A vingança dos médicos contra o PT

Análise

O destino deu às entidades médicas e aos profissionais da área a oportunidade perfeita para se vingarem da derrota acachapante que o governo Dilma e o PT lhe impuseram desde que, em 8 de julho deste ano, a presidente da República lançou o programa Mais Médicos, enfurecendo a categoria de forma jamais vista no país e levando-a a praticar legítimas insanidades.

No âmbito da ofensiva massiva contra o Partido dos Trabalhadores desencadeada pela mídia e pelo PSDB a partir das prisões de algumas de suas lideranças históricas condenadas pelo julgamento do mensalão, finalmente funcionou a recomendação das entidades médicas para que a categoria empreendesse retaliação política ao governo federal e ao seu partido.

Em meados de outubro, o jornal O Globo já anunciava: “Médicos São orientados a pedir votos de pacientes contra Dilma” (clique na imagem abaixo se quiser ler a matéria na íntegra, ou leia abaixo o que ela tem de importante).

 

A matéria em si, porém, diz muito mais do que a manchete. Abaixo, alguns trechos bastante eloquentes.

—–

Em reação à aprovação da medida provisória que criou o programa Mais Médicos, as entidades que representam esses profissionais de Saúde preparam uma ofensiva nacional na campanha de 2014 contra a presidente Dilma Rousseff, sobretudo na população de baixa renda (…)

Além disso, há um movimento de filiações em massa dos médicos a partidos de oposição, principalmente ao PSDB e ao DEM. Segundo a AMB, pelo menos 300 médicos já se filiaram ao PSDB do Ceará, a convite do ex-senador tucano Tasso Jereissati (…)

No Mato Grosso do Sul e em Goiás, o DEM já articula um número grande de filiações até novembro. O deputado Luiz Henrique Mandetta (MS) trabalha junto ao líder do partido na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), para fazer um ato político e filiar, em um dia, cerca de mil profissionais (…)

– A gente está preparando uma data para fazer um bloco, a gente quer fazer um barulho num dia só. Estou preparando um ato político, para fazer essa marca histórica, estamos numa agenda política muito intensa (…)”

—–

Quem diz que a categoria médica anunciou, através de suas entidades, que passaria a atuar politicamente e em peso contra Dilma e seu partido, portanto, não é este Blog, mas o jornal O Globo.

De fato, os Conselhos Regionais de Medicina, a Federação Nacional dos Médicos, a Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina, mais ou menos explicitamente recomendaram a atuação política da categoria médica contra o governo federal e o seu partido.

Essa fúria dos médicos brasileiros contra Dilma e seu partido começou a tomar corpo cerca de um mês e meio após o lançamento do programa Mais Médicos. Em 26 de agosto, 95 médicos estrangeiros, a maioria cubanos – e negros –, foram hostilizados por cerca de 50 colegas brasileiros – todos brancos – durante manifestação contra o programa federal em Fortaleza.

Dois meses depois, a presidente da República, em cerimônia oficial, pediu desculpas ao médico negro e cubano Juan, cuja imagem sendo vaiado por médicas brasileiras brancas comoveu o país. Em resumo, Dilma pediu desculpas pelas atitudes inacreditavelmente incivilizadas dos médicos brasileiros.

De que lado ficou a maioria do país? Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e divulgada no início deste mês mostrou quem venceu esse embate. Abaixo, matéria da Agência Brasil sobre a pesquisa (clique na imagem para visitar a página original).

 

 

Se não tiveram força, até aqui, para macular imagem de Dilma e do seu partido como disseram que pretendiam, a alguns dos médicos que se enfureceram com a presidente da República foi dada, recentemente, a possibilidade de “darem o troco”.

De terça para quarta-feira, dois laudos produzidos por duas juntas médicas distintas geraram ao partido da presidente da República uma derrota na Justiça e outra no Congresso nacional. Médicos envolvidos, em maior ou menor grau, na disputa política com Dilma e seu partido emitiram pareceres que devem devolver o petista José Genoino à prisão e impedir que ele obtenha aposentadoria da Câmara dos Deputados.

Em um momento em que o PT sofre ataques por conta das prisões de suas lideranças históricas e no qual a mídia conseguiu jogar sobre si a culpa pela corrupção na prefeitura de São Paulo e no governo do Estado durante gestões do PSDB e do DEM, o golpe contra Genoino deve ter tido um sabor especial de vingança para os médicos enfurecidos.

226 comments

  • Edu, não vou te acompanhar nesta análise, embora eu saiba que uma quantidade muito grande de médicos e de futuros médicos se comporte exatamente como você descreveu.
    Não acompanharei apenas em respeito a uma outra grande quantidade de médicos que tem a postura oposta. A postura ética.

    • Dr. Flavio, compreendo sua hesitação quanto à matéria, mas atente que o que Eduardo está colocando é que essa sabotagem parte das associações, de cima para baixo, que os médicos que colocam a medicina na frente, a ética, se levante contra esses estado de coisa. Como o Sr. está fazendo, por sinal!

  • Mas, pela dignidade, necessidade, lealdade e brasilidade, os 84, 3 p.c. de preferência/consagrada do Povo pelo Mais Médicos, qualquer mega vingança, venha de onde vier contra o PT especificamentte, , na realidade, com seus naturais acertos e erros, pelo Bem Comum da População Comum do Brasil também e como reduzem tal vendetta a pó de traque. E a nossa luta pela construção da dignidade nacional, entretecida de miscegenação e de convivência pacifíca entre nós e as diversas etnias de imigrantes, essa sim é o que vale. Orgulha-nos e nos fortalece.Solidário com Eduguim, este o pensar e o sentir deste depoente, que atingiu a escala 84/85 anos de vida.

    • “A cada dia sob todos os pontos de vista vamos cada vez melhor (Cauê). Eu na escala 76/76 anos vamos construindo um America Latina, berço de uma noca civilização. Profecia que se realiza a cada dia. Cotidiano acessando Cidadania, nos fortalecendo mutualmente

  • Dilma contra a cartel da medicina e contra a máfia de branco. É disto que o Brasil necessita. Bravo Dilma. Mais uma vez fica provado que o julgamento na época da formatura dos médicos é uma farsa como foi o julgamento do Mensalão contra o PT, pois os mensalões tucanos continuam engavetados.

  • Eduardo,

    Não acredito que seja isso.
    No que se refere ao “mais médicos” é um programa eleitoreiro, como todos os programas governamentais no Brasil. É uma saída oblíqua tangente e populista para o problema, e não o vai resolver.
    O problema dos profissionais de saúde no SUS é que não há carreira de Estado, uma antiga reivindicação, mas que dá mais trabalho que importar os cubanos.
    Há ainda que se mencionar a vontade de Dilma e dos petesqueristas de ajudar Cuba e outros países com $$$, que ós não temos… http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/dilma-perdoou-divida-de-paises-africanos-de-olho-em-2014/ (SIM É DA VEJA PIG E DAÍ?)
    Quanto à atuação ” política” das entidades médicas, é irrisória Eduardo….
    Quanto à aprovação, não me iludo por ela, pois como toda medida populista, causa aprovação.Uma população tão abandonada ao longo dos séculos vê qualquer coisa nova com bons olhos não os culpo.
    Agora, sugerir que as juntas médicas deram seus relatórios baseados em vingança parece exagero, no mínimo, não Eduardo? Você por acaso é médico? Acusação grave e sem provas.

    • E daí, problema algum. Desde que os blogs da Veja aceitem nossas argumentações e fontes advindas de blogs progressistas, não vejo problema algum.

      Todavia como isso não acontece parei de ler no (… E DAÍ?)

      E daí? Problema algum, você ainda tem o Romanélli e o resto dos de sua laia para ler suas bobagens, além do Edu que lê por dever de ofício.

      • Bom, a agressão é desnecessária….
        Concordo com vc quanto aos comentários no blog deles.
        Fiz questão de enfatizar por a fonte é ^” suspeita” ainda que informação proceda.
        Mas vc não comentou as acusções de vingança Leaks, nem o “perdão” do Lula-Dilma.
        Tampouco emitiu o seu parecer “médico.”
        abraços fraternos,

          • Wilson, não temos necessidade de adular os “trolls” por aqui… ele entendeu muito bem o seu recado e agora se posa de vítima…

            não alivia para esses “vestais” !!

          • Esses otários que frequentam blogs progressistas sofrem com a consciência pesada, pois sabem que os canalhas do PIG são pagos, bem pagos, para mentir, enquanto os progressistas bancam seus próprios meios para poder mostrar o outro lado da história.

    • Bem, a rigor, a rigor, não sou contra o mais médicos, mas, acho que não haveria necessidade de importar essa “comoddity”profissional de Cuba, afinal, para praticar a medicina apenas com algumas apalpadelas e um estetoscópio no pescoço, – que é a base da medicina cubana – tem muito enfermeiro e muito auxiliar de enfermagem apto para praticar, e a fim de encarar essa tarefa.

        • Parece que postou um vídeo que não viu.
          É só assistir com atenção isenta para perceber que o presidente do CRM/SC repetiu o que eu disse.
          Além disso, os estudantes ressaltaram o caráter humanista de atendimento dos médicos cubanos, o que pode, perfeitamente, ser aplicado apenas com um estetoscópio pendurado no pescoço, e umas apalpadelas.

          • é muito simples, Catão: você interpretou da sua forma contumaz aqui neste blog…

            você “se contradiz” e “se borra” o tempo todo aqui…

          • Olha, há médicos e médicos. Mas, deixa em perguntar uma coisa, já foi ao teu “ginecologista” esse ano, Atibaia? Ele só uma ‘apalpadela”, mais nada, né não? Conheci um médico aqui em Niterói – ultra conservador (já falecido, infelizmente)- que dizia: quando aprendi medicina, o corpo humano se dividia em cabeça, tronco e membros! E ele só de tocar os pacientes dava seu diagnóstico, geralmente acertava em quase 100%! Dr. Silvio Picanço, quem o conheceu e foi seu paciente, como eu, não pode deixar de citá-lo.

          • Desculpe Haroldo, mas você está equivocado.

            Décio não pode ir ao genecologista, não lhe é permitido e nem haveria profissional que se sujeitasse a clinicar o Décio.

            Portanto, sugiro que o senhor reformule sua pergunta:

            “Já foi ao teu veterinário esse ano, Atibaia?”

      • A rigor não é contra, mas acha que não há necessidade de importar essa “comoddity”profissional de Cuba, pare de ser hipócrita, ou vc concorda ou não. Quando vc for ao médico..diga que vc quer ser atendido por um enfermeiro, mas cuidado..tente encontrar um enfermeiro a fim de encarar esta tarefa.

      • Vocês são engraçados pra caramba.

        Primeiro, os médicos cubanos não servem.

        Depois, para dar uma “apalpadela” qualquer, pode ser auxiliar de enfermagem mesmo.

        Que linguajar chulo, típico da direita nefasta deste país.

        Vocês são patéticos.

        • Foi isso que eu quis dizer, Nigro.
          E acho, sim, que não precisava importar médicos, para isso.
          Se Cuba pôde preparar esse pessoal para praticar essa medicina, nós poderíamos ter feito isso muito melhor que eles.

          • Atibaia, responda outra pergunta: como Cuba é “uma ditadura sangrenta” conseguiu e em nossa “ditabranda” não? E olhe que eles quase que possuem uma cerca em vota da ilha para que nada possa entrar sem as bênçãos do tio sam há mais de cinquanta anos e nós recebemos os “benefícios” de sermos vassa… digo, amigo dos ianques!!!

        • Então qual é o problema com os médicos cubanos? Eles estão indo onde nenhum médico que critica o MAIS MÉDICOS, não que ir. Ponto! Cadê vosso argumento? Há! É programa eleitoreiro. Sim as pesquisas indicam que 83% dos brasileiros são a favor do MAIS MÉDICOS e desgraçadamente, para vocês, se converterá em votos para Dilma. Fazer o que? O que é bom o povo gosta, não é? E tem mais, esse pretenso movimento histórico dos médicos reacionários se converterá em um tiro no pé, histórico.

          • O problema é justamente este: são médicos cubanos. Venezuelanos e bolivianos também não poderiam participar. O programa “Mais Médicos” trouxe profissionais argentinos, uruguaios, portugueses, espanhóis mas contra esses não há reação alguma. O “problema” é com os cubanos.

    • Quanta asneira num comentário só? Não tenho estômago para ir ao esgoto da internet ler qualquer porcaria. Ainda sou obrigado a ver um amontoado de bobagens aqui?

