A epifania de Ives Gandra versus o “embromation” do Reinaldão

Crônica

 

Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará

(João 8.32)

 

Eis que a verdade liberta mais um cristão. E não qualquer cristão, mas um cristão militante.

O jurista Ives Gandra Martins, 78, além dos seus 56 anos de advocacia, dos livros e mais livros publicados, muitos em parceria com ministros do STF, e de ser professor da Universidade Mackenzie, da Escola do Estado-Maior do Exército e da Escola Superior de Guerra, é um dos primeiros brasileiros a ter ingressado na Opus Dei e seu principal supernumerário no país.

Ives Gandra é insuspeito de ter qualquer tendência esquerdista. Na verdade, é autor de um dos textos mais reacionários e abjetos que já li, dolorosamente intitulado como “Você é branco? Cuide-se!”. Publicado há cerca de quatro anos no “UOL Mais”, pelo seu trecho inicial pode-se concluir seu caráter injusto, hipócrita e preconceituoso:

Hoje, tenho eu a impressão de que o ‘cidadão comum e branco’ é agressivamente discriminado pelas autoridades e pela legislação infraconstitucional, a favor de outros cidadãos, desde que sejam índios, afrodescendentes, homossexuais ou se  autodeclarem pertencentes a minorias submetidas a  possíveis preconceitos (…)”

Barbaridade, tchê! E o pior é a conclusão:

Como modesto advogado, cidadão comum e branco, sinto-me discriminado e cada vez com menos espaço, nesta terra de castas e privilégios

Como negros, índios e afrodescendentes ricos oprimem os brancos pobres e ultra cristãos brasileiros, não? Pobre Ives…

Mas, enfim, esse cidadão tão oprimido pelos descendentes de escravos, entre outros déspotas, é um dos mais festejados próceres da ultradireita brasileira. Além de amigo dos supremos juízes do Supremo Tribunal e dos demais labirintos do Poder Judiciário, não por outra razão foi convidado a opinar na televisão quando a maioria do STF começou a sapatear sobre o Direito no segundo semestre do ano passado.

O convite para Ives Gandra “explicar” por que era lícito mandar José Dirceu e outros de seus companheiros petistas para o cárcere sob a teoria do “domínio do fato”, partiu de ninguém mais, ninguém menos do que de Marcelo Tas, um dos mais ativos militantes da direitona verde-amarela, apresentador do programa CQC e expoente do Instituto Millenium, onde costuma fazer dobradinha com Reinaldo Azevedo, o blogueiro pit bull da Veja.

À época, não faltaram elogios do “supernumerário” da Opus Dei ao STF. E, ao ser perguntado por Tas sobre o que estava acontecendo naquele exato momento da entrevista, exatamente enquanto o ministro Celso de Mello explicava como o “domínio do fato” embasava a condenação de José Dirceu, o jurista deu a seguinte declaração:

Nós vamos ter, a partir dessa decisão do Supremo, um verdadeiro divisor de águas entre um passado em que havia uma certa flexibilidade, uma espécie de tolerância moral, tolerância ética com quem detinha o poder. E, a partir dessa decisão, já não se preocupou mais com aquele princípio do In Dúbio Pro Reo (se eu tiver dúvidas, sempre se vai beneficiar o réu), mas que, acima de tudo isso, está o interesse da pátria, da nação (…)”

Uau! Um novo Brasil surgia, brandindo a espada da Justiça. Essa era a opinião do mesmo homem que, na manhã do último domingo (22), após uma legítima epifania, chegou aos leitores do jornal Folha de São Paulo declarando, entre muito mais, que “José Dirceu foi condenado sem provas” e que “A teoria do domínio do fato traz insegurança para todo mundo”.

Antes de prosseguir, disponibilizo ao estupefato leitor, abaixo, vídeo contendo a entrevista completa dada por Ives Gandra a Marcelo Tas em 10 de outubro de 2012, enquanto a quase totalidade dos membros do STF massacrava um partido político e quatro réus filiados àquele partido, contra os quais nunca pesara acusação alguma além das que lhes fez a ditadura militar.

O que se tem que perguntar não a petistas ou a simpatizantes do PT, mas a qualquer cidadão detentor de uma mísera réstia de honestidade intelectual é se, por acaso, uma declaração dessa magnitude contra o julgamento do mensalão, dada por alguém que teria todos os motivos políticos e ideológicos para defender esse julgamento, não tem um peso descomunal em favor dos réus.

Para o blogueiro da Veja Reinaldo Azevedo, não tem. Além de desqualificar a competência jurídica de Ives Gandra do alto de seu “notório saber jurídico”, esse blogueiro diz anormal que os que acreditam no mesmo que o “supernumerário” da Opus Dei vejam na fala deste uma razão a mais para duvidar da Ação Penal 470, vulgo mensalão.

Para Reinaldão, em um texto imenso do qual, além do mais puro “embromation”, não se tira uma explicação aceitável para a mudança de opinião de Ives Gandra além de ele ser um néscio, o histórico deste não torna no mínimo obrigatório ver em sua análise da AP 470 um indício a mais, entre tantos outros, de que o julgamento do mensalão vem sendo, além da mais pura injustiça, uma ameaça ao Estado de Direito.

Por que incluí o Reinaldo Azevedo neste texto? Para mostrar, mais uma vez, como os linchadores de José Dirceu e cia. são caras-de-pau. Como se alguém não soubesse.

 

MENSALÃO, O JULGAMENTO MEDIEVAL

 

Não deixe de assistir, também, ao vídeo didático, de 27 minutos e 26 segundos, que acaba de ser postado no YouTube e traz revelações surpreendentes sobre a Ação Penal 470, que tratou do chamado “mensalão”.

Produzido pelos jornalistas Raimundo Rodrigues Pereira e Lia Imanishi, editores da revista Retrato do Brasil, e apresentado pelo escritor Fernando Morais, o vídeo acusa o presidente do STF, Joaquim Barbosa, de ter armado as condenações de alguns réus com “mentiras escandalosas”.

 

151 comments

  • Caro Eduardo e demais
    Não confio nos dois, nem no que quer a prisão e que todos males recaiam sobre ZD e demais petistas, como, na defesa que Ives Gandra fez, sobre os réus do chamado mensalão e dos embargos infrigentes. IG, saiu na defesa da classe a que pertence e apoia.Ives defendeu não o ZD, mas fez deles e dos demais um escudo, onde aparenta a honestidade, é uma arma. Quantos dos banqueiros, empresários e outros setores das altas finanças, sobreviveriam, sobre a utilização do domínio de fato?! Repondo antecipadamente, ninguém, nenhum deles. Imagine os manos Marinhos?!Ives Gandra, é malicioso, como compete.
    Saudações

  • Tirou o nó da minha garganta
    Esse senhor está morrendo de medo de muita coisa, Eduardo . A coisa doravante fará um diro de 180º
    Eles têm medo da reforma politica, da reforma judiciária e de que se descubra isso que você bem falou, como a opus Dei participou ativamente para destruir Dilma em 2010.
    Em 2014 não será diferente, mas pelo visto o novo procurador geral eleitoral está entendendo bem o tamanho da encrenca.

    A vida JÁ esteve melhor para essa corja, agora não mais. A vida juridica do Joaquim está por um fio
    Foram longe demais, querer algemar dois heróis nacionais, foram longe DEMAIS.
    Aqui em Brasilia o circulo de fogo em volta do escorpião está sendo firmado.
    Ou essa AP 470 é anulada no Supremo ou Joaquim Barbosa será afastado com toda desonra que você possa imaginar.

    • Eu sempre disse e continuo afirmando: Não veremos nunca mais Zé Dirceu algema nem Genoíno amarrado numa árvore. São dois heróis nacionais e têm assento ao lado dos grandes heróis da humanidade, a exemplo de Nelson Mandella e Che Guevara.
      Força, Zé!
      Força, Genoíno!
      Vocês nos honram e sempre lutaram e contribuíram para a libertação do povo brasileiro!

    • Ana, vc que tá aí no DF sabe pq o JB só quer saber de Mensalão? Já viajou, de novo? Não que eu queira que ele volte, por mim, pode ficar p/ resto da vida nos EEUU mas, eu nunca vi um sujeito “descansar” tanto…

  • Vídeo produzido pela revista Retrato do Brasil, do respeitado jornalista Raimundo Rodrigues Pereira, desmonta acusações feitas pelo relator Joaquim Barbosa a determinados dos réus da Ação Penal 470; segundo ele, algumas condenações, como a de João Paulo Cunha, teriam sido armadas pelo atual presidente do Supremo Tribunal Federal com “mentiras escandalosas”; vídeo é apresentado pelo escritor e jornalista Fernando Morais; assista >> http://www.brasil247.com/+knr0z

  • O texto, como sempre, está excelente. Entretanto vc não me convenceu no último parágrafo na justificativa da inclusão do rola-bosta, que conspurca este espaço democrático. Sou radicalmente contrário a qualquer tipo de repercussão de diatribes de pessoas inexpressivas sob todos os aspectos.

  • EDU isso é só jogo de cena.
    Agora ele diz que o Dirceu foi condenado sem provas e que a Teoria do Domínio do Fato trás insegurança para todo mundo é porque a água bateu na B…….., e eles não tem como voltar atrás em futuros julgamentos da corriola deles.

    • Certo, mas isso não diminui a importância do posicionamento do Dr. Ives. As suas intenções, agora, é o que menos conta. Precisamos aproveitar essa contradição da “direitona”.

  • Incoerente seu sarcasmo com o “notório saber juridico” do Reinaldo Azevedo. Sabe-se que ele não é advogado mas está claro que assessora-se com pessoal do setor para abordar o assunto.
    Neste caso a reciproca é verdadeira. Em diversos posts sobre o mensalão você discorreu juridicamente defendendo o lado de Dirceu.
    Na euforia ao abordar a “traição” de Gandra você esqueceu de dizer que ele é tributarista.

    • E tributarista não pode, como o Reinaldão, “assessora-se com pessoal do setor”? Isso sem dizer que o Direito Tributário é só uma de suas áreas. Ele deu parecer ao Collor, à época de seu impeachment. Deixe de ser papagaio do Reinaldão. Ele que explique por que Ives Gandra formulou a tese que formulou. Aliás, você acha que ele se arriscaria a dizer o que disse se não soubesse nada de Direito penal? Bah!

