Um plano para matar José Dirceu

denúncia

 

Pensei muito antes de escrever este texto porque as informações espantosas e explosivas que contém foram reportadas por uma fonte que não se identifica. Todavia, à luz de acontecimentos recentes, penso que é meu dever de cidadão dividir tais informações com a sociedade, sempre deixando claro que não me foi oferecida prova alguma do que foi dito.

Ao longo da semana, logo de manhã cedinho, indo de casa para o escritório, o celular toca enquanto dirijo. Reluto em atender por questão de segurança, mas como tenho uma certa paranoia em relação a ligações de números que o identificador de chamadas não registra, atendo.

A pessoa, do outro lado, fica em silêncio. Após dizer “alô” uma meia dúzia de vezes, silencio. Ouço respiração do outro lado. Chego a supor que é só mais uma das ligações anônimas que vivo recebendo, mas estas sempre vêm com insultos e terminam rapidamente. Não tendo condições de ficar ouvindo respiração anônima enquanto dirijo, desligo.

Chego ao escritório, tomo o segundo desjejum do dia – composto de café preto e cigarro – e inicio a composição de um novo post, o que há anos vem sendo um ritual que pratico antes de começar o trabalho remunerado.

Enquanto me delicio com o prazer que o tabaco oferece quando consumido após uma xícara de café forte e puro, o celular volta a tocar. Mais uma vez, a tela de 2,5 polegadas do aparato informa que a ligação não foi identificada. Reluto em atender, mas a curiosidade é maior.

É uma voz masculina, rouca e abafada. Mais tarde, concluiria que a pessoa usou alguma coisa para abafar as próprias palavras de forma a dificultar a identificação. Talvez um pano. Mais tarde, pergunto-me por que a pessoa disfarçaria a própria voz se eu não a conhecesse…

Não farei suspense. Vamos direto aos fatos. O  sujeito antecipou o que de fato aconteceu: a dobradinha entre o procurador-geral da República e o presidente do Supremo Tribunal Federal para prenderem os réus do julgamento do mensalão sem que o resto daquela Corte pudesse deliberar sobre a proposta.

Até aí, nada demais. Havia especulações na imprensa sobre isso poder vir a ocorrer. Contudo, todos haverão de concordar que é muito estranha a pressa e as artimanhas usadas em dobradinha por Roberto Gurgel e Joaquim Barbosa de modo a colocar os réus na cadeia sem que os recursos deles sejam ao menos apreciados pelo pleno do STF.

Para que a pressa? Por que as manobras para evitar que uma decisão tão polêmica fosse referendada pelo resto da Corte?

O denunciante anônimo prossegue. Diz que Joaquim Barbosa vai tomar para si a execução penal dos réus e irá rejeitar pedidos da defesa de José Dirceu para ele ir para uma penitenciária melhor, sem superlotação e ao lado de condenados de menor periculosidade e de nível social mais alto – e, sim, existe isso, no Brasil.

Um detalhe: segundo o jornal O Estado de São Paulo, “As 74 penitenciárias do Estado de São Paulo estão com 170% de ocupação, segundo levantamento da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) atualizado no último dia 28.

A rede de penitenciárias tem capacidade para 59.739 presos, mas abriga 101.445 detentos. A Penitenciária Dr. Antonio Souza Neto (P-2), de Sorocaba, lidera o ranking da superlotação. Com capacidade para 500 detentos, a unidade está com 1.631 presos. Em segundo lugar, a penitenciária de Hortolândia, com a mesma capacidade, tem 1.587 detentos.

Outra unidade de Sorocaba, a Penitenciária Dr. Danilo Pinheiro (P-1), é a terceira no ranking com 648 detentos em 210 vagas. De todas as unidades penitenciárias estaduais, apenas três, inauguradas recentemente, têm número de presos abaixo da capacidade – as de Tremembé, Presidente Venceslau e Pirajuí (feminina) (…)”

Segundo o informante anônimo, Barbosa tomaria para si a execução penal dos condenados no julgamento do mensalão e argumentaria que seria uma “bofetada no rosto da sociedade” se a eles fosse concedido benefício de irem para prisões “Vips” devido à “gravidade” de seus crimes.

O anônimo encerra a ligação dizendo que se Dirceu entrar em uma dessas cadeias, não sairá de lá vivo. Apesar de a pena em regime fechado que deverá cumprir ser de cerca de dois anos, esse tempo seria “mais do que suficiente” para ocorrer uma “briga” com algum detento na qual o ex-ministro perderia a vida.

O sujeito desligou na minha cara logo após dizer que se Dirceu entrar em uma penitenciária das que se constituem em sucursal do inferno na Terra, não sairá vivo.

Um registro imprescindível: o anônimo não fez acusação formal a ninguém. Não disse quem estaria conspirando para matar Dirceu.

Reflito, porém, o seguinte: diante das notícias sobre essa evidente armação para encarcerar previamente os condenados sem lhes dar o benefício legal de recorrerem das penas, não poderia deixar de relatar esse episódio. E, além disso, por que uma ligação anônima se a pessoa quisesse me dar apenas a sua opinião sobre o que pode ocorrer?

Concluo, pois, lembrando que a responsabilidade pela integridade física de condenados pela Justiça, é do Estado. E que o caráter político do julgamento do mensalão vem sendo cantado por dezenas de juristas, professores de Direito Penal, advogados, jornalistas e intelectuais, o que aumenta a responsabilidade dos que querem encarcerar Dirceu sumariamente.

245 comments

  • Eduardo, li sobre isso há já algumas semanas.
    Não lembro onde.
    Mas, tem toda a lógica.

    E não acho que seria tão anônimo como em uma briga.

    Que bandido no Brasil não gostaria de ter a honra de passar para a História como executante do “maior bandido do Brasil”?
    Já pensou quantas loas seriam tecidas a ele nas redes?

    Diz-se que Marcos Valério sofreu até estupro na prisão!

    Zé Dirceu é um leão na boa briga, mas tem mais de 60 anos.
    Que defesa poderia oferecer?

    Esse anonimato na execução de um crime desses só se justifica se for encomenda atrasada: há muita múmia da Ditadura que não se conforma de ele ter escapado vivo da repressão.

  • Eduardo, li sobre isso há já algumas semanas.
    Não lembro onde.
    Mas, tem toda a lógica.

    E não acho que seria tão anônimo como em uma briga.

    Que bandido no Brasil não gostaria de ter a honra de passar para a História como executante do “maior bandido do Brasil”?
    Já pensou quantas loas seriam tecidas a ele nas redes?

    Diz-se Marcos Valério sofreu até estupro na prisão!

    Zé Dirceu é um leão na boa briga, mas tem mais de 60 anos.
    Que defesa poderia oferecer?

    Esse anonimato na execução de um crime desses só se justifica se for encomenda atrasada: há muita múmia da Ditadura que não se conforma de ele ter escapado vivo da repressão.

  • Fico feliz que tenha durado menos de 24 horas sua desesperança.

    Que tentem prender o Dirceu pra verem o que vai acontecer.

    Eu serei o primeiro a me colocar diante da polícia militar e política de SP para defendê-lo da injustiça.

    Um abraço!

      • é…

        já são 2!

        rsrsrsrsrs

        senso de ridículo nem tá a venda, né?

        José Dirceu será preso e cumprirá sua pena sem nenhum tipo de contestação… vai pra penitenciária como qualquer cidadão condenado à prisão pela JUSTIÇA!

        E dúvido de alguma reação popular…

        tirando vcs 2, claro…

        E sobre o “plano” de matar José Dirceu, cada doido fala o q quiser e cada tolo acredita no doido q quiser!

        Nem tem lei pra proibir esse tipo de bobagem…

        • Vai dizer que a morte de Dirceu não é o que vc quer que aconteça. Vc pode até dizer da língua para fora que não. Por isso que vc torce para que ele vá para uma cadeia comum, pois sabe que se isto ocorrer, é muito provável que aconteça o seu assassinato. Como para vcs Dirceu é um bandido, mesmo antes do mensalão e antes da condenação, e vcs acham que bandido bom é bandido morto, então o presente de natal de vcs poderá ocorrer.

          Quanto a só ter duas pessoas, deixe de palhaçada, vc sabe que terá uma multidão.

          • “Quanto a só ter duas pessoas, deixe de palhaçada, vc sabe que terá uma multidão.”

            Quer apostar?

            tirando a “militância” não vai NINGUEM!

            Vê se o povo vai se preocupar em defender corruptor…

          • É assim: domingo saiu uma pesquisa Datafolha que mostra que enquanto Lula e Dilma batem recordes de popularidade, o percentual de quem desconfia da imprensa sofreu forte alta, de 18% para 28%. Ou seja: o tiro saiu pela culatra. Se houver decisão dos partidos e movimentos sociais, haverá dezenas de milhares nas ruas.

          • vcs cometem erros graves!

            1) como se viu nas ultimas 3 eleições pra Presidente, popularidade não é voto! Se fosse, o PT teria vencido em 1º turno

            2) a popularidade de Dilma e Lula NÃO se reflete em impunibilidade pros corruptos e corruptores do Mensalão!

            Continuo duvidando de qualquer demonstração popular em favor de José Dirceu e companhia…

          • “Vê se o povo vai se preocupar em defender corruptor”

            Em defender corrupto não, mas em condenados sem provas sim.

          • “1) como se viu nas ultimas 3 eleições pra Presidente, popularidade não é voto! Se fosse, o PT teria vencido em 1º turno

            2) a popularidade de Dilma e Lula NÃO se reflete em impunibilidade pros corruptos e corruptores do Mensalão!”

            1) Edu e muitos outros já explicou isto e muito mais sobre o fato, elucidando a verdade disto. Já sabemos que não é a mesma coisa, e quanto a não ter ganho em primeiro turno, a razão é o grande aparato midiático a favor dos seus amados, que mesmo assim, não conseguiu fazer seus amados vencer. Nem para a desconhecida, e até reduzindo os votos de Alckmin do segundo turno de Lula x Alckmin… ps. Se fosse Lula na eleição passada, seu serrote só teria uns 30% no máximo de eleitores.

            2) Não se reflete em impunidade para condenados sem provas, pois com um tribunal da inquisição ditatorial que temos, o governo não tem forças.

        • Doido são vocês que, por não conseguirem ganhar no voto, estão colocando a democracia brasileira em risco. Não é o José Dirceu, somos nós cidadãos desse pais que estamos correndo sérios riscos diante desses psicopatas que tomaram contam do judiciário brasileiro. Voces estão enlouquecidos pela possibilidade de derrotarem o governo e voltarem ao poder, mesmo que para isso tenham que passar por cima da constituição e recorrer ao golpe. Como não podemos imaginar que um preso importante como o José Dirceu corra risco de vida? Nossas prisões oferecem garantia de vida? Você enxerga alguma sanidade nesses senhores togados? Ora senhor, quem é o louco aqui?

        • Chamar as pessoas que você nem conhece de ridículas e bobas?Esses são seus argumentos? Frágeis e infantis.Com essa falta de respeito, essa mania de querer ser engraçadinho e essa pobreza de conhecimento ,vocês irão continuar onde estão envenenados de despeito e raiva .

          • agora q eu já te “conheço”, posso te chamar de ridícula e boba?

            é ridículo esse movimento de “endeusar” José Dirceu e sugerir q ele não pode ir preso!

            bobos os q defendem essa teoria…

          • Como eu disse, infantil e sem argumentos.Você continua não me conhecendo , e sim ,pode chamar do que quiser porque parece ser sua única forma de comunicação.Assim como eu defendo quem eu quiser e considerar justo.Realmente a agressão parece ser a única forma dos despeitados ,cheios de ódio e rancor.Um combate mesquinho e inútil.É uma pena, uma oposição mais propositiva seria muito mais eficaz e útil para o país.Não vou entrar nessa bobagem porque a última vez que chamei alguém de bobo foi no jardim da infância.

          • Como eu disse, infantil e sem argumentos.Você continua não me conhecendo , e sim ,pode chamar do que quiser porque parece ser sua única forma de comunicação.Assim como eu defendo quem eu quiser e considerar justo.Realmente a agressão parece ser a única forma dos despeitados ,cheios de ódio e rancor.Um combate mesquinho e inútil.É uma pena, uma oposição mais propositiva seria muito mais eficaz e útil para o país.Não vou entrar” nessa bobagem” porque a última vez que chamei alguém de bobo foi no jardim da infância.

  • Isto é mais do que grave. Este tipo de coisa tem que ter intervenção. O julgamento político ditatorial está cada vez mais ousado, e o déspota do supremo está mandando realmente no país, com aplausos dos 4%. Este realmente é o fim do mundo anunciado, pelo menos fim de uma disfarçada democracia. Temos que ir às ruas de alguma forma.

      • Lula cometeu um grande erro de nomear um aliado dos seus amados. Vazio foi seu “contra-argumento”. O importante neste caso é o fato que traz a tona a verdade, condenação sem provas. Para vc entender, o erro não é condenar, mas condenar sem provas. “In dubio pro reu”. Além disto a defesa apresentou provas contrárias a acusação que foram auditadas e mostram que não houve mensalão. Mas em ditaduras, as sentenças já vêm prontas, antes do julgamento.

  • Ja esta passando da hora de grupos politicos e defesas das liberdades constitucionais , irem para a mídia internacional ( as possiveis de divulgar) e botarem a boca no trombone, vamos dizer ao mun do o que está se fazendo aqui no brasil em termos de justiça.

  • Será que não há nada que a presidente possa fazer num caso destes. Pelo menos colocá-lo numa prisão especial para evitar isto. Seria melhor tratá-lo então como o “Escadinha”, pelo menos este fica num presídio de segurança máxima e com sua integridade física garantida.

  • do Estadão

    Zé Dirceu pode ser assassinado na cadeia, diz líder sem-terra

    “O líder sem-terra José Rainha Júnior disse nesta sexta-feira, 16, que o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, pode ser assassinado na prisão, caso venha a cumprir na cadeia parte da pena a que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Dentro do presídio quem manda é o crime e ele, por tudo o que representa, vai ser um alvo fácil.” Condenado a 10 anos e dez meses de prisão, além de multa de R$ 676 mil, por ter sido considerado o “chefe” do esquema conhecido como mensalão, o ex-ministro terá de cumprir pelo menos um ano e onze meses em regime fechado. Para o ministro do STF Joaquim Barbosa, relator do processo, o réu deve ir para uma prisão comum.”

    (…)

    Link >>> http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,ze-dirceu-pode-ser-assassinado-na-cadeia-diz-lider-sem-terra,961154,0.htm

  • O processo já se iniciou…

    “Tabelinha: A decisão de Roberto Gurgel de pedir ontem a prisão imediata dos 25 condenados no mensalão contrariou ministros do STF. Eles lembram que, dois dias antes, o procurador-geral da República rejeitou apelo de Celso de Mello para que o plenário deliberasse sobre o tema antes do recesso. “É sintomático, para dizer o mínimo”, afirma Marco Aurélio Mello. A avaliação na corte é que Gurgel postergou o pedido para obter decisão monocrática favorável do presidente Joaquim Barbosa.”

    Da Folha…
    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/1204100-pedido-de-prisao-imediata-no-mensalao-contraria-ministros-do-supremo.shtml

  • A Direita matou Che Guevarra depois matou Mariguella e agora articula para MATAR o Zé Dirceu. A Direita gosta da MORTE. Na Guerra civil Espanhola ( 1936-1939 ) eles gritavam Viva a MORTE. Na história a Direita sempre quer a morte. Quem gosta da VIDA é a Esquerda . Os soldados Franquistas ainda Gritam VIVA A MORTE.

  • Isso é uma aberração, e porque os 6 Ministros que foram impedidos de decidir essa questão não abrem a boca e denunciam isso à Nação? Quem cala consente. Eles querem terminar o que começaram lá em 1964 e que os revolucionários obrigaram os torturadores a libertar o Zé Dirceu em troca do embaixador americano, não perdoaram isso e agora é a vingança, isso é muito sério e desanimador para uma Nação que se diz democrática.

  • Dirceu foi condenado e humilhado como seus opositores queriam. Com a idade que tem e a possiblidade de ficar na cadeia uma parte do tempo que lhe resta, mais o fato de perder os direitos politos por mais 8 anos além dos 10 de pena, é quase certo que nunca mais poderá concorrer a elições. Ou seja, politicamente ele está ferido de morte.
    Por isso eu pergunto, a quem interessa que ele morra de fato, tornando-se certamente um mártir para o PT e as esquerdas?

