Investigação dos boatos sobre o Bolsa Família pode ser abafada

Análise

Desde a semana passada até o presente momento eclodiu uma crise política que ainda é pequena, mas que pode crescer. Ou não, caso o governo Dilma recue da investigação de boato sobre o Bolsa Família que gerou pânico em 12 Estados e em localidades do Rio de Janeiro.

Entre os dias 18 e 20 de maio, foi espalhado que o Bolsa Família seria extinto. Assim, centenas de milhares de pessoas acorreram, desesperadas, a agências da Caixa Econômica Federal para tentar sacar o que seria a última parcela do benefício.

Lá chegando, as vítimas conseguiram sacar o benefício e, algumas, até uma parcela a mais do que esperavam. Isso teria ocorrido porque a Caixa estaria promovendo alteração do cadastro de informações de todos os programas sociais que o banco administra.

Em coletiva de imprensa, Jorge Hereda, presidente da instituição, informou que seu sistema tinha acima de dez anos de vigência e, assim, precisava ser atualizado. Havia mais de 200 milhões de cadastros e, após a triagem, foram identificadas cerca de 1 milhão de famílias que teriam dois ou mais cadastros.

A Caixa, anteriormente, divulgou que antecipara pagamentos para o dia 19 de forma que os alarmados pelo boato não entrassem em pânico, mas, agora, desmentiu a informação, afirmando que os recursos já estavam disponíveis no dia 18.

Em resumo, o banco errou ao dizer que liberou o dinheiro para acalmar os alarmados pelo boato, que acorreram às suas agências no dia 19, sábado, data em que a informação falsa produziu os efeitos que se viu.

Esse erro motivou convite da oposição ao presidente da Caixa para ir ao Congresso dar explicações. Parlamentares do PSDB e do DEM insinuam que tal erro causou o pânico, não uma orquestração do boato.

A tese da oposição e da mídia é a de que, ao encontrar dinheiro depositado antes nas contas, as pessoas entraram em pânico. A antecipação seria sinônimo de que o programa iria acabar e, assim, uma vítima começou a dizer a tese à outra e todas se deixaram convencer por ela.

Todavia, a tese não explica porque só Pará, Piauí, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Amazonas, Tocantins e regiões localizadas do Rio de Janeiro foram atingidos se o Bolsa Família está presente no país inteiro.

O dinheiro que estava liberado nesses Estados, estava também naqueles em que não houve corrida às agências da Caixa. Por que nos Estados do Sul, do Sudeste e do Centro Oeste não houve a mesma corrida se a disponibilização do dinheiro ocorreu em todos os Estados?

Mais: como as vítimas do boato saberiam que o dinheiro foi disponibilizado antes do dia de costume? Para irem ao banco verificar se o dinheiro estava lá, seria preciso que tivessem motivo.

A tese da oposição e da mídia é a de que alguns encontrarem dinheiro antes da hora em suas contas fez com que começassem a espalhar que o benefício seria extinto (?).

Volta-se, assim, ao ponto de partida: a teoria, de novo, não explica por que no resto do país, apesar de ter ocorrido a mesma liberação antecipada do dinheiro que houve no Norte e no Nordeste, não ocorreu pânico.

Por enquanto, a mídia não assumiu a acusação que alguns de seus colunistas vêm fazendo ao governo de que este teria montado a farsa do boato a fim de demonstrar a importância do programa e acusar a oposição.

A tese de jornalistas como Ricardo Noblat ou Reinaldo Azevedo, entre outros, não é pouca coisa: a própria Dilma Rousseff, seus ministros e até o presidente do PT, Rui Falcão, estariam mancomunados nessa farsa.

Na oposição ainda não há uma acusação desabrida ao governo de ser o autor da farsa, mas oposicionistas endossam a tese de forma avulsa.

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que no primeiro momento desse caso insinuou que haveria envolvimento da oposição, encolheu-se. O ministro da Justiça despolitizou completamente o caso e o PT vem assistindo impassível às insinuações.

Contudo, notícia divulgada no fim de semana açulou os ânimos da oposição e da mídia: empresa de telemarketing do Rio estaria envolvida na disseminação de boatos.

Imediatamente, as acusações da oposição e da mídia, que vinham esmaecendo, recobraram vigor e foram parar no Jornal Nacional de ontem, além de nos blogs e portais.

A notícia sobre a empresa de telemarketing reforça a tese da orquestração que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, tem dito ser uma das hipóteses com as quais a Polícia Federal está trabalhando.

A tese da orquestração não é aceita pela mídia caso parta do governo, só vale quando a oposição a usa. E, assim mesmo, o que parece mais interessante a essa mídia é a tese de o boato ter surgido espontaneamente, por culpa da antecipação dos pagamentos pela Caixa.

No fim, o que se pretende é que fique o dito pelo não dito. O governo se convence de que, se insistir na investigação, a mídia e a oposição conseguirão inverter os fatos e, assim, desiste de ir até o fim.

O histórico do governo Dilma sugere capitulação, apesar de estarem surgindo cada vez mais informações curiosas sobre o caso, como a da empresa de telemarketing do Rio.

No fim do ano passado, o jornal O Globo pediu ao Ministério do Desenvolvimento Social que fornecesse a lista de beneficiários do Bolsa Família atendidos desde a criação do programa, em outubro de 2003.

Apesar de os dados figurarem no portal da transparência, lá não era possível saber quem entrou no programa quando foi criado e permanece nele até hoje. O governo acabou enviando esses dados ao jornal em março, fornecendo-lhe mais de 500 mil nomes.

Suspeita-se de que esse interesse do jornal pelo Bolsa Família teria relação com o boato sobre o fim do programa e de que seus autores ficaram sabendo da mudança nos cadastros da Caixa e se aproveitaram dela para desfechar o golpe.

No PT e no governo Dilma há quem defenda deixar o dito pelo não dito. Levar o caso adiante seria dar à mídia e à oposição o argumento de que o governo promove práticas ditatoriais contra os adversários.

Segundo esses setores do PT e do governo Dilma, a PF – que esse governo supostamente comanda – não irá apurar nada porque seria toda demo-tucana, apesar de ser o mesmo governo quem nomeia e demite do primeiro ao último homem da corporação.

A lógica, ao fim e ao cabo desta análise, sugere que a capitulação do governo nesse caso ensejará uma onda de ocorrências do mesmo tipo daqui até o processo eleitoral do ano que vem a fim de vender ao eleitorado que “o PT e Dilma” querem acabar com o Bolsa Família.

O “problema” é que essa investigação pode – apenas pode, mas pode – esbarrar em gente muito poderosa ligada à oposição e à mídia. Levá-la adiante seria um fato inédito desde 2003 até hoje, quando os governos Lula e Dilma capitularam em todos os enfrentamentos.

Menos no eleitoral, claro.

A grande pergunta que se faz, portanto, é se o governo Dilma e o PT, que estão cada vez mais encolhidos diante da gritaria da oposição e da mídia, mudarão de conduta de forma tão radical e, por fim, enfrentarão adversários que querem vencê-los por meio de golpes.

Se o fizerem e as suspeitas crescentes se confirmarem, haveria uma hecatombe política. O envolvimento de grandes partidos de oposição e até de algum grande grupo de comunicação, seria o maior escândalo político do século XXI no Brasil, acima do mensalão.

Façam suas apostas.

*

Veja, abaixo, entrevista coletiva do ministro da Justiça sobre o caso

 

152 comments

  • Isto não dará em nada. Não porque não haja nada para ser revelado, mas por puro medo do governo em investigar alguma coisa que possa atingir o PIG. Quanto a Polícia Federal, esta está sendo comandada pelo José Eduardo Cardozo, que vem a ser um dos paus mandados do Daniel Dantas (por aí pode-se imaginar a esbórnia que é este Ministério da Justiça). Nada prospera neste governo quando há necessidade de algum enfrentamento com a elite corrupta e reacionária deste país. O Lula e a Dilma tem muita coragem da falar quando estão no exterior: O Lula achou que poderia ser um tipo de negociador a nível internacional e tentou resolver a crise entre Irã e Estados Unidos causada por alegações de que o Irã fabrica armas nucleares. A Dilma deu até lição na Angela Merkel, quando insinuou que a Europa deveria seguir um modelo econômico parecido com o brasileiro. Aqui, no Brasil, eles se calam diante de qualquer menção de desagrado do PIG. Indicaram para os Tribunais Superiores e PGR somente pessoas reacionárias, com raras exceções, que hoje se viram contra o governo e contra eles (o Lula e a Dilma) próprios, chegando ao absurdo de quererem prender o Lula e de usarem a farsa do mensalão para colocarem alguns nomes históricos, não só do PT, mas também do Brasil, pois lutaram pela democracia deste país, atrás das grades.Termino (completamente desanimado com a situação política do Brasil), com um comentário do Mino carta aos estudantes da PUC-Campinas, com o qual concordo totalmete:
    “O diretor de redação da Carta Capital ainda condena os escolhidos pela presidente Dilma Roussef para compor a Comissão da Verdade. Na opinião de Mino Carta, os integrantes deveriam ser pessoas que estiveram envolvidas, sentiram os problemas. “E por que chama pilantras notórios? Nelson Jobim na comissão da verdade? Paulo Sérgio Pinheiro na comissão da verdade? José Carlos Dias na comissão da verdade? Isso é uma piada! Ou a Dona Dilma está confusa ou enganada, está sendo enganada ou está tudo errado”, defende o jornalista.”

    • Alberto, você me economizou palavras. Eu também acho que o governo do PT, infelizmente, mais uma vez vai botar a viola no saco e ficar quietinho.

    • Esta tudo muito claro,…… já mataram o comandante Chaves, todas as lideranças que não rezam direitinho a cartilha dos donos do mundo estão na mira, inclusive Lula e Dilma, é só saírem do roteiro que dançam( morrem de algum tipo de cancer, e menos suspeito do que um acidente) Eduardo Cardoso é um TUCANO e é por isso que fala tanto.