  • Prezado Eduardo,

    Isto é que se pode dizer “Um furo de reportagem” “Uma Bomba”. Li todos os analistas renomados da internet e, em sua maioria, foram prudentes, buscando preservar a suposta autoridade moral deste cidadão.
    No entanto você não teve dó. Como de costume, desmontou a farsa do canastrão que está somente, como de hábito, iniciando a blindagem de seus clientes todos suscetíveis ao domínio dos fatos.
    Agora, a hipocrisia é violenta e vai aos limites da capacidade humana de se enganar, a si mesmo e aos outros.
    Veja que o homem tem 78 anos de vida, 50 de advocacia, tantos de reverência à Deus mas não teme, despudoradamente, pecar em público.
    É o exemplo acabado de que educação, cultura e religiosidade não faz o homem melhor. Ajuda, sim, mas não é determinante. É preciso honestidade nas crenças e convicção na fé às palavras do Nazareno.
    Parabéns, não é à toa que seu site tem mais de 12 milhões de acesso na pesquisa, o mais lido dos ditos blog sujo.
    Cidadania. Imprescindível para quem quer se aproximar da verdade, doa a quem doer.

  • edu,mais um esteta da direitarejeita hoje a tese esdrúxula do dominio do fato.falo de claudio lembo.pareçe que deu agua na embarccacao etemem que o pau que deu em chico cubra o lombo de francisco.falo da mae de todos mensaloes,o do psdb mineiro que vira em breve e a palavra dominio do fato os assombra feitoalmapenada

  • Edu sou do tempo que via diáriamente o 1º programa político liberado pela/ditabranda…O tal Ferreira Neto no final dos anos 70 e início anos 80.Vi muito à fala desse representante da TFP e a primeira coisa que veio à cabeça foi:Pô é como vê à Gaviões da Fiel cantando à Mancha Verde…..KKKK!!!
    Resumo da ópera:A festa foi em cima dos Petralhas.Agora à tal festa pode vir à bater na nossa porta.Então vamos nos precaver,simples !!!!
    Precaução=Domínio do fato
    2ª Festa = Clientela/rica

  • Se o Dinheiro não é publico e o ZD que é considerado chefe sem provas (Teoria domínio do fato), o processo AP 470 tem que ser Anulado………aí pergunto?……quem tem o direito de anular o processo………O Poder Legislativo? ………….O Poder executivo?

      • Entao foi tudo mentira. Nada aconteceu?
        Foi tudo uma grande orquestracao
        .
        Como pode? Nenhuma prova. Nada. Simplesmente um inocente?

        Poxa

        Como nos da direita somos maus!

        Acusamos todos injustamente!

        A gente deve insistir na apuracao da

        Lista de furnas
        Mensalão Mineiro
        Privataria
        Metro

        Ai sim estao os corruptos

        Ficamos sempre buscando os corruptos do lado errado.

        O ZD nunca foi um pessoa ligada a este tipo de coisas. Tanto e que nao ha provas.

        Alias nem sei o que fazem 11 ministro di Supremo lá

        Ainda bem que lentamente o STF esta sendo montado com pessoas integras com pensamentos mais progressistas.

        Certamente irao agora inocentar o ZD e os outros.

        acho realmente injusto que transformaram um pagamento de conta de tv a cabo numa condenacao de mais de 6 anos para o JPC

        As pessoas nao progressistas sao um atraso de vida para este pais, que nao conseguem ver o grande beneficio que o lula trouxe para a rose, ops, povo brasileiro.

        Agora pelo dominio do fato, ja que nao tem prova de nada contra ninguem e que o mensalao foi uma farsa, o Stf precisa inocentar os outros. Ou entao a OEA o fará certamente

        • É incrível. O único argumento de gente da sua laia é esse. Pode procurar em outros comentários de sobrinhos do tio Rei que todos só sabem dizer isso. Claro que houve algo, houve caixa 2, até porque o PT não precisaria comprar seu líder na Câmara, João Paulo Cunha, e ele foi condenado por ter sido comprado pra votar a favor do partido que ele liderava. Agora, não há nada em relação a José Dirceu, por exemplo. Não há prova. Ele foi condenado porque “tinha que saber”. Seria como condenar Alckmin, Mario Covas e Serra pelo escândalo dos trens em São Paulo. Você topa? Topa coisa nenhuma. Inclusive, nenhum de vocês fala nada. São uns hipócritas que fingem se indignar com corrupção, mas estão militando em favor do vosso grupo político. Mas, como diz o marqueteiro do PSDB em entrevista ontem na Folha, o mensalão não vai lhes render nem um mísero voto. Não rendeu em 2006, não rendeu em 2010, não rendeu em 2012 e não vai render nada no ano que vem. E quem disse isso foi o marqueteiro que vai fazer a campanha do playboyzinho bebum de Minas.

        • A culpa é de voces mesmo. Ou seja, da direita. A peça de acusação é tão cheia de erros que mesmo com o STF inclinado ao udenismo conservador e a pressão do pig, o caldo acabou entornando.
          Queriam porque queriam impor um narrativa que era para criminalizar o governo Lula e o PT como um todo, e ao mesmo tempo salvando o PSDB, criador do valerioduto, e excluir o patrocinador de tudo, o Dantas.
          Não dá, voces não falam mais sozinhos, e o povo não é bobo, abaixo a REde Globo

      • Eduardo, na minha humilde interpretação, a OEA não tem poder para anular o julgamento da AP 470 em razão da soberania do Brasil como nação independente. Isso seria interferência indevida em nossos assuntos internos, algo que, salvo em situações extremas (nas quais normalmente se envolve o Conselho de Segurança da ONU), não se faz em Direito Internacional. Para a anulação, penso que só o STF teria competência. Já tive oportunidade de estudar o Pacto de São José da Costa Rica (promulgado no Brasil pelo Decreto nº 678 de 1992) e o Estatuto da Corte Interamericana de Direitos Humanos, e, até onde eu sei, a maior consequência para o Brasil seria uma condenação meramente política, cujo efeito prático seria o mesmo de uma mãe falar a um filho que aprontou: “Feio, feio, feio! Não faz mais isso não, tá bom?”.

        • Ronaldo, o Brasil é signatário do Pacto de São José da Costa Rica, acordo dos países latino-americanos no qual se comprometem a acatar as decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Dessa maneira, se essa Corte anular o julgamento do mensalão o Brasil terá que se submeter a tal decisão

          • Mas nao foi essa corte que “questionou” decisao do Stf de manter intacta a lei da anistia? Tendo as coisas ficado assim, por isso mesmo? Acho que funciona como pressao politica, podendo ter dado alguma força (?) à Comissao da verdade e tal, mas mais do que isso …?

          • Pois é, Eduardo, fui reler novamente o Pacto de São José da Costa Rica para verificar essa possibilidade de anulação da AP 470. Especificamente, no que tange ao rito do processo e às sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos, ele é bem vago (Arts. 66 a 69). Mas, de fato, há a possibilidade de anulação mesmo, você tem razão, desde que a CIDH assim o explicite. Seguindo o princípio da boa fé, base do Direito Internacional Público, o Brasil teria que aceitar a sentença (ao menos em tese).

            Para contribuir com o debate, segue o link para texto do Pacto de São José da Costa Rica, em português:
            http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/instrumentos/sanjose.htm

  • Se o pau que bate em Chico resolver bater em Francisco,
    o stf terá de condenar,
    via teoria do domínio do fato,
    até o bill clinton,
    que era quem mandava no farol,
    que mandava no serjão e no serra,
    que mandavam nos azeredos…
    Por isto, agora “eles” descobriram que houve erro,
    e a conta vai explodir nos fundilhos do batman,
    o bobalhão que acreditou que tinha as costas quentes.

  • Na hora em que eu pus os olhos na materia em que o Gandra falava de Dirceu condenado sem provas e sobre o dominio do fato trazer insegurança pra todo mundo eu concluí que se tratava de auto preservação.

    Ele já percebeu que, se a cobra fumar pro lado da gente dele a partir de agora ninguém escapa (se o pau que bate em chico também der em francisco, é claro), e esse papo de flexibilização que não existe mais por desejo da pátria não engana nem aqueles padrecos com quem ele conversa todo dia na rede vida.

      • Colega, não sei a quem pertence a rede vida, mas uma coisa eu tenho certeza: rodando o controle remoto, é neste canal que vejo o Ives Gandra em programas de debate pelo menos uma vez por semana, junto com os padrecos da emissora.

    • É verdade, e para complicar a composição do STF mudou. Barroso e Savazky são independentes, ao contrário do Peluso, reacionário e o Ayres que comia na mão do pig.
      Se o STF continuar com a tese do domínio do fato, pode acabar aplicando nos amigos do Gandra também. Os unicos que tem a cara de pau de aplicar tal artifício apenas contra o PT e mandar um “e daí?”, são o Gilmar e o Marco Aurélio. Nem o Barbosão é confiável. O Fux, é melhor ignorar

  • Diante da repercussão desta entrevista do Ives Gandra o pig não demorou a se mexer, nesta segunda-feira o programa tucano roda viva da tv cultura ja tratou de encomendar um jurista conceituado contrario a opinião do Ives Gandra, trata-se de Francisco Rezek, o jurista foi entrevistado apenas por jornalistas acima de qualquer dúvida, estavam lá gente do Estadão, Folha, Época, tv Cultura e Veja, como os fanfarrões Augusto Nunes e Reinaldo Azevedo. não correram o rico de escalar uma única voz dissonante, absolutamente nada saiu do script, nenhuma pergunta e nenhuma resposta

    • Não, saiu sim. Perguntado sobre a imediata prisão dos condenados, para os quais não se aplicam embargos infringentes, Resek respondeu que não, foi taxativo: Nenhuma prisão antes que todo processo esteja concluido.

  • Caro Edu.
    Li em algum lugar que o Gandra atacou o “domínio do fato” já pensando nos réus que defenderá (ou poderá defender), provavelmente, nas futuras ações do mensalão tucano, da Globo, e outros mais.
    Não sei se tem fundamento.
    Abraços.

    • É incrível. O único argumento de gente da sua laia é esse. Pode procurar em outros comentários de sobrinhos do tio Rei que todos só sabem dizer isso. Claro que houve algo, houve caixa 2, até porque o PT não precisaria comprar seu líder na Câmara, João Paulo Cunha, e ele foi condenado por ter sido comprado pra votar a favor do partido que ele liderava. Agora, não há nada em relação a José Dirceu, por exemplo. Não há prova. Ele foi condenado porque “tinha que saber”. Seria como condenar Alckmin, Mario Covas e Serra pelo escândalo dos trens em São Paulo. Você topa? Topa coisa nenhuma. Inclusive, nenhum de vocês fala nada. São uns hipócritas que fingem se indignar com corrupção, mas estão militando em favor do vosso grupo político. Mas, como diz o marqueteiro do PSDB em entrevista ontem na Folha, o mensalão não vai lhes render nem um mísero voto. Não rendeu em 2006, não rendeu em 2010, não rendeu em 2012 e não vai render nada no ano que vem. E quem disse isso foi o marqueteiro que vai fazer a campanha do playboyzinho bebum de Minas….