      • Não tô querendo colocar cadáver nas costas de ninguém, só estou questionando quem teria interesse de ver morto um homem que hoje é saco de pancadas, que a oposição quer ver humilhado, e morto poderá ser um mártir.
        É melhor pras esquerdas que sua militância saiba analizar fatos friamente, ou seja, como já dizia um grande esquerdista “não adianta ser esquerda se não tiver mais de um neurônio”.

    • Os déspotas adoram dar provas de fôrça. O crime organizado assassina policiais e queima ônibus para que saibam com quem estão falando. As forças da direita preferem métodos mais sutis mas se for o caso, prendem e arrebentam.

    • Junior, quem tem o maior interesse no fim de Dirceu são alas do próprio PT.

      Caso não houvesse o escândalo do mensalão, ele hoje seria o substituto natural de Lula.

      Hoje seria presidente do Brasil.

  • E acontecer de fato Roberto Gurgel e Joaquim Barbosa serão os verdadeiros assassinos de José Dirceu. Os dois estão mancomunados e não tenho dúvida de que Joaquim Barbosa vai acatar o pedido de Gurgel para prendê-lo. Seria o caso de acampar em frente ao STF e denunciar esse crime.

  • Eduardo o próprio Dirceu criticando atuação
    do crime organizado em São Paulo…”criou”
    condições para essa represália. O processo
    todo e essas consequências é extremamente
    torpe. Não sei como lamentaremos se isso vier
    acontecer…

  • Vamos pelo princípio,

    Dirceu é condenado ou seja nada o difere de todos que estão presos, entretanto conceder a Dirceu tratamento prisional diferenciado seria inconstitucional e não iria de encontro ao que o PT prega que seria a igualdade correto ? !
    Urge dizer que a 10 anos no poder, o PT jamais solucionou a questão prisional no Brasil, se tivesse tido a dignidade de ter construído míseros 20 presídios ao ano teríamos 200 mil vagas novas, mas não o PT insiste em criar novas leis para botar os presos na rua ou seja para matar as pulgas , mata se o cão…
    Diante da possibilidade de Dirceu ser morto em um presidio superlotado, creio que seria educativo do ponto de vista de sentir na própria pele o estado que seus companheiros de partido deixaram o sistema prisional, indo mais longe talvez o executivo ( responsável pela execução penal) tome vergonha na cara e priorize a construção de presídios ao invés de estádios.

    • Seu desconhecimento de tudo – inclusive do idioma – é espantoso. Quem administra os presídios são os Estados, o governo federal envia verbas, mas a administração carcerária é dos governadores. Em SP, estado mais rico do Brasil, nossa situação é uma das piores do país. Por fim, as prisões “VIPs” existem para encarcerar pessoas de projeção que em cadeias comuns estariam expostas a chantagens e extorsões. É como as alas prisionais para estupradores… Enfim, só respondi porque tem muita gente que pode cair nessa deturpação dos fatos que você comete, atribuindo responsabilidade ao governo federal que, na verdade, é dos governos estaduais

        • Kfuro, se tivesse um pingo de simancol no tanque, ia cuidar da “teoria da conspiração” e outras patacoadas da sua lavra, de “paladino imperial da ética de algibeira” a “falastrão de padaria”, ao invés de vir falar abobrinha aqui, sobre presídio federal, sabendo-os não existentes nesse estado, onde o residente condenado no caso, cumprirá preferencialmente a sua pena.
          Ao invés de gracinhas como “eduguinho”, seria mais divertido ir puxar aquela parte pudenta de sua eterna paixão universitária, hoje octogenário professor.

        • Peraí, que o “Juca Kfoury”, ta fazendo aqui? era para estar na ESPN Brasil e nao dando palpite furado sobre política aqui neste espaço… kkkkkkkkk
          o cara alem se ser TROLL, ainda usa nome de outra pessoa, ATÉ ONDE SEI ISSO É CRIME, OU SEJA, ESTELIONATO, senão me engano. esta direita alem de BURRA é MEDROSA, nunca aparece com nome próprio e verdadeiro.. hehehe
          Edu, fiquei pensando aqui, essa ligação Anônima tem jeito de ser alguem ligado ao PCC (SP) e por DOMINIO DE FATO, governo de SP está por trás disso, ou seja, Geraldo Alckmin e claro o “eterno mais preparado” José Serrote Bolinha de papel, este sem ASPAS mesmo .. kkkkkkk

      • Em partes, esperava esta alegação que os presídios são estaduais e de responsabilidade de seus respectivos governadores, porém esquece o missivista que nestes presídios repousam milhares de presos federais, presos estes condenados pelo cometimento de delitos da esfera de responsabilidade federal, presos estes que se a União retirasse dos presidios estaduais, mudaria um pouco a situação.
        Também parece esquecer que a União achaca os estados levando para Brasilia milhões de alguns estados e devolvendo trocados aos mesmos.
        Sobre prisões VIPs me nego a comentar pois isso inexiste na LEP, também o missivista podia usar seus contatos para avisar aos dignatários do partido, que diariamente morrem mais de 50 detentos em presídios brasileiros , detentos estes não melhores e nem piores que José Dirceu , Valério e sua turma.
        Convenientemente agora o PT e seus prepostos descobriram que presídio é um local aonde a dignidade humana e a ressocialização inexistem, justo na hora que os seus serão internados lá.
        Preso caro Eduardo, é preso! não tem direitos além daqueles escritos na LEP que insisto não fala em VIPs, mas deixo aqui um conselho, sugira que Dirceu peça na sua execução penal, para ser recolhido ao Presídio Central de Porto Alegre, no qual o comandante em chefe e responsável se chama Tarso Genro, nesta casa Dirceu poderia provar o verdadeiro modo de governar Petista.

        • Balela. Qualquer advogado de porta de cadeia dirá que de cada 10 presos, 0,0001% são presos por ações federais. Alguém que não tem conhecimento algum do assunto devia ficar de boca fechada ou se informar antes de falar besteira. Você dá peso 10 para a responsabilidade do governo federal sobre o sistema prisional e peso zero para quem administra o sistema, os governos estaduais.

        • Esse é o péssimo exemplo dado pelo STJ ao Brasil, tem quem já pense que está podendo tudo, inclusive falar do que não entende. O gaiato elege sua verdade e deita a escrever besteira feito burro chucro.
          Se o ignorante no assunto tivesse a capacidade do simancol e não tivesse preguiça de ao menos pesquisar, iria saber e portanto não desinformar com suas asnices, que das quase duas centenas de milhares de presos no estado de São Paulo, apenas algumas centenas, não chegando a mil presos, são de condenados federais.

    • “Diante da possibilidade de Dirceu ser morto em um presidio superlotado, creio que seria educativo do ponto de vista de sentir na própria pele o estado que seus companheiros de partido deixaram o sistema prisional, indo mais longe talvez o executivo ( responsável pela execução penal) tome vergonha na cara e priorize a construção de presídios ao invés de estádios”

      Primeiro tem que se saber das competências, dos Estados e da União. Segundo, vc acha que se Dirceu for morto será uma lição para o PT. Excelente, porque não diz logo que quer que ele morra. Mas vc não tem coragem, pois se vc o fizer, estará dando brecha para dizer que bandido bom é bandido morto, e aí, se um dia vc, um familiar seu, um amado seu da política for condenado, com ou sem provas, aí vc não poderá dizer um A contra. Vcs são hipócritas demais.

      Tá certo, se vc diz que existem prisões federais, então manda Dirceu para lá. Faça como fazem com um “Escadinha”. O cara é um traficante pego em flagrante, que roubou e matou, e fica com sua integridade física garantida. Mas Dirceu, condenado por um tribunal de inquisição moderno, deve ir para um lugar que pode ter sua vida em risco e vc torce por isto, só porque é seu desafeto. Não conseguem mais vencer nas urnas e agora querem vencer matando.

      • ps: E vc se diz o super humanista preocupado com os “genocídios” cometidos pelo comunismo. Lambe botas de milico, vcs que são os carniceiros, nem o pior ato de um Stalin chega perto das atrocidades cometidas por vcs. Genocídio de verdade, só ocorre do lado de vcs, de forma aberta e fechada, com aplausos de vcs mesmos.

    • Se o tráfico de drogas não encarcerasse nossa juventude, com certeza não seria necessários mais presídios, e sim mais estádios, teatros, cinemas, praças.

      Triste país que tem mais presos que artistas.

  • O ódio anti-Zé Dirceu é imenso, não apenas pelo Zé Dirceu, pessoa física, mas sobretudo pelo que ele representa como ente político. Vale lembrar que o Zé Dirceu é mentor da coligação que defenestrou os tucanos e, como consequência, a elite do poder. Essa é a reflexão que todos nós deveríamos, continuadamente, fazer. Não se trata da pessoa (apenas) mas sobretudo do projeto político das minorias subvertendo a ordem “manda quem pode, obedece quem tem juízo” instalada desde 1500.
    Nesse sentido, arranjar uma briga no cárcere é café pequeno pruma mídia que inventou o menino pobre que transformou o Brasil. Um acordo de “liberdade fugitiva” com direito a helicóptero como no caso do Andinho e dos envolvidos no caso Celso Daniel (todos assistimos isso) é mto plausível.
    Antes mesmo do seu alerta essa “treta”já habitava meu pensamento.
    A bem da vida do Zé Dirceu o melhor seria instalar um “big brother” tão ao gosto midiático.
    Não resta a menor dúvida de que a vid do Zé Dirceu está em risco.

  • Eduardo, acredito que essa armação exista. É a oportunidade que o grupo que articulou e apoiou o golpe de Estado em 1964 e que continua operando com muita desenvoltura esperava de acabar de vez com o Zé Dirceu e depois com o Lula.Não tenho ilusões de que a direita no Brasil tenha evoluído para civilização: ela continua na barbárie e o ódio dela é muito grande. É muito triste para a história do nosso país. Se acontecer,o stf, a imprensa golpista e a casa grande serão os responsáveis diretos.
    Um abraço, Edu…peço sempre ao Divino que lhe proteja e lhe dê muita coragem pois o trabalho que você presta por amor e solidariedade à sociedade, no blog, na sua Ong, no dia a dia como uma pessoa humana e solidária com os mais fracos, não tem preço. Nessa hora de escuridão pela qual passa o povo brasileiro, que sempre viveu das migalhas e dos restos da casa grande, é de muita dor e fragilidade. Que bom que temos um parceiro como você. Saude e força prá voce e sua familia que é a sua fortaleza.

  • Não tenho sequer uma “nano dúvida” de que mora aí o desfecho. Pois sempre foi clara a intenção da mídia em se pintar Zé Dirceu como um Dom Corleone da vida política deste país.

    Tudo isto acontecendo e a esquerda brasileira empalidecida dando milho aos pombos. (Vamos adicionar a palavra Amor ao Pavilhão tupiniquim?)

  • Edu já que estamos falando de salvar vidas, peço apoio para esse projeto:
    Presidência da República: Dilma Rousseff
    Assunto: PROJETO PARA SALVAR MUITAS VIDAS

    Prezada presidenta Dilma Rousseff, vem chegando o final de ano e os estoques de bancos de sangue nessa época ficam no limite e infelizmente muitos acidentes ocorrem, pensando numa maneira para que esse problema seja evitado, gostaria de sugerir para vossa excelência o projeto; FELIZ ANIVERSÁRIO SALVANDO VIDAS, onde o brasileiro, que no dia de seu aniversário doar sangue, teria a falta do seu dia de trabalho abonada. Presidenta com essa simples medida, muitas vidas serão salvas e nunca mais os bancos de sangue passarão por dificuldades. É muito triste saber que algumas pessoas sofrem na fila dos hospitais e muitas vezes tem as suas cirurgias canceladas por falta de sangue, com essa medida, isso com certeza seria evitado e muitas vidas serão salvas. Ser presidente é pensar em salvar vidas sempre, por isso confio, que vossa excelência vai analisar esse projeto com carinho.

  • Eduardo Guimarães,

    Respeito tua preocupação, mas acho que não precisa esquentar com esta ligação.

    Não concordo com a prisão do Dirceu, que foi condenado sem provas, lamento contigo este erro.

    Mas Dirceu não é “qualquer um”… Para onde for, estará mais seguro do que muita gente aqui fora, ainda que numa cela com 1000 presos.

    O presídio que ele for, mesmo sendo de segurança mínima, vai ganhar um presidiário com tratamento de segurança máxima.

  • Eduardo, tal fato é muito sério e tem toda lógica.

    Há tempos fazem contorcionismos para afastar Dirceu da política e, quisá, de qualquer outra atividade que possa exercer.

    Sabem que a prisão não apagará seu brilho, na verdade, creio que até o AUMENTARÁ.

    Sendo assim, tirá-lo definitivamente do caminho, seria o ideal para aqueles que querem o poder de volta para si e toda sua corja de vampiros ,traidores e covardes (togados ou não).

    Vou passar adiante esta informação.

  • Eduardo, acredito que isto é mais uma maneira daqueles caras malucos que trabalham para a direita de colocarem mais lenha na fogueira. A jogada do Gurgel é tão óbvia que dá pena dele. Ele acha que é esperto. Ele é tão insignificante que se deixou virar uma peça dos bandidos. Só faz o que faz hoje por que tem a imprensa ao seu lado. É claro que eles querem Dirceu preso e na pior penitenciária possível, jogado a própria sorte. E se ele vier a ser assassinado, melhor pra eles né. Mas não vejo uma jogada com esse fim exatamente; vejo uma jogada pra prender Dirceu, pois o plenário do STF não iria aprovar isso.

  • UAI, a solução já foi cantada pelo ministro responsável da área ..SUICIDE-SE

    francamente, até o princípio da ISONOMIA os ditos socialistas desprezam em nome de seus líderes agora.

    PERGUNTA : O que fez LULA e DILMA em 10 anos de governo que não deram jeito nisso ?

    BRASIL, até quando ..PIOR, pior que tem gente semi analfabeta tentando reservar o dinheiro da pré-sal só pra alguns Estado FOMINHAS e egoístas (tipo ES, RJ e SP) e/ou só pra educação ..como se o país não tivesse mais problemas a resolver, como na saúde e segurança por exemplo

    Lembro que Paulo Maluf ao ficar preso com o filho da FEDERAL disse ao sair que iria porpor mudanças pra tornar as cadeias mais humanas ..pleo jeito ele e outros se esquecem rapidinho das promessas por melhores dias, não ?

    ahh sim, a troco de que matariam DIRCEU mesmo ? ..pra mim, se sim, só se os de esquerda pra tentarem se vitimizar via criação dum mártir, já que a comoção pelo tal “mensalão” não colou, não ?

  • Gurgel deu o golpe no próprio STF? Segundo o Brasil 247 ele teria consultado os ministros e somente Joaquim Barbosa, Fux e Gilmar Mendes votariam a favor da prisão imediata dos acusados. Então ele retirou o pedido de prisão deixando para faze-lo no recesso do STF onde sómente o ministro Joaquim Barbosa pedirá ou não a prisão dos acusados. Como o jornalista Laurindo Filho disse: O Gurgel atuou como os espertinhos que furam filas, pagam propinas e outras coisas prá levar vantagem. A diferança é que a esperteza do Gurgel foi em cima dos ministros do STF.

  • Caro Edu.
    Tudo é idêntico ao cerco que Assenge teve da “justiça??? americana e européia” e que o levou ao exilio há 6 meses na embaixada do Equador. Ele também seria executado ou ficaria incomunicável numa Guantanamo pro resto da vida. Assenge foi inteligente e não se imolou, tal qual um Jesus Cristo.
    Caso os réus do Tribunal de Exceção daqui tenham a coragem de tirar os farrapos da Senzala do corpo e enfrentar o Golpe (ou até a morte), devem fazer o mesmo. Refugiar-se em alguma embaixada confiável. Eles já são exilados políticos na prática, tal qual na época da Ditadura BraZileira.
    As consequências disso serão por a nú o Golpe do Judiciário/PIG e colocar a sociedade para se mobilizar. Imagino o que a população poderia fazer no entorno dessas Embaixadas. Teriamos ao menos um local de referência e de resistência ao Golpe.
    Lula fala em ir para as ruas. É bom, mas temo pela vida dele em algum atentado. Quem duvida que isso aqui está cheio de agente da CIA infiltrado em ONGs e outras organizações, inclusive do PIG?.
    Outras frentes de enfraquecimento do Governo estão em pleno curso, além das excrescências do Julgamento do Século: Fux mais uma vez anula o Legislativo e consegue deixar o País sem Orçamento até fevereiro (como Dilma irá governar?), apagões de energia, economia indo na esteira da crise mundial (estamos melhores mas o PIG só vê o lado ruim) etc,etc.
    O Legislativo já foi colocado de joelhos há anos e agora está totalmente “borrando as calças”, literalmente. Vide CPIs que acabam como a de Cachoeira e que não iriam para frente como a Privataria.
    Dilma, burramente(?, espero que eu esteja errado) se recusa a fazer Política. Tecnocrata sem visão.
    Ou o enfrentamento se dá agora ou o nosso futuro está traçado.
    Temo pelo nosso País.