    • sobre se perdoar divida de países, a coisa é antiga, e polêmica prum país que ainda se defronta com tantos passivos e injustiças, como o nosso

      Afinal, de quem era o dinheiro ? quem trabalhou e pagou por ele ? ..não se esqueçam, ontem a SELIC aumentou pra 10% aa ..os juros, pra variar, mais altos do planeta

      ..e é bilhão roubado aqui, bilhão superfaturado acolá, bilhão sonegado ali, tirado dali, jogado em estádio que ficará jogado a MATO, bilhão não pago, MAIS DE R$ 20 BI acertados com a VALE ..bilhão, bilhão, bilhão

      ..realmente, a coisa é polêmica e mereceria mais detalhamento, critica e defesa ..tão OU MAIS polêmica do que a política de TUTELA ASSISTENCIALISTA que não tem prazo de validade pra acabar, e da qual já nos acostumamos a praticar sem SEQUER avaliar (quem daqui sabe a quanto tempo temos o tal Vale gás ..e falta de salário pra comprá-lo ?)

      fora uma outra realidade que nos assola e incomoda, que é a aceitação de miseráveis vindos de outras terras ..não, NÃO que eles não mereçam respeito, mas convenhamos, se permanecer assim, enquanto os governos de lá não são pressionados (aliás, com alguns sendo muitas vezes negligentes com sua própria gente), nós daqui é que somos “convidados a pagar da conta” ..e sem poder

      http://www.inesc.org.br/noticias/noticias-gerais/2007/setembro-2007/brasil-perdoa-us-1-bi-em-divida-externa

      http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/vale-adere-a-refis-e-poe-fim-a-contencioso-de-r-45-bi-2

      sei não, pior é quando vemos que estes assistidos, normalmente, não são Nações que passaram por calamidades imprevisíveis (tipo Haiti ..que inclusive já teria dado tempo, dentro duma política séria, pra ter se reerguido, não ?)

    • Eleitoreiro? Não seria necessidade não? Uma vez que o médico brasileiro não se dispõe a atender nas periferias? Faça me o favor!!!! Em que planeta você vive?

  • O DEM está sob cuidados médicos há mais de uma década e o PSDB mostra claros sinais e sintomas que precisa dessa ajuda. Só o Globo para imaginar que um médico brasileiro tem tempo para pedir voto contra a Dilma nos 1:25min de duração de uma consulta no SUS.

    • Do jeito que os médicos corporativistas que estão contra o governo tratam seus pacientes, se eles falarem mal do PT os pacientes vão votar no partido só de raiva. Eles tratam os pacientes como lixo, nem olham na cara.

      Isso se atenderem porque muitos assinam o ponto e vão embora sem trabalhar.

      Vão fazer sucesso nas suas clínicas particulares com quem já é coxinha e acha lindo atacar o PT. Mas esses são a minoria. Não vão conseguir um voto a mais contra o PT.

      • Só uma correção caro Ruy, até em clinicas particulares eles já estão atendendo o mal. Mesmo com plano de saúde o atendimento é péssimo. Aliás para estes médicos empresários, não interessa a medicina preventiva, pois saúde não gera tanto dinheiro quanto manter um povo doente. Não podemos esquecer também dos grandes laboratórios, para quem a saúde é o que menos interessa e os médicos são muitas vezes “agraciados” pela indústria com muitos mimos (congressos, viagens ao exterior, etc)

      • Graças ao nosso históricoa atraso…

        eles são minoria em profissão. ideologia e porque não raça.

        Salve democracia…

        pra convencer o infeliz sem assitencia que devev fazer o que ele quer?

        Pra isso vai precisar trabalhar pra eles…o que não deixa de ser outro ganho do Governo DILMA.

    • Tem sim.Tenho um amigo médico que se se gabando ma contagem diária de quantos botos contra o PT ele vem conseguindo.Se bem que eu ache que ele está sendo enganado.

      • Garanto que o bom atendimento dos médicos do programa Mais Médicos, em locais onde as pessoas não tinham a quem recorrer por falta de profissionais, vai conseguir muito mais votos (muito mais MESMO) que os médicos coxinhas sonham conseguir.

  • Oras, por favor ..vocês não cansam ?! ..pensam mesmo que podem angariar simpatia, ou PIOR, com esta atitude, apostar numa mudança de perspectiva pra realidade que vocês, se, e nos meteram ?

    Acham mesmo que suas atitudes são construtivas ?

    Ora dizem que é a Justiça que não presta, e ameaçam com foro internacional ..ora são os policiais, jornalistas, juízes do STF, as leis, a sociedade ..afinal, vocês acham mesmo que agem e agiram de forma correta ?

    Aonde na cabecinha de vocês cabe a palavra ARREPENDIMENTO, mea culpa, aprendizagem, evolução com os erros, HUMILDADE ? ..por??, cambada de paranoico que inimigo em tudo quanto é canto

    INIMIGO do que e de quem cumpadi ? ..afinal, após ficarem 12 anos no poder, que mudanças foram as suas que ameaçaram tantos interesses assim ? ..ora faz favor

    Pensem assim, se os caras não tivessem traído a princípios e cedido à tentação, se tivessem confiado e respeitado a POPULAÇÃO e seus companheiros, estes que depositaram confiança e os elegeram, os malas não estariam passando por nada disso e, quem sabe, o país estaria finalmente tendo o tão prometido futuro merecido.

    Verdade é que com estas ações, um projeto de DÉCADAS foi jogado no chão ..toda uma geração, milhões de almas, se sentiram traídas, enquanto outras sequer sabem por onde poderiam partir qq melhoria. (basta vermos a quantidade assustadora dos que prometem não votar, anular, ou votar em branco)

    ..Pior que vem mais por aí..

    Do que lembro DIRCEU foi condenado em regime fechado, e só teRIA direito a regalias após cumprir certo tempo de cadeia.

    Após o regime fechado, tem o semi aberto, e aqui, prioritariamente, o preso sai pra trabalhar em colonia penal agrícola e/ou industrial.

    Caso o Estado não disponha de tais instalações, só então a Justiça poderia liberar o camarada pra trabalhar em outra empreitada privada ..e com direito a MONITORAMENTO via tornozeleira por exemplo.

    Portanto, parece pouco crível a estória de vermos J.Dirceu trabalhando no curto prazo em Hotel 5 estrelas ..sei não, mas acho que não passa.

    E nestes tempos de esclarecimento, vi entrevista em que juiz de execução penal disse que INDULTO é coisa pessoal, portanto, nada impede que os personagens recebam os deles já no próximo Natal ..o que pra ele, juiz, tb parece que seria decisão pra lá de prematura.

    mais …o juiz nos alertou de que, via de regra, não tem essa do preso escolher o lugar em que quer ficar, pois pra NORMAIS, é de praxe que ele cumpra seu CASTIGO no local aonde os crimes foram cometidos ..que no caso, preponderantemente é BRASÍLIA.

    Agora, aproveitando toda esta onda sensacionalista por parte dos que condenam, e dos que querem forçar a comiseração, daqui eu reitero um pedido que venho fazendo ha décadas.

    GOVERNOS, por favor, invistam em CADEIA, as pessoas que por lá passam, merecem respeito e tratamento minimamente dignos.

    O melhor que extraímos duma pena não é o reparo ou a vingança, mas o EXEMPLO aos que se inspiram na delinquência ..a sensação de ISONOMIA entre nossos cidadãos ..assim, fora as questões de superlotação e humanidade, é imperioso que o país estabeleça um plano pra, no mínimo, DOBRAR seu número de vagas em curtíssimo espaço de tempo.

    ..e que por favor, que este aumento não venha com privataria, pois chega a ser insano pensarmos em darmos LUCRO a empresário ao invés de lutarmos pela existência dum Estado mais eficiente e dinâmico, afeito a técnicas de transparência, gerencia, gestão e administração, ainda mais nos serviços em que a sociedade não encontra concorrência (tipo pedágio).

    em tempo …e junto com esta reforma, penso que seria mais do que oportuno que propostas aprovadas por mais de 95% da população brasileira, que elas fossem colocadas em pratica (como prisão perpétua pra reincidentes em crime de morte, e diminuição da maioria penal)

    afinal, o BRASIL é de todos, ou é comandado por poucos para poucos ?

    Pior que enquanto os heróis do CAZUZA morreram de overdose ..já os meus, parece que de caganeira por não terem coragem de assumir seus próprios erros.

    http://www.youtube.com/watch?v=YqMvr2VnqnM

    • Aparecida de Goiânia, 28 de novembro de 2013

      Nesse Blog, alguns comentaristas têm bandeiras, mas não conheço nenhum, que se preocupe com os reaças abandonados. Ano que vem tem eleição, e só vai levar o meu voto, quem realmente se preocupar com a limpeza do blog, pois essa situação é vergonhosa.

      PROJETO: ACOLHIMENTO (LIXO) CARINHOSO

      Caros amigos (as) do Blog da Cidadania, estamos comparecendo, mas os comentaristas não estão comentando unidos, para tentar resolver um grande problema o caso dos reaças sem moral (desculpem a redundância), que vivem abandonados e jogados na sujeira ou relegados ao ostracismo. O reaça tem família é um ser, tem voz, embora não a use direito; infelizmente no nosso blog não tem nenhuma ajuda, por parte dos comentaristas decentes. Pensando nisso, gostaria de sugerir o Projeto: ACOLHIMENTO (LIXO) CARINHOSO onde o blog construiria pequenas latas de lixo, para a turma reacionária, que não tem noção ética, (desculpem novamente a redundância) para que essa turma possa ser acolhida. Essa política para reaças tem que ser implementada com urgência, pois no Blog quase tudo é deixado para mais tarde. Para lacrar e aspergir xixi nessas latrinas, digo, latinhas de lixo o blog colocaria alguns comentaristas que já fazem esse serviço de limpeza de reaças sem muita ajuda no blog.

      Atenciosamente:

      Wilsoleaks Alves, um inimigo do povo reaça.

    • mensalão, mensalão, mensalão, mensalão, ódio, ódio, ódio, ódio, ódio, ódio. Será que não daria para virar o disco uma vezinha só não coxinhasTELEguiados ?

  • Disto não se tem dúvida. Foi pura vingança de uma classe que, salvo alguns pouquíssimos verdadeiramente abnegados, independentemente de serem estes médicos mais sérios ricos ou menos endinheirados, comporta-se a tal classe com um corporativismo que suplanta em muito todos os defeitos atribuíveis ao funcionalismo público pela mídia venal em sua sanha privatizante e entreguista do país ao capitalismo selvagem. O governo ao que parece acorda lentamente do seu sono letárgico e deixa de andar a reboque da mídia canalha e sonegadora. Finalmente, ainda que sacudido pelas manifestações, o governo tomou uma iniciativa. Não poderia ter sido do sr. (hi)Bernardo, uma espécie de delgado da GloboCia dentro do Planalto.O ataque dos inimigos que antes saíam na frente ao tentarem boicotar e criticarem de forma amplamente destrutiva quaisquer ações em favor do povo, agora mostra-se frágil ante uma iniciativa amplamente aprovada pela esmagadora maioria da população. É mesmo vendetta dos que querem se tornar uma casta de deuses mais iguais do que todos os outros, superiores em tudo à massa ignara, usufruindo da concentração dos benefícios que os impostos deveriam trazer para todos e que são drenados e surrupiados da imensa maioria do povo. Creio que o Mais Médicos torna-se uma ação de vanguarda, o governo traz á tona a verdadeira face agora exposta de uma casta de privilegiados. No entanto, trata-se de uma vingança burra, pois multiplica a visibilidade dos despeitados e traz a nu a sua verdadeira motivação. E José Genoino ´passa a ser torturado, mais dos que os criminosos do PCC, do que os Demóstenes e Cachoeiras, os Principes “imortais” da Privataria, os empoderados que levam às nuvens os números do sonegômetro, os ladrões “legais” banqueiros que espoliam com juros de até 439% ao ano e que são de mãos ecologicamente limpas pois estão deitados na mesma REDE da Fada da Floresta.

