2014 será um ano histórico para o Brasil

Análise

O ano que o Brasil deixa para trás transcorreu sob o signo da convulsão social e da revolução política, mas, apesar dos eventos de expressiva importância que vimos eclodir ao longo desses 365 dias, 2013 não se compara ao que espera este país em 2014.

Dois fatos marcaram para sempre esta grande nação no ano que ora deixa nossas vidas para entrar para a história: a onda de protestos e o inédito encarceramento de políticos importantes.

Sobre os protestos de junho, o que impressiona é terem ocorrido em um momento em que a qualidade de vida nunca foi tão boa e tão promissora no país. Com salários crescendo e emprego farto, com distribuição de renda e com a pobreza despencando ano a ano, centenas de milhares de brasileiros foram as ruas protestar sem uma causa definida.

Não que todos os nossos problemas tenham sido solucionados. Muito pelo contrário. O nível de pobreza, de injustiça social, de violência urbana e rural e a péssima qualidade dos serviços públicos são, sim, razão muito mais do que suficiente para qualquer povo protestar.

Todavia, o que impressiona é que tais protestos tenham ocorrido em um momento em que a vida de todos melhorou tanto, ao passo que, há uma década, este país estava falido, todo mundo estava desempregado, os salários estavam cada vez mais aviltados e o povo não protestava.

Claro que não foi propriamente o povo que foi às ruas, mas um setor da sociedade que melhorou menos de vida do que a maioria empobrecida. Com efeito, a classe média viu os mais pobres avançarem bem mais do que si e esse foi o mote dos protestos.

Os brasileiros que foram às ruas em junho de 2013, pela primeira vez na história contemporânea não clamaram por mais empregos e por salários melhores, o que mostra que esses dramas o país deixou para trás; clamaram por melhores serviços públicos, como transporte.

Esse fenômeno é histórico, inédito e revelador de quanto a última década melhorou este país. Até a aurora do século XXI, as demandas dos brasileiros eram por empregos suficientes e salários decentes; o Brasil superou essas deficiências e poucos perceberam.

Já no campo estritamente político, o julgamento e o encarceramento relâmpago de políticos importantes em um país em que políticos de tal estatura só eram penalizados tão duramente pela lei durante ditaduras têm sido vistos como avanço, mas também como retrocesso.

É lícito dizer que a causa primeira da corrupção no Brasil – que, reconheçamos, é maior do que em nações em estágio civilizatório mais avançado – se deve à impunidade. Contudo, ao menos até o momento o encarceramento de políticos petistas soa muito mais como um golpe político do que como reversão da histórica impunidade que vige para os mais abastados neste país.

O que parece ter acontecido em 2013 não foram prisões de políticos, mas prisões políticas. Afinal, políticos envolvidos em processos análogos ao do mensalão do PT, só que da corrente política adversária – do PSDB –, foram beneficiados pelas rotas de fuga que o Judiciário sempre propiciou às elites.

O dito “mensalão do PSDB” ter sido tratado pela Justiça de forma tão diferente da que foi usada para o do PT, com o desmembramento do primeiro processo – que foi negado ao segundo – e com a demora muito maior para julgar o caso envolvendo tucanos desmonta a tese do “fim da impunidade”.

Não há perspectiva, pois, de ver políticos-símbolo da corrupção como um Paulo Maluf, um Demóstenes Torres, um Marconi Perillo, um Eduardo Azeredo e tantos outros serem penalizados como foram os petistas.

Qual é a novidade, então, na forma como a Justiça trata a classe política? Não é, infelizmente, a nossa Justiça tratar os membros das elites como trata o povão. A novidade é – durante suposta vigência da democracia – pessoas serem penalizadas por razões políticas.

É lícito dizer, pois, que 2013 não foi um bom ano para a democracia brasileira. Protestos políticos ocorrendo quando as razões para protestar diminuíram tanto e pessoas sendo encarceradas por razões políticas são fatos que desautorizam otimismo com 2014.

O pior é que os grupos políticos que engendraram e fizeram vingar protestos de rua e critérios políticos em um julgamento que, em respeito à democracia, deveria deixar a política de fora, prometem fazer tudo isso de novo em 2014, só que, agora, em ano eleitoral…

O que tornará 2014 um ano histórico para o país também tem relação com a Copa do Mundo. Passaram-se décadas e décadas desde que o Brasil sediou evento internacional de tal importância. Os olhos do mundo estarão voltados para nós no ano que entra.

Os protestos terão, reconhecidamente, potencial para apear do poder o grupo político que fez o Brasil avançar socialmente como nunca ocorrera em toda a sua história em período tão curto. E de desmoralizar o país perante o mundo.

Não é pouco.

A derrota imensurável que ameaça o país em 2014, porém, pode não ocorrer. O brasileiro poderá dar uma demonstração de maturidade premiando um governo – ou uma série de governos – que lhe melhorou a vida e poderá, assim, dizer não aos que pretendem sabotar a imagem do país e sua economia com fins eleitorais.

O caráter histórico de 2014, portanto, poderá decorrer não só da rendição do país aos interesses inconfessáveis que querem desmoralizá-lo internacionalmente e recolocar no poder os que tanto pioraram a vida do povo como poderá decorrer da recusa desse povo a se render.

A volta ao poder dos que fizeram o Brasil chegar ao século XXI de joelhos e que não se cansam de prometer o desmonte do Estado de Bem Estar Social que vai sendo construído a duras penas pode gerar, na segunda metade desta década, uma convulsão social.

A destruição da imagem do Brasil perante o mundo – via transformá-lo em um campo de guerra durante evento que deveria ser uma festa de reafirmação do país como potência emergente – aprofundaria o caos social e econômico que pode eclodir a partir de 2015.

O caráter histórico de 2014, portanto, estará em que este povo terá o próprio destino nas mãos como nunca terá tido antes. Teremos, no ano que entra, o poder de melhorar muito as nossas vidas, mas também teremos o poder piorá-las de forma dramática.

A decisão será nossa e só nossa. Assim sendo, o que de melhor se pode desejar para o povo brasileiro em 2014, além de “Muito dinheiro no bolso e saúde pra dar e vender”, é, pura e simplesmente, muito, muito, mas muito juízo mesmo.

Um feliz e ajuizado 2014 para todos, pois.

189 comments

  • Eduardo, que em 2014, as forças do obscurantismo sejam neutralizadas em nosso País, pois os destinos de milhões de brasileiros dependem disso. Feliz 2014 e que Deus esteja conosco e entre nós!

  • ANO NOVO, JOVEM BELO ANO ( Cláudio José)
    Ano novo, tudo novo
    Ano velho, tudo velho
    Ano novo, sonhos
    Ano velho, partida
    Ano novo, esperança
    Ano velho, alegrias e tristezas
    Ano novo, promessas
    Ano velho, lembranças
    Ano novo, tempo de amar, desejar e conquistar
    Ano velho, passado recente de lutas e glórias
    Ano novo, o mais jovem belo ano, feliz ano novo!

  • Um 2014 repleto de alegrias pra vc e sua família Edu. Continue firme e forte com o blog.

    Um excelente 2014 pra todos nós brasileiros!

    Cabe a nós confiarmos uns nos outros e mandar pra longe o atraso que vai tentar voltar a todo custo em 2014.

    É Dilma em 2014!

  • Eduardo.