  • Caro Eduardo,

    Quer dizer que, na era FHC, quando uma investigação da PF não ia para frente era para encobrir alguma coisa errada do PSDB e de seus aliados; já na era Lula e Dilma, quando acontece a mesma coisa, então, novamente, é para não escancarar os malfeitos do PSDB e de seus aliados… Será mesmo? Será que o governo do PT é o único do mundo que quer abafar um escândalo que (segundo a sua análise) prejudicaria os seus adversários políticos?

    E só pra defender o Reinaldo: ele nunca atribuiu ao governo a origem do boato (mais recentemente, é verdade, ele indicou que as trapalhadas da CEF – não do governo – podem ter sido a causa de tudo). Antes disso, ele apenas havia apontado que atribuir, sem provas, o boato à oposição (como fez a Maria do Rosário) era tão absurdo e inverossímil quanto atribuí-lo ao governo. (http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-mais-nova-penultima-bobagem-de-maria-do-rosario/).

    • Na era FHC as investigações da PF não iam pra frente porque simplesmente a PF não estava preparada e não tinha recursos. Não existia nem dinheiro para a gasolina das viaturas enferrujadas.

    • Ao contrário do que escreveu José Iran, suspeitar que o boato terrorista foi coisa da oposição e de sua mídia não é um absurdo: é a lógica. basta ligar os pontinhos. Ver os antecedentes desse pessoal nessa área de boatos, escutas clandestinas, montagem de dossiês… Ver a entrevistas dos oposicionistas criticando o Bolsa Família exatamente nesses dias. Tudo orquestrado… A própria tentativa de desviar o foco do crime cometido para os problemas operacionais da CEF, corroboram o que eles – oposicionistas e sua mídia – pretendem.
      A coisa está cristalina.
      O que não está e está muito embaçado é essa postura muito mansa dos políticos do PT. Não digo da Dilma que tem que manter uma postura de estadista. Mas dos deputados e senadores. E mesmo de alguns ministros, que deveriam, no mínimo, serem mais incisivos.
      É compreensível que quem esteja no poder quer manter a governabilidade e a estabilidade, não querendo que surjam crises políticas graves, que acabam desaguando na economia. Mas há um limite…
      Pois para a oposição vale exatamente o contrário: quanto mais criar problemas e desestabilizar o governo, melhor.
      Daí que a falta de reação do PT e da base aliada, incentiva a oposição a continuar e ampliar o seu jogo sujo.
      E uma espécie de cheque em branco para a oposição: vocês podem aprontar, cometer crimes, terrorismo etc… que nós vamos ficar quietos.
      Isso é muito perigoso.

      • É óóóóóóóóóóóóbvio que existe uma orquestração para acabar com o PT, e podem ter certeza, o buraco é muuuuuuuuuuiiittoooo mais em baixo, tem um poder muito grande por trás de tucanos, mídia, dem, stf, mp, e por aí vai. Eles são tão cínicos, que é impossível alguém não notar.

      • Mas me parece que a motivação para criar um boato desse é de tal forma inefável que não imagino que um ator político (situação ou oposição) acreditasse por algum segundo na possibilidade de extrair qualquer vantagem política desse fato. Digam-me um motivo (um motivo minimamente plausível) e então eu irei compartilhar dessas crenças conspiracionistas com o maior prazer. Contudo, até agora não vejo como esses pontos podem se ligar para formar um desenho coerente.

  • Caro Eduardo, infelizmente não ponho muita fé na conclusão das investigações. Inacreditavelmente nosso governo é frouxo. Votei em Dilma, continuarei votando – até mesmo porque a opção do outro lado é infinitamente mais desastrosa – mas não posso deixar de registrar meu desencanto. Nossa presidenta parece querer se satisfazer aparecendo dando entrevistas ao PIG, mostrando como gosta de programas antigos da Globo. É difícil.

  • Fica vermelha cara sem vergonha !!!!

    Pois é, e eu já faço outra leitura de MAIS este caso.

    Pra mim o recuo implicará em ASSUNÇÃO DE CULPA do governo e equipe de DILMA, simples assim.

    Sinceramente, não sei o que mais temo, se ser governado por mentirosos, MANIPULADORES, trapaceiros, criminosos, corruptos, delinquentes e FAZEDORES de escândalos ..ou se por fracos, COVARDES e incompetentes.

    Recuar, assim como se recuou na defesa de PRINCÍPIOS, projetos e promessas, ou no caso da foto, ficha e dossies contra DILMA, na CPI do “cachoeira/Delta”, na tentativa de responsabilização CRIMINAL da mídia diante de episódios como a febre aftosa e amarela, nas tentativas de criação de pânico como o apagão, nos acidentes de avião, no ENEN e no livro contra JOSÉ bolinha SERRA, ou na ausência de uma apuração sobre o que se passou com a privataria e BANESTADO por exemplo ??!!..

    ..desculpe, mas este excesso de COVARDIA e inconsequência – que vem desde os tempos da “carta aos brasileiros” – tudo isso me sinaliza anuência, e se não a CULPA potencial, ao menos uma tentativa aética de se capitalizar com o crime (ou seja, pela omissão, dissidia e/ou prevaricação), ou de se somar dossies que busquem num outro momento a CHANTAGEM ou a “cooptação política forçada”. (que tal com o mensalão, hein ??)

    Sei lá ..do que sei é que nada sei ..e se sei, às vezes pra não sofrer preferia não saber

    ..em poucas horas sendo obrigado a ler aqui apelos cristãos pra que um INSUFLADOR IRRESPONSÁVEL e criminoso como ROBERTO CIVITA “descanse em paz”, mesmo ele que foi sem ter tido tempo de pagar..

    ..e agora mais esta, ter que ler que pela SOMA de provas “incontestáveis” contra determinada empresa de comunicação, que não restaria a esta FACÇÃO palaciana e seus colaboradores outra opção que não a de deixar eventuais bandidos em paz.

    ..é muita desfaçatez e HIPOCRISIA pra mim viu ??!!

    nota – e que mais esta tese do Eduardinho sirva como PROVA do que venho dizendo a anos ..a de que a este governo não interessa mudar coisa nenhuma, mas sim FATURAR com as nossas mazelas ..que a ele interessa manter vivo e/ou CRIAR eventuais opositores e factóides ..destes que dissimulam suas incompetências e perpetuam embates fantasiosos e dicotomias forjadas na base da mentira e da boataria, da maldade, mesmo que a custa da cisão MORAL duma Nação inteira.

    ..ao inferno com todos !!! principalmente com os COVARDES que nos atrasam e abalam nossas crenças na busca por melhores dias e práticas republicanas e cidadãs

    http://www.youtube.com/watch?v=aabjGLq2h5A

  • Nao vai adiante porque chegaria na Globo, no Sérgio Cabral, na Band, no Geddel, então, e importante pagar o pato o Hereda. A intenção e nao chegar neles, porque se chegar, saberá que políticos e imprensa invadem, rastreiam pessoas dos ditos blogs sujos e ouvem suas conversas, tb. Simples assim. Eu nunca acreditei que a PF do Cardozo fosse adiante e nao ira. Nisso eu concordo com voce.

    Outra coisa, uso a razão de a PF vazar para a Globo. Ainda há pouco ouvi um malabarismo do Boechato nessa tese aí que voce cita, que mostra o quanto eles subestimam p povo brasileiro. Qual a razão disso? A Band, Boechat tb invade computadores e tem escutas clandestinas.

    A direita faz uso disso, junto com a mídia. Se quiser, dou o meu computador para qualquer especialista nisso e verão que eles acessam o meu e grampeiam o meu fone. Eu dispus a PF o meu computador, mas ninguém me ligou. Sim, pr tenho consciência e sei do que falo.

  • Penso que aqueles que organizaram o boato é que não sabiam do movimento interno da Caixa na atualização dos cadastros .Este “suposto erro” salvou do desastre que seria se as pessoas não tivessem encontrado o dinheiro disponível pra o saque. O objetivo , parece-me ,seria provocar uma reação violenta da população desesperada com o fim do benefício .Essa explicação do presidente da Caixa ,não faz sentido ,uma vez que não havia necessidade de dizer que havia dinheiro disponível para saque antes da data do calendário que existe .A tese da oposição não me convence também . O menor interessado para fazer uma coisa desta seria o governo , uma vez que o programa é do agrado da população que dele se beneficia .Tem mesmo alguma coisa suspeita nesse negócio. Espero que seja esclarecida.

  • A oposição quer “esculhambar” de qualquer jeito, eles não têm mais algo a perder. Estão partindo para cima de qualquer forma, até criminalmente, pois sabem que para eles não punição. O poder destes elementos é maior do que pensávamos. Há um grande esquema armado para o golpe. Jogo baixo e trapaças vêm aí, preparem-se.

    O governo não quer se indispor e provocar crises, que é o que a oposição quer. Tumultuar é a única saída para estes marginais. E o pior, com uma possível PF de direita aparelhada fica difícil mudar a situação. O STF e o MP já são do PIG/DEM/PSDB/PPS. Cada vez mais a forças obscuras vão mostrando suas caras.

  • A princípio, não mudará nada quanto a preferência dessas pessoas pelo governo de Dilma. Só a oposição vai babar de raiva. Quanto a possibilidade de ensaio, só se o governo de Dilma quis mesmo testar o quanto as pessoas beneficiadas dão importância ao adicional da renda familiar. Assim, com esse susto fica melhor nos discursos de palanque para acusar a oposição de extinguir o Bolsa Família. Se elas estavam acomodadas e recebendo todo o mês, como a luz do Sol que nunca se extingue, agora ficarão atentas para ver se alguém vai tirar esse benefício.

  • A sua versão é a mais verossímil.

    Todos os outros protagonistas desta lambança da Caixa estão delirando.

    Inclusive, se o Presidente da Caixa tivesse lido seu Blog ele não teria que vir a público se desculpar pela merda que fez.

    • Hahha. É a mais lógica das verdades.

      E outra, quem tem vontade verdadeira de ir a fundo e verificar quem foi que criou o boato é a oposição, não o governo.

      Ora, se foi uma empresa de telemarketing a criadora de tudo, DIVULGUEM logo a informação. Eu e o Brasil inteiro quer SABER. Quem não deve, não teme. E quem teme é tão-somente o governo.

