Só o PT pode eleger ou derrotar o PT

Análise

 

Chegamos ao estertor do ano pré-eleitoral de 2013 com o país indo bem, superando uma crise internacional que colocou o Primeiro Mundo de joelhos, com a economia se preparando para um salto, com a pobreza e a desigualdade caindo, com pleno emprego, com salários subindo…

Em tese, um país com a trajetória em que segue o nosso dificilmente sofrerá mudança de governo a não ser que seu eleitorado seja ludibriado ou que o partido desse governo ou ele mesmo cometam algum erro colossal.

Como em toda eleição desde 2002, sempre aparecem candidatos a governar o Brasil enxergando um “sentimento de mudança”, mas tudo isso não passa de balela. Só se quer mudar o que está indo mal. Esse desejo de “mudança”, pois, não é do povo, mas de uma parcela que já deseja o mesmo há muito tempo e que vem se mostrando minoritária.

Burra, desinformada, ignorante, conformista, seja lá como queiram chamar a maioria que elegeu o atual grupo político em 2002 e não parou mais de reeleger, o fato é que essa gente sabe muito bem por que tem feito tal opção política.

Só quem não sabe é quem acha que essa maioria não sabe o que faz ou por que faz.

O que pode derrotar o PT, então, no ano que vem?

Em primeiro lugar, a sua forma de lidar com as críticas construtivas, justas e bem-intencionadas. Claro que o partido sofre críticas injustas demais e, assim, seus expoentes e seus anônimos vivem na defensiva, mas não são todas as críticas.

Sem entender isso, não só o PT como qualquer um estará semeando o fracasso.

Há problemas com o PT, por exemplo, no que diz respeito à política. O partido, em suas alas majoritárias, parece que abdicou por um bom tempo de fazer política, talvez achando ser possível coexistir com as forças políticas extrapartidárias que o combatem, como a mídia.

Esse tipo de erro de avaliação ficou patente durante recente entrevista de que participei com o prefeito Fernando Haddad. Ele mostrou certa surpresa diante dos ataques que passou a receber da mídia após o “aumento” do IPTU ou após a investigação da corrupção na gestão anterior.

Altos petistas instalados no Poder Executivo, portanto, precisam saber separar as críticas construtivas das destrutivas e oportunistas. Frequentemente, governantes desse partido tem sido intolerantes com as primeiras e tolerantes com as segundas.

Não é o caso do prefeito Fernando Haddad, vale dizer. Na entrevista que mencionei acima ele se mostrou surpreendentemente aberto a críticas de blogueiros que vêm questionando sua administração no que tange a políticas de comunicação.

Haddad admitiu com tranquilidade que não está conseguindo se comunicar com aqueles que elegeu por não saber como furar o bloqueio da mídia, que vem tratando de confundir o eleitorado acusando seu governo daquilo pelo que não tem a menor responsabilidade.

Mas essa não é a realidade do governo federal, que, após a saída de Lula, passou a ver os movimentos na internet que o apoiam como um constrangimento, mas só até o ponto em que percebeu que sem esses movimentos a mídia estaria agindo sem contraponto, ainda que tal contraponto seja pífio diante do poder midiático.

Ou nem tanto…

É claro que blogs e redes sociais não têm a força da televisão, mas vão disseminando informações que, se forem corretas e justas, acabam encontrando eco entre formadores de opinião que passam difundi-las.

Ou seja: esqueçamos do público submisso a um meio de comunicação. O público, hoje, é crítico, é formulador inclusive de correntes opinativas. Pode contrariar grandes grupos de mídia, governos, qualquer cacique que o queira conduzir como gado.

Nesse aspecto, a forma de governantes petistas lidarem com críticas precisa ser muito bem pensada. As críticas mal-intencionadas têm que ser rebatidas sem a menor hesitação, pois quem cala, consente. Mas é das críticas bem-intencionadas que os governos petistas podem tirar reflexões vitais.

Na segunda-feira, deixava a prefeitura de São Paulo e, a alguns metros do edifício que lhe serve de sede, vi duas mulheres de aparência humilde, cheias de sacolas, criticando com fúria o governo da cidade, que não tem nem um ano.

Provavelmente residem na periferia, de forma que deverão ser beneficiadas por um novo modelo de IPTU que vai reduzir o imposto para quem vive nas franjas da cidade. Contudo, diziam que essa era mais uma artimanha petista para roubar o povo pobre…

Fiquei estarrecido. Como essa gente pode não saber que será beneficiada?

Francamente, não sei como o governo Haddad ou mesmo o governo Dilma podem enfrentar uma campanha midiática desse tamanho, mas também é verdade quem em São Paulo a situação é diferente da do resto do país. Sempre foi e, pelo visto, continuará sendo.

Mas o governo pode, sim, encontrar fórmulas se estiver disposto a ter uma política vigorosa de comunicação. E, para falar a verdade, acho que já começa a se preocupar com isso. Ano eleitoral faz milagre no desejo dos políticos de entrarem em sintonia com o povo.

Um bom sinal, porém, foi a reação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, à tentativa da mídia e do PSDB de jogarem no seu colo a culpa pela roubalheira dos trens em São Paulo. Foi uma reação forte e que fez os tucanos e a mídia baixarem a bola.

Foi na medida certa.

Contudo, a militância petista tem que sair do choque que se produziu a partir do linchamento dos condenados do mensalão e começar a entender que não se pode reagir com intolerância a críticas, pois não existe governo perfeito, partido perfeito ou um único ser vivo perfeito.

Essa postura da base do petismo, porém, reflete problemas de liderança da cúpula, ainda que esta pareça estar encontrando um caminho.

A militância, pois, tem que se preparar para, ano que vem, discutir com paciência as queixas sinceras que possam surgir. Será um trabalho de formiguinha. Muitas vezes, se se conversar pacientemente com alguém que tem uma ideia pré-concebida é possível fazê-lo ver os fatos pelo ângulo correto – contanto, é claro, que exista tal ângulo a ser mostrado.

Estamos, pois, chegando a uma encruzilhada. O caminho que o PT escolher e que precisará ser indicado às suas bases terá que primar por uma sintonia fina do enfrentamento do debate político.

Se o cidadão comum sentir que é possível dialogar com o PT em relação às suas queixas, sentirá confiança em que o partido, se eleger de novo o governo, irá levá-lo a sério. Por outro lado, se a cúpula do PT abandonar a militância à própria sorte, provocará um desânimo fatal.

Ataques descabidos como sofreu recentemente o prefeito Fernando Haddad têm que ser rebatidos com dureza e com a indignação dos justos. Calar ante tais ataques confiando em que a economia tudo proverá será um erro fatal de avaliação.

Por fim, peço desculpas se estiver parecendo que tenho a fórmula da Coca-Cola da comunicação. Ninguém tem essa fórmula. Se alguém tiver, ficará muito rico. Mas certas fórmulas não precisam se igualar à do refrigerante hegemônico no mundo para vingar.

Um primeiro passo para achar tais fórmulas é sempre ouvir, pesquisar fundo sobre o que se ouviu e nunca, jamais, deixar que cresçam problemas detectados. Afinal, quando você for ver descobrirá que  cresceram tanto que já não são mais problemas, mas tragédias.

116 comments

  • Ontem a noite vendo minha mãe octogenária correndo para ver o jn mr deparo com o uso de palavras magicas como mensaleiro pelo mesmo jn para massacrar condenados fiquei me perguntando que tribo é essa chamada espécie humana. Triste.

  • Eduardo, belo texto. Tomara que a essa altura do campeonato, os governantes do PT tenham caído na real. Não haverá trégua com a grande mídia, a não ser quando isso servir para deixar os erros do demo-tucanato na sombra.