    Desejo a você e sua família um 2014 sem surpresas negativas, com paz, tranquilidade e Dilma reeleita.
    E dance uma longa valsa com a Vitória à meia noite.

    Luis Fernando e família.

  • Parabéns EDU, e que em 2014 vc. volte com força ainda maior prá nos Informar através do seu site, e que colha muitas felicidades com a vossa família, muito obrigado e excelente 2014 p/ vc e p/ todos daqui!!!!!!!!!!!!

  • Mesmo com o terrorismo anunciado pelos oportunistas e pelos analfabetos políticos para destruir a imagem do Brasil durante a Copa e ainda o aditivo da possibilidade do Brasil não ser campeão ( coisa que não desejo de forma alguma, mas em futebol tudo é possível ), Dilma terá muito para mostrar durante o período da campanha eleitoral, obras, obras e mais obras, em todos os aspectos, que a mídia escondeu durante o seu mandato.

    Espero que isso seja suficiente para os maria vai com as outras formarem juízo na hora de decidir seus votos.

    Feliz Ano Novo para o Eduardo e sua família, para os leitores desse blog e para todos os brasileiros.

  • Edu,

    Que 2014 chegue trazendo a esperança de dias melhores principalmente para uma parcela de nossa população que ainda necessita de atenção.

    Viva Lula, Viva a Presidenta Dilma e que a inclusão social permaneça ainda por várias gerações. Dilma já no primeiro turno.

    Paz e Bem para Jose Dirceu, José Genoíno e Delúbio….

    Força e Paz para você e toda sua família.

    Feliz 2014

  • Ninguém tem como saber o que ocorrerá no ano que vem. Pode até mesmo se dar o seguinte: não acontecer nada. Espero que passemos o ano em tranquilidade. Que o Brasil siga melhorando. Reconhecer problemas é um grande mérito. Elogio maior ainda merece o fato de o governo sempre ter corrido atrás do prejuízo, sem tergiversações, sem criminalização de opinião diversa à sua etc. É esse o caminho. É bem possível que o país termine 2014 com Dilma reeleita. Falar que existem problemas no Brasil é fácil. Basta ir na calçada e dar uma olhadinha. O nosso país é um mosaico de problemas que não surgiram há meros dez anos. Eles foram se acumulando e pioraram muito quando se tapou o sol com a peneira através de uma perniciosa ditadura militar. Da redemocratização para cá evoluímos um bocado. Só que nossa democracia é jovem e ainda dotada de caráter extremamente personalístico – o “Salvador da Pátria” sempre aparece. Os opositores não parecem ter projetos políticos hábeis “a fazer mais e melhor”, contudo. Promessa não gera emprego, saúde nem educação, o que um povo realmente precisa para evoluir. Rostos novos não são garantia de nada. Fernando Collor de Mello que nos diga. Espero que o projeto político se articule a contento e continue no Palácio do Planalto. Não me arrisco a trocar o certo de hoje pelo certo de ontem, que já foi testado com os dois mandatos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso. Que a maioria pense assim ano que vem.

  • Felix Ano Novo, Eduardo. Para você, Victoria e toda a sua família.
    Não deixe de ler o excelente artigo do jurista Ives Gandra Martins no site do JB: “O Estado delinquente”.

  • Que em 2014 imponhamos uma enorme derrota aos golpistas, que ampliemos a democracia, que reelejamos Dilma, que elejamos governadores na maioria dos estados, que elejamos uma maioria combativa de Deputados e Senadores. Viva a democracia!!!!! Viva o PT e seus aliados!!!!! Viva o Brasil para todos!!!! À essa grande figura que é Eduardo Guimarães, à toda sua família, à toda sua equipe e à todos os frequentadores deste blog UM FELIZ 2014!!!!

  • Todos que desejam um pais melhor, devem se inspirar no desprendimento e no verdadeiro sentido democrático externado neste blog. Parabéns Edu, continue a nos alimentar.

  • Estaremos vigilantes para que as conquistas não se percam. Feliz 2014 a todos os companheiros, companheiras e respectivas famílias. Um agradecimento especial ao Eduardo por manter esse espaço sempre atuante e democrático.

  • Nesse fim de ano espero que todos os MEUS desejos se realizem e um deles é que continuemos amigos não por muito tempo, mas para sempre.

    Os outros desejos, também importantíssimos são os seguintes:

    Que José Serra não consiga realizar nenhum de seus desejos.

    Que Dilma seja reeleita.

    Que o Padilha seja eleito governador de São Paulo.

    Que A Seleção Canarinho seja hexacampeã de futebol.

    Que o Nigro ou Niro seja defenestrado do Blog da Cidadania, assim como já se escafederam o Campineiro, o Lucas Daniel, o Romanélli e o Alatti.

    Que o Ruy Acquaviva, a Cristiana Castro e o Locatelli continuem comentando e se possível cada vez mais, porque com eles sempre estou aprendendo.

    Que o Diogo Costa pare de comentar só no Nassif e dê uma palhinha aqui também.

    Que Joaquim Barbosa seja desmascarado e a AP 470 tenha novo julgamento.

    Que os petistas presos sejam libertados

    Que, de vez em quando, o Eduardo se lembre de também me mandar um abraço.

    Por fim, um abração em todas as amigas e amigos desse que é disparado o melhor Blog da rede.

    Do Companheiro, Wilson.

    • Um abraço para você Wilson e que em 2014 os desejos que você postou se realizem para que tenhamos um Brasil cada vez melhor.
      Feliz e abençoado 2014 para você e família, para o Eduardo e família e para todos/as companheiros/as do blog.

    • Boa Wilson, é isso mesmo. Eu acrescentaria, com sua permissão, o desejo de que TODOS os políticos do PT, sejam vereadores, deputados estaduais, federais ou senadores, diretórios e etc e tal deixem de se acocorar(???) diante do poder da imprensa vampiresca da nação brasileira. Não deixem que a o sr. Luiz Inácio e a Pres. Dilma tenham que bater o córner e correr na área para cabecear. Quem dobra a espinha, mostra o bumbum…

      • Concordo contigo Carlos.

        Mas político é assim mesmo, tal qual mineiro, come pelas beiradas. Nisso o PT nivela com os outros.

        Que nesse ano de 2014 possamos estar juntos somando forças. Com certeza faremos a diferença.

        Desculpe não ter lhe respondido antes, mas é que só tenho internet no trabalho.

        Um grande abraço, Carlos

    • Faço minhas suas palavras, companheiro Wilson.
      E acrescento: que a Dilma finalmente enxergue o tamanho do prejuízo que a SECOM causa ao governo e mande a corja liderada pela excrecência tucana, conhecida por Helena Chagas, para o diabo que a carregue.
      Que chame o Franklin de volta para o posto de onde não deveria ter saído.
      E que dê uma botinada muito, mas muito dolorida no Bernardo: aquela bordoada que nós mesmos gostaríamos de dar pessoalmente, ao vivo e em cores.

      E a você, Edu, nossos sinceros votos de um 2014 repleto de realizações e felicidade a toda sua agora acrescida família.
      E agradecimentos pela sua combativa existência.
      Um grande abraço a todos os amigos partícipes do Cidadania; menos aos trolls, claro.

      Sergio, Angela e André.

      • Grande Scan

        Primeiro quero me desculpar contigo por não haver respondido antes. O problema é que minha internet é só no trabalho e ontem minha turma não me deixou vir pro escritório.