  • Sinto que é necessário ver estas manifestações dos jalecos dentro da perspectiva do mérito e da meritocracia. Mérito é algo real, utilizado em prêmio, distinções, concursos públicos e privados, ascenção na carreira e muito outras coisas. Longe de ser a forma correta de seleção, comete pelo menos, menos erros e é por isso largamente utilizado. Meritocracia é o governo pelo mérito. É péssimo para um governo se deixar guiar pela meritocracia porque a vida real, o pais, as pessoas, tem necessidades e valores que não tem nada a ver com mérito. As elites fundamentam a sua identidade no mérito e confundem fazendo a meritocracia a forma gerencial de seus interesse. Os médicos são a categoria mais externada das elites, a que está mais visível. O mais médicos é a aplicação de medidas para se minorar o sofrimento de pessoas carentes e desassistidas. Corporativismo (insano) versus governo. Os mauricinhos e patricinhas, muito bem designados depois de coxinhas, das manifestações de junho (não havia trabalhadores nas ruas a não ser os acidentais) defenderam, sem saber, a meritocracia. É a contradição das ações governamentais contra as certezas petulantes e arrogantes de valor da meritocracia que revolta certas categorias e as fazem sair às ruas protestando “contra tudo o que está aí”.

    • Sim , a meritocracia é um valor do Mercado, como também a concorrência e dai o lucro se torna ético. Porem meritocracia sem igualdade de acesso à educação e a concorrência sem igualdade nas informações são espúrias. Daí que tenho aprovado e votado na esquerda e dai continuará a haver a diminuição da desigualdade de renda das famílias. Prouni, Pronatec, Cotas, Mais médicos, etc torna a disputa mais humana.

    • sim, verdade, reacionária por parte dele que resolver se valer do velho pra não mudar nem permitir do novo ..e injusta, ao negar pra si da mesma régua que sua corrente aplicou nos outros

      • Romanelli escrevendo asneiras de novo…

        Genoino é o político mais honesto do Brasil. Quantos outros deputados permaneceram com o mesmo patrimônio e padrão de vida com que entraram na política, mesmo após sete mandatos de deputado federal?

        Eu não conheço nenhum outro.

        E é por ser honesto que ele está sendo atacado por essa perseguição política. Se fosse um ladrão safado como os tucanos, ele teria o apoio da imprensa e dos corruptos do judiciário (a ampla maioria, se não forem todos).

        Sintomático que um troll intelectualmente desonesto como esse ridículo do Romanelli demonstre tanta raiva dele. Isso só enaltece o Genoino, ser atacado por pulhas desse tipo.

          • oras oras, como se o exercício do Poder não trouxesse benefícios diretos e indiretos em si mesmo, o emprego de DEPUTADO – seus ganhos e mordomias – , a empregabilidade de pessoas próximas, a realização dum plano ou sonho forçado pros mais idealistas ..como se isso não valesse nada ?

            Então digamos, pra tentar ajudar na tese da pureza, de que ele não CORROMPEU ATIVAMENTE lideranças partidárias, então digamos que aquilo foi uma ajuda humanitária ..de MILHÕES de dólares ..sei sei ..dada em malas, disfarçada, com ajuda de carro forte ..e sem se pedir nada em troca ..só o amor de cristo ..isso cola ???

            Ou ainda, forçando mais um pouco, imagine que só houve concussão por parte do BETÃO, do Valdemar, do partido do Maluf etc ..mas ..mas ..aqui tem um problema : a troco do que teria havido esta “chantagem” ? e pq não teria sido denunciada ? ..hum, aqui acho que tb falta adesivo, não ?

            Desculpe, assim como THC se comprou um mantado, LULA, em verdade, encontrou meios de facilitar o seu ..PONTO

            ..e com este ato e decisão, assumiram pra si todos os demais atos de delinquência envolvidos ..atos que não necessariamente são só estes, mas sim todos os demais que existiram, mas que encontram dificuldade ENORME em se provar, atos que TODOS sabemos que é pratica “corriqueira” entre nós, praticado por TODAS AS BANDEIRAS que já passaram por esta democracia representativa TORTA, como se dar ministério com porta fechada, grana pra ONGs, emprego a rodo, verba pra isso ou aquilo, isenção e financiamento facilitados, jogo com cartas marcadas etc etc

            No caso, falar que foi a bem do país, do povo ? ..isso carece de fundamento e de provas ..mesmo pq até hoje não houve as tão propaladas reformas; o salto do país acabou se mostrando um pulinho; e praticas seculares e horrendas foram mantidas (o fisiologismo, a corrupção, a impunidade, o atraso-desvios-cancelamentos-estouro de prazo e verba dos projetos, promessas e metas etc etc etc)

            Aqui, infelizmente, o que muitos não enxergam com esta defesa INSANA e irracional, com esta tentativa de comiseração que não cessa, é que nós acabamos até prejudicado o próprio condenado que, pelos argumentos contrários, acabam até passando a imagem pros mais jovens e desavisados, que ele teria sido o unico, o primeiro, o pior de todos eles ..fato que inclusive não foi, e esta longe, MUITO LONGE de ter sido.

            Ademais, não pro Genoíno, que eu gostaria que pagasse por seus erros em silencio e com respeito, mas para seus fracos defensores cujas teses poderiam até ser usadas por seus opositores no futuro, no caso do mensalão tucano, eu tb poderia dizer:

            O fato dele não apresentar sinais de riqueza não significa que ele viveu na pobreza (e nem que ele seja pobre, ou que não tenha gerido MUITO MAL seus proventos) ..ou ainda, se será, com uma aposentadoria de R$ 26 mangos/mês ..ou se deu a grana pros filhos e escondeu patrimônio etc etc etc

            nota – Cúmplice, em Direito penal, é uma pessoa que é o responsável penal por um crime ou falta, mas não por haver sido o autor direto do mesmo.

            Desculpe, mas reitero o que venho dizendo: A esta altura do campeonato, é se dar um TIRO NO PÉ, um desserviço ao país, alguns ficarem tentando desconstruir a Justiça, pessoas, profissionais e inúmeras Instituições que não agem favoravelmente aos condenados, tudo por conta duma condenação feita em colegiado e recheada de provas (apesar do LIMBO legalista com que se deparou, inclusive por conta do próprio Congresso que não legislou – * ), não me parece uma posição sensata, muito menos inteligente e pró réu.

            (*) limbo proporcionado por exemplo pela nossa falta de experiência e TIBIEZA em PUNIRMOS bandidos ou esquemas corruptos promovidos por políticos (vide Maluf por ex) ..como o dilema do FORO especial x Duplo Grau de Jurisdição ..Cassação dum condenado pelo STF x pelo Congresso, por seus pares protegidos pelo espírito de corpo ..prescrição IMORAL, por prazo-idade, da punição cabível a ser dada delitos praticados ..excesso recursal etc

          • Quando ele começa com essa verborragia eu nem leio e aposto que niguém lê.

            É só começar a leitura para de cara perceber que ele está enrolando e enchendo linguiça. Deve ter uma biblioteca de baboseiras ou então ele usa o famoso gerador de lero-lero (http://www.lerolero.com/) pois só copiando e colando para escrever tanta coisa sem conteúdo, se tentar escrever você acaba dizendo alguma coisa sem querer, mas esses textos imensos do trolzão são absolutamente vazios. Por isso mesmo não leio e aposto que ninguém lê.

            Excesso de blá-blá-blá também indica falta de argumentos quando a verborragia não tem conteúdo e se repete ad nauseam…

          • Ruy

            Você acredita que eu lia o que esse sujeito escreve?

            É… Lia, na íntegra, por pura morbidez.

            Mas agora estou curado, agora que consultei um psiquiatra.

  • Bem feito para o PT, que eu apoio há décadas, mas que virou um partido de covardes, de afilhados do poder, de deputadinhos preguiçosos, que não fazem nada a não ser garantir sua própria eleição. Bem feito mesmo! Rui Falcão, você é um COVARDE!

    • Esse texto é típico de tucanos que fazem a farsa do “petista arrependido” para meter o pau no partido.

      Como os tucanos estão completamente desmoralizados eles trollam jurando que não são tucanos. Basta desviar o assunto para meter o pau no PSDB e você já percebe que o “petista arrependido” xcomeça a defender a tucanalha com unhas e dentes.

        • Logo, logo será somente entre Petistas, pois os tucanalhas parasitas vão desaparecer em 2014.
          Se quiser evitar a extinção, adote um e leve pra casa pra te fazer companhia.
          Mas esconda a prataria antes…

        • Que acusação mais boba!

          Ele está dizendo que é petista e usando isso para tentar dar credibilidade aos ataques que faz ao partido. Ataques que só teriam sentido se ele fosse mesmo petista. Aí você vem me dizer que não tem nada de mais se ele não for petista? Que ridículo, não passe essa vergonha em público.

          Dizer que não tem nada de mais o cara mentir é simplesmente uma palhaçada, chega a dar vergonha alheia de você passando por esse papelão.

          O mundo não se divide entre petistas e tucanos, mas tem muito tucano dizendo que é petista (arrependido lógico) para esconder que é um tucano atacando. E outros tantos tucanos dizendo que não tem prefer~encia partidária para esconder sua evidente má-fé com o PT.

          Pense antes de escrever, senão você se coloca na posição de pagar micos épicos como esse de agora e virar motivo de chacota dos outros.

  • Só emitindo “pareceres” falsos é que esse bando de merdas conseguem atingir o Governo, uma vez que se for “pedindo” votos para os candidatos da direita(seja para Aécio, Marina, Eduardo Campos, Joaquim Barbosa ou Serra), o máximo que conseguirão é prestar um grande favor à Dilma, espero que eles peçam muitos votos para a direita, já que do jeito que a população os “adora”, em agradecimento à forma desumana com que tratam os pobres(sem dúvida tratam de forma bem melhor seus cachorrinhos de estimação, pois se tratarem os cães da mesma forma com que “cuidam” de seus pacientes do SUS, já teriam sido mordidos há muito tempo) ; é bem possível que não somente reforçem a vontade de votar em Dilma daqueles que já pretendiam fazê-lo, mas consigam até que a minoria das pessoas carentes que nunca votaram no PT o façam agora, como única forma de protesto contra um bando de vermes que os trata como lixo e diante dos quais muitas vezes se calam por temerem por suas vidas. QUEM JÁ FREQUENTOU UM POSTO DO SUS OU CONHECE ALGUÉM QUE JÁ FOI NESTES LOCAIS, SABE MUITO BEM QUE NÃO EXAGERO, ATENHO-ME AO QUE DE FATO OCORRE NA SAÚDE PÚBLICA, NA QUAL OS “MÉRDICOS” QUE ALI TRABALHAM APENAS DESEJAM MANTER OS EMPREGOS SOB SEU CONTROLE, NÃO DEDICANDO NENHUMA ATENÇÃO AOS PACIENTES, QUANDO APARECEM PARA TRABALHAR, TRATANDO-OS COMO SE FOSSEM ANIMAIS. LEMBRO-ME RECENTEMENTE DE UM CASO QUE ME FOI RELATADO ONDE, NUMA CONSULTA AO GINECOLOGISTA, UMA PACIENTE DO SUS FOI ORIENTADA PELO MÉDICO PARA FICAR ATRÁS DO BIOMBO E DESPIR-SE, AGUARDANDO O SUJEITINHO QUE DEVERIA VIR LOGO EM SEGUIDA PARA ATENDÊ-LA. DIANTE DA DEMORA DO “MÉRDICO”, A PACIENTE OBSERVOU PELO BIOMBO, PROCURANDO-O E, PARA SUA SURPRESA, ENCONTROU O “MÉRDICO” ENVOLVIDO NA “IMPORTANTÍSSIMA” MISSÃO DE ENVIAR MENSAGENS DE SEU CELULAR, ALGO DE TAL MANEIRA IMPRESCINDÍVEL PARA ESSE MONSTRO(OU A PACIENTE POBRE ERA DE TAL MANEIRA DESCARTÁVEL PARA ELE)QUE DEIXARA A JOVEM ESPERANDO JÁ HÁ QUASE MEIA HORA, ENQUANTO DEDICAVA-SE A BRINCAR COM SEU APARELHO. SÃO ESSES PILANTRAS QUE TENTARAM OPOR-SE AOS MAIS MÉDICOS E AGORA VINGAM-SE EM UM HOMEM DOENTE, JOSÉ GENOÍNO, QUE PODERÁ MORRER À MÍNGUA GRAÇAS A ELES(SEM ESQUECER-SE DA FIEL COLABORAÇÃO ASSASSINA DE JOAQUIM BARBOSA E DA GLOBO)OU, EM CASO DE SOBREVIVER, MORRER DE FOME POR NÃO TER COMO SUSTENTAR-SE. Essa ação desumana desses animais tem que chegar à população brasileira, não somente através da INETRNET, ainda restrita à minorias, mas principalmente nas ruas. Não podemos permitir que façam esses horrores como um homem como José Genoíno, um homem que dedicou a vida para construir um Brasil mais justo, esse o verdadeiro motivo do ódio que os patrões de Joaquim Barbosa dirigem a Genoíno; um político honesto que não lucrou nada com a política(tanto que depende da concessão de uma mísera aposentadoria para não morrer de fome)e que acabou sendo vítima de um julgamento canalha, um golpe cínico montado por um elite reacionária e seus serviçais de toga. O PT E AS FORÇAS DE ESQUERDA DE TODOS OS NÍVEIS TÊM QUE MOBILIZAR-SE, NÃO PODEMOS PERMITIR QUE GENOÍNO VOLTE PARA A CADEIA E MUITO MENOS QUE FIQUE SEM A SUA APOSENTADORIA. É A HORA DE ENCHERMOS AS RUAS DO BRASIL, COMEÇANDO PELAS PORTAS DOS CONSELHOS DE MEDICINIA DE TODAS AS CAPITAIS BRASILEIRA, E CHEGANDO ATÉ AS SEDES DA GLOBO, E AO STF, ACUSANDO ESSES PILANTRAS PELO ASSASSINATO QUE ESTÃO PRETENDENDO EXECUTAR E LEVANDO AO CONHECIMENTO DO HOMEM COMUM, QUE JÁ SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO DIARIAMENTE DOS “MÉRDICOS” NO SUS, O QUE ESSES BANDIDOS ESTÃO FAZENDO COM UM HOMEM À BEIRA DA MORTE, CHEGANDO AO CRIME DE EMITIREM PARECERES FALSOS, JÁ DESMENTIDOS POR INÚMEROS ATESTADOS ANTERIORES(EMITIDOS POR MÉDICOS SÉRIOS, EXCEÇÕES NA CATEGORIA)QUE COMPROVAM A DEBILIDADE FÍSICA DE GENOÍNO E ESCANCARAM QUE SÃO ASSASSINOS OS QUE PRETENDEM NEGÁ-LA. Volto a repetir que não podemos permitir, seja de qual forma for, que Genoíno perca a sua aposentadoria e volte para a cadeia. A aposentadoria de Genoíno é um desejo até da oposição e temos de pressionar também a bancada aliada para conseguí-la. Hajamos antes que essa direita mate um grande brasileiro.