    O PIG odeia o PR, por motivos financeiros e também por que as famílias que dominam a grande mídia são elitistas, frequentam os mesmos ambientes da elite econômica do Brasil. Até que o PT tome o governo de SP e, ou “corte o barato” do PIG nesse estado (cortando, por exemplo, as verbas usadas para comprar seus produtos de péssima qualidade, como a revista Veja), ou coopte o PIG para o seu lado, não haverá trégua.

    O PIG conduziu o dito mensalão (“mentirão”, segundo Hildergard Angel) de uma forma tal que pessoas honradas estão sendo massacradas. Está tentando arrebentar Haddad da mesma forma. E o que fez com Lula? Só que para infelicidade da direita brasileira, da qual o PIG é porta-voz, o demo-tucanato é incompetente e não consegue propor nada, além de ter candidatos ruins (Serra, Aécio, Dudu & Marina etc).

    Finalizando e mudando de assunto dentro do mesmo assunto: alguém por aqui acredita que Serra vai ajudar Aécio nas eleições? O livro Privataria Tucana (patrocinado por aecistas, segundo seu próprio autor), detonou Serra e sua família (especialmente a filha Verônica Serra). A meu ver, isso é algo sério. Aécio deveria por as barbas de molho.

  • É isto aí. Tomara que o PT acorde e comece a se preparar para a batalha eleitoral do ano que vem. O PIG e o stf não vão deixar barato. O golpe está em andamento.
    Como você bem disse, o PT precisa criar uma estratégia de comunicação que atinja as pessoas, principalmente as que mais se beneficiaram e se beneficiam das políticas públicas do governo.
    Parabéns pela análise.

  • Perfeito Eduardo, se o trabalho voluntário deste blog já faz um contraponto que incomoda a mídia, imagine a estrutra do pt e governo poderiam fazer. É uma questão de mudar a estratégia, como querer politizar a questão da postura da mídia, se lideranças do pt dão entrevistas nas páginas amarelas da veja, folha de s.paulo, globo, para depois esses grupos descontruírem tudo que falam e ainda recebem uma fortuna em publicidade do governo federal. Se não fosse a atuação da blogosfera nínguem ficaria sabendo da sonegação da globo cuja lideranças do pt ficam em silêncio, achando que a economia resolve tudo. O pragmatismo em busca de voto tem limite.

  • Brilhante texto Edu. A primeira medida já venho gritando ao vento faz tempo:

    Tirem a por…. da Globo do comando da SECOM. Não tem nenhuma justificativa a permanência da Helena Globo Chagas e sua quadrilha na SECOM.

    Grande abraço Eduardo

  • Falou e disse Edu; o governo não deve se furtar a aparecer mais na televisão, em usar com mais frequência o rádio. Mas principalmente tem que saber lidar com as sutilezas e artimanhas dos conglomerados midiáticos. Tais conglomerados são especialistas em tergiversação, em manipulação e maquiagem das informações. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília onde o PT sofre pesadas críticas e baixa acolhida devem ser vistas como prioridades pelo partido; este tem que buscar de alguma forma furar o bloqueio midiático e apresentar seus resultados.
    Agora Edu, penso que o governo deve atacar de frente os problemas na educação e na saúde, pois essas duas áreas continuam sendo uma chaga aberta no Brasil. A educação e a saúde continuam ruins e isso precisa mudar. Quando o governo investir nessas duas áreas e melhorá-las pode ter certeza que o governo do PT passará definitivamente para a história do Brasil como seu melhor governo.

    • Voce tocou em um ponto muito importante. Se olharmos a ultima pesquisa Ibope, veremos que Dilma recupera sua popularidade com força entre os mais pobres. No entanto com muito menos força no Sudeste, mesmo entre estes.
      Casos como o que o Edu contou das duas mulheres humildes não são raros. Também presenciei uma falando muito mal da Dilma, que “só põe gente para roubar”. Isso depois de ver o Globo Reporter sobre o “descalabro” da saúde pública. E olha que aqui no Rio, o PT sempre foi bem votado.
      Mas isso era na época do Lula que sabe se comunicar como ninguém. No sudeste é onde fica a matriz do pig, e se não entrar de cabeça na guerra da comunicação perderá feio. E dependendo do quanto, o nordeste não salvará o Brasil

  • Eduardo, seu diagnóstico é correto: o PT abdicou da Política em favor da “gestão” e da “governabilidade”, entendo que as duas são necessária mas sem a Política nada mais serão que ações burocráticas e sem aumento de Cidadania..
    Parabéns..
    Abraços
    Celso

  • Edu, enquanto a Dilma e o PT continuarem com a tese do controle remoto será assim, a velha midia golpista sempre pronta para derrubar os governos trabalhistas.

      • HaHaHa Eduardo, esta resposta sua foi fantástica. Com uma palavra você mostrou toda diferença entre nós e eles. Parabéns, com apenas um vocábulo você mostrou toda sua capacidade intelectual.

          • E isto é tudo então? Pouco, muito pouco. Quanto ao PT corre sozinho, por falta de oposição minimamente qualificada. Faça como fizer, na falta de opção…..vai tu mesmo.

          • Também não tenho tempo, mas darei algumas dicas para rapaziada desinformada, aliviando o Edu. Tem o pré-sal que colocará o Brasil entre os maiores produtores de petróleo, no nível de país do Oriente Médio. O sistema de exploração, psolismos a parte, garante a maior parte para o país, que por lei tem que ir para a educação e saúde.
            Além disso, o Brasil é o país com o maior número de obras em infraestrutura do mundo, atualmente. Isso não é palpite é fato. De novo, psolismos a parte, a coisa é tão grande que atraiu as maiores empresas do mundo, chinesas inclusive, para fazer parceria com o governo nesses mega-investimentos.
            A dica está dada. Se quiserem se aprofundar pesquisem na internet. Até mesmo no pig, que eles divulgam isso tudo nos pés de página. Mas tem que procurar muito, que está bem escondidinho. Mas o melhor é ir direto na BBC Brasil, le Monde Diplomatique entre outros, senão confiarem nos blogs sujos, que são chapa branca, né?

        • Informe-se!!!!!!………hahahahaha, essa foi ótima, Edu.

          Segui seu conselho, e me informei.
          A perspectiva para a economia, daqui pra frente, é de dificuldades quanto à manutenção do crescimento, pelo esgotamento natural das medidas adotadas pelo governo para mantê-la funcionando, como renúncia fiscal, e aumento da base de crédito.
          A Copa do Mundo vai trazer algum dinheiro, porém, por se tratar de um evento de curtíssima duração, não é isso que vai resolver.
          O pré-sal ainda está muito longe.
          As únicas saídas, são, 1, as commodities agrícolas, onde sempre fomos fortes, e, 2, o investimento privado.
          O governo Dilma aposta nas privatizações.
          Mas, e sempre tem um mas, como a economia norte-americana está se recuperando, vamos ter que dividir essa grana com mais gente.

          • Informação há para todos os gostos. Cada um escolhe o que lhe aprouver. Só lhe digo que as suas fontes previram tudo isso centenas de vezes nos últimos anos e os fatos a desmentiram. Cadê a inflação de 2 dígitos? Cadê o racionamento de energia? Cadê a alta do desemprego? Cadê a queda dos salários? Tudo isso foi previsto por essas mesmas fontes que o encantam. E não ocorreu.

          • Pois é, mas não está na hora de ficar olhando pelo retrovisor, meu caro.
            O teu próprio post é um exercício de futurologia, onde se situam as eleições.