        E depois dizer que é verdade o que você fala da comunicação do Governo, Scan. Realmente esse setor é nosso calcanhar de Aquiles. Mas… Algum defeito o PT tinha mesmo que ter, Dilma e Lula também erram, mas será que qualquer um de nós, se estivesse em seus lugares, não erraria ainda mais?

        Um enorme abração em você, na Angela e no Andrézinho.

    • Wilson, feliz 2014 para você e aos seus familiares, que todos seus desejos acima citados sejam de fato realizados. somente um adendo a lista, que creio você esqueceu, que a Globo PAGUE O DARF E MOSTRE.. (particularmente acho que este desejo ela NÃO QUER DE JEITO NENHUM) rss,
      Abraços!!!

      • Pois é Marcos…

        Esqueci da Globo. Mas você não esqueceu e nem a maioria dos militantes, com certeza, esquecerá jamais a Vênus platinada que tanto prejuízo dá à nossa Nação.

        Um abração do amigo Wilson.

        PS. Desculpe a demora na resposta, mas só tenho internet no trabalho.

    • “Por fim, um abração em todas as amigas e amigos desse que é disparado o melhor Blog da rede.”

      Acho que eu tô neste meio…

      Wilson, Eduguim, colegas:

      Um 2104 fenomenal pra todos!

      • Acha né, Luciano?

        Conversa… Você tem certeza que faz parte desse nosso mundo criado pelo Eduardo Guimarães.

        Aqui é nossa trincheira, nosso QG, nosso paiol, nosso arsenal. É a partir daqui que partimos para a luta aguerrida e encarniçada que travamos dia a dia com os inimigos da Pátria.

        Semana passada encontrei, aqui na copiadora de aparecida, com o Martiniano Cavalcante e discuti mensalão, mas senti-me forte diante de um dos ícones da esquerda aqui de Goiás e graças a ter conhecimento porque além de ler os posts do Eduguim também leio os comentários dos frequentadores desse Blogão.

        Modéstia à parte sou duro na queda e percebi que as pessoas que estavam próximas e presenciaram minha discussão com o político do PSTU, ficaram, no mínimo, pensativas, muito embora a maioria já tivesse uma ideia pré-concebida do que foi o julgamento da AP 470.

        Desculpe, Luciano por não haver lhe respondido antes, mas nosso horário é justamente o contrário, enquanto você só entra na rede após as 10 horas, eu só entro de manhã, de tarde e no começo da noite.

        Um abração, meu amigo e que ao fim desse ano possamos estar felizes e com a agradável sensação de dever cumprido.

  • Edu, desejo a você e a todos os que querem um futuro melhor, um 2014 com muita coragem e disposição para a luta. Luz, saúde, paz, esperança, para você, sua família, e todos os frequentadores do blog.

    Feliz 2014!

  • Eduardo
    Receba meu fraternal abraço extensivo aos seus.
    Tenhas um Feliz 2014 e que venhas sempre com
    seu democrático clamor construtor.
    Estendo meu abraço aos companheiros do Cidadania
    e na oportunidade peço desculpas aos que não pude ser
    gentil por motivos do momento de euforia e ardor político.

    • Caro amigo Salvador.

      Quero desejar a você, que é meu parceiro, um 2014 mui maravilhoso. E que nossa dupla, Bombeiro & Gari, continue sua empreitada de sucesso.

      Um grande abraço

      • Wilso
        Caro companheiro nas lutas pela limpeza da casa.
        A recíproca é verdadeira.
        Tenhas, junto aos seus um 2014 de grandes momentos de felicidade (principalmente pela votoria da Dilma).
        Vai junto um grande e fraternal abraço.

        Ahh, não deixe que a lixeira seja lacrada antes do meu devido espargimento.

      • Wiso.
        A recíproca é verdadeira.
        Receba meu fraternal abraço ensejando a vc e aos seus, muita saúde, “grana” e a esperada
        vitoria da Dilma.
        Vai junto meu fraternal abraço.

        Ahh; fique de olho na lixeira. Não permita que a fechem sem meu aspergimento. kkkk

        • Esse ano será o nosso ano salvador, Salvador.

          Se Dilma se reeleger e de quebra o Padilha emplacar as minhas orelhas irão parar na nuca, já que terão de ceder espaço pra minha boca.

          Serei o GARI mais feliz do mundo e desejarei, do alto de minha vassoura, um ótimo 2015 repleto de realizações.

  • Em meio às celebrações ao Ano Novo e à vida muito melhor, que todos se lembrem de que algumas pessoas que contribuíram decisivamente para essa nova realidade conquistada estão encarceradas!
    Deixo os meus melhores votos de um Ano Novo de muita paz, saúde e realizações a todos daqui, e principalmente muita sabedoria nas escolhas que faremos.

  • Edu, quero deixar aqui um EXCELENTE 2014 para você e todos seus familiares em especial a Victória e a sua mais nova netinha, Stella, que a ESTRELA DA VICTÓRIA SEJA PREDOMINANTE EM TODOS SENTIDOS PARA TODOS NÓS e que o Brasil siga o rumo do desenvolvimento com mais Educação e Saúde.

    Quanto as questões levantadas por você neste artigo, acredito eu que mesmo que a Oposição e a Mídia piguenta busque de todas as formas desestabilizar o país, o PT sairá vitorioso em 2014, isto dito no campo político, agora na minha opinião pessoal no quesito futebol infelizmente o Brasil não ganha, temos pouco futebol apesar de termos individualmente bons jogadores. mas como eu não misturo futebol a politica partidária, creio que isto não afetará as eleições, assim como foi demonstrado em 2006 e 2010, ao contrário do que muitos da oposição ainda pensam, o povo não liga futebol com política, portanto a única coisa que poderia realmente fazer este governo atual perder as eleições seriam uma desestabilização econômica gravíssima ou ainda um golpe de estado (seja pela via STF, seja pela via quartelada, bélica), sem isso não tem como a Dilma perder. afinal a oposição não tem cacife e muito menos propostas concretas para fazer muito melhor que o PT fez nestes últimos 10 anos.

    Deixo mais uma vez um FELIZ 2014 para todos da família Guimarâes e para os que frequentam e comentam ou apenas leiam este blog.

    abraços Edu!!!

  • Feliz ano novo querido cidadão!!! Ótimas e palpitantes batalhas nos aguardam e nada melhor que suas analises para arrefecer maus entendidos e nos dar animo e seguir pro próximo embate !!! Paz e saúde a você e sua familia !

  • Edu, deixo aqui meu profundo agradecimento as suas ações durante o ano de 2013, me lembrei de momentos chave como os protestos e com você fazendo questão de testemunhar e depois dividir suas impressões por aqui.

    Mas confesso que continuo pessimista quanto a este ano, mais precisamente as eleições a presidência da república.

    Digo isso baseado na frase que sempre esteve presente no blog:

    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”

    Temo que o Brasil de 2014 ilustre a verdade desta frase, que os anos de passividade Ptista e combate ininterrupto da mídia, tenham germinado sementes e espalhado mais ódio e ignorância do que a figura do nosso eterno Presidente Lula pode dissipar em alguns meses de horário político.

  • Edu, um forte abraço.