  • Não dá para garantir o que você escreve. Por mais que boa parte da classe médica brasileira está revoltada com esse mais médicos, quem atuou nesse caso foram os mais notáveis médicos da UNB, funcionários públicos federais, que na sua grande maioria tem apoiado o governo do PT.

        • O site é do Eduardo e ele é político desde o seu início. Se não quer saber a opinião do autor então nem precisa vir aqui ler. Muito menos comentar.

        • “Definitivamente, esse seu post só pretende fazer política, e não tem o menor compromisso com a realidade.”

          e você queria que Eduardo agisse de forma “politiqueira” como você? se manca, Catão !!

        • É muito engraçado a gente ver um reacionário falando em compromisso com a realidade, quando a maioria dos de sua laia não usa, sequer, o verdadeiro nome para comentar ou se registrar no blog.

        • Décio, vai comentar com seus pares terroristas de direita lá no blog daquele nazista do Reinaldo Azevedo, aquele ser hediondo, aquele brasileiro lixo canalha e mentiroso. Vai catar coquinho, seu imundo.

          (É assim que a direita trata as pessoas, vamos dar o troco na mesma moeda para esses bandidos).

      • O Décio de Atibaia não vai ler… Tem medo de se contradizer. O fato é: existe sim uma perseguição política contra o PT por parte dos mérdicos que não aceitam que o governo tenha mexido no corporativismo deles! Eles querem plano de carreira pelo estado? Querem ser funcionários públicos? Então prestem concurso!

        • Sim, pode haver um movimento político contra o Mais Médicos, mas, esse, se restringe a associações médicas, sindicatos, etc.
          Definitivamente, as duas equipes que negaram prisão domiciliar e aposentadoria por invalidez a Genoíno, não fazem parte desse movimento.

        • Não, não, prestar concurso para trabalhar no funcionalismo público não é uma demanda dos médicos, nessa pendenga.
          Eles falam em carreira de Estado, como nas carreiras da justiça.

        • Nao viaja. Quase nao há mais concurso. É tudo OSS, esquema para ferrar todo mundo.
          Nos rincões nao ntem oss mas os contratos sao precarios. O prefeito coloca um cara la mas não dá para confiar.
          Ou cria-se a carreira de estado, ou sempre vamos ter que ficar jogando dinheiro fora com cubanos.

  • Edu , está tudo combinado.STF , Juristas , MP , OAB , CNJ , Senado ,todos contra as ilegalidades das ações do Barbosa,mas alguém ou alguma instituição fez alguma coisa para impedir que ele continue agredindo a constituição e desmoralizando o judiciário? Ele se transformou no boi de piranha da mídia e também do judiciário. Até quando ? ainda nutria uma certa esperança de que a câmara agisse de forma diferente, ledo engano . Vão cassar Genoíno porque é isso que deseja a grande imprensa ,desejosa de voltar ao poder e exterminar os pobres. Ao solicitar um Laudo a um médico que se deixa levar por questões políticas e ideológicas em detrimento de sua responsabilidade enquanto profissional de saúde, o resultado não poderia ser outro. Cadeia para Genoíno e de quebra assistiremos a sua morte. Onde estão os MÉDICOS DECENTES DESSE PAÍS ? que não se contrapõem a essa barbárie. O povo não esquecerá seus algozes.

  • Também não aceito o post, que soa a desespero por uma justificativa.
    Ora, o Genoíno é figura nacional, positiva ou negativa, como queiram.
    Acham que os médicos, que fazem um juramento quando se formam, se prestariam a um papel como esse, diante da repercussão na imprensa?
    Em todas as categorias profissionais há os bons e os maus.
    O Genoíno não tem quadro grave de cardiopatia. Aliás, a cirurgia a que foi submetido corrigiu a deficiência.
    Foi um privilegiado, pois imaginam quantas pessoas têm a sorte de ser tratado com médico e hospital de ponta.
    Pressão alta? Colesterol alto? A maioria das pessoas na idade dele – fumantes como agravante – tem e os remédios à disposição são de última geração e eficientíssimos. Conhecimento de causa.

    • Vocês da direita vivem num mundo de fantasia. No alto do post a foto do que os médicos são capazes de fazer. O presidente do sindicato dos médicos do Ceará deu uma entrevista a este blog que lhe revela o baixíssimo nível intelectual. As informações sobre a ojeriza desses médicos que fizeram os laudos ao Mais Médicos se espalham pela internet. Um blogueiro do Rio, Miguel do Rosário, compilou em um post as ligações dessa equipe com o movimento dos médicos contra o Mais Médicos, que já vinham sendo comentado desde a escolha daqueles médicos para avaliar Genoino. Enfim, vocês acham que enganam todo mundo. Esperem as eleições do ano que vem. O que a pesquisa divulgada pela Agência Brasil mostra vai virar voto na urna. E vocês, pela quarta vez consecutiva, vão ser chutados pela sociedade brasileira.

      • “Vocês…vocês da direita….” Mas que tendência a fazer juízo de valor. Onde foi que eu disse que todos os médicos são iguais? Disse exatamente o contrário. Já postei aqui minha sugestão. Façam perícia no Genoíno com a equipe que o operou. Simples assim. E torno a dizer: Genoíno é um privilegiado. Quanto às eleições, estou nem um pouco preocupada. Tudo seguirá como sempre, ganhe quem ganhar. E eu simplesmente não me importo com isso. Tenho coisas mais interessantes na vida para me preocupar e meu tempo vale ouro.

          • Não depende mais…

            Quando dependia colocavam o dedinho no leitor e iam embora. Fabricavam o dedo de silicone para nem precisar dar as caras.

            Os médicos de Cuba mostraram para os dependentes como um médico cumpre o juramento de veradade. Ou os médicos sem fronteiras são todos milionários como os dermatologistas brasileiros?

            Esse juramento nacional parece o da bandeira, fazem pq é obrigado, protocolo.

        • Pedro Florêncio, quer dizer que a população brasileira que sofre de alguma doença séria não depende dos médicos? Pergunte se o sr. Eduardo concorda com isso. Cada um sabe onde lhe dói o sapato e Genoíno teve a vida salva por médicos ‘tupiniquins’. Garanto que um médico cubano, por absoluta falta de oportunidade provida pelo governo da ilha,não saberia como resolver o problema

  • Informação e contra-informação , inteligência e contra -inteligência ,comunicação ,propaganda ,contraponto,contradizer , contra-atacar. Simplesmente o governo fica em silêncio em todas as frentes . Enquanto isso , a mídia , capitaneada pela Globo ( sendo concessionária do ( e com recursos de publicidade do ) povo brasileiro vai cevando o ódio , as trevas e o atraso entre a população . Quem não tem voto , caça com golpe . A vingança dos médicos , neste contexto , seria apenas mais um ato. A cada dia , aumenta o conservadorismo ,a radicalização . a seletividade do que é publicado , o marketing contra o país. Perdem o Estado Democrático de Direito , a democracia , o povo brasileiro . O projeto de Nação.

  • Sou obrigado a discordar do Edu neste contexto, uma vez que os Médicos da junta, tem que ser BEM CANALHAS para EMITIREM UM PARECER TÉCNICO sujeito a VINCULAÇÕES POLÍTICAS. Apesar das campanhas das Oposições piguentas, existe uma INFINIDADE de profissionais médicos que Comungam os ideais e as praticas políticas mais as Esquerdas. Ou seja em prol das Populações Desfavorecidas.

  • voltando ao Dirceu, estão esmagando o chefe atual dele com “denuncias” como se ayé ele tivesse feito parte do mensalao.

    o rola bosta ta com a tocha!!

      • E porque detestam o Lula???? eu respondo por inveja e puro preconceito. O resto é bla, bla, bla para tentar justificar o preconceito. Será que eles detestam com tanta raiva assim o FHC???? Porque esta raiva do Lula??? Posso admitir que não concordem com ele, com a politica dele, isto é democrático. Agora este ódio esconde muito mais do que simples discordância. Ou vão tentar me convencer que o Lula é o pior Presidente dos últimos anos??? é preconceito sim, além de outros possíveis interesses prejudicados, tipo, por exemplo, uma atuação da receita federal mais forte. ÉÉÉÉÉÉÉÉ …..tem isto também… os honestíssimos doutores declaram o IR certinho?????bando de hipócritas!!!!! corrupto é sempre o vizinho….

          • Escuto isso desde 2005. Veja as pesquisas e as 3 últimas eleições presidenciais. A cada eleição vocês acham que desta vez vai. Vão perder de novo

          • Tudo bem, Edu, também acho que vamos perder de novo, mas só porque a oposição se apresenta medíocre.
            Sabe o que mais: para mim, a Dilma é a 2a “menos pior” opção, porque, Marina Ecochataevangélica Silva!!!……Deusulivre.

          • Milhões e milhões? Você está equivocado. Se assim fosse ele não teria sido eleitor, reeleito e elegido a Dilma. Menos, meu caro senhor, menos. Alguns milhares talvez, mas milhões é de nos fazer rolar de tanto rir. Não seja ridículo!

      • Normal, Atibaia…

        Nascer na sua família ser médico e não gostar do Lula é o mesmo que nascer no Rio torcer pro Flamengo e não gostar do Fluminense.

  • http://jornalggn.com.br/noticia/o-laudo-de-genoino-e-o-manual-de-pericia-oficial

    Eduardo, para que seu artigo não fique no campo das suposições, transcrevo abaixo matéria publicada no blogue do Nassif dia 27/11/2013, sob o título LAUDO DE GENOINO E O MANUAL DE PERÍCIA MÉDICA.

    QUE DIZ O MANUAL DE PERÍCIA OFICIAL?

    Será se a junta médica que concluiu que José Genoino não tem cardiopatia grave sabe que existe no Brasil um MANUAL DE PERÍCIA OFICIAL EM SAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL?

    Será se os cardiologistas que assinaram o laudo já leram a “II Diretriz Brasileira de Cardiopatia Grave” promulgada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia?

    Se não sabem do Manual, documento oficial que médicos que não atuam na área de perícia oficial não teriam obrigação de conhecer (embora fosse bom que conhecessem, para melhorar a qualidade dos laudos que cada um é requisitado a emitir, no dia a dia do consultório), pelo menos o documento da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que tenta definir o que seria cardiopatia grave, eles teriam obrigação de conhecer, já que é um tema candente de sua especialidade e foram convocados para uma perícia judicial justamente para emitir um parecer sobre o assunto.