            Só mais um detalhe: com os “chinas”, não existe aquela velha máxima comercial do ganha/ganha.
            Os caras só amarram os bigodes com quem fica no preju, você deve saber.

          • Não há exercício de futurologia algum. Quem faz esses exercícios é a mídia, e se ferra. Eu falo com base em informações concretas obtidas junto ao governo. E estou seguro de que não tentaram me enganar.

          • Edu, eu não me referi ao seu post como sendo um exercício de futurologia, no mau sentido do termo, mas, com seu mote focado no futuro.

          • Seja como for, Décio, o fato é que o país está incrivelmente bem. Pessoas da minha idade e da sua que refletirem direito chegarão a tal conclusão com facilidade. Quando, em toda a sua vida, você viu salários subindo sem parar, emprego farto, inflação sob controle… Fecharemos 2013, pela décima vez, dentro da meta de inflação, ainda que na banda superior. Isso é um feito. Quem não quiser enxergar, paciência. A maioria enxergará, não tenho a menor dúvida.

  • Está dificil PERMANECER nesta página para efetuar a INTEGRAL leitura do texto. Há um banner de CORRIGIR erros do PC que fica piscando intermitentemente que tira a atenção e a concentração da leitura. Já saí e entrei duas vezes mas o banner aparece novamente…

    • Sr(a) sadi Hardem.

      Tomo a liberdade de sugerir a utilização do navegador Mozilla FIREFOX, com os complementos (add-ons) : Adblock plus e Noscript, utilizo e não tive problemas com banners.

      Sou usuário GNU-Linux.

      Abs.

  • Se eu não morrer até as eleições do ano que vem só tenho uma certeza:

    Novamente colocarei minha estrelinha do PT no peito e a ostentarei com muito orgulho.

    Não dá para apagar o sol,
    não dá para parar o tempo.
    Não dá para contar estrelas,
    que brilham no firmamento.
    Não dá para parar um rio
    quando ele corre para o mar.
    Não dá para calar um Brasil
    quando ele quer cantar.

    DILMA lá brilha uma estrela,
    Bote essa estrela no peito
    não tenha medo ou pudor
    Agora eu quero você
    te ver torcendo a favor,
    A favor do que é direito,
    da decência que restou.
    A favor de um povo pobre,
    mas nobre e trabalhador,
    é desejo dessa gente querer um Brasil mais decente
    ter direito a esperança e uma vida diferente

    É só você querer,
    É só você querer que amanhã assim será
    Bote fé e diga Dilma bote fé e diga Dilma,
    Eu quero DILMA lá…

    http://www.youtube.com/watch?v=yuQlb8GNDcg

  • o pt está dando muita colher de chá para os banqueiros e agiotas .ESTE ESTÁ SENDO UM DOS SEUS DEFEITOS MAIS INACEITÁVES. POR QUE UM PAIS TÃO PROMISSOR TEM QUE PAGAR JUROS TÃO ALTOS ? ALÉM DISSO, A VELHA MIDIA ESTÁ CADA VEZ MAIS SOLTA E CANALHA,MORDENDO A MÃO DE SEUS GENEROSOS BENFEITORES PETISTAS.

  • Trabalho é trabalho. Seja é óbvio da parte de empregador ou de empregado. Tal qual gente é gente sem distinção de cor ou nacionalidade. Mas, e as diferenças? Há uns 80 anos conheci uma senhora, que liderava uma verdadeira confraria. Se concedessem o privilégio de dar a mão num cumprimento a pessoas “inferiores” ou de “pele negra”, logo iam lava-la com sabonete. Aliás, dizem que um certo lider atual agiria assim… Pois bem, à parte essas convenções perversas que geram preconceitos e discricionarismos na sociedade humana, o que seria deo mundo sem o trabalho? E o que seria do Brasil, a partir em particular de 2003 pra cá? Bem haja portanto a “recapitulação” de Eduguim sosbre a decisiva importância do PT em si mesmo. E com relação ao que vem consigo realizaar paratodo mundo, para “nobres” e para “plebeus”.

  • Elizabeth II ou será IIIª?, digamos libertou em 2009 o Ronald biggs, o ladrão muito simpático e doente.
    E V. Excia D.Joaquim I, liberte ja o Genoino, jamais ladrão mas igualmente simpatico e doente.

  • O melhor veículo de comunicação para o IPTU seria o carnê. O valor do ano passado e o valor desse ano. Se houvesse isenção ou aumento ou redução, que isso ficasse estampado na capa. Indicasse o valor anterior e o valor desse ano. Aí uma campanha em cima desse documento. A Justiça impediu o aumento, e fica o dito pelo não dito. Mas se a Justiça liberar o aumento, o carnê deve informar isso.
    A melhor propaganda é fazer as coisas funcionarem. A sensação contradiz a propaganda. As faixas de ônibus devem funcionar, as escolas devem funcionar, as unidades de Saúde devem funcionar. Depois virá a propaganda. Haddad tem dois anos pra fazer as coisas funcionarem.
    Vamos lembrar uma pesquisa da FGV a respeito da credibilidade dos meios de comunicação no Brasil, datada de novembro de 2013: 71% não confiam na TV e 62% não confiam nos jornais. Como associar a comunicação do Estado a veículos carecedores de crédito?
    Contra as palavras, os fatos apresentados no tempo certo. Não adianta discutir previamente via mídia. a mídia velha sempre se agarrará a uma situação desfavorável a ele, criará factóides, detonará o governante de oposição ao PIG. Primeiro se faz, depois se comunica. Aguente as pancadas enquanto faz.
    Haddad ainda tem tês anos pela frente. O calendário dele difere do da Presidenta.
    Haddad deve trabalhar por mais dois anos,pra colher frutos no quarto ano, e torcer por Padilha no Governo de SP.

  • Caro Eduardo,

    Exatamente! É o no trabalho formiguinha que surgem os resultados. Tenho planos para 2014 em minha cidade. Irei promover tantas e quantas reuniões forem necessárias, para explicar para quem quiser ouvir, o que está acontecendo neste país em que na mesma parábola que melhoram de vida, ficam cada vez mais alienados.
    O militante petista não tem o direito de julgar qualquer dos seus amigos por suas opções, mas antes de tudo assumir suas posições progressistas e não se deixar desanimar quando encontra verdadeiras pedreiras de ignominia em sua frente.
    O militante petista tem ter um forte sentimento de empatia, isto é, se colocar no lugar do outro. Afinal de contas seríamos nós o que são os outros se vivêssemos sob idênticas condições; diariamente bombardeados por programas alienantes, novelas, e uma rede social que cultua o consumismo(lembram quando eu citei da farra dos turistas brasileiro?).

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

  • “Provavelmente residem na periferia, de forma que deverão ser beneficiadas por um novo modelo de IPTU que vai reduzir o imposto para quem vive nas franjas da cidade. Contudo, diziam que essa era mais uma artimanha petista para roubar o povo pobre…
    Fiquei estarrecido. Como essa gente pode não saber que será beneficiada?”
    Não fique estarrecido, Edu. Essa gente – principalmente os que buscam morar perto de onde trabalham – não é beneficiada na medida em que paga aluguel e, por contrato, terá que pagar o IPTU majorado. Simples assim…

    • Mas há muitos locais onde vai haver redução de IPTU e muita gente sequer imagina isso. Aqui mesmo, na repartição pública onde trabalho, a nossa segurança que mora em bairro perto da Saúde estava P da vida com o HADDAD e o PT, esbravejando por que teria 35% de aumento de IPTU. Aí fomos ver na tabela, o aumento dela será de apenas 8%, o que a deixou muito feliz. FALTA COMUNICAÇÃO SIM, e MUITA !!! E como dizia um grande comunicador e filósofo popular brasileiro:” QUEM NÃO SE COMUNICA SE TRUMBICA” !!!

      ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS ‘MERCADO’, LACAIOS & ASSECLAS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

      • Vi e ouvi o José Luis Datena dizer em rede nacional de TV que o Haddad iria aumentar o IPTU em 80%, além de mentir e manipular a informação ainda sonegou o fato que iria haver reducão em bairros mais carentes.

    • Sr. Ronaldo Reis.

      A hipótese de que moradores da periferia possam pagar aluguéis de imóveis nas regiões centrais, para residirem próximo aos seus postos de trabalho, me parece restrita a uma parcela ínfima da população.

      Saudações Democráticas.

      • Diferente do que imaginamos, Mauricio, a grande maioria dos trabalhadores [ainda] prefere pagar aluguel [com IPTU] mais caro, que lhe dê menor [ou nenhum] tempo no transporte coletivo. Pense na trabalhadora ou trabalhador que precisa estudar de noite. Preferem viver mal, mas com rápida mobilidade urbana. Este esquecimento da questão do IPTU incluso no aluguel dos mais necessitados, junto com a da [melhor] comunicação da prefeitura talvez tenham redundado na cacofonia que estamos comentando. De resto, nada contra o aumento do IPTU – que é justiça fiscal, enfim. Outra: Haddad está correto em ter este desgaste logo no começo de sua gestão. Imaginem essa celeuma em tempos de [re]eleição…

        • Sr. Ronaldo Reis

          Acredito que os trabalhadores moradores da periferia que prefiram morar próximo aos seus postos de trabalho no centro aluguem imóveis mais modestos (com menor valor venal), de acordo com seus salários e fazendo jus a isenção tributária prevista no projeto em pauta.

          Saudações Democráticas.

  • Edu,adorei o seu texto…e sempre adorei o PT. Mas o Comparato, escreveu, no Azenha, um texto magnifico. O povo não pode ser convocado só nas eleições e ser platéia no resto do tempo.Acho melhor, o PT, repensar,chegou ao poder mas não GOVERNA! Gregos e Troianos estão em lado opostos.Direita é muito boa para o tea party!

  • Uma proposta interessante a meu ver é o HADDAD começar a TWITAR, como a DILMA, dinamizar o BLOG da PREFEITURA, e dialogar mais com a BLOGOSFERA. E seria muito bom fazer como o OBAMA fez com a FOX, e parar de dar entrevistas e coletivas ao PiG ANTI-BRASIL e ANTI-SÃO PAULO. E também parar de anunciar no PiG (FOLHA, VEJA, GLOBO, ESTADÃO), o que proporcionaria uma bela economia de recursos a serem aplicados em setores mais carentes e estratégicos.

    EM TEMPO: Alguém poderia me explicar como é que mesmo com a audiência do PIG despencando, não há redução de verbas publicitárias para esses estrupicios ?!?!?

    ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS ‘MERCADO’, LACAIOS & ASSECLAS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  • Dois pontos:

    1) se aprovada a lei de Haddad, aumentará a arrecadação do IPTU, logo há aumento sim do tributo. Melhor explicando, o aumento para uns resultará em um montante maior que a redução para outros.

    2) a única crítica que vejo de vocês contra o PT é por não enquadrar a “mídia”. Ninguém diz, v.g., nada sobre o atraso na transposição do rio S. Francisco, nem sobre as promessas de entrega da obra sempre adiadas e não cumpridas.

    • Primeiro, progressividade tributária é um princípio tão elementar que é até ridículo discutir. Segundo, enquanto você fica com essas picuinhas contra obras fantásticas e enormes que sofrem com restrições ambientais, o povo brasileiro está comendo melhor, conseguindo empregos com muito mais facilidade, ganhando mais… Mas, enfim, cada um pensa e diz o que quer.

      • 1) O prefeito poderia implantar a progressividade com resultado neutro para a arrecadação. Mas não fez isso. No final das contas, haverá aumento no montante arrecadado com o IPTU.

        2) Como disse, para os petistas e “simpatizantes” a única coisa errada é não instalar de uma vez o controle social da mídia

        • Com base em que você diz que o prefeito poderia fazer progressividade sem aumentar tarifas? Quer dizer que a prefeitura perderia arrecadação baixando os impostos dos pobres e não compensaria com os impostos dos ricos? Que mágica é essa? Além disso, Kassab aumentou o IPTU em 45% – sem fazer progressividade, diga-se – e ninguém reclamou. É perseguição mesmo. Quanto ao marco regulatório da mídia, existe nos EUA, na França, na Inglaterra. Ponto.

          • Isto não tem na França Alemanha, Inglaterra etc

            um político que faz este tipo de afirmação em países sério estaria acabado e preso

            Sem o aumento de receita do IPTU, o prefeito Fernando Haddad afirmou ao STJ que serão feitos os seguintes cortes: 200 novos leitos em hospitais, 20 km de novos corredores exclusivos, fechamento ou não abertura de cerca de 40 mil vagas de creches e centenas de pontos de alagamento no programa de combate às enchentes.

          • Sr. Vincent Sparring.

            Quanto ao marco regulatório existente nos EUA, França e Reino Unido eu lhe sugiro uma simples consulta ao sr. Google ou ao sr. Bing.

            Saudações Democráticas.

        • Sr. Valterlei.

          O controle social sobre a regulamentação da propriedade das empresas de mídia, não deve ser confundido com o conceito genérico e impreciso “controle social da ḿidia”.

          A igualdade entre estes conceitos é promovida pelo atual CARTEL dos grandes proprietários de empresas de mídia visando a preservação de seu monopólio.

          Saudações Democráticas.

      • Essa progressividade tributária que você fala fere o princípio da isonomia e é incrivel que nenhum assessor soprou para o Haddad que a oposição iria deita e rolar fazendo-o passar por incompetente.

        • Sr. Kaspar Whashosvic.

          Poderia explicar este interressante conceito de isonomia ao qual fez referência.

          Principalmente qual a diferença entre IPTU progressivo e as Alíquotas progressivas do IRPF em vigor ?

          Saudações Democráticas.

    • Valterlei, o prefeito Haddad nunca iria fazer essa conta pra empatar.
      Ele precisa “bancar” o aumento da passagem de ônibus, que ele não concedeu.

      E quem nunca gostou do Robin Hood, que mude de cidade…….ou de país.
      Quem sabe o Uruguai!!!

      • Décio dê uma olhada neste link abaixo, veja se a mídia está criticando ou pelo menos divulgando, poucas pessoas estão sabendo.
        https://www.facebook.com/ForaAlckminForaTucanos/posts/683531128353109:0

        Quanto a empatar a arrecadação não faz muito sentido, você como uma pessoa inteligente deve enxergar o óbvio, as despesas da prefeitura sobem juntamente com a inflação. Então no mínimo teria que reajustar com base na inflação. O IPTU é um imposto atrelado ao valor do imóvel, se seu valor sobe além da inflação deve subir o IPTU além da inflação.
        Além disso, não sei se você sabe mas é obrigação do prefeito corrigir todo ano o valor do IPTU, o Haddad está fazendo e de modo progressivo. Não entendo esse alarido todo por causa desse aumento do IPTU que todos os prefeitos fizeram e como já foi dito aqui, com correção de 45%.
        Por que os fatos do link acima não provocam o mesmo alarido???