    Sei que já lhe desejei, mas refaço:

    Parabéns por outro ano de vitória. Saiba que além de minha admiração eu o respeito muuuuiiiito como ativista, blogueiro, criador de textos e ideais, exemplo de dedicação à família e companheiro. Mas é a sua coragem, que talvez seja o eixo de todas as outras qualidades, o seu verdadeiro espírito.

    Desculpe-me pela minha pouca, ou nenhuma, atuação em prol da causa.

    Receba meu meu abraço de Feliz Ano Novo. Beijinhos na Victoria. Sucesso sempre!

  • Olá, Eduardo!!
    Olá, Pessoal do blog da cidadania!!

    Felix 2014 para todos nós!!
    Feliz 2014 para o Brasil e para o Povo Brasileiro!!!

    Um abraço!

  • Que as melhorias sociais e econômicas introduzidas pelos governos de Lula e Dilma Rousseff continuem neste ano de 2014.

    Que o Brasil continue no rumo do desenvolvimento social e econômico nos próximos anos, para isto devemos renovar o mandato trabalhista e popular de Dilma Rousseff.

    Que o Governo Dilma decida colocar em discussão a Ley de Medios para colocar as famiglias do PIG na cadeia. Pois com a liberdade de imprensa, muitos podres do PIG, muitos crimes praticados pelas famiglias do PIG serão de conhecimento público.

    Que São Paulo, um estado que está indo na contramão do Brasil, dê um chute nos traseiros dos tucanos e volte a caminhar na mesma direção do Brasil.

    Um excelente e maravilhoso ano de 2014 para o Eduardo Guimarães e a sua pequena Victória. Igualmente para os demais que querem um Brasil melhor e mais justo.

  • Um belo, próspero, positivo e feliz Ano Novo 2014 para ti, Eduardo e tua maravilhosa família. estendo meus votos para todos os que querem um país livre, soberano e humanista, que viisitam este lar amigável. abraços.

  • Esse golpe vem sendo anunciado diuturnamente pela mídia nefasta e por políticos que desejam instalar o caos e voltar ao poder .Espero que a presidenta tome atitudes para inibir e coibir esses movimentos partidarizados. Em qualquer outro país os incitadores já estariam presos , mas o que esperar de um STF, PGR, ….partidarizados , que condenam sem provas, encarceram quem deveria está em regime semiaberto,enquanto os tucanos promovem a maior roubalheira dos últimos tempos e ficam impunes. Quem tem um presidente do STF agindo como artista da globo ,o que podemos esperar? Desejo que em 2014 os que compõem a justiça nesse país decidam obedecer ás leis e não as organizações globo de fraudações e ao PSDB. UM FELIZ ANO NOVO com DILMA reeleita.

  • O que me deixa mais triste, é ver PSTU e PSOL tramando CONTRA O POVO, eles estão ajudando interesses estrangeiros, Marina, então está na cara de que lado está. Me deixa triste esses partidos dizerem ser da esquerda, mais se alia a direita. Atacando PT, está atacando o povo, pois PT foi o partido que fez a diferença, PSTU e PSOL ganhariam mais voto se aliarem ao PT, assim estarão a favor do povo. Eu já estou espalhando que estão tramando boicote contra o Brasil se manifestando na Copa, TODOS NÓS PERDEREMOS e não Dilma, Lula ou PT. Será que eles não entendem isso? Sinceramente, espero que seres celestiais estejam aqui para transmitir energias às pessoas que pretendem prejudicar todo povo.

  • E o ministro Joaquim Barbosa, um insano, um cabecinha fraca e um torturador, cai no samba!!!!!
    Esse torturador não teve tempo de decretar a prisão de Roberto Jefferson, pois tinha pressa para cair no samba com uma atriz da famiglia Marinho.

  • Nunca na história deste país um jornalista defendeu tanto um governo, mesmo se dizendo imparcial como o Sr. Um país em que a segurança, infraestrutura ,educação, crescimento do PIB ( menor que a média mundial em pelo menos 8 dos 11 anos do governo Petista),privatizações atrasadas corrupção, uma das inflações mais alta do mundo, juros crescentes,( depois que nossa presidente jurou que ele ficaria abaixo de 2 dígitos) indústria destruída, previsão para 2014 pior que 2013, Petrobrás quase destruída devendo mais de 250 bilhões( lembre-se que o pré-sal só foi possível com o final do monopólio) carga tributária – aumentou de FHC para Lula- semelhante a da Suécia etc etc Será que com todas estas mazelas o Sr. não fica nem um “pouquinho” preocupado?

    Uma observação se faz necessária: diga para seus leitores que o aumento real do salário mínimo começou com o Plano Real, quando a inflação caiu para um patamar quase civilizado. Muito simples: pesquisa no IBGE

  • Sob a perspectiva lulodilmista, achei o texto pessimista.
    Tá no papo para Dilma. O Brasil não tem oposição real para enfrentar o petismo e todos os seus aspectos.
    Nem mesmo a nefasta copa do mundo(ah como seria legal a derrota já no início), com toda a repercussão que o futebol tem neste “país”, consegue derrubar dilma e o seu estado aparelhado.
    Lembram do irmão do Genoíno? Aquele do dolar na cueca? Olha ele aí:

    http://liberdadeeconomica.com/home/2013/12/31/deputado-irmao-de-jose-genoino-diz-que-pt-ira-calar-a-midia-a-forca-depois-das-eleicoes/

    Que democrático! Pior só o Lula querer expulsar o cara do nytimes por ter exposto seus excessivos hábitos etílicos….

    E os “protestos”? Dylma pôs no Bolso. A não ser que o ocorra uma grande revolução, coisa estranha ao Brasil (país com independencia declarada por estrangeiro, rei imberbe. Proclamaçãonda republica feita por um monarquista e etc) poderia mudar alguma coisa mas ruim com dilma, pior com baderna.

  • Caríssimo Eduardo, e amigos que habitam esse blog…
    Boa batalha em todos os meses de 2014. Que cada uma de nós seja um soldado sempre atento aos ataques e provocações.

    Mas podemos ficar tranquilos pois temos as armas essenciais que são a informação e desalienação. Abraços a todos

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

  • Feliz 2014, Eduardo, pra vc, sua família e a todos os leitores do Blog da Cidadania!!!!
    .
    E neste Novo Ano, vamos empenhar todo nosso esforço, toda nossa união e todo nosso trabalho para conseguirmos a reeleição de Dilma!!!!
    .
    E, aproveitando, um Feliz 2014 ao Partido dos Trabalhadores, ao (ex)Presidente Lula e à Presidenta Dilma!!!!

  • Prezado Eduardo,

    Um grande Ano Novo para você, sua família e a todos os amigos do blog.
    Que em 2014 Deus continue iluminando-o para que você mantenha sua postura aguerrida e o descortino na análise dos fatos políticos, esclarecendo-nos, como de costume.
    Grande abraço.