      O blogueiro INVERTE completamente as coisas.

  • Ate quando o PT vai continuar sendo um partido acuado e vacilante? Chega cambada de frouxos e cagões, vamos enfrentar esta midia, vagabunda e este PMDB sem vergonha chupa sangue FDP, aposto que ai tem as digitais do Gediel.

  • A ilusão dos governos de centro-esquerda é que tudo se resolve quando se evita “comprar briga”. Era bem o jeito que o João Goulart agia, assim como Salvador Allende.

    A direita é implacável. A dança da direita é assim: você dá um passo atrás, eu dou dois passos à frente.

    • como ? O João, com MINORIA de votos (36%, sempre é bom lembrar), SEM ter sido eleito pra fazer as mudanças que dizia(o escolheram pra ser um IMPRESTÁVEL vice, esta é a verdade) ..sem dizer com quem caminhava e o que pretendia ..ele não provocou ? ..o dóh ? ..que inocente

    • Ohhh judiação.

      Como é sofrido ser progressista com governo de extrema esquerda com 96% de aprovação.

      Ohhh…dó….ó..sofrimento…ó desgraça.

      Tadinhos…morro de peninha

  • Apostamos que a Presidente Dilma tomará, LOGO APÓS ASSISTIR A REAPRESENTAÇÃO DE “VIVA O GORDO”, medidas enérgicas para deixar tudo como está pra ver como é que fica.
    A Presidente Dilma já acionou, via telefone, Fernanda Montenegro para que ela oriente o Zé Cardoso ministro da…, do que mesmo? no sentido de investigar a Sabrina Sato e o cuecão vermelho do Eduardo Suplicio Senador.
    E, corajosamente, Dilma colocou prazo para tudo isso terminar, ou seja, nos próximos 50 anos. Prorrogáveis só por mais 50 anos.
    É uma beleza só!

  • O que chama a atencao na foto do post eh o “perfil famelico” das pessoas. Sem duvida alguma, todas miseraveis e dependentes do Bolsa Familia para sobreviver….caso contrario nao teriam como comprar comida para colocar na mesa.
    E o boato soh se espalhou tao rapido porque, eh obvio, as pessoas passaram a usar os telefones publicos para falarem entre si, pois sao tao miseraveis que nem sequer se poderia imaginar que alquem que depende do Bolsa Familia para “sobreviver” consiga ter condicoes financeiras para ter um celular, fazer deposito na poupanca do marido ou comprar uma calca de R$ 300,00 p/ a filha, conforme elas proprias declararam.
    🙂

    • No blog do Reinaldo pode-se ver dois videos; no primeiro uma mulher diz que tinha ido na Caixa para depositar na poupança do marido quando resolveu passar seu cartão bolsa familia. Surpresa, constatou que estava pagando dois meses.

      No segundo video uma mulher reclama que ganha R$134,00 já fazem oito anos e que esse dinheiro não dá para comprar uma calça jeans para sua filha de 16 anos pois custa R$ 300,00..

      Você não gostaria de reformular seu comentário ?

  • Enquanto não aprendermos a eleger executivo e legislaivo clara e fortemente afinados entre si, viveremos essa balbúrdia. A direitona retrógrada, escravagista, egoísta, não admite perder centavos em favor dos mais pobres, nem dividir migalhas de poder com organizações populares.

    Nossos presidentes, governadores e prefeitos são obrigados a conviver com a escória política que nós, eleitores, colocamos nas casas legislativas.

    É preciso fortalecer a ideia de partido, tanto junto à classe política quanto ao eleitorado, começando pela redução do número de partidos hoje existente, a maioria sem a menor identidade ideológica, tanto que muitos eleitos saltitam de um partido para outro conforme conveniências de momento e quase sempre pessoais.

    Como dizem que disse Zeca Pagodinho: dá nojo.

    • Em 2014, temos que escolher muito bem os candidatos (de qualquer partido), pois mesmo o PT e o PCdoB, supostamente partidos “ideológicos”, têm pessoas de variado espectro político. O PT tem o Mercadante, que verteu lágrimas pelo “seu Frias”, e tem Dr. Rosinha, que defende a democratização das comunicações.

  • Muito interessante as reações de pessoas como o anônimo MarcRJ. Para esses teleguiados demotucanos, os pobres têm que ter aparência miserável, como na época de FHC.

    A realidade é outra. Aliás, o Bolsa-Família está, inclusive estimulando o micro-empreendedorismo. Mulheres que não precisam ficar desesperadas para saber o que dar de comer aos filhos podem se dedicar a atividades como reciclagem de alumínio, formando cooperativas (já está acontecendo), ou artesanato, costura, etc. Essa é uma das principais portas de saída do programa no Nordeste. Quando a renda dessas cooperativas e pequenos empreendimentos atinge o patamar adequado, os beneficiários não precisam mais do Bolsa-Família.

    A direita reclama do Bolsa-Família, mas acha normal o BNDES emprestar dinheiro para “alavancar” empresas como Votorantim, FIAT e outras.

      • Caro amigo Roberto, não perca seu tempo em responder a um Sr. ou Sra. que não tem coragem nem de dizer o nome. Esta pessoa não esta com vontade de estabelecer um debate sério desprovido de preconceitos.

    • Vc acredita mesmo no que escreve, Locatelli?
      Estimular o micro-empreendedorismo por meio do Bolsa Familia seria puro desvio de finalidade. Na verdade, uma desculpa para o governo manter o ativo eleitoral que conseguiu criar com o Bolsa Familia.
      Essa sua fala das familias deixando o programa nao passa de chute!
      E realmente, o BNDES faz o certo ao investir recursos em empresas que promovem o desenvolvimento nacional….o problema eh quando o BNDES manda dinheiro a fundo perdido p/ ser enterrado em Cuba ou na Venezuela em algum projeto que soh Deus sabe se vai acontecer ou nao.

      • O Bolsa Família é uma JOSTA. Não exatamente por ser um programa de redistribuição de renda, mas por ser um programa feito para que as pessoas dependam dele e não pra que o deixem o mais rápido possível. O que reforça seu papel como formador de curral eleitoral. Medidas de redistribuição e imposto de renda negativo já foram defendidas até por Milton Friedman, haja vista o fato óbvio de que a partir de um estado de franca e total miséria jamais se criará desenvolvimento. Acontece que o governo NÃO CRIA vias reais de desenvolvimento à população. Falta escola, ensino técnico, universidade, liberdade, empreendedorismo, e sobra burocracia, impostos, entraves estatais. A verdade é que ao beneficiário resta como opção uma informalidade minimamente lucrativa ao lado do dinheiro pingado do programa, porque ele não tem qualificação, não tem perspectivas futuras boas o suficiente pra arranjar coisa melhor com carteira assinada. Se o sistema funcionasse de fato ele seria dotado de extrema ROTATIVIDADE, vincularia o benefício a algum curso/ensino profissionalizante e ao emprego formal. Ter APENAS 12% de pessoas saindo do programa após 10 anos só mostra o quão ineficiente ele é, até porque certa e obviamente as famílias que abriram mão o fizeram por honestidade e mérito pessoal, e não porque efetivamente conquistaram um padrão de vida de nível almejado em países sérios. Se não melhoramos educação, saúde e emprego formal o Bolsa Família é completamente inútil. E já comprovaram em um estudo: quem é beneficiário trabalha tantas horas semanais quanto quem não trabalha, mas tem uma taxa de informalidade consideravelmente maior.

      • “Estimular o micro-empreendedorismo por meio do Bolsa Familia seria puro desvio de finalidade. Na verdade, uma desculpa para o governo manter o ativo eleitoral que conseguiu criar com o Bolsa Familia.”

        Não cabe nem a questão de desvio de finalidade, pois o BF não tem realmente esta intenção, mas ele acaba estimulando o micro-empreendedorismo, o que é altamente positivo para a economia e para a redistribuição de renda.

        Outra falácia é dizer que o BF tem caráter eleitoral, isto acaba sendo, “nos finalmentes”, o mesmo que chamar o beneficiário de vagabundo, quando na verdade é um plano de segurança alimentar de longo prazo, com a intenção de colocar os filhos dos beneficiários na escola e na periodicidade das campanhas de vacinação e saúde.

        http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/05/familias-abandonam-bolsa-familia.html

        http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2013/05/mortalidade-infantil-no-pais-reduziu-17-apos-bolsa-familia-aponta-estudo-1810.html

        Eu não preciso do Bolsa Família, mas voto nos governos que os mantém.

        • Engraçado que eles vivem falando da “porta de saída”. Aí eu mostro um vídeo em que uma mulher diz claramente que seu objetivo é que seu trabalho de costureira em breve a dispense do BF. Aí eles ficam incomodados.

  • Mais do mesmo, o governo acuado perante a força e o poder da mídia, no mais continuo achando pífia a maneira com que esse governo se comunica, a oposição deita e rola na cama do governo, vai entender, no mais só sei que nada sei.

  • Como Noblat foi o primeiro a vestir a carapuça depois da fala da ministra Maria do Rosário, para mim não resta dúvida: o terrorismo vem mais uma vez da golpista Globo.

  • Segundo a Caixa, os beneficiários somente foram contatados a partir de segunda-feira, 20. Por SMS, 2,588 milhões de celulares, de usuários de 13 Estados, receberam às 20h a seguinte mensagem: “A Caixa informa: o Bolsa Família está sendo pago normalmente, de acordo com o calendário de pagamentos. Não acredite em “http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/caixa-e-governo-admitem-erro-ao-tratar-dos-boatos-sobre-bolsa-fam%C3%ADlia E agora José

  • Eduardo. Anote o que eu digo: a oposição não vai ganhar a eleição de 2014 a Dilma é que vai perder. Estou de saco cheio de tanta inocência e covardia do Governo e do PT.

    Será que alguém pode me responder a uma singela pergunta:

    O PT TEM ALGUM SENADOR OU DEPUTADO FEDERAL ELEITO??????? SE TEM SÃO TÃO QUETINHOS….