  • José Dirceu, vivo, é o nosso NELSON MANDELA, morto, CHE GUEVARA. Não duvido que isso aconteça, pois são os mesmo da ditadura que estão movendo este teatro de horror. Sabemos quantos inocentes morreram nas mãos desta gente. Mas, mesmo assim, me doe saber que a globo estará de plantão, antes do Natal, apresentando os prisioneiros (provavelmente serão algemados, coisa que o DD não foi). Mas de uma coisa tenho certeza, a polícia não precisará levantar o rosto do Zé, pois ele estará sempre altivo, como sempre foi.

  • Edu,

    Infelizmente aqui tudo é culpa do estado. A responsabilidade deve ser do aplicador da lei e não do estado.
    Gurgelino e Barboselino serão responsáveis se algo acontecer a José Dirceu. Devemos fazer uma campanha cobrando da justiça e seus algozes o que acontece para os que estão sobre sua tutela.

  • SÓ POSSO DIZER QUE É REVOLTANTE E PARECE-ME BASTANTE COMPATÍVEL COM AS AÇÕES DA DIREITA BRASILEIRA : POR ISSO VOCÊ TEM OBRIGAÇÃO DE ENVIAR ESSA DENÚNCIA ANÔNIMA ÀS ORGANIZAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS. AFINAL, NO BRASIL NÃO ADIANTA NADA, JÁ QUE O SISTEMA MIDIÁTICO-JURÍDICO ESTÁ EM CONLUIO PARA PERPETRAR UM GOLPE DE ESTADO INICIADO COM A CONDENAÇÃO DE PESSOAS POR ALGO QUE NÃO EXISTIU, CONTINUADO COM O MASSACRE HUMILHANTE DIRIGIDO ÀS VÍTIMAS DESSA AÇÃO E QUE CULMINARÁ COM A CASSAÇÃO DO MAIOR LÍDER POLÍTICO DO PAÍS, SEU PARTIDO E A PRESIDENTA. A SOCIEDADE BRASILEIIRA TEM QUE SABER DESSES ABSURDOS, PARA QUE REAJAMOS A TEMPO PARA IMPEDIR SUA REALIZAÇÃO, E A MELHOR FORMA DELA TOMAR CONHECIMENTO DESSES FATOS É ATRAVÉS DA PRESSÃO INTERNACIONAL, UMA VEZ QUE AQUI A CENSURA DAS TREZE FAMÍLIAS QUE CONTROLAM AS COMUNICAÇÕES IMPEDIRÁ QUE QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE O GOLPE CHEGUE AOS BRASILEIROS. É EVIDENTE QUE SÓ A MORTE PODERIA CALAR A LIDERANÇA DE JOSÉ DIRCEU, QUE MESMO SUBMETIDO AO ABSURDO DITATORIAL DE UMA PRISÃO, CONTINUARIA COMO UM AGENTE POLÍTICO ATIVO, A MENOS QUE BARBOSA E A GLOBO CONSIGAM “JUSTIFICAR” O CONFINAMENTO DO EX-MINISTRO, TAL QUAL NAS MAIS MONSTRUOSAS DITADURAS. A CONSPIRAÇÃO GOLPISTA ESTÁ EM ANDAMENTO ACELERADO NAS MAIS DIFERENTES FRENTES(O CONGRESSO ACABA DE NÃO VOTAR O ORÇAMENTO GRAÇAS A UMA “DECISÃO” MILITANTE DE LUIZ FUX, QUE OBRIGOU O PARLAMENTO A VOTAR TODAS AS MEDIDAS PROVISÓRIAS EM ATRASO PARA PODER DELIBERAR SOBRE O VETO AOS ROYALTES, O QUE LEVOU O CONGRESSO À PARALISIA EM PROTESTO); O OBETIVO DE DESORGANIZAR INSTITUCIONAL, ECONÔMICA E POLITICAMENTE O PAÍS É EXATAMENTE IGUAL A 64 E SE NÓS, DIANTE DA COVARDIA DE DILMA E DO PT, NÃO TOMARMOS AS RÉDEAS DESSE PROCESSO, RETIRANDO A DIREITA DE SUA CONDUÇÃO, VEREMOS TUDO PARA QUE LUTAMOS SER DESTRUÍDO COM UMA OU DUAS “DECISÕES” DOS TOGADOS FASCISTAS E NÃO ELEITOS QUE OCUPAM O STF. O MOMENTO É GRAVE, NÃO DÁ PARA FICAR SOMENTE NA WEB., É HORA DE ARTICULARMOS UMA REAÇÃO POLÍTICA E INSTITUCIONAL QUE DEVE CONTAR COM COLABORAÇÕES EM TODAS AS FORÇAS PROGRESISTAS PLANETÁRIAS, AFINAL COMBATEMOS UMA ARTICULAÇÃO QUE TAMBÉM PASSA POR INTERESSES ESTRANGEIROS, CONTRARIADOS PELO GOVERNO, E DEVEMOS REAGIR A ELES COM VIGOR ANTES QUE SEJA TARDE. DIRCEU NÃO PODE SER PRESO, ESSE DEVE SER NOSSO MOTE INICIAL.

    • Brasileiro, por favor, comente com letras minúsculas. Comentar em letras maiúsculas, na internet, significa gritar. Talvez não tenha sido essa sua intenção.

  • “Vamos diretos aos fatos” depois de ser informado da rotina do café, cigarro e que a tela do celular tem 2,5 polegadas.

    Denúncia gravíssima! Merecia pelo menos um celular com 4 polegadas…

  • Atenção petistas, muita atenção: reviravolta no fim do mundo! O dia 21 de Dezembro de 2012, que corresponde ao ano 5.125 do calendário Maia, não se refere exatamente ao fim do mundo! Novas pesquisas acabaram por revelar que esta data se refere ao fim do PT!
    Eugênio José Alati, e-mail: [email protected]
    Em tempo I: calma, calma, é apenas uma gozaçãozinha! Respondam com outra, se tiverem inteligência! Calma, calma, calma, é apenas outra brincadeira!
    Em tempo II: então o José Dirceu finalmente vai para a cadeia… curtir com companheiros de cela e crimes (estelionatários, ladrões, corruptos) a rejeição que a sociedade sente com relação a aqueles que não podem viver em liberdade! E serão os ratos os primeiros a tentarem escapar, vide Marcos Valério, Carlos Cachoeira e outros que desencadearão uma delação incontrolável. O próximo da fila será o Lula!
    Em tempo III: é claro, mas é claro, é evidente que quaisquer cidadãos poderão discordar da minha opinião. Mas por favor, mantenham-se calmos e educados a despeito de não disporem de argumentos! Eu sei que é difícil pra vocês mas é bom irem se acostumando, parece que agora a casa cai! Obrigado.

    • A quem você pensa que está agradando? Aos americanos? Ora, eles dão muito valor à coragem, à altivez e ao patriotismo dos bravos, e não à submissão colaboracionista daqueles que empinam o rabo pra eles. Desses eles têm é noooooojo.

    • Alati, três perguntinhas para você pensar, se acalmar o ódio que tem em seu coração:

      1) O dito mensalão deveria ter sido julgado na sequência certa, ou seja, começando pelo dito mensalão dos tucanos de MG. Por que esse processo ainda não foi julgado?

      2) Os recursos do dito mensalão certamente têm várias fontes. Por que o julgamento do mensalão não tocou na origem dos recursos? Quem irrigava o caixa do sr. Marcos Valério, exatamente?

      5) Independentemente de José Dirceu ser inocente ou culpado, nada foi provado. Por que quando o ministro Lewandoswky questionou os colegas (“me mostrem uma prova que seja, que mudo meu voto”), o silêncio se fez?

      Finalizando, Alati, seu coração parece cheio de ódio. Não foi isso que Jesus pregou em sua passagem pela Terra. Você não está sendo cristão.

  • Eu fiz um post no face sobre isso. Com a Gana e a pressa em encarcerar Dirceu e os petistas. Ele poderá ser executado. Por conta disso, incerto ou não, devemos divulgar essa possível armadilha. Divulguemos sim aos quatro cantos, pois se lhes acontecer algo saberemos de onde veio a ordem. Para mim está na cara, desde o julgamento, a forma como foram culpados, a aliviada para Cachoeira e o rigo com os petistas, me leva a crer que é uma armação para matá-los!
    Vamos divulgar nossas suspeitas, pois é a única chance.

  • Fico ás vezes pensando… seria Fernandinho beira Mar um inocente preso? vítima da Direita!
    ou Marcolla outro inocente preso vítima da burguesia!
    Eduardo! não defenda o indefensável, fica feio e é contra a lei pois legalmente seria apologia a conduta criminosa ou a uma organização criminosa.

    • Só um cretino para comparar José Dirceu a Marcola ou Fernandinho Beira Mara. Vamos lá, ainda que mal-comparando: o seu “mosqueteiro da ética” (Demóstenes Torres) é igual a traficantes? Vai ser tapado assim lá em Higienópolis. Pior ainda é você achar que é crime manifestar a própria opinião. Nada a espantar vindo de uma viúva da ditadura. Apologia, palhaço, é pregar que se cometa crime. Opinar em favor de um réu é liberdade de expressão. Sua ignorância é desumana. Não perco mais tempo com você. Burrice pode ser contagiosa.

  • Para mim está claro: julgamento de exceção não se cumpre, o réu tem o direito de resistir de todas as maneiras e não deve se entregar.

    Asilo político, uma multidão o defendendo, amigos o escondendo, povo na rua expulsando os canalhas do Supremo, desobediência civil… as opções são muitas, o que não pode é ficar esperando pacificamente a infâmia acontecer.

  • “Enquanto me delicio com o prazer que o tabaco oferece quando consumido após uma xícara de café forte e puro”

    Realmente, isso não tem preço. Mas vou tentar parar pela enésima vez neste começo de ano.

    Você tem toda a razão quando diz que a segurança do preso é dever do Estado.

    Concordo 100%. E mais, sempre defendi a manutenção de cela especial para os que não cometeram crimes violentos (coisa que o PT, aquele antigo, da ética, sempre foi contra).

    Pela realidade carcerária brasileira, acho um disparate colocar um estelionatário numa cela com um traficante de drogas ou latrocida por ex.

    Quanto à vida de José Dirceu, acho que vc não precisa se preocupar, porque:

    a) o Governo de SP planeja deixá-lo na pentitenciária de Tremembé, considerada para “vips” . É lá que ficam os “famosos”presos, como o juiz Rocha Mattos, o banqueiro Edmar Cid Ferreira, Marcos Valério dentre tantos outros de menor periculosidade. A propósito:

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/1187465-dirceu-deve-comecar-a-cumprir-pena-em-penitenciaria-de-tremembe.shtml

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/infografico/lista-personalidades/2011/05/26/veja-que-personalidades-ja-passaram-pelo-presidio-de-tremembe.jhtm

    b) falando em política, não acredito que José Dirceu morto seria bom para a oposição. Pelo contrário. José Dirceu não é bem visto pela grande maioria da população, inclusive, por boa parte dos petistas que questionam seus métodos. José Dirceu vivo, articulando e conspirando é bom para oposição e ruim para o Governo Dilma, por ex, porque mais cedo ou mais tarde sempre aparece um dedo seu em algum escândalo.

    c) se ele morrer na cadeia, o mundo vai cair em cima do Alckmin.

    d) Concordaria com vc se se tratasse do Lula, que é sem dúvida, a pedra angular do PT. Matá-lo acabaria com o partido.

    e) durma tranquilo e cuidado com esses telefonemas.

    • Xará, em que mundo você vive, o Alckmin deu garantias de vida, ao vivo para todo país, ao sequestrador do Sílvio Santos, o cara morreu dentro da cadeia e nenhum jornalista foi questioná-lo pela morte. Por que cargas d’água o mundo cairia na cabeça dele caso o Dirceu (odiado pela mídia), morresse na cadeia ?????

      • Aceitando a tese de que a condenação dos mensaleiros tenha sido uma “trama política” (com o que não concordo), ainda assim não vejo quais dividendos políticos a oposição tiraria do assassinato de Dirceu.

        O papel de Dirceu foi levar o PT ao Poder, ao abraçar o pragmatismo, destroçando as demais correntes do partido.

        E isso ele fez muito bem, já que Lula chegou lá pra ficar.

        Mas hoje, vejo Dirceu mais como um incômodo ao “PT da Dilma” do que outra coisa. Veja que suas proposições nos Congressos do partido sobre mobilização nas ruas, reação ao STF etc, sequer são votadas por seus pares.

        E, ainda, supondo que haja um “golpe” como vc deve crer, uma das regras básicas para quaiquer conspiração política é: não crie um mártir.

        José Dirceu hoje, para a maioria esmagadora da população não é um mártir, mas poderia vir a sê-lo no caso de atentado contra sua pessoa.

        Até porque no Brasil, morreu, virou santo.

        Por fim: sobre as penitenciárias, como já escrevi, Dirceu não vai para um cadeião qualquer como foi o sequestrador do Sílvio Santos.

        Vai para uma cadeia onde são colocados criminosos que não oferecem risco de fuga, têm bom comportamento, não causam rebeliões e, não raro, são bem vistos pelos carcereiros e demais presos, c conseguindo saída antecipada por bom comportamento.

        • Marcos, tendo em vista suas palavras, coloco a você cinco singelas perguntas (esperando que ponha a cuca para funcionar!):

          1) O dito mensalão, para começar, deveria ter sido julgado na sequência certa, ou seja, começando pelo dito mensalão dos tucanos de MG, cujo sumo sacerdote é o político Eduardo Azeredo. Por que esse processo ainda não foi julgado?

          2) O julgamento foi propositalmente marcado pelo STF para antes das eleições municipais. Por que você acha que o STF marcou o julgamento precisamente antes das últimas eleições?

          3) Vários réus não deveriam ter sido julgados diretamente na Suprema Corte; por não terem foro privilegiado, teriam que ter passado, primeiro, pela primeira instância, para assegurar o amplo direito de defesa. Por que você acha que levaram cerca de 40 ditos mensaleiros direto para o STF? Não parece lembrar a idéia de “Ali Babá e os 40 ladrões”?

          4) Os recursos do dito mensalão certamente têm várias fontes. Por que o julgamento do mensalão não tocou na origem dos recursos? Quem irrigava o caixa do sr. Marcos Valério, exatamente?

          5) Independentemente de José Dirceu ser inocente ou culpado, nada foi provado. Por que quando o ministro Lewandoswky questionou os colegas (“me mostrem uma prova que seja, que mudo meu voto”), o silêncio se fez?

          São perguntas singelas.

  • Agora, com a dobradinha maldita, dá pra entender porque a pressa em outra coisa: recolher os passaportes. Diante do que está acontecendo no país, Dirceu pode pedir asilo político.

  • Forte possibilidade de ser verdadeira essa armação. Não só por vingança de setores militares contra Dirceu, mas também para facilitar o golpe de estado. Dirceu é uma liderança importante. Com Lula condenado e Dirceu assassinado, ficaria mais fácil para a direita retomar o governo.

  • Eduardo,
    Você fez muito bem em postar sobre o assunto!
    Diante de tanta arbitrariedade, de um “julgamento” de arrasar os princípios, sejam eles legais, morais ou inconstitucionais, devemos ficar alertas! Isso, fatalmente acontecerá, principalmente em qualquer prisão paulista!
    Tudo isso é tão alarmante, que é impossível não pensar o PIOR. E, pensar que pode acontecer na “calada da noite” sem que saibamos, tanto da prisão, como o desfecho, simplesmente me apavora!

  • Hahahahahahaha! Não eh por nada, mas esse blog eh de comédia? Tipo, ri bastante do inicio ao fim. Ótimo, sinal que estou de bom humor.

    Primeiramente, me espanta o autor do texto postar uma informacao sem checagem alguma. Um mero trote – se eh q a ligação existiu. Mas mister Eduardo Guimaraes se revoltou quando a Folha publicou a foto falsa de Dilma. Imaginem Eliane Cantanhede escrevendo em artigo: “me ligaram, não se identificaram, e disseram que Lula recebeu 1 milhao de Marcos Valerio”. O que diria Eduardo Guimaraes?!

