Folha tenta explicar fraude e se desmoraliza ainda mais

Análise

No post anterior, relatei fraude grosseira do jornal Folha de São Paulo em matéria que pretendeu vender ao seu leitorado – composto pela fina flor de um antipetismo de classe alta que hoje se vê atucanado por falta de opções mais à direita – que o governo Dilma estaria entregando unidades residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida, sem água e luz.

A reportagem em questão pertence àquela categoria do jornalismo corporativo terceiro-mundista que, na eleição de 2010, tentou transformar uma bolinha de papel do tamanho de uma bolinha de pingue-pongue – atirada contra o então candidato José Serra em um comício – em um artefato de “um quilo” (segundo invenção do Jornal Nacional, formulada para ajudar o candidato do PSDB, que já caminhava para a derrota).

Exacerbar ou inventar fatos negativos contra o grupo político que comanda o país tornou-se uma verdadeira obsessão para a grande mídia. Com redações cheias de jornalistas recém-formados que praticamente trucidam uns aos outros na ânsia de acariciarem o antipetismo dos patrões, produzem-se micos como a reportagem da Folha supracitada.

A “denúncia”, publicada em destaque no alto da primeira página do jornal no último dia 16, é confusa. A matéria que a veiculou fez malabarismos para impedir o leitor de entender por que haveria gente vivendo sem água e luz em imóveis recém-entregues pelo governo federal. Assim, em uma matéria de 427 palavras, apenas 30 foram dedicadas ao que diz o título.

Eis o trecho da matéria que tenta “explicar” o título que acusa Dilma de “entregar casas sem água e luz”.

“(…) Beneficiários passam as noites a luz de velas, usam baldes com água trazida de outros locais e contam com ajuda de vizinhos que já têm água ou energia em casa (…)”.

O resto do texto contém depoimentos de meia dúzia de pessoas que viviam em barracos e que foram contempladas com casas novinhas, bem construídas e que os novos moradores poderão mobiliar e equipar com eletrodomésticos no âmbito do Minha Casa, Minha vida.

Contudo, alguns dos entrevistados criticaram a matéria da Folha, que teria distorcido suas palavras e transformado seus elogios ao programa em críticas.

Um blog baiano, de um morador da cidade de Vitória da Conquista (BA), onde o governo federal estaria entregando “casas sem água e luz”, noticiou que uma das pessoas entrevistadas pela Folha pretende processar o jornal por distorcer suas palavras sobre o Minha Casa, Minha Vida – que essa pessoa diz que elogiou – e por usar sua imagem sem autorização.

A matéria foi tão escandalosa, a fraude que a Folha praticou foi tão grosseira que, apesar de se negar a reconhecer a natureza desonesta do que publicou, sua ombudsman, Suzana Singer, teve que voltar à questão do antipetismo do jornal em que trabalha.

Os três primeiros parágrafos da crítica de Suzana são mais do que suficientes para explicar a fraude que o dito “maior jornal do país” levou para o alto de sua primeira página:

—–

A Folha acusou a presidente Dilma de entregar casas sem água nem luz no interior da Bahia. O jornal mostrou, na quarta-feira, que parte das moradias inauguradas em Vitória da Conquista, no programa Minha Casa Minha Vida, estavam no escuro e a seco. Os moradores usavam velas à noite e enchiam baldes nas casas dos vizinhos.

Bastava ler o “outro lado” para concluir que a acusação não fazia sentido. O Ministério das Cidades explicou que as casas foram entregues com instalações elétricas e hidráulicas e que cabia ao beneficiário do programa pedir a ligação dos serviços às empresas de distribuição do Estado.

Acontece o mesmo com quem compra um imóvel sem ajuda federal: é a pessoa que, depois de receber as chaves, aciona o fornecimento de água, luz, gás, telefone (…)”.

—–

Parece brincadeira, mas não é. Se você for um milionário e comprar uma cobertura recém-construída nos Jardins paulistanos, por exemplo, terá que esperar tanto quanto os pobretões do conjunto habitacional de Vitória da Conquista, na Bahia, para ter água, luz e telefone ligados.

A matéria é tão grosseiramente falsa que desmonta a si mesma. A ombudsman da Folha diz exatamente isso, mas com outras palavras:

—–

“(…) Os casos relatados indicavam que nem havia um problema exagerado de demora na entrega desses serviços. Apenas uma dona de casa esperava a instalação de luz havia oito dias, três a mais que o prazo dado pela companhia elétrica (…)”

—–

Apesar do que diz a ombudsman, colunistas e blogueiros ligados à grande mídia e ao PSDB, tais como Reinaldo Azevedo, da Veja, e Josias de Souza, da Folha/UOL, entre dezenas de outros, tentaram reforçar a insinuação de que Dilma estaria entregando casas sem ligações de água e luz que pudessem ser acionadas como em qualquer outro imóvel novo.

Não seria necessário o governo rebater a matéria se a Redação da Folha tivesse jornalistas em lugar de bajuladores que se matam entre si para agradar o patrão. O filtro jornalístico, se existisse nesse jornal, deveria ter “derrubado” a matéria, como diz a ombudsman:

—–

“(…) Diante das explicações dadas pelo governo e pelas concessionárias de serviços estaduais, o jornal deveria ter derrubado a reportagem. Não adianta registrar burocraticamente o ‘outro lado’, como prega o ‘Manual da Redação’, mas insistir numa acusação vazia (…)”.

—–

Você que vive acusando blogueiros como este que escreve de serem “pagos pelo governo”, note que Suzana Singer, ex-secretária de Redação da Folha, responsável por muitas matérias contra o PT na década passada, reproduz o diagnóstico desta e de outras páginas sobre matéria que a mesma Folha insiste em manter: tratou-se de uma “acusação vazia”.

Sim, você leu bem: a Folha insiste em manter a acusação a Dilma. Cobrada pela ombudsman, a Redação do jornal oferece uma explicação estarrecedora e que, além de má fé, exala burrice. Veja a explicação da Folha, que Suzana relata:

—–

“(…) A Redação não concorda: ‘a informação de que as casas foram entregues sem água nem luz é relevante por mostrar a pressa com que o governo tem organizado essas inaugurações, por motivos obviamente eleitorais. O objetivo da reportagem era mostrar isso e não culpar a presidente pela falta de água e luz’, diz a editoria Poder (…)”.

—–

Dissequemos, pois, essa “explicação”.

1 – Onde está a “pressa” do governo em inaugurar um dos muitos conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida que terá para entregar até o ano que vem se a água e a luz de QUALQUER imóvel têm que ser ligadas em nome do morador desse imóvel?