    • Jose Marcos, os melhores senadores “petistas” são Roberto Requião (PMDB-PR) e, quem diria, Collor (PTB-AL). Eles apontam as ligações do Gurgel com Cachoeira, mostram as canalhices da Globo, exigem que Policarpo seja indiciado. Enquanto isso, Suplicy faz o obituário lacrimoso do Rupert Civita. E o senador (hoje Ministro) Mercadante faz o obituário também lacrimoso do “seu Frias”.

  • Os sucessivos “amarelamentos” do PT, de seus governantes e parlamentares, agridem os eleitores, pois fica cada vez mais a impressão de que esses mandatários não se portam como legitimamente eleitos, mas como quem foi brindado com concessões da Direita Tucano-Midiática , diante da qual os petistas tem sempre que se ajoelhar.

  • Se o PCC Destro-Midiático levar a melhor no atentado ao Bolsa Família, esse esquema criminoso vai golpear de morte o ENEM, etc. Escrevam…

  • “No fim, o que se pretende é que fique o dito pelo não dito. O governo se convence de que, se insistir na investigação, a mídia e a oposição conseguirão inverter os fatos e, assim, desiste de ir até o fim”

    Que tese curiosa: O governo desiste de investigar, pois mídia e oposição podem inverter os fatos!!

    Ora sr. Eduardo, o sr. é que inverte os fatos, pois sabemos que quando alguém desiste de investigar, é que sabe que pode descobrir o que não lhe convém.

    • “Ora sr. Eduardo, o sr. é que inverte os fatos, pois sabemos que quando alguém desiste de investigar, é que sabe que pode descobrir o que não lhe convém.”

      Eu diria que isto seria verdade se não tivéssemos um PIG tão trapaceiro e poderoso como temos neste país. Aliás, existem outras mil situações que o governo e o PT poderiam bater de frente com o PIG/DEM/PSDB/PPS, cheia de provas de ofício, mas não faz, porque prefere deixar como está. Se for verdade o que vc acha, por que o PIG também não incentiva a investigação, já lança a tese de que foi o governo o responsável pelo ato criminoso?

  • Eu quero antes de fazer qualquer especulação que sou neurotica com tendencia psicotica diagnosticada com laudo médico e tudo.
    Tudo que eu disser pode até ser usado contra mim no tribunal, mas meu psiquiatra será acionado viu.

    Tem algo que está me incomodando por um lado e tranquilizando por outro:

    A postura do Eduardo Campos.
    Ele e sua turma estão fazendo um tal terrorismo de oposição que eu vou te contar. É MUITO ESTRANHO

    1- Aquela historia de ir ao STF contra a fidelidade partidária
    2- Aquela carta- declaração contra o governo Dilma
    3-Aquele pronunciamento no horário eleitoral
    4 – E a ultima perola (essa de fazer ARREPIAR , depois de tudo que aconteceu no fatídico sábado-negro) de Eduardo Campos .
    http://www.brasil247.com/+heio4
    “Vemos as filhas do Bolsa Família serem mães do Bolsa Família. Vamos assistir a elas serem avós? …¨

    Mas como Eduardo Campos faz uma besteira dessas, ou não seria uma besteira, seria algo articulado?

    Esse foi o lado golpista, mas tem o resultado bumerangue
    1- O projeto de lei que parou de tramitar no Senado foi projeto do Dem. Quando o PSB entrou com o pedido no STF todo mundo sabia que daria errado e eles não viram.
    ACM neto já se diz neutro para a eleição de 2014, diz que não apoiará Aécio, duvido que entrará do bonde do Eduardo tampouco, afinal foi o DEM que mais perdeu nessa historia do PSD, então paralisar o processo no Senado agradaria a quem? PSD Nacional também não caiu no conto do Eduardo nem do Aécio e já diz que vai sim em 2014 no colo da Dilma.

    2- Eduardo pegou pesado na carta e depois teve que amaciar no horário eleitoral

    3 – Na sua ultima aparição na TV em horário eleitoral já estava mais manso. Até aí todo mundo sabe porque. Foi tão fraco quanto leite aguado.

    4- Agora voltar a carga contra o Bolsa-familia mesmo com a desculpa de que educação é que liberta? Tudo bem, mas nesse momento tão delicado de investigação federal, por que? Cara, ou esse Eduardo Campos é um completo idiota, ou tem mais coisa na jogada

    Então fica assim, Dilma até agora ganhou todas sem nenhuma bala disparada, sem nenhuma noite mal dormida. Está atenta a tudo e como muita gente já disse: E se a CAIXA não tivesse dinheiro suficiente nas agencias para bancar os beneficiários, o que ocorreria?
    Acho sim, que de repente , o Governo estava ligado na boataria e tomou todos os cuidados para evitar o pior e pode ter certeza que o pior poderia sim acontecer se o cara voltasse para casa sem dinheiro como bem lembrou o Gerson.

    • Sobre a fala do Eduardo Campos “…educacao eh que liberta…”.
      Ele deveria experimentar ir para a escola com fome para ver se conseguiria aprender alguma coisa.
      Eh cada uma…

  • Edu,
    estou postando aqui pois procurei no seu blog e nao entendi como colocar um post novo.

    está sendo distribuido nas reuniões de famílias um vídeo que denuncia o governo do PT na gestão de escolas referente a educaçao sexual. O vídeo está no link http://youtu.be/BKWc0sUOvVM

    e o seu contraponto está no link abaixo
    http://www.genizahvirtual.com/2013/05/professora-da-metodista-refuta-o-video.html

    O PT deveria acordar para esse tipo de campanha as vesperas de uma nova eleiçao.

  • Como há diversos comentários atacando o Bolsa-Família, lembro alguns fatos:

    Elogiado por órgãos como o Banco Mundial, a ONU e até o FMI (!!), o Bolsa Família expandiu-se para diversos países. Foi adotado no Equador, México, Venezuela, Bolívia, Peru, e outros. Recomendado pela ONU, foi levado para a África (África do Sul, Gana e Egito); e para a Turquia, Paquistão, Bangladesh e Indonésia, na Ásia. Hillary Clinton manifestou a intenção de aplicá-lo nos EUA, país que tem 50 milhões de cidadãos abaixo da linha da pobreza.

  • O tal do PIG é poderoso mesmo né… promove uma esquizofrenia na comunicação social do pais… hipnotiza todo mundo pela televisão… é só o governo que tem medo da Globo? Eu acho que o pais inteiro tem medo dela…

    • Olha, a Blogosfera Progressista não tem, não. Entre nos sites do PHA, Azenha, Nassif, ou aqui no Cidadania, e você verá que o que é necessário ser dito é dito.

      No senado temos dois senadores que não têm medo da Globo: Roberto Requião e Collor.

      Na Câmara há muitos deputados que não têm medo da Globo. Isso inclui até mesmo alguns do PT.

  • Duas coisas não entram na minha cabeça de jeito nenhum. As pessoas acharam que a Bolsa ia acbar por que houve adiantamento?! Qual a lógica disso?!
    E a outra é, “parte do PT quer que fique o dito pelo não dito porque a PF não vai investigar nada, pois é toda demo-tucana” . Milhões de sinais de interrogação e exclamação, Edu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Pois é, falando em banda tucana inflitrada no governo do PT (?) Sabe-se que tem na PF e no BB. Parece que tem na Caixa também, né?
    Vazaram para O Globo, e Noblat vazou para o Alvaro Dias. Elementar meu caro, Edu

  • Lá já há algo parecido, os food stamps. Não sei quais as diferenças ou semelhanças com o Bolsa-Família do Brasil. Mas no dia que aquela casa branca da av. Pennsylvania, 1600, em Washington, adotar o modelo brasileiro, quem sabe os bundões e os bundinhas sujas daqui fiquem quietos, pois eles acham chique os programas sociais na França, na Alemanha e nos Estados Unidos, mas tem “horror!” dos programas sociais brasileiros.

    http://radioamliberdade.blogspot.com.br/2010/11/versao-bolsa-familia-nos-estados.html

    • Exatamente, Carlos.

      No Canada existe o Food Bank (qualquer pessoa se cadastra e pode pegar semanalmente alimentos que sao doados por empresas e cidadaos comuns) e tambem o programa de welfare/social assistance.
      Este ultimo da o dinheiro para as pessoas que nao estao trabalhando ou que nao podem trabalhar. Sao varios os criterios.
      Mas se eu, por exemplo, perder meu emprego e mesmo depois de receber o seguro-desemprego a que tenho direito continuar desempregada, terei direito a receber essa assistencia financeira ate conseguir me equilibrar. O dinheiro dado eh para o pagamento do aluguel e de alimentacao. Eh claro que nao eh suficiente, mas ja eh alguma coisa.
      Em contrapartida, se eu estiver recebendo esse auxilio tenho que estar estudando periodo integral ou engajada em programas para procura de trabalho.
      Em Toronto, uma pessoa solteira recebe o valor maximo de 606.00 dolares canadenses. Parece muito, mas nao eh. Eh muito dificil encontrar um quarto para morar (dividindo o banheiro e cozinha com outras pessoas) por menos de $350.00/mes. Alem disso, os alimentos sao bem caros e o transporte tambem (3.00 dolares canadenses).
      Os brasileiros que moram aqui no Canada consideram os programas sociais maravilhosos e muitos usufruem deles.
      Agora, quando eh no Brasil, os programas sociais sao para estimular a preguica, a vagabundagem.
      Essa, para mim, eh a maior demonstracao do complexo de vira-latas e da cultura de casa grande e senzala.
      E nas redes sociais muitos dos que aqui vivem tem a coragem de criticar o programa Bolsa Familia.
      Vai entender…

  • Só consigo dizer o seguinte: lamentável a entrevista do presidente da CEF – Sr.Jorge Heredia! Também desisti de assistir este vídeo do ministro da Justiça, consegui assistir até o ponto que falou sozinho sem as perguntas dos jornalistas! Não me passa pela cabeça um ministro “pisando em ovos” diante de fatos como este! Se não há nada concluído, melhor ficar de boca fechada! Ah, que falta faz um porta-voz competente! Estamos perdendo os anéis, daqui a pouco, perderemos os dedos! NÃO podemos deixar isto acontecer, de jeito nenhum! Presidenta Dilma, pelo amor que tem ao País, isto NÃO pode continuar……..