    Então, tenho o direito de me revoltar que você poste trote, mas não me revolto, me divirto. Me divirto quando voce critica Veja por postar acusacoes sem provas, mas voce comete o mesmo erro: “não me foi oferecida prova alguma do que foi dito.”. Hahahaha!

    • A ficha falsa da Dilma foi reportada como fato. Eu estou contando a história claramente. A forma como está o relato permite que a pessoa saiba que é uma informação sem força. Aliás, a mídia que você curte chama isso de “testar hipóteses” (by Merval Pereira)

    • James Russian, comparar o blog do cidadão Eduardo Guimarães e a revista Veja é totalmente descabido, pois:

      1) Eduardo Guimarães não é jornalista profissional, é um cidadão brasileiro que gosta de escrever sobre política.
      2) No seu blog, Eduardo Guimarães comenta o que ele quiser, como cidadão brasileiro que é.
      3) Uma pessoa ligou para ele. Ele está preocupado.
      4) A pressa de prender José Dirceu é absurda, chega a ser sinistra. Vários réus ainda entrarão com recursos, questionarão decisões.
      5) As prisões brasileiras são tenebrosas. É válido prevenir as autoridades e o povo.
      6) A coisa está tão estranha que daqui a pouco, exigirão que o Poder Executivo coloque Dirceu numa cela perigosa, farão questão disso.
      7) Finalizando, tenho a percepção que você gosta da Revista Veja e não gosta do cidadão Eduardo Guimarães. Tudo bem. Mas não queira comparar o blog do cidadão Eduardo com a Veja. Isso não tem cabimento.

  • Edu, a quadrilha Veja/Cachoeira tem muito mais integrantes do que a gente imagina; só se José Dirceu for louco é que vai ficar por aqui dando bobeira para ser preso por bandidos. Ele tem é que se mandar. JB é um psicopata e esse Gurgel, todo mundo já sabe quem é; não é segredo. O cara é acusado da tribuna do senado, na cara de todo mundo. A máfia-midiática tomou o país e quer liquidar as lideranças populares. Os réus tem que ficar escondidos pq vamos precisar deles.

  • Talvez o José Dirceu tenha que morrer mesmo,para que o martírio dele sirva para acordar o PT do seu sono letárgico. Quando o companheiro cair,vão começar a entender a verdadeira dimensão do que está em jogo.
    Ele não vai morrer porque o inimigo é forte,mas porque faltou coragem e competência pra defendê-lo.

  • OLÁ EDU E AMIGOS

    MUDANDO DE ASSUNTO: NINGUÉM COMENTA!!!

    ESTES APAGÕES SÃO COINCIDÊNCIAS ? ?????
    Justamente, quando Dilma começa a peitar as empresas para baixar as tarifas, elas começam a sofrer apagões !!!!
    É POR ISSO QUE NÃO SE PODE BAIXAR AS TARIFAS ! AS EMPRESAS PRECISAM SE CAPITALIZAR PARA PODER INVESTIR E EVITAR ESTES APAGÕES !!! (segundo a Miriam, o Sademberg, e o Marval !!) ENTEDERAM ???
    ISSO É CRIMINOSO ! MERECE UM POST, EDU. PARA DEBATERMOS
    LEMBRAM DA ENRON NA CALIFÓRNIA ???
    Ana

    • Regina, por favor, comente com letras minúsculas. Comentar em letras maiúsculas, na internet, significa gritar. Talvez não tenha sido essa sua intenção.

  • MAS NÃO DIZIAM QUE A LISTA DE FURNAS ERA FALSA?

    O advogado que denunciou e desmantelou o “esquemão de R$ 36 milhões” encontra-se ameaçado de morte. Já solicitou ajuda para OAB e OEA.

    Aos poucos vem à tona o porquê que o PSDB mineiro montou um gigantesco esquema midiático, policial, jurídico e judicial para desacreditar e desmoralizar o denunciante da “Lista de Furna”. Desta “tarefa”, participaram os maiores veículos de comunicação do Estado e do País, diversos Desembargadores, Juízes e promotores que atuam no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, além de peritos delegado e advogados que militam em Minas Gerais.

    O esquema foi desmontado e denunciado pelo advogado Dino Miraglia Filho perante o Supremo Tribunal Federal (STF). Dino encontra-se ameaçado de morte, o que o fez solicitar ajuda na OAB/BR, OAB/MG, e vários órgãos de direitos humanos, inclusive OEA. Por este motivo a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em sessão pública, transmitida ao vivo para todo o Estado, foi determinado o afastamento do Delegado Márcio Nabak da presidência dos processos de Nilton Monteiro.

    Novojornal já havia noticiado que o procedimento investigatório já tramita perante o STF para apurar a atuação deste grupo criminoso denominado “Gangue dos Castros”.

    Matéria completa: http://www.novojornal.com/politica/noticia/lista-de-furnas-abasteceu-aecioduto-em-36-milhoes-18-12-2012.html

  • A midia que eu curto? Eu em nenhum momento elogiei a midia que voce tanto odeia, mas comete o mesmo erro. Como criticar a Veja por publicar acusacoes sem provas, mas fazer o mesmo?! PELAMOR!

    “Testar hipotese”, risos! Voce faz pior, posta trote! “informação sem força”… Agora fiquei em duvida, qual a pior, “testar hipotese” ou “informação sem força.”?!?! Gente..

    E não fuja, mister Eduardo Guimares. Afinal, o que voce faria se Eiane Cantanhede escrevendo em artigo: “me ligaram, não se identificaram, e disseram que Lula recebeu 1 milhao de Marcos Valerio”?!

    • A Veja publica acusações sem provas como se fosse fato; eu deixo claro que não há provas. E Elianes Cantanhêdes vivem fazendo isso, só que não dizem que não têm provas, dizem que mostrarão na hora certa etc. Eu não fujo de nada, filhote. Você não me conhece. Alguém que faz o que já fiz não tem medo de enfrentar questão nenhuma. O problema é que você parece não saber com quem está debatendo.

    • Você sabe ler?
      Eduardo deixou bem claro como a informação chegou até ele.
      Não compare com a mídia golpista, que prega mentiras claramente como verdades.

      • Se alguem tivesse ligado pro Eduardo Guimarães dizendo q Lula era o chefe do Mensalão, eu DUVIDO q ele faria um post “publicando” a noticia, mesmo com todos os “esclarecimentos” q se tratava de uma ligação anônima e coisa e tal…

        Eduardo Guimarães só postou esse texto pq, de alguma forma, o “anônimo” da ligação disse o q ele queria ouvir!

        • Você, definitivamente, não me conhece. Eu publicaria que ligaram dizendo que Lula é ladrão e daria minha opinião contrária. E digo mais: se em vez de opinião o sujeito me apresentasse uma prova irrefutável, eu divulgaria em primeira mão e me tornaria um dos jornalistas mais importantes do Brasil. Além, é claro, de ficar ao lado da verdade.

    • James Russian, repetindo o dito em outro post: comparar o blog do cidadão Eduardo Guimarães e a revista Veja é totalmente descabido. Ora:

      1) Eduardo Guimarães não é jornalista profissional, é um cidadão brasileiro que gosta de escrever sobre política.
      2) No seu blog, Eduardo Guimarães comenta o que ele quiser, como cidadão brasileiro que é.
      3) Uma pessoa ligou para ele. Ele está preocupado.
      4) A pressa de prender José Dirceu é absurda, chega a ser sinistra. Vários réus ainda entrarão com recursos, questionarão decisões.
      5) As prisões brasileiras são tenebrosas. É válido prevenir as autoridades e o povo.
      6) A coisa está tão estranha que daqui a pouco, exigirão que o Poder Executivo coloque Dirceu numa cela perigosa, farão questão disso.
      7) Finalizando, tenho a percepção que você gosta da Revista Veja e não gosta do cidadão Eduardo Guimarães. Tudo bem. Mas não queira comparar o blog do cidadão Eduardo com a Veja. Isso não tem cabimento.

      Em tempo, há anos deixei de ler a Revista Veja, por que perdi a confiança em suas informações, em função de que essa Revista parece mais um panfleto político, não uma publicação informativa de boa qualidade. Não quero gastar meu dinheiro comprando propaganda política, seja de quem for. Se um dia Veja recuperar o perfil mais técnico, poderei até rever minha decisão.

  • Amigo tabagista, permite-me uma humílima sugestão?

    Proíba postagens em caixa-alta. É medida salutar adotada nos mais variados fóruns e blogs, que melhora o visual das tópicos. Além do que, caixa-alta desde os primórdios da internet denota falta de educação.

    Fica o toque. Nem precisa publicar. abs

  • enquanto isso., a da. dilma mantém o estúpido do cardozo,ministro da “justiça”. enquanto isso, o pt. mantem o rui falcão “presidente” do partido. enquanto isso, todos os parlamentares que seriam do bem, ficam dando ouvidos ao cretino do sarney e deixando que esses dois, o bandido gurgel e o psicopata do barbosa, rasguem a constituição e façam a merda que querem fazer com o país, enquanto isso, a da. dilma senta ao lado do golpista,filho do portugues marinho,que não tem nome proprio e deixa o tal bernardo(onde anda esse cara?) tomar conta do ministério das “comunicações”,enquanto isso, da. dilma mantém a funcionaria da globo,helena chagas na secretaria da comunicação, depois de tudo isso, vocês querem o que da da. dilma? ela está me decepcionando, quando nela eu voltei, pensei que a briga fosse maior contra esses golpistas,mas estou vendo que me enganei.realmente da. dilma, se não abrires os olhos,ontem, seu mandato não chegará ao fim.
    reinaldo carletti

    • Achei fortíssinmo seu comentário. Em destaque quando citou a jornalista Helena Chagas. Realmente vc tem razão, pois o currículo da mesma é de longa prestação de serviços ao sistema. Será que há falta de quadro para a presidenta? Será que foi imposição do partido. Há algo de errado mesmo.

      Abraços

      Douglas Quina
      Mogi Guaçu – SP

  • Aparentemente não tem nada a ver com o assunto em comento. Refiro-me a essa espécie de “síndrome de culpabilização” que parece ter tomado conta de tudo e de todos.

    Como a noção de que há algo de (muito) errado no mundo que criamos existe e é crescentemente intensa, o sentimento de culpa, nesta linha de pensamento, atingiria, maior ou menor grau, a todos. Ou quase isso.

    Em outros termos, desigualdades sociais (trata-se de um exemplo; importante, mas um exemplo apenas) geram mal-estar difuso. Parte desse mal-estar tem origem ancestral. Freud, totem e tabu. Sentimo-nos culpados, o que é desagradável. Queremos nos livrar dessa culpa, angustiante.

    E quem é o objeto ideal para recebê-la? O outro, como sempre; no caso em questão (culpa por desigualdades sociais), um ente inespecífico, o estado, o governo desse estado. Se votamos em alguém ou em algum grupo, realizamos de alguma forma, uma identificação. Assim, a culpa ou a responsabilidade pelo que caracterizamos como o mal, tende a se projetar sobre o agrupamento no qual não votamos, mas mesmo assim, pelo fato de ter recebido mais votos, governa. Com raiva e com frustração por nossas opiniões não terem tido o respaldo da maioria, desembocamos, com certa facilidade – humana, demasiadamente humana – em fantasias de vingança, agressividade.

    O tema, inesgotável e suscetível de (muitas) críticas está no centro da discussão, mas, penso, fingimos não vê-lo.

    Não, não estou perdido. Embora tente me achar. Não deveríamos perder uma oportunidade como essa para discutirmos porquês mais profundos do que o que divisamos racionalmente, não que esses deixem de ter signifado. De forma alguma.

    Assaltou-me a ideia deste “comentário-fantasma” ante não só a virulência de algumas opiniões, como o processo de desapreço pela lógica mais cartesiana com que se pautam certas visões.

    Claro que não disponho de esperança que um mero texto-areia possa modificar algo, que, conforme eu mesmo declarei de antemão, é tão enraizado.

    Mas não custa tentar. Na pior das hipóteses, terei me forçado a escrever, e, assim, a pensar. Inclusive em meu próprio papel social.

    Para “fechar” (aspas mais do que necessárias), proponho a seguinte questão, que julgo importante, fundamental mesmo, na grave conjuntura que atravessamos: Por que sempre o culpado é o estado, e não (quase nunca é tido por tal) o agente privado, a empresa, o empreendedor?

    Se alguém ler esse comentário-testamento (desculpas!) e pensar algo sobre isso, favor pôr por aí, ou por aqui. OK?

    Como a questão do “fechar” pode sempre ser abordada como no parlamento “já concluo, Presidente!”, singularizo o tema com um exemplo prático:

    Caiu o avião da TAM em Congonhas, anos atrás. Dia seguinte, eu, no meu local de trabalho, sustentadamente habitado por criaturas da classe-média, fiquei pasmo com a quantidade de pessoas que passaram, da noite para o dia, a entender de coisas das quais eu nunca havia ouvido falar (grooving …). Tinha sido culpa do governo federal, segundo o julgamento quase que unânime de meus “pares” (eu sou ímpar). Nem ousei perguntar o que seria, imagino, razoável ao menos: E a TAM (a empresa responsável pelo voo), será que ela não pode ter tido alguma culpa na história?

    • a gente vota num grupo porque acha que ele vai encaminhar melhor os meus , nossos interesses. O outro, noutro.
      É a democracia.
      Depois, no dia a dia é humano atribuir mais problemas aos outros, especialmente se os outros estao no poder.
      Porem torna-se diabólico passar por cima de todas as normas social e juridicamente aceita e rasgar as regras do jogo. E torna-se golpista apoiar-se para isso na mao unica midiatica.
      O approach psicoligizante é bom e racionaliza as coisas.
      porem nao o vejo como abrangente.
      nem suficiente.

      • Olá, Augusto! Obrigado pelo “feedback”. Partilho de sua opinião.

        O texto que escrevi não é suficiente mesmo. A bem da verdade, como imaginei ter deixado claro (não devo ter deixado), ele não se propunha a tanto.

        Abrangente, até que um pouco mais do quanto de insuficiente. Ao menos no quesito “originalidade”.

        Pretendi abrir um canal complementar.

        Creio que a sua boa análise (e a de tantos outros) pode conviver bem com a visão que exprimi. Uma não anularia a outra.

        Também acho que a coisa está complicada e que há um golpe, embora distinto de outros passados, em andamento. Saudações.

  • Alguns se perguntam qual o interesse na morte de Dirceu.

    Outros apenas duvidam e renegam a possibilidade.

    Outros, piores, zombam da informação e até tentam desqualificá-la e enquadrar a liberdade de expressão do Edu Guim. Até o Juca Kfoury veio aqui atacar o autor.

    Bem, o interesse na morte do Dirceu pra mim é bastante clara:

    – sua morte causaria uma comoção nacional – tanto a favor quanto contra – que seria capaz de desestabilizar a República a tal ponto que só poderia ser recuperada via golpe. Ou alguém duvida que caso ele seja assassinato nós não iremos para as ruas?

    Com a militância e os movimentos nas ruas a denunciar o assassinato e o complô contra o PT, a mídia logo diria que os ‘mensaleiros’ ficaram doidos e passaram a ameaçar a ordem e e a segurança nacional estaria em risco – senha para o golpe.

    Esse é o roteiro do golpe. E não sai apenas da cabeça desses enxadristas de botequim como o Jô e o JB, mas tem ramificações principalmente no estrangeiro.

        • Mas em 1962 havia o ‘medo da onda vermelha’. O comunismo ruiu. Atualmente, a desculpa, para um golpe seria apenas a necessidade de se moralizar o executivo e o legislativo? Hipocrisias a parte, se essa justificativa for suficiente, e a possibilidade for real, o PT está sendo extremamente negligente!