    Pois esse MANUAL DE PERÍCIA OFICIAL existe desde 2010. E por que ele foi elaborado? Bem, entre outros motivos, porque o art. 183, I, § 1º da Lei 8112/90 diz que o servidor público federal que tiver cardiopatia grave deve ser aposentado por invalidez permanente com proventos integrais.  

    Até então as Juntas Oficiais emitiam pareceres às vezes díspares (até hoje emitem), dada a dificuldade de emitir juízos sobre o assunto, mesmo para técnicos da área.

    Então o governo publicou o Decreto 6.833, de 29/04/2009, criando o SIASS, que é um subsistema que tem como finalidade, entre outras, a realização de perícias oficiais, objetivando uniformizar os procedimentos. A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – SRH MPOG ficou encarregada de gerir esse serviço.

    Em 2010 a SRH, através da Portaria SRH MPOG nº 797 de 22 de março de 2010, publicou o Manual de Perícia Oficial do Servidor Público Federal.

    Naturalmente esse Manual passou a ser a bíblia das perícias oficiais. Não sou advogado, mas suponho que esse Manual tenha inclusive um caráter legal, tendo em vista à hierarquia das leis, uma vez que foi publicado no bojo de uma Portaria que minucia um Decreto que, por sua vez, minuciou uma Lei. Ou não?

    Bem. No o capítulo VII desse Manual há orientações sobre cardiopatias graves. Lá consta:

    “O critério adotado pela perícia para avaliação funcional do coração baseia-se na II Diretriz Brasileira de Cardiopatia grave, promulgada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, em consonância com a classificação funcional cardíaca adotada pela NYHA –New York Heart Association”.

    Aí lê-se na II Diretriz (Transcrita no Anexo V do Manual) o que são tópicos importantes na definição de cardiopatia grave:

    1) Cardiopatia Isquêmica

    2) Cardiopatia Hipertensiva: A definição de cardiopatia grave na doença hipertensiva não depende exclusivamente dos níveis tensionais, mas da concomitância de lesões em órgãos-alvo: rins, coração, cérebro, retina e artérias periféricas.

    Opa! Aqui já percebemos uma falha no laudo dos cardiologistas. Eles falam que o Genoino tem uma “hipertensão de leve a moderada”, etc. etc. Esquecem do que diz a norma acima: se há hipertensão e lesão de artérias periféricas, isso é uma cardiopatia grave!

    A Diretriz define o que é lesão de artérias periféricas: “aneurisma e/ou dissecção de aorta, trombose arterial periférica, estenose de carótida >50% com sintomas ou >70% assintomática”.

    E o que o Deputado Genoino tem? hipertensão + dissecção de aorta. Então o Deputado apresenta uma cardiopatia grave.

    ………

     8) Doenças da aorta  :  As doenças da aorta, principalmente em sua porção torácica (se não me engano é o caso do Genoino), são patologias com morbimortalidade elevada. Tanto o tratamento clínico quanto o cirúrgico ainda estão relacionados a elevadas taxas de mortalidade, tornando esse grupo de patologias alvo de extrema importância no tópico das cardiopatias graves.

    Os critérios da II Diretriz acima se referem especialmente à gravidade das lesões anatômicas. Tanto o Manual, como a própria II Diretriz sugere a observação dos critérios funcionais (aquilo que a doença provoca de alterações nas funções vitais do paciente). O critério utilizado é o da Classificação Funcional da New York Heart Association, que divide os pacientes em quatro classes. Podem ser considerados como cardiopatia graves as classes III e IV. Vejamos o que diz a Classe III (menos grave que a IV):

    Classe III: Pacientes portadores de doença cardíaca que acarreta acentuada limitação da atividade. Esses se sentem bem em repouso, porém, pequenos esforços provocam fadiga, palpitação, dispnéia ou angina de peito.

    O Perito deve pesar os dois critérios para classificar se a cardiopatia é grave. Se há lesões anatômicas graves, com risco iminente de vida (como na dissecção da aorta), mesmo que o paciente não apresente sintomatologia clínica exuberante, temos uma cardiopatia grave. O contrário também é possível: não há lesões anatômicas severas, mas há sinais evidentes da insuficiência cardíaca (Classe III) funcional, também temos uma cardiopatia grave.

    Finalizando, existem critérios para classificação de cardiopatia grave. Eles estão num Manual de Perícia Oficial da Administração Pública Federal, e estão nas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia à disposição de todos os médicos.

    Diante desses critérios, em face de uma dissecção de aorta operada, com colocação de prótese e doença hipertensiva, qual médico hesitaria em classificar um doente assim como cardiopata grave? 

    • Já viu o lance do Serra, Aécio e Alkmin?

      Os caras nã ose suportam, aí o Serra fica provocando a esquerda para alguém pelos menos dar atenção.

      Do mesmo jeito que fazemos com Décio, ramiza, nigro, Aliança Liberal, José Neto etc…

      Vejo muitos esquerdistas criticando a esquerda mas a direitadura não…mar de rosas, como torcedores do Juventus sabem que vão descer de divisão…

  • Bem que avisaram aqui que esse Décio Atibaia é um escroque.

    O que esse troll de extrema direita chama de “algumas apalpadelas”, chama-se no mundo real (aquele fora da mente doentia, preconceituosa e boçal desse recalcado) de EXAME FÍSICO.

    Claro que ele nem tem idéia do que seja isso, embora escreva com a arrogância de quem tivesse muito a ensinar aos médicos.

    O exame físico somado `anamnese formam o EXAME CLÍNICO.

    Os médicos brasileiros são extremamente deficientes em relação ao exame clínico porque são ensinados desde a faculdade a depender excessivamente de exames de laboratório e em geral não tem a prática clínica como parte de sua formação.

    Isso gera um padrão de consulta que gera justificadas reclamações dos pacientes, em especial daqueles mais velhos que já conviveram com outro tipo de medicina em um passado que os mais jovens não conheceram.

    É o padrão de consulta onde o médico nem olha para a cara do paciente. Escuta a reclamação do paciente de má vontade e solicita uma extensa bateria de exames, deixando para dar o diagnóstico só depois de ter todos os exames em mãos, analisando apenas os papéis recebidos e sempre receitando muitos remédios pela marca.

    Na grande maioria dos casos os exames solicitados são mais do que o necessário, em parte porque o médico não conversa com o paciente e quase não faz exame físico, anamnese então nem pensar. Os remédios receitados muitas vezes são em excesso. O paciente pode não ter nada tratável, mas sempre sai com uma receita de algum remédio.

    Esse modelo é ótimo para os laboratórios de análises clínicas e a indústria farmacêutica, mas não é melhor para o paciente, pois gera uma enormidade de erros médicos, dilata o tempo para o diagnóstico e atrasa o tratamento, quando não intoxica o paciente com fármacos desnecessários.

    É essa medicina impessoal, mecânica e financista que o tucanalha do Atibaia defende. Ele e todos os comprometidos com a medicina financeira, que nunca apresentam propostas pára melhorar o atendimento público, porque seus lucros são tão maiores quando mais doente e desasistida estiver a população.

    O Atibaia é assim mesmo, arrogante, patético e ridículo. Fala as maiores asneiras arrotando um conhecimento que não tem e copiando as manchetes mentirosas do PIG. Mas não o acusem de apenas copiar. Ele mente muito por si mesmo também.

    • Exato Ruy, é muito raro um médico fazer este procedimento (anamnese) . Grande parte deles não consegue diagnosticar absolutamente nada com o exame clínico. E muitos também são donos os recebem comissões de laboratórios. Moro no interior onde é mais fácil visualizar isto. E fica estes idiotas, tipo o Décio, vomitando um monte de asneiras, porque pessoas como ele são tão cegos que o que importa é criticar o Governo, sem analisar friamente se as medidas são certas ou erradas. Aliás, uma das diferenças fundamentais entre a esquerda e a direita é que nós somos críticos quando discordamos de alguma medida, você mesmo já viu, muitas fezes ,eu criticando o PT, já esta turma que se acha de direita, mais no fundo são uns bostas, se ver um dos ídolos deles estuprando uma criancinha de 5 anos é capaz de dizer que a criança no fundo era um adulto “petralha” disfarçado para tentar envolver os tucanos. Não adianta Ruy, o preconceito é uma praga sem cura, as pessoas ficam cegas.

    • A medicina que você critica realmente é um problema-global. Não é dos tukanus nem dos petralhas.
      A medicina, em especial a atenção básica se resolve em 90% dos casos com anamnese e exame físico, mais uns exames baratinhos, de rotina, como papanicolaou, mamografia, dosagem de PSA, por exemplo.
      MAS, os avanços tecnológicos é que permitem o diagnostico de lesões subclínicas, pesquisa de mutações genéticas, e por aí vai.
      E querendo ou não, a tecnologia, em especial de imagem, é uma RE-VO-LU-ÇÃO. Não precisa esperar o cara tossir sangue e ter um tumor de 5,0 cm, inoperável. Faz-se tomografia de alta resolução.
      O desafio é o uso racional destes recursos. Se os cubanos ou petistas alegarem que SABEM como faz, são arrogantes, ou ignorantes.
      Mesmo sistemas inclusivos experientes de sucesso como o NHS britânico e o Sistema Canadense dão sinais de fadiga. É uma guerra eterna, pois os custos em saúde sempre se somam. Vc tem Tomografia e ressonância, mas ainda faz raio X, para dar um exemplo.
      Aqui temos um sistema esquizofrênico, corrupto, parasita. Um LIXO. LIXO TOTAL.
      Leiam este documento de um interessante estudo em andamento no Brasil:http://www.gbecam.org.br/downloads/Projeto_Amazona.pdf. Destaque para os slides 26 e 27. As pacientes do sistema publico mais frequentemente tem doença avançada, e portanto pior prognóstico de sobrevida, deste o inicio, independentemente do tratamento. E o tratamento delas ainda é pior, como os dados mostram. O desfecho, vcs sabem.
      No caso o Lula e da Dilma, tiveram tratamento TOP de linha, com medicações muitas vezes não estão disponíveis para o SUS.

        • Falta de argumento é terrível. Sim, a tecnologia é indispensável, mais o principal ainda são os médicos. Moro num município com um hospital público muito bem equipado, porém faltam médicos, pois no concurso público foi oferecido um salário “muito baixo” de apenas a ridícula quantia de 15 mil reais. Lógico que com um salário “miserável” deste não apareceram candidatos para a maioria das especialidades. O bla-bla-bla do médico acima não conseguiu explicar o básico: faltam médicos, porque querem ficar ricos. Agora quando ele faz o comentário ridículo de que Dilma e Lula se trataram no SUS prova que no fundo é ódio do PT. Engraçado, que o Serra também se tratou no Sirio e ninguém cobra isto dele e olha que a saúde pública de SP na época dele era uma porcaria. Em tempo: já perguntei e pergunto novamente: estes honestíssimos e indignados doutores declaram tudo que recebem no seu IR????????????????

          Nota: Quero deixar claro que minhas crítica aos médicos se dirige apenas aos mercenários da saúde. Admiro e aplaudo uma grande parcela da categoria que fez medicina por prazer tem sensibilidade social e são humanos. Conheço muitos assim que inclusive apoiam este programa e normalmente não ficam pendurados nos conselhos da vida.

      • É uma pena que você não tenha hombridade de colocar seu nome porque acho ridículo dirigir-me a alguém através de uma alcunha tão ridícula quanto “Pai”… Mas eu entendo seu caso, é vergonhoso mesmo ser tucano e pessoas de caráter fraco tem medo de assumir aquilo que fala, bem como aquilo que é.

        Em momento nenhum eu disse que os avanços da medicina são inúteis. Isso é uma mentira que você usa, tentando colocar palavras em minha boca.

        Os avanços da medicia são importantes, porém usar um tomógrafo para diagnosticar uma unha encravada, perfeitamente diagnosticável por um exame físico, significa não apenas encarecer desnecessariamente o atendimento, como também ocupar desnecessariamente um equipamento que poderia estar atendendo um caso mais grave, onde seu uso seria fundamental, apenas para o médico não olhar para o dedão do paciente.

        Desperdícios como esse são uma forma de malversação de recursos públicos. A grande maioria das doenças pode e deve ser diagnosticada e tratada pela prática clínica e os recursos sofisticados de análises clínicas e equipamento hospitalar devem ser usados para os casos que precisam.

        NEm o Atibaia nem o “PAI” (AÇO), parecem saber como funciona o atendimento médico, mesmo escrevendo ambos com grande arrogância e fazendo parecer que sabem do que estão falando. Eu não sou médico mas tenho formação na área de saúde e sei o tamanho sa ASNEIRA que eles estão dizendo ao afirmar que é necessário usar os equipamentos mais sofisticados SEMPRE.