2 – Por que o governo entregaria imóveis novos a pessoas paupérrimas ligando antes a água e a luz, gerando contas para os novos moradores pagarem assim que entrassem? Eles teriam que pagar pelo que não consumiram, ora.

3 – Por que Dilma teria “pressa” de inaugurar qualquer coisa se estamos a um ano da eleição de 2014 e há uma imensidão de obras – inclusive do Minha Casa, Minha Vida – para inaugurar?

Ao fim, para aqueles que têm cérebro – e honestidade nesse cérebro – a fraude jornalística da Folha mostrou que o programa Minha Casa, Minha Vida é muito bom, pois tudo o que encontraram para criticar nele foi o que jamais poderia ser criticado porque existe em qualquer imóvel que alguém compre ou alugue.

  • Michael

    Só o povo que se beneficia do Minha Casa Minha Vida já elege a Dilma. E estes, tenho certeza, não leem a Folha.

    • GLOBO PARTICIPAÇÕES NAS CORRUPÇÕES E SONEGAÇÕES SA

      Caro Michael.
      Discordo da sua colocação, pois os beneficiários do MCMV realmente não leem este lixo de jornal, mas as MANCHETES EM LETRAS GARRAFAIS deste lixo que ficam nas bancas de jornal de todo país e não condizem com o conteúdo.

    • Emanoel

      A Folha serve só para quem não sabe ler!

    • Clodoaldo Massardi

      A grande mídia simplesmente não aceita o óbvio que, o pais está mudando e que, o povo está vivendo melhor tendo acesso ha muitas coisas que,somente as classes mais abastadas tinham acesso. essa mídia que, procura confundir a população com noticias que, a economia do pais vai mal, que ha corrupção aumentou, que o PT é culpado por toda corrupção que, ha no pais. e tentam de todas as formas esconder toda sujeira existente em governos do PSDB e do DEM. Aqui em minas é um absurdo oque acontece a mídia é completamente omissa quanto ao governo do estado e do imperador mineiro Aécio neves nem mesmo quando este foi pego dirigindo embriagado e com a habilitação vencida a grande mídia estadual mostrou o minimo possível.

  • Marcos Rizzatti

    Edu, perfeito seu artigo, assino embaixo. agora tema off topic, hoje ao meio dia estávamos a nossa família almoçando e surgiu o assunto sobre os mais médicos, uma sobrinha minha estuda faculdade de medicina e o pai dela é medico, então ela começou a criticar a vindas de médicos estrangeiros, especificamente os cubanos, então a conversa entre todos virou discussão e la pelas tantas ela falou que o governo federal estaria contra os médicos e eu retruquei – pior é os médicos serem contra a população – sendo que ela mesmo admite que os médicos são maus distribuídos no Brasil e eu falei que os mesmos não querem ir aonde não possam montar uma clinica particular para ganhar seu “suadinho dinheiro” e la não não existe as comodidades de uma grande cidade, sendo que antes de surgir a idéia do MAIS MÉDICOS a entidade dos médicos CFM jamais vieram a público reclamar das más condições neste locais afastados e nunca que eu me lembre de dizerem que os mesmos estão mal distribuídos. bem, no final das contas deu para perceber que minha sobrinha esta “contaminada” pelo meio em que ela vive, entre os médicos coxinhas que não querem mais o PT no poder e sim querem voltar para o antigo governo anterior e ate mesmo ela admite que nada mudaria, mas pelo menos o status quo da categoria médica se manteria e o P$DB não chamaria médicos estrangeiros para ocupar os locais que faltam médicos onde os médicos brasileiros não querem ir.
    Abraços!

    • Roberto Locatelli

      Mesmo assim, Marcos, acho que vale a pena questionar essas pessoas, pois você pode não tê-la convencido, mas as outras pessoas presentes tiveram acesso aos dois lados do debate. Isso é fundamental.

      • Luis Marsala

        Realmente isto é muito im´portante Roberto.

      • Leonardo M. G.

        Verdade. Por isso que eu acho que seria salutar criarem os tais “clubes de debate” nas escolas de Ensino Médio… É uma ideia simples, barata e funcional para criar gente disposta a expor e desenvolver novas idéias…

        • Flavio de Oliveira Lima

          E é bom uma estudante ver o isolamento que as “nossas” entidades médicas estão nos colocando. Vamos demorar anos pra recuperar a imagem da nossa profissão.
          Eu pelo menos ja tenho um minimo de envergadura profissional (fora a “casca dura”) pra enfrentar a corrente. Ela ainda não tem nem pra enxergar as coisas sozinha.

          • Roberto Locatelli

            Aposto que nas próximas eleições dos conselhos haverá, no mínimo, algum debate, pois certamente há muitos outros médicos, como você, que não engolem as posições “oficiais” dos médicos.

          • Sérgio Marinho Marques Cavalcanti

            Tenho na família vários parentes que são e vão ser médicos e vários na mesma situação dos narrados acima, assim como tenho sobrinhos Cubanos e sei o quanto são capazes como já disse a muito tempo o Chico Buarque, eu sempre os contesto dizendo que muitas das nossas Universidades formam açougueiros como em todo o mundo, os erros médicos dos nossos são constantes e eles estão sendo é manipulados pelas previdências privadas que se tudo der certo o SUS vai ser tão ótimo que muitos as deixarão e irão para o SUS, se estão revoltados ainda está em tempo de ocuparem os lugares dos médicos de fora indop/os lugares onde ninguém quer ir.

    • A burguesia fede, Cazuza,

      • Luís CPPrudente

        A famiglia Frias fede demais!

    • anac

      É colocar uma pulguinha atras da orelha dessa gente movida pela egoismo, ganância, ignorância, ódio e preconceito de classe. Colocar duvida em suas certezas absolutas. É o que faço onde trabalho. No meio jurídico o que não falta é coxinha se achando 1%. Não conseguem resistir a um argumento solido. Temos a sorte de defender um governo que nos dá elementos objetivos – dados, estatísticas, números, fatos incontroversos – para defendê-lo.Torna-se fácil defendê-lo em qualquer pelejá.
      Um exemplo no critério competência: Veja o caso do PIB, US$ 500 Bi – FHC e US$ 2 Tri – Lula. Não estamos comparando apenas números, a questão é que o PIB no fim do governo Itamar era US$ 590 Bi, 8 anos depois caiu para US$ 500 Bi. E 8 anos na era Lula subiu para US$ 2 Tri. FHC conseguiu encolher o pibinho do Itamar, enquanto Lula QUADRIPLICOU o pibinho do FHC. Por isso é tão difícil para a Dilma manter a mesma taxa de crescimento. Veja os dados no site do FMI – http://migre.me/fFZCv – Url encurtada do site do FMI. Vai lá checar depois volte aqui para dizer que isso é mentira.
      DOIS TRILHÕES e isso na maior crise econômica após a de 1930.