        • Thiago disse tudo. Eu mesma já postei isso quando ouvi do assassino Joaquim Barbosa decretar prisão comum. NUNCA NOS MEUS 48 ANOS vi isso. Todos, mas todos mesmo com curso superior, sempre tiveram cela especial no Brasil, não entendi essa do joaquinzão. Na hora passou pela minha cabeça que a intenção é assassinar José Dirceu. Essa “tchurma” são capazes de tudo. já ASSASSINARAM muita gente, um José Dirceu é somente um a mais. Esse pessoal está sintonizado com espíritos das trevas. Que? explico. Assim como na esfera terrestre está havendo essa batalha entre o bem e o mal(esquerda e direita) nos mundos que não vemos também existem entidades inferiores trabalhando para que o planeta Terra não evolua, senão eles perderão a energia densa do planeta. Os golpistas, sem eles perceberem estão sendo manipulados (devido aos seus campo vibratório) por essas entidades. Por isso estamos passando por momento crucial no planeta, pois, estamos no final de um ciclo para início de outro, a energia do planeta ficará mais branda e não será possível (pela vibração que estará) esses seres que ainda estão enraizados com a matéria reencarnarem na Terra, não terão sintonia para isso. Muita coisa ainda irá acontecer, teremos que estar preparados para tudo e principalmente tentar o equilíbrio.

          • Nádia, é preciso reverter a energia negativa com muita energia positiva. Nesse sentido, temos que pedir aos amigos espirituais proteção para os nossos governantes (a presidenta e sua equipe, especialmente) e para pessoas importantes para o Brasil, atacadas por forças negativas.

            Também devemos nos lembrar de que o duelo entre “bem” e “mal”, no fundo, é um duelo entre espíritos mais e menos evoluidos; portanto, rezar pelos menos evoluidos (não importa se estão em cargos de grande poder neste plano material) também poderá ajudá-los, espiritualmente.

          • Energia positiva, é Luiza?
            Sei não, mas o que precisávamos mesmo era dar uma mão de pau nessa corja repugnante e covarde que elegemos.
            A começar pela Gerente da República, dona Dilmautista.

      • Isso. Atualmente, não existe espaço pra um movimento militar… E não existe, pq aconteceu a “redentora”, abrindo uma ferida, mto dolorida no seio do povo, em sua expressão mais geral. Tudo, no corpo da Sociedade, contribuiu pra q essa dor se fixasse, forte, na consciência do cidadão. Pra se ter um intendimento, melhor, afirmaria q no meio militar convivem, ainda, os q admitem um retorno à vida “política” e os q nem querem pensar, nisso. Ademais, a carga de votos é mto pesada, pra ser contrariada, assim….
        Gente, a “redentora” acabou, pq a Sociedade não mais a apoiava e esse fato, evidente, fazia afluir o pensamento, discordante e crescente, no meio militar. Depois, a gota d’água, foi q aconteceu uma ordem, do Poder Central. Parem!… ( E não foi, apenas, aqui. Em mto da América Latina, os regimes militares refluíram, pra uma democracia de brincadeirinha… ).
        Se o momento político, no período, contribuiu pra q se criassem e cultivassem traumas; ora, não passam de problemas médicos… ou policial, se se, assim, desejarem.
        O q fica, de tudo isso, é o fato de ter acontecido uma mudança na diretriz… da geografia, mundial. Novos pensamentos políticos, econômicos e financeiros. Qual é? Aconteceu, até, uma Guerra nas Estrelas e ninguém notou?
        Aqui no no Brasil se forjou uma nova “claque”, dominante. Estão, aê, a mídia, maldita; apesar de uma nova Constituição, Cidadã, do Grde Dr Ulisses… Lembram q todas as lideranças políticas, indistintamente, passaram daqui, pra eternidade, sendo substituídas por novas, outras, tipo Collor, prof cardoso, ACM e, até, o Lula?
        O Pres Lula andou lá em Washington, junto com o prof cardoso. participando do cursilho bancado pelo Congresso dos EEUU, q pariu o tal do Consenso, apoiado no neoliberalismo. O Lula estava lá; só q abandonou o barco e veio disputar as eleições de 1998; deixando lá, coordenando, o grde Farol de Alexandria…. Vc’s pensam o q? O Farol de Alexandria é figura de proa do Poder Central. Eu fico imaginando, até, q o tal do “instituto” deve de ser financiado por uma Cia…. da vida.
        Mudando o tom – pq o rítmo é o mesmo, o Pres Lula frequentou o cursilho; mas, provou, por atos e exemplos, a q veio. Não precisa passar recibo. Espalham, pra desqualificar o homem, q ele andaria com a bengala do “perigoso” Zé Dirceu. E tanto fizeram q afastaram um do outro… Afastaram. Apenas, até, agora, afastaram. É preciso mto mais….
        Lembram ? O saudoso Severo Gomes; exemplo de integridade; era um político de incomodar. Não é q o nosso Severo Gomes passou, juntinho, com o Grde Dr UIlisses?… Dos dois não se sabe, nada, mais.
        Poxa! Pq, Eduardo, estou aqui a lembrar do passamento do Dr Ulisses,
        e do Senador Severo Gomes? Estávamos discorrendo sobre o Zé Dirceu…
        Abraço, fraterno

    • Concordo. As pessoas custam muito a perceber a realidade. Não é preciso nada além de uma vitória do PT em SP, para que os interesses excusos, dentro e fora do País percebam que vão perder de novo e que não ha mais tempo a perder.

  • Eu acho que os réus, em especial o Zé Dirceu, devem pedir asilo político em alguma embaixada de um país democrático que se obrigará a julgar a sua alegação de perseguição política.
    Qualquer corte séria, que se paute pelo respeito ás leis irá reconhecer que houve um julgamento político em um tribunal de exceção, desrespeitando os direitos dos réus e praticando perseguição política.

      • Meu caro: pergunte ao Pres Chavez se ele, por acaso, gostaria de fazer seu tratamento, médico, aqui, em Sampa? O hospital é dos melhores; referência, mesmo. Mas, ele foi pra Cuba. Não sei qual seria a razão….
        Olha, meu caro, a pessoa de nome Zé Dirceu é importante, aqui, no Brasil; mesmo preso num desses presídios, aê. O Zé Dirceu é uma personalidade emblemática, na polítoca. atual. aqui, no Brasil. Em ficando, aqui, no País, vai dar margem a mil especulações; q certamente, irão transbordar por toda a América Latina e Central. Essa perseguição, toda, se persistir, com o homem, preso; acabará minando, tbm, o prestígio das políticas impostas pelos EEUU, ao mundo… Ou a democracia, americana, não é imposta ao resto do mundo? Antes, até, usavam o poder militar, usavam as armas…. Agora, estão trocando de lado o disco, a gravação de sempre. Usam seus asseclas, espalhados pelaê,, fomentando a democracia, à americana. E o Zé é um democrata, apaziguador; homem inteligente, o bastante, pra ser perigosíssimo….
        Não serve, mesmo.
        E se for pra um outro país, como exilado, vai se perder no ostracismo. O homem come, bebe, respira política…. ora.
        Abraço, fraterno.

        • Será que o ostracismo é pior do que a morte?
          Prefiro o Zé exilado, “ostracismado”, em qualquer embaixada do que o Zé morto numa prisão.
          E não se engane: o responsável pela morte do Zé não será o Barbosinha. Será o Estado que, por acaso, tem como chefe a Dilmautista.
          As ordens que Barbosinha recebeu da canalhada golpista não foi para prender o Zé: foi para mata-lo. E nada mais reconfortante do que deixar que o Estado faça isso por ele.
          Uma briguinha, um olhar enviesado, só uma provocação ou nem isso e pronto, lá se vai o Zé.
          O braço armado do PSDB, o PCC, tem ramificações em todos os presídios brasileiros. Basta uma ordenzinha…
          Acusar o Barbosinha de assassinato? Jamais! Ele só puxou o gatilho. Quem matou foi deus.
          Enquanto isso, vêm as festas de ano novo, o Natal, e o Lula só vai (se for) botar o bloco na rua no ano que vem (http://www.conversaafiada.com.br/politica/2012/12/20/lula-vai-a-rua-peitar-o-golpe/).
          Claro! Podemos esperar tranquilamente.

          • Apoiado Scan. Já fui no blog do Zé Dirceu e o aconselhei a procurar uma embaixada e pedir asilo. Disse que ele não precisava publicar o meu comentário. Bastaria lê-lo.

    • Mas como pedir asilo político se:

      1- São situação. O governo atual os representa.

      2- O Brasil é numa democracia, ou quase.

      ?

      Existiria asilo político-judiciário?

      Seria parecido com o do Assange?

      • Marcos, bem lembrada a comparação com Assange.

        Julian Assange ousou enfrentar o Império. Foi acusado de “estuprador”.

        Dirceu e Genoino enfrentam a elite já há muitas décadas. Foram acusados, antes, de “terroristas”. Agora, de “bandidos”.

        Nesses casos, é válido o pedido de asilo político, sim.

      • Marcos P.B., não interessa para a concessão do direito de asilo, se o requerente é da situação ou da oposição no país de onde vem; basta comprovar o fato de estar sofrendo um processo de perseguição, por motivos essencialmente políticos; e esse é exatamente o caso do Zé Dirceu. Também é irrelevante para a concessão do direito de asilo, se o país do perseguido efetivamente é, ou é considerado como, uma Democracia. O conceito de “Democracia” pode variar de um canto a outro do planeta; basta dizer que muitas tiranias mundo afora se classificam, ou classificavam, como “Regimes Democráticos”… Portanto, meu caro; estou de pleno acordo com o Ruy: No lugar do Zé Dirceu, eu já estaria batendo na porta de alguma embaixada alegando perseguição política; e provas dessa perseguição há em profusão. Zé Dirceu, fazendo isso, estaria dando um tapa na cara não só dos mequetrefes que armaram a encenação da AP 470, como também naqueles meros lacaios servis da reação, que repousam seus traseiros imundos nas cadeiras do STF…

      • Protegeriam suas vidas? Criariam um fato político?
        Café pequeno para quem nasceu vocacionado para mudar a História. Ou pelo menos continuar tentando.

        • Meu caro, pra mudar a história é necessário, via de regra, estar vivo. A menos que o cara seja um santo homologado pelo Vaticano, o que não é o caso do Genoíno ou do Zé.
          Se a vida é “café pequeno”, não imagino o que deva ser pra você um capuccino…

    • Como não ventilamos essa ideia!
      Boa, Dirceu, ainda há tempo, procure logo uma embaixada, obviamente, por razões de segurança, não a dos Estados Unidos……..

  • É isso Edu!

    Não sou defensor do Dirceu mas concordo com seu texto.

    O Dirceu é perigoso. Tem muito graúdo no Brasil que não quer o Dirceu circulando.

    Ele é perigoso. Ele foi um dos que ajudaram e muito a eleição do Lula. Ele é um dos estrategistas de 2002.

    Muita gente quer se ver livre deles.

    Mas fica a pergunta. Será que esses avaliaram a possibilidade de Zé Dirceu e Lula se ternarem mártires?

    Esses conspiradores são péssimos estrategistas … por isso perderam 3 eleições seguidas, perderam SP e perderão as próximas pois o povo brasileiro entendeu que prescinde de coronéis e da Casa-Grande para viver.

    O ano de 2.013 promete. O Brasil vai pegar fogo!

    Abraço!

      • Seo Marcos, eu só não desejo que este país sofra um golpe de direita porque o amo e não gostaria de vivenciar o enorme retrocesso que isso significaria. Mas fantasio cá comigo como seria bom se o golpe acontecesse e pegasse você de calça curta. Você sofrendo as consequências de um governo de direita, com tudo aquilo que nós tivemos a oportunidade funesta de vivenciar durante e após a ditadura militar. Tem filhos, Seo Marcos? Ou você faz parte daqueles que vão se beneficiar com o golpe fascista que está em andamento…

    • O JBbarbosa tem pressa, quer evitar a analise do julgamento,
      quer evitar que as pessoas que entendem de leis julgam
      o fracaso do mensalão do PT, naõ existe, naõ resiste.
      To sentindo cheiro de sangue, seria um adubo a nossa terra,
      a nossa democracia, necessitamos de martir pra que reação
      venha violenta, uma grande e verdadeira revolta politica.
      Seria esse nosso destino, ou ficar a patria livre ou?

  • EDU , o que ta acontecendo é o seguinte, a GLOBO e as outras mídia , tão montando um novo COLOR p/ 2014, por isso tão trabalhando na pessoa de JOAQUIM BARBOSA, e também é por isso que precisam PRENDER JOSÉ DIRCEU , para dar destaque no BRASIL e no MUNDO, mostrar p/ o povo que JOAQUIM BARBOSA é o cara, presta atenção na semelhanças dos fatos, color caçador de marajás, JOAQUIM BARBOSA, o que prende MARAJÁS.simples como 2 +2=4

    • Olha, Amarildo, tomara mesmo que o Joaquim Batman seja candidato, pois aí cai a máscara de juiz que está acima do bem e do mal. O “coroné” Gilmar talvez se candidate a governador de Goiás pelo Dem, para continuar a “obra” da quadrilha do Cachoeira. Outros membros da trupe do Joaquim estão sendo sondados para também se candidatarem. Será a chance de Dilma renovar radicalmente o stf. Aí é que veremos se ela continua firme como nos tempos de guerrilheira ou não.

      • O presidente da Escola de Samba do Crioulo Doido – Unidos do STF, Barbosinha, é mais importante para o golpe permanecendo onde está.
        Como candidato derrotado não teria muita serventia, convenhamos.

  • Eduardo,
    Se o STF quer guerra, a terá. As forças progressistas deste País estarão unidas para defender a democracia, o estado de direito, a justiça. Nós combateremos os tentáculos da ditadura – a mídia e o STF (este que cassava o mandato dos deputados e senadores e o outro oferecia transporte aos presos para serem assassinados no períoda da ditadura militar – que vergonha).
    Será o maior movimento popular da história deste país – todos nas ruas.
    Fora Gurgel! Fora Basbosa!
    Viva Dirceu! Viva Genuino! Viva Lula!
    Solidariedade e força a Marco Maia!

  • Eduardo, fico pensando que se beneficiaria com o assassinato de Dirceu.
    Com a morte dele na prisão, com vários juristas dizendo da arbitrariedade desse processo, torna-se um risco ao STF ser culpado por tal ato.
    A mobilização que poderá haver contra o Supremo, pode acabar até mesmo numa pressão do senado para decretar o impedimento não só de Barbosa como outros.
    A mobilização desencadeada por esse ato, poderia também criar um ódio enorme contra a mídia e a oposição, caso Lula viesse a fazer declarações desse cunho ao povo.
    Ao PT não vejo como se beneficiaria com o ato, caso tentassem jogar a culpa no partido (coisa que não duvido que a mídia faça).
    É mais fácil matarem o Marcos Valério, casa haja o julgamento do mensalão tucano do que Dirceu (aliás, uma modelo já foi morta porque sabia demais).
    Portanto, não sei se pode haver isso. Vamos esperar o que o nosso supremo presidente irá decidir amanhã.
    Não me supreenderia se Barbosa sim, fosse assassinado, e a Polícia Federal prendesse alguém com a camisa do PT (estilo Abílio Diniz – Pão-de Açúcar). Esse é o tipo de crime que tenho receio de haver. Vejo até as manchetes do PIG – “Por vingança, PT assassina presidente do Supremo Joaquim Barbosa”. Já pensou nisso? A direita é capaz de tudo nesse mundo.

    • A custódia do preso é do Estado, não do STF.
      Portanto, se Dirceu for assassinado numa prisão, a responsabilidade será do Estado.
      E nas mão de quem está o Estado?
      O plano dos golpistas é perfeito.