    • Quem está empreendendo a canonização do Dirceu são voces mesmos. ao tentar demonizá-lo. Na política não existem santos ou demônios. Nassif apontou esse fenômeno. Disse ele que por querer tranformar Dirceu no maior bandido da história da política, o que ele não é, estão o fazendo de vítima.
      Com isso, passa batido até seus erros. Sim ele optou por jogar o jogo da real politik para viabilzar o governo Lula. Não pelo poder pelo poder, como voces repetem sem pensar. Mas para emplacar seu projeto político que é o objetivo de todo partido.
      Não houve “roubalheira”, e sim cooptação de partidos fisiológicos, que só era permitido à direita. Esse é o verdadeiro “crime” do PT, jogar um jogo que não era para ele

  • Por mais que o Edu tento me fazer ver a cara de pau dos porcos da veja através dos textos por eles publicados, na quarta frase eu ja estou tapando a boca para nao vomitar no chão. Me falta estômago.

  • Pau que dá em chico dá em Francisco,a teoria do dominio do fato pode causar insegurança jurídica para todos,inclusive para a oposição,será essa a intenção de somente agora, considerar a teoria e a condenação de José Dirceu,uma injustiça???


  • “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma.” >>> Joseph Pulitzer


    “Se você não for cuidadoso, os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” >>> Malcolm X



    Ley de Medios Já ! ! !



  • GANDRA MATANDO DOIS COELHOS COM UMA CAJADADA SÓ? Quanto a esta crítica de Ives Gandra sobre o uso da teoria do domínio de fato(sem provas) para condenar Zé Dirceu, entendo que, embora tal declaração alivie e muito para o perseguido politico Zé Dirceu, me pergunto se Gandra estaria, também, mirando os juizes de primeiro grau e lhes dando o seguinte recado: Rasguem essa jurisprudência do STF, usada num julgamento de exceção! Seria uma ordem para que o STF volte ao garantismo, ou seja, ao respeito às garantias previstas na CF. O Cláudio Lembo fez coro às declarações de Ives Gandra. É como se até a Casa Grande pedisse arrego. Terá sido uma ordem para que o STF volte ao normal? Não creio, sendo mais provável que a declaração de Gandra, tenha sido um recado para os juizes de primeiro grau: Não usem a teoria do domínio de fato para condenar meus clientes! O STF já voltou ao normal há muito tempo(mas não no que diz respeito ao julgamento do mentirão), basta ver as decisões do STF neste período. O MAM acabou voltou a ser garantista, por exemplo para suspender o julgamento do fazendeiro e político tucano que mandou assassinar os fiscais do MTb, ah se fosse petista. Mais uma dúvida: Seria o recado de Gandra dirigido aos juizes de primeiro grau para que não usem jamais a tese do domínio de fato(sem provas), isso que usaram contra Dirceu e, como ele(Gandra) diz, de forma errada? Pode ser. Um caso a se pensar.Só sei que o julgamento do mensalão, por ter se destinado a julgar um crime inventado pelo bando dos 4 (oposição, mídia, stf, pgr), será de exceção do começo ao fim, e veja só vc que, no caso Escola Base, foram necessárias apenas duas forças para montar uma farsa: Mídia e polícia. De forma que o resultado do julgamento do mentirão não poderia ter sido outro se se juntaram forças descomunais para perseguir um partido político.

  • Edu, de uma hora para outra, por cona do mico dos Infringentes, todo mundo resolveu descer do barco da farsa do mensalão. Até aqui, beleza. Se eu fosse um desses juristas renomados já teria me manifestado há muio tempo. Além de Ives Gandra, tb já veio Jobim, sinalizando, claramente para GM, dizendo que em os SMS que enviou na época daquela cascata de GM com Lula, e tb o Lembo que é um cara equilibrado mas é do DEM, imagino que tenha resolvido manifestar-se por ser advogado e não querer correr o risco de, sendo político, ter seu nome associado a esse golpe lá na frente.

    De qq forma, o que me preocupou mais, foi o Pedro Serrano ( lembrando que esse nunca embarcou, ok? ), hoje, no Brasilianas.Org, ele foi claríssimo. Os réus estão condenados, muito pouco mudará, mesmo com os infringentes e as penas virão de qq forma. Aqui não me importa o regime, fechado ou semi-aberto; o meu ponto são as condenações que atiram nossos representantes no Ficha-Limpa, o que, só piora as coisas.

    Essa movimentação que parece simular uma tentativa/ esforço da comunidade jurídica para devolver o plenário do STF a realidade, pode ser mais nojenta do que o próprio julgamento pq cria uma clima de freada de arrumação mais falso que nota de três reais. Puxa, dirão os ministros, é mesmo; exageramos e, a partir, de agora não vamos mais fazer isso… Fazem uma festa, ica tudo certo, os réus condenados e o precedente ali para qdo algum petista baixar STF.

    Muito triste constatar aquilo que nós já estamos cansados de saber. Os réus vão ser condenados de qq forma, não importando se são ou não culpados. A luta, agora é para que o STF volte ao normal… Ora, isso é piada. E os réus? Caso o plenário do STF esteja pretendendo “voltar ao normal”, que se vire para fazer isso, já na AP 470. Quem vai aceitar a condenação de companheiros ou de qq pessoa, por um tribunal instalado só para aquele caso? Ah mas não vai ficar assim, não. Não pode ficar. Agora, aparece todo mundo com essa conversa de que foi tudo errado, que os ministros são pirados… Isso aí é problema da comunidade jurídica e do STF. A comunidade jurídica por não ter se manifestado, logo de saída de forma contundente e da ministrada que vendeu a Corte por uma cocada e duas mariolas. Se é para os réus serem condenados a qq preço – aqui vale lembrar que os prejuízos são incalculáveis; execração pública, assédio, calúnia… foram vítimas da maior quadrilha que esse país já viu, e, a condenação por qq crime, ainda os joga no Ficha-Limpa, ou seja, acaba de desgraçar a vida dos caras e, pior, estende a pena aos eleitores. – então que os ex-PGR’s, 2 ex-ministros do STF e, pelo menos 5 dos atuais que tomaram parte nessa patifaria, sejam tb afastados e respondam, pelo que fizeram. Nem ferrando, que isso fica assim. Do mesmo jeito que os ministros gostam de vender a ideia de que o STF é um colegiado ( enchem a boca para falar isso ) os partidos tb são colegiados e as decisões são de TODOS. A pena dos réus do núcleo político se estendem a todos os filiados e simpatizantes. Eu quero votar no JPC, no JG e no JD e não vou poder pq o plenário do STF não quer? Ora eu tô nem aí pro que o STF acha. Esse problema não é de ninguém. O STF que se vire para rever suas decisões ou daqui para frente vai ter que ser assim pra geral. Vamos ver o o que o pessoal vai achar. Eu não aceito isso e espero que o PT e o PCdoB, reajam. O PCdoB, a gente sabe que não embarca mesmo mas segmentos do PT, ajudaram a legitimar alguns votos na Corte.

    No programa de hoje, o Pedro Serrano disse que o PT ainda não fez uma reavaliação ou algo parecido com relação ao Caixa 2. A verdade é que nem tem que fazer. Pq todo mundo sabe que sem caixa 2 não tem campanha e o Delúbio assumiu o seu crime. Arrecadação ilegal para campanhas; caixa 2, crime eleitoral, prescrito. Se o MPF resolveu aguardar a prescrição para não ter que denunciar TODOS os outros partidos e achou de inventar crimes para substituir o que já estava prescrito para pegar só o PT e o STF topou, o problema é deles. Não cabe ao PT fazer qq tipo de avaliação, nesse sentido.

    Ministros do STF e ex-PGR’s, tb tem que ser enquadrados por formação de quadrilha, corrupção passiva e mais um monte de crimes que quem é do D. Penal, depois elenca pq eu não sei… De acordo com o entendimento do plenário do STF, em que ir tudo em cana se os réus da AP 470 tb forem. A sociedade não encomendou decisão p/ nenhum juiz do STF, quem encomendou foi a Globo que entra por C. Ativa… Se é pra bagunçar, vamos bagunçar. Esse plenário não em moral para mandar NINGUÉM p/ cadeia. Ainda mais, representantes da sociedade. Edu, a gente não pode aceitar uma coisa dessas nem que o Zé Dirceu e o Lewandowski digam que tá certo.

    Em tempo, parece que o eleitoral já está dando um jeito de fazer uma recontagem para poder emplacar a tal de Rede. Nem bem terminaram uma patranha e já estão armando outra. É assim que o Judiciário pretende melhorar a imagem? Vai depender dos réus da AP 470 salvar a imagem do TSE, tb?

    • Cristiana tocou no ponto. A fala do Serrano no programa de ontem do Nassif foi surpreendentemente taxativa e cautelosa, ou seja, o processo já está praticamente concluído e pouca coisa vai mudar, se mudar. Um erro e nada vai mudar! Mas…Mas, que o domínio do fato- o erro, não deverá ser jamais aplicado em outro julgamento. Certo? Errado, Dr. Serrano. Como vocês disseram, aplicado ao Dirceu foi um erro porque não havia provas. Ninguém, a não ser pela pergunta de um participante, discutiu muito sobre o caso do Pizzolato, o que foi uma pena. Quem assistiu o vídeo da revista Retrato do Brasil sobre um julgamento medieval sabe o quanto é importante desvendar esse erro para chegar a todos os outros. E também como é importante o Eduardo trazer essa entrevista do Gandra com o Marcelo Tass. Agora sabemos que jogou para a platéia. Mais um. Por essa razão que acho emblemática a pergunta do Diário do Centro do Mundo: Por que agora? Essa pergunta tem um vínculo profundo com aquela do Rio de Janeiro Onde está Amarildo? Porque querem demonstrar que a verdade só aparece quando é tarde demais, quando o estrago já foi feito, quando desaparecem com um corpo ou com provas que inocentam. Mas não vai ser assim com o mensalão tucano, privataria tucana ou o trensalão também tucano? (Ou qualquer julgamento de qualquer outro partido, de qualquer corporação ou empresa). Não vai mesmo, devemos dizer a esses senhores. Porque nos processos tucanos tem abundância de provas, no da privataria por exemplo, alguém, não me lembro se foi o Serjão ou o outro Sérgio do Banco do Brasil ou mesmo um outro personagem , diz: estamos chegando ao limite da irresponsabilidade. Voltando ao processo do mensalão/mentirão, é ótimo marcar esse erro do STF, já confirmado por alguns pares jurídicos, com a pergunta: Por que agora?