      • anac

        Diziam que o Brasil era o país do futuro…
        Complementavam que sempre seria, ou seja, o futuro jamais chegaria.
        Culpavam o povo mestiço pelo eterno fracasso do Brasil. País que pelas suas imensuráveis riquezas deveria estar liderando como potencia no primeiro mundo.
        Pois bem, o futuro chegou e é uma realidade.
        Por obra e graça de um homem do povo: Lula.
        Que nos fez descobrir que a saúva era a elite traíra que sabotava por 30 moedas diuturnamente o país impedindo-o de cumprir seu destino brilhante.
        A elite trabalha para fazer retornar o Brasil a condição de pária no mundo, quintal dos USA. Vamos permitir?

        • anac

          Mais Medico é mais saúde, mais vida. Quem for contra é porque escolhe a MORTE, a doença e visa tão somente lucrar com ela.
          Os médicos que são contra pensam em reserva de mercado, lucro, faturamento. São tudo menos médicos na verdadeira acepção da palavra. Eles se acham dono da medicina. Eles não dão os donos. São mero instrumento que podem ser mal ou bem utilizados. A medicina é conquista da humanidade. E poucos podem se dizer médicos verdadeiros, que honram Hipócrates e aqueles que fizeram a medicina, os precursores que se conta nos dedos. Os coxinhas CRM não são médicos. São mercadores da doença.

  • Ninguém

    A Falha nunca falha na sabujice tucana.

  • Wilsoleaks Alves

    Caro Eduardo
    No ultimo parágrafo você sintetiza todo o imbróglio das unidades do “Minha Casa Minha Vida” e ainda dá a senha para entendermos outra questão elencada pelos detratores dos governos petistas de Lula e Dilma: a corrupção.
    Você diz que o programa do Governo Federal é tão bom que por falta do que criticarem, criticam algo que jamais poderia ser criticado, ora, mas não é esse o mesmo caso do dito mensalão?
    As oposições capitaneadas pelo imprensalão passam todo o tempo dizendo que o PT é corrupto porque é o partido do mensalão, mas a tese do mensalão já está condenada, pois está provado que o dinheiro da Visanet não era público, e mais, todos os serviços subcontratados pela empresa de Marcos Valério foram executados.
    Então, o Partido dos Trabalhadores é probo, pois tudo o que encontraram para criticar nele foi o que jamais poderia ser criticado, e isto, pela total inexistência do delito a ele imputado.

  • Miron

    Folha = PIG = Nojo

  • Gil

    Fico imaginando o ódio que essa pessoalzinho que dirige a Folha sente pelo Minha Casa, Minha Vida.

    O que eles queriam mesmo era transformar o Brasil num grande Pinheirinho.

    • ocator

      Concordo. Gostam dos Pinheirinhos afastados da “civilização”. E quando esta avança, como meninos maus, as destroem ou incendiam para dar passo ao “progresso”.

  • Douglas Otaviani Tôrres

    Sem comentários.

  • Antonio

    O Manual de Redação da Folha é como o Código de Ética da Globo.
    Servem para dar um ar de credibilidade à hipocrisia dos seus dirigentes e capachos… digo empregados.
    Não sou jornalista mas, na minha profissão existe ética.
    Na profissão de jornalistas também existe ética e muitos dos jornalistas destas empresas, não têm nenhuma.
    Fazem de tudo para agradar os patrões e gozar das benesses.
    Como um certo jornalista da TV que escreveu um livro distorcendo fatos históricos para tecer loas aos herdeiros que continuam pagando seu salário.
    Salário que muitos como estes acreditam receber salário que na verdade não passa de uns trocados que lhes compra a consciência e a dignidade.
    A própria Sra. Singer sabe da inutilidade do seu cargo, se se presta a ele, é tão vil quanto quem lhe fornece os trocados para que sobreviva. O resto é conversa fiada para boi velho dormir!

  • Luciana Lucien

    E não é preciso ser casa nova para ter que pedir ligação de água, luz, etc.
    Basta que o imóvel esteja desocupado que o proprietário irá naturalmente pedir que sejam desligados.

    Quase todo apartamento ou casa que morei, tanto os alugados como finalmente o imóvel que comprei, ou a locadora ou eu mesma (no caso da casa própria) tivemos que pedir às empresas de água e energia que religassem tais serviços públicos.

    É assim que funciona.

    Acredito que no caso em questão, do Minha Casa Minha Vida, e Vitória da Conquista é só um exemplo, as pessoas se mudam antes de pedir as ligações, porque ao receberem as chaves do primeiro imóvel próprio já querem logo passar a primeira noite na casa cheirando a novo, à nova vida.

    E qual o problema em meio à euforia do sonho realizado, passar dois, três, quatro dias sem luz?
    E, note-se, todas as casas são entregues com os padrões de água e luz instalados.

  • Valéria PE

    Isso é apenas uma pequena mostra do que será a eleição de 2014. Espero que Fabiana vá a justiça exigir desse imundo jornal uma retratação. A FOLHA RESOLVEU USAR SUZANA para amenizar o que seus amestrados jornalistas escreveram. OS PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO SÃO UM SUCESSO DENTRO E FORA DO PAÍS. Vale a pena acessar o blog de Jamildo no NE10 e ver o que Dudu traíra fala sobre Dilma e o Mais Médicos.

  • Fabio Faiad

    Excelente texto, Eduardo. Mais uma prova da canalhice dessa Falha!

    Um grande abraço, Fábio Faiad.

  • Luciana Lucien

    Só um adendo ao meu comentário:
    não entrei no assunto o não-jornalismo da velha mídia, no caso a Folha, porque considerei desnecessário: já estava tudo dito no texto de Eduardo Guimarães.
    Mas que é uma aberração da Folha, ninguém há como negar.

  • José Eduardo Dyonisio

    Esse jornal vagabundo, de quinta categoria, repete neste domingo

    a mesma sacanagem.

    Deu manchete de fraude no SUS passando a idéia de que a corrupção

    corre solta no governo.

    Aí você faz a conta juntando o orçamento e o tempo da fraude de cinco anos e

    percebe que o roubo representa 0,1% do total.