  • Muito se fala em golpe pela blogosfera. Acontece que ele já está em curso faz tempo. O que não significa que o PT tenha se dado conta desse processo.
    A pasmaceira institucional do Partido dos Trabalhadores, seus dirigentes e parlamentares, é de uma estupidez que nos dá arrepios.
    O partido do governo que o povo brasileiro escolheu para dirigir os destinos do país não é capaz de se defender. Não o faz nem em relação ao partido e muito menos ao governo. Sobre os condenados, então, é de uma leviandade estarrecedora.
    Digo isso porque filiado, militante e eleitor que se decepciona a cada dia e que não consegue enxergar qual a estratégia que se tem em mente numa lógica política de combate permanente da famosa luta de classes, prélio que está em curso há algum tempo. E o PT se limita a notinhas ingênuas e a profetizar crença nas instituições que o povo não enxerga, não percebe.
    E o povo está certo, porque as instituições não estão cumprindo seu papel e tais atitudes são cristalinas, seja quando o Ministério Público se apresenta como carrasco impiedoso, aquele que não se basta com a Constituição da República e com a legislação penal do país, seja quando o próprio Supremo vai criando novas interpretações ao arrepio de nosso arcabouço legal.
    Para não dizerem que não lembrei dos fatos, vamos combinar que o crime cometido pela tesouraria do PT e seus asseclas amestrados se denomina “Caixa 2”, um crime eleitoral, porque não registrou na contabilidade própria e de maneira correta as dívidas de campanha que restaram a pagar nas eleições de 2002 e 2004. Um crime eleitoral, e que por ele deve responder.
    Mas o que se viu durante todo o julgamento midiático foi a condenação de 25 réus por corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro. Todas as acusações do Ministério Público são falsas, e tal fato é do conhecimento até do mundo mineral. Basta lembrar que todos os documentos comprobatórios estão apensos no processo. Joaquim Barbosa entretanto fez suas escolhas, e caminhou pelo labirinto da irresponsabilidade institucional, agrediu a Constituição e se apresentou como Xerife auto proclamado e endossado pela mídia para fazer “justiça” a qualquer custo.
    Cerca de 80 parlamentares – e outros candidatos não eleitos – que se beneficiaram do esquema montado por Furnas no mensalão tucano já foram expurgados daquele processo, sob a classificação do mesmo Caixa 2. E, pelo tempo decorrido entre crime eleitoral e apresentação da denúncia, aqueles acusados ficaram livres do processo por prescrição, conforme consta do pedido da mesma procuradoria geral, o que já foi aceito pelo Supremo.
    Logo, eles não vão ser processados e não correm nenhum risco de condenações estapafúrdias como as que foram impostas na ação penal 470. O jornal de Belo Horizonte “NovoJornal” trouxe a lista com todos os nomes envolvidos naquele episódio, num documento assinado por Danilo de Castro – tesoureiro de campanha – cuja autenticidade foi reconhecida pelo Instituto de Criminalística.
    Se isso não é justiça seletiva, talvez seja o critério de pesos diferentes para ações iguais.
    Ainda há um financiador oculto, Daniel Dantas, que tanto no mensalão tucano como no petista se apresenta como financiador e garantidor de repasses que se destinavam ao pagamento de despesas não contabilizadas em campanha eleitoral, para buscar como contrapartida num e noutro caso a permanência dele como gestor dos fundos de investimentos que controlavam a Brasil Telecom, a Telemig Celular e a Amazônia Celular. Mas, além de se beneficiar com dois HC Canguru concedidos por Gilmar Mendes, em nenhum momento ele aparece como réu.
    Agora, no apagar das luzes do julgamento, vem o procurador geral fazer uma jogada de pegadinha em conjunto com o relator da ação e presidente do Supremo. Para não levar o pedido de prisão imediata para análise do plenário, resolveram retirar a demanda da pauta para, dois dias depois, voltarem com o pedido de prisão imediata dos condenados, o que poderá ser deliberado monocraticamente pelo presidente do Supremo.
    Não adianta nesse momento dizer que estão preparando um golpe contra a Câmara Federal e contra o expressamente definido na Constituição da República. Inez é morta! O jogo é jogado e ele já acabou. O golpe? Já foi concluído há tempos. Falta apenas fechar as cortinas desse teatro dos absurdos com a televisão cobrindo a prisão sob algemas de Zé Dirceu e Cia.

  • Dez razões para se odiar José Dirceu:

    1 – Foi Dirceu, quando Ministro da Casa Civil, quem teve a ideia de se regular as mídias e por isso a Globo não o perdoa.
    2 – Foi Dirceu quem acabou com a farra da Globo. Antes de Luis Inácio, toda a verba de publicidade do governo era dividida somente entre 499 veículos.
    3 – E para cada R$ 1,00 de verba publicitária do governo, a Globo ficava com R$ 0,80 (80%).
    4 – Dirceu redistribuiu a verba publicitária do governo entre quase 9.000 veículos. Antes eram só 499. A fatia da Globo diminuiu embora continue sendo a maior.
    5 – Foi ideia do José Dirceu criar o Ministério das Cidades que acabou com o poder dos coronéis locais. Oposição e velha mídia não perdoam.
    6 – Foi Dirceu quem acabou com a farra dos livros didáticos que eram publicados pela Editora Abril e Fundação Roberto Marinho.
    7 – Foi Dirceu quem barrou Demóstenes Torres de ser o Secretário Nacional de Justiça. Demóstenes e Cachoeira se juntaram para comprometer Dirceu.
    8 – Por que Dirceu sofre perseguição do Ministério Público? Em 2004, foi ideia de Dirceu de se criar um controle externo sobre o MP.
    9 – Dirceu, quando Ministro Chefe Casa Civil, fechou as portas do BNDES à mídia: “dinheiro só para fomentar desenvolvimento, jamais pagar dívidas”.
    10 – Dirceu fez o BNDES parar de financiar as privatizações e deixar de ser hospital para empresas privadas falidas.

    Um sujeito desse não pode ficar saracoteando por aí, não é mesmo?
    Então, vamos derrubá-lo.

    • Você esqueceu da nova formatação do Bolsa Família. Os tucanodemos têm alguma razão em dizer que foram eles que criaram o Programa. Só que, só que, no tempo deles o dinheiro não ia diretamente pra mão do pobre. Havia muuuuitos intermediários. Os coronéis locais serviam de caixas pagadores dos benefícios, ou seja, recebiam os recursos para então “repassa-los” (é ruim, hein) aos destinatários, entendeu?

      No tempos atuais, que começaram como LULA/Dirceu, os recursos vão direto pra mão dos beneficiários, dando um escanteio nos coronéis atravessadores. Essa é apenas UMA das muitas razões pelas quais a burguesada inútil tem um óoooooooodio mortal daquela “dupla”.

  • Mas o Prevaricador Geral da República e o pavão do STF seriam capazes disso?

    Se isso ocorrer, hão de criar uma lenda, um herói, um mártir, que os assombrará para o resto de suas infelizes vidas. Afinal, Dirceu tem mais fibra em um único fio de cabelo, que os atuais staffs de Dilma e PT juntos.

    Fantasma Dirceu assombrará mansões, especialmente, no RJ e SP por muito tempo.

  • Tudo é possível neste país ainda mais se tratando do PT. Tá na cara que essa pressa do STF em julgar e condenar os réus pode perfeitamente corroborar essa historia , tomara que que as coisas aconteçam pelo contrario daquilo que esses golpistas estão tramando !

    • Kleiner, o seu sobrenome me faz lembrar a Senadora Eunice Michiles que quase foi a primeira Presidenta do Brasil, mas afastaram-na para que Sarney pudesse entrar na chapa com o Tancredo.

  • Hoje de manhã escrevi em outro blog que era preciso formar grupos de vigília em frente à prisão aonde os réus serão levados.Família, amigos e os que de nós estiverem disponíveis. É extremamente visível o açodamento dessa dupla JB e RGurgel. Estranha mesmo. O Estado tem obrigação de zelar pela integridade de todos. A coisa é tão maquiavélica, que não duvido que coloquem alguém morto na cela de outro e acusem sem provas. Ex.: Marco Valério disse que foi ameaçado de morte, insinuou que Dirceu mandou matar o prefeito do PT, lembram? Como o tempo todo eles requentam a história de Celso Daniel, não é exagero pensar nessas loucuras. Outro detalhe, nenhum advogado fica em prisão comum, Isso é lei. Qualquer um sabe disso. Portanto, Dirceu não deveria ser preso antes de recorrer, isso pela lei. E não pode ficar em cárcere comum. Nem ninguém que seja advogado. Isso também pela lei. Se essa dupla de ensandecidos tentarem mais alguma m….., então já é hora do senado tomar algumas decisões. Tão pesando na mão, A história tem testemunhas. JB ou está agindo de má-fé ou não está se dando conta que deixaram para ele o serviço mais sujo dessa história. O outro, Gurgel, já é ratazana velha.
    Ps.: Estamos calejados de assistir assassinatos e maus-tratos em prisões. Em São Paulo, vimos recentemente, um cidadão ser retirado de sua casa e executado ali mesmo pela polícia. As câmeras estão em todo lugar. Ninguém me ligou, mas tudo é possível.

    • É isso mesmo, Maria Rita. Penso como vc. É preciso ficarmos atentos ao que possa acontecer com Dirceu, Genoíno e João Paulo nas prisões. É necessário fazer essa vigília sim. Essa possibilidade do Dirceu ser assassinado já foi comentado pelo próprio Rainha, do MST. Ele disse que Dirceu preso é alvo fácil de outros prisioneiros. Temos que zelar pela vida dele e do Genoíno e João Paulo. O Batbarbosa é realmente maquiavélico e isso não podemos tolerar. A mídia está querendo endeusá-lo mas até o momento em que ele for útil aos seus interesses. Agora, se realmente alguma coisa acontecer ao Dirceu, BatBarbosa e o sinistro Gurgel serão os responsáveis por isso.

  • faz tudo sentido…ai os tucanos e pig mandam seu braço armado o pcc, enviar um membro dessa quadrilha para a mesma sela…..oposição, stf todo mundo na folha de pagamento do PIG!!!……

  • Pois é, Carlos!!!

    Depois, é só fazer como na saga O Poderoso Chefão: suborna um mecânico de avião para desparafusar uma aeronave em que Lula ou Dilma subirem. Aí o nsso Brasil volta pras mãos desses canalhas golpistas!!!
    é preciso ficar atento!!! Estou sinceramente preocupado!!!

  • Se todos esses babacas que criticam o PT, viessem ajudar, esse partido seria muito diferente. Mas eles, como a grande imprensa, estão querendo é tentar, digo tentar, desconstruí-lo. Os babacas são os aliados da grande imprensa. Desconstruir o Partido que mudou o Brasil, tentar desconstruir uma História. Quebrem o PT, o que sobrará???? Se não construirmos uma unidade de ação e de política junto ao PT, dificilmente manteremos os avanços conquistados, que não são poucos. Alguem pensa que uma alternativa ao PT virá pela esquerda?? Não, todos sabemos que não. Temos que dar numa resposta, sim. Mas esta resposta tem que vir da sociedade, do que existe de organizado dentro dela. Esses setores estão dispostos??? Não dá para jogar essa responsabilidade toda, nas costas do PT. Isso é uma tarefa para todos os comprometidos com um Estado de Direito Democrático. É tarefa de toda sociedade. Quem quer responsabilizar o PT, está sendo irresponsavel. Quem não gostaria de enquadrar o STF?? Quem não gostaria que A Câmara Federal, as Assembléias estaduais, as Câmaras Municipais e o Senado tivesse outra correlação de fôrças??? Quem não gostaria que as bases de sustentação desse governo fosse melhor??? Vejo o Maringoni, dentre muitos, achincalhar o PT, qual o motivo??/O cara foi candidato a vereador em São Paulo, teve quase 3000. O candidato do psol a prefeito de São Paulo, teve quase 2% dos votos. Êles são contra as alianças com o PMDB, por exemplo. Mas com essa representatividade, querem o que??? Não foi necessário essa aliança para chegarmos até aqui?? Eu entendo que sim, essa aliança precisa continuar, ser até ampliada. Mas, precisamos fazer alguma coisa em defesa de Delubio, José Dirceu, Genuino, João Paulo e outros. Podemos começar aqui. Proponho um ato da TURMA DOS …. em defesa de…… Quem se habilita marcar DIA, HORA E LOCAL???? Ou só sabemos reclamar e adjetivar??? O PT É O QUE É, gostaria imensamente, que fosse diferente. Mas É O QUE É, O PARTIDO DOS TRABALHADRES. O PARTIDO que com todas suas limitações mudou o Brasil. QUEM SE HABILITA???

  • Que será, além do golpismo político, muita irresponsabilidade do presidente do STF mandar para prisão comum os réus que foram previamente massacrados pela mídia, isso não resta dúvida. Mas se além disso, há um plano sinistro desses, a PF deveria entrar no caso para investigar e impedir.

  • Pronto, o que a Ditadura Militar não conseguiu fazer, Joaquim Bat Barbosa e Prevaricador Gurgel conseguirão matar Zé Dirceu. Agora eu pergunto: Quem do PT está torcendo pra que isso aconteça? Por que até agora não vi ninguém do do governo petista defender o Zé Dirceu, mas em compensação, coloca um Bundão como Ministro da Justiça e nomeia para o STF alguns incompetentes e loucos por fama.
    Oxalá os Maias estejam certos e amanhã, 21/12/12 o mundo se acabe, mas apenas para os prevaricadores.

  • TEM MAIS DE DOIS MESES QUE POSTEI AQUI E NO MEU FACEBOOK, O SEGUINTE TEXTO: – CIA ESPETACULAR!!! O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA DECLAROU QUE OS RÉUS COM NÍVEL UNIVERSITÁRIO NÃO TERÃO DIREITO A PRISÃO ESPECIAL. ENTÃO A CONDENAÇÃO DESSES RÉUS FOI À PENA DE MORTE JÁ QUE ELES FICARÃO À MERCÊR DOS CRIMINOSOS COMUNS QUE PODERÃO SER SUBORNADOS COM UM BOM DINHEIRO PARA ASSASSINÁ-LOS DENTRO DO PRESÍDIO E O ESTADO, SEGUNDO A VISÃO DESSA GENTE VENDIDA (MÍDIA, POLÍTICOS E MINISTROS DO STF) RESPONDERÁ PELOS CRIMES!!!

  • Na saida do tribunal apos confirmar a cassação o CAPITÃO DO MATO disse aos jornalistas que a ação 470 foi um trabalho árduo, muitas seções e que no futuro ações como esta deverão ser desmembradas. É de Fud.. NEM A DOR NAS COSTAS O FAZ LEMBRAR DA CHIBATA.

  • Eduardo, de que dianta evocar a responsabilidade do Estado se o próprio Estado está passando por cima da constituição?Se ele morrer lá dentro será apenas mais um na estatística.
    Na minha opinião, se isso acontecer a culpa é do Lula e da Dilma que estão arreando as calças para essas forças ocultas.

  • Acho muito estranho não somente esse diálogo como fica parecendo ter sido propositalmente narrado no intuito de confundir a cabeça da opinião pública. Entretanto, quem ganharia com a morte de José Dirceu? Quem tem medo de que ele fale alguma coisa? Certamente o PT seria o maior beneficiado com a sua morte, pois estaria queimando um arquivo vivo.

    No entanto, vejo que essa reportagem é mais um jogo de confete cujos interessados tem por objetivo usar a desinformação para criar um ambiente hostil contra o Supremo que no seu papel mereceu aplausos da sociedade, uma vez que, políticos tem feito o que querem, corrompem, desviam, lavam dinheiro e nada acontece.

    Se os caras foram pegos com as calças na mão, dinheiro na cueca e como ficou evidenciado o esquema de compra de Deputados que eles insistem em dizer ter sido caixa dois, e mesmo assim infringiram as Leis, devem responder por isso, como qualquer um cidadão comum.

    O que mais me impressiona é alguém postar uma mensagem desta, sem ter provas e sequer saber quem era a fonte que estava denunciando um disparate desses!

    • Dirceu já esteve preso. Foi preso no congresso de estudantes em Ibiúna, em 1969, logo após o AI-5, que foi decretado em 13/12/1968. Eram tão somente estudantes naquele momento, mas ele foi preso com todos outros líderes estudantis ( Serra não estava lá ). No ano seguinte, vimos pela TV uma cena altamente constrangedora de um japonesinho ser apresentado em horário nobre, capitulando de seus princípios políticos, dizendo-se arrependido _ e logo após foi morrido, na cadeia, após ter feito o que queriam. Vimos também, em 1970, o fusquinha de um cara que trabalhava no Equipe Vestibulares, também nissei, ir para os ares, na Consolação, tinha uma bomba dentro, não sobrou nada do cara. Foram anos terríveis. Genoíno também esteve preso por anos. Na realidade, eles deveriam estar sendo ressarcidos pelos danos que a ditadura empresarial-militar causou em suas vidas. Além de furtarem-lhes as homenagens que merecem, são novamente PERSEGUIDOS PELOS MESMOS DE OUTRORA, agora sem a companhia dos militares, que se arrependeram de terem feito papel de bobos, de terem sido tão usados pelos donos do poder, os mesmos de agora, através de seus descendentes.

  • Será que alguém é tão ingênuo ao ponto de ainda não ter pensado nessa possibilidade (de ele ser morto na cadeia)? Com ou sem informação, via telefone ou por qualquer outra forma, essa é a lógica clara. Isso só não ocorrerá se se criar e manter um esquema de manutenção dele lá dentro, com pagamentos de taxas e propinas diversas, seja para os “donos do pedaço”, carcereiros ou outros. Em assim se fazendo, pode ser que ele tenha alguma chance de sobreviver mas, ainda assim, será difícil ele sair de lá vivo. Mas, o que penso mesmo é que a cabeça dele está pedida por alguém dentre os golpistas (quando a CIA está envolvida, não há escapatória, todos o sabemos).