  • Em teus escritos, frutos de tuas vivências com as coletividades, sobretudo com tua Família, na teoria e na prática esta máxima ,que define o sentido da relação entre os múltiplos: união, verdade, bondade, beleza e realismo, brilha diuturnamente. E há de continuar a iluminarte, Eduguim, a ti, à tua Fámília, a todos nós, de modo ainda mais vívido e humanista em todas os momentos e quadrantes do próximo ano de 2014. Te somos gratíssimos.
    Fabio e Martins e Família

  • Happy New Year for you and Family too.
    Nada poderá piorar no ano que vem, ganhe quem ganhar.
    As coisas podem parecer que pioram mas sempre há um avanço, em qualquer situação.
    Este ano foi ruim em alguns aspectos e muito bom em outros.
    E assim segue a Humanidade, aos trancos e barrancos mas sempre com algo positivo, ainda que tirado do negativo.
    Saludos

  • É mesmo um governo com resultados brilhantes

    A Vale da Dilma vale menos U$ 30 bilhões

    Em 2011, quando o PT e Dilma derrubaram Roger Agnelli do comando da Vale, após um 2010 com mais de R$ 30 bilhões de lucros, o presidente que lá foi colocado, Murilo Pinto de Oliveira Ferreira(foto), disse:

    “A Vale tem de se posicionar como uma grande multinacional brasileira, com seu valor de mercado preservado e gerando lucros. Mas precisa também atuar em grandes projetos importantes para o País.”

    Vencia o pensamento “dílmico” e o grupo de acionistas formado pelo BNDES, Previ e outros fundos aparelhados de pensão. O resultado não demorou a aparecer.

    A Vale ficou na segunda posição entre as empresas que registraram maiores perdas nominais de valor de mercado em 2013, passando de US$ 105,3 bilhões para US$ 75,1 bilhões. O Bradesco, onde seus maiores acionistas, veio abaixo junto com a mineradora, perdendo US$ 10,9 bilhões no valor de mercado. Apenas a Petrobras perdeu mais: U$ 34,1 bilhões.

    Por outro lado, uma das empresas que mais ganharam foi a JBS, alavancada pelo BNDES, que perdeu um monte de dinheiro na Vale: aumentou seu valor de mercado em U$ 2,3 bilhões. É o modelo “dílmico”, aquele que diz que existe terrorismo psicológico contra o seu governo. Faça-me o favor!

    • Para os cabeças de planilha, nada mais importa que o valor de mercado. Para o país, mais importante que isso são os benefícios obtidos como geração de empregos, estímulo à indústria nacional, e exploração dos recursos naturais de forma digna.

      Claro que isso é ruim para os especuladores. Azar deles, o Brasil de verdade dá uma banana para eles. Que aliás vivem chorando de barriga cheia, o triste mesmo é ver pessoas da “crasse média” defendendo essa turma.

        • E quem disse que as empresas não estão fortes camarada? Valor de mercado é, pra ser bem honesto, parte ciência e parte xamanismo, mais do último até. Tem mais a ver com expectativa do que com realidade.

          Até a Microsoft perdeu boa parte de seu valor de mercado e continua muito bem, obrigado.

          Mas sim, de um ponto de vista planilheiro, é melhor importar tudo da Cingapura e não desenvolver tecnologia, certo? Vender minério bruto sem perder tempo com bobagens tipo agregar valor, deixa isso pros gringos, ok?

          Mais um que engole o lero do “isento” jornalismo econômico tupiniquim. E está revoltado porque acabou a mamata de aplicar em ações com rendimento alto e risco baixo. Igual a um colega de trabalho meu, que sentiu a perda no bolso e se sentiu corneado.

          Saudações!

          • Prezado Milton

            Sua falta de conhecimento sobre as empresas e sua atuaçao no mercado é visivel.

            Vc quer me fazer crer que os analistas de papeis da IBOVESPA, DAX, e DOW sao inaptos e nao conseguem analisar empresas do porte das mencionadas. Ao que parce o mundo deve se voltar ao conhecimento do Milton e Macalé para entender a verdadeira estrutura financeira das empresas.

            Este tipo de discussão é muto difícil, quando vc tenta enquadrar tudo em um viés partidário.

            Desculpe, mas não vou prosseguir tentando te esclarecer.

            Take care, be happy

          • Valeu Milton, na boa, acabou com os cabeças de planilhas, digo, bonecos de ventríloquo dos cabeças de planilhas. Com certeza, para esses bonequinhos de ventríloquo a Petrobras, e não Petobrax, está falida.

    • A JBS se saiu bem por um simples motivo: O povo tá com dinheiro no bolso para comprar carne.
      E dá-lhe churrasco todo o fim de semana !!!

      Para provar que este raciocínio está correto é só analisar as empresas do setor de consumo: TODAS, repito, TODAS tiveram lucros exorbitantes !!!

      A Vale perdeu dinheiro porque o Roger Agnelo é mau administrador.
      Ele decidiu comprar os navios cargueiros fora do Brasil e endividou a empresa até o talo, além é claro, de os maiores consumidores da Vale serem as economias que estão passando por um processo recessivo.
      http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/china-recusa-navios-e-mostra-erro-de-us-2-3-bilhoes-da-vale/

      O Bradesco, diminui em 10,9 bilhões o seu valor de mercado !?!
      Sei…Mas isso não quer dizer que ele teve prejuízo, ou que o Banco apresentou um resultado ruim.
      Muito pelo contrário !!!
      http://oglobo.globo.com/economia/bradesco-tem-4-maior-lucro-da-historia-dos-bancos-no-pais-7415693
      http://www.feebpr.org.br/lucroban.htm

      Isso só demonstra que os investidores estão distribuindo os seus investimentos em outras empresas brasileiras, como a JBS, os Supermercados, as Casas Bahia….ou seja, nas empresas que GERAM empregos e PRODUZEM bens de consumo.

      Que ótima notícia para a economia brasileira !!!

      Chega de especulação e vamos para a produção e geração de renda!!!

  • edu, um 2014 cheio de saúde e muita luta.é que desejo a você toda família e também aos frequentadores do blog. a todos os frequentadores.
    2014 melhor que 2013.

  • Feliz 2014 para você e família bem como para todos os companheiros do blog.
    Vai ser um ano difícil pois as forças malignas (PIG), estão preparando as armas no intuito de devolver o Brasil às trevas. Nós vamos deixar ? Não, não vamos deixar. Abraços.

  • É necessário alimentar a perspectiva de crítica política que este blog faz circular. Por isso sou grata a todos que emitem suas opiniões, que aqui escrevem, e sobretudo a voce Eduardo, por tanta iniciativa. Continuemos nossa luta para um 2014 mais feliz.

  • Eduardo, um feliz 2014 para você e sua família.
    E vamos torcer para o Brasil continuar avançando, aprofundando o caminho de superação da enorme desigualdade social que herdamos de séculos governados por uma elite tão mesquinha mas que tem porta vozes importantes.
    Que a copa seja um sucesso e que as manifestações, se existirem, sejam democráticas e sem violência. E, sobretudo, que os inimigos do projeto de mudança atual não se beneficiem em nada com elas!

  • Edu, mais um excelente texto. Feliz 2014 para você e a todos que postam comentários nesse blog. Quero agradecer as verdadeiras aulas que recebi durante o ano que se encerra. Muito obrigado.

  • Muito feliz e bem fundamentado este texto. Sou, no entanto, otimista com relação a este ano que começa, mesmo tendo um PIG à frente dos interesses escusos e contrários ao que o governo tem feito de bom. Nada pior que 2005, 2010 e 2012, para mostrar que o PIG teve pouca influência nas eleições. Agora, em 2014, com a Globo despencando (os movimentos de junho/julho também mostraram a indignação do povo com ela…), a meu ver pouca, ou quase nenhuma influência terá nas eleições, principalmente quando Dilma contar com o horário gratuito na mídia de rádio e televisão.