  • josé evaristo

    Repito mais uma vez: O governo tem como punir estes pichadores travestidos de jornalistas, que tem como refugio, este antro denominado Folha. Não entendo porque isso não acontece.

    • Haroldo Mourão Cunha

      Tem não José Evaristo. Por um único motivo: elegemos o PT para antes de administrar o país, respeitar às leis!

      Democracia pressupõe Estado de Direito e isso só pode ocorrer quando esse estado se submete às suas regras!

      Imagine o governo restringir verba de publicidade para esses órgãos da oposição, isso iria acabar no supremo (com esse minúsculo mesmo) e vocês sabem o resultado!

      • Leonardo

        Q pancada,mostrou a uns e outros o verdadeiro teor de um regime democrático.

    • anac

      O cara com a coragem de fazer isso morreu: Leonel Brizola. Ele dizia que o primeiro ato como presidente seria acabar com o monopólio da poderosa Globo que lidera o PiG na sabotagem e tentativa de golpe a democracia. A Globo não permitiu que chegasse a presidência. Era seu inimigo numero 1. Tentou destruir Brizola com a acusação de corrupção,como fez com Getúlio Vargas( criador da PETROBRÁS, CLT E CSN), levando-o ao suicídio, Jango defenestrando-o do poder e tentou com Juscelino, a acusação preferida da direita. Os coxinhas são vulneráveis a esse tipo de acusação. Até porque são habitués da pratica da corrupção, praticando-as diuturnamente com a desculpa de que são pequenos deslizes, mas tem a mania de olhar apenas o rabo dos outros.. Não conseguiram destruir Brizola no quesito corrupção. Passaram então a acusa-lo de caudilho(ditador) e depois dinossauro (em extinção por ter ideias retrogradas), tudo porque acusava ser a privatização crime de lesa pátria. O tempo mostrou que Brizola tinha razão. Hoje sabemos que o Brasil foi vitima de PRIVATARIA, roubo descarado de suas riquezas.

  • João Bosco Teruz

    O jornal mentiu sim e deveria, em vez de justificativa pifia, publicar o erramos. Mas o blogueiro há de convir que estão acontecendo coisas bem mais importantes do que desinformação de jornal da qual já estamos acostumados. O leilão de Libra, a censura prévia que alguns artistas advogam e a greve dos professores no Rio são assuntos mais interessantes para debate.

  • José Ricardo Romero

    Deixa, deixa, deixa. Quanto mais essa imprensa velha recheada de pimpolhos bajuladores e incompetentes falar bobagem, melhor. Sua desmoralização será cada vez mais acelerada e sua derrocada será completa. O certo é fazer como este blog que arreganha as idiotices da folha, assim todo mundo vê de que matéria fecal é constituído esse jornalismos piguento.

  • kson

    O Requião propôs no congresso, o direito de resposta, proporcional ao dano. Se já estiver valendo, o governo tem que partir pra cima. pois se trata de ¨reportagem¨ fraudada.

  • Luciano Bastiani

    Minha gente, como alguns aqui sabem, trabalho como eletricista, e portanto teria dúzias de história como essa pra contar.
    Vou me ater a uma, que além de se enquadrar neste contexto, serve também pra ilustrar o que determinados partidos políticos têm como ideal, muito diferente do PT.

    Dois anos trás eu estava executando a instalação elétrica de um pequeno edifício, e tão logo a entrada de energia (entenda-se toda a estrutura de cabeamento, quadros para os relógios de medição, interligação com a rede da concessionária, no caso aqui a Celesc, etc.) estava concluída, o proprietário começou a entregar as chaves aos novos moradores.

    Ocorre que a Celesc protelou por alguns dias a ligação da energia para estes consumidores, sendo que seus funcionários alegavam a falta de medidores em estoque (que cúmulo! é o mesmo que padaria não ter farinha pra fazer pão).

    Uma das novas moradoras não se fez de rogada e acionou a ouvidoria da Aneel, que determinou que a Celesc fizesse a ligação direta, cobrando apenas uma taxa fixa até que se normalizasse a situação.

    Isto se passou em um edifício cujos apartamentos em sua maioria eram financiados pela CEF (até porque a CEF só libera o financiamento quando tudo tá redondo, diferentemente do que pensam os babacas que metem o pau em tudo que é do Estado).

    Ninguém ali se queixou, se mordeu, se jogou da ponte e muito menos reclamou na imprensa da demora da Celesc, e sabem por quê? Porque o cidadão quando compra sua casa própria pra sair do sufoco do aluguel não vê a hora de se mudar, estando tudo pronto ou não, faltando água, luz, gás, telefone, porta, janela, pia ou até chuveiro. E ainda o faz com muita alegria e satisfação, é ou não é?

    Esta demora foi provocada pela nossa velha conhecida tática de detonar a empresa pública para vendê-la depois na bacia das almas.

    Agora, adivinhem de que partido ERA o atual governador e para qual ele foi? Será que é por isto que a imprensa não apareceu pra meter o pau? hummm

    PS. foia, o maior jornal do país, e também o mais mentiroso!

  • GABRIEL

    Esse jornal é um caso sem jeito só tocando fogo no circo

  • ari alves

    Chico e Caetano, nessa briga das biografias, escreveram textos em que acusam a Folha de ter colaborado com os torturadores do regime. O que fez Jo$1000000as de $ouza, então, para bajular o seu Frias? Publicou um post comparando Chico, Caetano e Gil ao abjeto Jair Bolsonaro. Da gangue de dona Judith Brito, poucos são tão safados quanto o Jo$1000000as de $ouza.

    • Roberto Locatelli

      Podemos dizer que o Josias é o Reinaldo Azevedo da Folha.

  • Marcos

    Jornalzinho tucano que serve somente para reciclagem, ou nem isto.

  • MARCIO BASTOS

    Admitir que e Planfleto, nao faz mal, mas nao insiste em dizer para mim que isso e jornal, e tudo menos isso, entao uma proposta coerente, mudar a nomeclatura para FOLHA TUCANA DE SP e alias devidamente remunerada pelo cofres publico do ESTADO DE SP…CONFORME DADOS DO DIARIO OFICIAL, amplamente divulgado pela redes sociais

  • Roberto Freire

    Nossa, que beleza ficou a área de comentários desse blog. Todos concordando plenamente com o artigo postado. Todos adulando o PT. Todos como cordeirinhos fiéis do proprietário do blog.
    O blog que se diz “Cidadania” resolveu simplesmente expulsar todos aqueles que não concordam com suas ideias, cerceando qualquer debate. Antes alguns comentários de discordantes passavam, sendo prontamente respondidos com os tradicionais xingamentos. Agora nem isso.