  • O que eu não entendo desse “golpe” é que os grandes donos do capital: banqueiros, empreiteiros, barões da mídia etc continuam ganhando os mesmos rios de dinheiro que ganharam com Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e agora Dilma.

    Algumas pessoas escrevem como se Lula tivesse promovido uma ruptura no sistema político e econômico brasileiro.

    Não houve esse choque, como fez, por ex, Hugo Chavez. Ou como tenta fazer a Kirchner (que está com menos pontos que o Palmeiras, diga-se de passagem).

    Lula tornou melhor a vida dos pobres, mas isso não significou prejuízo aos ricos, muito pelo contrário.

    Lula, em nome da governabilidade, aliou-se aos mesmos caciques que infestam o Congresso e os grotões do Brasil há séculos. Pra que temê-lo?

    Os grupos econômicos que compraram a preço de banana as empresas privatizadas por FHC continuam aí, fazendo doações a todos os partidos.

    As privatizações continuam (hoje já anunciaram mais dois aeroportos indo para as mãos da iniciativa privada), no que o magnata Eike Baptista chamou de “kit felicidade”.

    Kit felicidade para quem cara-pálida? Pra mim? Pra você? Pro Brasil?

    O problema é que a maioria aqui no blog ainda vê o PT como aquele partido dos barbudos de SBC, revolucionários, idealistas, etc.

    Isso acabou gente. Com raras exceções o PT hoje é apenas burocracia/fisiologismo.

    Acabou a guerra fria.

  • Já havia pensado nessa possibilidade antes, Edu. Eles podem muito bem pagar um detento para matá-lo e eximir os Juízes da responsabilidade. Como pode ele não ter Direito a prisão especial se ele tem curso superior? Está na lei!

  • O MELHOR COMENTÁRIO QUE LI ATÉ HOJE :
    >—>
    http://www.viomundo.com.br/politica/haroldo-lima-o-risco-da-primeira-crise-institucional-seria.html
    >—>
    Temo pela vida do ex-Ministro José Dirceu, pois creio que ele poderá vir a ser assassinado na prisão e a revista VEJA publicará: “Zé Dirceu foi morto pelos seus colegas de cela”. E inclusive os que detém o ‘domínio do fato’ dos martírios de Saddan e Kadafi celebrarão: “Bendita vingança para um dos principais beneficiados com o seqüestro do ex-embaixador dos EUA Charles Burke Elbrick’.

  • Eduardo, acompanho seu Blog e acho super atual e pertinente ao que me interessa e concordo.
    Mas é um Blog e não um romance, por favor, não delire.
    Não quanto ao assunto que sem dúvida é suspeitíssimo, mas quanto a forma de escrever.
    Abração.
    OP

  • Se fosse enjaular FHC não teria tanta importancia se fosse nas ilhas das cobras, jacarés, tramambé,mas em se t ratando de José Direceu, deveriamos aprisionar o próprio ministro da justiça, o salvador da pátria amada, salve, salve, será ele o prórprio Cara.
    Ou é apenas um cara de pau, com vestes de ministro.

  • Não me surpreende essas revelações, porque eu já tinha cogitado a possibilidade de isso vir a acontecer. Até comentei com minha irmã.
    Tudo faz sentido. A recusa de desmembrar o julgamento para que Dirceu não tivesse a menor chance de não ir parar na cadeia, a condenação sem provas, a apreensão dos passaportes, a pressa em mandar Dirceu e os outros pra prisão, tudo isso corrobora.
    O medo deles é que um dia Dirceu venha a ser presidente do País porque Dirceu é linha dura.

  • Dirceu morto numa simulação de rebelião dentro de uma prisão paulista.Ministro Benedito Barbosa com as mãos sujas de sangue de um perseguido político.Delírios?A direita tupiniquim foi capaz de imolar um Herzog,um carneiro que se entregou inocentemete aos seus assassinos!Matou os Angels,filho,nora e mãe,Fiel Filho,Paiva,etc,.. e põe etc nisso!Não seria capaz de matar um feroz lutador pelas liberdades democráticas,governos de inclusão social,eleições do Lula e de sua sucessora?Dirceu não pode ir para prisão,não seo joaquim.

  • Mas, se todo mundo sabe que as leis garantem prisão especial para quem tem curso superior, que Dirceu é advogado, tem curso superior, vão cometer ainda mais essa infração ? Dirceu tem em torno de 65 anos, é, portanto, também considerado idoso, sabemos que os idosos têm bastante privilégios legais. E ainda, para pior o clima, ainda vão fazer isso EM PLENO NATAL ! Isso causa HORROR ! Acho que esse nazista Joaquim não teria coragem para tanto, já andou buscando informações sobre como foram depostos os 4 ministros hondurenses. Iria agora, com essa decisão, acirrar e acelerar mais ainda os conflitos em que já está envolvido, gerando uma espécie de suicídio político. Só se Ele for muito burro mesmo ! Hipótese que não descarto, pois nunca acorda para ver o quanto está assumindo tudo isso sozinho. Se vangloria de suas decisões monocráticas, mas vai ter que arcar com todos efeitos monocraticamente também, os outros 4 estão na condição menor de cúmplices, consta que ele é que é o CHEFE. Os réus já tinham que ter pedido apoio internacional, na CIDH e outros. A perseguição política está bem evidente. A Maria Rita tem razão. Se chegar mesmo a isso que falaram para o Edu Guimarães, temos que nos concentrar em frente aos presídios e fazer uma vigília, e até greve de fome e outras manifestações. Temos que demonstrar que estamos vigilantes quanto à preservação da vida dos réus.

  • O interesse básico, nessa questão toda, além de desconstruir o PT, é criar confusão! Só com confusão os interessados internos e externos poderão virar o jogo a seu favor. Há exemplos recentes e atuais, na África e no Oriente Médio, de como um clima de confronto entre facções na sociedade pode levar a intervenções. Aspirações legítimas de grupos minoritários ou majoritários são o mote para ações “humanitárias”.

    Parece bobagem, mas uma manifestação aqui, outra ali, e a classe média sectária e já sensibilizada com “a corrupção” entra em pânico. Aí morre alguém e rapidamente se aponta um ou mais culpados. A mídia faz seu carnaval, as “instituições perigam” e se faz “necessária” uma intervenção “reclamada pela sociedade” e “em favor dela”.
    O país já está dividido. Pode ser 80% a 20% ou 70% a 30%, ou outros números quaisquer. A aposta nessa divisão pode render outros números e maus frutos…

  • Excelente comentário no blog Viomundo na entrevista com Amaury Ribeiro Junior

    Como costumava dizer meu grande amigo Aderico Vasconcelos (que foi vice-prefeito de Goiana – PE, e foi um dos homens mais dignos e honrados que já conheci): “chegamos (o PT, Lula e as esquerdas) ao governo, não ao poder, o poder está nas mãos de quem sempre esteve (nas mãos do grande capital e dos interesses privados e econômicos”. E assim continua a ser. O PT, para garantir uma frágil governabilidade, teve que fazer inúmeras concessões, e até trair a maioria de suas causas. Fez (e vem fazendo) um governo bem sucedido, um governo que, a seu modo (e ainda que de maneira tímida), está reduzindo as desigualdades sociais e promovendo a inclusão social de parcelas significativas da sociedade (e é isso o que justamente incomoda a direita e as forças conservadoras e mais reacionárias), mas vem fazendo tudo isso a um preço muito alto.
    O restante já se sabe: a direita, que sempre foi quem teve o poder de fato (pois vocaliza as aspirações do poder econômico), está enfraquecida, mas não morta ou irremediavelmente derrotada. E agora se rearticula numa cada vez mais nítida manobra golpista urdida junto com a mídia conservadora e com o que há de mais atrasado no Judiciário para avançar e desfechar um golpe contra o governo Dilma (legitimado pelas urnas).
    Como a mídia já não consegue manipular o resultado de eleições como antes fazia a todo tempo (dado o sucesso econômico e social do governo), animada pelo que aconteceu em Honduras e Paraguai (países periféricos da América Latina, mas onde manobras golpistas engendradas por mídia e justiça deram bons resultados), por aqui as mesmas manobras percorridas pelas elites desses países para derrubar governos trabalhistas ou de esquerda, vão avançando.
    Esse julgamento de exceção da AP 470 (relativa ao chamado “mensalão do PT) já foi um sinal claro disso. Contando com magistrados acuados, ameaçados, intimidados ou deslumbrados pelos 15 minutos de fama a que teriam direito na mídia, conseguiram a condenação (sem provas) de figuras importantes do núcleo político do PT, criminalizando irremediavelmente o partido. Para tal bastou o estupro de uma já discutível teoria do direito: a do “domínio do fato”.
    Condenados os réus, que agora deverão ser presos e execrados publicamente às vésperas do natal, por conta de manobras do atual procurador-geral da República (que é acusado pelo senador Collor de Mello, PMDB, de “chantagista” e “prevaricador”) em conluio com o atual presidente do STF, a manobra golpista toma novos contornos.
    Paralelamente a imprensa reacionária tenta criar constrangimentos ao ex-presidente Lula (com a divulgação desse affair com a tal Rose do escritório de São Paulo) e paulatinamente tenta ligá-lo ao “mensalão”, o que não conseguiram até aqui, mas que insistirão em fazer, provavelmente com o inestimável apoio dos setores mais conservadores e reacionários do Ministério Público.
    A parte final será chegar até a presidente Dilma e (bingo!) desfechar o golpe final, preferencialmente cassando o mandato da presidente ou, se isto não for possível (como não foi com Lula em 2005), criar um clima para que ela chegue nas urnas enfraquecida em 2014.
    A sorte já foi lançada e não pensem que as elites não são capazes disso, e que isso é a apenas mera teoria conspiratória. As elites (nossa história já registra) são capazes disso e de muito mais quando tem seus interesses políticos e econômicos contrariados. E quando ser poder apenas já não lhe basta, havendo a necessidade também de ser governo.
    Para os que dizem que o PT aparelhou o Estado, é risível o fato do PT ser (hoje) justamente refém desse Estado que aparelhado o fosse não lhe criaria embaraços de nenhuma espécie. Pois aí estão setores tucanos da Polícia Federal, setores reacionários do Ministério Público e do judiciário (com “j” minúsculo mesmo) e. obviamente, a mídia reacionária, todos trabalhando na direção de destruir o Partido dos Trabalhadores, sua principal liderança (Lula), a atual presidente da República, e toda a obra de construção de uma país mais justo e plural, que vem sendo tecida ao longo de uma década.
    Infelizmente a verdade é que o PT contribuiu para isso, repetindo os mesmos esquemas de corrupção do PSDB (o principal partido de direita do país) e do DEMO (antigo PFL, PDS, ARENA, UDN…). Esquecendo-se porém de que não tinha tanto know-how nesse campo, e que essa seria a isca jogada para fisgá-lo depois.
    O governo petista (tanto com Lula, quanto com Dilma) errou feio ao não avançar sobre o baronato da mídia, com uma lei para limitar oligopólios midiáticos à serviço do poder econômico (e que usam a liberdade de expressão como escudo para defender na verdade seus negócios e interesses ideológicos imediatos).
    Enfim, se há acertos (e há muitos), os trabalhistas que hoje governam o país também abusaram de cometer erros.
    Mesmo assim não é justo que caiam por conta de manobras golpistas. Pois os que os sucederiam não trariam nada de bom para o país, exceto o retorno do velho modelito de injustiça social e iniquidade econômica propalado pelo neoliberalismo desumano (e que tem levado os países europeus ao colapso, e o povo europeu ao empobrecimento acelerado, com os ataques sobre o Estado do Bem Estar Social).
    Ainda há tempo de enfrentar esse golpismo que está avançando, e o antídoto se chama povo na rua. Ou se parte para o embate ou então o golpismo avança, e todos sabemos que o avanço do golpismo na verdade significa retrocesso e autoritarismo – assim foi com 1964, assim será enquanto existirem os que querem o povo amordaçado e de volta para as senzalas modernas das favelas e periferias (e de mãos vazias).
    Severino Isidoro Fernandes Guedes

  • Se a pergunta é o motivo para eliminar Dirceu, a resposta é de que certamente ele é o único temido pelo mídia canalha. Dirceu é o único que se tiver chance, enfrenta o PIG em qualquer campo, Dirceu incomoda aos donos do poder, se ver livre de Dirceu é um sonho para alguns,

  • Fico a imaginar “o aparato global” que já deve estar organizado para filmar a prisão do José Dirceu e passar “ao vivo”, sendo repetido todos os dias seguintes, em todos os programas da emissora, para o resto da vida!

  • O Joaquim Barbosa e Brindeiro Gurgel, essa dupla parece que se afinou para satisfazer o PIG.

    Um dia acreditei que o Joaquim Barbosa fosse uma pessoa honesta. Ao longo do julgamento do mensalão (ainda sem provas de sua existência) petista passei a duvidar da honestidade desse ministro. Hoje creio que ele não é honesto, além de ser uma pessoa arbitrária e com mania de ser Batman.

    O Joaquim Barbosa pode fazer o que o PIG quer e colocar o Zé Dirceu na pior cadeia do Brasil. E o Joaquim Barbosa vai dizer que a justiça foi feita. Mas o mensalão tucano e a Privataria Tucana, o Joaquim Barbosa, o herói do PIG nada vai dizer.

  • DEPOIS DO GOLPE, O POVO ÀS FAVAS – No caso do mensalão a única pessoa que deveria ter sido condenada chama-se Roberto Jefferson. Senão vejamos: O PT fez empréstimos junto à rede bancária privada , quintando-os prontamente, sem provocar prejuízos a quem quer que seja. Houve caixa 2? Sim. Isso é crime? Sim. No entanto crime prescrito, como foi considerado no caso do mensalão tucano, aquela história do arquivamento dos processos dos 79 réus do PSDB, embora se saiba que eles(tucanos) tenham desviado grande soma de recursos públicos, das estatais mineiras, o que não se verificou no caso petista. Voltando ao caso Roberto Jefferson. Pq este senhor foi o único criminoso na história do mensalão? Pq pegou 4 milhões do PT para que fossem gastos na campanha eleitoral do PTB, no entanto ele (Bob Jefferson) sumiu com a grana. Por incrível que pareça, o único criminoso não foi condenado a prisão em regime fechado, enquanto que Dirceu, que não teve nada a ver com a história, vai ter que puxar 11 anos de cadeia. Como isso seria possível de acontecer senão neste vergonhoso Tribunal de Exceção Midiático que se instalou nesse país, essa imprensa bandida conseguiu, com seu forte aparato de monopólio da informação e da fala, transformar criminosos em anjos e pessoas inocentes e em bandidos da pior espécie. Depois de tudo o que fizeram de errado ainda é pouco, a escalada golpista continuará, até mesmo pq, conforme disse Eliante Catanhede no artigo “Gran Finale”, Lula não será derrotado na democracia, enfim, para derrubar Lula vão ter que dar um golpe de Estado via Judiciário, uma vez que um golpe militar, quando mal acabamos de sair de um, não teria tanto apelo popular, o povo ainda acredita no STF, ainda acredita, até podem deixar de acreditar quando se darem conta do que aconteceu mas, a estas alturas do campeonato, os golpistas terão retomado o poder e, quando isso ocorre, o povo às favas.

  • É simples. Se quebrarem uma só unha do Dirceu, o responsável será o Barbosa.
    Intransigente, dono das Leis e da palavra.
    Jogou a Constiuição no lixo para satisfazer seu ego.
    Mas não se esqueçam que fez tudo isso muito bem orientado pelo PIG.
    Assim, a própria Globo, capitã do PIG, deverá ser responsabilizada pelo povo brasileiro.
    Terão criado um Mártir.
    E o povo vai se agarrar nisso pra partir pra cima dêles.
    Penso até, que existe essa intenção do próprio Barbosa e do PIG.
    Provocar o povo para uma rebelião.
    Depois culpar o LULA.
    Jogada de uma elite pôdre que não quer largar o osso.
    Acontece que o LULA é mais inteligente que o STF todo junto.
    E o povo estará ao seu lado.
    PORQUE NOSSO NOME TAMBÉM É LULA!!!

  • Tô cansada de falar que Dilma está por trás de tudo.
    Ela quer eliminar o antigo PT e fazer um novo PT a seu gosto com Gleisi, Bernardo, Zé Cardoso e outros agregados, todos tucanos enrustidos.