  • Edu, excelente contribuição essa sua pesquisa para o debate. Tamanha mudança de opinião é no mínimo estranha. Por mais que especulemos, penso que ainda desconhecemos o que está acontecendo de fato nos bastidores. Aguardemos, porque a blogosfera veio para ficar. Se somos pequenos, somos muitos.

  • Evidente que IVES Gandra já se antecipa a possíveis dificuldades que seus cumpadis podem vir a sofrer em um curto espaço de tempo, ainda mais quando o STF promete se dedicar em 2014, não só ao mensalão do PT, mas tb ao dos tucanos.

    Mais vale um Zé Dirceu livre do que um Serra, ou Azeredo presos, pensam.

    Aliás, após tanto desgaste e desconforto dos réus, agora, em socorro e reforço quase que simultâneo ao jurista Ives, tb podemos ver CLAUDIO LEMBO, este “poço” de saber, falando do mesmo “assombro e violência”.

    Claudio que foi, bom lembrar, da Arena, do PFL, do DEMO, reitor da Mackenzie, secretário de Olavo Setúbal, Jânio, de Maluf, depois de Serra, Kassab e vice de Alckimin, além de braço direito de Marco Maciel ..diga-me com quem tu andas..

    UAI, querem depoimentos mais imparciais? Alguns incautos torcedores agora bradam.

    EU quero !!!

    Convenhamos, alguns podem até discutir sobre a força da PENA dada a um réu primário… (Sim, pq aqui, nesta terra de Maria SEM Vergonha, todo brasileiro tem quase que por força de lei suprema, meio que como direito e MISSÃO, o direito de MATAR, tripudiar e/ou prejudicar um semelhante impunemente, ou mesmo o país, ao menos uma vez em sua existência, a titulo de, digamos, experiência de vida, de primariedade divina)

    …ou, alguns podem também discutir sobre a classificação do enredo (por exemplo: se a turma se reunia pra fazer um partido corporativo, ou se queriam mesmo formar uma quadrilha), mas..

    ..mas daí a dizer que José Dirceu era inocente e alienígena aos acontecimentos, e que contra ele não pesam fortes indícios, aí, daqui vai um continente de falta de senso.

    NUNCA é demais lembrar. José Dirceu exercia sim e chamava pra si a responsabilidade pelo comando e organização do PT, e de suas alianças. Inúmeros condenados atestaram em seu enredo que seguiam orientações ou cumpriam acordos coordenados, ditados por ele, e a interesse dele também.

    Reuniões, acordos, encontros foram feitos com todos os personagens envolvidos ..o convívio dele com todo o elenco era cotidiano, frequente, intenso.

    Não, não é só do documento escrito, ou da prova filmada, fotografada, ou mesmo da confissão redentora que chegamos aos autores dos crimes, em verdade há todo um contexto que podemos nos valer pra concluirmos por este e/ou aquele ..e aqui, convenhamos, ou era José Dirceu, ou todo a cúpula do PT (operacionalmente pouco factível) o elo forte, a pedra angular do esquema ..ou será que aqui virão dizer que foi herança dos militares e/ou de THC ?

    talvez, será que aqui o amigo vai pensar que tudo saiu da cabecinha do Delúbio Dilúvio também, hein !?

    Aliás, penso que do jeito que a direitona esta com medo de ver seus líderes sendo avaliados pelo “domínio dos fatos” (tipo como ocorreu com a Operações Mãos Limpas) penso que não tardará pra vermos EDITORIAIS inteiros bradando pela inocência e pureza do Zé, vindo da Veja, Estadão, da Rolham, ou duma Globo arrependida ..e pior, aqui sendo aclamados por muita gente da esquerda “métrica” também (a tal calculista).

    BRASIL, toma vergonha nesta cara !!!!

    nota 1 – SIM, fui e continuo defendendo que J.D. foi caÇAdo num processo semelhante ao de uma exceção qdo foi julgado por seus pares em 2005/6.

    nota 2 – SIM, como cidadão, toda vez que vejo direitos sendo criados por critérios sexistas e/ou RACISTAS, ou doutros que contrariam frontalmente o 5o artigo da Constituição Brasileira, SIM, eu também me sinto violentado, pois, privilégios que NUNCA permiti pra mim ou pros meus, JAMAIS admitirei pros outros também.

    nota 3 – NÃO, não acho que o pecado cometido por ZD tenha sido o pior ou o maior de todos, mas penso que ele deve pagar com coragem e DIGNIDADE, com mea culpa e assunção dos próprios erros ..aliás, a bem da sua própria biografia

    nota 4 – SIM, acho um verdadeiro ABSURDO a primariedade ser usada como atenuante ao cumprimento de uma pena que nesta terra já é dada cheia de dengos e pra ser cumprida em LIBERDADE.

    Aqui, nunca se esqueçam, aqui a JUSTIÇA tem medo de punir, ela é covarde ..PIOR que por ela todo culpado raramente é apenado, e o inocente, mesmo provado, JAMAIS se livra da suspeita ..isso ? ..este festival de INCONSEQUÊNCIAS e injustiças é o máximo que como uma sub-sociedade conseguimos criar.

    ..paciência

    http://www.youtube.com/watch?v=rjEOfNU7Fao

  • Existem muitas maneias de melar tudo.

    Uma das mais asquerosa é colocar no Blog da Dila a cara do Barbosa, ao lado da cara de um macaco.

    O progressismo vai longe!!

    Obviamente este fato não mereceu nenhum comentário nos Blog nem em seu comentaristas que se dizem enojados a ponto de estarem vomitando no teclado.

        • Sorry,,,,saiu truncado…
          Sim…culpo de racismo todos que fizerem algo deplorável como no Blog da Dilma.

          O interessante é que ninguém, nem as organizações do negros nem os progressistas …ninguém esta tocando neste assunto de racismo.

          Vc disse que ja fez duras críticas ao Blog da Dilma….e só

          • O que quer que eu faça mais? Que prenda o autor do Blog da Dilma? Passei a manhã de ontem condenando duramente o Blog da Dilma no Twitter e no Facebook, mas não sou Polícia. E, na verdade, não foi racismo porque o autor daquele blog é, claramente, pardo. Foi burrice. É uma besta, já fez várias bobagens. Agora, gozado que do lado da direita há barbaridades sendo cometidas toda hora, mas não vejo direitistas como você exigindo de Reinaldo Azevedo e assemelhados que condenem. Se um suposto esquerdista comete um erro, pra você compromete até a mim, mas se um direitista faz bobagem igual…

          • como ? ..pq o cara é negro não é racista (qui bilito !!??), mesmo que atente contra a própria “tonalidade” ? (oras essa)

            e novamente a teoria de que “os nossos canalhas são menos canalhas que os de vocês” ..desculpe, isso é velho, já mão cola

            esse Eduardo é um barato mesmo ..embora reconheça que a sua MISSÃO de ficar defendendo esse tipo de FACÇÃO que ainda aceita este tipo gente (destes que pra se defenderam dizem que são de esquerda, que não estão ricos o suficiente, que são do movimento, pogrecistas, que agiram por ideologia e não por apego ao maldito, etc) não é tarefa fácil mesmo

          • Você não vai me ofender outra vez. Pense muito no que vai escrever, se é que quer continuar comentando aqui. Estou cheio da sua falta de caráter. Você é um pilantra. Estou tentando ser tolerante, mas é um saco. Escreve mal pra burro, acha-se um gênio, é burro como uma porta, não entende o que lê. Então, prestenção, palhaço: pense antes de vomitar aqui. Ou não pense e me dê o motivo pra bloqueá-lo de vez.

          • mas falando sério ..este ato não é racismo mesmo ..este tipo de ato é tratado, a rigor, como OFENSA RACIAL

            ..uma vez que não houve cerceamento de direitos por exemplo (aliás, tal qual a cota racista faz com branco no BRASIL por exemplo)

          • Acredite, não busco ofender (e raramente me verás fazer do que vc constantemente faz), penso que aqui tenho suficientes argumentos pra debater.

            Agora, a culpa não é minha se alguns infiltrados (que temo que possam já ser MAIORIA) insistem em trair promessas e compromissos éticos que jamais deveriam transgredir.

            Acredite, a raiva que vc tem hoje, não é de mim não, mas dos que te colocaram num impasse perante tua própria CONSCIÊNCIA.

            melhor sorte na escolha de teus amigos, da próxima vez.

          • “e novamente a teoria de que “os nossos canalhas são menos canalhas que os de vocês” ..desculpe, isso é velho, já não cola”
            Vou te responder com o óbvio, Romamalla. No nosso lado, a esquerda, tem canalhas, ou racistas, como esse tal aí, e no lado deles, a direita, tem canalhas também. Mas também tem gente decente.
            Eu já tinha ouvido uma vez uma conhecida, que apóia o governo, referir-se ao Barbosa de forma racista. Não concordei e alertei-a. Mas continuo achando-o um babaca. Num vejo a dificuldade em compreender isso

  • Edu, você sabe que não há almoço, nem jantar, de graça.

    O advogado do capital só está tentando livrar a cara de seus parceiros donos e operadores do dinheiro graúdo. A ficha deles caiu e arregimentaram seus exércitos de homens sós para consertar ao estrago que o JB fez em suas estratégias judiciais com o tal “domínio do fato”. Se continuar assim, não escapa o Zé Dirceu e todos os covardes que põem o nome de seus serviçais à frente dos seus. Perigoso, muito perigoso.

    Sinceramente? Prefiro um inocente na cadeia, protegido que será, do que uma penca de criminosos iluminados ricos e políticos donos do mundo a andar livres para fazer das suas por aí.

    Um abraço.

  • Muito bem explicado.

    É isto aí mesmo…

    Conheça o qual o significado da expressão “Embargos Infringentes” :

    – Pai, o que são Embargos Infringentes?