    • Wilsoleaks Alves

      Mas, também, diante do exposto, dizer o quê?
      Só se for algo parecido com essa porcaria que você acaba de dizer, né Roberto Freire?
      E quanto a Marina, Roberto? Baita ingratidão, hein?
      Quando penso que você cancelou compromissos e passou noites em claro esperando de braços abertos por Marina, chego até a me apiedar de seu pequeno e oportunista PPS.
      Triste…

      • Meu caro Wilsoleaks Alves, este sr. Roberto Freire é o mesmo em quem estou pensando, aquele que antes era do legítimo PCB, do inesquecível Cavaleiro da Esperança? Se for, não perca seu tempo com ele. Agora não passa de mais um morto-vivo, um zumbi da política brasileira, prestando seus parcos e ignóbeis serviços ao que há de pior no Brasil, sua retrógrada, reacionária e preconceituosa extrema direita. Esqueça-o meu caro Alves, como a esmagadora maioria do povo brasileiro já o esqueceu faz muito tempo.

  • Roberto Locatelli

    Quanto mais o jornaleco tenta manter a fraude, tanto pior. A ombudsman Suzana Singer apontou claramente o problema.

    Folha vai levar mais um processo nas costas. Bem feito.

  • samuel alves

    GRANDE EDU,

    PRECIA MARCAR CM URGENCIA MAIS UM ATO NA FRENTE DESTE JORNALECO CHAMADO FOLHA URGENTE.

    FOLHA JORANAL DE CORNO,

    • eduguim

      Hehehe

  • Ernani Zamberlan

    Não há novidade nenhuma que a FSP, a Globo, o Estadão, a Veja, os do PIG mentem sempre e continuarão mentindo enquanto o PT estiver no poder, isso não me preocupa, pois poucos leem o PIG, e muitos que liam estão deixando de ler e como muitos leem os blogs sujos, muito mais do que aqueles que leem o PIG, a falsa noticia acaba indo contra eles próprios mostrando quem são os do PIG e não só mentem como escondem as noticias positivas do Governo do PT, como o premio da ISSA referente ao Bolsa Família.

  • Armando S Marangoni

    PAREM TUDO!
    O Nobel de Física deveria ir direto para a Folha de SP, que mesmo antes da inauguração dos maiores aceleradores de partículas já usava à larga a antimatéria.
    Devemos todos denunciar a fraude dos ganhadores do prêmios-dinamite, que usurparam da Folha os direitos autorais da descoberta e do uso dessa forma de energia negativa.

  • Fabrizio Alves

    Quem se deu um tiro no pé foi o governo com esse leilão entreguista do Campo de Libra….

    Uma grande traição dos petistas que governam o país à esquerda nacional…. Me recuso, a partir de
    agora, a chamar essa turma de “esquerda”. Disseram na campanha eleitoral que o Pré-Sal era nosso
    passaporte para o futuro, que privatizá-lo seria um crime…. E agora vem com essa! Fizeram estelionato
    eleitoral. Além de tudo, impõem essa medida neoliberal goela abaixo da sociedade brasileira, sem debate,
    mobilizando o exército para defender os interesses do grande capital. Que vergonha!!!

    Deus tome conta do futuro da nossa gigante Petrobrás.

    • MARCIO BASTOS

      lance a frente…xeque

    • Thiago Silva

      Entreguista é teu cérebro que está demonstrando o quanto vc se acha de esquerda

    • Acho que este sr. Fabrizio ainda não foi alfabetizado totalmente, pois ele não sabe ler.

  • DOMINGOS DIAS

    FOLHA E FUTEBOL… TUDO HAVER!!

    Saudações a todos!!

    Este tipo de jornalismo, aliás facetado hoje no mundo neoliberal, dominado pelo dinheiro, se apresenta em todos os segmentos: no esportivo é triste o formato dos programas das tvs abertas… Tratam o futebol com todas as suas mazelas de maneira hilária e jocosa, uma simples brincadeira… Jogadores e alguns técnicos se mostram rebeldes quanto ao calendário e horários de jogos impostos pela globo… comentaristas submissos, sabujos, vêem tudo isso, mas desconversam, não trazem ao debate os males do nosso futebol, em especial causado pelo dedo da emissora que o controla.

    • MARCIO BASTOS

      acabaram com futebol, essa globo e um cancer

  • É por isso que eu sempre recomendo para as pessoas não lerem jornais e só se informarem online, preferencialmente nas agências de notícias diretamente ou em blogs e sites independentes, evitando a grande imprensa.

    Comprar jornais é pagar para ler mentiras e ser enganado. Uma vez na Internet, privilegiar os canais alternativos, saindo fora dos grandes portais.

    Já faz muito tempo que a Folha abandonou o jornalismo e perdeu completamente os escrúpulos. Para mim é um pasquim mal feito que só serve para forrar gaiola de passarinho.

    • Roberto Freire

      É mesmo Ruy? Mas me diga então como confiar nas tais notícias onlines de “blogs ou sites independentes”?
      Que compromisso com a verdade tem um tal “site independente” ?
      Como você garante que as notícias “independentes” tem mais veracidade que as notícias dos tais “jornalões” que você usaria só pra forrar suas gaiolas?
      Como os milhões de leitores que leem ou assistem os jornalões, pelo visto, não acham isso? Seria todos “alienados” e tão burros que não tem senso crítico e opinião própria?
      Pelo seu princípio me parece que a verdade não é uma coisa absoluta e sim relativa. Depende do julgamento de cada um.
      Alguns são “alienados” pela “mídia golpista” de direita e outros são “alienados” pelos blogs de esquerda. Mas também tem a “imprensa independente” dos blogs da direita, não é mesmo?
      Então em que acreditar?

      Ainda bem que não estamos em Cuba onde eles só tem como opção o Jornalão oficial do Governo para ficarem “alienados”.

      Aqui, por enquanto, podemos escolher no que se “Alienar”.

      • Haroldo Mourão Cunha

        Pronto, mas um babaquice! Quando coloca-se Cuba na conversa, como sinonimo de repressão, já dá para notar o quão é imbecil será o texto!

        Como você sabe o que ocorre em Cuba se as notícias que vem de lá são pelo jornais que odeia o sistema cubano?

        Como muitos da oposição disseram por aqui sobre a revolta dos coxinhas, só um lado dá seu parecer, não há contraponto, então isso não vale para Cuba, seu cretino?

      • Panino Manino

        Senso crítico.
        Alguns leitores tem e fazem sua escolha de quais fontes confiar.