    • Deveriam estar esquálidos ou morrendo de inanição?

      Dinheiro público bom é dinheiro público indo para os bancos ou pro bolso dos rentistas, via altos juros, para depois, por caridade, ser distribuído a né?

      Vc tem um carvão no lugar do coração ou essas asneiras te um propósito de agradar o patrão?

      • Pois é, Augusto!
        Esse fato tem me preocupado muito, também! O quanto os brasileiros das classes menos favorecidas estão engordando, tornando-se obesos e as implicações futuras na saúde dessas pessoas. Mas ao contrário de vc, que acredita que excesso de peso é sinal de vagabundagem, eu me preocupo com a péssima qualidade do alimento que lhes é disponibilizado.
        Sabe, Augusto, pq boa parte das pessoas das classes D e E estão acima do peso?
        – Pq comem doses cavalares de carboidratos pobres. Sem qualquer nutriente agregado. Já viu quais são os componentes de uma cesta básica que em geral é a base da alimentação mensal desses brasileiros?
        Carboidratos são baratos, meu caro! Há inúmeros estudos que mostram que a alimentação do brasileiro é pobre de proteinas, fibras, etc.
        Uma alimentação baseada em carboidrato gera pré-condições futuras para obesidade, hipertensão, diabetes ou seja, patologias que tem explodido nos centros de atendimento à saúde do país.
        O número de crianças obesas tem aumentado e muito nas classes economicamente mais baixas e isso é sério.
        Não ironize a pobreza do outro, Augusto. Honre, ou pelo menos tente honrar, essa bandeira que vc usa no seu perfil, pq ela é minha também e não admito que seja utilizada de modo inconsequente!

        • Marina como alguem como esse patife que se apresenta com a alcunha de Augusto vai honrar alguma coisa,se honta é uma coisa que ele não tem?Esse cafageste desonra isso sim a bandeira nacional.E quem garante que um canalha como ele não ajudou a propalar o boato do fim do Bolsa Familia?Quem acusa não tem obrigação de provar nada,mas quem é acusado que prove que é inocente.Não foi assim na AP 470,quando inverteram o onus da prova para condenarem José Dirceu e Genoino?Quando a direita não comete crimes diretamente,paga alguem para comete los.Não foi assim com os ministros do STF?Tambem foi assim com o boato do fim do bolsa familia.

        • Marina, Você não entendeu nada. Não estou questionando o fato de as pessoas estarem comendo bem ou não. Isso não vem ao caso. O que eu estou apontado é que essas pessoas não precisam do bolsa família. São pessoas saudáveis, com um nível elementar e até razoável de educação, logo poderiam estar trabalhando na lavoura, na agricultura, nas estradas, enfim, contribuindo com o país e, mais ainda, com elas mesmas. A única coisa boa desse episódio foi mostrar o que o bolsa família realmente é: o maior programa de compra de votos do mundo. Tanto é verdade que a preocupação dos “progressistas” é com a repercussão que o caso terá na eleição de 2014, não propriamente com as pessoas que necessitam (necessitam???) do bolsa família. Chegou-se a sugerir que Dilma deveria convocar cadeia nacional de rádio e televisão para falar sobre o assunto. Motivo? Possível perda de votos em 2014… Preciso falar mais?

          • Bem, se o governo agrada a gente que passava fome e agora tem aparência saudável a ponto de poder trabalhar nas estradas e nas lavouras, que assim seja e que o governo continue agradando o povo para que este continue votando nele. Afinal de contas, o governo tem que agradar o povo e não aos banqueiros com juros altos e PROER.

            P.s: é só isto que este capanga direitóide acha que o povo é capaz, além de deturpar o verdadeiro sentido do BF, que é a matrícula dos filhos dos beneficiários na escola e na assiduidade nos programas de vacinação, para que um dia, a nova geração tenha mais condições e possam galgar profissões além de um lavrador ou de um pedreiro, e mesmo sendo um trabalhador braçal, que o seja com um bom nível de educação.

            Outra coisa, este elemento induz ao pensamento de que o povo é vagabundo e que quer viver da mamata do BF sem trabalhar. Deixa este elemento dos 4% achar isto, pois assim vão perder mais outra.

  • Gente, não podem abaixar a cabeça mais uma vez, até quando o PT vai ser bunda mole assim?!

    Façam a investigação, venham a público falar que o boato do fim da BF nada tem a ver com o adiantamento do benefício que a Caixa fez, que o buraco é mais embaixo e que se tratou de um esquema pra minar novamente o BF e a credibilidade do governo, exponham os verdadeiros safados por trás disso, sejam eles do PiG ou da oposição, acorda PT!!!

  • Estão transformando uma medida da Caixa (adiantamento dos benefícios) em uma arapuca para o governo, imagina se a Caixa não tivesse feito isso e as pessoas movidas pelo boato chegassem as agências e não pudessem sacar o dinheiro, na minha visão isso seria o objetivo do grande esquema de boatos: mostrar as pessoas depredando as agências, ‘o caos da BF’, jogar a população do norte e nordeste (que apoia o PT) contra Dilma!

  • É lamentável ver uma empresa do tamanho da CAIXA com esse tipo de problema: mentindo e sonegando informação. Temos que agradecer a Folha de SP que correu atrás da verdade, aí não teve jeito pra CAIXA, tiveram que pedir desculpas.

    Lembrei do epsódio do caseiro, onde o Pallocci e o Jorge Mattoso(então presidente da CAIXA), violaram a conta do caseiro.

    Sobre o seu último parágrafo, você tem informação previlegiada ou é especulação???

  • Eduardo

    As informações são tão contraditórias, que penso que as investigações acabarão em pizza.
    O Ministro da Justiça deve informações oficiais ao povo.
    Afinal, a quem a Polícia Federal está subordinada?

  • Sr. Eduardo ao fim de 10 anos de governo, com a presidente e muitos ministros de mãos dadas com a globo, enriquecendo os proprios algozes e maldizento os blogueiros (segundo um posto do Renato Rovai) só posso chegar a conclusão que esse governo só tem cabeça oca e merece ser massacrado pelo pig; tem que ter muita paciencia para se votar num governo trabalhista que se esforça em barrar todas as votações de interesse dos trabalhadores, aposentados e funcionalismo, dá muito dinheiro para empresarios, mas mesmo assim apanha como cachorro sem dono; esse pessoal do governo tem sindrome de estocolmo, alguns tem que ser internados e outros só querem mesmo se eleger ou eleger parentes; vergonhoso, votei no Lula em todas as vezes, votei na Dilma com um pé atras, e após toda a frustração para eleger um governo trabalhista esse pessoal governar com medo.

  • Todo mundo sabe quem associado a quem disseminou o boato desumano e criminoso sobre o fim do bolsa familia.Eu não vou dar nome aos bois porque todo mundo é suficientemente bem informado para saber a que entidades ou pessoas me refiro.Basta dizer que em termos de tecnologia a serviço do terrorismo da informação,do assassinato de reputações,certas pessoas ou entidades estão muito a frente de qualquer pessoa ou entidade que se possa imaginar.Basta dizer que as pessoas ou entidades que disseminaram o boato do fim do bolsa familia estão ligadas umbilicalmente ao crime organizado e tem profunda ogeriza pelo povo.

  • Não será novidade para um governo que tem maioria somente na teoria.

    Após 500 anos de domínio oligarca, os ventos da democracia ainda são somente uma leve, muito leve brisa.

  • O Bolsa Família é tão poderoso e importante que a atual oposição não teria força para extinguí-lo. Aposto até que tentaria faturar politicamente com ele.

    No 11º ano de bonança, a minoria conservadora e antidemocrática continua anunciando uma tragédia que não acontece. Essa gente é doente e alguém precisa falar a verdade com eles.

  • Todo esse mar de opiniões teria sido impedido com apenas uma palavra da Presidenta.
    Bastaria convocar a rede de TV e Rádio e dizer a plenos pulmões: ISSO É MENTIRA.
    O Governo desmente essa noticia maliciosa. É MENTIRA! Não é verdade que o “Bolsa Família” vai acabar. CONFIEM NO GOVERNO QUE A CRIOU! Acho simples assim.
    20:30

    • Pra isso Salvador,temos um “atuante” Ministro da Comunicação e uma Secom que até hoje não disseram u’a palavra sôbre o assunto.A boataria surge justamente quando falta sintonia(Comunicação mesmo)entre governo e população e essa foi a maior prova de inoperância desse Ministério,servindo de balão de ensaio para a sedenta oposição,esteja ela envolvida ou não.

  • Caro Edu
    Nunca há vácuo de Poder.
    Se o PT e a Dilma se retraem a oposição ocupa o espaço.

    “A presidente da República está na obrigação de pedir desculpas públicas aos brasileiros pelo ocorrido e pela omissão da verdade protagonizada pela Caixa Econômica Federal”, afirmou Aécio, sugerindo que Dilma falasse à nação em cadeia de rádio e televisão. O partido do senador é a principal legenda de oposição ao governo.

    • Se a Dilma aparece na TV, eles vão correndo no PGR acusar de estar antecipando propaganda política, se não vai, deveria ter ido … Na verdade, Dilma teria, sim, o que dizer de novidade sobre o projeto Bolsa Família. O que estão fazendo no momento é, ao contrário de extinguí-lo, ampliá-lo. Sim, assisti um chamado da ministra, convocando populações para ajudar a cadastrar os beneficiários que faltam, dizendo que ainda há famílias na linha da pobreza, e pedindo ajuda, aos prefeitos principalmente, para completar o cadastramento. Isso tudo umas duas semanas antes da boataria.

  • Será que o Governo vai usar algum ‘podre’ grande da oposição ou da mídia em relação a esses boatos, pra chantageá-los?

    Tipo: ou aprova isso ou aquilo, ou divulgamos?