        • Levy, eu nunca disse que a conta deve empatar.
          Quem disse isso foi o Valterlei.
          É claro que deve haver reajuste anual de todos os impostos, e não preciso me alongar mais do que dizer que esses reajustes devem acompanhar a inflação, um pouco mais, um pouco menos.
          Agora, tomar uma paulada de uma vez só, ninguém merece.

          • Agora, Sr. Levy, preste atenção, e coloque essa cabeça para funcionar.
            É claro que, na falta de outra melhor, o preço de mercado pode ser uma referência para que o valor venal dos imóveis possa ser reajustado.
            Porém, e sempre tem um porém, sabido é que o mercado imobiliário pode se volatilizar por circunstâncias que fogem ao controle, provocando acelerações maiores, acelerações menores, estagnação, e até baixa do preço dos imóveis, além de distorções provocadas pela eventual situação de pessoas envolvidas numa transação imobiliária.
            Ou alguém, aqui, duvida que existem muitos casos em que um imóvel, assim como qualquer bem durável, pode ser vendido até pela metade do seu preço de mercado, por causa de uma circunstância?

            Então, eu pergunto: como é que a prefeitura pode tomar, de forma incondicional, como referência para reajuste do valor venal dos imóveis, os preços de mercado?

            E eu mesmo respondo: talvez, a prefeitura, no mínimo, no mínimo, se quisesse realmente fazer prevalecer a honestidade de propósitos, deveria fazer a “média aritmética” da valorização de mercado dos imóveis, dos últimos………..10, 15 anos, e aplicar o reajuste baseado nesse dado.
            Eu disse, baseado nesse dado.

            Esse negócio de reajustar o IPTU anualmente, com base na inflação, e quando a coisa aperta, como apertou agora, que precisa compensar o “não” reajuste das tarifas do ônibus, dar uma paulada de uma só vez, é sacanagem pura.

  • Dentro do mesmo tema: o Menino do Rio (também conhecido como Aébrio Neves) diz que ia fazer um evento com pronunciamento bombástico ontem. Fez ou não fez? Aliás, o Zé Siemens Serra já tinha avisado: a chance dele comparecer a esse evento era “zero” http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2013-12-17/aecio-neves-da-largada-na-campanha-presidencial-sem-adesao-de-serra.html

    Realmente, só o PT poderia derrotar o PT. Essa oposição – Aébrio Lista de Furnas Neves, Geraldo Alstom, Zé Siemens Serra, Dudu Traíra, Marina Itaú e Joaquim Nazi – não tem a menor chance.

  • Edu,excelente texto

    Com tranquilidade poderemos”descontruir” as artimanhas,como feito com a “Bolinha de Papel”,o “Aborto”,

    o “Abandonado na Estrada” eassim por diante.

    Mas, o Haddad poderia mandar cancelar as assinaturas dos jornais e revistas que,segundo parece,nemsão enrtregues.

    Esclarecimentos e orientação quanto ao IPTU deveriam ser divulgados nos ônibus, pontos de parada de ônibus, nas praças públicas e casas de espetáculos municipais.

  • GRANDE CARA EDUARDO!!! me responda:Prá quem os “coxinhas” vão pedir votos nos consultórios? se o psdb agora também é a favor do “MAIS MÉDICOS? e o que vão dizer ao povo as candidatas ou candidata a deputada pelo psdb lá do “ceará? srsrsrsrrsrs MEU PAI do CÉU E DESTA TERRA!!!! AS COISAS ESTÃO SE AJEITANDO , DIGO: SE ESCLARECENDO , VAMOS ALINHANDO!!!!!!!!!!!!!!ALINHANDO RUMO a vitória da DILMAIS!!!!!!!!!!!!

    • Oi Sirley

      Ao que me consta o PSDB não está a favor do programa “Mais Médicos” e prova disso é o discurso de Aécio:

      “Claro que vamos permitir a permanência dos médicos. Queremos médicos se não tivermos médicos suficientes, mas receberão aqui os 10 mil reais. (…) Não financiaremos uma ditadura através de um projeto de saúde”

      Ou seja, o tucano afirmou que, se tiver o poder nas mãos, expulsará os médicos cubanos que insistirem em continuar sendo funcionários públicos de seu país, Cuba, como são hoje e continuarão sendo. (Fonte: Zé Augusto-“Os Amigos do Presidente Lula)

      Sabemos que a base do programa “Mais Médicos” são os médicos cubanos, sem estes, o programa ruirá.

      • O Aécio é um embusteiro de marca maior, só “aderiu” ao mais médicos porque o programa tem 85% de aceitação. Para quem em seu programa de governo diz que gastos sociais (inclusive educação???!!!) são os principais responsáveis pela deterioração das contas públicas, na primeira oportunidade ele acaba com os mais médicos. E com total apoio e blindagem da mídia.

    • Bem observado!! O Dem se bandeou por lado do Dudu, e este se declara a favor do Mais Médicos.

      Aébrio Neves (também conhecido como Menino do Rio) também fez discurso A FAVOR do Mais Médicos.

      Os coxinhas ficaram órfãos…

        • Sr. LuísCPPrudente.

          Quanto ao Sr. Aébrio não posso afirmar,

          Mas que é relacionado a conhecida “massa cheirosa”, corrigindo “massa cheirante”, não tenho dúvidas.

          Na verdade, tenho um Cachoeira, corrigindo uma Cachoeira de certezas.

          Marcolas, corrigindo de novo, Marcadas por fatos anteriores.

          Fraternas Saudações Democráticas.

  • Dilma respondeu muito bem às críticas das manifestações de junho.

    Quem não respondeu foi o Congresso.

    Quanto à comunicação, sinceramente não entendo a incapacidade do governo.

    Ele vai precisar de muita competência para divulgar os resultados de seu governo e para impedir o vandalismo na Copa.

    Administrar bem a economia acredito que ele continuará conseguindo.

  • O Pt não pode e não deve esperar pelo início das eleições. O golpe, que já foi exaustivamente discutido nesse blog, precisa ser barrado enquanto ainda dá tempo. Acorda DILMA, Acorda PT.. Já estou ficando cansada de ver petistas sendo trucidados pela mídia ,e como resposta ,o silêncio. Onde está a militância? Porque Bernardo ainda permanece no governo? Porque a presidenta não vai a tv falar com o povo?perguntas que não querem calar.

  • Hoje foi derrubada a PLC 122… onde mais uma vez o governo do PT cede as chantagens das abomináveis bancadas evangélicas

    Isso significa estar no poder? Como homossexual e votante no pt desde sempre, por suas ideologias libertárias…. me sinto traído…

    Não sei se posso votar em um partido q se diz defensor dos direitos civis que permite ou fecha os olhos a uma coisa dessas…

    amanhã ou depois… posso ser espancado na rua por andar de mãos dadas com meu namorado… e agora sei… q NADA acontecerá aos culpados… eles vão continuar livres para espancar tantos outros….

    E quem permitiu isso? ou cedeu a isso? um partido q voto desde sempre na esperança de um mundo mais tolerante….

    É possível ganhar eleição e ainda manter uma ideologia… mas aparentemente o PT se esqueceu disso…

    Querem saber como será o futuro? A bancada evangelica vai AUMENTAR nessa eleição… o psdb se auto destruiu… não é mais nada… mas o PSC continua a crescer sem parar…. e vai ser 1000 vezes pior… 1000 vezes mais violento… e vai acabar com a liberdade civil em nome de “DEUS”…

    E dos blogs esquerdistas apenas o PRAGMATISMO POLITICO tem estado atento a essa ameaça…

    é uma pena…

    • Sr. Nicolas

      Sem a menor dúvida o PT que nasceu com um ideário dos mais bonitos e includentes na história mundial,
      mudou, se profissionalizou e ficou bem feio, incorporando muitos erros dos demais partidos.

