Argentina.
    Basta que desengavetem o projeto Franklin Martins.
    Não informaram porquê não deram a mínima importancia
    a um projeto de grande qualidade.

  • Edu
    Boto muita fé NESSE Fernando!
    O Haddad é preparadíssimo, e tem muita consciência da realidade ao seu redor, Sabe que tem que começar bem logo de cara, e o fará!
    Como disse o Stanley Burburinho, bom 20PT para todos!
    ps: o pig me lembra as “horcruxies” do voldemort antes de serem destruídas pelo HPotter!!! Lutavam, guinchavam uivavam… e pereciam!!!!

  • O MUNDO (Cláudio José)

    Poderia criticar o mundo
    Mas prefiro brindar o novo ano
    Poderia malhar o mundo
    Mas prefiro acreditar no novo ano
    Poderia xingar o mundo
    Mas prefiro sonhar com ele melhor
    Poderia reclamar com Deus
    Mas, prefiro rezar por um mundo melhor
    Esperança, fé e muita bondade para todo mundo
    Que o mundo seja mais humano
    Que o mundo seja mais solidário
    Que o mundo seja menos egoísta
    Que o mundo seja mais belo e melhor para todos.

  • Caro Soaresbb,

    Assino em baixo. Mais uma prova: viu a entrevista do Haddad a’O globo. Disse que o supremo agiu corretamente e que o “mensalão” existiu. Pensa que assim a mídia raivosa vai refrescar com ele. Não perde por esperar
    Saudações..

    • Caro Ezio, você é que está cometendo a boçalidade de cobrar um prefeito que acabou de tomar posse. Com isso mostra toda sua repugnante má-fé.

      Vidente você não é para saber o que o Haddad não fará, mas é eVIDENTE que você é um emplumado bicudo com os cotovelos doloridos.

      Críticas sérias são para serem debatidas mas palhaçadas como essa sua manifestação pública de má-fé e azedume de perdedor inconformados servem apenas como exemplo da ignomínia [tu]canalha.

      • Desculpe-me, a missiva era dirigida ao comentário do Augusto. Se tivesse percebido que era o comentário dele nem iria responder, afinal trata-se de um troll conhecido que já virou mascote do blog.

        O fato é que os tucanos estão tão desesperados para atacar o Haddad que antes mesmo dele tomar posse, já em novembro e dezembro, já estavam falando que ele não iria cumprir os compromissos de campanha e criticando-o por isso, em um lamentável exercício de falsa vidência e má-fé genuína.

  • Eduardo, quero ver você detonar o Haddad tanto quanto você detonava o Serra e o Kassab. Mal entrou na Prefeitura, Haddad já começa reclamando da dívida do município, que, segundo ele, torna impossível o investimento na cidade. Quer dizer, já arrumou uma desculpa para o nada que fará. É um antídoto, antes que comece a ser cobrado. Rápido ele, não? Mas não há antídoto para as chuvas, que já estão por aí… Agora é que a porca torce o rabo…

    • Eduardo criticar Haddad???

      Durante os próximos dois mandados do Haddad, tudo girará em torno da herança maldita do Kassab.

      Este é o sistema petista de governar.

      Até hoje o maior culpado é o FHC de todas as mazelas do Brasil, inclusive a educação, infra estrutura, ou seja, tudo que o PT não conseguiu resolver, é culpa de FHC.

      Até a corrupção petista é fruto da corrupção de FHC.

      O Brasil mesmo só foi inventado por Lula.

      Vamos ouvir muitas defesas dos progressistas de cada ato do Haddad, até quando o ato for um nada ele será elogiado pela trupe paga e pelos poucos não pagos.

    • Desculpe a palavra, mas vc é um idiota mesmo… Gente como você está esperando o primeiro pingo de chuva para cobrar do Haddad o desaparecimento mágico das enchentes, não é mesmo ? Ao passo que seus amigos bicudos que estão há 20 anos no poder, arrebentando com o estado e com o município, continuam limpinhos e cheirosos….É muito asco, muita má fé… Seu sobrenome por acaso é Nunes, Augusto ? O estilo esgoto é bem parecido…

    • Pelo menos agora alguém vai assistir à este lixo.

      Cade aquele comentarista que sempre escreve como assinatura algo como

      O que interessa ao Brasil não passa na Globo ….ou algo assim.

      • fime é ótimo e fez muito sucesso. Você é um troll muito imbecil que está usando este blog para destilar sua dor de cotovelo ro ridícule. Boçais como você aparecem de vez em quando no blog para tentar aliviar a frustração que ficam remoendo o tempo todo, mas ela é fruto de sua própria incompetência e ficar resmungando mentiras neste blog não ajuda a esconder que reacionários fracassados como você são o lixo da História.

  • O Haddad precisa de projetos que marquem sua gestao.

    Eu ja’ escrevi varias vezes no blog do Nassif, e vou copiar aqui uma sugestao:

    *Um E-Book por Aluno*

    O projeto Um E-Book por Aluno tem como objetivo oferecer mais do que um simples dispositivo, mas uma bilbioteca completa, com milhares de obras, para cada estudante paulistano.

    Isso pode parecer insignificante para quem sempre viveu cercado de livros — como e’ o caso da maioria das pessoas de classe media. Mas a grande maioria das casas nao tem livros.

    Outro beneficio do projeto e’ que, com ele, a prefeitura deixaria de entregar milhoes de reais, todos os anos, para grandes grupos empresariais como o Grupo Abril e a Grafica da Folha, democratizando o acesso `a informacao.

  • Haddad tem que tirar todos os agentes secretos que o Serra e o Kassb colocaram em todas as pastas de todas as Regionais urgentissimo, e tambem os ladroes comissionados e indicados??? Depois sim tentar administrar esta Prefeitura de Sao Paulo, e fazer uma auditoria internacional em tudo que foi gasto nos mandatos anteriores. Foi muito dinheiro para o ralo do PSD, PSDB, PV, PPS, PTB, PDT e etcs, mais a Rede Globo, Veja, Estadao e Folha!!!!

  • É preciso traduzí-la para o português. Colocá-la em votação! Urge que o Congresso Nacional vote uma lei de imprensa igual a lei dos EUA. Assim ninguém poderá alegar que a lei é ditatorial, porque ele funciona nos EUA, país referência no mundo da democracia! E certamente vamos ver a Globo, os Civitas, a Folha de São e o Estadão irem à falência de tanto pagarem multas pesadas, por injúria, difamação e calúnia!

Deixe uma resposta