        Não é por outro motivo que os hospitais públicos encontram-se sempre superlotados e o atendimento é uma porcaria. A lógica até hoje era essa. Não colocar médicos nos pequenos municípios que são obrigados a levar todos os pacientes até um hospital em uma capital ou cidade grande, muitas vezes a centenas de quilometros de distância. Aí os políticos fazem uam jogada com ambulâncias superfaturadas que são entregues aos municípios e usadas para levar qualquer paciente para o hospital distante, superlotando-o. Todos se lembram da máfia das ambulâncias que operava durante o tempo que o Serra era ministro da saúde. Rendeu grana para os corruptores, grana para a campanha do Serra (e não divido que para o boldso também) e serviam de propaganda política pois ficavam andando de lá para cá com a pintura indicando os nomes dos supostos “benfeitores” (que na verdade eram os corruptos).

        É comum ver no Hospítal das Clínicas em São Paulo uma longa fileira de ambulâncias de cidades do interior. Uma pesquisa realizada recentemente mostrou que a grande maioria dos casos eram simples e poderiam ser diagnosticados e tratados por um médico na própria cidade de origem, sem necessidade de equipamentos de ponta. E os casos graves ficavam na fila aguardando casos que não precisariam ocupar os recursos do hospital.

        Não conheço o “PAI” (AÇO) , mas já lí muita asneira do Atibaia neste blog e é evidente que sua ideologia de direita o faria defender a medicina financeira que infla os custos da saúde pública com exames desnecessários para gerar mais lucro para os laboratórios, prejudicando a população e se apropriando indevidamente do erário.

  • ♫ As duas fotos da matéria são emblemáticas. De um lado, uma coxinha podre ofendendo um homem que saiu do próprio país para ajudar os pobres de outro país. Do outro, uma mulher que já sofreu a ira dos bem-nascidos na própria carne. De comum entre as duas, um trabalhador negro. Fico com a mulher da foto à direita.

  • edu, no link abaixo informa que o médico cantídio lima vieira é conselheiro do sindmédico de brasília.

    http://sindmedico.com.br/site/index.php/comunicacao/noticias/135-destaque/1335-posse-e-festa

    na festa de posse da nova diretoria leiam o que foi postado:

    “Obtivemos ganhos muito significativos nos últimos anos: hoje, por exemplo, temos o melhor piso salarial do país. Agora, temos à frente a mobilização para o embate político com o governo federal, uma resposta que devemos à presidente Dilma Roussef, que vamos dar no dia 5 de outubro de 2014”, afirma o presidente do SindMédico-DF.

    CONSELHO FISCAL
    2620
    CANTIDIO LIMA VIEIRA
    CONSELHO FISCAL
    11042
    FRANCISCO DA SILVA LEAL JÚNIOR
    CONSELHO FISCAL
    7551
    JOSENICE DE ARAUJO SILVA GOMES
    CONSELHO FISCAL
    8068
    LUIS SALES SANTOS
    CONSELHO FISCAL
    606
    REGIS SALES DE AZEVEDO

  • A verdade é uma só: Boa tarde dos médicos brasileiros estudam medicina por status e dinheiro. Consideram o caminho mais rápido para enriquecer , querem reserva de mercado e como se acham elites da elite desprezam o PT, lógico que existem também muitos profissionais sérios e humanos, característica fundamental para o exercício da profissão. O resto são mercenários, muitas vezes incompetentes, apoiados por parte de uma classe média hipócrita e burra que fica refém dos planos de saúde.

  • É quase inacreditável que a medicina no Brasil, esteja composta por um certo grupo de médicos, tão tacanhos, tão mesquinhos, literalmente eles estão demonstrando ser desumanos!!!

  • Esses tucanos são impossíveis mesmo. Além de sacanearem Genoíno, derrubaram o guindaste no Itaquerão, mataram Nilton Santos e não vão deixar o cometa ISON ser visto no Brasil.
    Onde está o Lula que não fala nada?

  • Para a classe médica que é contra (estimo que seja uma minoria) o “Mais Médicos”, segundo um grande comediante da televisão brasileira, o simbolo de duas cobras para a medicina, se traduz como ” Se mata COBRA ($), se COBRA($) mata”. Esses médicos contra (maioria donos de Planos de Saúde, que não querem que o SUS funcione) são verdadeiros mercenários da medicina moderna, apresentando pouco ou nenhum espírito de humanidade e amor ao próximo, sentimentos que parece não faltar aos médicos estrangeiros.

  • Ora!!! Se Genoíno morrer vamos ver quem está mentindo. Eu acho que o PT não está nenhum pouco preocupado com o presos. O PT está preocupado com o poder ano que vem. Se o PT estivesse preocupado e não com o poder, o caso cachoeira teria outro curso.

    • É verdade, o PT, – principalmente Lula e Dilma – não está nem aí para a saúde do Genoíno.
      Aliás, politicamente, um mártir dado à população nesse período pré-eleitoral, viria mesmo a calhar.

  • Inclusão Social x Apartheid, é o preço a ser pagar para o bem do Povo, sempre a elite de vira latas seja contra a inclusão por que o apartheid não tem preço.

    • Jbmartins

      Ha negros e negros
      Tem negro que é honesto, trabalhador – que não dorme em serviço.
      Tem nego que obedece as leis explicitadas na constituição.
      Tem negro humilde, sensato e tem negro que não respeita as leis do seu pais.
      Tem negro que ama sua esposa e a respeita e tem negro que a esmurra.

      O Lula já diz estar arrependido de certa medida tomada.
      O ex Presidente quis valorizar a etnia. Creio até que ele ao fazer a escolha pensou
      em Mandela, Luther King e outros tantos que dão orgulho á sua etnia.

  • Edu, opiniao pessoal, nunca confiei em medicos neste Brasil das classes dominantes…, sempre dei valor aos farmaceuticos pois esses sao “honestos! vendem ou tenta te vender proclutos onde ganham mais comissoes, e rarissimos sao honestos, mas a maioria sao melhores que 90% dos medicos brasileiros(os coxinhas).
    Tenho quase 60 anos, fiquei 29 anos sem consultar um medico, em 2009 fui fazer um check-up, para ver como estava minha saude na visao “médica”, devido a grande insistencia dos familiares, e os medicos , ficaram impressionado com minha ausencia e com o bem estar de todos os meus orgaos internos durante este tempo???
    Porquê nao ia a consulta medica, porquê nunca acreditei neles!!!
    Creio que a Medicina fora do Brasil, é coisa séria, mas aqui, sao diplomas comprados, assim como sao as cartas de motoristas.
    Apoio totalmente os medicos Cubanos, e com este teria imenso prazer em fazer uma consulta, e ainda vou fazer!!!
    Médicos brasileiros jamais…., pois sabemos que sao eles!!!! melhor um farmaceutico formado e conhecido!!!
    Medicos Cubanos, argentinos, venezuelanos, e etcs SIM!!!

    • Marilamar, eu também nunca confiei em médico, tenho 49 anos e nunca vou em hospital ou consultório, vou a um farmacêutico, aqui perto de casa tem uma farmácia com estilo antigo e todos os farmacêuticos com mais de 70 anos, certa vez, tive um problema na urina fui ao médico apenas para conseguir uma receita, comprei o remédio, foi a mesma coisa que chupar bala, fui nessa farmácia e me passaram um que no dia seguinte o problema foi resolvido. Também quero ir a um médico cubano.

  • É grande e escandalosa a lista de privilégios a que José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares estão usufruindo em sua estada no Planalto Central.

    1) A começar, a prisão foi decretada em uma data toda especial. A última vez que tanta gente foi presa em um 15 de novembro foi na própria Proclamação, em 1889. Os presidiários eram, em sua maioria, da Família Real, os Orleans e Bragança. Ou seja, a data não é para qualquer um.

    2) Eles (os petistas, não os Orleans e Bragança) tiveram o privilégio de serem presos antes do fim do processo, o que também não é pra qualquer um.

    3) Os três, como poucos, foram presos sem a expedição da carta de sentença, o que constitui uma ilegalidade.

    4) A lei determina que o preso deve cumprir a pena em seu estado de origem, a não ser excepcional e justificadamente. Mas eles tiveram o privilégio de serem levados a Brasília, de jatinho, por ordem não de um juiz qualquer, mas de Sua Excelência Excelsa e Magnânima, o presidente do Supremo. A falta de um motivo declarado para essa operação espetaculosa gerou a estranheza de ministros do próprio STF, tamanho o… privilégio.

    5) Condenados ao regime semiaberto, foram levados a um privilegiado estabelecimento prisional de regime fechado.

    6) O fato provocou a hesitação do diretor do Complexo Penitenciário da Papuda em recebê-los. O impasse garantiu aos condenados o privilégio de ficarem mais de quatro horas dentro de um ônibus, aguardando uma decisão.

    7) Para abreviar a demora e poupá-los do cansaço, eles tiveram o privilégio de passar o final de semana naquele mesmo aprazível estabelecimento, contrariando o regime semiaberto. Uma comentarista de TV, sem ruborizar, externou sua opinião de que isso não poderia ser considerado prisão, e sim “custódia”. Valeu pela tentativa.

    8) Juristas como Dalmo Dallari, Hélio Bicudo, Ives Gandra Martins e Reginaldo Oscar de Castro consideram que a situação a que José Genoíno foi submetido fere as leis brasileiras e é uma clara violação aos tratados internacionais. Realmente, não é qualquer um que tem o privilégio de ter juristas desse naipe preocupados com suas condições. Não importa quais sejam as condições; o que vale é o privilégio de receber tais comentários.

    9) Segundo o Instituto Médico Legal, Genoíno precisa de “cuidados específicos medicamentosos e gerais, controle periódico por exames de sangue, dieta hipossódica, hipograxa e adequada aos medicamentos utilizados, bem como avaliação médica cardiológica especializada regular”. Por fazer uso regular de anticoagulante oral, deve ser submetido a exames de sangue periódicos para verificar sua coagulação sanguínea. É mesmo muita mordomia. Estão querendo fazer o Estado de babá.

    10) Mas o cúmulo do privilégio quem teve não foi nenhum dos presos, e sim o senhor Henrique Pizzolatto, que garantiu o requinte de ter sua situação relatada pela comentarista de assuntos da Santa Sé, Ilze Scamparini. Graças a ela, veio a revelação de que a pronúncia correta dos zês de Pizzolato é a mesma da palavra pizza (tipo “pitzolato”). A primeira matéria foi feita pela repórter tendo justamente uma “pizzeria” ao fundo. De quem terá sido a tão sofisticada ideia? De todo modo, pelo didatismo, “grazie”!

    http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Os-10-privilegios-dos-petistas-presos/4/29590

  • Fora de pauta:

    Algum iluminado da direita poderia responder a este esquerdopata, petralha, mensaleiro, etc, que aqui escreve, uma singela pergunta????

    Porque uma das maiores apreensões de cocaína do Brasil não foi noticia no Jornal nacional???? Só para efeito de comparação o valor é maior do que o suposto dinheiro envolvido no mentirão, digo mensalão.

      • Décio, primeiro que não assisto esta porcaria, as pessoas apenas me informam. Segundo que a crítica continua valida, pois porque o JN só divulgou este fato ontem, quando já estava sendo informado por vários veículos ???? você vai querer me convencer que é por falta de capacidade da Globo???? hahaha ou porque era um assunto sem importância???? qual é!!!! meu amigo!!! Outra coisa já imaginou se fosse o PT??? entrava em edição extraordinária!!! não peço privilégios para esquerda, exijo isonomia no trato das informações por uma concessão pública. Alás a edição da entrevista do Aécio e a resposta do Zé Cardoso me lembrou a eleição de 89. Porque a direita não consegue jogar limpo??? eu respondo: faz parte do DNA de vocês (golpes, mentiras, destruição de reputações, compra de votos para reeleição, concentração de renda, egoísmo, bolinhas de papel, fichas falsas, inversão de valores, etc,etc)

  • Acho invalido esse tipo de acusação, devemos ter provas concretas que os médicos realmente fraudaram esse exame, infelizmente seria um crime para nossa classe.

  • Os diagnósticos de médicos brasileiros são bastante contraditórios…

    Alguém que passou pelo trauma de uma cirurgia na aorta e sofreu recentemente um AVC está em perfeitas condições para o que der e vier.
    Maaaaaas…
    Um sujeito que levou um peteleco com uma bolinha de papel deve ficar em observação.

    Depois ainda há quem diga que os médicos cubanos é que são incompetentes.