  • Salvador Ferreira

    Eduardo.
    Por seu intermédio mando um abraço e meus parabéns á Lili, cartunista
    de grandes qualidades. Essa caricatura super expressiva está o máximo.
    kkkkkkkk

    • Flavio de Oliveira Lima

      É um “tucanobu”!

  • Romanelli

    REITERO, pouco me importa o que venha a acontecer politicamente com Dilma e/ou LULA e a sua turma que o que mais fazem é ganir, à busca de compaixão, tal qual os beagles perdidos de Jundiaí.

    A mim, interessa PRIMEIRO as nossas Instituições, a republica, a mídia democrática, coerente e responsável, a nossa democracia, que já cansei de denunciar aqui que é de brincadeirinha, inconsequente, quando não delinquente e violenta.

    Ao final, diante de MAIS UMA mentira da ROLHA, o que fez a PRESIDENTE DO BRASIL pra proteger o cidadão comum ? Pra defender não só a sua administração (que é pífia), mas sim a Instituição para a qual foi eleita ?

    O que, me diga ? ..nada ? pediu ajuda das cartas ? ..processou o jornal e exigiu IMEDIATO direito de resposta e ESCLARECIMENTO ao eleitor/contribuinte em primeira página ?

    Veja (com o perdão do uso da palavra) isso não é um “direito” da PRESIDÊNCIA, diante de boatos assim, é um DEVER, dever !!!!!!

    ..tá difícil de entender Dilminha e assessoria secundarista ?

    ou será que ela, DILMA, marcou um almoço pra traçar uma “costura” que venha a compensá-la por mais esta “rata” que vivemos recebendo desta mídia que não tem ética nem papas ou amarras ? ..esta que em conluio com quem esta no poder (independente do P) insiste em nos envenenar do NECTAR que nutri as nossas células de conhecimento e cidadania, a notícia necessária, útil, oportuna e verídica ?

    SINCERAMENTE, talvez, talvez o dia que estes “eleitos” aprenderem que eles são passageiros e SERVIDORES dos eleitores, quem sabe eles tratarão melhor dos nossos direitos e cumprirão melhor com seus deveres !!??

    em tempo – em resposta ao “BOLA” que disse, em defesa destes BARRACOS DE GESSO (que sequer contaram com um projeto arquitetônico pra área de convívio, verde e lazer) que teríamos que levar em consideração o “orçamento curto” do empreendimento.

    sei sei, quer dizer que padrão FIFA só vale pra Estádio ? ..estes que se fossem aplicados (e NÃO a fundo perdido, pq as casas merecem e DEVEM ser cobradas) em moradias teriam ofertado MAIS 300 mil unidades, e de muito melhor qualidade ?

    ..e sobre faltar dinheiro, com os recentes aumentos de 2% na SELIC soube que isso irá encarecer o orçamento em algo como R$ 30 bi/ano, algo como mais umas 750 mil casa

    francamente, parece que dinheiro não é bem o problema ..será então que é a falta de engenheiro, ou de CADEIA pra empresário que corrompe, atrasa, encarece e oferece produtinhos com estas características ?

    gente gente, depois dizem que eu é que sou Maquiavélico ? Por acaso que “pratica” o tal de “fazer bem aos pouquinhos”, ou que só divulga notícia boa e esconde a ruim ?

    E não se esqueçam, hoje, parece que pelo preço de umas bananas, parece que teremos o leilão da LIBRA ..a rainha que se cuida, ou que mande a SHELL pra defender os interesses dela

    http://www.youtube.com/watch?v=ykAP6y79epk

    • Romanelli

      correção: depois dizem que eu é quem seria Maquiavélico ?

      e colaborando mais ainda com a reflexão..

      http://www.mensagenscomamor.com/frases_de_maquiavel.htm

    • Wilsoleaks Alves

      Caro ROMAquiavélicoNELLI…
      Se pra você a construção de milhões de casas populares é a mesma coisa que a construção de meia dúzia estádios para um evento esportivo, então… Minho calá, né?
      Até nem deveria lhe falar das diferenças que são muitas e são gritantes, mas movido por elevado sentimento de comiseração citarei apenas uma: as casas do programa Minha Casa Minha Vida são construídas com recursos do erário e de forma contínua, já que o Governo Federal ainda não atingiu nem metade da meta estabelecida, ao passo que, os estádios foram construídos e concluídos com recursos financiados frente ao BNDS para serem saldados por empresas e governos estaduais e municipais.
      Quase igual né?
      A diferença, Romanelli, entre recurso do erário e recurso financiado é imensa, estimo que seja até maior que a diferença entre o ente maquiavélico e o ser energúmeno.

  • Roberto Locatelli

    A Folha sabe que será desmascarada na internet. Mas não se importa. O que o jornaleco quer é publicar manchetes contra o Governo Dilma e contra Lula, pois sabem que muitos só leem as manchetes.

    No entanto, conheço várias bancas que não expõem mais a Folha, preferindo colocar à vista jornais de concursos, esportivos e outros. Então, essa estratégia de manchetar contra Dilma terá cada vez menos efeito.

    Por outro lado, a Globo, principal canal de tv anti-governo, tem cada vez menos audiência. A emissora do plim-plim ainda tem poder, mas bem menos do que há 10 anos atrás.

    Agora temos que fortalecer ainda mais a informação pela web, através de blogs, sites e redes sociais.

    • Rodrigo

      Roberto, como assim a Globo tem cada vez menos audiência? O que o povo está assistindo no horário nobre? E como assim bater na Dilma não gera o mesmo efeito? E as marchas reacionárias de junho e julho? E o Geraldo Alckmin em primeiro lugar nas pesquisas em São Paulo? (efeito do bater nela). E os médicos brasileiros repetindo palavras de ordem racistas tiradas do PIG contra os médicos cubanos? (efeito de bater no Padilha).

      • eduguim

        Na última década a Globo perdeu muita audiência, apesar de ainda ser líder

      • Roberto Locatelli

        Como eu disse, Rodrigo, a Globo ainda tem poder. Mas esse poder é menor do que era. Veja aqui:

        http://tijolaco.com.br/index.php/ibope-globo-fechara-2013-com-a-menor-audiencia-de-sua-historia/

        Independente desses dados, cabe perguntar: o Faustão está bombando? E o fantástico? E o programa da Fátima Bernardes?

        Não estou menosprezando o perigo que a Globo (ainda) representa. Mas digo: acabou o tempo da Xuxa, em que 90% das crianças assistia a Globo nas manhãs. Acabou o tempo em que a Globo derrotava um candidato trabalhista à presidência.