      Parece que agora além de menosprezar Marx, também menospreza Brecht

      “Primeiro eles caçaram os judeus , eu não era judeu e não falei nada
      Depois eles caçaram os homossexuiais, eu não era homossexual e não falei nada
      Então eles caçaram os comunistas, eu não era comunista e não falei nada
      Quando eles vieram me caçar não restava ninguém para falar por mim”

      Sou e serei sempre solidário as lutas pela garantia das liberdades individuais.

      Fraternas Saudações Democráticas.

  • Caro Edu.
    Sou petista e também tenho minhas críticas ao PT.
    Acho que você está certíssimo, especialmente em relação a ouvir as críticas desarmados. A crítica sempre nos faz caminhar, nos mover, e isso é imensamente salutar. Sempre faço esse exercício com meus alunos. Água parada, apodrece.
    Parabéns pelo texto e pelos cortes nos comentários agressivos ou provocadores. Achei que o nível das discussões cresceu muito depois disso.
    Abraços.

  • Eduardo,
    Ao analisar os dados abaixo você não fica nem um pouco preocupado com a eleição para presidente?

    1 – Nos 11 anos de governo, com raras exceções , o crescimento do PIB foi abaixo da MÉDIA MUNDIAL. Lembre-se que os países que se destacam hoje – Japão,Taiwan,China, Coreia do Sul etc – tiveram por longos anos PIB mais que o triplo do Brasil no período petista.

    2 – Depois de 11 anos nossa infraestrutura aparece como uma das piores entre 100 países. Por que só agora começaram a fazer as privatizações?Imagina se Lula no começo de seu governo continuasse o projeto FHC de privatização?

    3 – Como o governo conseguiu acabar com a nosso industria ? Um governo “espetacular” não poderia em 11 anos deixar a industria chegar aonde chegou!

    4- FHC terminou o governo com 5 milhões de famílias no Bolsa Escola,Lula aumentou para 11 milhões e Dilma para 14 milhões. Se Dilma for novamente eleita aumentará para 17 milhões, 20 milhões? Com um PIB minúsculo, como achar uma “porta” de saída? Ou não precisa desta porta?

    5- Com tanta corrupção, mensalão, aloprados, cuecas, Rosemery, Palocci,Pimentel, não fica estranho você culpar a mídia e a oposição (coitado da oposição!) ? Lembre-se que o PT sempre afirmou que era um partido ético e diferente de todos os outros partidos.

    6 – Como um país como o nosso pode ter um dos MAIORES JUROS DO MUNDO,se é país com tanto sucesso NA PARTE ECONÔMICA?. Olhe a média de juros nos países emergentes e nos países ricos!

    7- Lula, em um momento de … declarou que a saúde no Brasil era quase perfeita, então por que estamos precisando de 6000 médicos de um país ditatorial? Na verdade a saúde no Brasil é um escândalo !

    8 – E a violência, melhorou nos 11 anos de governo petista?Mata-se mais hoje no Brasil que na Síria, Iraque etc, culpa da oposição direitista e da mídia golpista?Recentemente saiu os números da violência: outro escândalo! É claro que o Brasil perde de lavada para a Venezuela!

    9- Lula recebeu o Brasil com uma carga tributária altíssima e, com toda a melhora do Brasil, aumentou esta carga. Temos uma carga tributário de país desenvolvido.

    10- A última inflação antes do real foi de 47.7% e foi reduzida para números quase civilizados. Por que, depois de 11 anos o Brasil continua com uma das maiores inflação.Por que não fica pelo menos na meta de 4.5%.

    11- E a situação de nossa maior empresa? Compra refinaria por um preço estratosférico,vende gasolina importada por preço mais barato e com isso praticamente inviabiliza o etanol e segura a inflação, e ainda por cima deve 250 BILHÕES DE REAIS.

    12 – E a nossa educação?

  • Sua análise é perfeita. O PT , no governo, abdicou de fazer política e aceita de forma constrangida (pós mensalão) e passiva os ataques quase diários de seus inimigos – mídia e grupo Globo à frente. É sabido que os governos do campo das esquerdas são cobrados por todos os males do país ao longo de quinhentos anos de omissão da elite brasileira, mesmo produzindo resultados muito superiores aos governos da direita. fPortanto, fala, Lula, fala!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Não existe outro caminho para a comunicação de massa que não seja a exposição ao grande público através da televisão. Esse é o caminho basilador de qualquer ação, que obviamente será acompanhada por ações em outras mídias, como, por exemplo a INTERNET(blogs e redes sociais)e a mídia impressa. Todavia, apesar de “antiga”, ainda é a televisão que forma a opinião do público brasileiro, incluindo-se a classe média, principalmente dos mais “velhos”, ou seja aqueles acima dos 30 anos, que guardam uma relação muito forte com esse meio, ainda que usem a tecnologia moderna com frequência. Ou seja, é aquele sujeito usuário habitual da INTERNET, com conexão de banda larga na sua casa, mas que para “informar-se” irá assistir à Globo. Obviamente que foco essa política em relação à classe média porque, às camadas mais elevadas da Sociedade jamais apoiarão o PT, e os pobres tendem a apoiar o partido pelos benefícios que ele proporcionou a essas pessoas, dando-lhes condições de vida e oportunidades mais justas. Todavia, apesar de numericamente não ser decisiva na eleição, esse grupo será muito importante no ano que vem(falo da classe média “tradicional”, a nova classe média, a tal Classe C, apesar de ser média no que diz respeito à renda, ao menos média baixa, teve ingresso recente nesse grupo social e continua ideologicamente agindo como os estratos mais pobres, ou seja mantém sintonia com o PT que proporcionou-lhe uma elevação de renda e consumo jamais experimentada, além do acesso à Universidade para seus filhos). E por que a classe média será tão importante em 2014. Pelo clima de guerra que provavelmente será instalado no país pelo desespero de uma direita que vê suas chances de vitória minguarem-se a cada dia. Assim, as “manifestações” conservadoras(que foram e serão organizadas por parcela da classe média, principalmente da classe média alta ou que considera-se alta, com apoio das camadas mais elevadas da Sociedade); além do moralismo seletivo de sempre, bastante hipertrofiado para aumentar seu poder de agressão, se juntarão no ano que vem ao terrorismo econômico(não importa se a Economia vá às mil maravilhas mídia e seus aliados internacionais, as tais “agências de risco” à serviço do capitalismo financeiro, dirão o contrário)para tentar criar um clima de insatisfação e desordem no Brasil, clima esse que se não conta com a percepção das camadas populares sobre sua existência, nem muito menos com seu apoio a “protestos” contra algo que não veem, poderá afetá-los de maneira “indireta” se perceberem novamente o país jogado no caos das “manifestações” dos playboys que ocorreram esse ano ou até mesmo se o terrorismo econômico acabar por induzir os capitalistas a aumentarem seus preços. Para combater tais ataques, além da prevenção(principalmente das “manifestações” dos mauricinhos, que precisam ser desbataradas agora em sua organização, além de dificultadas por um FORTÍSSIMO esquema de segurança na copa); uma política de comunicação, via pronunciamentos oficiais de rádio em televisão como carro chefe da estratégia midiática, poderá conseguir cooptar importantes setores da classe média, não intrinsecamente reacionários(e eles existem, principalmente fora de São Paulo)deixando mudos ou “amarrados” aqueles reacionários doentes, os psicopatas de direita incuráveis que só querem uma brechinha para atacarem o PT e exporem seu ressentimento que só a camisa de força cura. O apoio desses setores poderá ser decisivo(é claro que a política de comunicação não se dirigirá só a eles, mas também aos pobres e à classe C), principalmente se a eleição sofrer com tentativas de implantação do caos, “complementadas” por algum “ataque institucional”, cuja ocorrência não pode ser descartada diante dos horrores que vimos recentemente, momento em que os setores menos favorecidos, e ainda mais fragilizados, tendem a ficar mais abalados, sem orientação política, tornando-se mais suscetíveis à “formadores de opinião” da classe média, que estão próximos a eles, como ocorria no passado só que o tempo todo, em qualquer momento da escolha política, algo de que os pobres estão libertando-se, mas não o fizeram tão completamente a ponto de não recorrerem a essa “orientação” nos momentos de crise. Além da defesa das políticas públicas, feita pelo Governo e pelo partido, É MAIS DO QUE URGENTE QUE O PT UTILIZE A MÍDIA, VIA HORÁRIO PARTIDÁRIO, PARA DEFENDER-SE DA TENTATIVA CONSTANTE DE CRIMINALIZAR O PARTIDO, LEVADA A CABO PELA MÍDIA, ESTRATÉGIA QUE DEVE CENTRAR-SE TANTO NA DEFESA DA INSTITUIÇÃO E SEUS MEMBROS, COMO NA DENÚNCIA DOS CRIMES DO PSDB, ESCONDIDO PELOS BARÕES DA COMUNICAÇÃO, E TAMBÉM DOS DA MÍDIA. NESSE ASPECTO, O APOIO À DITADURA MILITAR, RECONHECIDO PELA GLOBO, E PRINCIPALMENTE OS DOIS ESCÂNDALOS DE SONEGAÇÃO DA GLOBO DEVEM “SAIR DO GUETO” DA INTERNET E CHEGAR AO CIDADÃO COMUM ATRAVÉS DA TELEVISÃO. O mesmo vale para Haddad que, se não tem, horário gratuito, pode usar comerciais da Prefeitura para explicar o avanço que representa o IPTU, além da mídia que tem nas “Tv’s dos Ônibus”, e principalmente os novos Conselhos Populares que podem fazer essa comunicação chegar às comunidades que representam. Isso é só um começo,mas que é vital para o PT vencer as eleições e, em 2015 deixar de frouxura e democratizar as comunicações no Brasil.