    – É o seguinte: imagine que nossa casa seja um Tribunal e que quando alguém erra, é julgado e todos podem votar! Um dia, por exemplo, o papai comete um deslize: é pego traindo sua mãe com 3 prostitutas. Eu irei a julgamento.Sua mãe, a mãe dela, o pai dela, sua irmã mais velha, você e seu irmão mais velho, votam pela minha condenação. Meu pai, minha mãe, o Totó e a Mimi, nossa gatinha, votam pela minha absolvição.

    – Tá pai, mas aí você é condenado, não?

    – Sim, fui. Aí é que entram os tais dos “Embargos Infringentes”, meu filho. Como eu ganhei quatro votos a favor da minha absolvição, tenho direito a um novo julgamento.

    – Mas pai, no novo julgamento todos vão votar do mesmo jeito.

    – Não, se eu tiver trocado a sua mãe, o pai dela e a mãe dela pelas três prostitutas…

    • Bem, e se em vez de “Um dia, por exemplo, o papai comete um deslize: é pego traindo sua mãe com 3 prostitutas. “, fosse assim:

      Um vizinho mal educado e mala denunciou o papai sem provas sobre o papai ter traido sua mãe com 3 prostitutas, e pagou com dinheiro da sua mãe. Mas na verdade, eu paguei com meu dinheiro 3 enfermeiras para cuidar de seu avô.

      Não tive nem o direito de uma conversa com sua mãe (primeira instância), nem com a família de sua mãe (segunda instância), e tive que ser julgado por todos (STF).

      ——

      Quanto ao resto de sua analogia, não há validade, colocar juízes como familiares, tanto de um lado quanto de outro.

  • Ontem a gangue da Veja estava no Roda Viva fazendo jornalismo militante. Uma vergonha esse Roda Viva.
    Edu, recebi um e-mail. Gostaria de saber se foi enviado por vocês mesmos.

  • Qualquer estudante de direito do quarto ano em diante sabe que estamos diante de um tribunal de exceção.Várias garantias constitucionais foram suprimidas com a teoria do domínio do fato. Usada indevidamente. Não foi um processo judicial. Foi um procedimento inquisitório. Os ministros, simplesmente sentenciaram aos acusados, sem que houvesse sequer uma prova cabal que comprovasse a materialidade do fato delituoso.
    Algo característico de estados totalitários, que concretizam julgamentos de exceção. Porém, nunca visto antes em pleno Estado Democrático de Direito. Em plena democracia.
    Em suma, resta aos acusados recorrerem às Cortes Internacionais. Para de fato e de direito, obterem a merecida absolvição, em duplo grau de jurisdição.
    Quero registrar a luta solitária do enorme Dr. Ricardo Lewandowski. As minhas congratulações. O meu respeito. E toda a minha admiração a este Homem. Que não se curvou diante dos poderosos….

  • Creio que você tem razão, nada disso é feito sem um propósito, muito menos aleatoriamente. Bom seria verificar, se possível, o que mais pode estar havendo. Desembarcaram do mensalão esta semana, mas poderiam ter continuado a fritura por mais algumas semanas, sem nenhum problema. Acredito que já estão partindo para a próxima, qualquer que seja. Esse negócio todo não rendeu a derrota do PT nas eleições e já está comprovado que não vai render muito no no futuro, ou seja, já deu o que tinha que dar. Além disso, está ficando arriscado, pelas consequências que pode ter, tornando-se um disparo de bazuca no pé! Mas não acredito que tenham desistido dos seus golpezinhos sujos, devem ter descoberto outro ponto fraco no qual bater. Prestemos atenção às penas amestradas, vamos ver quando param o mimimi sobre pizzas e mensalões, e qual assunto vão abordar depois. Paranoia? É, pode ser. Mas olhar em volta não vai fazer mal nenhum.

  • Rio de Janeiro, 24 de setembro de 2013

    PROJETO: COMENTARISTA DO DIA

    Caros amigos (as) os sites e blogs com um pouco de criatividade podem conquistar mais leitores bacanas, a minha ideia, é que o dono do blog ou site crie um espaço para colocar o comentário mais bacana do dia ( COMENTARISTA DO DIA) em destaque, e com um parceria de uma livraria prêmie o leitor com um livro ou CD, com isso, nos teriamos mais comentários legais, e os leitores caprichando nas suas opiniões deixando o lado trool bem longe dos sites e blogs.

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo

  • Eduardo, também sinto o mesmo que você, desanimo.
    A sujeira é muito grande, muita paciência passou a ser pouco.
    Mesmo assim vamos continuar.

    ET: o vídeo da revista Retrato do Brasil, deveria ser divulgado por todos os blogs progressistas.

  • Edu, estou achando estranho alguns fatos que estão acontecendo estes dias… os novos procuradores que ao meu entender, vão exercer de forma imparcial os seus trabalhos, e isso por consequência, não vão dar colher de chá para os tucanos quanto ao “mensalão” dos próprios… esse posicionamento de Ives Gandra e Cláudio Lembo sobre a AP 470… será que está sendo montado um “esquema” para salvar a pele do PSDB?

    posso estar errado… é uma hipótese minha… mas esses advogados citados são da “Casa Grande” não iriam posar de “júridicos” á toa…

    sei não…

  • O Ives Gandra está só limpando as escadas da igreja do Senhor do Bonfim para os líderes das quadrilhas do PSDB (no plural porque säo várias) receber a “bençäo”. Agora a direita resolveu querer dar seus pareceres a favor dos réus. Seria porque o novo Procurador da República disse que pau que dá em chico dá em Francisco também ? Quero ver como será o comportamento do mafioso Gilmar Mendes em relação a esse caso. Cara de pau sem óleo de peroba no STF, nós temos lá uns cinco.

  • Por incrível que pareça, Edu. O sr. Ives Gandra não mudou de opinião. A opinião é basicamente a mesma expressa nesta entrevista ao Tas.
    Repare com atenção que ele admite durante a entrevista (mas não enfrenta o problema) que não há provas.
    Admite que há mudanças na jurisprudência.
    É até mesmo engraçado o que ocorre a 5 minutos e 24 segundos:
    O apresentador Tas diz estão acompanhados por centenas de pessoas ali no estúdio e faz projetar nas paredes uma série de perguntas, e resolve ler uma que está projetada imedidatamente atrás de Ives Gandra e à frente do apresentador (talvez por ser a mais fácil de ler naquele momento). MAS VEJA O QUE OCORRE…
    A pergunta é:
    – Dr. Ives diante de isso tudo que acontece no mensalão, quero saber algo que você já deve ter passado como é sentir que o réu é culpado mas não ter provas? (Túlio, Diadema – São Paulo)
    .
    Aí constatando o texto da pergunta o apresentador emenda logo um:
    – enfim uma série de perguntas, e prossegue…
    .
    Ficou hilário, porque a questão é desde o princípio a de que não há provas. Mas eles passam por cima disto.
    Dr. Ives Gandra chega mesmo a dizer que a ministra Carmen Lucia ao considerar a admissão por parte dos réus do crime de caixa dois, ela simplemente condena o caixa dois como crime (o que é óbvio) mas prossegue (inclusive a despeito de ela mesmo admitir a ausência de provas) com a análise de um crime que não ocorreu!
    .
    Dr. Ives diz mesmo que os ministros estavam ali para sofismar! E por que digo isto? Ora, se já estavam com posição firmada e não adiantaria mais o debate no pleno, então, suas “argumentações” serviriam apenas para sustentar suas teses já firmadas, e não haveria abertura para as interpretações que se iluminariam durante o debate. E ISTO É PRÓPRIO da escola do Sofisma.
    .
    Enfim, se analisarmos com cuidado veremos que Dr. Ives Gandra teve o cuidado de não mudar de fato de opinião. Apenas(mente) queria que houvesse aquele julgamento de exceção. E assim ganha peso, que eles todos já tinham em mente, que após a condenação e prisão dos réus condenados, eles retomariam a discussão da necessidade de voltar à normalidade. Voltar ao GARANTISMO.
    .
    MAS NÃO CONTAVAM COM O LEW…
    Aqui, neste ponto, vale parabenizar o blog da Cidadania pelo apoio ao Ministro Lewandoswki.
    .

    • Há várias declarações dele que até podem gerar tal interpretação, mas não são claras. Só que, ao contrário de agora, Ives Gandra, na entrevista, esteve longe de considerar o domínio do fato ruim para todos, como disse agora. Pelo contrário: na declaração dele que reproduzi ele chega a fazer apologia da condenação nos termos em que ocorreu. Ou seja, teve uma epifania e, de repente, viu a luz, ou seja, que ninguém ganha com uma farsa travestida de julgamento

      • É isso mesmo. Eu só acrescento que me alio à interpretação de que tudo isto já havia sido pensado com antecedência. Eles apoiariam de forma vergonhosa aquele tribunal de exceção. Mas passado a condenação, e com o tempo, apresentaria os argumentos pelo garantismo. Mas, não contavam com o Lew!
        Importantíssimo que isto seja divulgado e compartilhado ao máximo. O povo tem o direito de saber, tomar conhecimento destas armações.
        E o Blog da Cidadania cumpre seu papel educador, e nos ajuda fornecendo estas reflexões para que possamos compartilhar em outras mídias, inclusive.
        Parabéns.

  • Edu, não creio que Ives Gandra tenha medo do Supremo, onde, creio, muitos são seus amigos, penso que ele tenha medo das instâncias inferiores, pois muitos juizes vão botar pra quebrar, com o conceito do elástico do “domínio do fato”!
    Claro, seus clientes têm muito dinheiro e poderão levar às instâncias superiores, onde se livrarão, mas até lá, muita imagem será arranhada!

  • Bullshit Eduguim

    Não posso seguir vc no seu twitter.
    Não posso seguir vc em sua página FB

    Não sou progressista, então vc me barrou

    Vc não sabe o que eu falo para os direitistas, pq vc não os segue.

    Portanto, falou um tremendo Bullshit

    Outro dia um Post seu retratava vc com as lideranças negras em evento em Juiz de Fora, mostrando como vc era a fvr dos movimentos negros.

    Aí o cara, com todo aval do planalto comete um crime contra os negros…e vc só ficou bravo???

    Cade o pessoal de Juiz de Fora que não cai matando em cima do Blog da Dilma

    Cade o Governo Federal que não processa aqueles babacas por crime de racismo??