    Sou contra chantagem, mas nesse caso acho que até valeria a pena o PT passar por culpado, se for pra aprovar reformas estruturais pro país… Mesmo passando aparentemente por culpado, ainda ganha a eleição no próximo ano do mesmo jeito, e de quebra avança em medidas necessárias…

    Saberemos pelo andamento das votações no Congresso. É isso, se for necessário, que faça a oposição/mídia provar do próprio veneno…

  • Ministro da Justiça- José Cardoso Dantas
    Ministro das Comunicações- Paulo Covarde Bernardo
    Secom- Helena Globo Chagas

    Com este time a Dilma a partir de 2014 vai ter muito tempo para assistir novelas e o canal viva

    Este episódio do bolso familia revela toda a fragilidade do governo. Tem muita coisa por trás. Disse e repito: governo que não tem o controle dos seus órgãos de segurança/inteligência e uma péssima, para dizer o mínimo, assessoria de comunicação esta fadado ao fracasso. Tenho a mais absoluta certeza que a direita de uma forna ou de outra vai voltar ao planalto em 2014 e com a ajuda imbecil do próprio governo e seu partido de parlamentares, salvo exceções, COVARDES.

  • Nem se fosse o governo Dilma, mancomunado com o PT, o responsável por essa criminosa pantomima – coisa em que me recuso, absolutamente, a acreditar! – o escândalo nem sequer arranharia reputação do Golpe do Mensalão Federal, na sua condição, amplamente reconhecida, de maior escândalo de corrupção política da história deste país. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

    • Caro Lucas, pode ter sido o escândalo maior, em termos do estardalhaço do PIG, mas em termos de valores envolvidos (ou seja, “la plata” $$$$$$$), a privataria tucana descrita no livro de mesmo nome, nas privatizações das teles, dá de mil a zero. Se aquilo ali for verdade, caracoles, “aliviaram” nossos bolsos em bilhões. A lavanderia de dinheiro descrita pelo jornalista Amaury Ribeiro Jr no livro “Privataria Tucana”, envolvendo Serra, filha, genro, cunhado e amigos deveria ser investigada pela Procuradoria Geral da República. Não foi por falta de ter o livro em mãos, Eduardo mandou um monte para o procurador geral.

      • Para colocar a conversa nos trilhos, faço constar que eu não disse que o assombroso Golpe do Mensalão Federal do desgoverno Lula e do PT foi o maior escândalo de corrupção do país em todo os tempos no que diz respeito à movimentação de dinheiro. Poderia até ser, se tudo viesse à tona. Mas, mesmo assim, teria que travar um duro embate com outros escândalos promovidos pelo PT ao longo desses dez anos de desvergonhado assalto ao cofres públicos. Disse, apenas, que foi o maior escândalo de corrupção “política” da história deste país, e foi!

        Quanto ao panfleto criminoso a que você se refere, e que foi urdido por um esbirro do lulopetismo, merece o destino que se dá ao lixo, ou seja, o lixo! Quanto mais não seja, mesmo tendo se passado dezoito anos desde o primeiro mandato dos tucanos, e estando o PT há dez anos no poder, por que as privatizações não foram revistas? A resposta é simples: elas foram boas para o Brasil, tanto que o PT também aderiu a elas, embora tardiamente, como fez em relação ao Plano Real, à Lei de Responsabilidade Fiscal e tutti quanti. E outra: os tucanos julgados em processos relativos às privatizações foram absolvidos. Como se pode ver, é tudo muito diferente do Golpe do Mensalão Federal, em que, além de terem sido considerados como “golpistas” nas falas de alguns ministros, o “‘capitão do time” e o presidente do partido do ex-presidente foram condenados, pela mais alta corte do país, a cumprir pena na prisão. Só não foi envolvido o próprio ex-presidente, por crime de responsabilidade (no mínimo!), por razões que a própria razão desconhece. Mas ainda está perigando. Como se pode ver, uma coisa é uma coisa,e outra coisa é outra coisa.

      • Bem, pelo que me consta, o Golpe do Mensalão Federal do desgoverno Lula e do PT é o maior escândalo de corrupção política do país em todos os tempos. Mas, se você afirma que ele é muito mais do que isso, não vou contestá-lo, pois não me surpreenderia nem um pouco. Do PT, afinal de contas, não se deve esperar nada, mas pode se esperar tudo.

        Quanto ao “Zé Bolinha”, que é o “capitão do time” do Lula da Silva, como ele haveria de nos salvar, se vai passar uns bons e sentidos anos na prisão?

  • Pois pra mim, foi um teste. Um teste pra verse o boato funcionaria e com qual velocidade chegaria às pessoas. O grande golpe golpe vai ser dado às vésperas das eleições se o governo ficar com medo dessa imprensa golpista e dessa oposição sem vergonha e não prosseguir com as investigações até o fim.

  • Aécio quer que Dilma peça desculpa em cadeia nacional sobre Bolsa Família – http://glo.bo/ZrNLz5

    Mas a presidenta saberá qual a melhor hora de se manifestar. Pressa nessa hora é inimiga da perfeição. Que o diga Maria do Rosário, que não ajudou em nada no episódio com suas declarações “The Flash”. Aécio Neves quer fomentar destempero semelhante… Pressa não é sinônimo de qualidade.

  • Acredito que o PT vai utilizar estes cartuchos no ano que vem, época de eleição, e acabar de vez com a candidato Aécio.
    Vai esperar e dar a degola no momento exato.
    A cabeça vai rolar. E acabar de vez com este corporativismo mídia/oposição

  • Eduardo, no capítulo de hoje da novela global “Amor à Vida”, personagem cita inflação alta, enquanto durante os comerciais, Aécio Neves fala da alta da inflação. Coincidência? Rede Globo é tucana por natureza.

    • Não, não é tucana por natureza. É anti tudo que for iniciativa de qualquer governo que tenha preocupação em melhorar a situação das massas desfavorecidas. É a favor de qualquer governo conceitualmente conservador – o que em “nosso” país significa: tudo para a casa-grande e uma banana na (e não para a) senzala.

  • Se checar a lista dos 500.000 beneficiários do bolsa-família que foi para a Globo e se ela coincidir com os estados onde houve o tumulto, fica tudo explicado.

  • Era muito fácil Eduardo, o próprio Aécio disse que Dilma deveria se manifestar na TV. De fato, ela tinha que pedir horário nobre na TV para esclarecer que, além de não cogitar em acabar com o programa, ele está em fase de ampliação, caminhando para a abrangência total: é o que estão fazendo no momento, cadastrando novas famílias ainda fora do benefício. Agora, estranho é essas beneficiárias acreditarem nesse boato, por que isto seria verdade ?.

  • O governo é de um punhado de medrosos, cercados de adversários que eles mesmo nomeiam por medo e que os traem continua e constantemente e são tolerados , mantidos nos cargos, por medo. É um governo que funciona movido a medo, eleito por um partido comandado pelos empregados dos medrosos. Um sistema vergonhoso, que não faz jus à confiança que nosso povo deposita nele.

  • Diante de tudo o que veio à tona até agora, o governo Lula-Dilma precisa dar urgentes e convincentes explicações ao país.Por outro lado, é necessário criar salvaguardas que protejam o Bolsa Família, que muitos consideram como “o maior programa oficial de compra de votos do mundo”, de manobras que potencializem o seu efeito de cooptação do eleitorado.

  • Com esse Ministro da Justiça aí, “comandado” pelo covarde Governo Dilma, TENHO CERTEZA ABSOLUTA DE QUE AS INVESTIGAÇÕES NÃO IRÃO DAR EM NADA, POR SINAL, SEMPRE TIVE UMA FORTE CONVICÇÃO DE QUE SERIA ESSE O DESFECHO DAS INVESTIGAÇÕES DE UM GOVERNO QUE NÃO COMANDA A PF(COMO É QUE UM GOVERNO NÃO COMANDA A PF E QUER SE MANTER NO PODER!!!!!!!???????)E DESTACA-SE PELA FROUXURA AO CEDER E NÃO REAGIR HÁ DEZ ANOS, (DESDE LULA QUE SÓ BRIGOU DE VERDADE COM A MÍDIA AO FIM DE SEU SEGUNDO MANDATO)DIARIAMENTE AOS ATAQUES, OFENSAS E GOLPES LEVADOS A CABO PELOS BARÕES DA COMUNICAÇÃO E SEUS “JORNALISTAS” AMESTRADOS. Se for de fato esse o desfecho das invbestigações; acabarem em “pizza”; podem ter certeza de que o Governo Dilma estará oferecendo um convite irrecusável à direita e a CIA, que tenho certeza são as responsáveis por esse crime; para promoverem sabotagens maiores e mais graves ainda. Esse foi somente um balão de ensaio. É evidente que esse terrorismo iria ocorrer de qualquer forma, mas a melhor maneira para inibí-lo, fazendo a classe dominante ao menos “pensar duas vezes” antes de realizar um novo crime, seria descobrir os culpados, apontá-los e processá-los, sendo que os que não puderem ser processados; como membros do corpo diplomático dos EUA por exemplo; deveriam ser expulsos do país. Além do que, se isso ocorresse, em comprovando-se o envolvimento da mídia conservadora e dos seus lacaios; poderíamos finalmente levar às conciências do grande público a urgência e imprescimbilidade de democratizarmos e regularmos as comunicações no Brasil, para que assim sejam instituídas no país a pluralidade de opinião, pressuposto básico para a verdadeira liberdade de expressão que inexiste numa nação em que os meios de comunicação são controlados por treze famílias que impõem uma única visão de mundo e censuram o contraditório; como também os limites legais e democráticos para que a informação não seja usada por aqueles que com ela trabalham como arma para a imposição de seus objetivos políticos, através da mentira, da desinformação e do desrespeito à Verdade factual. É exatamente essa covardia do governo; qualquer criança sabe que a moleza do agredido estimula o agressor a ser ainda mais violento; que leva a oposição, política e principalmente a midiática, a afoitar-se em absurdos ilógicos como afirmar que uma mudança de Sistema na Caixa, responsável pelo depósito de dois pagamentos quase ao mesmo tempo, teria causado o pânico só encontrado nos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste; quando os depósitos dos dois pagamentos ocorreram em todo o Brasil ou ainda o CINISMO DE DIZER QUE O GOVERNO DILMA LANÇARIA UM BOATO DESSES, CAPAZ DE GERAR TUMULTO E TRAZER DESCRÉDITO PARA O SEU MAIS IMPORTANTE PROGRAMA, SÓ PARA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO BOLSA-FAMÍLIA E “QUEIMAR” A OPOSIÇÃO. SÓ UM IMBECIL OU UM FANÁTICO PODERIAM ACREDITAR NUMA SANDICE DESSAS : A IMPORTÂNCIA DO BOLSA-FAMÍLIA JÁ ESTÁ DEMONSTRADA PARA O BRASIL E PARA O MUNDO, AFINAL ALÉM DO GRANDE APOIO POPULAR AOS GOVERNOS LULA E DILMA E PRINCIPALMENTE DO PROGRESSO ECONÔMICO-SOCIAL QUE O PROGRAMA PROPORCIONOU; A ADMIRAÇÃO DO PLANETA INTEIRO JÁ FOI MAIS DO QUE DEMONSTRADA; VÁRIOS PAÍSES ESTÃO COPIANDO VERSÕES PRÓPRIAS DO BOLSA E INÚMERAS ENTIDADES INTERNACIONAIS PREMIAM DIA SIM E OUTRO TAMBÉM O PROGRAMA E SEU IMPLANTADOR, LULA, PELO ÊXITO NA SOLUÇÃO DO PROBLEMA DA FOME E DA MISÉRIA, QUE SÃO CHAGAS PLANETÁRIAS, OBTIDAS PELO PROGRAMA SOCIAL. Portanto, ter cara-de-pau suficiente para levar a cabo um delírio como esse, só pode ser creditado à certeza da impunidade de um direita canalha, e seus igualmente canalhas comandantes ianques, que se tornará cada vez mais perigosa graças a um Governo molenga. Ir às ruas, e usar a mídia alternativa e a Sociedade Civil organizada, para reagir a esse terrorismo, exigindo do Governo que leve à frente as investigações e puna os culpados, é fundamental para aqueles que desejam, não simplesmente apoiar uma Presidenta e seu partido na disputa eleitoral de 2014, mas garantir que as mudanças extraordinárias, que vêm transformando o lixo de Sociedade em que vivíamos até 2003 numa grande nação, não sejam sabotadas por golpistas acostumados a conseguir na sabotagem o que lhes é negado pela Democracia.