    Dilma é a maior decepção da minha vida. Ela se esconde, não fala com o povo e só aparece nos glamorosos eventos. Não dá uma entrevista que preste, não se mistura com o povo. É elitista de nascimento. Infelizmente Lula cometeu vários erros ao escolher seus representantes. Pra mim também CHEGA.

    Ou ela assume a presidência, ou cai fora e devolve o mandato pra LULA.

    • Lucinha, minha cara, a Pres Dilma não está por trás, não. Ela está pela frente. Ela aparece nos melhores momentos, simplesmente, pq tem o q dizer. E o faz esplendorosamente; dá show pra platéia; ficam, todos, meios enebriados, ouvindo justo o q gostariam, num formato claro e bem embasado. A mulher é um primor de administradora e sabe. tudo de economia; além de entender de geografia e história econômica.
      Agora, Lucinha, os quadros do PT realmente são limitados. Afinal, ele é um partido novo; oriundo do ambiente sindical e sustentado, no principio, por aquele pessoal, religioso, das comunidades de base. Dessa projeção inicial é q se somaram intelectuais, artistas. O PT é coisa nova; não é como os demais partidos, formados por velhos políticos, ou filhos dessa antiguidade, toda… Então, qdo o PT está governando, fica obrigado a assumir gente nova, sem aqueles cacoetes e maneirismos de antigamente; coisas das chamadas raposas. Lembra? Ora, essa gente desconhecida não criou, ainda, identidade própria; comporta-se à mando do chefe; da Chefe. Qdo à público, correm o risco de afirmarem nada do q deveriam, pq falam com sua boca e o ideário, o intelecto do chefe….
      Vc tem tem toda razão em dizer q existem nomes, ou nome, q não tem nada a ver…. Tem gente q adora aparecer diante das câmeras da mafiosa?
      Abraço, fraterno…

  • Os que pensam que matarão Dirceu são uns canalhas covardes!!!
    Se Zé Dirceu morrer vocês verão o que faremos!!!
    Uma revolução socialista será pouco e nuca mais a direita voltará ao poder!!!

  • Pior que tudo isso foi Lula chamar o Michel Temer para vice de Dilma, sabendo que o cara era oposicionista ferrenho de seu governo, chegando a ameaçar vários parlamentares do PMDB de expulsão principalmente Helio Costa por se aliar ao governo Lula. Hoje Michel é aliado e Dilma já teve varias derrotas no congresso.

  • Gente, lendo os comentários alguns me chamaram atenção para algo, o risco de ser a CIA mesmo a pedir a cabeça de Dirceu. Isso é bem plausível. Já mataram recentemente Sadan Hussen, Ben Laden, estão mais ferozes, liquidando facilmente os”inimigos”. E agora, que o Brasil se tornou tão relevante politicamente, seus políticos locais estão na mira. Grande o país, grande se tornou o “inimigo” Dirceu, digno de um fim como esses outros históricos. Toda essa encenação de julgamento tinha esse objetivo. Consideram Lula um ignorante, e Dirceu o cabeça de tudo. Lula deve ter cuidado ao andar de avião, aqui muitos desaparecem nos ares, como foi o caso de Ulisses Guimarães e Severo Gomes, além de outros com fins estranhos. Dirceu deve estar sempre acompanhado e nós vigilantes, essa gente não desiste. Tudo que está ocorrendo deve ser creditado nas contas dos tucanos e seu Instituto Millenium, além dos midiáticos golpistas; não só na de Barbosa, sua trupe de juizes e “colaboradores” de todo o Brasil.

  • Quer dizer que você, dirigindo em São Paulo, ouve a respiração do indigitado no seu celular. Li os comentários e fiquei espantado com o numero de pessoas que entraram na tua balela. Bem, tem gente acreditando no fim do mundo.

  • Gostaria se saber qual vai ser o fim disso tudo!!! O PT vai se mobilizar? Dircel será preso e ficará por isso mesmo como a CPMI do Cachoeira? Ou os políticos do PT no congresso é tudo japonês com pele de brasileiro? Por que japonês é amarelo.

    • Pois não duvidemos que isto venha mesmo á ocorrer.Absurdamente.Ufa! Assim como houve com tantos camaradas e companheiros –até hoje desaparecidos– que engajaram-se nas lutas populares e políticas pelo resgate do Brasil que temos à Nação que queremos.Verdadeiramente. À exemplo do que próprio propugna Zé Dirceu, Genoíno –dentre outros brasileiros– há mais tempo e incisivamente.Avante!

      • Leiam-se, anteriormente: Pois não duvidemos que isto venha mesmo à ocorrer.Absurdamente! … … À exemplo do que propugnam o Zé Dirceu, Genoíno –dentre outros brasileiros– já há mais tempo e incisivamente.Avante!

  • Se isto acontecer, o Joaquim Barbosa deverá responder por esse crime. Nunca ouvi dizer que alguém fosse condenado sem ter provas e ainda mais armarem para prender e jogar em qualquer canto um inocente. Será que esse procurador e o ” Sr” ministro já não pensaram nisto? Em um assassinato? se não pensaram estão se fazendo de lesos, pois qualquer um poderá dar fim na vida de Jose Dirceu na cadeia. Se eu fosse produtor de cinema, já estaria me preparando para produzir um filme sobre essa barbaridade praticada pelo STF, estes que deveriam fazer um julgamento limpo e justo e não a uma atitude tão nojenta como estão tendo. Sinto asco em falar nesses personagens do mal, Gurgel, Barbosa, Gilmar Fux, rosa, aliás só escapa o revisor, o resto pode jogar na privada.

  • Meu querido, como o dito cujo conseguiu o n. do seu celular nem vou perguntar.
    Li varios comentarios, prestei bastante atencao com total isencao.
    O Dirceu assumiu o risco, não foi? Sei lá, ele entrou numa enrascada e não conseguiu se safar.
    Com certeza será respeitado na prisão.
    Dentro da cadeia a lei é outra.
    Preso da justiça não apanha mais da polícia não.
    Os outros detentos ficam amigo se o camarada não pisar na bola.
    Aconselhe o Dirceu para bancar os pedidos que vão chover em cima dele.
    Importante é pedir licenca e tirar os sapatos para entrar na cela. E bom ele ir trocando ideias com outros ex-detendos do lugar porque na cadeia é o lugar onde o filho chora e a mae nao escuta.
    Dois anos passam rapido.
    De boa, errou ta pagando e os presos logo deixam ele de lado.
    O negocio e nao desesperar.
    Cadeia foi feito para homem.

    • Vê-se que você é do ramo. Respeito. Mas, se você não sabe, parece não saber o que todo mundo sabe, Dirceu já foi preso em 1969 pela ditadura empresarial-militar. Ele aguenta. Nós é que não aguentamos esse achincalhamento da democracia.

    • Temos de manter a calma e a cautela. Parece que querem insuflar os ânimos. Não podemos entrar na onda de provocações, temos de desarmar tais intenções com inteligência. Por enquanto o STF não pode colocar o José Dirceu na cadeia. Caso se chegue a isto, teremos de pensar o que podemos fazer para denunciar que há a hipótese de um assassinato e colocar a boca no trombone internacional.

  • A anarquia é sempre uma opção para os desesperados e a direita está desesperada. A morte de Dirceu poderia desencadear anarquia , e em anarquia tudo pode acontecer.

    Se a prisão em tempo de festas acontecer, há sim essa intenção e acho que Dirceu sabe disso. Muito mais tenho admiração por esse cara e Lula deve estar com o coração na mão com esse LOUCO, que se chama Barbosa.

    Mas a simples prisão do Dirceu em qualquer momento e sua sorte dentro da prisão deve estar deixando todas as forças de esquerdista de prontidão.

    Volto a dizer : Dirceu sabe que foi rifado para obscurecer o pais. Queria ter a metade da coragem desse cara.

  • Não que os golpistas descartem a possibilidade de um golpe militar mas acho que isso, talvez, seria uma espécie de plano B (ou C). O golpismo “moderno” é mais sutil. Ocorre no dia a dia, a conta-gotas. Sua ação atua mais de forma a acuar as lideranças do campo progressista do que uma ação direta de tomada de poder (mesmo porque, institucionalmente, o poder já é delles e nunca deixou de ser. O PT ocupa, “apenas”, uma pequena parcela desse poder mas ao invés de procurar expandir se encolhe intimidado). Por isso, acredito seriamente no plano para assassinar José Dirceu e, quem sabe, João Paulo e Genuíno. Seria um recado da direita: “tão vendo? Não ousem demais. Sigam a nossa agenda e sobrevivam, mesmo que, politicamente, um pouquinho mortos”. E tem funcionado. Seja na timidez dos pronunciamentos parlamentares da base aliada, seja na fala do Zé Cardoso prestigiando o STF, seja no fato de não ter sido pautada a CPI da privataria tucana, seja no recuo do relatório do Odair, seja na mudez da CUT e dos movimentos sociais em geral liderados pelo PT e pelo PCdoB. Essa tática dá direita provou ter dado certo algumas vezes no passado. Um exemplo: lembro-me do debate para o segundo turno entre Lula e Collor. Quando Collor disse que Lula tinha uma aparelhagem de som melhor que a delle e Lula aceitou calado e constrangido. Quando, naquele momento, bastaria que Lula rebatesse dizendo algo do tipo: “quem é você, beneficiário de concessão de retransmissora de cadeia de televisão para falar isso. Quer aparelhagem de som (e imagem) melhor do que essa?” Mas há algo de falso-moralista na gênese da esquerda brasileira. A luta de classes pelo poder é uma guerra encarniçada e não há espaço para falsos melindres pseudo-éticos e “bom-mocistas”. Se Marx, Engels, Lenin e Stalin (esse mesmo! O bicho-papão comedor de criancinhas) tivessem o mesmo complexo que corrói a esquerda brasileira, ainda estaríamos trabalhando feito tatus quatorze horas por dia. Isso (já que o misticismo está na moda) se a “profecia” maia não se realizasse com vinte anos de antecedência.

  • Se ele for assassinado na cadeia pode ter certeza que a culpa vai cair nas costas do governo , do jeitinho que a mídia golpista gosta.
    Vai ser uma munição e tanto para a mídia e a oposição não acha ?

    • E depois de apagar ZD, o PiG ainda vai dizer que foi o próprio PT que queimou o seu mais perigoso arquivo… Espero, pelo BEM DO BRASIL que isso não aconteça, ou eles acabam por despertar a ira do “elefante amarrado a um banquinho”, que é o POVO… Mas, imagina só por um momento que o Zé Dirceu vai para uma penitenciária comum e começa a organizar e liderar os detentos?! Aí ele seria não apenas um mártir, mas, sei lá, um SPARTACUS, e acabaria por ser beatificado como o santo padroeiro da DEMOCRACIA BRASILEIRA (!?) Para além de todas as divagações, o lema de nossa elite atrasista, arcaica, colonizada, provinciana e LEWINSKYANA parece ser o mesmo de ROMA contra CARTAGO. DELENDA CARTAGO!! DELENDA DIRCEU!! “À cruz com ZÈ DIRCEU!! Ele já nos afrontou na DITABRANDA, e esse atrevido ainda quer nos enfrentar agora, na “nossa era neoliberal”!? Assim não pode!! Assim não dá!!” Enquanto isso todos os processos contra a TUCANALHA vão sendo engavetados, prescritos, jogados para as calendas… PELAMOR!!

      NO PASSARÁN!! VIVA GENOÍNO!! VIVA ZÈ DIRCEU!! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE!! VIVA LULA!! VIVA DILMA!! VIVA O PT!! VIVA O BRASIL!! ABAIXO A DITADURA DO STF, MÍDIA E SEUS LACAIOS & ASSECLAS!! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ!! LEI DE MÍDIAS, JÁ!! “O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gloBO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  • Eduardo, Parabéns em denunciar isso. É assim que deve ser.

    Embora muitos aqui neste país queiram negar e renegar, mas o NAZISMO existe no Brasil, está vivo e é feito por quem acha que o “Brasil” e o “Governo” lhes pertence por direito. Ou seja. a elite imperial e seus porta vozes: a mídia nativa. Lembrem-se que o PSDB não quer perder mais nenhuma eleição de jeito nenhum (seus integrantes já disseram isso e eles já constataram que não tem cacife para ganhar de Lula), portanto….

    Como em doses por conta gotas, o plano foi o seguinte:

    1º Dirceu (2012)

    2º Lula ( 2013)

    3º Dilma (2014)

    Por último, voltar ao poder (a presidência).

    Não duvidem NUNCA e de nenhuma forma disso aí.

    Minha opinião:
    SÒ no Brasil uma parte desta “imprensa” dá voz, notoriedade e moral à bandidos e, pior, TODOS, TODOS acham isso normal.

    Só no Brasil bandidos se escondem em redações de jornais e revistas, pautam matérias para atacar escancaradamente seus desafetos (incluindo aí suposições e mentiras), e usam o conceito de que a “imprensa precisa ser livre” para se desvencilhar de criticas e não pagar por isso – manipulando assim a consciência de seus leitores e das pessoas de bem deste país, que não atentam para a realidade de seus maquiavélicos planos e conluios. Pior ainda, SÓ no Brasil eles não ARCAM com as consequências disso na justiça ou tornam-se objeto de ação eficaz e efetiva no poder judiciário. As que vão pra lá morrem logo na casca e não há sequer “direito de resposta” para os que sofrem ataques.

    Só no Brasil jornalista e barão da imprensa desrespeitam as leis e são imunes à elas, sem que haja sequer qualquer movimento sensato por parte de quem tem a autoridade para levá-los a dar satisfações a sociedade e ao povo brasileiro por se aliarem com bandidos, ladrões e corruptos do Estado.

    Só no Brasil…

    Meu pai quando era vivo dizia: “quem se alia com bandido, BANDIDO também é.

    O plano não é só pra matar José Dirceu, Lula também.

    Eu estou indignado com isso.

    Muito indignado.

    .

  • Edu, a resposta está aqui:

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/para-entender-o-xadrez-da-politica-2

    A oposição quer levantar a fervura política, quer provocar um confronto em campo aberto, nas ruas, visando apenas criar um ambiente de instabilidade propício a golpes. Eu acho, sinceramente, que quem te ligou faz parte dessa oposição, com o objetivo de , nada mais, nada menos, fazer vc publicar, melhor ainda se com certo pânico. EU NÃO ACHO ESSA HISTÓRIA VEROSSÍMIL. Até porque Dirceu ainda pode ser inocentado. Mas, por hora, a condenação de agora (existe a possibilidade de reverter!) já deu a vitória necessária à oposição. Não tem nexo algum, a direita não chegaria a esse ponto de assassinar ninguém, isso se chama provocação política. Alegar que a oposição (PSDB ? PPS ? Faz sentido isso ?) quer assassinar alguém é uma acusação gravíssima, sem provas, e não havendo provas, acho que nem deveria ter sido dada a atenção para essa chamada telefônica!!!, nem deveria ter sido publicado, pois só retroalimenta o jogo.

    • Ô meu caro, de que serve prova nesse país? Se dependesse de prova, Dirceu, Genoíno e o núcleo do PT não estariam condenados no famigerado STF.

  • Impressiona tal fúria contra Dirceu. A dosimetria foi meticulosa no cálculo dos crimes inexistentes pra
    colocá-lo no regime fechado. O MP abusa do poder que tem!

  • escrevo após a decisão de não prender os reus até o fim do recesso como seria o logico; o fato de estarmos presenciando coisas impensáveis até recentemente, mas previsiveis em se tratando de alijar o pt da politica nacional, quando qualquer artificio ou arbitrariedade sera aceita, tanto pela midia como pela tal “elite”, da margem a paranoias como essa de uma trama entre o procurador geral e o presidente do supremo afim de assassinar o dirceu; é preciso não nos deixarmos levar por esse tipo de alarme que pode inclusive contribuir pra descabar para a violencia; se isso vier acontecer é tudo que a direita quer pra justificar “medidas de excessão”,

  • Ainda bem que o ministro JB na hora “h” amarelou diante das pressões e ponderações em relação ao ato inconsequente de prender José Dirceu antes da publicação do acordão do julgamento e dos recursos aos quais teria direito, e das sérias consequências que isso poderia acarretar.
    É sabido por todos que José Dirceu, homem que lutou contra a ditadura militar de 1964, é uma pessoas de muitos inimigos. E pessoas assim correm sério risco em ambientes de violência e volatilidade como as prisões.
    Pelo menos JB agiu com cerébro desta vez, diferentemente de como se comportou no julgamento da AP 470;

Deixe uma resposta