    Racismo sendo cometido e todos….aiii…uiiii…estamos bravos com o menino, que inclusive é pardo…

    • Quem disse que o tal Blog da Dilma tem “aval do Planalto”? O sujeito simplesmente se apropriou do nome da Dilma. Agora, você quer que eu faça o quê? Eu não sou polícia. Há racistas de monte espalhados por aí. A esmagadora maioria deles são da sua turma. Eu fui homenageado pelo movimento negro por escrever e bradar contra o racismo. Mais não posso fazer, nem contra alguém que esteja do meu lado nem do lado oposto. Se o movimento negro for atrás de cada ato racista por aí, precisará de um batalhão. Agora, você é um pilantra. Quer carimbar em todos os blogueiros progressistas a pecha de racistas porque um idiota qualquer fez uma besteira? Isso é ser muito mau-caráter. Então vou pegar uns posts racistas de gente do seu lado – e há mil para cada racista que possa haver do lado de cá – e vou te acusar de não ter feito nada. Aliás, o que você já fez contra o racismo? Cadê suas denúncias? Quem é você? Esse email [email protected] deve ser falso. Tenho seu IP 201.82.21.238. Gostaria muito de saber quem é você. Onde mora, o que faz, cadê sua foto? Vamos ver quem é. Tire a máscara, acuse de frente. Seja homem.

      • Nossa, como você é brigão hein? E nos últimos dias piorou.
        Precisava divulgar o ip do cara até por isso? QUE FALTA TOTAL DE ÉTICA.
        Pelo jeito não há nenhuma condição de diálogo com você.
        Era melhor que você bloqueasse de vez todo os comentários contraditórios.
        Era melhor que você colocasse na página de entrada do blog a mensagens:
        “só serão aceitos comentários a favor da linha de pensamento do blogueiro ”
        ” Não contrarie o blogueiro senão você será xingado com todo o destempero”

        • O melhor é que o roberto freire (tanto o verdadeiro como o falso) fosse tomar na tarraqueta e deixasse de encher o saco com esta lengalenga de que quando um faz isto vc fala aquilo e vice versa.
          Se quer ter o controle da situação, tenha o seu próprio blog, rapá!
          Se quer ouvir palavrão, não vá à missa, e se quer ouvir música sacra não vá ao baile funk!
          Entendeu ou precisa um arquivo .dwg ?

  • Pela leitura da maioria dos comentários aqui, salvo, é claro, aqueles “desvio de natureza” que vivem revertendo as acusações ao invés de contestá-las com lógica e substância, todos entenderam perfeitamente o que está se passando: condenados (injustamente? quem se importa …) os mensaleiros, está a direita agora a livrar sua própria cara. Nada disso. Foco na questão! Este processo precisa ser anulado e o joaquim precisa ser criminalizado.

  • Seja Homem??

    é nisto que se resume sua argumentação?

    fica aí na sua….de vez em quando volto para te mostrar sua falsidade e mau caratísmo.

    Sempre na ofensiva intimidatória quando se sente sem argumento.

    Solta um post daqueles de choramingo para que todos venham te bajular ….aí vc fica mais calmo e mais arrogante ainda….cheio de si…

    • Ô sujeito!
      Você tá pensando que tá falando com quem?!
      Com seu pai, sua mãe ou um qualquer de sua laia?
      Pois não está, não!
      Fica você na sua seu cafajeste. Que eu saiba o Eduardo Guimarães não foi em seu espaço desancá-lo, não que você não merecesse, mas o dono do Cidadania e Presidente do MSM tem mais com que se ocupar além de merda feito você.
      Vá procurar sua turma, seu bundão de merda!

  • Gente…
    A questão toda se resume no seguinte:
    As condenações da AP 470 não podem gerar jurisprudência e para que isto não ocorra é de vital importância que o ponto fora da curva seja novamente trazido de volta à curva, até porque, esse ponto deslocado já, mal e porcamente, cumpriu seu papel na sociedade.
    Usando a linguagem futebolística seria o mesmo que se a FIFA passasse a considerar o gol que Maradona fez com a mão “de Deus” como legal e inserido na regra, mas somente para aquele jogo que los hermanos tinham que vencer a qualquer custo, contudo, depois soltasse uma nota dizendo que futebol não é handebol.

  • Não lia e nem ouvia há anos o jurista em questão, pois conhecia sua postura e argumentos tendenciosamente de direita, mas fiquei de queixo caído com as revelações que fez do quanto o homem branco é discriminado. Ele se superou. O que será que leve um ser humano com essa biografia a mudar sua posição de forma tão radical? Se eu tivesse barbas, hoje, estariam de molho! Quanto ao texto, DELICIOSO, mas com sempre digo nos meus comentários, a fraqueza do meu estômago não permitiu assistir ao vídeo.

  • A tropa de esquerdopatas energúmenos ordinários permanece com todo ímpeto tentando defender a todo custo os seus líderes, outrora terroristas a serviço de Moscou e Havana, hoje “consultores de empresa” corruptos que tentaram comprar o congresso e foram pegos em flagrante.
    Chega a dar pena ver os argumentos pífios e patéticos usados pela corja de pelegos puxa-sacos amestrados de cérebro lavado nas cavernas do atraso do MST e da Via Campesina.

  • O pior é que esse irresponsável Marcelo Tas não tem qualquer compromisso com a dignidade. Certamente não se sente obrigado a rever as bobagens ditas e apresentadas festivamente ao público como se verdades fossem. Com todo perdão aos paulistas, mas é disso que a elite paulista é feita? De oportunistas bem pagos e de cochinhas prontos para fazer escada para as idéias mais retrógradas do país?

  • O pior é que esse irresponsável Marcelo Tas não tem qualquer compromisso com a dignidade. Certamente não se sente obrigado a rever as bobagens ditas e apresentadas festivamente ao público como se verdades fossem. Com todo perdão aos paulistas, mas é disso que a elite paulista é feita? De oportunistas bem pagos e de coxinhas prontos para fazer escada para as idéias mais retrógradas do país?

  • cara.
    Entao o epifanio martins manifestou-se.
    tudo por obra do espírito. Espirito santo do capital.
    Mas está dando mta mão de obra ao PIG para explicar.
    mas nao se preocupe, epifanio.
    Telefona para o fiat Fux.!
    Oriente-o a fazer tudo igual.
    Mutatis mutandis.

  • Edu, o Senador Requiao fez um duro discurso contra o LEILAO DA LIBRA, dizendo que a diretora tá envolvida até a alma com PSDB??? o Azenha já se posicionou contra o LEILAO….e nós??? pensei que era tatica do PSDB para cancelar até 2014 para tentar o Golpe Branco??? agora estou meio duvidoso…., e por ultimo por onde andara o Senador Collor de Melo, pois temos que pegar o Prevaricador Gurgel??? ABRAÇOS e pronto para a LUTA.

  • Ninguém muda assim de uma hora p/ outra. Gandra Martins está apenas preparando terreno. Já pensaram os filhos do Bob Marinho condenados pela teoria do domínio do fato porque o contador da Globo não pagou o DARF? Quanto ao STF, alguns ministros foram longe demais. Não há volta para eles. Na revisão do caso, ou eles confirmam seus votos ou estarão desmoralizados. Lewandovski é o único que pode andar de cabeça erguida.

  • Assim como transformou uma bolinha de papel numa arma mortal ( uma das mais ridículas cenas que já vi na TV, o candidato foi fazer tomografia e quase ficou internado ), transformou o caixa 2 do PT no Mensalão ( e maior desvio de dinheiro público da história do Brasil ).

    Mensalão que o imaculado Roberto Jefferson denunciou e DEPOIS NEGOU.

    A TV Globo só tem o poder que tem porque existe uma gigantesca massa de otários que lhe dão audiência.

    Uma imensa massa de trouxas que adoram viver na ilusão e na mentira.

  • Eu, ansioso, espero o encontro de Gurgel com Collor, na planície! Espero não morrer esperando! Só para colabrar, assisto pouco TV aberta, porém o CQC, apresentado pelo Tas, foi o único programa que interpelou integrantes do PSDB paulista, vereadores é verdade, sobre o trensalão, os outros nem isso.

  • Edu, você definiu muito bem esse Ives: Cara de Pau. “Meteu” a lenha no Zé Dirceu em 2012; e agora com a possibilidade de o domínio do fato pegar os clientes do Dr. Ives, o hipócrita volta atrás e finge que defende o Dirceu.

    • acabei de pensar nisso, eles estão com medo do domínio de fato, porque tem muita coisa para estourar como o mensalão tucano, privataria, globo sonegadora, vai feder muito ainda, se eles não voltarem atrás e acabar com essa palhaçada do domínio de fato, eles mesmos cairão nessa armadilha.

  • Os petistas têm demonstrado uma espantosa indignação com a corrupção no governo do Estado de São Paulo, que concordamos – corrupção é corrupção! Mas trata-se de uma “indignação” bizarra, uma “indignação geográfica”! Vai até os limites do Estado de SP e desaparece, não se estende ao governo federal! Assim, para os petistas não houve corrupção na dança da pizza; nos dólares na cueca; nos aloprados do Mercadante; na casa do lobby do Palocci; na quebra do sigilo de Francenildo; quando Waldomiro Diniz pediu propina para o PT; quando Benedita da Silva viajou pela Europa a expensas do Est. do RJ; quando Duda Mendonça recebeu em dólares no estrangeiro o pagamento da campanha para o PT; quando os ministros da Dilma foram exonerados; quando os corruptos do mensalão transportaram a propina em carros-fortes; quando Henrique Pizzolato liberou pagamentos no Banco do Brasil a Marcos Valério mediante notas fiscais frias e por serviços não realizados; quando José Genuíno e Delúbio assinaram contratos com Marcos Valério; quando Celso Daniel foi assassinado, inclusive nestes últimos escândalos envolvendo três ministérios, o Banco do Brasil e a Petrobrás que comprou uma refinaria por um milhão de dólares a mais! Os petistas, usam falsamente de argumentos éticos com objetivos políticos, são desprovidos de credibilidade no que dizem, corrupção só existe nos adversários, neles não!
    Eugênio José Alati
    24/09/2013

    • Alati, só retificando:

      A Petrobras comprou a refinaria por 1 BILHÃO DE DÓLARES a mais e não apenas 1 milhão la em Pasadena-Texas-USA. Isso mesmo: US$1 BI ! Dava pra comprar 4.000 apês iguais aqueles que o Joaquim Barbosa comprou em Miami!
      Só esse escândalo equivale a 7 mensalões em questão de perdas dos cofres públicos para corrupção. E nesse caso não terá embargos infringentes, pois os gatunos sequer vão ser processados. E o principal responsável, que na época era presidente da Petrobras ainda vai concorrer ao governo da Bahia.