  • Daniel

    Têm que ser muito estúpido para levar a Folha à sério…

  • Carlos Henrique

    Avise a essa cavalgaduras da direita que SE AS LIGAÇÕES DE ÁGUA E LUZ TÊM OBRIGATORIAMENTE QUE SEREM SOLICITADAS PELOS MORADORES, O GOVERNO FEDERAL, NO MINHA CASA, MINHA VIDA; OU QUALQUER IMOBILIÁRIA MILIONÁRIA, NUM APARTAMENTO CARÍSSIMO, TÊM QUE ENTREGAR AS RESIDÊNCIAS AOS MORADORES SEM AS LIGAÇÕES DE ÁGUA E LUZ, JÁ QUE ESSAS SÓ PODEM SER REALIZADAS A PEDIDO DELES E O SUJEITO NÃO IRÁ PEDIR ÁGUA E LUZ PARA UMA CASA QUE AINDA NÃO RECEBEU, JÁ QUE APÓS SOLICITAR ESSAS LIGAÇÕES, O MORADOR COMEÇARÁ A RECEBER AS CONTAS, O QUE O LEVARIA A ESTAR PAGANDO POR ALGO QUE AINDA NÃO USUFRUI(NEM OS RICOS, MORADORES DO JARDIM, FARIAM TAMANHA BURRICE, QUANTO MAIS PESSOAS CARENTES, POBRES, BENEFICIADAS PELO MINHA CASA, MINHA VIDA!!!!!!!!). Imaginem se Dilma começasse a exigir que pessoas pagassem a água e a luz de casas que ainda não receberam, ou seja, pagassem água e luz que não usam, referentes a lugares aonde não moram : O QUE DIRIA A FOLHA CANALHA!!!!!!!!!!!???????? ACUSARIA A PRESIDENTA DE ALÉM DE COMETER UMA ILEGALIDADE, SER UMA “EXPLORADORA” DOS RECURSOS DOS POBRES!!!!!!!!!! É muito cinismo, mas para além disso aponta para uma estratégia golpista que irá radicalizar-se(logo não teremos uma Susana Singer para escancarar no próprio jornal seu golpismo, ela será calada!) e açambarcará o resto da corja midiática, com “matérias” do jornal Nacional, as que verdadeiramente chegam ao povo, muito piores do que essa. Por isso mais uma vez apelo para que Representemos ao MPF e à PGE imediatamente. Assino qualquer Representação.Temos que agir com força.

  • Flavio de Oliveira Lima

    Edu
    Sua insistência nessa fraude jornalística é essencial para colocarmos um limite nas mentiras desses bandidos. Parabéns amigo.

    • eduguim

      Valeu

    • Rodrigo

      Se o jornal é de direita, eles não se “desmoralizaram ainda mais”… Pelo contrário! Isso aconteceria se eles pedissem desculpas pela fraude, decepcionando a classe média conservadora. Portanto, não adianta insistir com eles.

  • Cláudio José

    Rio de Janeiro, 21 de outubro de 201

    PROJETO: ONG: PLANTA PRA MIM

    Caros amigos (as) o mundo inteiro sofre com o desmatamento, e o Brasil não fica fora desse enorme problema e crime contra a natureza. Só com a união de todos é que podemos tentar salvar o nosso querido planeta. Pensando nisso, gostaria de sugerir um projeto para o povo Brasileiro, seria a criação de uma ONG especialista em plantar árvores nos grandes centros, nos morros e encostas das comunidades carentes, pois infelizmente, são as que mais sofrem com as chuvas e o desmatamento. Vamos salvar vidas, com a criação da ONG: PLANTA PRA MIM onde o cidadão através de uma doação por telefone e internet plantaria árvores frutíferas no local desejado, indicado por ele, na cidade e comunidade carente que achar que precisa de ajuda. Com essa simples inciativa nos estaríamos salvando muitas vidas e gerando alguns empregos, para o pobre povo brasileiro. O Pessoal da ONG: PLANTA PRA MIM registraria esse momento e mandaria um foto da plantinha, para o doador com o seu nome, para ele colocar na sua rede social, incentivando outros fazerem o mesmo numa grande corrente de solidariedade para salvarmos o planeta. Assim o povo brasileiro estaria dando um belo e grande exemplo, para o mundo inteiro, e com isso gerando sementes para um futuro melhor para o nosso querido planeta. Observação algumas empresas também poderiam plantar e teriam colocadas o seu nome nas plantinhas, para também colocarem na rede, essa bela iniciativa de tentar salvar o planeta e ajudar essas comunidades carentes.

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

    • Wilsoleaks Alves

      Minha planta será um mandacaru.

  • zé eduardo

    Para além do texto impecável, a ilustração é uma obra-prima! Parabéns.

    • eduguim

      abs

  • foo

    Acho engraçado quando ouço a oposição acusar as medidas de “eleitoreiras”.

    Por essa ótica tudo aquilo que o governo fizer — construir casas, escolas, corredores de ônibus, trazer médicos, etc — será visto como “eleitoreiro”.

    Ou seja: ajudar o povo é eleitoreiro.

    Fico me perguntando qual será a proposta alternativa?

    • Michael

      A proposta da oposição é ajudar os banqueiros, os golpistas e a imprensa.

      Isso não é eleitoreiro.

      Isso PÓÓÓÓÓÓDE!!

    • Roberto Locatelli

      Cara, pela ótica da direita é assim:

      – se um governo toma medidas que melhoram a distribuição de renda, produzem justiça social, aumentam o nível de emprego, trata-se de um governo “populista” e as medidas são “eleitoreiras”.

      – se um governo – como os governos da Europa – toma medidas para proteger banqueiros e especuladores, espalha desemprego, miséria e opressão, trata-se de um governo “sério” que tomou medidas “corajosas”.

  • Sandro

    Engraçado que a folha não identificou nehuma pressa eleitreira, quando o Serra inaugurou uma maquete de uma ponte de Santos ao Guarujá. Que por sinal até hoje não foi feita e nem será, uma vez que agora apresentam um túnel, que também não será feito. Mas aí tudo bem pra folha né.

  • Pyerre Dias da Costa

    Prezados:
    O leilão do campo de Libra……assunto proibido aqui!

    • Guerrit

      DE FATO. LIBRA, ASSUNTO CENSURADO. e eu que admirava tanto ao autor deste blog.