  • Feliz Ano Novo, Edu!

    Um dos grandes problemas é que a população não sabe e não consegue distinguir qual ente federativo é responsável por aquele serviço público.
    Falam em melhorias na educação, mas quando passam em frente uma escola estadual, não conseguem raciocinar que o “jestor” daquela escola é o Pinóquio Alckmin, no caso do estado de São Paulo.
    Neste caso, ele é o responsável pelo péssimo serviço oferecido à população.
    Em um hospital estadual regional, idem. Embora receba verba do SUS, a “jestão” é do governador.
    Justiça Estadual, idem.
    Segurança pública (presídios), polícias militares e civis, idem.
    No estado de São Paulo a “jestão” é simplesmente horrível. Um desastre.
    Para a imprensa demotucana é essencial essa confusão …
    A culpa fica na Dilma para os incautos.
    Uma tremenda assimetria de informação.

  • Eduardo,

    Devemos considerar q, se existem ameaças à continuidade do governo Dilma, parte da culpa recai sobre os governos Lula e Dilma…

    Dois equívocos essenciais cometidos por Lula e Dilma foram: 1) como Luis Nassif escreveu, Lula e Dilma foram ingênuos em nomeações para o STF e PGR; 2) falharam também ao destinarem rios de dinheiro p veículos de comunicação q insistem em torpedear o PT. Deveriam ter pensado na blogosfera, por exemplo…

    Ao meu ver, a explicação p o paradoxo social descrito por vc, decorre dos equívocos acima. O PIG, fartamente alimentado pelo PT, insistentemente alardeou e alardeia crises e mais crises descabidas. O judiciário partidarizado, não perdeu oportunidade alguma em “matar no peito” e descer a lenha apenas e tão somente no PT. E os coxinhas, q “acreditam” no PIG e nesse judiciário, capitaneado por indivíduos como Gurgel, Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, irão à ruas nos momentos q “julgarem” oportunos p “defenderem” a democracia de nosso país…

    Para 2014, espero q as estratégias traçadas pelo governo Dilma surtam o efeito desejado. E q, apesar das bordadas q se avizinham, as mudanças socioeconômicas, iniciadas com Lula, possam ter continuidade…

    Eduardo, desejo a vc e familiares, e a todos os brasileiros, um novo ano feliz, próspero. E que 2014 possa, apesar das possíveis vicissitudes, nos encher de orgulho…

  • Um excelente 2014 para você, Eduardo, sua família e todos que, de alguma forma, compartilham este espaço. Entre meus augúrios mais fortes para este novo ano (e todos os demais), está o de que o povo brasileiro aprenda a desmistificar, em todos os sentidos, os personagens esdrúxulos que compõem não só o STF, como todo o resto daquilo que chamamos judiciário… O Brasil clama por Justiça verdadeira e não os simulacros e rituais burlescos que temos. Que 2014 mude o Brasil para muito melhor!

  • Feliz 2014 !
    Que o ano que se inicia seja palco das realizações que tanto desejamos para a nação brasileira.
    Abraço a todos os frequentadores do blog e ao Eduardo e família.
    Os Dias serão Melhores.

  • Será que a vida das pessoas melhorou???? em pesquisa do site UOL, hoje 62% dizem que o pais piorou e só 13% dizem que melhorou.
    Mas acredito piamente que Dilma está certa, para a classe a qual ela se enquadra/está, que é a classe poltica melhorou muito, ha casos de deputados e senadores (maioria) que este ano já compraram 1bi em patrimônio…

  • Edu, o governo ainda está com a faca e o queijo. O movimento era tão midiático que se esvaziou, e a Dilma voltou a ser a franca favorita.
    Mas poderia ter perdido se tivesse ocorrido já em 2014, pois talvez não houvesse tempo útil de recuperar. Bom ter sido assim. Agora não há a desculpa da surpresa. Tratem de monitorar os Anonymous e os Black blocs, e se comunicar melhor na TV e no Faceburro.
    Não cometam o erro crasso de não ir a TV como no caso daquela palhaçada do colar de tomates
    E queremos o Edu e família feliz em 2014. Porque sim e para partir para cima deles
    Vai que vai, Eduzão!

  • Querido Edu e familia.

    Que 2014 seja uma luta constante sua, em prol de nossa fragil democracia.

    Admiro muito o seu trabalho por nós.

    Não sei se alguem postou algum comentário (porque não li todos), mas na hora em que vi sua mensagem de 2014, achei que vc. deveria ter colocado a mão do nosso grande Presidente LULA, finalizando o numero 4.

    A tucanalhada ia te achincalhar… rsrs

    Que Deus abençõe a vc e à sua familia.

    Luiz Antônio

    ops… que não seja só em 2014, mas que sua luta seja constante até nos tornarmos um grande Pais.

    Grande Abraço.

  • Feliz 2014. Que seja um ano de muitas realizações na sua vida profissional. Que tenha muita paz e alegria na sua família. E para nós, leitores do seu Blog um ano de notícias boas.