      As indignações seletivas dos petistas, além dos escândalos ficam também nas alianças:
      Eles se indignam quando tucanos se aliam com Demos enquanto o partido deles se alia com a Família Sarney, Renan Calheiros, Collor, Maluf e outros.

        • Não é não Rita. É um troll profissional, provavelmente pago com dinheiro público roubado no propinoduto tucano vintenário e bilionário! O melhor que se tem a fazer é ignorar esses tipos, pois eles se “alimentam ” da sua/nossa indignação tal qual os tumores cancerígenos se “alimentam” das células saudáveis.

      • “As indignações seletivas dos petistas,” ????? !!!,engraçado,nunca vi vossa senhoria e o Tal Alati discutirem sobre o mensalão do PSDB,o Rodoanel,a privataria tucana,o Caso Alston,a compra da releição de FHC,o enriquecimento ilicito da filha do Serra e o acesso que esta mesmo teve aos dados de mais de 45 milhões de CPFs.Quando tratarem de forma equaname,todos os escanda-los de corrupção,aí talvez tenham moral para cobrar .Vamos é deixar de ser cara de pau,e se olhe no espelho quando falar de indgnação seletiva.

      • Ihhhh baixou o exú aqui galera….só vômitos desse nojo do roberto freire e alati e lati muito mesmo e ainda abana o rabinho para o Tio Sam. Tudo que postaram é o que vocês vem armando todo esse tempo ao PT para desmoralizar o partido, pois vou dizer uma coisa, quem está ficando desmoralizado são vocês mesmo, pois, vocês são tão cara de pau, que todo mundo já está percebendo. Postar isso aqui é muita ingenuidade ou mau caráter mesmo. Fico com a segunda opção.

    • MP bloqueia bens de cunhado do governador tucano Geraldo Alckmin.

      MP denuncia cunhado de Alckmin por fraude em merenda em SP

      PSDB e o 1º escândalo de 2011; Carro de cunhado do Alckmin doado a coveiro levanta suspeita

      Cunhado de Alckmin é acusado de integrar organização que troca contratos públicos por doação de campanha eleitoral

      Cunhado de Alckmin atuou no governo Serra/ Alckmin

      Cunhado de Alckmin é investigado por propina

      Cunhado do tucano Geraldo Alckmin piorou merenda em São Paulo para fazer caixa

      Funerária de sobrinho de Alckmin levava merenda e cadáver . Alckmin sabia. O Serra também

      Isso só em SP já imaginou essa gente no governo Federal ? Seria assim com o dinheiro público: 1 real para investimento e 5 reais para contas nos paraisos fiscais. Deus nos livre dessa gente. O segundo partido mais corruptos. Em primeiro vem o DEM, agora imagina a roubalheira pois os dois andam de mäos dadas.

      • A indignação petralha é seletiva sim. A minha não. Posso garantir que não compactuo com esse bando de imbecis que assola o Brasil.
        tudo para os petralhas e esquerdopatas é “conspiração da direita”.
        Ora.
        Não houve a aliança com o maluf, sarney e etc?
        Não houve o pagamento ilegal para o marqueteiro, em contas no exterior? Dinheiro não declarado?
        Caixa 2 ? O tamanho é diferente mas fraudam a receita da mesma maneira que a Globo!
        E as diárias de princesa da Dilma em viagens ao exterior.

        E as justificativas dos esquerdoides? “Ah mas do EFEAGACE fez isso, fez aquilo. Ah, mas o propinoduto”! Ora, são todos iguais. Não me admira a cara de pau dos políticos, mas os seus eleitores, só não relincham por pura modéstia!

  • Vi o vídeo , é excelente. Mandei para todos os meus contatos ,inclusive e principalmente os direitistas.Quanto a Ives Gandra ,acho que é jogo de cena. Todos sabem no meio jurídico e fora dele que esse julgamento foi uma armação e que merecia ser anulado. Ele está preparando o terreno para ,se o PSDB for julgado por seus roubos ,esses recheados de provas, não se utilize o domínio do fato, mas de qualquer forma sua opinião contrária aos verdugos do STF tem sim um peso maior e ajuda a emparedar JB e companhia.

  • olha, eduardo, os parágrafos 04 e 06 de tua materia sao de lascar.
    Esopo é mto atual.

    Se tu ou qualquer um reler ali a fala de Gandra sobre a opressao vinda das minorias… Fica uma alusao automatica à fábula da ovelha e do lobo. Aquela acusada de ao beber, sujar a água rio acima!

  • Enquanto isso, o altivo PSDB, com toda galhardia e orgulho continua liderando o “ranking” dos partidos mais corruptos. São 56 políticos tucanos, sendo que esse número pode aumentar pois ainda faltam 16 TRE’s se manifestarem. O PT está em nono lugar, com 18 nomes. Só?? Ai, que decepção…

    Com as últimas denúncias de assalto ao dinheiro público, o PSDB teve grandes nomes de sua legenda envolvidos na suposta(?) formação de cartel para que empresas ganhassem licitações de obras de trem e metrô de São Paulo. Mário Covas (já morto), Geraldo Alckmin e José Serra tiveram suas já desgastadas imagens ainda mais prejudicada após o escândalo.

    O tucano – infelizmente mineiro – Aécio Neves, o Cambaleante, é réu em processo no Estado, que apura irregularidades e possível desvio de mais de R$ 10 bilhões. Este é apenas UM dos processos em que está envolvido com sua irmã Andréa Neves. No quesito compra de votos de aliados e uso de caixa 2 em campanhas eleitorais aparecem os nomes dos inefáveis Eduardo Azeredo e Clésio Andrade.

    Há também o Perillo, em Goiás. Nem vou escrever sobre ele.

  • Olá, José Eugênio Alati e Roberto Freire

    Vocês são dois brasileiros depressivos, digo, depressivos contra vocês mesmo!!!
    Juntando todas as mazelas feitas pelo PT, que ainda não foram provadas (cadê as provas!!!!!), não se chega a 1% (UM POR CENTO) das mazelas praticadas por mais de duas décadas por PSDB, DEM, PPS e outras penas amestradas, com todas as provas escondidas pelos MP por este país a fora, seja no plano municipal, estadual ou federal!!!
    Somos, os petistas, contra a corrupção, as primeira vamos prender os maiores corruptos e traidores da pátria que fazem parte dos partidos políticos que vocês adoram: PSDB, DEM, PPS!!!!

    Um abraço.

  • Eduardo, você viu a entrevista que o Fernando Hadade deu para a “tucana” Marília Gabriela na GNT???
    Fiquei muito decepcionado com as resposta dele, principalmente quando, como era óbvio, questionado sobre a decisão do STF. Foi muito fraco, perdeu a oportunidade de massacrar com a entrevistadora, parecia que foi pego de surpresa. Pelo amor de Deus quando você aceita ser entrevistado por uma cretina dessas tem que ir preparado. Olha, acredito que ele seja muito competente e um excelente Prefeito, mais me pareceu despreparado para enfrentar o covil de lobos.

  • Edu, é puro jogo de cena pra livrar os verdadeiros criminosos das garras de Luís Roberto Barroso, pois este também vai aplicar a mesma teoria nos, aí sim, corruptos TUCANOS, inclusive FHC. Quanto à Zé Dirceu, essa declaração de Ives Gandra é muito fora de tempo, pois o único crime que vai ser reanalisado no Embargos Infringentes é o crime de quadrilha; para os outros, só por revisão criminal, que é um recurso que não impede a execução da pena enquanto está sendo julgado.

  • Prezado Eduardo,

    Quero te lembrar que dia 02 de outubro de 2013 é o último dia para se filiar a um partido político, caso se queira concorrer a qq cargo, nas próximas eleições. Analise, pondere, decida. Minha opinião eu já dei.

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

  • Vamos lá novamente:

    A AULA DE BOM DIREITO DO SENHOR CELSO DE MELLO

    Regimento Interno do STF de 1909, de 1940, de 1970 e o de 1980 estabeleceram a possibilidade de recurso quando surgem 4 votos divergentes.
    Alguns juízes do STF consideraram que a Lei 8.038, promulgada em 1990, tinha abolido a possibilidade de embargos, que teria tornado obsoleto o artigo do Regimento Interno do tribunal, que previa isso.
    NÃO ESTAVA OBSOLETO, NÃO. O SENHOR CELSO DE MELLO, lembrou que em 1998 o fhc elaborou um projeto de lei ELIMINANDO os embargos infringentes.
    ESSE PROJETO FOI REJEITADO PELA CÂMARA, COM VOTOS DOS PRINCIPAIS LÍDERES PARTIDÁRIOS. OU SEJA, PSDB, PFL(ATUAL DEM) E OUTROS PARTIDOS DECIDIRAM QUE OS EBARGOS INFRINGENTES DEVERIAM CONTINUAR. A PRÓPRIA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SE CONFORMOU E NÃO INSISTIU MAIS NO ASSUNTO.

    E aí!?

    Só agora que o Gandra se manifestou?
    Por que SÓ AGORA!?

  • Totalmente dentro da sua epifania, sugiro ao Sr Gandra, que tente explicar as seguintes dúvidas simples:

    – foi comprovado que não era dinheiro público, então, o que realmente estava em julgamento?

    – quanto foi o valor mensal do “mensalão”?

    – por que o mensalão tucano foi desmembrado e o suposto do PT, não?

    – qual motivo legal para o verdadeiro mensalão tucano ainda não ter ido a julgamento?

    – deixarão prescrever o mensalão tucano?

    – por que a mídia e seus lacaios se preocupam tanto em pautar o STF?
    ……
    São dúvidas simples de um cidadão brasileiro, portanto, o Sr Gandra, que é branco e deve se cuidar, poderia nos dar essa aula de Bom Direito!