  • O Blog do Rovai iniciou uma discussão sobre a necessidade do governo municipal de São Paulo ter uma ligação maior com os blogues progressistas, um comentarista tinha sugerido uma espécie de blog da prefeitura semelhante ao Blog da Petrobras (com isto a prefeitura não ficaria nas mãos dos órgãos mafiosos do PIG), outro comentarista sugeriu que o prefeito diminuísse sensivelmente os recursos públicos destinados a publicidades na imprensa do PIG ( fazendo essa publicidade através dos blogues e da imprensa alternativa).

    As mesmas sugestões dadas ao prefeito Haddad servem para o Governo Federal e para o próprio PT: dar mais prioridades nas publicidades aos blogues e mídias alternativas e progressistas e menos recursos ao PIG. O Governo Federal poderia colocar a Ley de Medios em discussão e tentar aprovar esse marco regulatório da comunicação. O PT deveria fazer pronunciamentos desmascarando as mentiras do PIG, além de criar propostas legislativas para diminuir o poder das mafias do PIG.

    Mas não é só o PT que deveria atacar o PIG abertamente, o PCdoB e outros partidos que apoiam a continuidade do Governo Dilma deveriam também entrar na batalha pela Ley de Medios e ao mesmo tempo questionar as atitudes imorais e criminosas das empresas mafiosas ligadas ao PIG.

  • Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 2013

    PROJETO: ÔNIBUS DA VIDA

    Caros amigos (as) hoje em dia quase nenhuma prefeitura tem projetos, para a população de rua. Não existe abrigos dignos, não tem acolhimento, e nem atendimento para essa população de rua. Por isso, gostaria de sugerir, para os bons prefeitos o projeto, ÔNIBUS DA VIDA, um grande veículo com um banheiro, barbeiro, assistentes sociais, psicólogos, e religiosos, para que as mesmas ganhem confiança dessa gente, para procurar um jeito de tirar essas pessoas, dessa triste vida. Depois desse primeiro contato a prefeitura poderia estudar o caso, desse morador de rua, e buscar uma maneira inteligente de ajuda-lo. O que não pode, é que os prefeitos não façam nada e não busquem alternativas para ajudar, quem precisa de ajuda. Infelizmente, hoje em dia, essas pessoas. por grande parte dos nossos governantes, são tratadas como lixos humanos, não tem projetos voltados, para mudar esse triste quadro de abandono e descaso. No Brasil se gasta e investe tanto, com outras coisas sem retorno, mas infelizmente, não se investe quase nada, para salvar e recuperar vidas humanas. Uma parte do dinheiro recuperada da corrupção, poderia ser voltada, para ajudar essa gente, que precisa de ajuda. Nós temos vários ônibus parados, que poderiam ser reformados e doados para as prefeituras, e instituições de caridade, que poderiam ser utilizados nesse projeto, mas infelizmente, falta boa vontade e humanidade, por parte de vários políticos.

    Atenciosamente:

    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

    • E os religiosos seriam de quais religiões, Claudio José?

      Se fossem de todas as religiões seria melhor em vez de ônibus criar o “VAGÃO DA VIDA”, por questão de espaço. Sem contar os conflitos nesse ônibus ou vagão já que o católico levaria suas imagens e altar, o evangélico não abriria mão do púlpito e da piscina batismal, já o umbandista vai precisar de espaço no terreiro pra baiana rodar, o budista vai querer silencio pra meditar, o muçulmano ortodoxo vai exigir a burca, o judeu vai precisar de uma sala pra circuncisão, enfim, o melhor mesmo é esquecer esse negócio de religiosos.

      Sem religiosos podemos voltar para o “ONIBUS DA VIDA” ou até, quiçá, pensarmos em “KOMBI DA VIDA”.

      • O religioso falo daquele que realmente se proponha ajudar, pois muitas dessas pessoas precisam resgatar a sua fé. Fé na vida! Fé na esperança! O triste nesse mundo é que tem muita gente que não tem fé em nada, acha que aqueles que tem, não podem colaborar com um mundo melhor.

  • Alo alo alo galera tucana!!!!!!!!! O índice de desemprego em novembro é o menor da história e um dos menores do mundo. Que pena né?????????????? parece que ao contrário do que o PIg vomita todo dia e os imbecis acreditam o Brasil não vai acabar. Este PT realmente é uma droga né tucaninhos, bom é o PSDB que esta ha mais de 20 anos afundando SP. Aliás afundar coisas é especialidade dos Tucanos, lembram da plataforma da “PETROBRAX”????????????????????

  • E eu daqui de S.André só tenho notícias boas para o PT. Prefeito Marinho vai conseguindo colocar SBCampo de novo em evidência pois, com a aquisição dos caças suecos, teve a promessa do presidente da SAAB de desenvolver um polo aeronáutico no município. Com isso duas empresas, a Inbra Aeroespace, do grupo Inbrafiltro de Mauá e a Akaer de São José dos Campos, já anunciaram que vão fazer novas fábricas em SBCampo para fornecimento de peças para os caças. E Santo André, cujo prefeito é petista, está fazendo muito pela saúde no município, enquanto vemos Diadema, que trocou o PT por um prefeito do PV, Lauro Michels, sofrendo com o descaso que estão tratando a saúde do município através de um secretário da saúde que é tucano,. Esse Lauro Michels está deixando Diadema, uma cidade historicamente petista, abandonada. É descaso na saúde, descaso na educação, deixando a cidade sem água, enfim o que está acontecendo é um verdadeiro desastre na sua administração. Diadema está chegando a triste conclusão: Éramos felizes e não sabíamos.