    Adilson

  • E para começar 2014 com juízo, nada melhor do que dar às coisas os seus nomes verdadeiros. Para começar não tivemos protestos de verdade neste ano, uma vez que, quando pensamos no significado de “protestos” enxergamos pessoas brigando para melhorar coisas que estão ruins e assim propiciar o bem comum. O que chamamos erradamente de “protestos” neste ano não passou DO BARULHO MESQUINHO E GOLPISTA DA “ELITE”, ALIADA POR BOA PARTE DA CLASSE MÉDIA, AMBAS REACIONÁRIAS, IGNORANTES, PRECONCEITUOSAS, CHEIAS DE ÓDIO, TRUCULENTAS E ARROGANTES, QUE EXATAMENTE DEVIDO ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS DEFORMADAS TENTAM SABOTAR O PROCESSO DE MUDANÇA QUE ESTÁ EM CURSO NESTE PAÍS E DESTINA-SE A CONSTRUIR UMA NAÇÃO PARA TODOS, OU SEJA, INCLUIR SOCIALMENTE OS MILHÕES DE CIDADÃOS ALIJADOS SECULARMENTE DO DESENVOLVIMENTO, A MAIORIA CUJA MISÉRIA SUSTENTA OS PRIVILÉGIOS DE POUQUÍSSIMOS(QUE NÃO SÃO DA CLASSE MÉDIA), MAS COM OS QUAIS A BURRA CLASSE MÉDIA IDENTIFICA-SE UMBILICALMENTE, AINDA QUE TAMBÉM SEJA VÍTIMA DELES. Foram esses dois grupos que realizaram as “manifestações” de junho, feitas não pelos problemas que o país tem(e realmente os tem, mas já melhorou demais em relação ao passado, principalmente no que mais irrita os reacionários, distribuição de renda e acesso ao consumo e educação), mas exatamente pelos êxitos que vem obtendo. OU SEJA, QUEM “PROTESTOU” EM JUNHO, OU FOI MOTIVADO PELA BURRICE E PRECONCEITO(E POR ISSO AGIU SEM MOTIVAÇÃO DEFINIDA, O QUE NÃO O TORNA MENOS RESPONSÁVEL PELAS MERDAS QUE FEZ)OU O FEZ MOVIDO PELO ÓDIO AO PT, OU MELHOR, AO QUE O PARTIDO REPRESENTA COM O CONSTRUTOR DO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, GERAÇÃO DE EMPREGO, ACESSO AO CONSUMO E AMPLIAÇÃO DA EDUCAÇÃO QUE RETIROU MAIS DE 36 MILHÕES DE PESSOAS DA POBREZA, INCLUIU NEGROS E POBRES NA UNIVERSIDADE; CONSTRUIU MILHÕES DE CASAS PARA OS MAIS NECESSITADOS; TROUXE ENERGIA ELÉTRICA PARA AQUELES QUE NÃO A POSSUÍAM; AUMENTOU O SALÁRIO MÍNIMO A NÍVEIS NUNCA ALCANÇADOS. OU SEJA, TROUXE DIGNIDADE E OPORTUNIDADES PARA QUEM NÃO TINHA NADA DISSO. Assim, MPL, “black bostas, mídia, Casa Fora do Eixo, “apartidários”, ou qualquer outra merda fascista que aparecer nessas palhaçadas nada mais é do que isso, uma merda fascista e reacionária cujo único objetivo é combater as medidas progressistas que vêm mudando este país. A maior prova da cretinice dessa gente é que quando os “motes” genéricos com que disfarçam seu golpismo; protestos contra “corrupção” ou “melhores serviços públicos”; atingem a direita, eles se calam bonitinhos. ALGUÉM VIU O MPL OU OS BLACK BOSTAS PROTESTANDO CONTRA O “TRENSALÃO” DO PSDB!!!!!!!!!!????????? OU RECLAMANDO DO HORROR QUE É O TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO PAULO ENTRE TANTOS MOTIVOS TAMBÉM POR TER UM METRÔ QUE NÃO SE EXPANDE DEVIDO AOS DESVIOS DE RECURSOS DO TRANSPORTE PÚBLICO PARA O BOLSO DOS CORRUPTOS DO PSDB?????????!!!!!!!! ALGUÉM VIU OS MASCARADOS DE FRALDA JOHNSON DEFENDENDO OS CORREDORES DE ÔNIBUS DE HADDAD QUE MELHORARAM BASTANTE O TEMPO GASTO NOS TRANSPORTE COLETIVO!!!!!!!!!!??????? ALGUÉM OUVIU ESSES PILANTRAS SE PRONUNCIAREM SOBRE MEDIDAS COMO O TRANSPORTE PÚBLICO GRATUITO, COLOCADO EM PRÁTICA NO RS, PARA ESTUDANTES COMPROVADAMENTE CARENTES!!!!!!!!!!!!!????? SOUBEMOS DE ALGUM RELINCHO DESSAS ÉGUA EM FAVOR DA DESTINAÇÃO DOS RECURSOS DO PRÉ-SAL PARA A EDUCAÇÃO E SAÚDE!!!!!!!!!????????? Não ouvimos e nem ouviremos porque o objetivo desses animais não é melhorar nada, muito menos a educação, já que eles têm o dinheiro dos papais para pagar-lhes educação privada(que julgam ser boa), como tiveram para encher as delegacias de advogados, prontos a retirá-los da cadeia após as badernas que praticaram, motivadas pelo seu único objetivo real, IMITAR OS VOVÔS E DAR UM NOVO GOLPE DE ESTADO PARA IMPEDIR A ASCENSÃO DOS POBRES QUE TANTO ODEIAM. Por isso, mais do que desejar juízo aos brasileiros, para resistir a esse golpe , como também à publicidade midiática que ainda tirará frutos do “julgamento” do mensalão, é necessário principalmente mobilização e ação. Ação do Governo Dilma, que precisa IMPEDIR QUE O GOLPE DAS “MANIFESTAÇÕES” SE REPITA E SÓ CONSEGUIRÁ FAZÊ-LO ATRAVÉS DA FORÇA. OU SEJA, INVESTIGANDO OS GRUPOS QUE PLANEJAM REPETIR ESSA BADERNA NA COPA, ENQUADRÁ-LOS NOS DELITOS PENAIS QUE INFRINGIRAM EM 2013(COMO FORMAÇÃO DE QUADRILHA E DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO) E COLOCÁ-LOS NA CADEIA, APROVEITANDO-SE DAS PROVAS DO QUE PLANEJAM FAZER(BASTA IR NAS REDES SOCIAIS PARA RECOLHÊ-LAS)PARA MANTÊ-LOS PRESOS, SEM DIREITO A FIANÇA, EMBASANDO-SE NA SEGURANÇA NACIONAL, QUE ENCONTRA-SE AMEAÇA POR ESTES MARGINAIS. Por sinal, é mais do que urgente que Dilma não só prenda os pivetes, mas principalmente coloque na cadeia e denuncie para a Sociedade quem está por trás deles, ou seja, a classe dominante, a mídia e os EUA, que já usam essa tática de criar artificialmente “levantes populares” para desestabilizar Governos que não são serviçais aos ianques em diversas partes do mundo. Além do que, a Presidenta deve ir à televisão a partir de janeiro, para explicar à população o que está acontecendo, denunciando os golpistas e suas verdadeiras intenções, principalmente quando as prisões começarem a ocorrer. ESTAMOS PERTO DE VIVER UM DOS MAIORES EVENTOS DO PLANETA, DISPUTADO À TAPA PELAS MAIORES NAÇÕES DO MUNDO, NÃO PORQUE “AMEM” FUTEBOL, MAS PELO DINHEIRO QUE RENDE(TANTO QUE OS EUA, QUE NÃO TÊM NENHUMA SIMPATIA POR ESSE ESPORTE, NÃO DEIXARAM DE FAZER UMA COPA EM SEU PAÍS), NÃO PODEMOS DEIXAR QUE A MEDIOCRIDADE MENTAL E A PEQUENEZ DOS QUE NÃO QUEREM DEIXAR QUE O BRASIL ATINJA ESSA MAGNITUDE POR CAUSA DE SEUS INTERESSES MESQUINHOS, EGOÍSTAS E GOLPISTAS IMPEÇA NOSSO PAÍS DE ATINGIR ESSE SUCESSO QUE ESPALHARÁ SEU NOME POR TODO O PLANETA. TENHO AMIGOS VIVENDO NO EXTERIOR E NO MUNDO INTEIRO SÓ SE FALA NO BRASIL, TODOS QUEREM CONHECER NOSSO PAÍS, PELO SUCESSO QUE VEM TENDO AO LONGO DOS ANOS, AGORA CULMINADO COM A REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO. PRECISAMOS DIZER ISSO AOS BRASILEIROS, DILMA PRECISA FAZÊ-LO EM REDE NACIONAL DE RÁDIO E TELEVISÃO, DIZENDO AO POVO(QUE NÃO PARTICIPOU DOS “PROTESTOS”, NEM ENTENDEU DIREITO O QUE ACONTECIA)QUE OS “MANIFESTADOS” DE JUNHO SÃO BURGUESES QUE QUEREM IMPEDIR O SUCESSO DO BRASIL E DO SEU POVO, DESSE MODO ELA COLOCARÁ CONTRA QUALQUER POSSÍVEL “PASSEATA” QUE AINDA POSSA VIR A OCORRER DEPOIS DA REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO POLICIAL CORRETO, TODA A POPULAÇÃO DE NOSSO PAÍS, QUE IRÁ ÀS RUAS PARA MOSTRAR A ESSES CANALHAS QUE ELES NÃO ESTÃO COM SUAS BABÁS, OU SEJA, NÃO TERÃO SEUS CAPRICHOS DE SABOTAR NOSSO PAÍS ATENDIDOS SERVIÇALMENTE, AO CONTRÁRIO, RECEBERÃO DOS CIDADÃOS AS TAPAS QUE DEVERIAM TER LEVADO NA INFÂNCIA PARA SEREM GENTE. Está nas mãos de Dilma e do PT a tarefa histórica de, mais do que uma eleição, garantir o sucesso do país e a continuidade da transformação do Brasil em um país livre. mas para fazê-lo tem que ter coragem. Não dá para usar “negociação” ou palavrinhas suaves, tem que ir para a briga com a mídia, a classe dominante e esses merdas filhinhos de papai que querem estragar nosso país. Esse é a decisão que o Governo tem a obrigação de tomar.