  • Foi uma besteira enorme da Caixa. A oposição está dazendo o seu papel; aproveitar os erros da situação para faturar . O blogueiro está fazendo o papel dele; defender o governo mesmo que precise tergiversar.

    • Tergiversar em que? Quem tergiversa são vocês. A pergunta é: se foi a antecipação dos pagamentos pela Caixa que causou o pânico, porque só ocorreu no Norte e no Nordeste se a antecipação foi para o Brasil inteiro? Como você pode afirmar alguma coisa sobre o caso sem responder a isso? Eu não tergiverso, tergiversar é fugir do assunto. Eu enfrento o assunto e respondo a qualquer interrogação, mas gente como você é obrigada a se fazer de idiota pensando que todo mundo é idiota.

  • Analise-se, grande parte da PF é demotucana, grande parte do funcionalismo público é demotucano, grande parte dos funcionários das estatais são demotucanos, grande parte das forças armadas é demotucano, demotucano defina-se anti governo e anti PT.
    Quase a totalidade dos aposentados do serviço público são anti governo e anti PT, temos um congresso camaleão, o STF e a PGR sem comentário.
    Quero e desejo que a PF investigue para ter provas contundentes, estou convencido de que foi orquestrado e tb tenho convicção íntima de quem o fez, mas são necesárias provas para o desmascaramento.
    Na Argentina as Forças Armadas, o STF, a maioria dos funcionários públicos, a classe média respeita e admira seu país, aquí temos um bando de puxa saco dos estates, dificilmente teremos de imediato uma mudança nos pensamentos e atitudes desta parcela da população.
    Por enquanto é ir lutando e desmascarando as teorias implantadas, melhorando a distribuição de renda, e não desistirmos do Brasil, não retonarmos a condição de quintal.

  • Desculpe, mas neste caso, a lógica está com Reinaldo Azevedo;

    “A quebra da rotina correu de boca em boca, desencadeando o medo – característico em tais circunstâncias, como ensina a psicologia do rumor – de que a mudança era presságio de más notícias. No caso, o encerramento do programa que transfere R$ 151 mensais, em média, a 13,8 milhões de famílias pobres. (O Bolsa Família custa ao erário quase R$ 24 bilhões por ano.) Essa hipótese parece mais plausível do que a teoria conspiratória segundo a qual alguém, não se sabe quando, teria acionado uma empresa de telemarketing do Rio de Janeiro para difundir gravações mentirosas anunciando o fim do benefício. O que pressupõe, entre outras coisas, que a firma teria ou recebeu os números dos telefones de uma parcela, ao menos, da população assistida.”

  • BOLSA FAMÍLIA: NO CONVERSA AFIADA, UMA ENTREVISTA ESCLARECEDORA

    Leia a seguir uma nota oficial da Caixa sobre a fraude do Golpe Golpe, e a entrevista que o ansioso blogueiro fez, por telefone, com José Urbano Duarte, vice-presidente de Governo da Caixa:

    PHA: Eu vou conversar agora com José Urbano Duarte. Ele é Vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal. Entre setembro de 2009 e dezembro de 2010, ele conduziu a gestão do programa “Minha Casa Minha Vida”, como Superintendente Nacional na área criada para essa finalidade. Em janeiro de 2011, ele ocupou a Superintendência Geral em Brasília, até assumir esse novo cargo de Vice-presidente de Governo. Eu gostaria primeiro de estabelecer uma certa cronologia – para que eu possa entender e também os nossos leitores e os nossos ouvintes do Conversa Afiada:

    Nos dias 18 e 19 desse mês, houve uma corrida aos postos de recebimento do Bolsa Família em muitos estados do País.

    Boatos que criaram a expectativa de que não teria dinheiro para pagar. O presidente da Caixa, Jorge Hereda confirmou que, no dia 17, véspera dos boatos, houve uma mudança na escala de pagamento, e todo o dinheiro do programa foi liberado – eu estou lendo aqui a primeira página do jornal Folha de São Paulo.

    Eu lhe pergunto: existe uma relação entre essa mudança na escala de pagamentos e a corrida ?

    Urbano: Olha, nós não acreditamos nisso. E não é apenas por uma percepção individual da Caixa. É em função de um histórico. Por quê ? As pessoas sempre vão receber seus benefícios naquele dia em que está definido no seu cronograma. Então, não haveria nenhum motivo para que fossem antes. Além disso, quando a gente compara historicamente os pagamentos, a gente verifica que no dia em que é liberado o pagamento de um determinado grupo de famílias, cerca de 70%, no limite 80%, vão naquele mesmo dia receber. Muitos deixam para receber em dias posteriores, porque é mais convenientes para eles. Não existe nenhum tipo de motivação que levasse a esse recebimento, ou a essa corrida. Especialmente num sábado à tarde. No dia da própria abertura, na sexta-feira (17), a quantidade de pagamentos foi inferior à quantidade de pagamentos que teve, por exemplo, na sexta-feira do mês de abril. Então, não havia naquele dia nenhuma anormalidade. Somente no sábado, na parte da tarde, é que começou a ter um movimento adicional.

    PHA: A partir de quando a mudança começou a funcionar? Na sexta-feira ?
    Urbano: Seria possível as pessoas sacarem já na sexta-feira (17), mas não ocorreu esse movimento que aconteceu sábado à tarde. Só aconteceu sábado à tarde, com um detalhe: não foram em todos estados e todas as cidades: (os saques) foram concentrados em treze estados. Em diversos estados do País o movimento – mesmo no sábado – foi normal. Nós não tivemos que tomar nenhuma medida extraordinária para administrar o fluxo adicional de pessoas em nossas unidades.

    PHA: Então, para fixar corretamente: a mudança começou a ser efetuada na sexta-feira (17) e a corrida foi na tarde de sábado (18).
    Urbano: Exatamente.

    PHA: E esse movimento de sexta-feira foi absolutamente igual ao da sexta-feira anterior. E a corrida não se registrou no País inteiro – o que teria ocorrido se a causa fosse a mudança da escala (de pagamentos).
    Urbano: É, a nossa visão, a nossa análise, é exatamente essa. Não faz sentido para nós que tenha acontecido em alguns lugares e não tenha acontecido em outros. Que tenha acontecido no dia seguinte e não tenha acontecido na sexta. Mas, enfim, evidente que ,em função do fato e da proporção que tomou, a Polícia Federal vai investigar e chegar às conclusões. Nós estamos dando todas as informações para que eles possam chegar a uma conclusão. Mas a nossa leitura é exatamente essa que você fez.

    PHA: José Urbano, qual foi o erro, a informação equivocada, pela qual o presidente da Caixa, Jorge Hereda – pediu desculpas ? É que no “Bom Dia Brasil” de hoje e no “Jornal Nacional” de ontem, o senhor, José Urbano Duarte, é responsabilizado por ter cometido esse erro. Qual foi esse erro? Se é que se pode chamar assim.
    Urbano: Esse erro foi o seguinte, Paulo: durante o final de semana, no sábado e no domingo, as agências estão fechadas. Então, você não tem uma estrutura de atuação que você tem em uma segunda, uma terça, enfim, em um dia de útil. Então, o que nós focamos no final de semana, foi em tentar administrar um movimento atípico, um momento absolutamente atípico em uma agência bancária num final de semana. Nós tínhamos todo o interesse em fazer com que esse movimento voltasse à normalidade. Então as nossas medidas no sábado e no domingo eram de passar tranquilidade para as famílias, para que elas soubessem que (o boato) não era verdade. Quando nós chegamos às agências no final de semana, o que as pessoas verbalizavam era que estavam indo lá porque tinham recebido a informação de que o Bolsa Família ia acabar naquele sábado à noite, e quem não fosse lá receber ia perder. Fruto disso, nós tínhamos o objetivo de passar tranquilidade. Esse foi o nosso foco durante todo o fim de semana. Na segunda-feira de manhã (20), eu dei uma entrevista ao “Bom Dia Brasil”, em que me foi perguntado quando a gente abriu para pagamento. A informação que eu tinha naquele momento, inclusive por que na sexta-feira tinha sido tudo absolutamente normal, era que a abertura tinha acontecido no sábado – inclusive em função do problema. E não era isso. A abertura tinha acontecido já na sexta-feira, embora não tenha acontecido [a corrida de saques] na sexta-feira. Em relação a isso é que a gente se retratou.