  • É isso aí Eduardo, a infâmia e o mal devem ser enfrentados, e têm seu representante principal na grande mídia deste país e em parte do Judiciário, mas, o enfrentamento dever ser coerente e inteligente, enfim, na medida certa!!!

  • edu, se puder arranjar um tempinho pra ler o excelente, pra mim, artigo de Mike whitney no ‘Counterpunch’
    o titulo ‘Did someone say ‘crash’? e o assunto a falta e reduçao drastica de investimentos dentro da economia norte americana. Uma comparaçao com a situaçao do Brasil daria um post seu bem interessante.

  • O PT terá que se esforçar muito para perder ano que vem no plano federal.

    O que me preocupa é que tinha grandes esperanças numa mudança no estado de SP.

    Porém a queima do Haddad promovida pelo PIG parece ter surtido efeito e a população está cega.

    Será que dá para ter esperanças de uma vitória do PT em SP?

  • A militância petista, digo, grande parte dela, entrou em uma perigosa e improdutiva guerrilha retórica. Eis um exemplo:

    “Por que prender Zé Dirceu não vai mudar o Brasil. Ou: é o financiamento público de campanha, estúpido!” – Por Cynara Menezes (http://bit.ly/1cLt5CD)

    Escrevo para você, vítima do mau jornalismo de veículos que colocam o ex-ministro da Casa Civil de Lula na capa, com ares de demônio, e promovem biografias mal-escritas (leia aqui e aqui) onde Zé Dirceu é pintado como “o maior vilão do Brasil”. Você, que se empolga com as manifestações quando elas ganham espaço na mídia, mas não vai a fundo nas questões quando passa a modinha. Você, que repete chavões ouvidos no rádio e na televisão contra a corrupção, embora ache política um assunto chato e fuja de leituras mais aprofundadas sobre as razões pelas quais a tal roubalheira existe. Eu vou tentar te explicar.

    ___

    COMENTO: Vai tentar explicar algo a alguém que pensa de forma diametralmente oposta à sua e começa chamando essa pessoa de “estúpido”??? Que pedagogia estranha. Esse título “é não sei o quê, estúpido”, além de manjado é extremamente belicoso, nada construtivo. Mas é assim mesmo. A campanha eleitoral é tocada com trombetas de guerra. E isso tem afastado muita gente – estúpidos, porém com votos – do debate. E assim o galinheiro fica entregue às raposas.

    Resta o consolo de saber que as lideranças petistas – Lula, Dilma, os próprios Dirceu e Genoíno, dentre outros – não adotam esse tom de guerra. Isso é coisa da militância tange voto. Muita gente odeia esse tom arrogante da militância petista – e deixa de votar no partido. Se a militância tivesse alguma humildade, reconheceria. Mas são pessoas que vivem de certezas, de sentenças definitivas e movidas por sua própria infalibilidade. Ainda voto no PT por causa da cúpula. Da militância só quero distância.

    Insisto: o Partido dos Trabalhadores nada tem a ganhar com o assunto MENSALÃO. A cúpula, por isso, assume um distanciamento saudável do assunto. Lula diz que só falará sobre o assunto quando a sentença estiver transitada em julgado, ou seja, quando o processo estiver absolutamente sepultado. Sábio ex-presidente.

    Saudações (cordiais, sem o vocativo “estúpida”). E voto Dilma em 2014 – a militância que chama o possível eleitor de estúpido eu dispenso, obrigado.

  • Olá Eduardo.

    Acompanho os seus textos e gostaria de contribuir com um exemplo recente de excelente estratégia de comunicação por parte da prefeitura de São Paulo, mas que não chega a grande mídia, embora atinja de forma direta a população.

    Acredito que seja uma boa forma de explicar as políticas da gestão Haddad à população, principalmente aquela que se beneficiará com tais medidas. O exemplo a seguir deve ter tido forte participação da empresa de ônibus Sambaíba em sua organização.

    No fim de novembro foram “inauguradas” as novas linhas de ônibus 209P – Cachoeirinha – Term. Pinheiros e 2013 Cohab Antártica – Cachoeirinha. Nada demais para uma cidade que possui 1300 linhas de ônibus. A diferença foi na forma como a “inauguração” foi realizada, com fogos de artifício e distribuição de bolachas, além das várias placas e panfletos informativos. A linha 209P conta com novos veículos chamados de superarticulados, confortáveis e modernos.

    Até esta data, o percurso era coberto pela linha 117Y – Cohab Antártica – Pinheiros, da cooperativa Fênix. Linhas de cooperativa, em São Paulo, tiveram origem com os lotações e as linhas Bairro-a-bairro. Estas linhas não eram realizadas pelas empresas de ônibus contratadas, ainda na década de 90, devido ao tipo de remuneração que recebiam da Prefeitura – Gestão Maluf/ Pitta, o que causou a explosão das linhas clandestinas.

    Essas linhas clandestinas ligavam pontos de interesse para a população e que não eram atendidos pelo transporte municipal, pelo menos de forma direta. Na gestão Marta essas linhas foram incluídas no sistema, mas parte delas ainda sofre com o longo itinerário, como é o caso da 213C que liga o extremo do Itaim Paulista a divisa com São Caetano do Sul, passando por São Miguel, Itaquera, São Mateus e Sapopemba. Pelo menos 3h de viagem.

    Quem usa ônibus em São Paulo prefere ir sentado numa viagem longa do que em pé numa viagem rápida, mesmo que para isso seja necessário realizar viagens “negativas”, acordar 1h antes do necessário, esperar 3 a 4 ônibus para ir sentado ou atravessar longos percursos pelos vários bairros paulistanos. É seguindo essa lógica individual que se torna um problema mexer nas linhas de ônibus de São Paulo, muitas delas criadas na década de 70 e 80 e que ainda seguem esse perfil. Infelizmente, numa cidade com 12 milhões de habitantes é impossível atender perfeitamente a todos os deslocamentos de toda a população, sendo necessária a “abominável” integração/baldeação.

    Atualmente, todos os especialistas em transportes concordam com os sistemas de linhas estruturais e locais, com integração em terminais ou estações de transferência. E foi na gestão Marta que a ideia foi trazida para São Paulo. Daí a construção dos corredores, dos terminais e da implantação do Bilhete Único. Ela conseguiu mexer bastante com a configuração das linhas, mas sempre muito criticada (veja o caso da linha 8686 e da inauguração do Terminal Pirituba). Haddad desenterrou a mesma ideia, e começou a mexer novamente com o transporte de São Paulo.

    Só que mexer com linhas de ônibus em São Paulo é mexer num vespeiro. É necessário mudar a configuração das linhas para que as viagens se tornam mais rápidas, mas a população sempre vai preferir ter uma linha de ônibus porta-a-porta. Com a linha 209P não seria diferente.

    Foi realizada a troca dos veículos, alguns com Wi-fi inclusive, uma ampla divulgação, a construção da nova estação de transferência, fogos, bolachas etc e a população acatou a mudança que vem apresentando excelentes resultados.

    Algo semelhante ocorreu com a criação da linha 4310 Est. Transf. Itaquera – T. P. D. Pedro II, além das grandes mudanças da zona leste ocasionadas pelo descredenciamento da empresa Itaquera Brasil.

    São exemplos de um contato direto com a população, sem mediação da grande mídia e que vem trazendo bons resultados.

    Espero contribuir com o debate.

    Abraço.

Deixe uma resposta