  • Olá Eduardo, acompanho sem muita continuidade seu blog. Estou me animando com o debate no ano que inicia. Muita garra e determinação para quem é crítico e não se deixa envolver pelo PIG. Saúde e paz para você e família.

  • Feliz ano novo !!! !

    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer.


    “Se você não for cuidadoso(a), os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo.” *** * Malcolm X.



    Ley de Medios Já ! ! ! . . .



  • O IMPORTANTE É QUE A NOSSA EMOÇÃO SOBREVIVA, Eduardo Guimarães e comentaristas. Isso foi dito em 1975, quando ainda tínhamos uma CULTURA POPULAR DE ALTO NÍVEL, ainda não exterminada pela rede globo. Como éramos felizes antes da globo ! Vejam que arte popular tínhamos http://www.sambaderaiz.net/v-a-o-importante-e-que-a-nossa-emocao-sobreviva/ Onde está a expressão de nossas emoções e idéias na arte ? Quem viveu tempos passados, pré hegemonia global, sabe do que falo. Havia vida cultural intensa na música, teatro e no humor. Onde estão os atuais Sérgio Porto e Millôr Fernandes ? Tudo isso que foi aniquilado pela tecnologia global pulsa buscando espaço de expressão. Nos faz falta.

  • O melhor que poderia ter ocorrido para o PT e a esquerda em geral, foram os protestos terem ocorrido em 2013, porque 2014 não vai ser surpresa. Se o direita manchar a imagem do brasil perante o mundo, não estará fazendo nada de diferente do

  • nada diferente do que tem sido feito por eles a vida toda…….vai ser massa se Dilma ganhar no promeiro turno, vai ser ireesversível tudo o que se lutou nesse país para libertar a pátria das garras dessa gente do mal.

  • Ola Pedro Cruz

    Quanto ao fato do péssimo desempenho da Petrobras, sugiro esta leitura.

    Caso tenha algo que refrute estas informações seria legal receber seu link aqui

    Graça Foster e Dilma Rousseff: duas empulhações como gestoras.

    O primeiro prejuízo registrado em treze anos pela Petrobras, no segundo trimestre de 2012, foi bem aceito pelo mercado, que viu os números como um reflexo mais próximo da realidade da estatal. Mas, um ano depois, o olhar dos investidores passou a ser novamente de desconfiança. No segundo trimestre de 2013, o resultado foi salvo por uma estratégia de “hedge cambial” (proteção contra a variação cambial) e venda de ativos na África.

    No terceiro trimestre, sem conseguir fechar a venda de mais ativos para reduzir o mau desempenho (queda de 39% do lucro), uma nova fórmula automática para equiparar o preços dos combustíveis com o mercado internacional foi prometida, o que evitou a queda das ações. Adiada por várias vezes e depois anunciada como não sendo mais automática, a fórmula não teve seus parâmetros divulgados e caiu em descrédito. Em apenas uma dia, o valor de mercado da estatal caiu R$ 24 bilhões.

    Desde que Graça Foster assumiu a companhia, em fevereiro de 2012, o valor das ações da Petrobras caiu 27%. Segundo analistas, o quarto trimestre deve ter sido ser “salvo” pela venda de US$ 2,6 bilhões em ativos no Peru.

    Por outro lado, será nesse trimestre que a empresa vai contabilizar o cheque de R$ 6,5 bilhões pela compra de 40% do campo de Libra, no primeiro leilão do pré-sal, além das compras que fez na 12ª rodada de licitações de blocos da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e o expressivo aumento de importações de diesel e gasolina. (Folha de São Paulo)

  • Ola PedroCruz

    Graça Foster e Dilma Rousseff: duas empulhações como gestoras.

    O primeiro prejuízo registrado em treze anos pela Petrobras, no segundo trimestre de 2012, foi bem aceito pelo mercado, que viu os números como um reflexo mais próximo da realidade da estatal. Mas, um ano depois, o olhar dos investidores passou a ser novamente de desconfiança. No segundo trimestre de 2013, o resultado foi salvo por uma estratégia de “hedge cambial” (proteção contra a variação cambial) e venda de ativos na África.

    No terceiro trimestre, sem conseguir fechar a venda de mais ativos para reduzir o mau desempenho (queda de 39% do lucro), uma nova fórmula automática para equiparar o preços dos combustíveis com o mercado internacional foi prometida, o que evitou a queda das ações. Adiada por várias vezes e depois anunciada como não sendo mais automática, a fórmula não teve seus parâmetros divulgados e caiu em descrédito. Em apenas uma dia, o valor de mercado da estatal caiu R$ 24 bilhões.

    Desde que Graça Foster assumiu a companhia, em fevereiro de 2012, o valor das ações da Petrobras caiu 27%. Segundo analistas, o quarto trimestre deve ter sido ser “salvo” pela venda de US$ 2,6 bilhões em ativos no Peru.

    Por outro lado, será nesse trimestre que a empresa vai contabilizar o cheque de R$ 6,5 bilhões pela compra de 40% do campo de Libra, no primeiro leilão do pré-sal, além das compras que fez na 12ª rodada de licitações de blocos da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e o expressivo aumento de importações de diesel e gasolina. (Folha de São Paulo)

    • Só agora você acompanha pari passu cada espirro que se dá na Petrobrás. Mas outrora, quando essa empresa chegou até a ter seu nome mudado para Petrobrax, para ser melhor palatável à comercialização, você protestou ? Agora você pode ficar sossegado e cuidar de suas próprias economias, a Petrobrás está em mãos confiáveis: relaxe e aproveite, que assim continuará.

  • Feliz Ano Novo Edu!! Tudo de bom para vc e sua família. Cheguei a ter um frio no estômago lendo seu artigo, vai ser um ano para história mesmo, vou ter que fazer yoga para ouvir um besteiras das pessoas direitistas que conheço e não sair brigando, mas já estou em campanha, minha parte vou fazer para que continuemos o projeto começado em 2003

  • Eduardo

    Desculpe a duplicitadedo comentario. Mas por alguma razao o sistema me retornou na primeira vez que o site tinha mudado de endereço.

    Sendo assim tentei postar novamente.

    Sorry….

  • Se a oposição e a carcomídia se juntarem aos black-blocs-tucanonymous-ninjas-eixos-quebrados, sob a palavra de ordem “não vai ter Copa”, eles não conquistarão a simpatia dos brasileiros. Bem ao contrário.

  • É o seguinte: Se a proposta da imagem na matéria foi escrever 2014 em datilologia.
    Está errado ou enganaram-se, pois o número 2 está incorreto.

    Abração

Deixe uma resposta