  • Não vejo mau nenhum em uma categoria estimular o voto a favor ou contra determinado partido. O PT sempre fez isto estimulando sindicatos, MST, UNE, CUT, etc, a votarem a favor do PT. Os médicos estimularem os pacientes a votarem contra o PT/Dilma, não estão fazendo nada de ilegal ou criminoso.

    • Nem o texto diz que estão. O que o post mostra é que as entidades médicas optaram por ir contra o programa Mais Médicos, que tem apoio de 86% da população. E que, agora, coerentemente, estão se filiando a partidos elitistas, inclusive o quase extinto Dem, aquele do nobre ex-senador Demóstenes, o amigão do Cachoeira.

  • Ola Edu!

    então é claro que sou a favor dos Mais Médicos, porém, o
    Governo Federal tem que lançar um novo programa semelhante
    ao Prouni, um Prouni somente para medicina, onde, o Governo
    bancaria as custas integral do curso de medicina, com muitas vagas,
    onde, os bolsistas teriam que trabalhar por 10 anos nos serviços públicos,
    após a respectiva formação .
    Tudo isso em forma de Lei. Sendo assim um dia, poderemos
    exportar médicos para países, como os africanos.

      • Boa parte poderia vir de impostos sonegados, como por exemplo dos médicos que não declaram tudo que recebem no IR. Só a Globo, por exemplo, poderia contribuir com o que ela deve a receita e por ai vai. Aliás não foi sem motivo que derrubaram a CPMF que evitava a sonegação. E Décio, a diferença entre eu e você é que sei reconhecer alguma medida boa de quem eu discordo, no caso O FHC que criou este imposto, se foi bem utilizado ou não é outra questão que não justifica a extinção de uma boa medida.

        • José Marcos, não derrubaram a CPMF, ela foi extinta porque tinha prazo de validade.
          E não foi só isso que FHC fez: você deve estar acompanhando o julgamento pelo STF, de milhares de ações movidas por poupadores prejudicados por vários – uns 5 – planos econômicos que tinham por finalidade, matar o dragão da inflação e estabilizar a moeda, o que foi conseguido de forma magistral, sem solavancos, pelo Fernando Henrique.
          Não vou nem ressaltar que o Plano Real foi a maior ação de distribuição de renda de que se tem notícia nesse país.
          Ou não é verdade que o dragão incinerava uma boa parte do salário de cada trabalhador, antes mesmo dos ditos cujos botarem as mãos no produto do seu suor?
          Lula deveria agradecer Fernando Henrique a cada manhã por isso, mas ele preferiu dizer que reinventou o Brasil.
          Entendeu, entre outras coisas, a razão do meu desgosto por Lula?

  • Estava pensando….
    Meu cachorro dorme em media 20 horas por dia.

    Ele tem toda a comida preparada para ele.

    Pode comer qualquer coisa que ele queira.

    A comida é dada a ele sem custo.

    Ele visita o veterinário uma vez ao ano ou quando necessário, se algum mal aparece.

    Por isso ele também não paga nada, e nada em troca é pedido a ele.

    Mora em boa vizinhança, em uma casa muito
    maior do que necessita, mas não precisa limpar nada.

    Se ele faz sujeira, alguém limpa.

    Ele escolhe os melhores lugares da casa para dormir e
    recebe essas acomodações completamente de graça.

    Vive como um rei e não tem mesmo nenhuma despesa.

    Todos os seus custos são pagos por outras pessoas
    que têm que sair de casa para ganhar a vida todo o dia.

    Estive pensando sobre isso e, de repente, veio a trágica constatação:

    MEU CACHORRO É DO PóSDB!

      • Pois eu já acho que o final está pelo avesso.
        Seu cachorro é daqueles que ficam pendurados no governo.
        A direita é basicamente meritocrata, portanto, não pretenderia adquirir um “vidão”, dormindo 20 horas por dia.

  • Edu, quando digo que a inteligência não é o forte da direita, não estou mentindo, esse laudo dos médicos sem vergonha na cara, vai ser o maior tiro no pé que já deram na história, o caso de Genuíno é grave e pode acontecer o pior, caso aconteça, não haverá argumentos para se safarem dessa, será irreversível, para poderem voltar ao poder só com um golpe muito bem feito, senão nunca mais voltarão ao poder, nós e o PT ficaremos ainda mais forte. Realmente eles estão se arriscando muito, vingança nunca foi atitude inteligente, ainda mais com um caso tão sério que é a saúde de um ser humano.

    • Tenho uma colega no trabalho que frequenta uma seita ou religião, não sei bem o quê, é bem parecido com o kardecismo, também se fala na transição no planeta, ela me disse uma coisa curiosa, estamos na época, em que tudo vai ficar transparente, ninguém vai conseguir se esconder.

  • Ela escreveu “Recebo diariamente comentários carregados de ódio contra José Genoíno, que me abstenho de publicar até por vergonha de seu teor, vergonha pelo desequilíbrio e o descontrole dos remetentes. A falta de discernimento, querendo atribuir a este homem combativo todos os males do país. Daí que a prisão não basta. É preciso a morte. A imolação final. A cruz. http://jornalggn.com.br/noticia/brasil-entra-em-caminho-sem-volta-por-hildegard-angel
    Vindo dela é um balsamo para a coerência da nossa indignação. Genoino, de genio. A lei que a tudo e a todos rege não precise lançar mão de seu martírio para deixar nitido o lado que cada um precisa escolher

  • Não é possível aceitar que ignorantes de ocasião, movidos por indisfarçável conveniência política, que despreza os mais elementares imperativos humanísticos, procurem, acintosamente, comprometer a percepção da real, delicada e preocupante situação de saúde do Deputado.

    O cuidadoso trabalho de experts foi mutilado e divulgado à imprensa e população de maneira propositalmente resumida, ocultando-se os pontos fulcrais do trabalho.

    De fato, os senhores médicos frisam e chamam atenção para aspectos de extrema relevância, os quais, é de se repetir, foram solene e ardilosamente ocultados: “… trata-se de individuo sob o risco de desenvolver futuros eventos cardiovasculares e progressão da doença considerando, em especial, os seguintes fatores: a idade, a presença de falsa luz (falso lúmen) arterial parcialmente trombosada, o diâmetro da porção proximal do arco aórtico de 41mm, o controle inadequado da pressão arterial e a labilidade da coagulação sanguínea aferida por meio de RNI (Razão Normatizada Internacional). Nessas circunstâncias, a atividade laboral poderia acarretar riscos de descontrole da pressão arterial que, em associação a anticoagulação inadequada, aumentaria o risco de eventos cardíacos e cerebrais.”

    Não é necessário ser médico para, sem manobras vernaculares, ter por bastante claro que a situação físico-clínica de Genoino demanda atenção e cuidados especiais neste momento. Disto, por certo, decorre a conclusão da Junta no sentido de reavaliar sua evolução nos próximos 90 dias: “…recomendamos o afastamento temporário da atividade laboral por período de noventa dias para melhor adequação de seu regime terapêutico. Após este período, deverá ser realizada nova perícia médica, para que seja reavaliada a capacidade laboral, levando-se em consideração, principalmente, parâmetros de pressão arterial, frequência cardíaca, coagulação sanguínea (no caso do paciente continuar em uso de medicação anticoagulante), sintomas, além de exame complementar de imagem da aorta torácica.”

    A defesa de José Genoino não compactua e nem barganha com a dignidade e a vida de um homem que por três décadas, no Parlamento, marcou sua atuação como representante do povo livre do Brasil com absoluta transparência, espírito democrático e extremada honradez.

  • Caro Edu,

    Essa reação das lideranças corporativas contra o programa “mais médicos” já era esperada. O mesmo podemos dizer em relação à condenação e prisão das lideranças históricas petistas. Só não entendo porque o partido por meio do presidente Lula e das suas lideranças no congresso não respondem aos ataques do PIG. Alguns colegas já começaram a dizer que o PT sofre de “síndrome de Estocolmo político”. Será? Se você tiver alguma hipótese melhor fundamentada para explicar porque o PT não reage, agradeço.

    Roper

    • Já viu aquele jogo de futebol onde um time é indiscutivelmente superior ao outro e está ganhando de goleada, quando o time que está perdendo começa a “catimbar”? Os jogadores xingam, cospem em cima dos adversários, procuram briga… Tudo para melar o jogo e tentar anular a partida, cancelando assim o resultado negativo, contando vencer no tapetão uma vez que no campo não da?

      Pois é isso mesmo que está acontecendo. Por saber que nas urnas vão levar uma surra descomunal, a oposição tucanomidiática com ajuda da banda podre do judiciário (ainda acho que não tem banda não podre, o judiciário inteiro virou uma máfia, mas é só a minha opinião, pode ser que um ou dois se salvem, porém não mais que isso e nenhum em Brasília) estão tentando de todas as formas produzir instabilidade política de modo a arrumar desculpas para um golpe paraguaio.

      Eu acho que se tentarem um golpe aqui vai haver uma convulsão social de tal monta que o tiro sairá pela culatra, mas quem vai perder com esse confronto artificial e desnecessário é o País. Claro que a tucanalhomidiáticojurídica oposição não se preocupa com o País e muito menos com a democracia, mas nós sim.

      Acho que o PT está evitando escorregar nas cascas de banana que a tucanalhândia espalhou pelo chão, conciente que o tempo irá reverter os abusos que estão sendo cometidos agora e expor os crimes cometidos para condenar inocentes sem provas e usar o judiciário como instrumento de luta partidária e perseguição política.

      O mais importante é isso, não dar espaço para as manobras golpistas. Isso não significa ficar parado e deixar barato, mas sim ter noção do tempo para cada ação. O castelo de cartas bicudo que a tucanalhândia montou está prestes a desabar.

      • Concordo. É essa perspectiva de derrota acachapante em 2014 que atiçou os brios do 1% e seus acólitos. Estão em pé de guerra, apelando para todos os golpes baixos possíveis. Como eu disse antes, do pescoço pra baixo, é tudo canela.

  • Prezado Edu.
    Nao posso concordar com Vosso artigo. Duas juntas médicas,(independentes), jamais iriam falsear um laudo/parecer. Tal ato, seria uma irresponsabilidade, uma insanidade.
    Um abraço.

  • E a gente ainda tem que ler isso? O infeliz autor desconhece que Genoino teve uma condição de altíssima mortalidade e foi bem tratado por médicos brasileiros. Triste quem julga os outros pela própria ótica. Triste sequer pensar que alguém admita e divulgue a hipótese de que médicos estejam “se vingando” (que horror) desta maneira. Não é isso o que aprendemos a fazer, senhor Eduardo. Não nos empreste suas lentes de torpeza. Elas nem nos servem.

    • Pequena confusão aqui.
      Não é o que lhes ensinaram: é o que efetivamente aprenderam.
      E isso nós sabemos o que foi: rapacidade, descaso, insensibilidade, voracidade, desprezo…além da capacidade de mostrar forjada indignação quando desnudados.

  • Sr. Eduardo se os médicos realmente fizerem isso é uma forma deles aumentarem o tempo da consulta, a ultima que fiz foi quando travei as minhas costas e não consegui me levantar, o medico nem me olhou e a consulta durou menos de tres minutos (não estou exagerando não) com o cidadão achando que eu estava lá por causa de um atestado, que não precisava; será que o povo que espera 3 a 6 meses para uma consulta (como muitas vezes eu esperei) e que quando chega dura 5 minutos vai dar ouvido para médicos?

  • BANDOLEIRO TROPICAL

    Se você quiser saber o que um homem é de fato, dê-lhe algum poder. Esse ditado é antigo, mas permanece atual. No escândalo do mensalão houve provas eloquentes desse comportamento.

    Eu me recordo bem do dia 2 de fevereiro de 1991, quando, com mais 512 colegas, tomei posse do meu primeiro mandato de deputado federal. Era tudo novidade. E, confesso, senti um quê de entusiasmo por estar conhecendo, pessoalmente, pessoas de que somente ouvira falar pelo noticiário. A experiência prática, porém, acabaria por me demonstrar uma realidade bem diversa.

    Há no Congresso Nacional um ditado: sejam quais forem os seus membros, a legislatura seguinte sempre se demonstra de qualidade inferior à anterior. Infelizmente, é verdade. Até porque existe uma espécie de “seleção negativa” pela qual a falta de escrúpulos é um trunfo decisivo na hora de conquistar votos. Nas sábias palavras de Roberto Campos, o que de fato conta nessa disputa é o “dialeto PAMG”, ou seja, prometer, acusar, mentir e gritar.