    • O leilão do campo de Libra vai proporcionar ao Estado Brasileiro 74% do petróleo encontrado lá. Porcentagem maior quer esta no mundo só na Venezuela e Casaquistão. Na Rússia, China e outros gigantes, essa porcentagem é bem menor. E quem vai comandar e controlar o consórcio é a Petrobras, ou seja, o governo brasileiro. Procure informar-se melhor meu caro Pierre, mas não na veja, globo, folha, estadão….

  • Savio Maciel

    Todos que aqui vem se informar e opinar sabem, e se não sabem deviam saber, que nada vai mudar a linha editorial da Folha. Já sabemos que “reportagens” desse jaez continuarão a ser publicadas porque tem um público certo e cativo, portanto, o que nos conforta é que há pessoas – como o Edu, aqui – que estão atentas e prontas a desmentir e desmistificar as “reportagens”. Não adianta vociferar contra o jornal. A liberdade de imprensa garante a ele o direito de publicar o que quiser. Cabe aos que se sentirem ofendidos pelas “reportagens” buscar reparação pelo dano. Infelizmente, não há um instrumento legal específico para isso, sem falar que apelar para o Judiciário é custoso tanto em tempo quanto em dinheiro. Eu disse que a Folha tem público certo e, por certo, bastante numeroso. E o outro lado? Bom, vamos enumerar: este Blog da Cidadania, Escrivinhador, Conversa Afiada, Vi o Mundo, Barão de Itararé, Tijolaço, Socialista Morena, Novo Blog Limpinho e Cheiroso, Luis Nassif On Line, DoLaDoDeLá, Leandro Fortes, Miro, Carta Capital e seus blogueiros e colunistas, e por ai vai. Também temos um time respeitável, não?

  • Thiago Silva

    Às vezes fico pensando que só o extremismo pode acabar com a pouca vergonha dessa máfia midiática

  • C.Paoliello

    A presidente Dilma sempre fala isso. Não adianta denunciar que eles publicam como versão final a deles e acabou. Como neste caso. É como enxugar gelo. Mas o importante é que é irrisória a parcela do eleitorado que vota sob influência do PiG e tende a ser cada vez menor. Questiono também o blog ficar repercutindo as mentiras da velha mídia.

    • Sbentenar

      É que os ” cumpañeros” são sadomasoquistas. Levam pau e continuam
      A dar milhões em publicidade. A tucanalha dá e não leva o troco.

  • Horta

    Edu, a mídia (pig) é um tremendo poço de fraude contra os leitores, veja esta notícia da Veja em rodapé, diria, que nunca antes na história deste país o Brasil tenha sido inserido neste contexto, mas o pig dá em nota de rodapé.

    “Brasil agora é membro do conselho diretor do Pisa

    Como associado, país vai participar de reuniões deliberativas da mais importante avaliação de educação do mundo”

  • marcos augusto

    A Folha já exala mau cheiro há muito tempo. Fosse na Argentina, bem aqui pertinho portanto, já estaria fechada. E é disso que precisamos, urgentemente, ou seja, de uma legislação forte e que impeça este tipo de publicação odiosa contra uma Presidenta, derrubando de uma vez por todas esta meia dúzia de “donos” da mídia que falam o que querem a pretexto de que não podem ser “censurados”.

  • Gil

    VEJAm A FOLHA, CADA VEZ PIOR

    Reinaldo vai para a Folha e avisa que fica em Veja

    Jornal da família Frias atrai para suas páginas o blogueiro Reinaldo Azevedo, que fez fama pela aversão ao PT e a disseminação do ódio no debate político; Editora Abril, de Gianca Civita, ao contrário do que se comentava no mercado, não deve abrir mão do passe do citado polemista profissional; a se confirmar, a notícia pode ser duplamente ruim: as diatribes antes restritas ao site da revista semanal agora serão amplificadas no jornalão de Otávio Frias Filho; em postagem às 15h41, com mais de uma dezena de citações ao 247, Reinaldo Azevedo finalmente abriu seu jogo: vai para a Folha sim, e continua em Veja; “e, não tardará, haverá mais novidades”, avisa ele

    247 – Primeiro o mercado divulgou uma boa notícia: o blogueiro Reinaldo Azevedo, expoente máximo do neoconservadorismo brasileiro, não estaria mais à serviço do site da revista Veja, maior revista semanal do País, que pertence à Editora Abril, de Giancarlo Civita.

    Depois, na tarde desta quarta-feira 23, a evolução dos fatos começou a apagar o que parecia positivo. Azevedo, corre nos meios de comunicação, acertou tudo para passar a escrever no jornal Folha de S. Paulo, mas sem deixar seu posto de capitão do mato na Abril, sempre na caçada ideológica dos que pensam diferente de sua cartilha conservadora.

    Fiel escudeiro de José Serra, Reinaldo se notabilizou pelo estilo agressivo, que destila ódio contra petistas, chamados por ele de “petralhas”, e por qualquer coisa que se aproxime da esquerda.

    Com seu estilo ferino, dissemina ódio na arena política e tenta desqualificar adversários, como fez com alguns ministros do Supremo Tribunal Federal, no julgamento da Ação Penal 470.

    Veja lucraria muito com sua saída, mas o comentário mais forte é pela permanência dele.

    Só não se sabe qual será o benefício da Folha e até que ponto Reinaldo, com seu radicalismo, conseguirá influenciar a agenda política do maior jornal do País.

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/118605/Reinaldo-vai-para-a-Folha-e-avisa-que-fica-em-Veja.htm

    PS ELES SE MERECEM, REINALDO E FALHA, TUDO A VER

  • ANDRE

    SR. EDU, VÃO FAZER COM O HADDAD O MESMO QUE FIZERAM COM A MARTA SUPLICY, A ORDEM JÁ FOI DADA E O GRUPO BANDEIRANTES ESTÁ ENGAJADO, DO DATENA A O BOECHAT.KASSAB REAJUSTOU IPTU EM 80% E ELES FICARAM CALADOS.ELE TEM QUE VIR A PÚBLICO E EXPLICAR .

  • Elizabete Gomes

    Toda vez que eu leio a Veja ou alguma matéria da Folha, fico enojada com a patifaria desse jornalismo mentiroso. Toda vez que uma matéria maldosa como essa for publicada, a presidenta Dilma deveria desmascarar na mesma hora. Não é possível que o PT aceite essas acusações e não reaja. Aliás essas publicações deveriam ser investigadas pelo ministério público, alguem pode explicar, por exemplo, como eles tem acesso a processos que estão em segredo de justiça? Não é imprensa, é um partido politico disfarçado de revista e jornal. Ley de Médios já!!

  • Vish, deu ruim rs

  • Deu ruim mesmo, que coisa ein cara!
    Vergonha da folha!