    PHA: Para deixar claro de novo. Sua entrevista foi na segunda-feira, às sete horas da manhã. Portanto, a corrida já havia acontecido no sábado e no domingo. Então não há nenhuma relação entre sua entrevista e a corrida?
    Urbano: Perfeitamente, minha entrevista não foi motivadora disso porque ela foi posterior ao problema. Eu tinha uma informação imprecisa e validei ela durante a entrevista. Hoje as pessoas fazem uma imagem de que isso foi incorreto. E foi incorreto mesmo, eu tinha que ter a informação naquele momento, não tinha, e por isso a gente se desculpou. Mas não acredito que essa informação tenha causado alguma coisa no passado.

    PHA: Ou seja, não há relação de causa e efeito entre uma entrevista dada ao “Bom Dia Brasil” – o programa se chama “Bom Dia Brasil”, o que é uma liberdade, uma vez que deveria se chamar “Mau Dia Brasil”.
    Urbano: Risos.

    PHA: … o programa chamado “Bom Dia Brasil” vai ao ar às sete e trinta da manhã, horário de Brasília. Logo, (uma entrevista) na segunda-feira às sete e trinta da manhã não podia causar uma corrida na tarde de sábado, não é isso?
    Urbano: Perfeito, Paulo. Nossa avaliação é essa também”.

  • É absolutamente incompreensível a inação do governo Dilma diante das repetidas ameaças que a oposição clandestina faz à estabilidade de seu governo. Ao perceber que o governo nunca reage diante das sabotagens essas se tornarão cada vez mais ousadas e se intensificarão com a aproximação do ano eleitoral.
    Será que ninguém no governo enxerga o que se mostra nítido para todos?

  • Não há motivo para apostar.
    Sabemos que esse governo é medroso e dúbio e assim vai mais uma vez enfiar o rabo entre as pernas.
    O Cardoso, não manda na PF nem em coisa alguma e fica claro que a PF não consegue sequer esclarecer um caso de boato. Na verdade não deveria ser Ministro de nada.
    A sua colocação de que as investigações(aquelas que nunca virão a público), encontraram algum político ou grupo político é PERFEITA e por isso mesmo não virá à público.
    A próxima campanha eleitoral para Presidente será uma VERGONHA.
    Por esta razão, volto a afirmar que no Brasil é preciso aniquilar com a Direita ou não teremos futuro..

  • Minha opinião, modesta, porém sincera:
    Dilma precisa ir à televisão e pronto. Ou ponto.
    Se vão dizer se é antecipação de horário eleitoral ou outra coisa qualquer, F…!
    Crises ou golpes ou qualquer outra M, se combate dialogando-se com os interessados (ou eleitores).
    O resto é o Zé das Couves Ministro e o seu blá, blá, bla´. Se descobriram essa empresa de telemarketing, não era para isso vir a público antes da P da hora. Mas, a coisa vaza por que é um queijo suíço.
    E o Zé… Bem, o Zé é um Zé. E ponto também.

    • Os culpados, na verdade, incompetentes, estao dentro da propria CEF.
      Cada dia que passa fica mais patente que a lambanca comecou na CEF e acabou resultando essa boataria e corre-corre nas agencias.
      E nesse caso, eh claro que interessa ao governo acobertar tudo e nao levar a frente uma investigacao seria por meio da PF ou do MPF. Meios para fazer isso nao lhe faltam.
      Mas no final o que iria aparecer mesmo seria a incompetencia da Caixa Economica Federal na gestao do programa e a coisa toda se Bulgaria contra o proprio governo.
      Sendo assim, o melhor mesmo eh deixar a coisa toda meio que nebulosa, dando margem a todo tipo de especulacao.

      • corrigindo: “….a coisa toda se voltaria contra o governo….” e nao “se Bulgaria contra o governo….”
        Preciso desabilitar a funcao de auto-completamento do tablet. 🙂

  • Seja qual foi o resultado das ações e/ou inações do Governo, restará comprovado que a POLÍCIA FEDERAL, que não é tucana nem petista, desde que não esbarre nos interesses dos governantes de plantão, não passa de mais um órgão APARELHADO e está se revestindo de um poder paralelo e que atua somente naquilo que pretenda mostrar contra os desafetos políticos e igualmente vai se omitir de invesyigsr os membros do próprio governo, deixando evidente que é uma polícia de GOVERNO e não de ESTADO. Se alguém acha isso normal, inclusive voce, Eduardo, me desculpe, mas sua credibilidade cai por terra por defender o aparelhamento de orgãos de fiscalização e/ou controle, ou então, me conveça do contrário.
    Já resta nítido que o governo vai manipular a investigação, que é da PF e que o resultado, independentemente de se chegar ou não à autoria, será aquele em que o DILMA mandar.
    Há em curso um grave crime contra a sociedade brasileira e o ordenamento jurídico. A POLÍCIA FEDERAL está por comprovar que NÃO TEM AUTONOMIA e atende somente aos interesses do GOVERNO. Se isso não é GRAVE, não sei mais o que será e poderemos esperar tudo desse e de outros governos.
    Afinal, quem tem medo do lobo-mau?
    Fique atento, prezado Eduardo, no movimento desse governo para enfraquecer o MINISTÉRIO PÚBLICO e fortalecer, não as polícias como um todo, como instituição, mas apenas e tão somente os DELEGADOS DE POLÍCIA!

  • Para mim existem duas Dilmas, logo dois governos. Uma Dilma tomate e uma banana. A primeira, vermelha tem a cor da esquerda, mas frequenta a cozinha braguiana, vive, portanto, encantada com o PIG e suas reprises no canal Viva. A outra é verde e torna-se sempre amarela ao final. O verde de raiva das truculências sempre se transforma em amarelo de medo. Confiante em pesquisas de popularidade, a amarelidão deixa os opositores muito à vontade, mesmo que ajam de modo pouco recomendável. Não fosse eu do povo, mas da elite, queria mais era que virasse tudo bananada. Só que sei que a ave bicuda que espreita o pomar quer bicar tudo, não sobrando semente para a ralé. E os donos de sua gaiola? Nem se fala. O governo Dilma brinca muito com a paciência e com a boa vontade de quem insiste em apoiá-lo. Depois não chorem se ficarem sós. Quando acordarem poderá ser tarde, muito tarde.

  • Gostaria que um desses reporteres do pig me explicasse qual é o “nexo causal” entre alguém ver que o benefício caiu antes na sua conta e que daí ele concluiu que o Bolsa vai acabar?
    Me parece Edu, que alguém na Caixa, as famosas bandas tucanas, soube do adiantamento e elaborou o boato. Tipo, ligam para a casa de um beneficiado e diz “vai acabar na meia-noite de sábado, vá ao banco e retire a ultima parcela”. Ao chegar lá, o dinheiro estando lá, antes do tempo, o sujeito conclui que a informação é verídica. Daí espalha.
    Elementar meu caro, Zé Cardozo!

  • Se espalhar boato sobre o fim do bolsa família é crime, os primeiros a cometê-lo foi o PT e o próprio blogueiro, que passaram a última campanha eleitoral inteira dizendo que o programa acabaria caso Dilma não vencesse as eleições.

  • Um governo fraco, liderado por um pusilânime Marechal Pétain de saias, cercado por Lavais acovardados nos Ministérios, Senado e Câmara nos perderá a todos.
    Marx tem razão: a segunda é como farsa.

  • CÍRCULO VICIOSO DO PT:

    1) A Imprensa descobre uma farsa montada pelo PT;

    2) O governo chama a PF pra investigarem;

    3)A PF diz que está investigando, mas ninguém é acusado;

    4)O PSDB diz que é gravíssimo, mas a mídia comprada pelo PT tenta abafar o caso;

    5)As provas aparecem contra o governo;

    6)Bloguistas do PT acusam a oposição;

    7) Um bode expiatório do governo petista aparece;

    8)O suposto culpado não convence ninguém;

    9)Os verdadeiros suspeitos tiram férias.

    10)O governo diz que não existe problemas.

    10)E o povo acredita…

    e começa tudo de novo.

    • Zé da Verdade: você é o cara mais engraçado da internet… humor grosseiro, com piadas velhas e de mau gosto, mas, só não pode querer ser levado a sério… se for, precisa de uma internação no mundo real…

      • O povo e tão manipulável, esta historia de quem divulgo e os boatos foi só para que desviar milhões nesta jogada e o povo só preocupado com quem falo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o povo babaca anemmmmmmmmm.

  • “A grande pergunta que se faz, portanto, é se o governo Dilma e o PT, que estão cada vez mais encolhidos diante da gritaria da oposição e da mídia, mudarão de conduta de forma tão radical e, por fim, enfrentarão adversários que querem vencê-los por meio de golpes”.

    A oposição cobra justamente a verdade, isso é golpe ?

    “Se o fizerem e as suspeitas crescentes se confirmarem, haveria uma hecatombe política. O envolvimento de grandes partidos de oposição e até de algum grande grupo de comunicação, seria o maior escândalo político do século XXI no Brasil, acima do mensalão”.

    Será mesmo, ou seria o contrário, afinal, por que a ministra Tereza Campello, resolveu tirar férias. A última agenda da ministra que responde pelo Bolsa Família foi no dia 24 e, de acordo com o Diário Oficial da União.
    Quem não deve não teme.

Deixe uma resposta