    Pois bem, apesar de tudo, minha primeira legislatura, pelo nível de seus componentes, aparentava ser boa. Eu tinha em mente as palavras de Santiago Dantas, proferidas uns 20 anos antes: em todas as legislaturas a gente há de encontrar uns 30% de patriotas que darão tudo por suas convicções, outros 30% que nem sequer sabem que convicções têm e, ainda assim, restam 40% que votam conforme a onda do momento; trate de juntar-se aos 30% bons e dessa maneira você será feliz. As palavras de Santiago Dantas são relevantes porque, entre outros motivos, ele era tido pela quase unanimidade do Congresso como a cabeça mais brilhante que por lá havia passado.

    Infelizmente, não dá para distribuir elogios a todos. Havia muitos colegas de legislatura a quem, por mais que eu tente, não consigo atribuir nenhum.

    O trio de “irmãos metralha”, por exemplo, por pensamentos, palavras e gestos, além de omissões, bem mereceu as penas que agora cumpre. O pior de todos, sem dúvida, é José Dirceu, que soma à empáfia uma dose intragável de pretenso messianismo. Esse creio conhecer relativamente bem. E os momentos que relato a seguir ocorreram na quinta-feira logo após a nossa posse.

    O avião que nos traria de Brasília a São Paulo, como sempre, estava lotado. Estávamos todos os passageiros na fila de embarque quando mais um imprevisto aconteceu: a aeronave que nos precedia tivera um problema técnico insolúvel e fomos todos avisados de que não havia mais assentos disponíveis para nos transportar.

    A companhia aérea – vim a saber depois – tinha um procedimento-padrão para enfrentar tais emergências. Então, trancou o guichê e nos deixou ao deus-dará. Afinal, todos nós já estávamos bem alojados em Brasília, pensaram eles. Por que não poderíamos embarcar no dia seguinte?

    A princípio acreditei que dava para ganhar essa disputa no grito. Mas desisti quando me deparei com o então senador Fernando Henrique Cardoso, que, conformado, se dispôs a adiar o seu embarque.

    Mas nem todos os passageiros se mostraram cordatos e compreensivos. José Dirceu, imitando a foto que o imortalizou, tratou de galgar o guichê da empresa aérea, proferiu um discurso candente e, a seguir, invadiu a pista de embarque das aeronaves, sentando-se sobre a roda dianteira do avião.

    A partir daí a Polícia Federal, em conjunto com a Infraero, decidiu tomar uma atitude drástica. Ambas foram atrás do “passageiro rebelde” e o removeram da pista. Para evitar maiores danos a “Sua Excelência” trataram de removê-lo na mesma posição em que o encontraram: de cócoras. Dirceu perdeu essa batalha, mas nem de longe perdeu a guerra.

    Logo depois seria eleito presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), no qual tramou o maior crime político da História do Brasil, o famigerado mensalão. Aonde ele queria chegar?

    Dizem que Dirceu acumulou uma fortuna considerável. Também, pudera! Na condição de “primeiro-ministro” do antigo e do atual governo, já conta mais de uma década de poder. Toda a burocracia sabe disso. Sendo assim, quem ousaria a insanidade de não atender a um pedido dele, ou mesmo de não o atender ao telefone? Ademais, ele consegue conciliar amizades tão díspares quanto os irmãos Castro, de Cuba, e Carlos Slim, o homem mais rico do planeta, com fortes interesses ligados às telecomunicações.

    Com todos esses trunfos, ele pode afirmar-se uma pessoa desapegada de ambições materiais. Até porque tudo o que desejar “cai de graça” em suas mãos. Sua fortuna, dizem os desafetos, é incalculável. Abrangeria desde terras e negócios ligados ao ramo até a área de informática. Foi por intermédio de Dirceu, homem sobretudo generoso, que o Lulinha, filho do ex-presidente, logrou vender por nada menos que US$ 5 milhões um software de qualidade duvidosa a uma empresa concessionária de serviços públicos. Se a nós, simples mortais, fosse dado saber quantos dólares o videogame do Lulinha custou ao erário em termos de “reciprocidade”, teríamos todos optado por pagar ao garoto – um Einstein, segundo seu orgulhoso pai – e deixá-lo com a posse do brinquedo.

    Desde que teve de exonerar-se da chefia da Casa Civil da Presidência da República – por causa do escândalo que já se formava -, Dirceu fazia questão de se dizer aliviado do pesado encargo: “De agora em diante poderei me dedicar aos meus negócios particulares, sem ter que prestar contas a ninguém”. Àquela altura, poucos podiam avaliar os estragos que ele causaria ao Tesouro Nacional. Se tivéssemos uma vaga ideia das somas envolvidas, teríamos optado por amarrá-lo no cargo.

    José Dirceu tentou ser, ao mesmo tempo, um bandoleiro tropical e um arrebatador de corações de senhoras balzaquianas. Não deu. O que lhe restou foi um emprego de favor num hotel de segunda.

    JOÃO MELLÃO NETO – O Estado de S.Paulo.

    • Entreouvido no Facca Bar, tradicional boteco de Campinas, em final da década de 60.
      Dois homens na faixa de 30 a 35 anos; um deles vereador pelo então MDB e outro, de terno e maleta 007, com algum cargo na Prefeitura.
      A conversa no balcão, onde ambos dividiam um sanduíche:


      – [o da maleta] O cara disse que tem que afastar o fulano do cofre, por que a voracidade dele é impressionante.
      – Mas, cacete! Era o que se falava desde o início!
      – Pois é, mas agora a água tá batendo…
      – Bom, e aí?
      – Aí que deixei a sugestão: se precisa afastar o fulano do cofre, tente nomeá-lo pra alguma Secretaria de baixo orçamento.
      – É a solução trivial. É a mais, digamos, elegante e não dá sopa pra oposição que já tá se esborrachando de rir da sinuca de bico do prefeito.
      – Bom, o cara ficou de pensar.

      Duas semanas mais tarde o vice prefeito de Campinas na chapa de Orestes Quércia – Eugênio José Alati – era nomeado para a Secretaria da Educação e Cultura de Campinas.

      • Hummm… Revelador isso, muito revelador…

        Mas o que será que o senhor Alati tem a nos dizer?

        Aqui, ninguém precisa entrar com um processo exigindo direito de resposta.

        Estamos aguardando, senhor Alati, suas explicações.

      • Ôh Scan, sou de Campinas e posso dizer sobre Oréstes Quércia. Homem pobre que comecou na política como vereador, e hoje a familia briga pela heranca. A esposa diz que ele deixou 400 milhöes, mas o filho de um relacionamento diz que se a esposa Alaide fala deste valor é porque é muito mais que isso.
        Fui funcionária pública (Fundesp) na Secretaria de Educacäo. Trabalhei em SP capital quase 7 anos no departamento de orcamento, eu analizava os processos para liberacäo de recursos . Na época era centralizado neste departamento. Comecei lá quando o Montoro era governador, e quando entrou o Quécia, eu vi o quanto aquele político era corrupto. Era um bando de gente metendo a mäo na grana pública. Passaram por mim muitos processos que era evidente o desvio de dinheiro, mas dois eram berrantes. Liguei na época para a Veja e para a folha, falei diretamente com os jornalistas sobre o caso. Sabe o que aconteceu ? nada, näo tiveram interesse. em noticiar o escandalo. Essa é a verdade.

    • Cruzes, então vc era o vice de Quércia em Campinas? Pois é, parece-me que os bens de Quércia ainda estão bloqueados pois fala-se em corrupção e a família está brigando feito doida por causa da herança. É a tal história: Diga-me com quem andas e eu te direi quem és.

  • FORA DA PAUTA:

    Recebi isso de uma amiga reacionária “p Ca” e no fim da “brincadeira” acrescentei algo.

    Ela digitou:

    IMPREDIVEL!…
    O Engenheiro ordenou a seu cachorro:
    ? Escalímetro, mostra tuas habilidades!
    O Caozinho pegou um martelo, umas tábuas e num instante construiu um casinha para cachorros. Todos admitiram que aquilo era uma verdadeira façanha.

    O contador disse que seu cão podia fazer algo melhor:
    Cash Flow, mostra tuas habilidades!
    O cachorro foi à cozinha, voltou com 24 bolinhos, dividiu os 24 bolinhos em 8 pilhas de 3 bolinhos cada. Todos admitiram que aquilo tinha sido genial.

    O químico disse que seu cão podia fazer algo melhor:
    Óxido, mostra tuas habilidades!
    Óxido caminhou até a geladeira, pegou um litro de leite, umas bananas, colocou tudo no liquidificador e fez uma vitamina. Todos aceitaram que aquilo foi impressionante.

    O analista de sistemas sabia que podia ganhar de todos:
    Megabyte, vamos lá !
    Megabyte atravessou o quarto, ligou o computador, verificou se tinha virus, redimensionou o sistema operacional, mandou um e-mail e instalou um jogo excelente.Todos sabiam que este era muito difícil de superar.

    Então olharam para o político e disseram: E seu cão, o que pode fazer?

    O político chamou seu cão e disse:
    Deputado, mostra tuas habilidades!
    Deputado deu um salto, comeu os bolinhos, tomou a vitamina, cagou na casinha, deletou todos os arquivos do computador, armou a maior zorra com os outros cachorros e expulsou todo mundo, exibindo um título falso de propriedade e alegando imunidade parlamentar… Incrível, não?

    Acrescentei e devolvi á remetente:

    …e em seguida viajou junto com o proprietário de uma ‘’suite’’ em Miame, comprada por 10 dólares dando como endereço comercial seu AP em Brasília. Esse proprietário na volta empregou seu filho na Globo (aquela que reluta em entregar DARF).

    Insuperável…!!!

  • Deu no “Valor” sobre as perdas dos correntistas nos planos Collor, Verão, Bresser, etc.

    “no caso dos bancos sofrerem uma derrota, os prejuízos podem ser incalculáveis […] Como orgão regulador do sistema bancário, o Banco Central está preocupadíssimo.”

    Estranho. Não deveria ser a Febraban a preocupada? Por quê o BC? Se a notícia do Valor for verdadeira, confirma o que todo mundo sempre disse, ou seja, que o BC defende interesses de banqueiros e não de seus clientes, os pobres e indefesos correntistas.
    Por isso sou favorável à extinção dos BC’s no mundo inteiro e a política monetária ser administrada pelo governos eleitos e não pelos banqueiros via BC.

    • Assino embaixo!! Essa conversa de Banco Central “independente” é uma cortina de fumaça para esconder o fato de que banqueiros, rentistas e especuladores querem continuar controlando a política monetária dos países.

  • E o nosso malvado Joaquim Barbosa está dando privilégios a Bob Jefferson que negou a Genoíno. Já convocou uma junta médica junto ao Instituto Nacional do Câncer para, baseado em seu parecer, decidir se Jefferson vai cumprir prisão no sistema semiaberto ou se domiciliar. Pois é, o nosso Barbosa Malvadeza pelo visto morre de amores por Jefferson. Coitadinho do Bob Jefferson. Que complacência do Barbosa! Muito comovente. Antes de prendê-lo submete-o a um exame clínico enquanto que Genoíno foi brutalmente preso, apesar de seu estado de saúde exigir cuidados especiais e só depois que passou mal na Papuda é que foi submetido a uma junta médica para avaliar seu estado de saúde que, reconhecidamente, era delicado. Que truculência do Barbosa Malvadeza. Quanta diferença de tratamento. E depois tem gente que fica criticando os petistas de serem revoltados e rebeldes sem causa.

  • Edu, veja esse link:
    http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2006/8702024.pdf
    É da “II DIRETRIZ BRASILEIRA DE CARDIOPATIA GRAVE”
    E na pagina 229:
    “Hematoma de aorta
    Os hematomas intramurais de aorta apresentam prognóstico semelhante aos da dissecção clássica de aorta; aqueles localizados na porção proximal da aorta são de pior prognóstico.”
    E mais:
    “É correta a afi rmativa de Besser 46 de que “É preciso não confundir gravidade de uma cardiopatia com Cardiopatia Grave, uma entidade médico-pericial”. Essencialmente, a classifi cação de uma Cardiopatia Grave não é baseada em dados que caracterizam uma entidade clínica, e sim, nos aspectos de gravidade das cardiopatias, colocados em perspectiva com a capacidade de exercer as funções laborativas e suas relações como prognóstico de longo prazo e a sobrevivência do indivíduo. “

  • Será que tem alguém no Brasil que vai atender a algum pedido daqueles que os abandonou a própria sorte?

    COXINHAS VÃO TRABALHAR, e para de ENCHER o SACO.

Deixe uma resposta