  • A “conversão” desse monte de bosta é muito bem estudada, não tem nenhuma relação com “ética” ou “Direito”, mas sim com a mudança que finalmente começa a ocorrer na correlação de forças dentro da “justiça”, a qual permitirá mudanças profundas nas “interpretações” de inúmeras pendengas judiciais(e no fundo “justiça” é essencialmente isso, luta de classes como tudo na Sociedade. Assim, exceto alguns princípios óbvios, obtidos com muito esforço pelos oprimidos, a maioria das questões do direito dependerá de “interpretações”, disso aproveita-se a direita, que controla a Justiça, para impor seu poder. E até esses princípios explícitos, como presunção de inocência e exigência de provas para se condenar alguém, foram estuprados pelos fascistas no caso do “mensalão”, quando acharam que poderiam usar essa farsa para derrotar o PT. Querem uma prova simples do quanto o importante na Justiça é a “interpretação” : observem o trâmite e o resultado de uma reintegração de posse ajuizada contra o MST e observem o resultado dessa mesma ação se tiver como objetivo retirar a Globo do terreno público que ela ocupa indevidamente em São Paulo. Dois casos idênticos, invasão de propriedade de outrem, que terão desfechos opostos, graças à “interpretação”). Contudo, voltemos ao nazista Gandra, sua “honestidade” tem uma causa bastante clara : A direita já percebeu que não conseguirá condenar o PT no “mensalão”, nem eleitoralmente(isso já sabia há muito tempo) e nem judicialmente. O novo STF, resultado de finalmente Dilma ter acordado da loucura do “republicanismo”, se não tem mais “meios” jurídicos de rever todo o julgamento, provavelmente alterará algumas condenações, ou dosimetria das penas, em “crimes” fantasiosos como formação de quadrilha e corrupção ativa, suficientes para livrar as principais vítimas políticas dessa farsa, José Dirceu, José Genoíno e João Paulo Cunha, da cadeia, incluindo-os possivelmente até na prescrição das penas que no final lhes sobrarem. Ou seja, Dirceu, Genoíno e Cunha podem acabar no semi-aberto, prestando serviços à comunidade ou livres devido à prescrição. Contudo, após o circo, ficam os lixos que sobraram da anarquia jurídica promovida pelo STF, ou seja, a “jurisprudência” resultante dos absurdos que Joaquim Capitão do Mato e sua turma criaram, entre eles a condenação de pessoas por corrupção ativa sem a existência do ato de ofício exigido em Lei para caracterizar-se esse crime ou o ainda pior USO DETURPADO DE UMA TEORIA ALEMÃ, QUE NÃO É USADA NEM NO DIREITO ALEMÃO, MAS AINDA PRECISOU SER APLICADA PELO STF DE FORMA TOTALMENTE DESVIRTUADA PARA PERMITIR A CONDENAÇÃO DE JOSÉ DIRCEU POR FOMAÇÃO DE QUADRILHA. A TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO, QUE PERMITE CONDENAR-SE UM COMANDANTE PELOS ATOS DE SEUS COMANDADOS, DESDE QUE EXISTAM PROVAS DE QUE ELE ORDENOU TAIS ATOS, FOI USADA PELO STF SEM A EXIGÊNCIA DAS PROVAS(ALGO REPUDIADO PELO PRÓPRIO CRIADOR DA TEORIA)PARA DESSE MODO CRIAR UM MONSTRENGO JURÍDICO, NA VERDADE FICTÍCIO, QUE “JUSTIFICOU” A CONDENAÇÃO SEM PROVAS DE UM HOMEM. Contudo, agora que a farsa entrou em ocaso, e começa a ser desvendada, não é interessante, aliás é pavoroso, para a direita que essa mesma “jurisprudência” criada somente para condenar José Dirceu e o PT fique “no ar”, ou seja, possa ser usada por algum Ministro Relator progressista do STF, e pelo jeito há alguns deles entre os novos nomeados, ou mesmo pela mídia alternativa para exigir a condenação dos conservadores. IMAGINEM AMANHÃ O MENSALÃO DO PSDB SENDO JULGADO, E DEVEMOS COMEÇAR IMEDIATAMENTE A PRESSÃO PARA O STF FAZÊ-LO, OU A LISTA DE FURNAS, OU O TRENSALÃO ENTRANDO NAS DISCUSSÕES DO SUPREMO E AS FORÇAS PROGRESSISTAS EXIGINDO QUE “PAU QUE BATEU EM CHICO, TAMBÉM BATA EM FRANCISCO”; OU SEJA, QUE ALCKMIN, SERRA, FHC SEJAM CONDENADOS NESSES EPISÓDIOS, AINDA QUE NÃO HAJA PROVAS DE SUA PARTICIPAÇÃO DIRETA, GRAÇAS AO USO DO “DOMÍNIO DO FATO À LA STF BRASILEIRO”, OU SEJA, SEM PROVAS, BASEANDO-SE NO MESMO “ELES TINHAM QUE SABER” QUE CONDENOU JOSÉ DIRCEU. Por sinal, sugiro uma campanha para Reinaldita Histérica responder a essa interessante questão : Se serviu para condenar Dirceu, por que não servir para condenar FHC, Serra e Alckmin. Serra poderia ser definitivamente morto politicamente ao ir em cana porque “tinha que saber” que sua filha e genro enriqueceram na Privataria tucana(o Livro de Amaury Ribeiro Júnior está cheio de provas do enriquecimento dos dois). FHC poderia perder seu “fardão” de “ibossal” da Academia Debiloide de Letras porque “tinha que saber” que Sérgio Motta comprava sua reeleição a R$200 mil por deputado. A GLOBO “TINHA QUE SABER” QUE UMA FUNCIONÁRIA DA RECEITA ROUBAVA O PROCESSO DE SONEGAÇÃO FISCAL QUE PODERIA CONDENÁ-LA A PAGAR MAIS DE R$700 MILHÕES À RECEITA FEDERAL E AINDA MANDAR OS IRMÃOS METRALHA MARINHO PARA A CADEIA POR SONEGAÇÃO FISCAL. Assim, entende-se agora o porquê da súbita consciência desse pilantra Ives Hitler Gandra(a revolta de Reinaldita é porque ele é incurável. Precisa de tratamento psiquiátrico). Contudo, devemos aproveitar a “consciência” de Gandra não somente para evidenciar a farsa do “mensalão”, um óbvio golpe jurídico da direita, destinado não apenas a destruir um partido político, mas a iniciar o processo para um golpe de estado, e também exigir que o STF defina se as regras usadas para condenar Dirceu são lícitas ou não, ou seja, se continuarão a vigorar nas Decisões do Supremo. Se não mais forem continuar, está evidenciado o caráter de exceção desse “julgamento”, que deve ser decretado pelo Supremo, que assim providenciará sua anulação por completo, assumindo a tentativa para todos os brasileiro que esse julgamento foi uma tentativa de golpe de estado. Contudo, se quiser manter o circo, que torne o “domínio do fato de Joaquim Barbosa et caterva” a nova jurisprudência do STF e comece a julgar e condenar o PSDB, a Globo e o PFL pelo mesmo critério.

  • O maior princípio do Direito Processual Penal, da tradição jurídica do STF, no Brasil é o “in dubio pro rico”. E o “domínio do fato” é pra pobre, preto, puto e, “now”,petista.
    Senhoras e senhores, Dirceu, Genoíno e o PT já foram condenados com a teoria do “domínio do fato tupiniquim”. Podem ser absolvidos de todos os crimes, mas já estão um a um condenados pela “opinião publicada”.
    O fato foi dominado pelo STF na TV Justiça, com a execração pública de Dirceu, Genoíno e do PT. Isso é o que bastava pro PIG e pros “reaças”. O estrago está feito e foi precificado (como diz o mercado) no valor da marca política PT.
    O PIG tinha as convicções dele, e, como sempre, erradas. Pensavam eles. Dirceu era a mentor de Lula, e Lula era uma marionete nas mãos de Dirceu (lembro-me muito disso assim que Lula foi eleito). Atingido Dirceu, então Lula, o governo e a sucessão, estaria também alvejado, pois Dirceu era o nome natural a sucedê-lo. Eis o pecado de Dirceu.
    Lula então sangraria (by FFHH) e seria um pato manco até o final do mandato, e, lógico, não seria reeleito. O Brasil voltaria para as mãos dos entreguistas, com a desilusão dos brasileiros pobres e remediados com o PT, com a decepção do partido capaz de desenvolver políticas pública voltadas para a Senzala. A Senzala se voltaria contra a Senzala, e entregaria de bandeja até a pequena parte que lhes cabia nesse latifúndio à Casa Grande.
    Só que Lula, filho de Dona Lindu, era caboclo bom, fortalecido no embate do sindicalismo, e muito mais político, muito mais articulador, do que o PIG imaginava. Sangrou, sim. Mas sobreviveu à saraivada do “mentirão”, tirou o Brasil do atoleiro da pasmaceira econômica, afastou o complexo de vira-latas do brasileiro, reinventou a classe média, e, por fim, fez uma “Poste” como sucessor (e emplacou outro como Prefeito de São Paulo, e já está usinando outro “Poste” para Governador de São Paulo).
    Mas e agora que o gênio do “domínio do fato saiu da garrafa”, ele pode vir a dominar o fato de que a elite brasileira da Casa Grande (seus políticos de preferência) não tiram uma cana no presídio. Alguém tem que procurar se mover para devolver esse gênio para a garrafa, ora bolas.
    Eis o bastião, Dr. Ives Gandra da Silva Martins, co-autor da Obra Jurídica, o Livro Controle Concentrado de Constitucionalidade, da Editora Saraiva, com ninguém-mais-ninguém-menos Ministro Gilmar Ferreira Mendes. Por eles falam os profetas. Para salvar os sonegadores, os corruptores e os traficantes de influência com HC’s Cangurus.
    Parafraseando o Ministro Luis Fux: o “domínio do fato” é uma Quimera (mas essa um monstro mitológico, e não o produto de uma imaginação).

  • Edu, posso te pautar?
    Que tal abordar o leilão de Libra?
    Confesso que estou, e devem existir outros mais aqui na mesma situação, absolutamente dividido.
    Abração.

  • “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”

    (João 8.32)

    Pois foi isto que Aristóteles disse, a ao menos 3000 anos antes deste Evangelhista.
    Mannnns não interesa quem copiou quem.(ACHO QUE FOI QUEM ESCREVEU O EVANGELHO DE JOÃO.)
    Ambos têm razão!

  • Depois que o novo Procurador Geral da República, Dr Janot, disse que pau que dá em Chico dá em Francisco e entraram “novatos” que já demonstraram que não são corruptos e nem têm rabo preso com a mídia, esse Gandra deu essa declaração, Claudio Lembo disse que o julgamento “do mensalão” foi medieval,etc, etc. Começo a ter esperança de que a corrupção do judiciário possa deixar de prevalecer.

  • Ainda não caiu a ficha destes jurássicos,de hoje a internet está na cola deles. Não há mais os porões onde estavam acostumados a fazer das suas sem que nós não soubéssemos, ou só soubéssemos depois que a Inês já estava morta.

Deixe uma resposta